Вы находитесь на странице: 1из 10

Exame normal Estudos curriculares

2010

Nhachengo, Aristides Paulino Fsica Educacaional

Exame normal Estudos curriculares

2010

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE CINCIAS DEPARTAMENTO DE FSICA Licenciatura em Fsica: Ramo Educacional (4o ano) Exame Normal de Estudos Curriculares Regente: Prof. Dr. Adriano Sacate [MEd; BScHons] Assistente: dr. Alexandre Dambe [Linc.] identifique os tipos de currculo que estudou e estabelea de forma resumida as diferenas entre o currculo formal e o currculo percepcionado (percebido). Resposta: Os tipos de currculo estudados so: o currculo formal, o currculo percepcionado, o currculo experienciado e o currculo observado. Pelo que o currculo formal identifica-se com o oficialmente aprovado pelas entidades responsveis pelo sistema educativo e o currculo percepcionado ser aquele que os professores transmitem, de acordo com a sua interpretao acerca do oficialmente definido, a diferena entre os dois tipos de currculo (o formal e percepcionado) reside no facto de um ser traduo do outro, isto , o currculo percepcionado traduo ou a pratica do currculo formal por outras palavras a diferena est na distncia entre na distncia entre uma inteno declarada e a realidade prtica.

2. Tendo em conta os conhecimentos adquiridos na cadeira de Estudos Curriculares (EC), procure estabelecer semelhanas e diferenas entre: Currculo, Plano, Plano curricular, Programa de estudos Semelhanas e diferenas entre: Currculo, Plano, Plano curricular, Programa de estudos as diferenas enr .

Nhachengo, Aristides Paulino Fsica Educacaional

Exame normal Estudos curriculares

2010

Comecemos por dar uma breve definio de currculo, para dela encontrar as possveis semelhanas e diferenas pedidas na questo. Em () pelo facto de ser difcil encontrar uma definio nica e completa de currculo, ento que diz respeito s concepes tpicas, cita-se quatro exemplos representativos de definies de currculo: 1. (...) conjunto de todas as experincias que o aluno adquire, sob a orientao da Escola (Foshay citado por Ribeiro, 1999: 13); 2. O currculo engloba todas as experincias de aprendizagem proporcionadas pela Escola. (Saylor citado por Ribeiro, 1999: 13); 3. O currculo o modelo organizado do programa educacional da Escola e descreve a matria, o mtodo e a ordem do ensino o qu, como e quando se ensina. (Phenix citado por Ribeiro, 1999: 13); 4. O currculo uma srie estruturada de resultados de aprendizagem que se tm em vista. O currculo prescreve (ou, pelo menos, antecipa) os resultados do ensino, no prescreve os meios. (Johnson citado por Ribeiro, 1999: 13). Diferenas e semelhanas entre currculo e plano De acordo com as 4 definies acima, podemos notar que as duas primeiras referem-se as e um conjunto de experincias educativas, vividas pelos alunos, no do estabelecimento de ensino que frequentam e as duas ltimas definies descrevem o currculo como o que se planeia ensinar, ento nestas duas que encontramos semelhanas entre currculo e plano e plano curricular, que segundo Ribeiro (1989), citado por () o plano curricular uma atribuio de tempos lectivos semanais a cada uma das disciplinas que o integram, de acordo com o seu peso relativo no conjunto dessas matrias e nos vrios anos de escolaridade que tal plano pode contemplar neste contesto o currculo por vezes confundido com o plano curricular. Quanto as diferenas obviamente so notveis entre a definio de plano curricular e as duas primeiras definies de currculo contidas nas 4 acima citadas dado que estas propem o currculo ser um conjunto de vivencias e no um conjunto de actividades prescritas. Quanto a diferena entre currculo e programa de estudos as o suporte ser de novo o conjunto das quatro definies de currculo acima citadas mas antes entender que programa de estudos, correspondente a um conjunto estruturado de matrias de ensino de peso diverso, materializado numa distribuio variada de tempos lectivos. Neste contesto o programa de
3 Nhachengo, Aristides Paulino Fsica Educacaional

Exame normal Estudos curriculares

2010

estudos se assemelha ao currculo atravs da definio 3 do conjunto das 4 definies e difere atravs das restantes. Em suma o currculo engloba estes todos conceitos( de Plano, Plano curricular, Programa de estudos), todos eles so componentes da definio do currculo.

3 Taba(1962), um modo de identificar os elementos curriculares bsicos e de estabelecer as relaes que entre eles se afirmam, indicando os princpios e formas que estruturam tais elementos num todo curricular e postulando condies de realizao prtica. Refira-se aos modelos curriculares que estudou (indique vantagens e limitaes de cada modelo). Os modelos curriculars por mim estudados so: 1. Modelo baseado em disciplinas 2. Modelo baseado em ncleos de problemas/temas transdisciplinares 3. Modelo baseado em situaes e funes sociais 4. Modelo centrado no educando

vantagens e limitaes de cada modelo: 1. Modelo baseado em disciplinas O modelo de organizao curricular por disciplinas das formas mais frequentes e tradicionais de estruturar o currculo em que os contedos a ensinar so estruturados ou divididos por disciplinas. Suas vantagens so: Fcil implementao em termos de horrios lectivos, composio por turmas, escolha e organizao dos contedos e mtodos de ensino-aprendizagem e favorece at um certo ponto formao de professores por disciplina. Limitacoes: Muitas vezes os contedos no so aprendidos de acordo com a ordem previamente estabelecida, por exemplo o necessario ter conhecimento sobre integrais para resolver
4 Nhachengo, Aristides Paulino Fsica Educacaional

Exame normal Estudos curriculares

2010

alguns problemas da disciplina de Mecnica no 1 ano de fsica, enquanto o estudante ainda no estudou este capitulo na disciplina de anlise Matemtica. A diviso em disciplinas no permite, por vezes, a noo global do conhecimento, dificultando a relao dos vrios saberes e contribuindo para a fragmentao destes, isto o aluno pode no conseguir inter-relacionar os contedos aprendidos. Cria dificuldades por parte dos alunos em inter-relacionar os contedos aprendidos com os problemas sociais , isto , situaes reais ou dos interesses e experincias dos alunos A sobrecarga em disciplinas deste modelo curricular, no permite uma integrao fcil de novas disciplinas, ou seja, no permite acompanhar de forma adequada as transformaes que ocorrem na sociedade.

2. Modelo baseado em ncleos de problemas/temas transdisciplinares Neste modelo, no existe um corpo de saberes compartimentado em disciplinas. O estudo interdisciplinar, podendo ser feito atravs de ncleos temticos ou reas roblema que reflectem preocupaes sociais ou mesmo pessoais. Tenta estabelecer ligaes entre as vrias reas do saber. Vantagens: A ultrapassagem das barreiras disciplinares consegue-se mediante o recurso a estudos interdisciplinares, ncleos temticos ou rea problema que constituem preocupaes sociais ou pessoais, os quais funcionam como elementos integrantes de contedos ou conhecimentos. Procura-se ligaes entre vrias reas do saber Utiliza como tcnica de tratamento de temas ou problemas, bastante frequente, a constituio de grupos de trabalho ou estudo individual, sendo aqueles problemas/temas seleccionados provenientes e propostos aos alunos ou negociados com eles Defende a importncia da formao geral. Limitacoes:
5 Nhachengo, Aristides Paulino Fsica Educacaional

Exame normal Estudos curriculares

2010

Dificuldades de concretizao devido escasses de professores convenientemente preparados para esta forma de ensino, no estruturada em disciplinas, mas em moldes mais abrangentes. - Falta de recursos didcticos adaptados a este modelo. - Organizao logstica da maioria das escolas no compatvel com este modelo. - No permite uma fcil sistematizao dos conhecimentos o que se pode reflectir negativamente no processo de aprendizagem.

3. Modelo baseado em situaes e funes sociais Este modelo centrado na sociedade d relevncia satisfao das prioridades sociais, ou seja, visa garantir os conhecimentos sociais importantes para a vida quotidiana, tendo o objectivo de preparar os alunos para a vida em sociedade. Vantagens: nfase em prioridades sociais, conhecimentos e aptides socialmente teis Funcionalidade das matrias e contedos disciplinares no estudo de um tema ou resoluo de um problema Envolvimento activo dos alunos no estudo/ resoluo de problemas e em experincias ou actividades scio-comunitrias Limitacoes: - No h um esclarecimento suficiente da gama de contedos programticos a tratar, nem uma clara determinao da sua ordem, podendo ocorrer nalguns casos, a abordagem de temas de forma superficial. - Falta de preparao adequada dos docentes, escassez dos recursos didcticos e pouca clarificao das condies organizativas da vida escolar.

4. Modelo centrado no educando Este modelo assenta na auto-aprendizagem ou aprendizagem por descoberta e baseia-se no princpio de que as componentes curriculares devem ser estabelecidas de acordo com as

Nhachengo, Aristides Paulino Fsica Educacaional

Exame normal Estudos curriculares

2010

necessidades imediatas dos educandos e que estes se desenvolvem atravs da interaco com o meio. Vantagens Trata-se de um modelo personalizado em que se valoriza a motivao intrnseca da aprendizagem, o relevo dado ao desenvolvimento da autonomia e no aos resultados de aproveitamento escolar; Visa o desenvolvimento individual do educando, segundo fases, tornando-o autnomo no processo de aprendizagem.

Limitaes: Relativa negligncia de objectivos comuns a todos os alunos e um certo menosprezo da funo social de educao e transmisso de uma herana cultural comum; Requer muito tempo e bastantes recursos educativos.

4. Modelo de ensino: Segundo Joyce e Weil(1980) um modelo de ensino e um plano estruturado que pode ser utilizado para configurar um curriculo, construir materiais didcticos e orientar o ensino. Quais so os principais modelos curriculares existentes? Os principais modelos de ensino que existem so: 1. Modelos Humanistas 2. Modelos sociais 3. Modelos cognitivos 4. Modelos comportamentais 5. Mtodos de ensino: existem vrios mtodos de ensino que estudou. Explique as diferenas significativas entre o mtodo expositivo e o mtodo de discusso ou debate em grupo (elaborao conjunta). Elabore uma proposta de um plano de lio usando o mtodo de elaborao conjunta.

Nhachengo, Aristides Paulino Fsica Educacaional

Exame normal Estudos curriculares

2010

Para explicar as diferenas entre o mtodo expositivo e o mtodo de discusso ou debate em grupo (elaborao conjunta) comecemos pelas suas fefinicoes formais: O mtodo expositivo, caracteriza-se como modo de transmisso de informaes, em forma acabada (no em construo), conduzido pelo professor, assumindo o aluno o papel de receptor mais ou menos passivo da comunicao transmitida. O mtodo de elaborao conjunta caracteriza-se pela troca de opinies e ideias entre os membros participantes sobre um problema, podendo esse intercmbio ser orientado em termo de questes propostas ou aberto/livre. O papel do professor de lder ou moderador da discusso, assumindo os alunos um papel activo na construo da aprendizagem resultante, na medida em que a aprendizagem de cada aluno influenciada pelo comportamento dos outros. A diferena entre estes dois mtodos est centrada na forma de se fazer chegar o conhecimento ao aluno. Enquanto no expositivo o professor o principal agente, que chega entrega um produto acabado e o aluno apenas consome e a sua reaco o que ele recebe no posta em causa, no mtodo de elaborao conjunta tudo quase que contrario o conhecimento elaborado na sala de aulas, apresentada a gnese dos contedos e de forma natural, chega-se aos principais conceitos atravs da interaco professor aluno e aluno aluno orientadas pelo professor. O plano de lio est em anexo na ltima pgina. 6. Explicite a organizao e estrutura Moambique O Sistema Nacional de Educao (SNE) esta divido em 3 partes: 1. Ensino Primrio 2. Ensino secundrio 3. Ensino superior O ensino primrio O ensino primrio tem uma durao de 7 anos que se traduzem 7 em classes para cada ano, isto , de 1 a 7 classe. O ensino primrio est dividido em 2 graus: o ensino primrio do 1 grau e o ensino primrio do 2 grau. O ensino primrio do 1 grau vai de 1 a 5 classe
8 Nhachengo, Aristides Paulino Fsica Educacaional

do Sistema Nacional de Educao (SNE) em

Exame normal Estudos curriculares

2010

composto por 2 ciclos, o primeiro ciclo vai de 1 a 2 classe, o segundo ciclo compreende a 3, 4, e a 5 classes. O ensino primrio do 2 grau compreende a 6 e 7 classes. A passagem entre dentro dos ciclos automtica e no fim de cada grau o aluno submetido a um enxame de carcter nacional. Aps a 7 classe o aluno passa para o ensino secundrio ou a outros subsistemas de ensino. O ensino Secundrio O ensino secundrio tem uma durao de 5 anos, vai da 8 a 12 classe. Est dividido em dois ciclos: o ensino secundrio do 1 ciclo (8 a 10 classe) e o ensino secundrio do 2 ciclo (11 e 12 classes). Aps o ensino secundrio o aluno pode entrar na universidade via exame de admisso ou a outros subsistemas de ensino

A passagem nestas classes j no automtica, e o exame de mbito nacional feito no fim de cada ciclo. Por fim temos o ensino superior que para certos cursos tem a durao de 3 anos ,4, e 7, dependendo das complexidades e especificidades do curso isto para cursos de licenciatura e mais 2 anos para cursos de Mestrado. Ainda temos no nosso pas o ensino tcnico profissional, formao de professores, ensino de adultos e escolas especiais para portadores de deficincia. 7. Faa uma proposta de um currculo integrado (combinado) que pode ser usado no ensino de Cincias Naturais para o Ensino Secundrio Geral do Primeiro Grau (ESG1). (Por exemplo, Fsica & Qumica; Fsica & Biologia; Biologia & Qumica; Fsica, Biologia & Qumica; Fsica & Geografia; Biologia, Qumica & Geografia. Resposta Ensino integrado aquele em que se organiza o ensino em reas de saber, podendo combinarse disciplinas de modo a reforar a interdisciplinaridade. Vou propor um currculo integrado que combina as disciplinas de qumica e biologia:
9 Nhachengo, Aristides Paulino Fsica Educacaional

Exame normal Estudos curriculares

2010

Dado que a qumica base para a explicao de muitos processos biolgicos da que podia instituir-se uma disciplina com o nome de bioqumica em substituio das disciplinas qumica e biologia. Numa primeira fase ia se leccionar alguns conceitos bsicos de qumica como elementos qumicos, cidos e bases, antes de contedos que tem a ver com fotossntese, gentica, e alguns conceitos de digesto pois para a explicao de alguns conceitos inerentes a estes contedos preciso ter noo de reaces qumicas (fotossntese), aminocidos (gentica), aco de cidos sobre substncias (digesto).

10

Nhachengo, Aristides Paulino Fsica Educacaional

Вам также может понравиться