Вы находитесь на странице: 1из 20

O HOMEM E A MULHER

(...) A fora moral da mulher, a sua fora espiritual une-se conscincia de que Deus lhe confia de uma maneira especial o homem, o ser humano. Naturalmente, Deus confia todo homem a todos e a cada um. Todavia este ato de confiar refere-se de modo especial mulher precisamente pelo fato de sua feminilidade - e isso decide particularmente a sua vocao (...). A mulher no pode se encontrar a si mesma seno doando amor aos outros (...) [Carta Apostlica de Joo Paulo II, Mulieris Dignitatem, de 15/8/1988].

I. INTRODUO
Amar, no um simples impulso, um mero sentimento, mas compromete toda a personalidade. Amar um verbo de muitas acepes, algumas equvocas, outras difceis de viver e assimilar. Um verbo cujos mltiplos tempos e modalidades preciso saber conjugar: aprendendo progressivamente a respeitar, compreender, perdoar, esperar, carregar, servir e sorrir ao mesmo tempo (...). Para um casal, respeitar o outro cnjuge consiste em respeitar as caractersticas prprias de cada sexo e tambm as prprias de cada personalidade. Respeitar significa, em primeiro lugar, aceitar o outro como ele . E ele fundamentalmente diferente. Essa diferena comea j pela distino radical dos sexos. Quantos problemas matrimoniais se solucionariam se os esposos soubessem respeitar essa diferena elementar! O homem, em geral - sem querer estabelecer padres rgidos -, tem um esprito objetivo, ocupa-se das realidades concretas; a mulher habitualmente tende mais s formas e aos sentimentos: um ramo de rosas no dia do aniversrio de noivado pode representar para ela muito mais - um smbolo de ternura - do que um pacote de dinheiro deixado pelo marido sem uma palavra de carinho. Este contraste psicolgico pode levar o marido a dizer que se casou com um ser complicado, cheio de lirismos; e tambm inclinar a mulher a pensar que se casou com uma pessoa egosta e grosseira. Essas desavenas ntimas terminam s vezes em tristes decepes. (Rafael Llano Cifuentes, Sexo e Amor, 274 perguntas, pg. 84-87, RJ 1992, MarquesSaraiva - Grficos e Editores)).

As idias aqui reunidas sobre a psicologia masculina confrontada com a psicologia feminina no pretendem esgotar o assunto. um primeiro apanhado de idias apresentadas por diversos autores. No pretendemos abordar temas modernos como o do feminismo e o do papel da mulher na sociedade. Como ponto de partida, convm relembrar que a natureza humana uma s. Tanto o homem como a mulher possui a mesma alma imortal, com os mesmos direitos, os mesmos deveres, os mesmos atributos, a mesma origem e o mesmo destino. No , pois, em sua substncia que se distinguem, e sim em seus atributos. A forma espiritual de ambos uma s. O que muda so os elementos

3 acessrios. o temperamento, o modo de ser, , enfim, o carter peculiar a cada sexo. Nesse sentido que se diz alma masculina ou feminina, com seus elementos prprios e com uma fisionomia psquica diferente uma da outra.

II. A PSICOLOGIA DO HOMEM


O homem possui um complexo de superioridade sobre a mulher. Julgase superior. Age naturalmente como se fosse superior mulher. Entre os povos primitivos esse complexo de superioridade manifesta-se de modo evidente. Ele invoca, muitas vezes, o sexo como um privilgio para invocar seus abusos. A civilizao burguesa foi frtil nesses subterfgios, pelos quais se consideravam os homens isentos de certos deveres morais, que julgavam, alis, imprescindveis nas mulheres como sejam: a fidelidade e a pureza. O burguesismo individualista isentava delas s os homens. O proletarismo coletivista isenta os dois sexos. O cristianismo no isenta nenhum. Esse complexo de superioridade explica, em parte, o egosmo habitual dos homens. O homem naturalmente egocntrico. O mundo, ele o v e sente em funo do seu prprio eu. Da ser muito mais lamuriento que a mulher. Queixa-se de tudo, mais difcil de contentar-se e est sempre pronto a esquecer os outros por si. tambm muito mais impaciente que sua companheira, muito mais capaz de protestos e insubordinaes. o homem que faz as revolues, ao passo que a mulher naturalmente conformista e conservadora. O ser masculino possui um conceito imperialista da vida. Prefere mandar a obedecer, ao contrrio da mulher que sabe mais obedecer que ordenar. O homem tem um temperamento autoritrio. O sentido de sua vida afirmativo e criador. S se sente bem quando domina, seja uma pobre criatura servil, seja um grande imprio universal. Da o gosto natural dos homens pelo governo dos seus semelhantes. No h nada que apaixone mais os homens do que a poltica... .Possui, espontaneamente, o amor da luta. O temperamento msculo belicoso. E afronta o perigo com um desassombro, que as mulheres, em geral, no possuem. Se bem que elas possuam, geralmente, mais coragem moral. O varo capaz de alguns grandes herosmos, e de muitas pequenas covardias. A mulher no tem, em geral, a coragem dos grandes lances, mas tem, em grau muito mais elevado, a coragem da luta quotidiana, contra a vida e suas situaes dolorosas. O homem um grande covarde dor e muito particularmente dor fsica. No sabe sofrer. Perde facilmente todo autocontrole e sente um imenso desamparo, quase infantil, diante da vida. Ele vive muito, em sua imaginao e na convico, um tanto ingnua, de que mais forte do que a vida e a pode modelar a seu talante. Qualquer obstculo srio bastante, por vezes, para desmontar bruscamente todo seu nimo. O temperamento masculino, se no to instvel quanto o feminino dentro de pequenos limites, mais flutuante dentro de grandes fronteiras. A mulher

5 tem a tenacidade das grandes distncias e a instabilidade dos pequenos percursos. Ao passo que o homem, aparentemente mais constante, em curto prazo, muito menos capaz de fidelidade a longo termo, a idias, convices, sistemas, partidos, etc. Por isso mesmo que o homem muito menos teimoso que a mulher. que no tem como ela o apego s suas opinies, s suas convices, e nem mesmo s coisas em geral. Ele gosta muito mais da conquista que da posse. Exatamente ao contrrio da mulher, que ama exageradamente a posse, e no tem o temperamento necessrio para conquistar as coisas. O homem sabe muito mais ganhar do que guardar. Enquanto a mulher econmica por natureza e defende o que possui com grande tenacidade. O homem ama a mudana pela mudana. A psicologia masculina essencialmente perdulria. O homem gosta de dar presentes, de fazer despesas inteis, de gastar mais do que ganha. Do mesmo modo que o homem desperdia a vida mais facilmente que a mulher, tambm de grande liberalidade com as coisas que possui. E com as idias que tem. Gosta logo de comunic-las, especialmente quando moo, e acredita que o mundo se modela por elas. O esprito masculino naturalmente racionalista. O homem um dedutivo. Da seu conflito freqente com a vida e com a realidade das coisas. O orgulho natural do homem e a tendncia a ver as coisas em funo de sua vontade mais que de sua inteligncia, fazem com que tenha grandes desiluses e fortes desnimos, quando v que as coisas no andam como ele quisera. O homem a expresso do esprito geomtrico. Tem ele sempre a pretenso de construir o mundo sua imagem e semelhana. E particularmente sua lgica formal. Da o seu esprito de aventura, de iniciativa, de explorao que raramente se encontra no sexo oposto. Uma das caractersticas principais do gnio masculino, e que falta ao feminino, o esprito de inveno. Esse feitio dominador do homem se estende das criaturas natureza e manifesta-se ainda por outro trao tpico de sua masculinidade, - o senso tcnico. A tcnica, isto , a arte de dominar a natureza e coloc-la ao servio da humanidade, pertence de modo particular ao homem. A mulher pode assenhorear-se facilmente dos instrumentos criados pelo homem, e chegar a uma habilidade muito superior dele no manejo dos mesmos. Mas o inventor, o tcnico criador o homem. Este se coloca, em face da natureza, como investigador de seus segredos ou como dominador de suas foras. E por isso no s a tcnica - que a cincia aplicada- do domnio varonil, mas ainda a prpria cincia terica.

6 O plano da Verdade - seja cientfica, seja filosfica - territrio masculino. O homem, levado sempre pelo seu instinto imperialista, quer arrancar o segredo das coisas. O homem, como tem uma capacidade de abstrao infinitamente superior das mulheres, chamou a si o domnio do conhecimento. Conhecer e agir - a divisa masculina por excelncia. H entre os homens, os que amam o conhecimento pelo conhecimento, os que preferem o conhecimento para a ao e os que querem a ao pela a ao. So trs famlias de espritos masculinos - os especulativos, os ativos e os agitados - pelas quais indistintamente nos distribumos. Mas os plos permanecem os mesmos, porque correspondem a inclinaes naturais do temperamento masculino, mais voltado para fora que para dentro, mais objetivo, mais realista, mais comunicativo que o temperamento feminino. A vontade assim a faculdade tpica do homem, pois s ela permite a realizao efetiva de suas qualidades especficas. Na realidade, existe na vontade masculina, em regra, mais mpeto que tenacidade, mais violncia arrebatadora que sagacidade e constncia. Alm de que no existem faculdades especficas de um ou outro sexo, j que a alma humana uma s. Haver predomnio de uma sobre a outra, e nesse sentido que se pode dizer que a vontade a faculdade tpica do homem, ao passo que a afetividade o domnio por excelncia da alma feminina.

No dia-a-dia, ouvimos muitas vezes comentrios que pem em destaque certas caractersticas identificveis no homem e outras na mulher. De modo geral, a mulher intuitiva, o homem prima pela razo. Por isso, pode ser humilhante para o homem que a mulher chegue a concluses de um s golpe, enquanto ele vai examinando passo a passo todas as premissas da questo; e pode ser decepcionante para a mulher perceber que agiu impulsivamente quando deveria ter aguardado o desenrolar dos acontecimentos. O homem, quando assiste ao telejornal ou a um filme, no admite ser interrompido; tem todos os sentidos concentrados na atividade em que est ocupado. J a mulher realiza vrias tarefas ao mesmo tempo: assiste televiso, faz tric e vigia o leite que ficou no fogo. Se o homem se desconcerta com a versatilidade da mulher, a mulher no entende a intocabilidade dos afazeres masculinos. Certa vez, ouvi algum dizer que a mulher, ao falar da sua intimidade, como um saco de farinha que se esvazia: sempre fica algo que vai saindo, aos poucos, medida que se sacode o pano. J o homem como um saco de batatas, que se esvazia de uma vez. Porque, realmente, a mulher levanta o vu do seu ntimo com muito custo, vencendo um forte pudor que lhe natural. Por isso, muitas vezes, o homem no compreende a mulher no seu profundo silncio...(Sueli

Caramello Uliano, Por um novo feminismo, Ed. Quadrante, 1995, p.26-27).

III. A PSICOLOGIA DA MULHER


(...) Por que as mulheres se apaixonam tanto? Um olhar mais demorado, um telefonema na hora certa, um aperto no brao, e l esto elas, loucas, desvairadas, prontas a qualquer loucura quando eles deixam, claro. Homens odeiam responsabilidades, e quando so pressionados costumam, com o olhar j gelado, se sair com a frase clssica mas eu nunca te prometi nada. Prometeu sim, s no disse as palavras - porque o amigo advogado avisou. (...) Por mais que os tempos tenham mudado, o objetivo supremo na vida da maioria das mulheres ser feliz no amor. Por mais bem-sucedidas que sejam na carreira, tenham sucesso e glrias pessoais, quando aparece o prncipe encantado e preciso escolher entre ele e o resto do mundo, elas hesitam e no mnimo consideram. A culpa dos filmes e dos romances, que durante sculos terminaram com a frase e foram felizes para sempre. Tudo bem que a mulher mudou, mas ter uma carreira passou a ser importante, sobretudo, porque precisam sustentar-se. Nunca se ouviu falar de alguma que, apaixonada, tenha dispensado o namorado para ir almoar com uma amiga no shopping. J eles fazem isso o tempo todo - ou voc j ouviu falar de um homem normal que tenha deixado de ir ao futebol porque est apaixonado? O corao dos homens bate diferente do das mulheres, por isso uma iluso sonhar com o dia da grande mudana e pensar que ela vai acontecer. As mulheres lutaram para se emancipar e conquistar seus direitos, mas continuam sonhando com o amor; j os homens j nasceram emancipados, com todos os direitos, e no querem nem ouvir falar em amor. Mas, como ainda h quem ache que o homem e a mulher nasceram um para o outro, o jeito continuar tentando - esporte muito agradvel, alis. (Danuza Leo, Diferentes objetivos, O Estado de So Paulo, pg. D6, dia 3/fevereiro/1997).
Por ser eminentemente sensvel, a mulher mais apaixonada que o homem, o que explica as maravilhas do herosmo feminino, bem como os refinamentos da sua perversidade. Vive de preferncia no concreto; a teoria interessa-lhe pouco; atrai-a o lado humano das coisas. Gosta da anlise psicolgica, mas em termos prticos, aplicada a si mesma ou ao ser que ama. Eminentemente apaixonada, presa ao concreto, compreende-se que tenda a consagrar a vida ao amor, obra concreta de felicidade tangvel: felicidade dos outros, daqueles a quem se consagra, se tem a alma nobre; felicidade pessoal, subordinando os outros a si prpria, se tem a alma vulgar... Por via de regra, o amor feminino uma mistura das duas tendncias. Pelo seu carter, adere de preferncia a um ou vrios seres humanos,

9 mais do que a uma obra coletiva de organizao, mesmo que esta tenha como fim a procura da felicidade do gnero humano. essencialmente particularista (os interesses da mulher esto mais orientados para uma pessoa do que os do homem). Entrega-se mais do que o homem ao amor. O amor preenche toda a sua vida, invade por completo o domnio psquico, e facilmente a unio moral, sentimental e espiritual ocupa o primeiro plano do seu amor. Para o homem, ao contrrio e o que se verifica na medida em que o homem mais viril -, o amor no passa de um acidente, da satisfao de uma paixo episdica. O essencial da sua vida radica noutro lugar, no trabalho, na profisso, na carreira, na obra. Subordinar a vida ao amor parece-lhe uma fraqueza, quando para a mulher no existe outro fim.

(...) Neste mundo duro em que vivemos, penso que a mulher exerce o mistrio da consolao. Consolar significa etimologicamente acolher ao outro, marido e filhos, e ajud-los a viver. Toda mulher recorda sem cessar ao homem que a plenitude da sua existncia no se dar no ter nem no poder, mas no amor. Por isso, ela ter o incomparvel papel de ser a guardi do essencial (Georgette Blaquire, em Aceprensa, servio 106/96).
O homem amar a mulher, rode-la- de um afeto profundo e nobre na medida em que nela encontre um apoio para a sua obra de homem, obra em que ela no participa, mas em que colabora indiretamente ao assegurar ao homem as condies de vida, de paz, de tranqilidade, de expanso, de felicidade que lhe permitem lev-la a cabo. Dir-se-a que, na mulher, o composto humano se encontra melhor unificado do que no homem; a alma e o corpo parecem viver, de algum modo, numa dependncia mais estreita. A inteligncia feminina est mais saturada de sensibilidade, e a sensibilidade mais saturada de inteligncia; a repercusso das variaes fisiolgicas sobre a inteligncia mais pronunciada. Na mulher a paixo com freqncia menos carnal do que no homem. Da no se segue que a mulher seja menos apaixonada, nem sequer menos sensual, mas o noutros termos, de um modo mais refinado, porque se compromete com todo o seu ser, esprito e corpo. No homem, passada a adolescncia, produz-se muitas vezes uma ciso entre a paixo carnal e a vida intelectual. Isso muito raro na mulher. Algum fez notar que a sensibilidade propriamente sexual est menos localizada na mulher; todo o seu corpo est igualmente empenhado nisso, do mesmo modo que todo o seu ser se entrega ao amor. por isso que a mulher mais extremada. As mulheres com alma nobre, em cujas vidas predominam o esprito, chegam a espiritualizar o fsico e

10 a desenvolver uma intensidade e uma pureza de amor espiritual to grande que criam tipos de msticas, esposas e mes que so porventura o que de mais sublime conhece o gnero humano. Mas tambm se d a inversa. As mulheres dominadas pelos sentidos pem o esprito ao seu servio, com uma paixo, um frenesi e um refinamento que o homem desconhece; chegam a uma violncia na paixo e a um refinamento na perversidade, em comparao com os quais o vcio masculino se esfuma. Mas, do ponto de vista social, no menos certo que a mulher se encontra numa situao de inferioridade em face do homem, no que diz respeito ao amor humano. O amor mais para ela do que para ele; ela precisa mais do homem do que o homem dela. A mulher, como vive da sensibilidade e est mais inclinada a ver as coisas no pormenor, tem mais dificuldade do que o homem em orientar a sua vida. Rebelde s vises de conjunto e s concepes gerais, sente, em geral, a necessidade do apoio masculino para as coisas grandes. Precisa de um mestre que a dirija. Mais fina do que o homem, pode ser que se desforre na vida privada, onde o homem precisa do apoio feminino para desafogar as suas necessidades afetivas e para os pormenores da sua vida ntima, mas o que a mulher espera do homem d facilmente a este uma posio de superioridade. o homem quem representa os dois na vida social, onde a sua lucidez, a sua calma, o seu vigor fsico lhe oferece meios de ao mais eficazes. Ao menos, esta a forma em que as coisas se apresentam do ponto de vista natural. Que ningum se escandalize nem se revolte; que ningum veja nisso uma injustia. Seria intil; trata-se da natureza. Se se quiser emancipar a mulher do amor, se se quiser masculiniz-la, s se conseguir convert-la num homem incompleto. A mulher deve aceitar a sua natureza; o seu desenvolvimento, a sua felicidade, a sua perfeio, a sua glria, acha-se dentro da sua natureza de mulher. E se, do ponto de vista social, a natureza a coloca numa situao de inferioridade, ser preciso organizar a sociedade, e em particular a vida matrimonial, para que a mulher esteja protegida contra as eventuais injustias do homem. Mas, se o homem detm certa vantagem no terreno do amor, a mulher, em compensao, reconquista uma ntida superioridade no da maternidade. E quanto inteligncia, comum a ambos os sexos, apenas com a fisionomia que lhe d o contato com o temperamento diverso de um e de outro. Assim que a inteligncia masculina essencialmente abstrativa, ao passo que a feminina por natureza intuitiva e concreta. O homem aparentemente mais forte que a mulher, porque fisicamente assim o , e profissionalmente parece s-lo. Mas na realidade e na essncia de sua natureza moral, a mulher que representa, de fato, o sexo forte, e com ela que aprendemos, quase sempre, a ser homens. O que nos d a iluso do contrrio, alm

11 do fsico, que as qualidades da alma feminina so todas aparentemente frgeis e voltadas para dentro. Tanto tem o homem de normalmente teatral e cioso de aparecer, quanto a mulher de recatada e modesta. Ao passo que o homem se apresenta como dono da vida, com seu esprito de aventura, de conquista, de dominao, de egocentrismo, revela-se desde logo a mulher pelo seu esprito de servidora da vida. Servir vida - o destino orgnico da mulher e o fundo de sua natureza moral. Ela serve vida, transmitindo-a a outros seres, na tarefa mais sublime de sua natureza; serve vida, como educadora nata da infncia, como conselheira do homem, como elemento insubstituvel de reconciliao do homem com a existncia. Se este , em regra, um revoltado contra a vida - o que distingue desde logo a mulher o esprito de aceitao. A grande coragem da mulher se revela desde logo nesta subordinao ao seu destino, que pode falhar neste ou naquele ponto, neste ou naquele momento histrico, neste ou naquele fim de civilizao, em que a revolta da mulher contra a vida o comeo do fim de uma ptria ou de uma cultura - mas constitui sempre o que h de mais admirvel e de mais precioso na alma feminina. A mulher ama a vida por natureza, e sabe transmitir esse amor, to necessrio ao equilbrio do homem e paz social. o primeiro de seus amores e o fundamento de sua natureza e de sua personalidade. Aceitar a vida o primeiro dos seus ensinamentos e dos seus encantos. E, tambm, podemos dizer a fonte de todas as suas qualidades. Esse amor da vida que lhe d a pacincia com que acaba vencendo as maiores resistncias e com que sabe suportar as mais duras adversidades. tambm ele que lhe comunica esse esprito de conformidade com os acontecimentos e essa alta capacidade de adaptao que distingue o temperamento feminino.

(...) nunca to cheia de atrativos a mulher, como ao velar solcita pelo doente que estima. s mais levianas revela-se-lhes ento a grandeza e sublimidade da sua misso na terra. O corao, que as vaidades podiam trazer abafado, estremece e acorda ao primeiro grito de dor; o instinto feminino revive com toda a sua espontaneidade de abnegao; d-lhes voz inflexes de ternura, ao olhar requebros de meiguice, e aquela deliciosa fraqueza de nimo, que nos pedia proteo e amparo, transforma-se em coragem herica, diante da qual ns, os que nos supnhamos fortes, cedemos subjugados. Um momento destes, na vida da mulher, absolve-a de todos os pequenos defeitos, que temos por costume censurar nela. Quando o imprio do amor e de piedade deve reger a vida, aceita ento ela de ns, com sorrisos de brandura, o cetro de soberana. E nessas ocasies bem conhece que o prestgio, que exerce, absoluto;

12

perde ento a timidez habitual e olha-nos desassombrada (Jlio Diniz, As pupilas do


Senhor Reitor, Ed. Trs, pg. 134-135). O homem pensa que a vida obra sua, de modo que se impacienta facilmente com as resistncias que encontra e se revolta. A mulher, ao contrrio, sente-se a si mesma como colaboradora da vida e compreende a esta como qualquer coisa que a transcende infinitamente, e que preciso servir com amor e obedecer com humildade e pacincia. Da a maior facilidade com que a mulher religiosa e o homem ateu. O temperamento religioso, mesmo independentemente da luz reveladora da F, o que v na Vida, no apenas imanente, mas transcendente, um valor em si. Ao passo que a impiedade julga ser a vida apenas uma expresso de foras naturais ou a realizao de um ato humano da vontade. O homem , por isso mesmo, muito mais impenetrvel ao mistrio que a mulher. Esta v, na essncia da vida, que tudo anima na natureza e na sociedade, a prpria fonte do mistrio interior de todas as coisas. A alma feminina no s ama o mistrio, como naturalmente misteriosa. Por isso mesmo tem recursos e encantos, que surpreendem a cada passo e fazem dela um jardim de paisagens imprevistas. A psicologia do homem muito mais fcil e mais clara que a da mulher. Esta no tem, em regras, o trao to acentuado como o homem e por isso mesmo no possui uma personalidade to marcante. Mas o homem, - se bem que podendo chegar, mais frequentemente, a profundezas que a mulher, em regra, no atinge, normalmente mais superficial que a sua companheira, acusada entretanto e no sem motivo de princesa da frivolidade. O homem gosta de se apresentar como complicado, mas a mulher possui uma natureza muito mais complexa por si mesma. Justamente porque vive numa intimidade maior com o mistrio. Porque so mais modestas e recolhidas, a alma feminina naturalmente voltada para dentro. E nisso est, porventura, seu maior encanto e sua grande fora. um fato inegvel. A mulher se ocupa demasiadamente com objetos sem importncia e particularmente com tudo o que diz respeito ao seu prprio adorno. Ainda nisso est mostrando o seu amor pela vida e por tudo o que lhe diz respeito, mesmo em seus aspectos mais exteriores. Sendo inferior ao homem em matria de abstrao, -lhe muito superior em tudo, em tudo que diz respeito ao manejo dos sentidos, e fora da sensibilidade. Sendo menos criadoras, so grandes intrpretes. Falta-lhes o esprito de inveno, mas sobra-lhes o de compreenso. A alma feminina muito mais sutil muito mais capaz de seguir os entre - tons mais delicados das coisas. Pois a delicadeza outro dos traos caractersticos do esprito feminino. Alcana o que o

13 homem no alcana, adivinha, sugere, argumenta no plano das intuies, e sem pensar demais nas coisas, sabe conduzi-las com muito mais habilidade e penetrlas com muito mais acuidade, do que o homem com toda a sua fatuidade.

Para administrar os conflitos que se criam no desempenho das diversas funes sociais, quer no lar ou fora dele, necessrio arte e isso que no falta nas mulheres. Realmente, parece que elas tm um sexto sentido. Muitas vezes, me deslumbro com o discernimento de algumas mulheres. Elas pensam a maneira prtica de se fazer as coisas. E d certo! O homem mais racional e, s vezes, muito terico. A racionalidade nem sempre ajuda na execuo de algumas tarefas (Ismael de Oliveira, diretor de escola em SJC, jornal Vale Paraibano, seo carta do leitor, em 8/3/1997).
Essa mesma delicadeza, intelectual e moral, que leva a mulher frivolidade, ao gosto das coisas frgeis, leves, inteis e meramente decorativas. Mas tambm o que lhe d alto senso artstico que possui. O temperamento feminino naturalmente artista. E ainda o seu amor vida que lhe comunica esse amor s formas e essa agudeza de viso que distingue as almas naturalmente sensveis beleza. O domnio da beleza, como o do amor, prprio da mulher. E s ama a beleza quem ama a vida, quem aceita a vida e sabe esquecer a si mesmo diante dela. A vida contemplativa, por isto mesmo, muito mais adequada ao temperamento feminino, que a vida ativa. O temperamento contemplativo da mulher no a leva apenas ao devaneio, que , alis, uma de suas maneiras mais correntes de expresso. Levaa tambm a espiritualizar a ao, tirando desta seu feitio convencionalmente rude e rebarbativo. A graa, que a mulher comunica vida ativa, lhe vem da intimidade com a contemplao e o mistrio. Essa intimidade, que tem levado almas femininas de escol aos mais altos planos da vida mstica, e aquela intuio da beleza, que faz grande parte da vida feminina na terra, no impedem que a mulher tenha muito mais bom senso que o homem. Sua pequena inclinao pelas coisas abstratas, seu amor s coisas tangveis e sua aceitao da vida, comunicam ao carter feminino um equilbrio que o homem no possui. H uma invocao e mesmo uma devoo real Virgem dos Impossveis. E nada realmente impossvel a Virgem Santssima. Esquecemo-nos, porm, de um ttulo que mostraria em nossa Me celestial, a expresso real do sexo que ela representa como ningum - Nossa Senhora dos Possveis. no terreno das possibilidades que a mulher mestra e senhora. Ela conhece melhor que o homem, o limite das coisas, e possui um esprito realista, que seu companheiro quase

14 sempre desconhece. por isto que so inexcedveis no papel de conselheiras. No se inflamam facilmente, so mais espertas, mais maliciosas, mais desiludidas da natureza humana que o homem, de modo que sabem dosar com sabedoria os fceis entusiasmos deste ltimo.

15 IV. INTELIGNCIA DO HOMEM x INTELIGNCIA DA MULHER

So inteligncias de carter distinto. Na mulher, a sensibilidade desempenha um papel mais importante que no homem. Raciocina menos e sente mais. No se pode dizer que seja menos inteligente, mas menos inteligente sob outro ponto de vista: tem a inteligncia mais ligada sensibilidade; isso que lhe confere seus dotes de intuio, caracterstica essencial da inteligncia feminina, e um interesse muito reduzido pelo raciocnio e pela abstrao. A inteligncia masculina v mais as coisas no seu conjunto; a mulher vas mais nos seus pormenores; tem mais desenvolvido o esprito de observao, mas muito menos o esprito de sntese; o seu esprito de observao, que agudo, detm-se em pormenores que o homem no toma em considerao ( o que explica, em boa medida, que a mulher seja mais delicada que o homem; repara mais nos matizes. o homem acus-la- facilmente de cair no amaneiramento, mas ela acusar o homem de ser grosseiro). Na filosofia, na matemtica e nas cincias naturais, domnios prprios da inteligncia humana, vemos que a contribuio masculina em todas as literaturas do globo, superior feminina. um fato que no podemos deixar de ter em mente, mas que no nos deve levar a uma concluso apressada. Para explic-lo, no devemos levar em conta apenas a natureza feminina, mas as condies de vida, a educao, os costumes, os preconceitos que reservaram aos homens, em grande parte, os altos estudos especulativos ou abstratos. Os estudos de psicometria da adolescncia tm levado os psiclogos concluso que a inteligncia masculina mais lenta a desenvolver-se, mas alcana, com a idade, uma intensidade maior. Um dos erros da co-educao, na adolescncia, est mesmo no desconhecimento dessa disparidade entre as duas curvas de inteligncia. Mas essa afirmao s poder ser verdadeira em relao forma especulativa da inteligncia. Nesse terreno o que a observao nos demonstra , realmente, certa superioridade do sexo feio, mnima compensao a outras inferioridades. menos pelo esprito de criao, na ordem intelectual, que pelo de interpretao, que se distingue o sexo feminino. Ao contrrio que se d no plano biolgico, a gestao intelectual obra masculina e a fecundao tarefa feminina. Pois as mulheres sempre foram as grandes inspiradoras, as musas de todos os tempos. So elas que sugerem, acompanham, acalentam, estimulam e que ouvem ativamente os trabalhos da inteligncia especulativa masculina. A essa incontestvel superioridade do homem, nesse setor da inteligncia, corresponde, mesmo no plano intelectual, uma incontestvel superioridade feminina na inteligncia intuitiva e na inteligncia prtica. A mulher

16 tem de modo notvel, a cincia das entrelinhas, que s a intuio nos comunica, e a arte de viver. Sua inteligncia se encontra a vontade, em terreno seu e sem temor de competio. Tanto uma como outra coisa - tanto a intuio como o senso comum - vm-lhe ainda do seu extremo sentimento da vida, em sua riqueza, em sua espontaneidade.

A mulher vive mais continuamente em contato com os dois extremos da vida humana - o instinto e a intuio, o que h de mais elementar e de mais alto na natureza humana. Ela , simultaneamente, mais animal e mais anglica do que o
homem, como os romnticos o haviam visto com acuidade, quando a chamavam de anjo e demnio.

O homem vive mais entre os extremos, com a sua racionalidade, sua lgica, seu esprito geomtrico, sua inteligncia especulativa.
A mulher parece mais medocre que o homem, porque este toma conta da vida, faz as leis para si, e gosta de pavonear a sua arrogncia de senhor e dominador dos seres e da natureza. Mas, de fato, o homem que mais medocre que ela, pois impera no terreno mediano - entre as fontes naturais da vida, que a mulher compreende to bem e transmite, e o mistrio divino, que a alma naturalmente religiosa da mulher penetra melhor, e a que , certamente, mais fiel. evidente que o carter feminino difere em muitos pontos do carter do homem. O trao dominante a grande emotividade da mulher. A mulher mais emotiva que o homem. Esta maior emotividade faz-se sentir em toda a vida psquica. Em primeiro lugar nas aptides intelectuais: A mulher nota melhor que o homem o que lhe interessa e menos o que a deixa indiferente. Nada lhe escapa da toillete da sua interlocutora ou dos sentimentos que despertam a respeito do seu rosto. A afetividade dirige tambm a sua memria: nada esquece das coisas que a impressionaram ou interessaram; retm verdadeiramente com o corao. A mesma influncia da emotividade sobre a imaginao, que geralmente mais concreta, mais rica, mais viva que a do homem. superior ao homem no conhecimento do prximo, na rapidez de compreenso, no senso prtico e talento de observao. A sua grande fora , neste campo, a intuio, o tato, a adivinhao. No analisa como o homem, apreende as coisas globalmente. A sua falta de lgica simplesmente aparente, pode-se confiar no seu juzo, sempre que ela no sofra a influncia deformativa da emotividade. A vida afetiva da mulher mvel e varivel. Os desejos da mulher so precipitados e violentos; enquanto que o homem sabe orientar os seus desejos, discuti-los, a mulher entrega-se-lhes inteiramente. Em conseqncia da sua grande emotividade, muda facilmente a direo da sua conduta. Da a imprevisibilidade das suas reaes, que lhe fazem mudar s vezes completamente de um dia para o outro a sua maneira de proceder. A esperana e a expectativa prolongada convertem-se facilmente em verdadeiro sofrimento. O medo da dor -lhe mais penoso do que a

17 prpria dor. Esta sede de emoes explica o seu atrativo para o teatro, para as cenas dramticas e, por vezes tambm, para o que lhe proibido. A mulher muito acessvel ao sentimento do medo. No suporta de modo algum impertinncias, nem a ironia. O homem sabe melhor que a mulher fazer uso da sua inteligncia sem deixar falar o corao e dar provas de iniciativa no seu trabalho. O trabalho cientfico , pois, na mulher, objeto de ateno voluntria, mais que de ateno espontnea. Para o trabalho intelectual, no a inteligncia, mas o gosto que falta mulher. A mulher no possui a alegria de compreender, de conhecer, de indagar; incapaz de se dar ao incmodo de resolver um problema no resolvido ou insolvel. As tendncias altrustas da mulher so mais desenvolvidas; parecem feitas para se dedicarem, e observam-se geralmente que so mais serviais, mais compassivas que os homens. Tanto as suas inclinaes verdadeiras e profundas, como as suas aptides mais slidas predispem-nas excelentemente para a educao, para o cuidado dos doentes, para a dedicao paciente, engenhosa, delicada, no seio da famlia. Na mulher so, sobretudo, os sentimentos que a guiam nas aes. O homem v, a mulher sente o que deve fazer. Encontrar-se-, pois, muitas vezes no homem, mais lgica, mais coerncia, mas tambm mais dureza. A mulher mais malevel, adapta-se mais facilmente a todas as modalidades da situao, mas sob a influncia da emotividade deixa-se mais facilmente transviar por simpatias ou antipatias. Concluso: no podemos, portanto, concluir como o vulgo o faz, pela superioridade intelectual do homem sobre a mulher. H gneros e setores da inteligncia - especialmente a especulativa - em que tal se d. O mesmo, porm, no sucede, nem com a inteligncia intuitiva, nem com a inteligncia prtica, em que a superioridade feminina manifesta.

18

V. HOMENS DE ALMA FEMININA E VICE-VERSA


J Aristteles afirmava haver homens de alma feminina e vice-versa. Assim como no h, entre as vrias idades do homem, limites claros e positivos, assim tambm no existe nos sexos uma psicologia radicalmente incompatvel. O que preciso no confundir o desencontro de psicologias com a confuso, ou antes, a inverso das psicologias. Uma coisa um homem de alma feminina e outra um homem efeminado. Naquele, o que vemos o predomnio de certas qualidades, que normalmente distinguem a alma feminina, sem que, entretanto essa troca perturbe a hierarquia natural dos valores msculos. Os artistas, por exemplo, so homens de temperamento feminino, pela sensibilidade, pela intuio, pelo senso esttico, pela fantasia, que no representam em regra sinais do esprito masculino. E mesmo fora daqueles que receberam a vocao misteriosa da beleza, - freqente encontrarmos, na vida, homens de uma afetividade extrema, de uma pacincia, de um bom senso, de um esprito de finesse, que os diferenciam marcadamente de outros vares. Possuem, em regra, aquele mesmo encanto que encontramos nas idades de transio, e o delicado sabor anlogo ao dos frutos de enxerto. Tem dos homens o prestgio da personalidade marcante e das mulheres a seduo da graa ou do requinte psicolgico. Muito diverso so os homens efeminados. Nestes, os traos da psicologia feminina, em vez de condimentarem apenas com o seu encanto especial os sinais de masculinidade, invadem a alma e substituem-se aos traos normais do sexo. E vemos ento esses homens desfibrados, sem carter, sem pouso certo, gozadores da vida fcil, fteis e estreis, que perderam o que h de bom no temperamento varonil, sem nada adquirirem do que h de timo na natureza feminina. um espetculo sempre triste e que encontramos com mais freqncia nos fins de civilizao, nas pocas de vida farta demais, de luxo, de desperdcio, de indiferena moral e de sibaritismo. O que se d, alis, com o sexo masculino, sucede tambm com a margem oposta. H mulheres de alma varonil. mesmo o tipo que as escrituras nos apresentam como sendo o tipo ideal da mulher. Sem nada perder do que o seu temperamento feminino lhes traz, para o enriquecimento de sua personalidade, tm do homem certas qualidades que lhes granjeiam o epteto merecido de mulher forte. Quantas mulheres conhecemos que sabem assim transmitir e enfrentar a vida, governar uma famlia, dirigir uma escola ou um servio, lutar corajosamente pela existncia, entregar-se a trabalhos que parecem incompatveis com o seu sexo e entretanto com um equilbrio magnfico e uma inigualvel dignidade. So essas que, sem deixar de ser mulheres, em tudo o que tm de mais espontneo em sua natureza, adquirem do homem as qualidades viris que do valor, coerncia, prestgio sua feminilidade.

19 Nem sempre assim sucede, entretanto. E vemos, a cada passo, em nossos dias, um fenmeno complementar daquele efeminamento de certos homens - a masculinizao das mulheres. o falso feminismo. a caricatura emasculada do homem, o mimetismo servil, que diminui a quem imita e concorre para a fatuidade dos que so imitados... As condies do mundo moderno, como, alis, de outras pocas histricas semelhantes nossa, so extremamente propicias a essa inverso psicolgica, de to desastrosas conseqncias para o equilbrio social. Nela, o que a mulher procura imitar o homem no que ele tem de mais secundrio ou de menos elevado: o vesturio, a falta de boas maneiras, a irreverncia, as liberdades exageradas, as complacncias indignas, a perda do pudor, enfim, dessa maravilha insubstituvel da alma feminina, que representa o que h de mais encantador e de mais inabalvel no prestgio das descendentes de Eva e de Maria. A masculinizao da mulher um dos sintomas mais perigosos da decadncia de uma civilizao, junto ao efeminamento do homem. Se alguma coisa podemos, desde logo, concluir deste breve estudo o repudio categrico a estas duas formas esprias da transposio de naturezas, entre o homem e a mulher. Representam ambas verdadeiras formas teratolgicas da psicologia e dos males sociais que afetam gravemente o equilbrio social. S h paz social, s h progresso moral, s h verdadeira civilizao, quando homens e mulheres sabem ser fiis psicologia de seu sexo e distribuem, entre si, as tarefas e posies de acordo com os elementos especficos de sua natureza. Se o mundo moderno vacila em seus fundamentos, em grande parte devido a essa perigosa confuso de sexos. So ambos os sintomas alarmantes. E se no nos contentarmos em perecer de braos cruzados no navio que se afunda, mas quisermos partir como devemos, para a conquista de novos tempos que se anunciam no horizonte do sculo - temos de mobilizar todas as nossas foras para evitar que o mal se propague.

20

VI. CRIATURAS COMPLEMENTARES


O homem precisa, na realidade, dessas qualidades femininas que lhe faltam, e a mulher, das qualidades masculinas. uma espcie de apoio que o homem no nos encontra outros homens, nem a mulher nas outras mulheres(J. Leclercq, O matrimnio cristo. Lisboa: Ed. Aster Ltda., 1955, p. 86).
Com certa dose de bom humor, Rachel de Queiroz comentava: Sempre

achei que a gente tem que agir em conjunto, como Deus nos botou no mundo, aos pares. Isso, explico, numa relao ideal, que pressupe muitos ajustes delicados. Porque, se ns somos capazes de realizar quase todos os ofcios privativos do homem, h alguns deles, no entanto, que pela nossa prpria natureza so incompatveis com o nosso ser feminino [...]. Gravidez, parto, aleitamento, etc. tm obrigatoriamente que ser levados em conta e descontados na avaliao das tarefas respectivas que cabem ao homem e mulher. Sem favores, s justia. E outro fator que devemos sempre ter presente que, por capaz que seja uma inteligncia feminina, chegando a todas as culminncias, ela sempre uma inteligncia de mulher. Diferente da do homem, pela sua prpria natureza. Em resumo: pretendo dizer que a nossa posio junto ao homem tem necessariamente que ser paralela e no conflitante(A vitria do feminismo, em O Estado de So Paulo, 26.06.1995,
pg.D9) O Livro do Gnesis fala da criao, de modo sinttico e com linguagem potica e simblica, mas profundamente verdadeira: Deus criou o homem sua imagem, criou-o imagem de Deus; ele os criou homem e mulher (Gn 1,27). O ato criador de Deus desenvolve-se segundo um preciso projeto. Antes de mais, diz que o homem criado imagem e semelhana de Deus (Gn 1,26), expresso que esclarece logo a peculiaridade do homem no conjunto da obra da criao. Depois, diz que ele, desde o incio, criado como varo e mulher (Gn 1,27). A mesma Sagrada Escritura fornece a interpretao deste dado: o homem, mesmo encontrando-se rodeado pelas inumerveis criaturas do mundo visvel, d-se conta de estar s (Gn 2,20). Deus intervm para faz-lo sair desta situao de solido: No conveniente que o homem esteja s; vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele(Gn 2,18). Portanto, na criao da mulher est inscrito, desde o incio, o princpio do auxlio: auxlio - note-se - no unilateral, mas recproco. A mulher o complemento do homem, como o homem o complemento da mulher: mulher e homem so entre si complementares. A feminilidade realiza o humano tanto como a masculinidade, mas com uma modulao distinta e complementar. Quando o Gnesis fala de auxiliar, no se refere s ao mbito de agir, mas tambm do ser. Feminilidade e masculinidade so entre si complementares,

20

no s do ponto de vista fsico e psquico, mas tambm ontolgico. S mediante a


duplicidade do masculino e do feminino, que o humano se realiza plenamente. (...) Seja colocado realmente em devido relevo o gnio da mulher, tendo em conta no somente as mulheres grandes e famosas, do passado ou nossas contemporneas, mas tambm as mulheres simples, que exprimem o seu talento feminino com o servio aos outros na normalidade do cotidiano. De fato, no doarse aos outros na vida de cada dia, que a mulher encontra a profunda vocao da prpria vida, ela que talvez mais que o prprio homem v o homem, porque o v com o corao. V-o independentemente dos vrios sistemas ideolgicos e polticos. V-o na sua grandeza e nos seus limites, procurando ir ao seu encontro e serlhe de auxlio. Deste modo, realiza-se na histria da humanidade o fundamental desgnio do Criador e aparece luz incessantemente, nas variedades das vocaes, a beleza - no fsica, mas, sobretudo espiritual - que Deus prodigalizou desde o incio criatura humana e especialmente mulher. (Carta do Papa Joo Paulo II s

mulheres, em 29/6/1995).
No ser, pois, tempo perdido aquele que despendermos em continuar a meditar sobre as caractersticas da alma feminina e da alma masculina. Homens e mulheres podero assim compreender, melhor que o primeiro de seus deveres - para consigo, para com a sociedade e mesmo para com Deus - no trair a essncia de sua prpria natureza. E, em seguida, completar as deficincias psicolgicas ou morais do seu sexo com as qualidades do sexo oposto. O homem e a mulher so criaturas complementares, tanto na ordem orgnica como na ordem moral. Completam-se para formar justamente a natureza humana em sua unidade substancial. O que falta, em geral, ao homem, sobra nas mulheres. E creio mesmo que temos mais a aprender com elas do que a ensinar-lhes, por mais que o nosso complexo de superioridade proclame o contrrio. Deixo, porm, este delicado problema da superioridade recproca entre os sexos opo. Quanto a mim, resolvo-o em favor da mulher, no apenas por polidez, mas por convico, primeiramente, de que o mundo perderia mais se perdesse as qualidades femininas, e em seguida porque a mulher vive, em geral, mais prxima de Deus do que ns outros.

Seja como for, o que devemos suprir-nos mutuamente de nossas deficincias e ouvir a voz do bom senso a ensinar-nos aquela verdade eterna, mas sempre nova e cada vez mais necessria, - que os homens sejam cada vez mais varonis e as mulheres cada vez mais femininas (Alceu Amoroso Lima, Idade. Sexo. Tempo. Ed. Agir).

Вам также может понравиться