Вы находитесь на странице: 1из 5

I CONHECENDO A BBLIA: A Bblia a palavra de Deus, portanto uma coleo de livros que formam a Sagrada Escritura.

a. Ela muito antiga e o resultado de longa experincia religiosa do povo de Israel. o registro de vrias pessoas, em diversos lugares, em contextos diversos. Acreditase que tenha sido escrita ao longo de um perodo de 1.600 anos por cerca de 40 homens das mais diversas profisses, origens culturais e classes sociais. A Bblia foi escrita em trs idiomas, o hebraico, o aramaico e o grego, bem diferentes do portugus. Os cristos acreditam que estes homens escreveram a Bblia inspirados por Deus e por isso consideram a Bblia como a Escritura Sagrada. Para a maior parcela do cristianismo a Bblia a Palavra de Deus, portanto ela mais do que apenas um bom livro, a vontade de Deus escrita para a humanidade. Para esses cristos, nela se encontram, acima de tudo, as respostas para os problemas da humanidade e a base para princpios e normas de moral. II O QUE A BBLIA? Bblia: a palavra de Deus. a revelao divina para a humanidade. uma coleo livros que formam a Sagrada Escritura. uma coleo de livros inspirados por Deus para a salvao da humanidade. III POR QUE ESTUDAR A BBLIA? Para conhecer melhor a Deus e a sua palavra e saber a histria da Salvao, desde a criao do mundo feita por Deus at as profecias da Segunda vinda gloriosa de Jesus, o Filho de Deus. Podemos estud-la para um melhor entendimento, caracteriz-la como uma "grande carta" enviada por Deus todos os seus filhos. Nesta carta contm o Plano de Salvao que Deus preparou para cada um de ns.

O homem deve ler a Bblia para ser sbio, crer na Bblia para ser salvo e praticar a Bblia para ser santo ou santificado. Ela a luz para quem est procurando a verdade (Sl 119.105; Jo 17.17); As Escrituras o alimento para a alma (Jr 15.16; I Pe 2.1-2); o meio usado pelo Esprito Santo para nos falar (Ef 6.17). IV A IMPORTNCIA DA BBLIA PARA A NOSSA VIDA: Atravs do estudo da Bblia passamos a conhecer melhor a Deus e a sua palavra e o seu plano de salvao para toda a humanidade. Deus liberta atravs de sua palavra a Bblia o pecador arrependido de seus pecados e o transforma em uma nova criatura dando lhe o direito de salvao para a sua alma e a herana eterna do reino dos cus. Toda escritura inspirada por Deus e til para ensinar, para repreender, para corrigir, para educar na justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra. (2Tm 3,16). A Bblia produz em nossa vida: sabedoria (Sl 19.7), esperana (Rm 15.4), alegria (Sl 19.8a), ilumina os olhos (Sl 119.9), educa, corrige (II Tm 3.16), purifica (Jo 15.3), dirige (Sl 119.104), produz fruto (2 Tm 3.17). V DIVISO DA BBLIA: A Bblia formada por 66 livros e est dividida em: Antigo Testamento: tem 39 livros - a parte da Bblia que conta a histria do povo de Israel em aliana com Deus. Seus livros so: Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros, Deuteronmio, Josu, Juzes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crnicas, II Crnicas, Esdras, Neemias, Ester, J, Salmos, Provrbios, Eclesiastes, Cntico dos Cnticos, Isaas, Jeremias, Lamentaes, Ezequiel, Daniel, Osias, Joel, Ams, Abdias, Jonas, Miquias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. Novo Testamento: tem 27 livros - a parte da Bblia que nos anuncia Jesus Cristo, por meio do qual Deus realiza uma nova aliana, definitiva e aberta a todos os povos, de todos os tempos e lugares. Seus livros so: So Mateus, So Marcos, So Lucas, So Joo, Atos dos Apstolos, Romanos, I Corntios, II Corntios, Glatas, Efsios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timteo, II Timteo, Tito, Filmon, Hebreus, So Tiago, I So Pedro, II So Pedro, I So Joo, II So Joo, III So Joo, So Judas, Apocalipse. VI COMO LER E INTERPRETAR A BBLIA? A Leitura da Bblia: Para ler e estudar com proveito a Bblia devemos fazer a Pontuao Bblia que vem a ser a forma que encontramos para manusear a Bblia com maior facilidade. As principais pontuaes bblicas so as seguintes: vrgula separa captulo de versculo. Exemplo: Dn 3,5 (Livro de Daniel, captulo 3, versculo 5); hfen equivale ao "at". Exemplo: Dn 3,1-5 (Livro de Daniel, captulo 3, versculo de 1 at 5); ponto mostra versculos alternados. Exemplo: Dn 3,1.3.5 (Livro de Daniel, captulo 3, versculo 1, versculo 3 e o versculo 5); "s" mostra a continuao de um versculo. Exemplo: Dn 3,1s (Livro de Daniel, captulo 3, versculo 1 e 2); "ss" mostra a continuao de dois versculos. Exemplo: Dn 3,1ss (Livro de Daniel, captulo 3, versculo 1, 2 e 3). Essas so as principais

pontuaes bblicas, que normalmente usamos para ler, estudar e manusear mais facilmente a Bblia. A Interpretao da Bblia: para interpretar a Bblia, precisamos ler e estudar diariamente a palavra de Deus, pois a Bblia explica-se por si mesma. Outros elementos que nos ajudam tambm na interpretao da Bblia a nossa inteligncia, o nosso corao e a ao do Esprito Santo de Deus, seu real intrprete. A interpretao da Bblia tambm leva em conta: a reflexo sobre a realidade, o estudo da prpria Bblia e a vivncia comunitria da f na ressurreio de Cristo. VII COMO TRANSFORMAR O MUNDO ATRAVS DO ESTUDO DA BIBLIA? Atualmente vivemos em um mundo que prega o individualismo, o atesmo, a indiferena, a busca do sucesso, do poder e do dinheiro, onde o prximo visto como mero inimigo ou adversrio. Um mundo marcado por guerras, doenas, fome, peste, terremotos, onde o amor, a paz e a solidariedade j no existem mais na vida das pessoas. Portanto para construirmos um mundo melhor atravs da Bblia precisamos: ler e estudar a Bblia para conhecer melhor a Deus e a sua vontade; evangelizar as pessoas que no conhecem a Deus; libertar os homens pecadores atravs das verdades bblicas, tais como: ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas, ensinar a maneira certa de viver, preparar-se em santidade para a salvao eterna na volta de Jesus Cristo.

TEXTO DE REFLEXO A PARBOLA DO FILHO PRDIGO

11- Certo homem tinha dois filhos ; 12- o mais moo deles disse ao pai : Pai, d-me a parte dos bens que me cabe . E ele repartiu os haveres. 13- Passados no muitos dias, o filho mais moo, ajuntando tudo o que era seu , partiu para uma terra distante e l dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. 14-Depois de ter consumido tudo, sobreveio quele pas uma grande fome, e ele comeou a passar necessidade . 15- Ento , ele foi e se agregou a um dos cidados daquela terra ., e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. 16-Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam ; mas ningum lhe dava nada . 17- Ento, caindo em si, disse : Quantos trabalhadores de meu pai tm po com fartura, e eu aqui morro de fome ! 18- Levantar-me-ei , e irei ter com o meu pai, e lhe direi : Pai, pequei contra o cu e diante de ti ; 19- j no sou digno de ser chamado teu filho ; trata-me como um dos teus trabalhadores ; 20- E, levantando-se , foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraou, e beijou . 21- E o filho lhe disse : Pai, pequei contra o cu e diante de ti ; j no sou digno de ser chamado teu filho.22- O pai, porm, disse aos seus servos : Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandlias nos ps; 23- trazei tambm e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemos-nos ; 24- porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E comearam a regozijar-se 25- Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a msica e as danas. 26- Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo . 27- E ele informou : veio teu irmo, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com sade . 28- Ele se indignou e no queria entrar, saindo, porm, o pai procurava concili-lo. 29- Mas ele respondeu a seu pai. H tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos ; 30- vindo, porm, esse teu filho, que desperdiou os teus bens com meretrizes , tu mandaste matar para ele o novilho cevado 31- Ento, lhe respondeu o pai : Meu filho, tu sempre ests comigo ; tudo o que meu teu. 32- Entretanto, era preciso que nos regozijssemos e nos alegrssemos, porque esse teu irmo estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado .
Evangelho de Lucas cap.15 vers. 11 a 32

EXERCCIOS 1) O que a Bblia? 2) Por que devemos estudar a Bblia? 3) Qual a importncia da Bblia para a sua vida? 4) Como a Bblia est dividida? 5) Cite cinco livros do Velho Testamento da Bblia? 6) Cite cinco livros do Novo Testamento da Bblia? 7) Como feita a leitura da pontuao bblica (Dn 7,1-5)? 8) Como devemos interpretar corretamente a leitura da Bblia? 9) Cite trs exemplos de como devemos transformar o mundo atravs do estudo da Bblia? 10) Voc gosta de estudar a Bblia diariamente? Por qu?

Вам также может понравиться