Вы находитесь на странице: 1из 2

Primavera Marcelista

 Em 1968, Salazar afastado devido a uma doena grave, quem o substitui o Professor Marcelo Caetano.  Numa primeira fase, procedeu a uma descompresso poltica, aliviando a represso policial, aligeirando a censura, a isto chamou-se a Primavera Marcelista.

Caetano, rodeando-se de representantes de uma nova vaga de tecnocratas, ensaiou uma poltica de liberalizao e modernizao sem contudo encarar a possibilidade de pr termo s guerras que se travavam em frica. Assim, introduziu alteraes de maior ou menor vulto, em vrias reas, como: economia, liquidando e que em o condicionalismo industrial resultaram na herdado de da longa era um acordo;

salazarista e tentou uma aproximao CEE, negociando essas iniciativas logo em 1969 1972 celebrao

- campo social, melhorando a assistncia social e analisando propostas de democratizao do ensino lanadas pelo ministro da Educao Veiga Simo.

- abrandamento na represso policial e na censura;

- a PIDE muda de nome para Direco-Geral de Segurana - DGS;

- direito ao voto da mulher alfabetizada; - legalizao de movimentos polticos opositores ao regime;

- permisso de consulta dos cadernos eleitorais e fiscalizao das mesas de voto; Foi neste clima de mudana, que ficou conhecido como Primavera Marcelista, que se prepararam as eleies legislativas de 1969, onde a oposio pura e simplesmente no elegeu qualquer deputado.

As eleies acabaram por constituir mais uma fraude. A Assembleia Nacional continuava pelos polticos da lista do regime, incluindo apenas uma ala liberal de jovens deputados cuja voz era

abafada pelas foras conservadoras, estes jovens deputados acabaram por se retirar. Acabadas as esperanas de uma real democratizao do regime, Marcello Caetano viu-se sem o apoio dos liberais, e alvo da hostilidade dos ncleos mais conservadores, que eram contra esta reforma. Desta forma, Marcello Caetano comea a dar sinais de esquecer a evoluo.

 Na segunda fase tudo voltou ao normal, censura, desrespeito pelos direitos humanos, a guerra colonial intensificava-se.  Assim acabou a esperana de uma reforma democrtica em Portugal, levando assim continuidade da Ditadura at 1974.

Вам также может понравиться