Вы находитесь на странице: 1из 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

Amarilys de Toledo Cesar1

"And may we ever have joy and gratitude in our hearts that the Great Creator of all things, in His Love for us, has placed the herbs in the fields for our healing." (13)

"Que possamos ter sempre alegria e gratido em nossos coraes, porque o Grande Criador de todas as coisas, em Seu Amor por ns, colocou as plantas nos campos para nossa cura."(3)

As primeiras essncias florais foram estabelecidas pelo mdico ingls Edward BACH, que props 2 mtodos para o seu preparo: imerso das flores em gua, seguida por exposio ao sol, ou a sua fervura. Em ambos os casos, uma informao passaria das flores para a gua mineral na qual estariam mergulhadas. A conservao desta gua aconteceria com a adio de brandy, aqui traduzida como conhaque, bebida com teor alcolico de aproximadamente 40%. Tendo conhecido anteriormente a homeopatia, percebe-se que Bach foi por ela influenciado, e, apesar de ter criado um mtodo novo, este apresenta tambm uma diluio, diferenciando-se portanto da fitoterapia tradicional.

A proporo desta diluio pode ocasionar dvidas entre os usurios das essncias florais de Bach, especialmente quando se leva em conta a existncia de diversos fornecedores, levando mesmo acusao de falsificao de essncias florais. Nosso objetivo estudar o preparo das essncias florais inglesas em relao ao aspecto da diluio, levando em conta as possveis conseqncias sobre seu efeito clnico. Este estudo dar-se- atravs da consulta literatura, entrevista com produtores de essncias florais inglesas, assim como medidas efetuadas em laboratrio, quando necessrio.

1 / 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

O QUE H NOS ESCRITOS DEIXADOS PELO DR. BACH

Na impresso de 1933, que BACH fez com seus prprios recursos, depois publicado por C. W. Daniel Co., o mdico ingls afirma que as essncias devem ser feitas prximas do local onde as plantas foram coletadas, para que o preparo ocorra imediatamente aps a coleta. Descreve que um recipiente de vidro deve ser enchido com gua, de preferncia de uma fonte pura, e que flores em quantidade suficiente devem ser colocadas no recipiente, cobrindo a superfcie da gua. Estas flores devem ser deixadas ao sol at comear a murchar, o que varia de 2 a 7 horas, de acordo com a planta e com a intensidade do sol. Ento as flores so retiradas e a gua colocada em frascos, com igual quantidade de "brandy", preparando assim as solues-estoque dos florais. Para preparar as doses para os pacientes, tome um frasco de 4 onas (cerca de 120mL), coloque 4 gotas do estoque, preencha com gua e agite bem. Este o remdio que deve ser dado ao paciente em doses de colheres de ch, quando necessrio. Casos muito urgentes requerem doses a cada 15 minutos. Casos srios, a cada hora. Para casos comuns de sintomas crnicos, dar uma dose sempre que o paciente sinta necessidade, seja 8 a 10 vezes ao dia, ou apenas 1 ou 2 vezes (3). Em seguida, BACH fornece o nome cientfico de cada das 12 plantas descritas, assim como o tipo de terreno em que ela ocorre, complementando com a observao de que "em alguns condados existem livros botnicos que sero um guia claro para fornecer a exata localizao das plantas". Quatro essncias auxiliares so descritas em seguida: Gorse, Oak, Heather e Rock Water, esta ltima como proveniente de gua de fontes ou poos conhecidos por seus poderes curativos, ou que seja ainda virgem de contaminao, em seu estado natural, pode ser utilizada, deixada ao sol por apenas cerca de meia hora (3). Podemos ler na seqncia: "For those unable to prepare their own stocks, the chemists mentioned below have very kindly undertaken the distribution of these remedies at a most moderate price." (3) interessante notar que as palavras originais seriam "for those unable to prepare their own stocks", ou seja "para aqueles incapazes de preparar seus prprios estoques". Portanto, lcito supor que BACH abria a possibilidade para que, os que se sentissem capazes, o fizessem. Para isto, fornecia o nome popular e cientfico das plantas, o local onde cresciam, o conselho de procurar registros locais sobre plantas, e ainda a tcnica de preparo. Para os que no se sentissem capazes de fazer isto, indicava 2 estabelecimento que os comercializavam (3). habitual lermos que o Dr. BACH teria deixado poucos escritos e que no se encontraria muitos detalhes sobre o preparo das essncias florais, mas podemos perceber que o suficiente para o preparo das essncias, foi publicado por ele mesmo, j naquela poca. Assim, na edio revisada de 1934, tambm publicada por C. W. Daniel Co., j so 12 essncias e 7 auxiliares, j que s 4 primeiras, juntaram-se Olive, Vine e Wild Oat. Quanto

2 / 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

forma de uso, a indicao era de pegar uma xcara de gua e adicionar 3 ou 4 gotas dos frascos fornecidos pelas farmcias, e mexer. Se desejar guardar, adicionar 2 colheres de ch de "brandy". "No importa ser exato, j que nenhum destes remdios podem fazer nenhum mal, mesmo que tomados em grande quantidades, mas apenas um pouco necessrio, evitando desperdcios." (3) Mais abaixo l-se que "para aqueles que querem preparar seus prprios remdios- estoque, o mtodo dado abaixo e, em seguida, os nomes populares em ingls e os botnicos das plantas, assim como os locais onde elas podem ser encontradas." (3) Aps a descrio do mtodo de preparo (ainda apenas o mtodo solar), aparece um interessante pargrafo, que ser transcrito primeiramente em ingls: "So that in this system of healing, everything may be done by the people themselves, even, if they like, to the finding of the plants and the making of the remedies." (3) E poderia ser traduzido para portugus por: "Ento, neste sistema de cura, tudo pode ser feito pelas prprias pessoas, at mesmo, se elas quiserem, encontrar as plantas e fazer as essncias." (3) Na edio ampliada, publicada pelo mesmo editor, em 1936, BACH apresenta um sistema com 38 essncias, divididas em 7 grupos, assim como um segundo mtodo de preparo, o da fervura. Outras alteraes que se pode notar so a recomendao de deixar apenas de 3 a 4 horas ao sol, para o mtodo solar. A partir da soluo feita em partes iguais da gua que foi exposta ao sol com as flores, e o "brandy", passar "algumas gotas" para outra, com a qual o paciente ser tratado, de forma que os estoques contm um grande fornecimento. A frase "aqueles fornecidos pelas farmcias devem ser usados da mesma maneira" demonstra que no so necessariamente fornecidos por farmcias, podendo ser provavelmente ser feitos pelos interessados (3). Nesta edio, ao citar o mtodo de dosagem, BACH afirma que deve-se tomar cerca de 2 gotas ("take about two drops") do estoque, colocar em um pequeno frasco cheio com gua; se necessrio guardar por algum tempo, adicionar um pouco de "brandy" para preservar. A expresso "cerca de 2 gotas" parece nos indicar que no existe uma preciso absoluta no preparo das essncias (3). Mais uma vez, nesta edio, BACH repete que "para aqueles incapazes de preparar suas prprias essncias...", indicando endereos e preos para que fossem adquiridas em Londres (3). Estas informaes esto contidas no livro "Collected Writings of Edward Bach, editado por Julian BARNARD em 1987. Infelizmente no dispomos das publicaes originais de BACH, da editora C. W. Daniels Co., dos anos 1933, 1934 e 1936.

3 / 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

Na publicao The Twelve Healers and Other Remedies de C.W.Daniels Co. de 1990, lemos que para aqueles que desejam tratar a s prprios e a outros, ou para aqueles que desejam aprofundar-se, o Bach Centre pode fornecer informaes gerais e folhetos sobre as essncias, ilustraes coloridas, livros, informativos, assim como nomes e endereos sobre distribuidores em outros pases. Em seguida aparece o endereo do Bach Centre e a relao dos nomes cientficos das plantas, porm nenhuma indicao que facilite o preparo das essncias por qualquer um que deseje faz-lo (2). Em 1964, a mesma editora havia publicado The Bach Flower Remedies. Illustrations and preparations, de Nora WEEKS (contempornea e assistente direta de Edward Bach) e Victor BULLEN. No prefcio de Judy HOWARD e John RAMSELL, contido na reviso de 1990, pode-se ler que Nora WEEKS teria dado instrues para retirar este livro do mercado, em 1977, devido ao mal uso, por certos grupos estrangeiros, que tomou-o como uma licena para desenvolver suas prprias cpias (facsimiles), dos remdios do Dr. Bach. Assim, WEEKS teria afirmado que: Decidimos no mais enviar qualquer dos Illustrated Books para os Estados Uni-dos, uma vez que muitas pessoas esto preparando, a partir dele, com as flores erradas e da maneira errada, e comerciali-zando como Bach Remedies... e isto no pode acontecer. Nora WEEKS, 16 de junho de 1977 (28) Este livro voltou a ser editado em 1990 momento julgado que o trabalho do Dr. BACH havia se tornado conhecido e respeitado no mundo todo. O prefcio acrescenta que as descries e ilustraes servem para aqueles que quisessem ter o prazer de preparar a essncia para s prprios, ainda que no possamos aceitar qualquer responsabilidade pelas preparaes dos leitores. Nora WEEKS, pouco antes de sua morte, teria enfatizado que deveria ser para seu prprio uso, j que, se as essncias preparadas fossem comercializadas, seria necessrio recorrer ao Departamento de Sade e Segurana Social para uma Licena de Fabricante, o que seria bastante trabalhoso e requereria uma taxa para a Licena. Levaria tambm muito anos para preparar as 38 essncias, devido s condies meteorolgicas e tempo de florao das plantas e rvores silvestres. Para diversas flores, existem muitas variedades e necessrio muito cuidado para selecionar aquela correta... portanto vital ter a certeza de usar a flor correta e prepar-la nas condies meteorolgicas adequadas. No devem ser usadas flores cultivadas, mas aquelas que cresceram no local que elas prprias escolheram (28). E ainda: Pedimos para os que vivem no exterior, no preparar as essncias, mesmo que as flores tenham o mesmo nome cientfico, j que, devido diferenas no solo e clima, elas no levaro ao efeito desejado. ...para aqueles, o livro tem apenas interesse para mostrar como so as flores de Bach. (28) No ltimo pargrafo da introduo da edio de 1964, WEEKS e BULLEN escrevem que:

4 / 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

Era o maior desejo do Dr. Bach que toda ajuda possvel deveria ser dada para aqueles que estivessem usando o sistema e esperamos que este livro preencha este desejo. (28) Nora WEEKS, em "The Medical Discoveries of Edward Bach Physician", publicado pela mesma C. W. Daniels Co., em 1989, afirma que: "Para que todos os remdios herbais fossem disponveis e estivessem ao alcance de qualquer um, Bach presenteou duas grandes farmcias de Londres com conjuntos completos das tinturas-me, nada pedindo pelo presente, massolicitando que vendessem as essncias ao pblico com o menor preo possvel." (27) No h citao sobre a possibilidade de qualquer um preparar sua essncia. Haveria discordncia de Nora sobre o que BACH havia escrito? Ela apenas teria abordado o assunto de uma maneira diferente que o mdico, ou teria havido alguma alterao posterior? Sobre o preparo das essncias florais, WEEKS, com seu auxiliar Victor BULLEN, escreveu o seguinte: H 3 estgios na preparao dos remdios de Bach: a primeira preparao ou tintura-me; a segunda preparao ou frasco estoque; a terceira preparao ou frasco de tratamento (28). Em seguida, apresenta o preparo da tintura-me atravs dos mtodos do sol ou da fervura, sendo que a diluio para obter os frascos estoque e de tratamento est indicada mais adiante, na prpria obra, como abaixo: Para preparar o frasco estoque, primeiro encha com brandy um frasco esterilizado, com capacidade equivalente a uma ona2 e que possua um gotejador. Adicione 2 gotas da tintura-me do remdio. Feche bem e rotule com o nome do remdio e a palavra estoque (28). Segundo Nora WEEKS e Victor BULLEN, o frasco de tratamento o terceiro estgio na preparao, e a partir deste que as doses dirias so retiradas. Segundo os autores, deve-se colocar 2 gotas de cada essncia floral selecionada em um frasco de 30mL esterilizado com gotejador. Em seguida, preencher com gua de fonte ou mineral (que pode ser comprada em qualquer supermercado), e uma colher de ch de brandy para ajudar na conservao da gua se o ambiente tiver uma temperatura alta. Tampar e rotular como frasco de tratamento (28). Deste frasco, a pessoa toma 4 gotas, 4 vezes ao dia em uma colher de sopa de gua ou de suco de fruta, sendo a primeira dose ao levantar-se, a ltima ao deitar-se, e mais outras duas ao longo do dia (28). Para obter um efeito completo, a dose deve ser mantida na boca durante um momento, antes de ser engolida (28). Quando necessrio, as doses podem ser administradas mais freqentemente, a cada 15 minutos ou meia hora, e depois disso, de hora em hora at que a pessoa se sinta mais calma e em paz (28).

5 / 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

Para aqueles que sentem dificuldade em preparar um frasco de tratamento desta maneira, pode-se tambm utilizar uma garrafa de gua, bebendo-se aos goles ao longo do dia (28).

CITAO NA FARMACOPIA HOMEOPTICA INGLESA

Essncias florais, de um modo geral, na legislao dos diversos pases, inclusive no Brasil, no esto enquadradas como medicamentos alopticos ou homeopticos, no estando portanto descritas em farmacopias. Apesar disto so costumeiramente preparadas em farmcias. A Farmacopia Homeoptica Britnica cita as essncias florais de Bach (7). Em relao ao mtodo solar, ele usado para preparar tinturas-me a partir de flores que aparecem durante o final da primavera e no vero, quando o sol mais forte. A operao realizada no prprio local onde crescem as plantas ou rvores, iniciando por volta das 9 horas da manh em um dia ensolarado. Cinqenta partes de gua so adicionadas a um recipiente de vidro de tamanho adequado, assegurando que o nvel de gua atinja a borda. Uma parte dos botes florais, cortados rente ao clice so colocados para flutuar na superfcie da gua no recipiente de vidro. So deixados por 3 horas em sol pleno. As flores so ento retiradas e a gua filtrada para um frasco de vidro. Esta a tintura-me bsica de Bach, prepa-rada pelo mtodo solar. misturada com volume igual de brandy e vigorosamente agitada. Deve ser guardada em local fresco e escuro. Em seguida descrio do mtodo na edio de 1993 desta farmacopia, aparece a potencializa-o da essncia, que no foi prevista pelo Dr. BACH. Nesta farmacopia, a potencializao descrita da seguinte maneira: preparao da dilu-o do frasco de estoque: diluio feita at a 5X, usando etanol a 22% (27% v/v) (7) . O termo potencializao pode ser encontrado mais adiante e est descrito da seguinte maneira: Diferentes concentraes destas formulaes (graus de diluio ou potncias) so obtidos por potencializao. Esta a diluio, por estgios, de formulaes slidas ou lquidas, de acordo com o mtodo proposto. A menos que haja outra especificao, diluies lquidas (potncias) so feitas em frascos com uma capacidade no menor do que 1/3 maior do que o volume de lquido a ser usado. A potencializao obtida pela diluio com um diluente apropriado (de acordo com o mtodo prescrito), agitando vigorosamente no mnimo 10 vezes (sucusses) a cada estgio de diluio, usando um frasco separado para cada diluio sucessiva (mtodo de frascos mltiplos). (7) J na edio de 1999 da mesma Farmacopia Britnica, encontra-se a citao de que existe uma diluio posterior de 1 parte em 500 de etanol a 22% p/p. Esta diluio final aproxima-se da potncia homeoptica 5X, entre ns mais conhecida como D5 (22). Aparentemente, nesta

6 / 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

ltima edio, tenta-se esclarecer que no seria uma verdadeira potencializao ou dinamizao homeoptica, porm uma diluio aproximada daquela homeoptica, equivalente a uma 5 decimal. Sabemos que uma 5 decimal equivale a 5 diluies seriadas, na proporo de 1:10, isto , uma diluio de 10-5. Neste caso, uma 5 decimal seria uma diluio de 1 para 100.000, mas jamais uma diluio de 1 para 500. Percebe-se, ento, que a afirmativa incorreta. Podemos ento perguntar se existe sucusso nesta potencializao, ou tambm um equvoco. Vamos agora verificar a descrio do mtodo de preparo da tintura-me de Bach pelo mtodo da fervura. Este usado para preparar tinturas-me a partir de flores que florescem no incio do ano, antes que haja muito sol 3. Por volta das 9 horas da manh de um dia ensolarado (mesmo sendo o preparo atravs do aquecimento do fogo), colete suficiente folhas e brotos em florao para formar 1 parte do material vegetal, que colocado em panela de vidro, com 10 partes de gua. Este fervido por meia hora, e ento resfriado. A soluo ento decantada e filtrada para um frasco de vidro. Esta a tintura-me bsica de Bach, preparada pelo mtodo da fervura. misturada com volume igual de brandy e vigorosamente agitada. Deve ser guardada em local fresco e escuro (7). interessante notar que, enquanto o mtodo do sol preconizava uma diluio de 1 parte do material para 50 partes de gua, este j pede apenas 10 partes do veculo. Novamente, a potencializao aparece para finalizar o preparo da essncia atravs do mtodo da fervura, na edio de 1993 da Farmacopia (7). Na edio de 1999, outra vez citada uma diluio de 1 para 500 com etanol 22% p/p, aproximando-se da potncia homeoptica 5X (8). As mesmas dvidas e crticas feitas para o mtodo solar aplicam-se aqui ao mtodo de fervura, ou seja, as diluies so feitas na proporo de 1 para 500 ou de 1 para 100.000? So realizadas sucusses ou no? Uma vez que nosso enfoque a diluio, e ela ocorre atravs da adio de brandy, insumo que normalmente no utilizado hoje em dia4 para o preparo de medicamentos, decidimos procurar tambm sua definio nesta farmacopia: Brandy: de acordo com os regulamentos da EEC, CEE 5 1576/89. Produzido a partir de lcool de vinho, misturado ou no com vinho destilado no mnimo a 94,8% volume, desde que o referido destilado no exceda ao mximo de 50% por volume do produto acabado. Contm uma quantidade de substncias volteis igual ou maior do que 125g por hl 6 de 100% volume lcool e derivado exclusivamente de destilao ou redestilao dos materiais bsicos usados. Com um mximo de teor de metanol de 200g por hl de 100% de lcool. (7)

OUVINDO OS FABRICANTES O BACH CENTRE

7 / 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

O Bach Centre est localizado no interior da Inglaterra, local onde o Dr. Bach viveu e terminou seus dias. Aquela casa foi adquirida por seus seguidores, sendo atualmente um local aberto visitao. Tivemos, no incio de 1991, a oportuni-dade de conhec-lo, assim como visitar e fotografar as instalaes industriais, pertencentes empresa Nelsons, onde as essncias eram diludas, envasadas, rotuladas e expedidas para atender aos pedidos do mundo todo. RAMSELL, atual curador do Bach Centre, elaborou um pequeno livreto (22), onde responde a perguntas freqentes de usurios. Um exemplo a pergunta sobre o significado de 1-20 e 1-40 em alguns dos rtulos, sendo a resposta a seguinte: Estas referncias indicam a proporo do teor de flor em relao gua no preparo original da tintura-me relacionado ao mtodo do sol e ao mtodo da fervura. So termos farmacuticos exigidos por lei, porm sem significado real em relao ingesto dos remdios ou o contedo dos frascos de estoque portanto, por favor, no se preocupe com isto (22). interessante notar a afirmativa de uma autoridade no assunto de que no h significado real da referncia da diluio, em relao ingesto dos rem-dios ou ao contedo dos frascos de estoque. Isto significaria que a diluio no afeta a ao das essncias? Em relao aos rtulos, aqueles dos frascos restritos para venda apenas no Reino Unido pode-se ler ingredientes ativos: 1-240% de uma infuso aquosa das flores de Agrimony (1-40) Agrimonia eupatoria preservada em puro brandy. J nos rtulos americanos pode-se ler Agrimony Agrimonia eupatoria HPUS 1C em lcool 40%, alm da indicao de ser um remdio homeoptico. Da mesma forma, em relao s indicaes, tomar 4 gotas em um pequeno copo de gua, bebericando em intervalos de acordo com indicaes padronizadas homeopticas e de Bach. J nos rtulos dos frascos para serem comercializados no restante do mundo l-se ingrediente ativo: 1-240% de uma infuso aquosa das flores de ..., sem meno homeopatia (22). Em resumo, no fica claro se o Bach Centre defende que essncias florais deveriam ser consideradas como medicamentos homeopticos, nem mesmo se so preparadas desta maneira ou no. Atualmente os rtulos das essncias florais comercializadas no Brasil ostentam os dizeres diluio 5X de extrato de flores silvestres de (determinada flor) em uma soluo de lcool de uvas. Considerando os diferentes rtulos produzidos pelo Bach Centre, para diferentes pocas ou comercializao em diferentes pocas, pode-se perguntar se a opinio deste produtor de que as essncias florais seriam classificadas como medicamentos homeopticos, ou se trata-se apenas de uma tentativa de enquadramento em diferentes legislaes, como alis, j havia sido alegado por RAMSELL (22). MONARI, representante do Bach Centre no Brasil, menciona em seu livro, sem maiores detalhes ou explicaes, uma diluio de 1:240% a partir da tintura-me para fazer o estoque

8 / 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

(18). Se tentarmos buscar algum significado para a expresso matemtica 1:240% ou 1/240%, poderamos atribuir o valor de 240 a 100, e desta maneira, 1 seria equivalente a 0,4, ou ainda 0,004%.

O QUE DIZ JULIAN BARNARD, PRODUTOR DAS ESSNCIAS FLORAIS INGLESAS DE BACH HEALING HERBS?

Julian BARNARD outro produtor ingls das essncias florais de Bach, proprietrio da marca Healing Herbs. BARNARD, que foi o primeiro a produzir essncias florais fora do Bach Centre, conta que aprendeu a tcnica de preparo das essncias junto com Nickie MURRAY, na poca a responsvel pela conduo dos trabalhos no Bach Centre (29). BARNARD conta que a diluio original de 2 gotas da tintura-me em 30mL. de brandy no era exata, j que a gota depende da gravidade especfica do lquido e das dimenses da cnula. Seguindo sua proposta, dever-se-ia utilizar 67 gotas de tintura-me para preparar 1000mL de estoque. Segundo ele, atravs de comunicao pessoal, a notao 1:240% era uma idia mais antiga, vinda de Nora WEEKS. Conta que presenciou discusses sobre 1:240% na verdade significar 1:240, mas tambm que seria uma grandeza semelhante a 1:100.000. O clculo ento poderia ser 1:240 = 0,41% ou ainda 1:240% 0,004%, uma variao de 100 vezes. Para evitar variaes em funo do tamanho da gota obtida por diferentes cnulas, conta BARNARD que esta medida foi alterada para 2,5mL de tintura-me de essncia floral para 1000mL de brandy, como ele prprio faz at hoje. Isto seria equivalente a 0,25% de tintura-me para o preparo do frasco de estoque ou ainda a 1/400. Unindo os dois raciocnios apresentados, isto , o uso de 2 gotas para cada 30mL (equivalente a 67 gotas para 1000mL) e 2,5mL para cada 1000mL, poderamos supor que 67 gotas deveriam estar contidas em 2,5mL. Considerando que uma cnula padro aquela com a qual se obtm 20 gotas/mL de gua, ento 2,5mL conteriam 50 gotas de gua. Sabemos que a gota de conhaque (com cerca de 40% de teor alcolico) apresenta tamanho menor. Portanto, bastante razovel pensarmos que 2,5mL conteriam 67 gotas de conhaque, e que os dois raciocnios so prximos. Para BARNARD, existem cerca de 800 gotas em um frasco de 30mL de brandy e portanto a notao de 1:400 reflete a diluio aproximada que ele utiliza, ou seja, 2,5mL de tintura-me para cada litro de brandy, no preparo da essncia estoque (5).

9 / 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

Ele prprio utilizava a notao 1:360 anteriormente, que hoje reconhece ter sido de maneira equivocada. A notao 1:240% no seria a diluio da tintura-me em brandy (ou lcool de uva), porm uma tentativa de expressar a diluio do material original da planta na tintura final como sendo 1:100.000 ou 5X, em uma tentativa de fazer uma proporo homeoptica. No acredita que algum esteja usando uma diluio de 1:240, que, na verdade representa 4,16mL da tintura-me para um litro de brandy. Considera ainda que tudo isto s traz confuses e que dvidas sobre a diluio das essncias concentradas esto surgindo de diversos pontos do mundo. Sua posio clara a seguinte: Estamos transferindo uma vibrao para o brandy do frasco estoque. Isto requer uma quantidade de essncia-me, mas no se torna uma mistura mais forte se colocarmos uma quantidade maior, porque os remdios de Bach baseiam-se na qualidade e no na quantidade. Por isto, desde que um pouco seja colocado, j ir funcionar. Voc no ter mais benefcios se tomar um grande gole, mas ao invs, o acmulo de um contato regular com o modelo da essncia o que faz a diferena. Insiste que a essncia no ser mais forte se for menos diluda, pois trata-se de outro raciocnio. Exemplifica que um e-mail no melhor compreendido se voc gritar do outro lado do computador 7. O mesmo autor afirma que as notas de Bach no so claras em relao aos 3 estgios de preparao dos remdios, que so: 1 - preparao da essncias; 2 - diluio da essncia no concentrado (estoque) 2 gotas de essncia preparam at 30mL do concentrado; 3 - diluio do concentrado no preparado 2 gotas do concentrado preparam at 30mL do preparado (4). O Bach Centre queria manter a exclusividade na produo e comercializao das essncias florais com o nome do Dr. Bach. Em junho de 2000 houve a deciso final dando a qualquer um o direito de produzir as essncias, conforme as instrues do Dr. Edward BACH, ou escrever, ensinar ou falar sobre suas essncias.8 J existem hoje, em Londres, farmcias homeopticas que produzem as essncias florais que comercializam 9, um exemplo de que as proposies do Dr. BACH esto sendo seguidas.

O QUE ENCONTRAMOS EM RELAO AOS OUTROS SISTEMAS DE ESSNCIAS FLORAIS?


10 / 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

Diversos livros publicados pelos autores de outros sistemas de essncias florais no trazem detalhes sobre a produo das essncias (1,9,10,15,17, 23,24,25,29). Os produtores dos Florais de Minas (23, 31) citam uma drstica diluio, novamente outra homogeneizao, obtendo-se a soluo-estoque, que pode ser armazenada por um tempo indefinidamente longo, desde que seja em local seco e fresco. As essncias florais francesas so feitas por adio de 7 gotas da essncia-me a um frasco de 30mL com um tero de conhaque e 2 teros de gua de fonte, que sucussionado durante 30 segundos, para potencializar a essncia. Utilizam flores especficas para este sistema, assim como algumas que o Dr. Bach tambm usou, porm com uma grande diferena, que a dinamizao da essncia (9). Para preparar os frascos do concentrado das essncias do deserto, pegamos 7 gotas da essncia-me e adicionamos a uma diluio de 40% de conhaque para 60% de gua (21). Os criadores das essncias californianas citam que as infuses so posteriormente diludas para o nvel de frasco de estoque, que podem ser ingeridas desta maneira, ou novamente diludas, para o nvel de dose (ou frasco de tratamento) (16). KATZ deixa claro que florais no so remdios homeopticos, e devem ser classificados separadamente, apesar de ambos serem preparados atravs de grandes diluies e trabalharem atravs da ressonncia energtica sutil. Porm, os florais no utilizam lei da semelhana, como a homeopatia. So preparados atravs de tcnica diferente; os florais no trazem agravaes ou aparecimento de novos sintomas. (30)

SER O CONCEITO DE DOSE IMPORTANTE PARA ESSNCIAS FLORAIS?

PASTORINO afirma que do ponto de vista fisiolgico, a hiptese sobre o mecanismo de ao dos remdios florais, ..., de que a vibrao das flores atua sobre as vibraes do campo energtico do ser vivo, harmonizando-o. Cada bloqueio ou ruptura que se produz nos circuitos de energia se transforma em um desequilbrio emocional que, se perdurar, d lugar a manifestaes patolgicas orgnicas. Cada flor, ento, atuaria desbloqueando ou suturando essas leses, diminuindo sua ao medida que o equi-lbrio se recupera. Esses medicamentos atuam, portanto, por ao fsica e no qumica como os da medicina aloptica tradicional. (20)

11 / 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

importante destacar que ao seria fsica, e no qumica, esta ltima certamente dependente de uma concentrao molecular. A autora repete esta afirmao mais adiante, em relao posologia: Como em todos os remdios que atuam por ao fsica e no qumica, a ao dos Remdios Florais no depende da quantidade mas da freqncia das doses. Para GERBER, abordando essncias florais, os efeitos suts da luz solar eram fundamentais para carregar a gua com uma marca energtica da assinatura vibracional das flores. E mais alm: Ao contrrio das terapias farmacolgicas convencionais, que atuam apenas no nvel da patologia fsica celular, os padres energticos contidos nas essncias florais operam no nvel dos veculos emocional, mental e espiritual. ... Como medicamentos homeopticos, essncias florais contm quantidades mnimas de substncia fsica, podendo ser consideradas como puros remdios vibracionais (11). GURUDAS afirma que, embora a tradio seja utilizar partes iguais de brandy e concentrado da flor, geralmente 25% de conhaque suficiente para preservar e proteger o floral, exceto para poucas essncias florais com uma fora vital muito intensa. Neste caso importante usar 50% de brandy. De qualquer forma possvel que bactrias e vrus gradualmente desenvolvam-se no frasco, especialmente se as flores forem deixadas durante muito tempo ao sol. Frascos de estoque geralmente contm diversas gotas das tintura-me das essncia, alm de brandy como preservativo natural e alguma gua pura. Para ele interessante acrescentar 7 gotas se o tamanho do frasco de estoque foi de vrios drams10, ou seja, vrias onas, porque a essncia trabalha parcialmente sob a influncia das 7 dimenses. Se acrescentarmos um nmero menor de gotas para preparar o estoque, como j foi feito no passado, ainda haver o efeito, porm com prejuzo da eficcia clnica. (12) Lembrando que 1 ona equivale a cerca de 30mL, a quantidade de vrias onas seria um volume muito maior do que este, que representa o maior frasco de essncia estoque comercializado. Portanto, este raciocnio no parece se aplicar esta situao.

DISCUSSES SOBRE DIVERSOS ASPECTOS J APRESENTADOS

Segundo GURUDAS, um nmero cada vez maior de pessoas tem dinamizado essncias florais nos ltimos anos. Afirma ainda que a tintura-me homeoptica relativamente equivalente tintura-me das essncias florais. So diferentes parcialmente porque as tinturas-me homeopticas contm elementos do elemento fsico original, enquanto que a tintura-me da essncia floral no. Ambas representam o primeiro estado de diluio e potencializao da substncia fsica original. Como em homeopatia, os veculos usados na potencializao podem ser acar ou lcool puro. Um veculo uma substncia inerte que no tem valor teraputico. usado na preparao de tinturas-me e medicamentos homeopticos. Em homeopatia, usado lcool de dispensao. Ainda que seja um bom veculo para essncia florais, pode ser difcil de

12 / 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

ser obtido se voc no for mdico ou farmacutico. Por isto, vodka ou brandy podem ser usados (12). Em relao dinamizao das essncias florais, VIJNOVSKY (26) e Larcio do EGITO (apenas referncia verbal), ambos mdicos homeopatas, respectivamente de Buenos Aires e de Recife, tambm teriam divulgado este uso, sem maiores concluses ou aparentemente, um estudo mais aprofundado. Bach conheceu o mtodo hahnemanniano de pre-paro de medicamentos e comeou preparando suas essncias homeopaticamente, antes de desenvolver os mtodos do sol e da fervura. Foi enftico sobre suas essncias florais serem diferentes de medicamentos homeopticos. Apesar de ser mdico homeopata, sentiu que as essncias florais eram uma nova espcie de remdio, que no estavam relacionadas com a lei da semelhana, fundamental para a homeopatia. Referindo-se a s prprio como herbalista, desenvolveu um mtodo inteiramente novo de preparao a partir das flores, que capturava as foras da planta assim como as influncias suts do ambiente. Precisamos estar cientes de que inserir qualquer etapa de dinamizao ou potencializao no preparo das essncias florais, alterar o processo tradicional de Edward Bach (3,6,11,13,14,30). Os medicamentos vibracionais tem caractersticas que poderiam ser classificadas de qualitativas, antes do que quantitativas. Esto relacionados com os padres eletromagnticos da planta ou de outros materiais que lhes deram origem; uma impresso meramente etrica, onde no h transferncia fsica, mais do que procedimentos materialistas quantitativos. Estes medicamentos utilizam as propriedades de armazenamento energtico da gua para transferir, em uma freqncia especfica, um quantum de energia sutil, que contm uma informao, que ser transmitida ao paciente, possibilitando a cura em vrios nveis do funcionamento humano (11, 12). Atravs da apresentao e discusso das diversas referncias bibliogrficas, demonstramos haver evidncias para supor que a ao das essncias florais, que podem ser classificadas como remdios vibracionais, contempla muito mais um aspecto qualitativo do que quantitativo. Em princpio no se encontra motivos para que variaes quantitativas, sejam elas durante o preparo da essncia concentrada, seja na posologia, leva a grandes interferncias no funcionamento. Por outro lado, antes de inserir novas variveis, importante conhecer detalhadamente os mtodos de preparo, seguindo-os tradicionalmente como foram criados. Especialmente, deve-se cuidar para no fazer concesses a modismos, assim como ser cuidadoso antes de tentar adequar-se a legislaes sanitrias, que costumeiramente so criadas para medicamentos que no os conhecidos como alternativos ou complementares. Em nosso pas, o Ministrio da Sade no reco-nhece essncias florais como medicamentos. Aqueles importados, enfrentam a dificuldade de no contarem com posio especfica na legislao alfandegria internacional. Se no so medicamentos, mas interferem com emoes e sentimentos, com conseqncias sobre sintomas fsicos, como classific-los? A insero em farmacopias outro tema delicado: se por um lado garante o reconhecimento dos florais, por outro, deve ser feito respeitando-se as caractersticas especficas e a tradio,

13 / 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

sem introduzir distores como a comparao com mtodo de produo hahnemanniano. No h motivos para supor que diferenas em concentrao das essncias devam alterar o efeito clnico, ainda que deva existir um padro de preparo que seja claro e mantido ao longo do tempo, especialmente para essncias preparadas segundo uma orientao, no caso aquela deixada pelo Dr. Bach. O conceito de padronizao de mtodos hoje in-discutvel. Portanto, seja a concentrao importante ou no, imprescindvel manter especificaes dos mtodos de obteno e preparo de essncias concentradas e das diluies que sero utilizadas pelos pacientes.

CONCLUSES

Atravs do levantamento bibliogrfico, pudemos concluir que no existe uma padronizao entre os diversos produtores de essncias florais, nem mesmo quando se trata de um mesmo tipo de essncia, como por exemplo aquelas propostas pelo Dr. Edward Bach. Esta padronizao nunca parece ter existido, conforme percebemos ao longo da observao da literatura especfica para estas essncias e clinicamente, este aspecto no parece interferir. Porm, do ponto de vista de padronizao, e consequentemente de qualidade, e mencionando ainda mais especificamente este tema do ponto de vista farmacutico, importante que haja uma conscientizao dos produtores para que as essncias florais possuam uma tcnica de preparo conhecida e constante, facilitando sua aceitao como uma teraputica complementar sade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1 ALEIXO, J. As essncias das ervas e das flores no Brasil. Invocaes poticas. Aquariana, So Paulo, 1992. 2 BACH, E. The twelve healers and other remedies. Essex, C.W.Daniels Co., 1990, 22a. Impresso. 3 BARNARD, J. Collected writings of Edward Bach. Flower Remedy Programme, Hereford, 1989. 4 BARNARD, J. Padres de energia vital. Aquariana, So Paulo, 1992. 5 BARNARD, J. e BARNARD, M. The healing herbs of Edward Bach. An Illustrated guide to the flower remedies. Bach Educational Programme, Hereford, 1988. 6 BELLAVITE, P. e SIGNORINI, A Homeopathy, a frontier in medical science. North Atlantic Books, Berkeley, 1995.

14 / 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

7 - British Homoeopathic Pharmacopoeia (B.Hom.P.), vol. 1, 1993, British Association of Homoeopathic Manufacturers, 1993 8 - British Homoeopathic Pharmacopoeia (B.Hom.P.), vol. 1, British Association of Homoeopathic Manufacturers, 1999 9 DEROIDE, P. As essncias florais francesas harmonizadoras da alma. Aquariana, So Paulo, 1994. 10 FREIRE, M.A C. e BARS, I.F. Florais da Amaznia. Hrcules, Porto Alegre, 2000. 11 GERBER, R. Vibrational Medicine.New choices for healing ourselves. Bear & Company, Santa Fe, 1988. Medicina vibracional. Uma medicina para o futuro. Cultrix, So Paulo, 1997. 12 GURUDAS. Flower essences and vibrational healing. Cassandra Press, San Rafael, 1989. 13 HAHNEMANN, S. Organon der Heilkunst/Organon da Arte de curar. 6 ed. Museu de Abraho Brickmann, Ribeiro Preto, 1995. 14 HOWARD, J. e RAMSELL J. The original writings of Edward Bach. Essex, C.W.Daniels Co., 1990. 15 JOHNSON, S.M. Essncias florais do Alasca. Aquariana, So Paulo, 1993. 16 KAMINSKI P. e KATZ R. Flower essence repertory. The Flower Essence Society, Nevada City, 1994. 17 KEMP, C. A Alquimia do deserto. Guia das essncias florais do deserto. Gente, So Paulo, 1994. 18 MONARI, C. Participando da vida com os florais de Bach. Uma viso mitolgica e prtica. Roca, 1994. 19 MURRAY, N. Carta pessoal original dirigida a Elizabeth Bruno, em 1992. 20 PASTORINO, M.L. A medicina floral de Edward Bach. Editorial Clube de Estudio, So Paulo, 1989. 21 PETTITT, S. Essncias florais e marinhas do Pacfico (medicina energtica). Aquariana, So Paulo, 1993. 22 RAMSELL, J. Questions & Answers d1990, 9 ed. 23 SILVA, B. M e MARQUES, E. B. V. Os Remdios Florais de Minas. Apontamentos para uma medicina de almas. LuzAzul Cultural, 1992, pg.17. 24 SILVA, B. M e MARQUES, E.B.V As essncias florais de Minas. Criatividade e espiritualidade (seguindo os passos da profecia celestina). Ed. Florais de Minas, Itanas, 1996. 25 VASUDEVA e BARNAO K. Walkabout healing Handbook. Healing with the Living Essences of Australian flowers. Flower Australian Essence Academy, Scarborough, 1990. 26 VIJNOVSKY, B. Tratado de materia medica homeopatica. Buenos Aires, 3 volumes. 27 - WEEKS, Nora. The medical discoveries of Edward Bach, physician. C. W. Daniels Co., Essex, reimpresso 1989 28 - WEEKS, N e BULLEN, V. The Bach Flower Remedies Illustrations and Preparations. Saffron Walden, The C. W. Daniel Co. Ltd., 1990. 29 WHITE, I. Essncias florais australianas. Triom, So Paulo, 1993. 30 KATS, R. Trechos da carta de Richar Katz aos brasileiros interessados nas essncias florais. Floretim , dezembro 1998, pg. 6-7. 31 SILVA, B.M. Os remdios florais de Minas. I Congresso Brasileiro de Medicina e Terapia Naturais, abril 1994. Programa e anais. Pg. 14-22.

15 / 16

Consideraes farmacuticas sobre a diluio das essncia florais

NOTAS:
1 Farmacutica, sanitarista, homeopata, doutora em Sade Pblica (USP, 1999), diretora da HNCristiano. Endereo para correspondncia: Rua Galeno de Revoredo 62, 04531-030, So Paulo, SP, amarilys@hncristiano.com.br 2 1 ona equivale a cerca de 30mL 3 Lembrar que no hemisfrio norte o inverno inicia-se em dezembro, terminando em maro. A estao do incio do ano portanto o inverno, oposto daqui. 4 Podemos lembrar que, curiosamente, o prprio Hahnemann utilizou brandy na diluio dos medicamentos homeopticos, durante uma fase de sua vida. 5 EEC, CEE = Comunidade Europia 6 hl = hectalitro ou quilolitro, isto , o equivalente a 1000 litros. Trata-se ento de 125 ou 200g/1000litros, ou ainda 125 a 200 ppm. 7 comunicao pessoal atravs de Internet. 8 www.floweressence,com/bachcase.htm; www.courtservice.gov.uk/judgements/judghome.htm 9 Farmcia Ainsworths. Ver site www.ainsworths.com.uk 10 Dram medida equivalente a 1/8 de ona, ou seja, cerca de 3,8mL.

16 / 16

Вам также может понравиться