Вы находитесь на странице: 1из 19

. VISUAL Visual sbrio Algumas pessoas podem preferir um visual mais sbrio para o Windows. simples.

. Nas Propriedades de vdeo clique na opo Temas e escolha Tema clssico do Windows. Isso deixar o Windows XP com o mesmo visual do Windows 2000. Troque o protetor de tela padro da tela de login Voc pode usar no Windows o protetor de telas de sua preferncia, mas o protetor padro da tela de login continua sempre o mesmo. Para troc-lo por outro de sua preferncia, siga os passos seguintes. Encontre no registro do Windows a chave abaixo: HKEY_USERS\DEFAULT\Control Panel\Desktop Na janela da direita, d um clique duplo em SCRNSAVE.EXE Em Dados do Valor, digite o nome do protetor de telas que voc deseja, com o caminho completo de onde ele se encontra. Se o protetor de telas estiver na pasta /System32 do Windows, bastar o nome do arquivo. Seu protetor de telas j estar trocado. Mude as cores do prompt de comando Digite CMD no menu Executar. Vai abrir a janela do prompt de comando. Toda preta com as letras brancas. Quando ela estiver aberta, clique naquele iconezinho do lado esquerdo dela e escolha Propriedades. Na opo Cores, escolha as cores que deseja para o fundo e para o texto. Clique em OK. Clique em Salvar as propriedades para janelas futuras com o mesmo ttulo. Voc tambm pode alterar o tamanho padro da janela e a fonte, seguindo o mesmo processo. Remover o amarelo do menu Iniciar O Windows marca os programas mais recentes que foram instalados no menu Iniciar com uma cor amarelada. Para desativar esse recurso: Clique com o boto direito do mouse na Barra de Tarefas Escolha Propriedades > Menu Iniciar > Personalizar> Avanado Desmarque a caixa "Realar programas recm-instalados" Use imagem como fundo de uma pasta no Windows Para usar uma imagem como fundo de uma pasta do Windows, copie as linhas abaixo, cole num editor de textos (bloco de notas por exemplo) e salve o arquivo na pasta onde deseja o fundo com o nome Desktop.ini. Edite a linha 5 para alterar o nome do arquivo .bmp e copie a imagem correspondente para a pasta do Windows. {BE098140-A513-11D0-A3A4-00C04FD706EC}={BE098140-A513-11D0-A3A4-00C04FD706EC} <{BE098140-A513-11D0-A3A4-00C04FD706EC}> Attributes=1 IconArea_Image=C:\WINDOWS\imagem.bmp IconArea_Text=0x00000000 <.ShellClassInfo> ConfirmFileOp=0 Habilite o Clear Type O Clear Type permite que as fontes apaream de forma mais bonita e legvel no seu windows. Para habilit-lo, clique com o boto direito do mouse numa rea vazia do desktop (rea de trabalho) e escolha Propriedades. Clique ento em Aparncia. Clique em Efeitos. Marque o quadradinho ClearType.

Tirando as setas dos seus cones de atalho Edite o registro. Escolha o item HKEY_CLASSES_RootLnkfile. Delete a chave IsShortcut. Uma maneira mais fcil de se conseguir isso instalando o programa Powertoys. Use temas sem instalar um programa de temas H um meio de voc fazer uso de temas sem usar um programa de Temas. Copie o arquivo UxTheme para a pasta c:\windows\system32, substituindo o arquivo original. Agora seus temas funcionaro sem a necessidade de instalar um programa de temas. O Windows impede a substituio de arquivos de sistema, portanto a cpia deve ser feita em modo de segurana ou atravs do programa Inuse. Reinicie o computador para que a troca faa efeito. Personalizando as pastas Voc pode personalizar as pastas de imagens do Windows, colocando uma imagem para melhor identific-la. Escolha Propriedades da pasta, escolha Personalizar e Escolha Imagem. Voc pode seguir o mesmo processo para personalizar o cone de qualquer pasta.

2. PRODUTIVIDADE Windows mais leve Voc pode desabilitar muitas coisas desnecessrias no Windows a fim de deix-lo mais leve, usando Ferramentas Administrativas, no Painel de Controle. Aps clicar em Ferramentas Administrativas, escolha a opo Servios. Desde que voc seja um nico usurio e no esteja com o computador ligado em rede, todos os servios listados abaixos podero ser desativados: Alerta Agendador de Tarefas Alocador Remote Procedure Call Localizador de computadores Troca rpida de usurio Acesso a dispositivo de interface humana Servio de Indexao (baixa a performance do HD) Mensageiro Logon de Rede (desnecessrio se seu computador no est em rede) Netmeeting Remote Desktop Sharing (disabled for extra security) Registro Remoto Servidor Servio de Descoberta SSDP (bug que deixa aberta a porta 5000) Auxiliar NetBios TCP/IP Telnet (disabled for extra security) Universal Plug and Play Device Host Upload Manager Horrio do Windows Configurao zero sem fio Estao de trabalho Remover o Messenger Clique em Iniciar (Start) - Executar (Run) e digitar o comando: "RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%\INF\msmsgs.inf,BLC.Remove" (sem as aspas) No remova o Messenger se voc usa o navegador MSN, pois ambos so integrados.

Desligamento rpido Talvez voc seja um velho veterano do Windows e esteja acostumado a cumprir sempre aquele ritual para desligar o computador: Iniciar > Desligar... Mas desde o Windows ME que basta dar um toque na tecla Power de seu teclado para que o Windows te deixe ir pra cama. Mais rapidez para o menu Iniciar Seu menu Iniciar vai ficar mais rpido se voc fizer uma pequena alterao no registro. Navegue para HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita. D dois cliques nele e escolha um valor entre 0 e 400. Quanto menor o valor escolhido, mais rpido o menu fica. O padro do Windows 400. Sugesto: deixar em 100. Reinicie o computador. Voc pode tambm fazer essa alterao sem mexer no registro, atravs do programa TweadkUi. Ocultando todas as janelas abertas A tecla Windows+D oculta todas os documentos abertos e mostra a rea de trabalho. Digitada novamente, volta a mostrar os documentos abertos. Pesquisando mais de uma extenso Voc pode pesquisar mais de uma extenso de arquivo ao mesmo tempo no menu Pesquisar do Windows. Para pesquisar por exemplo uma palavra em todos os arquivos de textos e documentos simultanemanete, use o comando conforme abaixo: *.txt;*.doc Teclado virtual De repente seu teclado estraga ou voc por algum motivo no pode us-lo, mas o mouse est funcionando. Bem, nesse caso voc pode executar o teclado virtual. Para ativ-lo, clique em Iniciar/Executar e digite osk. Iniciar programas rapidamente Ao lado do menu Iniciar existe a barra de Inicializao rpida, onde se pode criar atalhos para seus programas favoritos serem iniciados de forma rpida e fcil. Basta "pegar" um cone de programa ou qualquer arquivo com o mouse e arrastar para a barra. Note que no o programa, mas sim um atalho dele, que ficar na barra. Para excluir, basta clicar com o boto direito do mouse e escolher Excluir. Para que a barra funcione, preciso que esteja habilitada no menu Propriedades/Barra de Ferramentas/Inicializao rpida. Para habilit-la clique com o boto direito do mouse sobre ela e escolha Propriedades. Renomeando muitos arquivos de uma s vez Voc pode renomear muitos arquivos de uma vez s no Windows Explorer. Selecione os arquivos que deseja renomear e clique com o boto direito do mouse em um deles para renomear. Todos os outros sero renomeados automaticamente com o mesmo nome, mas numerados em sequncia. Usando mais a tecla Windows Todo teclado atual traz uma tecla Windows que pode ser usada em conjunto com alguma outra tecla para servir de atalho para alguma atividade. Veja abaixo a relao de atalhos da tecla Windows e tire mais proveito dela: Windows: Mostra o Menu Iniciar Windows + D: Minimiza ou restaura todas as janelas Windows + E: Abre o Windows Explorer Windows + F: Abre o Pesquisar para arquivos Windows + R: Mostra a janela Executar

Windows + L: Tranca a tela Windows + U: Abre o Gerenciador de Utilitrios Windows + CTRL + F: Mostra o Pesquisar para computador (em rede) Windows + Shift + M: Desfaz minimizar (para todas as janelas) Windows + F1: Para Ajuda e Suporte Windows + BREAK: Mostra as Propriedades de Sistema Voc pode expandir essas funes, usando a tecla Windows para acessar parties, programas, pastas e at endereos na internet atravs do aplicativo Winkey. Em certas circunstncias poder ser til desativar a tecla Windows. Para isso utilize-se do WinKeyKill, disponvel neste site para download. Acesse instantaneamente a opo Executar no seu desktop ou na barra de Inicializao Rpida Selecione Iniciar e em seguida arraste o cone do Executar para a rea de trabalho ou para a barra Inicializao rpida. Ele aparecer como um cone e com o nome E&xecutar. Voc pode renome-lo da forma como desejar.

3. ADMINISTRAO E CONFIGURAES Executando um programa com privilgio de Administrador, sem precisar fazer troca de usurios Voc pode executar um programa com privilgios de administrador, mesmo logado como usurio comum. Clique com o boto direito do mouse no cone do programa, selecione Executar como... e entre com o nome e a senha de Administrador. O mesmo mtodo pode ser usado para executar programas de outros usurios, sem precisar trocar logon, desde que a senha seja conhecida. Iniciar Windows sem precisar digitar nome e senha Selecione Executar no menu Iniciar e digite "control userpassswords2". Isso abrir a janela Contas de usurios. Na janela Usurios, limpe a caixa para a opo Usurios devem entrar com um nome e senha para usar este computador e clique OK. Uma janela para logon automtico surgir. Entre com o nome e senha para a conta que voc deseja usar. Deletando automaticamente os arquivos temporrios da Internet O Internet Explorer automaticamente deleta os arquivos temporrios ao ser fechado, mas isso no acontece por default. Selecione Ferramentas>Opes de Internet>Avanadas e marque a opo Esvaziar a pasta Temporary Internet Files quando o navegador for fechado. Pontos de restaurao comendo espao Pontos de Restaurao criados no Windows ocupam um determinado espao no HD. O espao ocupado proporcional quantidade de pontos de restaurao criados. Assim sendo, voc pode e deve eliminar os pontos de restaurao mais antigos. V para o menu Iniciar/Todos os Programas/Acessrios/Ferramentas do Sistema/Limpeza de Disco. Na janela que se abrir, escolha "Mais Opes". Na parte de baixo escolha a opo "Restaurao do Sistema" e "Limpar". Todos os pontos de restaurao sero eliminados, com exceo do mais recente. Scanreg no Windows XP? No lugar dele voc poder usar o programa Erunt para fazer backups do registro. Em caso de pane no sistema, ou se quiser desfazer alguma mudana no registro, restaure o registro em prompt de comando no modo de

segurana. Elimine arquivos temporrios Muitos arquivos temporrios (com extenso .tmp) so criados na pasta c:\Windows\Temp e C:\Documents and Settings\usurio. Voc pode deletar todos eles periodicamente. Um bom programa para isso o Clean Disk Security, que voc encontra na seo Downloads. Elimine os arquivos thumbs.db Quando voc visualiza imagens e vdeos no modo miniaturas, o Windows cria um arquivo oculto chamado thumbs.db em cada pasta de imagens ou videos. Assim voc acaba com um monte de arquivos thumbs.dl espalhado pelo HD do computador. Esses arquivos no aparecem no Windows Explorer, mas aparecem em disquetes ou cds daquelas pastas que forem gravados. Para livrar-se desses arquivos, siga os seguintes passos: 1. No Windows Explorer clique em Ferramentas. 2. Escolha Opes de pasta. 3. Escolha Modo de exibio. 4. Marque um x em No armazenar miniaturas em cache. 5. Clique em Aplicar a todas as pastas. 6. Clique em Aplicar e em OK. Ativando permisses na verso Home do Windows Clique em Iniciar>Executar. Digite "shrpubw". Escolha a pasta na qual deseja aplicar permisses. Escolha um nome para o compartilhamento. Clique em Avanar. Agora voc pode personalizar as permisses. Configurando teclado Para configurar corretamente seu teclado voc deve abrir o Painel de Controle> Opes Regionais e de idioma> Idiomas> Detalhes> Adicionar. Se usa o teclado ABNT2, escolha Portugus (Brazil) e Portugus (Brasil ABNT2). Clique Ok. Se seu teclado o americano padro, escolha Ingls (Estados Unidos) e Ingls (Estados Unidos - Internacional). Desabilite o balo avisando que o espao em disco est baixo Edite o registro, encontre a chave abaixo: HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Policies\Explorer \ Clique com o boto direito do mouse num espao em branco da janela direita e escolha New > DWORD. D ao item o nome NoLowDiskSapaceChecks, d dois cliques nesse novo valor criado e digite 1 em Value data. Feche o registro e reinicie o Windows. Salvando os Favoritos do Internet Explorer num arquivo html Clique em Arquivo Clique em Importar e Exportar Clique em Avanar Escolha a opo Exportar Arquivo Clique em Avanar Selecione a pasta Favoritos Clique em Avanar Veja se a opo "Exportar para um arquivo ou endereo est selecionada" e defina abaixo destino e nome do arquivo a ser salvo. Clique em Avanar Clique em Concluir Backup do Outlook Express Todas as mensagens do Outlook Express so arquivadas em arquivos com extenso .dbx. O backup das mensagens de email pode ser feito copiando os

arquivos dbx. O problema, para muitos usurios, que esses arquivos ficam ocultos em local de difcil acesso, parecido com C:\Documents and Settings\Usurio\Configuraes locais\Dados de aplicativos\Identities\{72E34377-95B1-4ECC-A8E5-0B14A5A755F1}\Microsoft\Outlook Express. Voc pode armazenar suas mensagens do Outlook Express num local de mais fcil acesso, como por exemplo na pasta /Meus Documentos/Outlook. Ao fazer backup da pasta Meus Documentos, automaticamente j estar fazendo tambm o backup de seus emails. Para definir onde armazenar suas mensagens abra o Outlook Express, clique em Ferramentas, clique em Opes, clique em Manuteno. Em seguida escolha a opo Pasta de armazenamento. Na janelinha que se abrir voc ver o local atual onde as mensagens esto armazenadas. Clique em Alterar e escolha um novo local. Todas as suas mensagens, tanto as novas que chegarem como as que j existem, sero transferidas para o novo local de armazenamento escolhido. Lembre-se, caso precise restaurar o backup, copie de volta todos os arquivos *.dbx para o mesmo local de armazenamento que estiver configurado no Outlook. Barra de status no MSN Explorer Se voc gosta do MSN Explorer pode achar estranho que ele no tenha barra de status como o Internet Explorer. Na verdade, tem sim.. Digite CTRL+SHIFT+S e ela aparece. Atalho para seu protetor de telas Voc pode fazer seu protetor de telas predileto funcionar com dois cliques do mouse. Basta criar um atalho para ele na rea de trabalho ou no Menu Iniciar. Cada protetor de telas instalado em seu micro tem a extenso .scr. Novo nome para a Lixeira Se voc gostaria de renomear a Lixeira para outra coisa qualquer, como por exemplo SLU, Lixo, Trash ou qualquer outra coisa, cole o texto abaixo (destacado na cor cinza) num editor de textos (bloco de notas, editpad, ultraedit ou outro qualquer) e o salve no desktop como lixeira.reg (a extenso tem de ser reg, no txt). D dois cliques nele. O Windows vai perguntar se voc deseja acionar a chave para o registro. Responda sim. Agora clique na Lixeira com o boto direito do mouse e voc encontrar a opo para renome-la. Windows Registry Editor Version 5.00

"Attributes"=hex:50,01,00,20 "CallForAttributes"=dword:00000000 Num Lock ON Eis que o Windows abre a tela de login. Voc vai digitar sua senha e, se ela tiver nmeros, os nmeros no aparecem. porque a tecla Num Lock est apagada. Pode at parecer bug do Windows, mas no . O Windows XP mantm a tecla apagada por default por causa de ser multiusurio. Mas voc pode corrigir isso atravs do registro. Encontre a chave abaixo: HKEY_USERS>Default>ControlPanel>Keyboard Troque o valor de InitialKeyboardIndicator de 0 para 2. Particionando e formatando discos rgidos O fdisk, popular durante tantos anos, era um aplicativo DOS que no mais est presente no Windows atualmente. Existe no Windows um gerenciador prprio que pode ser acessado atravs do Painel de Controle em Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador. L voc encontrar o

Gerenciamento de Disco. Com ele possvel criar e deletar parties, formatar e alterar a letra de um disco. Desligando o Windows em hora programada No prompt de comando digite shutdown -t xx (onde xx o tempo em segundos). Para anular o desligamento digite: shutdown -a. Para reiniciar o computador digite shutdown -r. Caso voc queira program-lo para desligar automaticamente aps um tempo maior de uso, use programa prprio para isso em nossa rea de downloads. Senha de usurio esquecida Na tela de Bem-Vindo pressione CTRL-ALT-DEL duas vezes seguidas e entre com a senha de Administrador. Voc pode ento trocar a senha de usurio no Painel de Controle>Ferramentas Administrativas>Gerenciamento do Computador. Se seu Windows for o Home Edition, para iniciar como administrador execute o Windows no modo de segurana. Como alterar ou trocar a letra de HD ou CD-Rom Painel de controle>Ferramentas Administrativas>Gerenciamento do Computador. Encontre na coluna da esquerda Gerenciamento de disco. Na coluna da direita, clique com o boto direito do mouse sobre o disco e escolha a opo Alterar letra da unidade e caminho. Elimine as pastas compactas Se voc no quer que o Windows Explorer mostre arquivos zipados como pastas compactas, voc pode remover isso abrindo um prompt de comando (basta digitar CMD em Inicitar>Executar) e digitando o seguinte: regsvr32 /u zipfldr.dll. Voc pode voltar atrs na sua deciso digitando regsvr32 zipfldr.dll no prompt de comando. Documentos compartilhados Se voc no est em uma rede e no deseja que a pasta Documentos Compartilhados aparea em Meu Computador, siga os seguintes passos para remov-la: Inicie o editor de registro. Na chave HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Policies \ Explorer \ clique com o boto direito do mouse num espao vazio do lado direito e selecione New > DWORD Value Nome do novo valor: NoSharedDocuments D dois cliques no novo valor e no campo Value data coloque 1. Feche o registro. Reinicie o Windows para que a mudana faa efeito. Se quiser voltar atrs, mude o valor para 0 no Value data ou apague NoSharedDocuments Value. Como trocar a localizao padro da pasta Meus Documentos 1. Clique com o boto direito do mouse sobre a pasta Meus Documentos e escolha Propriedades. 2. Clique Mover, escolha a pasta para a qual deseja mover seus documentos e ento clique OK duas vezes. Se houver necessidade de criar uma nova pasta para os arquivos, clique Nova Pasta e escolha um nome para ela. Ento clique OK duas vezes. 3. Na caixa Mover, clique Sim para mover os documentos para a nova localizao ou clique Cancelar para desistir da mudana. Caso voc mude a pasta padro e se arrependa, clique no boto Iniciar, clique com o boto direito do mouse sobre a pasta Meus

Documentos, escolha Propriedades e clique em Restaurar Padro. Onde est seu endereo IP no Windows? Digite ipconfig /all em excecutar ou no prompt de comando. Se deseja tambm verificar quais as portas esto abertas, digite netstat -a Iniciar o Windows Explorer no C:\ Para fazer com que o Explorer abra no drive C:\ basta seguir os passos: 1 - Clique com o boto direito do mouse no Windows Explorer e escolha Propriedades. 2 - No campo Objeto deixe preenchido como a seguir: C:\WINDOWS\EXPLORER.EXE /n,/e,c:\ Note que h um espao em branco aps o explorer.exe. Voc tambm pode pura e simplesmente ignorar o Windows Explorer e sempre navegar pelas pastas e arquivos clicando em "Meu Computador". Mais ordem no Menu Iniciar No Windows voc pode alterar a ordem dos itens no menu 'Iniciar' e em seus submenus arrastando-os para um novo local. Voc tambm pode clicar com o boto direito do mouse em um item para ver suas propriedades, exclu-lo ou classificar a lista por ordem alfabtica. Pode tambm renomear itens sem que isso afete o funcionamento do programa. Pode criar um novo item e vrios atalhos dentro deles, por exemplo, um item Games e juntar ali atalhos para todos os jogos. Pode tambm, no Windows Explorer ou Meu Computador, clicar com o boto direito num programa e mandar fix-lo no Menu Iniciar. Tambm pode clicar num programa que esteja fixado no Menu Iniciar e mandar desfix-lo. Enfim, coloque mais ordem no Menu Iniciar, no permitindo que os programas que forem instalados acabem por torn-lo uma baguna, instalando-se como bem quiserem. Enviar arquivos atravs do SendTo... Voc pode arrastar qualquer atalho de programa ou pasta para a pasta SendTo. Essa pasta pode conter atalhos para uma impressora, um fax, uma unidade de rede ou um programa do Windows. Para abrir a pasta SendTo, execute as seguintes etapas: 1. Clique em 'Iniciar' e, em seguida, clique em 'Executar'. 2. Digite SendTo e pressione ENTER. Use o boto direito do mouse para arrastar o cone de um atalho para a janela 'SendTo'. O atalho aparecer no menu 'SendTo'. Clique com o boto direito do mouse em um documento ou pasta, clique em 'Enviar para' e, em seguida, clique em um dos itens do menu. Por exemplo, voc pode criar um atalho para o arquivo Notepad.exe na pasta SendTo. Depois, se voc clicar com o boto direito do mouse em um documento, poder clicar em 'Enviar para' e, em seguida, Bloco de notas, fazendo com que o texto abra no bloco de notas. H quanto tempo seu Windows foi instalado? No prompt de comando digite systeminfo > systeminfo.txt. Depois abra o arquivo de texto que foi gerado. Ali voc tambm encontrar outras nformaes interessantes sobre seu sistema. Remover pasta Documentos compartilhados de Meu computador (verso Pro somente) Em Executar digite Gpedit.msc para abrir o programa Diretivas de Grupo. V em Configuraes do usurio/Modelos administrativos/Componentes do Windows/Windows Explorer/Remover Documentos compartilhados de meu computador. Escolha a opo Ativar. Elimine os bales do windows Se o Windows XP est pondo prova sua pacincia, com seus bales insistentes

de recados, voc pode simplesmente desativ-los. Execute o registro, procure a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\Current Version\Explorer\Advanced. Clique no menu Editar> Novo > Valor e escolha a opo DWORD. Entre com o texto "EnableBalloTips" e d enter. Escolha para essa varivel o valor 0 (zero). Remova entradas indesejadas no Adicionar/Remover programas do Painel de Controle s vezes voc pode desinstalar um programa e o teimoso permanece listado na lista Adicionar/Remover do Painel de Controle. Outras vezes voc no desinstalou ou programa, mas ainda assim no gosta de v-lo mencionado naquela lista. Veja ento passo a passo como remover as entradas indesejadas do Adicionar/Remover programas. 1. Execute o Regedit. 2. Selecione HKEY_LOCAL_MACHINE 3. Selecione Software 4. Dentro de Software, selecione Microsoft 5. Dentro de Microsoft, encontre Windows 6. Selecione ento Current Version 7. Selecione Uninstall Ao selecionar Uninstall voc encontrar a lista de todos os programas que esto listados em Adicionar/Remover. Simplesmente selecione o nome do programa cujo nome deseja remover da lista e o delete. Firewall do Windows Voc pode habilitar o firewall do Windows (se no estiver usando nenhum outro) ou desabilitar (se estiver usando algum outro) atravs do Painel de Controle. Clique em Conexes de Rede. Na nova janela que se abrir, clique com o boto direito do mouse sobre a conexo (ou conexes) que estiver disponvel e, na orelha "Avanado" voc marca ou desmarca o quadradinho referente ao firewall. O firewall do Windows controla apenas o fluxo de dados que entra, e no o que sai, sendo, portanto, mais indicado optar por um programa firewall de terceiros. Programas em excesso na memria Quando voc liga o computador, diversos servios e programas so carregados na memria. bem provvel que voc no precise de todos eles. Desativando os programas que voc no usa, seu windows ganha mais recursos de memria. Para verificar o que seu windows carrega o tempo todo nas costas e desativar o que voc no necessita, clique no boto Iniciar e depois em Executar. Digite services.msc e d Ok. Agora voc pode ver tudo o que est rodando em background no seu windows e desativar o que no for necessrio. Desfragmentao no boot Voc pode habilitar ou desabilitar a desfragmentao automtica no boot do windows. A desfragmentao far com todos os arquivos de inicializao sejam gravados prximos uns dos outros, permitindo um boot mais rpido. Edite o registro, navegue em HKEY_LOCAL_MACHINE SOFTWARE MICROSOFTDfrg BootOptimizeFunction. Selecione Enable na lista da direita. D dois cliques e troque o valor para Y (para habilitar) ou N (para desabilitar). Reinicie o computador. Restringindo acessos (verso Pro somente) Voc pode alterar vrias configuraes de segurana no seu windows usando o programa Diretivas de Grupo. Clique em Iniciar/Executar e digite gpedit.msc. D Ok. O programa abre. Nas pastas voc encontrar centenas de opes para explorar que lhe permitiro limitar o acesso e o controle do computador. Apenas tome cuidado para no mexer onde no deve. C:\WINDOWS\system32\rundll32.exe user32.dll,LockWorkStation

Ativao do Windows Em caso de dvida sobre se seu Windows est mesmo ativado, digite o comando abaixo no prompt de comando ou em Inicicar/Executar: oobe/msoobe /a Search Companion possvel desativar o personagem animado ou escolher um outro para ser usado. Voc pode tambm escolher qualquer servio de busca na internet, como por exemplo o Altavista ou o Google, para funcionar como default no lugar do que o padro do Search Companion. O Search Companion pode ser configurado para pesquisar tambm arquivos ocultos e de sistema. Novos caracteres para para usar no Search Companion voc encontra clicando no simptico rob (Robby). Depois s escolher o personagem e descompact-lo para a pasta /Windows/MSagent/CHARS. Se o arquivo for executvel, basta execut-lo que ele se instala automaticamente na pasta apropriada. Usar o Google no lugar do MSN no Internet Explorer O site de busca padro do Internet Explorer o MSN. Existem sites de busca melhores. possvel fazer uma troca. Para colocar o Google como pesquisador padro, edite o registro, procure pelas chaves abaixo e faa as respectivas substituies: "Search Page"="http://www.google.com" "Search Bar"="http://www.google.com/ie" ""="http://www.google.com/keyword/%s" "SearchAssistant"="http://www.google.com/ie" Mude a imagem de usurio que aparece na tela de login e no menu Iniciar Patinho, sapo e coisas semelhantes podem no agradar como smbolo de sua imagem. Voc pode clicar na imagem atual, o que far abrir a janela de contas de usurio. Ali voc encontra a opo para trocar a imagem, inclusive por alguma figura que estiver no seu hd, como por exemplo uma foto sua. Trancar a tela Tecla Windows + L (O windows abre sua janela de login e pede senha). FAT32 para NTFS Se voc comprou o computador j com o Windows XP, ele poder ter sido instalado em FAT32. O comando convert permite converter uma partio FAT32 (prpria de verses anteriores do Windows) em partio NTFS. Voc deve usar o comando no formato abaixo: convert c: /fs:ntfs (altere o c: se necessrio para a letra correta da partio que deseja converter) O ideal ser fazer uma instalao clean j em NTFS. Iniciar programas para Windows no prompt de comando Voc pode iniciar programas para Windows a partir do prompt de comando digitando o nome do programa a ser executado, incluindo os parmetros. Por exemplo, para iniciar o Bloco de notas, digite "notepad" (sem as aspas) no prompt de comando e pressione ENTER. Use o comando Start em um prompt de comando para iniciar um programa ou

abrir um documento. Por exemplo, digite C:>start calc.exe. Personalizar a barra de tarefas no Windows No Windows possvel personalizar a barra de tarefas. Clique sobre ela com o boto direito do mouse, escolha Propriedades e, em seguida, Avanado. Ali voc encontra muitas opes para a barra de tarefas e para o menu iniciar. Por exemplo, desmarque a opo Ativar movimentao e redimensionamento para impedir que a barra possa ser movida ou redimensionada. Fcil acesso s propriedades do computador Para visualizar as propriedades do computador (sistema), clique com o boto direito do mouse em Meu computador e, em seguida, clique em Propriedades. Voc pode tambm usar como atalho as teclas WINDOWS+BREAK. Mostrando o nome do administrador na tela de logon Para mostrar seu nome como administrador na tela de login, edite o registro e v para HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsNT\CurrentVersion\ Winlogon\SpecialAccounts\UserList. Caso no exista, crie um novo valor DWORD value com o nome Administrator. D OK. D dois cliques nele e escolha o valor 1. D Ok. Agora, sempre que logar como Admin/Sysadmin voc ver sua conta de Administrador na tela de Bem vindo do Windows. Limpando o cache do sistema de proteo de arquivos O Windows XP usa um sistema de proteo de arquivos (WFP), de modo que se algum arquivo de sistema for substitudo de forma no autorizada por voc ou por algum programa, o Windows recupera a verso anterior do arquivo. Mas para poder fazer isso ele armazena em cache todas as .dll e outros arquivos de sistema na pasta System32/dllcache. E isto custa alguns bons megabytes no seu disco. Aqui est o que pode ser feito para no perder tanto espao: Abra uma janela de prompt e digite, sem as aspas, "sfc /cachesize=x" onde o x a quantidade em MB que voc deseja reservar para o cache do Windows. 50MB seria um bom tamanho. Agora podemos fazer uma outra coisa: eliminar todos os arquivos armazenados no cache, que estava exageradamente grande. Para isso digite no prompt sem as aspas: "sfc /purgecache". Voc vai notar uma intensa atividade no HD. Significa que uma infinidade de arquivos do cache esto sendo deletados. No se preocupe, se mais tarde o Windows vier a precisar de algum deles e no o encontrar no cache, pedir que voc insira o CD de instalao e o encontrar no CD. Elimine o arquivo HIBERFIL.SYS O arquivo hiberfil.sys ocupa um espao enorme no seu computador. Voc pode recuperar esse espao se desabilitar a funo de hibernao do Windows. Melhor simplesmente desligar o monitor quando precisar se ausentar do computador por um bom espao de tempo. No Painel de Controle, em Opes de energia, na opo Hibernar, desmarque o quadradinho que diz Ativar Hibernao. Isso elimina do seu HD o arquivo hiberfil.sys, que em certos casos pode chegar a mais de 500MB. Para que uma lixeira to grande? Diminua o tamanho da lixeira. O Windows reserva 10% do espao de seu disco rgido para a Lixeira. Isso um desperdcio. Clique sobre a Lixeira com o boto direito do mouse e, nas Propriedades, escolha um tamanho menor. Quanto maior o HD, menor pode ser o tamanho reservado para a Lixeira. Eu uso 3%. Voc deve decidir pelo tamanho mais apropriado para voc.

Tamanho da memria virtual O Windows XP, ao ser instalado, exagera no tamanho do pagefile. O pagefile o arquivo de memria virtual do Windows. Quanto mais memria voc tiver no computador, menor pode ser o tamanho da memria virtual. Descubra qual o tamanho ideal para voc e configure de modo a salvar um pouco mais de espao em disco. Dica: Se ao trabalhar com um arquivo grande e pesado, como por exemplo jogar um game que exija muito do computador, scanear uma foto em alta resoluo, editar um arquivo de som e outras coisas do gnero, voc perceber que seu HD fica com a luz vermelha muito ativa, voc precisa de mais memria e, na falta dela, precisa de mais memria virtual. Entretanto, se tudo aquilo feito de forma rpida e fcil, sem atividade intensa no HD, voc pode experimentar diminuir a memria virtual at encontrar a configurao mais adequada. Arquivo log que cresce cada vez mais Se voc instalou alguma vez o programa BootVis, existe no seu HD um arquivo log que cresce cada vez mais e pode tomar mais de 1GB do espao de seu disco rgido. Arquivos temporrios da internet Diminua o cache do Internet Explorer. Para fazer isso clique em Ferramentas> Opes de Internet>Geral. V nas Propriedades de Arquivos temporrios da internet e use a barra para diminuir o espao destinado aos arquivos temporrios. Voc pode tambm configurar o Internet Explorer para deletar os arquivos temporrios a cada vez que ele fechado. Para fazer isso escolha Ferramentas>Opes de Internet>Avanado. No item Segurana, marque um x no quadradinho que diz para apagar os arquivos temporrios cada vez que o Internet Explorer for fechado. Muito bem, ao fechar o Internet Explorer, voc vai notar a luzinha vermelha do seu HD piscando algumas vezes. Isso demonstra que os arquivos temporrios j esto indo pro espao. 4. APLICATIVOS Seu computador pode falar Voc pode instalar e usar o Falador no lugar do Narrator do Windows. O Falador pode ler os textos que forem copiados para a rea de tranferncia do Windows ou digitados em sua janela. Faa o Internet Explorer abrir mais rpido Um bug original do Windows 2000 acabou permanecendo no Windows XP, levando o Internet Explorer a pesquisar por tarefas agendadas sempre que aberto. Voc pode eliminar esse problema encontrando o seguinte item do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\Current Version\Explorer\RemoteComputer\NameSpace Encontre ento na coluna da direita a chave ClassId key {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF} e a delete simplesmente. Saia ento do registro e abra o Internet Explorer. Observe a diferena! Retire a tela splash do Outlook Express O Outlook Express vai abrir mais rapidamente se no apresentar aquela tela splash. Para retirar a tela, siga os seguintes passos: Edite o registro e encontre a chave abaixo: HKEY CURRENT USER\Identities\{Long ID No.}\Software\Microsoft\OutlookExpress\5.0 Siga ento os passos; EDITAR> Novo> Valor Dword> Digite "NoSplash", e d a essa chave o valor

"1" (sem as aspas) Feche o editor do registro e reinicie o Outlook, agora sem a tela splash. Faa o Nero abrir mais rpido Se voc tambm considera o Nero o melhor programa para gravar seus cds, faa com que ele abra mais rpido. Normalmente, quando aberto, o Nero mostra a mensagem "Scaning SCSI/IDE-Bus Please Wait" e fica nisso um tempo. Isso acontece porque o Windows tambm faz uso simultneo do drive de CD-RW. Se voc desativar essa funo no Windows, o Nero fica livre e solto para abrir mais rpido. Siga ento os passos abaixo: Abra o Painel de Controle e encontre Ferramentas Administrativas. Escolha o item Servios. Procure ento pelo item IMAPI CD-Burning COM Service e d dois cliques nele. Na janela de Propriedades que se abrir, escolha a opo Desativado. Clique em Aplicar. Agora abra o Nero e sinta a diferena! Fazendo o Nero combinar com o Clone CD Se voc instalar o Clone CD e depois instalar o Nero, possvel que seus drives de CD fiquem invisveis em Meu Computador. Ento instale primeiro o Nero, depois o Clone CD e tudo ficar normal. Tire os banners do ICQ Para remover os banners aborrecentes do ICQ, v para a pasta onde o ICQ se encontra instalado (normalmente c:\Arquivos de programas\ICQ e delete o arquivo ICQHttp.dll (no delete o arquivo ICQHttp_.dll). Reinicie o ICQ. Front Page 2000 no Windows XP Se voc usa o Front Page do Office 2000 no Windows XP, j deve ter percebido uma incompatibilidade. O Front Page fecha sozinho quando se est trabalhando com ele. Para resolver o problema, edite o registro e siga os passos: Selecione HKEY_LOCAL_MACHINE Localize e selecione a chave abaixo: \Software\Microsoft\Office No menu Editar (do regedit), escolha Permisses. Selecione o usurio que estiver logado e marque um x nos quadradinhos Controle Total e Leitura.

5. PROBLEMAS E SOLUES Pesquisar pirateado Muita gente no Brasil tendo problemas com o Pesquisar do Windows, em vista da verso pro corporate "alternativa" sendo usada. Para que o Pesquisar funcione corretamente naquelas verses pirateadas, voc pode renomear C:/Windows/srchasst/mui/0416 para C:/WINDOWS/srchasst/mui/0409. Problema com gina_x86.dll Uma verso pirata do Windows XP muito difundida por a aquela que usa o secreset Nela o usurio no consegue acessar alguns recursos do Painel de Controle nem ativar a tela de boas-vindas. Isto se deve ao arquivo gina_x86.dll que foi utilizado para piratear o Windows. Uma soluo ir pasta /Windows/System32 e dar dois cliques no arquivo setup do gina para instal-lo. Na tela que for aberta, encontre embaixo o termo "uninstall" e d incio desinstalao do programa. Quando ele perguntar se para excluir o arquivo gina_x86.dll clique em No e reinicie o computador. Windows discando sozinho para internet Por default a discagem automtica da rede dial up fica habilitada na

instalao do Windows. Para mudar isso: Abra o Painel de Controle, ento clique em Ferramentas Administrativas. D dois cliques em Servios. D dois cliques em Gerenciador de conexo de acesso remoto automtico. Escolha Desativado. Clique Ok. Computador reiniciando sozinho com Windows XP padro do Windows dar um reboot no seu computador quando encontra uma falha de sistema. Voc pode impedir isso desabilitando o autoreboot. Edite o registro e localize HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControl\SetControl\CrashControl. Selecione AutoReboot na lista da direita. D dois cliques nele e troque o valor para 0 (zero) para desabilitar ou 1 para habilitar. Reinicie o computador. Tambm possvel solucionar o problema sem editar o registro. Abra o Painel de Controle, escolha Sistema, selecione Avanado e clique em Configuraes no ltimo tpico (inicializao e recuperao). Desmarque a opo Reiniciar automaticamente. Deixe marcada a opo Gravar um evento no log do sistema. Para ver porque o sistema teve alguma falha, digite "eventvwr" no prompt de comando ou no menu Iniciar>Executar. Windows reiniciando computador quando manda desligar O mais provvel que voc no esteja com a funo ACPI habilitada no BIOS. ACPI o que controla o desligamento do computador. Windows no desligando corretamente V em Propriedades de Video/Proteo de tela/Energia do monitor e clique na opo Ativar suporte a gerenciamento avanado de energia (APM). Computador ligando sozinho Ao ligar o estabilizador, antes de ir ao boto Power, o computador j liga e abre o Windows. Esse problema pode acontecer com algumas placas mes ligadas a alguns tipos de fontes. Quase sempre isso se deve ao fato de placas-mes mais modernas poderem ligar sozinhas o computador quando detectam atividade de rede ou modem. A soluo, ento, desabilitar esse recurso no Setup. Na seo Power Managment preciso encontrar a opo Wake Up Events e desabilitar as funes Wake Up on LAN e Wake Up on Modem. Assim, de "Enable" passe aquelas opes para "Disable". Se o speaker da Sound Blaster Live no funcionar Se voc tem uma Sound Blaster Live com Windows XP e os drivers mais recentes da Creative, pode ser que no consiga executar o programa Speaker, localizado no menu do AudioHQ. Localize ento o arquivo ctsurmix.exe na pasta da Creative, clique nele com o boto direito do mouse, selecione Propriedades e Compatibilidade. Deixe-o ento no modo de compatibilidade com o Windows 2000. Internet Explorer 6 salvando arquivo .jpg como .jpe O correto a extenso .jpg associada com arquivos jpeg. Voc poder solucionar esse problema encontrando a seguinte chave do registro: HKEY_CLASSES_ROOT\MIME\Database\Content Type\image/jpeg Verifique na janela da direita o nome "Extension"; ele dever ser do tipo REG_SZ, com Data ".jpg" e se assim no for, d um duplo clique e corrija para .jpg

s novas ferramentas disponveis no Windows Server 2003 permitem facilitar tarefas que antes eram consideradas trabalhosas aos administradores de rede. Alm de fceis de serem executadas, todas possuem textos explicativos e fceis de entender. O enfoque nesta matria ser dado s linhas de comando inclusas no sistema operacional. Muitas pessoas questionam ainda a existncia de Prompt de comando no Windows Server 2003, mas a principal razo de ainda existirem deve-se ao fato de poder automatizar tais tarefas e funes administrativas. O Windows Server 2003 possui suporte a scripts, mas nem todos possuem conhecimento para programar, e os comandos via Prompt podem ser facilmente executados por qualquer um, sem pr-requisito de conhecimento de desenvolvimento. Para tornar mais simples como funcionam estas ferramentas esto sendo citados exemplos.

BOOTCFG.EXE - Usado para visualizar ou ajustar propriedades (como o depurador ativo ou no) do arquivo boot.ini em uma mquina local ou remota (exceto em mquinas 64-bits). Caso voc queira alterar parmetros de time-out no boot de alguns servidores, esta ferramenta poder ser bem til e economiza bastante tempo. DRIVERQUERY.EXE - Usado para visualizar os drivers de perifricos que estejam atualmente carregados e sua utilizao de memria. Muito bom para diagnosticar problemas com drivers e perifricos. BITSADMIN.EXE - Usado para gerenciar as transferncias dos arquivos de download do Background Intelligent Transfer Service (BITS). O servio de BITS vem no Internet Information Server 6.0 e permite transferncias de dados inteligentes, levando em conta uso de banda de rede e possibilidade de retornar a transferncia em caso de interrupo. O melhor exemplo de uma aplicao que utiliza BITS seria o Automatic Updates. DSADD - Usado para criar uma instncia de um objeto de tipo especfico no AD. Permite, por exemplo, automatizar a criao de usurios, grupos ou mquinas. Voc pode utilizar um script de comando DSADD em uma instalao noatendida, automatizando a criao da conta de mquina no domnio, por exemplo. possvel tambm criar quotas para criar usurios ou at mesmo mquinas. Isto facilita muito a delegao de controle para reas de administrao de rede. DSMOD - Usado para modificar atributos selecionados de objetos existentes no AD. Da mesma forma que o DSADD, voc pode, por exemplo, alterar todos os atributos de telefone e endereo dos usurios de um departamento. DSRM - Usado para remover um objeto ou uma sub-rvore inteira de um objeto do AD. Um exemplo interessante seria um script que seja executado para remover as contas de usurios temporrios. DSMOVE - Usado para mover um objeto de sua atual localizao para uma nova localizao no mesmo Naming Context ou para renomear um objeto do AD. Este seria um jeito fcil de mover contas de mquinas que so automaticamente includas no domnio no container Computers. DSQUERY - Usado para encontrar objetos no AD que possuam os mesmos critrios definidos em uma busca. Imagine como ser fcil agora criar buscas por atributos no Active Directory, sem necessidade de programar um arquivo VBS. DSGET - Usado para ter ou ver propriedades de um objeto existente no AD quando a localizao do objeto a ser vista conhecida. Voc pode utiliz-lo em conjunto com o DSQUERY e automatizar algumas tarefas. At mesmo voc pode gerar uma sada de dados para uma planilha Excel ou arquivo de texto, por exemplo. EVENTTRIGGERS.EXE - Usado para iniciar um processo baseado em uma ocorrncia de um evento escrito no Event Viewer. Lembra aquela vez que voc

queria ser alertado se um dos seus servidores estourasse o espao em disco? Para quem trabalha com segurana pode, por exemplo, gerar um alerta ou disparar um e-mail avisando que algum est tentando efetuar logon com a conta do administrador. Lembre-se que no Windows Server 2003 at mesmo o endereo IP da mquina do usurio que est tentando efetuar logon pode ser auditado, e voc pode querer saber exatamente o momento deste ataque. EVENTQUERY.VBS - Usado para especificar um tipo de evento para extrair de um log de Event Viewer e selecionar eventos que possam ser mostrados na tela ou salvos em arquivo. Imagine que voc deseja gerar um relatrio contendo apenas as tentativas de logon ou acesso indevido a uma pasta, e ficou perdido ao ter que abrir todo o Event Viewer. A economia de tempo e indiscutvel. EVENTCREATE.EXE - Usado para escrever um evento definido pelo usurio para qualquer log de eventos. Agora voc pode gerar eventos com cdigos especficos para aquelas aplicaes da sua empresa que no geram informaes no Event Viewer. O melhor de tudo que voc poder incluir seu prprio descritivo nestes eventos. GPRESULT.EXE - Usado para obter o Resultant Settings Of Policies (RSOP) e listar as polticas que esto sendo aplicadas ao computador. Uma tima maneira de diagnosticar remotamente o que est acontecendo na mquina de um usurio. IIS SCRIPTS - Muitos scripts novos (IISWeb.vbs, IISVdir.vbs, etc) provem ferramentas de linha de comando para configurar e gerenciar um servidor IIS, incluindo aplicaes Asp.NET. Todas elas encontram-se no diretrio de instalao do IIS. NETDOM.EXE - Usado para obter e ajustar o nome de mquina. Pode ser utilizado tambm para incluir / remover contas de mquinas de um domnio. NETSH.EXE - Ferramenta bem ampla de configurao de rede, agora adiciona recursos bsicos de diagnsticos fornecidos por ferramentas antigas de NetDiag.exe. Voc pode utiliza-la para configurar seu DHCP Server atravs de linha de comando. OPENFILES.EXE - Usado para visualizar a lista de usurios conectados e arquivos em uso por compartilhamento em um computador. Maneira fcil de saber quem est acessando o que (e tambm poder comunicar pessoa certa que voc ir reiniciar o servidor). PAGEFILECONFIG.VBS - Usado para obter o tamanho do pagefile ou para definir um novo tamanho. Voc poder saber como esto configurados os parmetros de pagefile de seus servidores remotamente ou at mesmo alteralos. PRINT SCRIPTS - Alguns scripts novos (prncnfg.vbs, prnjobs.vbs, etc.) usados para gerenciar servios de impresso, drivers e filas de impresso. Ainda no e possvel gerar quota de impresso, mas ao menos gerenciar as impressoras ser mais fcil que antes. REG.EXE - Usado para visualizar, ajustar e editar chaves de registry. Se o horrio de vero acabar e voc tiver que alterar o registry em todos os seus servidores, esta ferramenta foi feita para voc. SC.EXE - Usado para iniciar / parar e gerenciar servios Win32. Criar scripts para parar servios antes de fazer o backup pode ser bem interessante. SCHTASKS.EXE - Usado para obter, ajustar ou editar uma schedule task usando um servio de agendamento Win32 existente. Se voc precisa alterar o horrio de backup dos seus servidores pense a respeito. SHUTDOWN.EXE - Usado para desligar ou reinicializar um computador e permite incluir informaes no log de eventos. Inclua esta linha de comando no seu script de backup para informar quais os motivos do seu reboot, por exemplo.

SYSTEMINFO.EXE - Usado para visualizar propriedades bsicas de maquinas (CPU e memria por exemplo). Algo bem simples para pequenas empresas que queiram relatrios sobre a configurao dos seus servidores. TASKKILL.EXE - Usado para finalizar ou parar um processo. Se voc no conseguia acabar com um processo, esta pode ser a ferramenta de emergncia. TASKLIST.EXE - usado para visualizar ou identificar todos os processos sendo executados com seus PIDs. Isto til se voc utilizar em conjunto com o NETSTAT -O, pois este mostra qual a porta e qual IP esto sendo utilizados por determinado PID. Voc poder saber de um aplicativo quais so as portas que o mesmo utiliza. TSECIMP.EXE - Usado para propriedades do Telephony Application Programming Interface (TAPI) da conta de usurio e ajustar direitos. CHOICE.EXE - Permite selecionar uma escolha para um menu em um arquivo de lote. Se voc deseja refinar seus scripts com opes de menu fica muito mais fcil utilizando esta ferramenta. CLIP.EXE - Redireciona a sada de informaes de uma linha de commando cmd para o ClipBoard. Ideal para facilitar sua tarefa de copiar os dados que foram gerados por um script. FORFILES.EXE - Opera somente em tipos de arquivos selecionados (.bat, .exe , por exemplo). FREEDISK.EXE - Permite operaes se x% de espao em disco estiverem disponveis. Se voc criar um script semanal que execute o Freedisk poder saber como anda o espao em disco do seu servidor e acompanhar seu crescimento. GETTYPE.EXE - Determina o tipo de produto (XP , Windows 2003, etc). Bom para saber remotamente qual o sistema operacional de uma estao. INUSE.EXE - Permite que arquivos carregados na memria sejam trocados no reboot. Ideal para alterar o driver de um dispositivo que esteja ativo ou para alterar arquivos do sistema operacional. POWERCFG.EXE - Esta ferramenta habilita gerenciamento de energia. Utilize-o para alterar as propriedades de economia de energia. SETX.EXE - Permite variveis de ambiente para serem ajustadas com arquivos de lote. TAKEOWN.EXE - Permite que um administrador torne-se o owner (proprietrio) de arquivos rfos. Muito bom em caso de problemas de acesso a arquivos na qual o antigo owner foi excludo. TIMEOUT.EXE - Esta ferramenta paralisa um arquivo de lote por um determinado nmero de segundos. Ideal para utilizar em conjunto com o CHOICE ou SETX. WAITFOR.EXE - Paralisa um arquivo de lote ate um sinal ser recebido. Complementa o executvel descrito anteriormente. WHOAMI.EXE - Determina o usurio que efetuou o logon no momento. Muito similar ao processo existente em redes baseadas em Netware. WHERE.EXE - Busca avanada de arquivos.

Estas so apenas algumas das principais ferramentas disponveis no Windows Server 2003. Apesar de muitas delas no se aplicarem ao dia a dia de muitos administradores, as novas ferramentas visam facilitar e fornecer novas opes de gerenciamento para tarefas simples. E pelo fato de ser muito mais simples e fcil executar tarefas rotineiras e que pode-se tambm medir o valor de investimento na plataforma Windows Server 2003.

Ampliando o poder de conexes ADSL


Essas dicas so baseadas em dicas anteriores do ModemClub, mas esto trabalhadas para otimizar conexes banda larga como adsl, cabo e isdn. Vale ressaltar que nem tudo preciso, para se utilizar essas dicas faz-se necessrio bom senso e muita ateno.

Windows 98
Abra o registro do Windows, no comando Executar, digitando "REGEDIT" e procure pelo caminho abaixo: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\VxD\MSTCP Do lado direito da tela clique com o boto direito do mouse criando um novo valor da seqncia, dando o nome de "DefaultRcvWindow"e clicando duas vezes, o valor deve ser o da tabela abaixo:

Pequeno 16384

Mdio 32768

Grande 65536

Ultra 131072

OB: Para cada valor utilizado, reinicie o computador para fazer efeito

Ao alterar o registro, reinicie o computador Mas qual valor escolher? Voc poder comear com o menor valor. Em seguida fazer um download de um arquivo predeterminado. Voc anota a taxa de download e em seguida passa para para um valor maior. Vai repetindo esse procedimento ate chegar um ponto que a velocidade no esteja aumentando. Voc escolhe aquele valor que a o resultado for maior. Se voc tiver dois valores que no perceba diferena, escolha o menor. E este arquivo predeterminado? Voc tem que escolher um arquivo para download que esteja em um provedor localizado em sua cidade (de preferncia) ou o mais perto possvel, para que a rota seja o mnimo possvel. O horrio para fazer os downloads tambm de extrema importncia. Horrios com baixo trafego so os mais apropriados. www.modemclub.com.br E este download?

Para cada valor (pequeno, mdio, grande e ultra) voc deve anotar as taxas de downloads obtida. Ao comear o download voc deve deve esperar que se estabilize em um numero fixo. No necessrio fazer o download completo e no se esquea: antes de refazer o download apague seus arquivos temporrios. Grfico (exemplo) O ModemClub realizou diversos testes em um computador especifico, com isso obteve sempre os resultados que expressam o grfico abaixo. No computador, o valor escolhido foi o "grande".

Estes resultados podem variar de usurio a usurio, deve-se procurar sempre as condies ideais para fazer o teste. No adianta por impulso, colocar o valor de recepo em ultra j que valores muitos altos de DefaultRcvWindow podem ocasionar em perda de pacotes de dados. www.modemclub.com.br Quando se tem uma perda de pacotes muito grande, obtm se um resultado contrario do que o esperado, j que a conexo faz nova requisio dos dados perdidos.w

Windows 2000
Para o windows 2000 o procedimento parecido com o do Win 98, sendo que o caminho do registro : HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\Tcpip\Parameters Do lado direito da tela dever dar um valor TcpWindowSize como DWORD segundo os valores hexadecimais abaixo:

Pequeno 00004000

Mdio 00008000

Grande 00010000

Ultra 00020000

Existe tambm softwares que otimiza automaticamente as configuraes, como o Network Cable e Adsl Speed na pgina www.ntwsolutions.com.br

Вам также может понравиться