Вы находитесь на странице: 1из 12

SISTEMA

MANUAL DO USURIO
320066 Rev E Dezembro, 2005

NDICE DO CONTEDO
INTRODUO...................................................................................................................1 Indicaes de Uso......................................................................................................1

CCUIDADOO

Contra-Indicaes......................................................................................................1 INFORMAO DE SEGURANA....................................................................................2 Avisos.........................................................................................................................2

A lei federal permite a venda ou, aluguel ou, emprstimo desse aparelho somente mediante a prescrio de um mdico. Esse Manual do Usurio no deve ser considerado como uma garantia. apenas um guia. Para questes mdicas, favor consulte o seu mdico. Para maiores informaes do produto, ou questes especficas do produto, favor ligar para os nmeros na seo Questes e Informaes, deste guia. Para que os produtos KCI possam fornecer segurana e desempenho apropriado, as seguintes condies devem ser seguidas. Se uma dessas condies no for atendida, as garantias pertinentes sero violadas. Todas as montagens, operaes, ajustes, modificaes, manutenes e/ou reparo, devem ser feitos somente por pessoas qualificadas, autorizadas pela KCI. A instalao eltrica do ambiente deve estar de acordo com os padres apropriados de eletricidade. Esse produto deve ser usado de acordo com o Manual do Usurio, Manual de Operaes e Manutenes, todas as etiquetagens apropriadas e o Guia Rpido de Consulta. Nota para os Usurios: Assim como nas prescries mdicas, se houver alguma falha no cumprimento das instrues do produto ou configuraes de ajuste e desempenho das aplicaes da terapia sem a direo expressa e/ou superviso de sua enfermeira clnica treinada, pode ocorrer um desempenho imprprio do produto e potencial para srios ou fatais danos.

Precaues................................................................................................................3 Precaues................................................................................................................4 APLICAO DA ESPONJA..............................................................................................5 APLICAO DA ESPONJA (CONT.)................................................................................6 INSTRUES DE OPERAO.........................................................................................7 BOTES E TELA...............................................................................................................8 SOLUO DE PROBLEMAS DO ALARME.....................................................................9 OPERAO DO ALARME................................................................................................10 OPERAO DA BATERIA...............................................................................................10 INSTALAO E REMOO DO RESERVATRIO........................................................11 Instalao do Reservatrio........................................................................................11 Remoo do Reservatrio.........................................................................................11 Reservatrio Cheio ou Tubo Bloqueado....................................................................12 REMOO DA ESPONJA................................................................................................12 PROTEO DO EQUIPAMENTO.....................................................................................13 LIMPEZA E CUIDADOS SEMANAIS................................................................................13 AVISOS ELTRICOS........................................................................................................14 EXPLICAO DOS SMBOLOS.......................................................................................15 ESPECIFICAES............................................................................................................16 ACESSRIOS....................................................................................................................17 INFORMAES DE GARANTIA.......................................................................................18 DVIDAS E INFORMAES............................................................................................19

INTRODUO
O sistema de terapia de feridas por presso negativa V.A.C. Freedom fornece uma terapia ativa no invasiva que ajuda a promover a cicatrizao da ferida. Controlada, presso subatmosfrica localizada aplicada para fechar uniformemente a ferida. A esponja V.A.C. aplicada na ferida ou sobre feridas com um retalho ou enxerto e coberta com uma pelcula adesiva V.A.C. .
A Terapia V.A.C ou Fechamento Assistido a Vcuo, ajuda a remover os fludos e materiais infectados no local da ferida.

INFORMAES DE SEGURANA
AVISOS
Sangramento/Hemorragia: Pacientes com feridas envolvendo o corao ou vasos fracos, irradiados ou suturados, esto em potencial risco de uma hemorragia fatal e/ou exsanguinao, e tais vasos e rgos devem estar completamente protegidos (veja Proteo de Vasos, rgos e Nervos abaixo). Para minimizar o risco de morte em caso de hemorragia, pode ser necessria imediatamente uma interveno mdica. Pacientes que tenham feridas onde o corao esteja exposto, devem receber a Terapia V.A.C. em condies de cuidados intensivos grave. Pacientes com feridas envolvendo vasos fracos, irradiados ou suturados devem ser monitorados de perto para sangramento, independentemente da condio de cuidados. Se for observado sangramento sbito ou o aumento dele, interrompa imediatamente a terapia V.A.C., tome as medidas apropriadas para parar o sangramento, e contate seu mdico. As esponjas da Terapia V.A.C. no so indicadas para prevenir, minimizar ou parar o sangramento. Hemostase e Anti-coagulantes: Pacientes sem hemostase da ferida adequada ou que
estejam sob efeito de anti-coagulantes, possuem um maior risco de sangramento, sem ou com a terapia V.A.C.. No utilize produtos, como cera ssea, esponja de gelatina absorvvel ou outro agente hemosttico, que podem, aumentar o sangramento.

O sistema V.A.C. Freedom designado especificamente para pacientes que requerem mobilidade, especialmente queles em casa. INDICAES PARA USO Indicado para pacientes que se beneficiariam de terapia de feridas de presso negativa, j que a utilizao do dispositivo ajuda promover a cicatrizao, incluindo os pacientes que se beneficiariam da drenagem ativa e remoo de materiais infectados ou outros fludos de feridas sob a influncia de uma presso negativa contnua e/ou intermitente. Tipos de feridas para as quais a Terapia V.A.C. tenha sido indicada, incluem feridas crnicas, agudas, traumticas e deiscncias, lceras diabticas, lceras de presso, retalhos, enxertos e queimaduras de espesura parcial. CONTRA INDICAES No coloque as esponjas V.A.C. diretamente em contato com vasos sangneos expostos, rgos ou nervos. NOTA: Veja a seo de Avisos para instrues de proteo dos vasos, rgos e nervos. O sistema V.A.C. Freedom contra indicado para pacientes com: Malignidade na ferida Osteomielite no tratada NOTA: Veja a seo de Precaues para mais informaes sobre Osteomielites. Fstulas inexploradas e no entricas Tecido necrosado com presena de cicatrizes. NOTA: Depois da debridao do tecido necrosado e a completa remoo da cicatriz, a Terapia V.A.C. pode ser usada. Pode ocorrer alergia ou sensibilidade aos adesivos acrlicos. Se aparecer algum sinal de irritao ou sensibilidade, interrompa o tratamento e consulte um profissional especializado. Sensibilidade prata (Somente esponja prata V.A.C. GranuFoam)

Proteo dos Vasos, rgos e Nervos: Sempre proteja os vasos, rgos e nervos,
cobrindo-os com tecidos naturais ou com vrias camadas de telas finas, materiais no aderentes que formem uma barreira completa entre as estruturas e a esponja. recomendado que seja usada uma tela fina, de material no aderente e esteja segura de maneira que no ocorra mudana de sua posio. Inicialmente, utilize a mais baixa configurao de presso negativa, em seguida continue com o tratamento prescrito de presso at onde tolerado.

Proteo dos Tendes e Ligamentos: recomendado que os tendes e os ligamentos


estejam protegidos com uma tela larga, uma barreira protetora no aderente.

Extremidades Afiadas: Fragmentos de ossos ou extremidades afiadas podem furar as barreiras protetoras, vasos ou rgos. Extremidades afiadas ou fragmento dos ossos devem ser eliminados do local da ferida. A Presso negativa pode mudar a posio relativa dos tecidos, vasos ou rgos dentro da ferida, aumentando a possibilidade de contato com extremidades afiadas. Cubra completamente qualquer ponta residual com material de proteo apropriado pra diminuir os riscos de dano, se o contato das estruturas ocorrer. Tenha cuidado quando remover os componentes da esponja da ferida, para que o tecido no seja danificado pelas extremidades dos ossos. Infeco: As trocas das esponjas para feridas infectadas devem ocorrer a cada 12 a 24 h. Monitore a ferida e o tecido entorno e o exudado procurando por sinais de infeco ou outras complicaes. Alguns sinais de possveis infeces so: febre, vermelhido, sensibilidade, inchao, irritao, erupes, aumento do calor na ferida ou no seu entorno, secreo purulenta ou, forte odor. Com ou sem a terapia V.A.C., a infeco pode ser grave, e ocasionar complicaes adversas como, dor, desconforto, febre, gangrena, choque txico e/ou choque sptico. Cuidado e ateno extra devem ser tomados se houver algum sinal de possvel infeco ou complicaes relacionadas. Alguns sinais de complicao de infeco sistemtica so: nusea, vmito, diarria, dor de cabea, tontura, desmaio, dor de garganta com inchao das membranas mucosas, desorientao, febres altas (> 38,8 C), hipotenso refratria e/ou ortosttica ou eritrodermia (como uma erupo por queimadura de sol). Se existir algum sinal de infeco sistemtica ou infeco avanada no local da ferida, contacte seu mdico e interrompa a Terapia V.A.C. at que a infeco ou complicao tenha sido diagnosticada e o tratamento apropriado tenha sido iniciado. Colocao da Esponja: Sempre utilize as Esponjas V.A.C. de pacotes estreis que no tenham sido abertos ou danificados. No coloque nenhuma esponja em tneis cegos ou inexplorados. As esponjas V.A.C. Vers-Foam podem ser apropriadas para uso em tneis explorados. No force as esponjas em nenhuma rea da ferida, pois isso pode danificar o tecido, alterar o fornecimento de presso negativa ou impedir a remoo do exudado. Sempre conte o nmero total de esponjas utilizadas e escreva na fita adesiva ou no relatrio do paciente.

INFORMAO DE SEGURANA
Remoo da Esponja: As esponjas V.A.C. no so bio-absorvveis. Assegure-se que todas as partes das esponjas tenham sido removidas da ferida a cada troca. Deixando a esponja na ferida num perodo mais do que o recomendado, pode alimentar o crescimento do tecido na esponja, criando dificuldades na remoo dos fragmentos da esponja da ferida ou acarretar infeco ou outros eventos adversos. Soluo Tpicas: Quando utilizar a Esponja Prata V.A.C. GranuFoam, no utilize solues tpicas que podem causar interaes adversas com a prata. Solues salinas podem comprometer a efetividade da Esponja Prata V.A.C. GranuFoam. Desfibrilao: Remova a esponja V.A.C. em caso de necessidade de desfibrilao no local onde a esponja esteja. Falha na remoo da esponja, pode inibir a transmisso da corrente eltrica e/ou na ressuscitao do paciente. Imagem de Ressonncia Magntica: (IRM): A Unidade de Terapia V.A.C. e a Esponja Prata V.A.C. GranuFoam no so compatveis com IRM. No as utilize em locais com IRM. Terapia Oxignio Hiperbrica: No utilize a Unidade de Terapia V.A.C. em cmaras com oxigenao hiperbrica. A Unidade de Terapia V.A.C. no apropriada para esse tipo de ambiente, e deve ser considerado o risco de incndio. A esponja V.A.C. tem que ser: Removida e colocado um curativo alternativo durante o tratamento hiperbrico ou, Desconectada da Unidade de Terapia V.A.C., e o final do tubo coberto com gaze ou outro material absorvente, e completamente coberto (incluindo o tubo) com uma toalha molhada durante todo o tratamento na cmara. Se a presso negativa estiver desligada durante mais de 2 horas em um perodo de 24 horas, remova a esponja V.A.C.. Quando a Terapia V.A.C. for reiniciada, irrigue a ferida e aplique uma nova esponja V.A.C. , de um pacote lacrado e estril. Consulte o Guia Clnico de Terapia V.A.C. para instrues detalhadas.

INFORMAO DE SEGURANA
Proteo da Pele ao redor da Ferida: Considere a utilizao de produtos para a preparao e proteo da pele em torno da ferida. No permita que a esponja sobre-saia na pele intacta. Proteja a pele frgil ao redor da ferida com Pelcula Adesiva V.A.C. , hidrocolide ou, outro filme transparente. Vrias camadas da Pelcula Adesiva V.A.C. pode diminuir a taxa de transmisso de vapor mido, o que pode aumentar o risco de macerao.
Componentes da Esponja: Se aparecer algum sinal de irritao ou sensibilidade pelcula, esponja ou tubo, interrompa o uso e consulte o mdico. Para evitar traumas pele ao redor da ferida, no puxe ou estique a pelcula sobre a esponja durante a aplicao. Quando estiver usando aplicao de pelcula circunfricas, crucial apalpar os pulsos distais, e avaliar o estado distal de circulao, evitando o garroteamento. Se houver a suspeita do comprometimento da circulao, interrompa a terapia, remova e esponja e contacte o mdico. Devem ser tomados cuidados extras para pacientes com etiologias neuropticas ou com circulao comprometida. Vrias camadas da Pelcula Adesiva V.A.C. pode diminuir a taxa de transmisso da mistura de vapor, o que pode aumentar o risco de macerao. Osteomielites: A Terapia V.A.C. NO deve ser iniciada em feridas com osteomielites at que ela seja debridada de todas as necroses, tecidos inviveis, incluindo osso (se necessrio), e a terapia antibitica apropriada tenha sido iniciada. Excurses de Presso na Unidade de Terapia V.A.C. : Em raras ocasies, o bloqueio dos tubos com a Unidade de Terapia V.A.C. , pode acarretar em um aumento repentino de vcuo para mais de 250 mmHg de presso negativa. Verifique as condies do alarme imediatamente. Precaues Adicionais para Esponja Prata V.A.C. GranuFoam Camada No-aderente: Para efetividade mxima, a Esponja Prata V.A.C. GranuFoam deve ser aplicada diretamente superfcie da ferida. Produtos no oleosos adjuntos devem ser colocados entre a Esponja Prata V.A.C. GranuFoam e a superfcie da ferida; entretanto, produtos oleosos podem comprometer a efetividade da Esponja Prata V.A.C. GranuFoam na rea coberta pelo produto adjunto. Eletrodos ou Gel Condutivo : No permita que a Esponja Prata V.A.C. GranuFoam fique em contato com EKG ou outros eletrodos ou gis condutivos durante o monitoramente eletrnico ou quando estiveram sendo medidos eletronicamente. Imagem: A Esponja Prata V.A.C. GranuFoam (quando usada) contm prata metlica que pode impedir a visualizao com algumas modalidades de imagem. Componentes da Esponja: A Esponja Prata V.A.C. GranuFoam contm prata elementar (10%) como uma formulao liberada sustentada. A Aplicao de produtos contendo prata pode causar descolorao temporria do tecido.

PRECAUES
Precaues padro: Para reduzir os riscos de transmisso de patologias sangineas, aplique as precaues padro para controle de infeco para todos os pacientes, de acordo com o protocolo da instituio, indiferentemente dos seus diagnsticos ou estado de uma suposta infeco. Utilize luvas, bata e culos de proteo se houver exposio ao fludo corporal. Deixe a Terapia V.A.C. Ligada: A Terapia V.A.C. deve ficar ligada por um perodo mnimo de 22 h. a cada 24 h.. Se a presso negativa estiver desligada por mais de 2 h. num perodo de 24 h., remova a esponja V.A.C. . Quando a Terapia V.A.C. for reiniciada, irrigue a ferida e aplique uma nova esponja V.A.C. de um pacote lacrado e estril. Dano Espinha Dorsal: Caso um paciente esteja sofrendo de hiperflexia autonmica (sbita elevao da presso sangnea ou freqncia cardaca respondendo estimulao do sistema nervoso simptico), interrompa a Terapia V.A.C. para ajudar a minimizar a estimulao sensorial e fale com o mdico. Terapia V.A.C. Contnua versus Intermitente: recomendada a Terapia V.A.C. Contnua, ao invs da Intermitente, sobre as estruturas instveis, por exemplo, parede peitoral instvel ou no-intacta fascia, para ajudar a minimizar o movimento e estabilizar o local da ferida. A Terapia contnua tambm geralmente recomendada para feridas com fistula entrica aguda, feridas altamente exudativas, retalhos frescos e enxertos. Fstulas Entricas: Feridas com fstulas entricas requerem precaues especiais para otimizar a Terapia V.A.C. . Consulte os Guias Clnico de Terapia V.A.C.. A Terapia no recomendada ou designada para administrao em efluentes fstulas entricas ou de reteno, mas como uma auxiliar cicatrizao da ferida.

APLICAO DA ESPONJA

APLICAO DA ESPONJA(CONT.)
10. Remova a camada branca da parte de trs da pelcula (etiqueta 1) (Fig. 3) e coloque a pelcula sobre a esponja.(Fig. 4) NOTA: Minimizar as rugas pode ajudar a eliminar os vazamentos de ar. No entanto, no estique a pelcula quando estiver aplicando-a, Pois isso pode ocasionar uma presso imprpria e reduzir a fora na rea ao redor da ferida, resultando numa irradiao da pele. Remova a camada de suporte da parte superior (etiqueta 2) e coloque a fita suavemente na pele para assegurar uma vedao oclusiva. Remova as beiradas azuis durante a perfurao. .
Esponja Curativo

AVISO: Para ajudar a reduzir o potencial de risco de um dano srio ou fatal, leia cuidadosamente e siga a seo de Informao de Segurana deste guia para aplicar as esponjas V.A.C. Freedom. CUIDADO: Para reduzir o risco de transmisso de patologias sanguneas utilize as precaues padres para o controle de infeco de todos os pacientes, de acordo com o protocolo da instituio, independente de seus diagnsticos ou estado de suposta infeco. 1. Limpe a ferida agressivamente de acordo com os protocolos da instituio ou prescrio do terapeuta. 2. Debride o tecido necrtico incluindo a cicatriz e crosta endurecida. 3. Ative a hemostasia. Evite o uso de cera ssea. 4. Examine visualmente e apalpe o leito da ferida para identificar algum vaso sangneo nas proximidades. 5. Irrigue a ferida com soluo salina ou soluo prescrita pelo mdico. 6. Prepare o local ao redor da feria para aplicao da esponja. NOTA: Se o local ao redor da feria estiver excessivamente molhada ou oleosa, pode ser usado um adesivo lquido mdico pode melhorar a vedao. Para peles frgeis, utilize previamente um selante de pele para vedar a aplicao, ou enquadrar a ferida com uma camada de pele protetora, como o Duoderm. Corte a pelcula em um tamanho grande s o suficiente para cobrir a esponja e bem vedar entorno. 7. Verifique a patologia e as dimenses da ferida e utilize um tipo e tamanho apropriado de esponja. Remova a esponja de um pacote estril e molde-a ao tamanho da feria. (Fig. 1) NOTA: No corte a esponja sobre a ferida. Gentilmente, esfregue as extremidades cortantes da esponja para remover algum pedao solto. 8 . Gentilmente, preencha a ferida com a esponja, cobrindo a base inteira da ferida. NOTA: A esponja deve cobrir todas as extremidades da ferida, incluindo os tneis e cavidades. No entanto, a esponja no deve sobrepor a pele intacta. NO comprima a esponja dentro da ferida. 9. Mea a pelcula adesiva para cobrir a esponja. NOTA: A pelcula adesiva pode ser cortada se necessrio. Ela deve facilmente cobrir a esponja e de3 5 cm de pele intacta.

Abas Brancas Rotulada 2

11. Escolha o lugar na pelcula para aplicar o tubo. Nesse local, faa um buraco atravs da pelcula, de aproximadamente 2 cm de dimetro, deixando principalmente a esponja intacta. NOTA: A Pelcula pode ser cortada tambm antes de sua colocao sobre a esponja. Qualquer processo para cortar a pelcula aceitvel e no aumenta nem diminui a efetividade do sistema V.A.C. NOTA: muito importante cortar completamente o buraco na pelcula. Uma fenda pode no permitir a passagem do fludo atravs da pelcula, resultando numa condio de alarme. 12. Remova a pelcula detrs da Esponja T.R.A.C.. Coloque a esponja T.R.A.C. na pelcula com seu cotovelo diretamente sobre o buraco na pelcula. Assegure que a esponja T.R.A.C. esteja colocada diretamente sobre o buraco da pelcula e no sobreponha a pele intacta, evitando assim possveis danos devido presso. Gentilmente passe a mo ao redor da Esponja para assegurar completa adeso. Remova a camada de suporte e as beiradas azuis ao longo das perfuraes. 13. Conecte o tubo da esponja ao tubo do reservatrio. 14. Siga as instrues deste guia para instalao do reservatrio. Nota aos Clnicos: Para aplicao especfica das feridas e solues de problemas, consulte o Guia Clnico da Terapia V.A.C. . Para solicitar uma cpia, contacte a KCI no nmero localizado na seo Questes e Informaes, deste guia.

Esponja Curativa

Ferida

Esponja

INSTRUO OPERACIONAL cCUIDADOo


Somente um mdico pode prescrever as configuraes. A falha no cumprimento das instrues do produto ou no ajuste das configuraes e uso da terapia sem a ordem expressa e/ou superviso de um terapeuta treinado, pode levar a um desempenho imprprio do aparelho ou a potencial dano srio ou fatal. DICA: Quando estiver fazendo os ajustes, utilize a seo Tela e Botes deste guia para uma navegao mais fcil. DICA: recomendando que a opo de Trava da Terapia seja usada quando os pacientes no estiverem sendo atendidos, afim de prevenir alteraes sem inteno ou acidentais com as configuraes da terapia..

INSTRUO OPERACIONAL
c. Pressione o Boto SELECIONAR para acender a Opo

Terapia para troca (Presso Negativa, Terapia, e/ou Intensidade) aumentar ou diminuir os valores ou modificar as configuraes.

d. Pressione os botes SETAS PARA CIMA/BAIXO para

Pressione o boto SELECIONAR para acender a Opo Terapia para troca, se necessrio. Se a Terapia Intermitente for selecionada, INTERMITENTE, piscar para indicar que existe um Sub-Menu. Pressione o boto ENTRAR para visualizar o Sub-Menu. Pressione os botes SETAS ACIMA/ABAIXO para selecionar o Tempo Intermitente ligado e desligado.

Leia cuidadosamente a seo Informao de Segurana deste guia antes de operar com a Unidade V.A.C Freedom

Pressione o boto SADA para retornar ao Menu Terapia. e. Pressione o boto SADA at que a Tela Inicial seja visualizada.

1. Verifique se o tubo est conectado e se ambas as presilhas esto abertas. 2. Pressione o boto LIGA/DESLIGA. O visor mostra uma seqncia de telas de incio da operao (Descrio do Boto) por 15 segundos. Depois de 10 segundos, aperte qualquer boto para passar a tela de Descrio do Boto. A prxima tela a aparecer a Tela Inicial, como mostrado ao lado. 3. A terapia vai comear automaticamente. NOTE: A unidade vai utilizar as configuraes da ltima terapia, ao menos que se pressionem os botes para modificar as configuraes. 4. Para modificar as configuraes da terapia: a. Pressione o boto SELECIONAR at acender a Terapia. b. Pressione o Boto ENTRAR para ir pra o Menu Terapia.
Terapia Portugus Utilidades

5. Verifique a compresso da esponja e que no hajam nenhum vazamento no sitema.

TELA E BOTES
Opo da Terapia Ligar Opo de Utilidades Indicador Alarme Silencioso Sada Indicador de Energia CA
Terapia
Portugus

Indicador do Idioma Selecionar Botes de Setas Entra Configurao Indicador Terapia de Bateria

LIGADO 125mmHg Intermitente

Utilidades
LIGADO125mmHg Intermitente

Trava de Segurana

Ligue a unidade pressionando ON/OFF

Pressione para aumentar/diminuir os nmeros ou para modificar as configuraes Entrar numa opo marcada

Pressione para correr o menu de opes

Pressione para retornar para a tela anterior

PROBLEMAS DE ALARME

OPERAO COM ALARME


Para tirar qualquer alarme de mensagem da tela, pressione o Boto SADA. Para modificar o modo ALARME SILENCIOSO:

10

Tipo de Alarme
RESERVATRIO CHEIO OU TUBO BLOQUEADO

Notificao
Mensagem Visual

Soluo

Assegure que as presilhas estejam abertas. Verifique se o tubo no est furado Troque o reservatrio se estiver cheio Verifique ao redor da pelcula se existe algum vazamento. Se houver, coloque uma fita adicional. Assegure que o conector T.R.A.C. est travado. Assegure que o Reservatrio V.A.C. Freedom esteja acoplado.

CONSULTE NESTE GUIA A SEO DE INSTALAO E REMOO DO RESERVATRIO

Se a condio do alarme no estive correta, depois de 5 ciclos (aprox. 5 minutos), ento um alarme sonoro vai disparar e a terapia vai desligar automaticamente.

1. Na Tela Inicial, selecione Utilidades e pressione o boto ENTRA. 2. No Menu Utilidades, selecione Opes e pressione o boto ENTRA.
Estado do Silenciador do Alarme

Alarme Audvel Contraste

LIGADO

3. Selecione o Silenciador do Alarme LIGA/DESLIGA, utilizando as Setas ACIMA/ABAIXO. 4. Pressione o Boto SADA, at retornar para Tela Inicial.

Menu de Opes

RESERVATRIO FALTANDO OU TUBO/ESPONJA COM VAZAMENTO

Mensagem visual acompanhada de um alarme sonoro.O alarme inicial de 3 toques curtos.

OPERAO DA BATERA
NOTA: O paciente no precisa parar o tratamento com a Unidade V.A.C. Freedom para recarregar a bateria interna e nem a unidade precisa ser removida de sua bolsa. RECARREGANDO A BATERIA: Conecte a extenso na tomada de energia da unidade V.A.C. Freedom. Conecte o cabo de energia adequadamente afim de evitar seu desligamento inadvertidamente. Quando a unidade est conectada a uma fonte de energia CA, o cone a direita na tela vai aparecer e o LED verde vai acender indicando que a bateria est carregando. Em seguida, o cone indicador da bateria tambm ir piscar. Quando a unidade V.A.C. Freedom for desconectada da fonte de energia CA ou do cabo de energia, a unidade vai automaticamente operar com a bateria.

TERAPIA NO EST ATIVADA

Mensagem visual acompanhada de um alarme sonoro.

Ligue a Terapia.

BATERIA FRACA

Mensagem visual acompanhada de um alarme sonoro.

Conecte a unidade a uma fonte de energia CA para recarregar a bateria interna.

ERRO INTERNO DO APARELHO OU ERRO NA MEMRIA INTERNA

Mensagem visual acompanhada de um alarme sonoro.

O aparelho no est em operao. Desconecte o aparelho, remova a esponja e contacte a KCI ou seu representante local.

Tempo Mdio de Recarga: Aproximadamente 12 horas para recarga total. Alarme de Bateria Fraca: Um alarme sonoro vai tocar quando a bateria estiver
muito baixa.

NOTA: Em caso de emergncia, favor contatar seu mdico ou hospital domiciliar, ou ligue para o nmero de emergncia.

Desligamento Automtico: Se a carga da bateria estiver abaixo de um nvel


crtico, a unidade vai desligar automaticamente. Para ligar novamente, conecte a unidade numa fonte de energia CA e pressione o boto LIGA/DESLIGA. A terapia deve ser reiniciada no Menu Terapia.

11

INSTALAO E REMOO DO RESERVATRIO


Instalao do Reservatrio
1. Coloque a parte de trs do reservatrio no encaixe do meio sobre a braadeira metlica (Fig. 7)

INSTALAO E REMOO DO RESERVATRIO (CONT.) 12


Reservatrio Cheio ou Alarme de Tubo Bloqueado 1. Coloque a unidade verticalmente, para determinar o nvel do exudado no reservatrio. (Fig. 11) Reservatrio est cheio, se o exudado chegar a 300 ml. Existe um bloqueio no tubo se o reservatrio no estiver cheio. 2. Consulte o guia na seo Soluo de Problemas do Alarme, se o reservatrio estiver cheio ou se o tubo estiver bloqueado.

2. Empurre a parte da frente do reservatrio para baixo para que ele se encaixe na unidade. (Fig. 8) 3. Conecte as duas partes do Conector T.R.A.C. girando-as at que se encaixem. 4. Verifique se ambas as presilhas esto abertas. 5. Ligue a Terapia. Remoo do Reservatrio 1. Desligue a Terapia. 2. Feche as presilhas nos tubos do reservatrio e da esponja. 3. Gire o Conector T.R.A.C. para desconectar o tubo do reservatrio do tudo da esponja. 4. Com a tela de exibio virada para voc e utilizando as duas mos, puxe o reservatrio em direo da unidade para comprimir a trava (Fig. 9)

REMOO DA ESPONJA
AVISO: Para ajudar a diminuir o potencial risco de dano srio ou fatal, leia prvia e cuidadosamente a seo do guia Informao de Segurana, seguindo suas instrues ao aplicar as esponjas V.A.C. Freedom. NOTA : As esponjas V.A.C. devem ser trocadas a cada 48 hs ou a cada 24 hs com infeco. O Reservatrio deve ser trocado quando estiver cheio ou pelo menos uma vez por semana para minimizar o mal cheiro. recomendado que o equipamento protetor seja utilizado para ajudar reduzir o risco de infeco e contato com os fluidos corporais. Consulte a seo do guia Equipamento de Proteo para informaes especficas. 1. Pressione o Boto LIGA/DESLIGA para desligar a Terapia ou v no Menu Terapia e selecione Terapia Desligada. 2. Aperte as presilhas o mais perto possvel do final do tubo do reservatrio e do final do tubo da esponja. 3. Desconecte o tubo do reservatrio do conector da esponja. 4. Estique suavemente a Pelcula Adesiva e retire-a da pele. (Fig. 12) DICA: Se a esponja se aderir na ferida, consulte a seo do guia Informao de Segurana. 5. Descarte os produtos descartveis de acordo com as leis, regulamentaes e protocolos de controle de infeco, e siga as Precaues Universais.
Conector de Curativo

Pelcula

5. Enquanto mantem a compresso da trava (Passo 4), puxe para cima a parte de baixo do reservatrio, utilizando os dedos como apoio.(Fig. 10) 6. Descarte o reservatrio em local apropriado de acordo com as regulamentaes legais e protocolos da instituio.

NOTA: Durante as trocas das esponjas e manuseando os materiais descartveis, recomendado que equipamentos de proteo sejam utilizados para ajudar a reduzir o risco de infeces e contato com fluidos corporais. Consulte a seo proteo de equipamentos para informaes especficas. CUIDADO: Para reduzir o risco de transmisso de patologias exsangineas, aplique as precaues padres para controles de infeces a todos os pacientes, de acordo com os protocolos da instituio, independente dos seus diagnsticos ou suposto estado de infeco. Utilize luvas, batas e culos de proteo se houver exposio ao fluido corporal.

13

EQUIPAMENTO DE PROTEO
CUIDADO: Para reduzir o risco de transmisso de patologias exsangineas, aplique as precaues padres para controles de infeces para todos os pacientes, de acordo com os protocolos da instituio, independente dos seus diagnsticos ou suposto estado de infeco. Utilize luvas, batas e culos de proteo se houver exposio ao fluido corporal.
Depois da utilizao no paciente, todas as partes do sistema devem ser consideradas contaminadas, incluindo: Todos os tubos, conectores e presilhas. Reservatrio Esponja, pelcula adesiva, conectores e tubos do V.A.C. Freedom.

AVISOS ELTRICOS

14

OAVISOO
Possvel Risco de Choque Eltrico A Unidade de Terapia V.A.C deve ser utilizada somente com fonte de energia KCI que seja adequada para a voltagem do seu pas.

Descarte todos os materiais descartveis de acordo com o local, estado, e regulamentaes federais, e protocolos da instituio.

OAVISOO
No remova a capa protetora da porta serial que est localizada na parte de trs da Unidade V.A.C. Freedom. Esta porta para ser usada somente com aparelhos determinados pela KCI e que esto de acordo com os padres IEC.

LIMPEZA E CUIDADOS SEMANAIS


CUIDADO: Para reduzir o risco de transmisso de patologias exsangineas, aplique as precaues padres para controles de infeces para todos os pacientes, de acordo com os protocolos da instituio, independente dos seus diagnsticos ou suposto estado de infeco. Utilize luvas, batas e culos de proteo e houver exposio ao fluido corporal. NOTA: O paciente no deve ser removido do sistema V.A.C. Freedom, enquanto estiver efetuando os procedimentos de limpeza semanais.. A unidade V.A.C. Freedom deve ser limpa com soluo diluda de 5 mililitros de desinfetante a cada 1 litro de gua (1 colher de ch de desinfetante a cada 1 quarto de gua) ou desinfetante no agressivo. Use um pano grosso e tora bem para tirar o excesso de soluo, at que ele esteja mido e sem gotejar. Outros fludos no devem ser usados, pois podem danificar a unidade V.A.C. Freedom. CUIDADO: Evite derramar lquido em qualquer parte da unidade da terapia. Lquidos remanescentes nos controles eletrnicos podem causar corroso o que pode acarretar falha nos componentes eletrnicos. Falha no componente pode fazer com que a unidade da terapia no funcione corretamente, causando possivelmente, grandes danos ao paciente ou terapeuta. CUIDADO: Cuidados particulares devem ser tomados quando estiver manuseando desinfetante concentrado ou desinfetante a base de cloro, usando proteo adequada aos olhos. Sempre misture, os desinfetantes concentrados ou desinfetantes a base de cloro, com gua. NUNCA misture desinfetantes com solues clordricas.

OAVISOO
Sob nenhuma circunstncia uma Bateria, Carregador ou Adaptador, sem ser queles fornecidos com a Unidade V.A.C. Freedom (veja a lista abaixo), deve ser usado com o Sistema V.A.C. Freedom. Amrica do Norte: Modelo Ault Corp. MW125KA1803B52 Europa: Modelo Ault Corp. MW125KA1803M52 Reino Unido : Modelo Ault Corp. MW125KA1803G52 Australia : Modelo Ault Corp. MW125RA1803H02

NOTA: Falha no uso das Fontes de Energia especificadas por KCI, estar em desacordo com a Aprovao da Agncia de Segurana Eltrica e pode causar srios choques eltricos.

15

SIGNIFICADO DOS SMBOLOS


EQUIPAMENTO
Classe II, Energia Internamente do Equipamento

ESPECIFICAES*
Unidade de Terapia V.A.C. Freedom

16

IPXO

No protegido contra os efeitos prejudiciais da gua

Dimenses ................................................................................ 16,51 x 19,05 x 7,9 cm. (6.5 x 7.5 x 3.125 pol.) Peso ...........................................................................................................................................1,45kg. (3.2 Ibs) Opes de Presso .................................................................................................................50 to 200 mm Hg Modos ............................................................................................................................ Contnua e Intermitente

Tipo B, Parte Aplicada

Corrente Alternada Conforme Diretivas de Equipamentos Mdicos (94/42/EEC) e sob os procedimentos legais de conformidade no pas dirigido.

Equipamento Mdico com respeito a choque eltrico, fogo e problemas mecnicos, somente de acordo com: UL 2601-1, EN60601-1,e CAN/CSA, C22.2 No. 601.1 .
Equipamento Mdico Equipamento no adequado para uso em presena de misturas inflamveis com ar,

Classificao IEC:

Veja Instrues de Uso

oxignio ou xido nitroso. Operao Contnua Padro Aplicado Tipo B Energia Internamente do Equipamento Classe II IPXO

DESCARTVEIS ESTREIS
Veja Instrues de Uso

Bateria: Vida til ............................aproximadamente 12 horas, dependendo das configuraes. Eletricidade: Carregador/ Fonte de Energia Externa Entrada .......................... .110-240 VAC, 50/60 HZ,1 Amp. Carregador/ Fonte de Energia Externa Sada .......................................................18 VDC, 2.2 Amp Vazamento de Corrente Vedada e Paciente ................................................... < 100 Microamperes

Lote / Nmero de Srie

Uso nico

Mtodo de Esterilizao Radiao

Proteja de umidade

Condies Ambientais:
Condies de Armazenamento Temperatura ......................................................................-20C (-4F) a 60C (140F) Umidade Relativa do Ar .................................................... 10 to 95% No condensado Presso Atmosfrica .....................................................................700 hPa a 1060 hPa Condies de Operao Temperatura ....................................................................... 10C (50F) a 30C (85F) Umidade Relativa do Ar ................................................................................ 30 a 75% Presso Atmosfrica ........................................................................... 50kPa a 106kPa *Especificaes sujeita a mudana sem aviso prvio

Frgil

Mtodo de Esterilizao xido de Etileno

Data de Validade

Conforme Diretivas de Equipamentos Mdicos (94/42/EEC) e sob os procedimentos legais de conformidade no pas dirigido.

Data de Fabricao

CUIDADO: As Leis Federais restringem o uso desse equipamento para venda exclusivamente para ou sob ordem de um mdico.

Condies de Estocagem

17

ACESSRIOS

INFORMAES DE GARANTIA

18

Esponja curativo pequena

Esponja curativo mdia

Esponja curativo grande

Esponja para calcanhar

Esponja redonda

Esponja fina

Todos os modelos de bombas do Sistema de Terapia V.A.C. so somente cedidos em comodato e/ou alugados para uso exclusivo e por tempo indeterminado para o perfeito funcionamento e uso apenas e to somente com os materiais descartveis de uso nico e originais KCI.
Esponja branca macia, tamanhos: 10 x 7,5cm e 10 x 15cm
*Esponja de mo

Todos os materiais acessrios descartveis so garantidos por 30 dias a partir da data efetiva de entrega dos mesmos desde que mantidos em suas embalagens estreis e inviolveis em perfeito estado.

Conector em Y com engate rpido

Almofada T.R.A.C.

Fita adesiva

* Reservatrio 300ml
Tubo de extenso

NOTA: Todos os materiais e acessrios de consumo, so descartveis e de uso nico.

* Uso exclusivo no modelo V.A.C. Freedom

Вам также может понравиться