Вы находитесь на странице: 1из 6

Hoje, o software CAD (computer-aided design) bastante utilizado nas empresas que dependem de projeto tanto as de pequeno, mdio

o e grande porte. Existem vrios softwares CAD, cada um com sua funcionalidade e capacidade como exemplo, o AutoCAD, SolidWorks, Inventor, CATIA, Unigraphics, Pro/E, Topsolid, etc, utilizado em diferentes tipos de empresas e projetos. Sendo assim, muitas pessoas precisam enviar arquivos para clientes e fornecedores, a fim de avaliar ou revisar dados do projeto. Porm, nem todas empresas possuem instalado o referido software CAD para visualizar os projetos. Desta forma surgiram os visualizadores de arquivos CAD. O eDrawings Viewer, foi largamente difundido por vir junto com o software SolidWorks, obviamente alm de visualizar arquivos do SolidWorks tambm tem timos recursos para visualizar arquivos DWG/DXF (da plataforma AutoCAD). Este visualizador gratuito e possui recursos avanados de visualizao 3D, reviso e extrao de medidas de partes do projeto. uma tima soluo para o envio de arquivos do projeto para outras pessoas/empresas pois tem a vantagem de compactar em muito arquivos do SolidWorks. Tambm possvel gerar arquivos nativos de eDrawings em outra plataforma conforme disponvel no site da desenvolvedora: http://edrawings.geometricglobal.com/ . Para termos uma ideia da praticidade, esse software disponibiliza 4 opes para enviarmos o arquivo a terceiros, que so: Arquivo do eDrawings, Zip, Pgina HTML e Arquivo executvel. Alm disso, essas formas de envio possuem recursos embutidos, que possibilitam ao destinatrio abrir o modelo do eDrawings sem possuir nenhum sistema CAD instalado em sua mquina, assim ele visualiza o modelo em 3D e pode fazer as anotaes necessrias. Tudo isso, aliado a uma interface bastante intuitiva. Neste artigo abordaremos as principais funcionalidades e vantagens desta excelente ferramenta.

Interface do eDrawings Professional

Se voc trabalha na rea de desenvolvimento de produtos ou projetos, sabe que comum compartilhar o arquivo do projeto que est sendo desenvolvido com as pessoas envolvidas, solicitando reviso ou aprovao. E este processo de reviso pode ser cansativo, necessitando enviar e receber o arquivo diversas vezes, assim pode-se perder alguma informao relevante, se no gerenciarmos de forma correta. Ento, para facilitar tudo isso, a Dassault Systmes Corporation desenvolveu o software eDrawings Viewer. Este software possibilita visualizar, imprimir e trocar facilmente arquivos do AutoCAD (DWG e DXF), assim como peas, montagens e projetos criados no SolidWoks. O eDrawings tambm abre arquivos na extenso (.SLT), (.3DXML) e CALS(.cal). O arquivo no formato SLT nativo do stereolithography CAD, utilizado nas mquinas de prototipagem rpida, ou tambm conhecida como mquinas de estereolitografia. O 3DXML um formato desenvolvido pela Dassault Systmes Corporation, nativo do software de modelamento da linha 3dvia, desenvolvida pela prpria corporao. Mas agora voc deve estar se perguntando: E os formatos de outros softwares, como; Inventor, CATIA, Unigraphics/NX, e Solid Edge; no possvel visualizar no eDrawings?. O eDrawings no abre arquivos nativos destes softwares. Para estes sistemas, voc deve fazer o download do eDrawings especfico para o software desejado, e neste ter um plugin para publicao do arquivo do sistema desejado, por exemplo do CATIA, para o eDrawings. Neste Link:

http://edrawings.geometricglobal.com/Downloads/index.aspx , voc encontra a lista dos softwares que possuem uma verso do eDrawings para download. Lembre-se que, quando voc inicia a instalao, no meio do processo, o assistente de instalao questiona se voc deseja instalar o eDrawings Viewer juntamente com o plugin. A partir de agora falaremos de algumas funcionalidades importantes do programa, as quais so essenciais para uma correta avaliao ou anlise do projeto. 1- CARIMBO: Como o prprio nome auto-explica, esta ferramenta marca virtualmente um smbolo ou palavra em um determinado local da rea grfica do eDrawings. Basta selecionarmos umas das imagens disponibilizadas no programa e efetuar um clique para posicionar.

Aprovao do projeto, utilizando a ferramenta Carimbo. 2- COMENTRIO: Com esta ferramenta podemos inserir comentrios com informaes diversas, por exemplo, o material que ser utilizado em determinados componentes do projeto, dvidas na concepo e em detalhes construtivos, entre outros. A data e o horrio de criao do comentrio tambm ficam registrados.

Comentrio informando o ao a ser utilizado no componente 3- ANIMAO DAS VISTAS ORTOGONAIS: Esta ferramenta muito til para analisar todos os pontos importantes do projeto, conferir o design do produto e at mesmo para notar alguma deficincia do projeto.

Vista lateral do projeto

4- ENVIAR: Este comando muito importante, pois atravs dele que configuramos a forma de envio do arquivo do projeto para terceiros. Como falamos no incio deste artigo, temos 4 opes de envio, e cada uma deve ser utilizada conforme as necessidades do destinatrio. Por exemplo, se a pessoa no possuir o eDrawings Viewer instalado em seu computador e possuir um programa para descompactao de arquivos, podemos enviar o projeto em um arquivo (.ZIP). Dentro deste ter um arquivo executvel do modelo, no qual o destinatrio abre, e a instalao do eDrawings Viewer iniciada automaticamente, juntamente com o modelo.

Janela para definio do tipo de envio O eDrawings possui uma verso gratuita, que na maioria dos casos j satisfaz o objetivo desejado, no caso, a visualizao 3D do projeto por pessoas que no possuem o SolidWorks, Pro/ENGINEER e AutoCAD. Mas, ele tambm possui uma verso paga, a qual dispe de alguns recursos adicionais. Na imagem abaixo, voc pode visualizar as ferramentas disponveis em cada verso.

Fonte: www.ntcadcam.co.uk Caso voc deseje saber sobre outras ferramentas que o eDrawings disponibiliza, acesse a ajuda online do software, atravs deste Link: http://help.solidworks.com/2010/PortugueseBrazilian/eDrawings/SWHelp_List.html?id=b6bf0c45e742486993fd61ca43d15e72#Pg0 . Ento, pronto para enviar seus projetos e ideias para terceiros, de forma prtica e eficiente, e se destacar como Cadista?

Вам также может понравиться