Вы находитесь на странице: 1из 1

AVALIAO DIAGNSTICA 4 ANO LNGUA PORTUGUESA Nome: _____________________________________________________________________________________ Contedos

Compreenso oral

O aluno capaz de:


Reter e identificar o essencial da mensagem. Descobrir e apreender o significado de algumas palavras ainda desconhecidas, alargando o vocabulrio. Saber escutar, para organizar e reter informao essencial, discursos breves. Falar de uma forma clara e audvel. Participar adequadamente nas diferentes situaes comunicativas (pede e toma a palavra e respeita o tempo de palavra dos outros). Variar a entoao das frases de acordo com a intencionalidade comunicativa. Produzir breves discursos orais com vocabulrio e estruturas gramaticais adequados. Ler em voz alta com fluncia textos com extenso e vocabulrio adequados.

Ponto forte

Ponto fraco

Observaes

Expresso oral

Avaliao oral

Leitura

Ler diferentes tipos de textos e em suportes variados para obter informao e organizar conhecimento. Compreender o essencial dos textos lidos. Localizar num texto a informao pretendida. Escrever com caligrafia legvel. Recorrer a tcnicas para registar, organizar e transmitir a informao. Escrever pequenos textos, de diferentes tipos, usufruindo do prazer da escrita. Produzir pequenos textos de diferentes tipos tendo em conta a organizao em pargrafos e as regras de ortografia e pontuao. Escrever com correco ortogrfica as palavras do vocabulrio de uso corrente ou eventual ocorrncia de erro em palavras pouco frequentes. Distinguir sons orais e nasais. Classificar palavras quanto ao nmero de slabas. Distinguir slaba tnica e slaba tona. Classificar palavras quanto posio da slaba tnica. Identificar e classificar nomes, verbos e adjectivos. Conhecer algumas regras de flexo nominal: nmero (singular, plural); gnero (masculino, feminino); grau (aumentativo, diminutivo). Conhecer algumas regras de flexo verbal: pessoa (1., 2., 3.) singular, plural; nmero (singular, plural); Tempos verbais presente, futuro, pretrito. Identificar determinantes artigos definidos e indefinidos. Identificar pronomes pessoais.

Expresso escrita

Conhecimento explcito

Manipular palavras (ou grupos de palavras) em frases - expande, substitui, reduz elementos. Identificar e classificar os tipos de frases; Distinguir frase afirmativa e negativa; Distinguir sujeito de predicado; Identificar os constituintes principais da frase. Identificar palavras que pertencem mesma famlia. Identificar sinnimos e antnimos. Identificar e aplicar sinais de pontuao: ponto (final), ponto de interrogao, ponto de exclamao, reticncias, vrgula, dois pontos e travesso. Identificar e aplicar sinais auxiliares de escrita: parnteses curvos, aspas. Identificar os acentos grficos (agudo, grave, circunflexo) e diacrticos (hfen). Identificar e aplicar regras de ortografia (incluindo a translineao).

Data: _____/_____/________ O Encarregado de educao: ______________________________________________________________________

Вам также может понравиться