Вы находитесь на странице: 1из 5

LNGUA PORTUGUESA

TEXTO: NOTCIA DE JORNAL

Questo

03

Quem descobriu, perdida no noticirio policial de um matutino, a intensa poesia contida no bilhete do suicida? Creio que foi Manuel Bandeira. Sim, se a memria no falha (e, meu Deus, ela est comeando a falhar), foi o poeta Bandeira. Ele que tem o dom da poesia mais forte. Claro, todos ns somos poetas em potencial, amando a poesia no vo de um pssaro, na comovente curva de um joelho feminino, no pr-do-sol, na chuva que cai no mar. Mas ns somos os pequenos poetas, os que sentimos a poesia, sua mensagem de encantamento, sem capacidade bastante para transmitir ao amigo, amada, ao companheiro aquilo que nos encantou. Ento Deus fez o poeta maior, aquele que tem o dom de transmitir por meio de palavras toda e qualquer poesia, seja ela plstica, audvel, rtmica; sentimento ou dor. "A poesia espontnea" - disse um dia Pedro Cavalinho, o tmido esteta, enquanto descamos de madrugada uma rua molhada de orvalho e um galo branco cantou num muro prximo. Um muro que o limo pintara de verde. E mesmo. To espontnea, que estava no bilhete do suicida. Um minuto antes de botar formicida no copo de cerveja e beber, ele rabiscou, com sua letra incerta, num pedao de papel: "Morri do mal de amor. Avisem minha me. Ela mora na Ladeira da Alegria, sem nmero". Manuel Bandeira, poeta maior, nem precisou transformar num poema as palavras do morto. Leu a notcia em meio s notas policiais do matutino e notou logo o que podem as palavras. O homem humilde, que fora a vida inteira um espectador da poesia das coisas, no ltimo instante, sem a menor inteno, se fez poeta tambm. E deixou sobre a mesa suja de um botequim, entre um copo de formicida e uma garrafa de cerveja, a sua derradeira mensagem - a primeira mensagem potica. Num matutino de ontem, num desses matutinos que se empenham na publicidade do crime, havia a seguinte notcia: "Joo Jos Gualberto, vulgo 'Sorriso', foi preso na madrugada de ontem, no Beco da Felicidade, por ter assaltado a Casa Garson, de onde roubara um lote de discos". Pobre redator, o autor da nota. Perdido no meio de telegramas, barulho de mquinas, campainhas de telefones, nem sequer notou a poesia que passou pela sua desarrumada mesa de trabalho, e que estava contida no simples noticirio de polcia. Bem me disse Pedro Cavalinho, o tmido esteta, naquela madrugada: "A maior inimiga da poesia a vulgaridade". Distrado na rotina de um trabalho ingrato, esse reprter de polcia soube que um homem que atende por um vulgo de "Sorriso" roubara discos numa loja e fora preso naquele beco sujo que fica entre a Presidente Vargas e a Praa da Repblica e que se chama Felicidade. Fosse o reprter menos vulgar e teria escrito: "O Sorriso roubou a msica e acabou preso no Beco da Felicidade".

O que diferencia poeta maior de menor (pequeno) : A) que o segundo escreve mal o que v. B) que o primeiro transmite verbalmente toda carga potica. C) que o segundo incapaz de sentir a poesia. D) que o primeiro no transmite o que vive, mas o que v. E) que os poetas maiores s falam de temas nobres.
Questo 04

Em: "Creio que foi Manuel Bandeira", o termo em negrito : A) preposio. B) pronome relativo. C) pronome interrogativo. D) conjuno integrante. E) interjeio.
Questo 05

Houve emprego de vrgulas para assinalar orao adjetiva em: A) "Ela mora na Ladeira da Alegria, sem nmero". B) "(e, meu Deus, ela est comeando a falhar)". C) "...Pedro Cavalinho, o tmido esteta, naquela...". D) "...os pequenos poetas, os que sentimos a poesia, ...". E) "Pobre redator, o autor da nota".
Questo 06

H relao INCORRETA de letras e fonemas em: A) Pssaro (7Letras/6Fonemas). B) Comovente (9Letras/8Fonemas). C) Molhada (7Letras/6Fonemas). D) Plstica (8Letras/8Fonemas). E) Aquilo (6Letras/6Fonemas).
Questo 07

Marque a alternativa que contenha uma estrutura cuja mudana de posio do adjetivo, nos trechos retirados do Texto, causa modificao semntica: A) "...a poesia intensa contida no bilhete suicida". B) "Pedro Cavalinho, o esteta tmido". C) "Redator pobre, o autor da nota". D) "...na curva comovente de um joelho feminino". E) "...um branco galo cantou...".
Questo 08

(PRETA, Stanislaw Ponte. Tia Zulmira e eu. 1. ed. Rio de Janeiro: Justifica a concordncia verbal em: "...num desses matutinos que se empenham na publicidade do crime,..." (6 pargrafo do Texto) a Civilizao Brasileira, 1979. p. 145-7.)

seguinte afirmativa: A) O verbo da orao adjetiva concorda com o antecedente do pronome relativo. - Leia o Texto e assinale o que se pede nas questes B) O verbo concorda com a expresso partitiva da orao anterior. seguintes: C) O ncleo do sujeito um substantivo coletivo. D) O sujeito uma expresso indicativa de quantidade Questo 01 aproximada. O modo de elaborao da mensagem contida no Texto Notcia de E) O sujeito posposto, publicidade, leva o verbo ao plural. Jornal de Stanislaw objetivou: Questo 09 A) despertar o prazer esttico pela elaborao da mensagem. O radical "-cida" em formicida relaciona-se a: B) informar sobre o suicdio de um homem. A) que come. C) elogiar a poesia que vem de assuntos sofisticados. B) que faz. D) criticar, acidamente, a imprensa marrom. C) que mata. E) denunciar a incompetente vulgaridade dos poetas. D) que cultiva. E) que produz. Questo 02 O reprter policial que noticiou a morte de Sorriso foi considerado vulgar: A) pela exposio da vtima, Sorriso, pela mdia. B) porque Pedro Cavalinho gosta das poesias vulgares. C) pela redao profissional e policialesca do fato. D) porque noticiar pequenos crimes no necessrio. E) porque cobria os becos imundos da periferia.
Questo 10

O uso do acento grave em: "...para transmitir ao amigo, amada..." (1 pargrafo do Texto): A) necessrio, pois h objeto indireto. B) foi inadequado, pois se tem complemento nominal. C) foi adequado pela locuo adverbial. D) indicado pelo objeto direto. E) opcional, indica familiaridade.
Pgina 01/05

Nvel Fundamental

Aplicada em 26/07/09

CARGO - Guarda Municipal (GM.01)

www.pciconcursos.com.br

Questo

11

Questo

17

A forma verbal em: "Fosse o reprter menos vulgar..." indica: A) fato concludo no passado. B) fato incerto em termo de probabilidade. C) contedo enunciado em atitude de mando. D) um fato futuro em relao a um fato passado. E) uma forma nominal de gerndio.

No incio do sculo XX, Belm vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o perodo ureo da borracha. Sobre este perodo, analise os itens seguintes e marque a alternativa CORRETA: I- A arquitetura das edificaes da cidade no sofreu influncia deste Perodo; II- Inmeras famlias europias foram recebidas no Perodo da Borracha; Questo 12 III- Na poca do Ciclo da Borracha, Belm ficou conhecida como Marque a alternativa que o termo em negrito esteja adequado Paris n'Amrica. A) Todas as alternativas esto corretas. noo entre parntes: B) Todas as alternativas esto erradas. A) "Mas ns somos os pequenos poetas". (alternncia). C) Apenas as alternativas I e II esto corretas. B) "...e um galo branco..." . (adversidade). D) Apenas as alternativas I e III esto corretas. C) "Quem descobriu, perdida...". (ausncia). E) Apenas as alternativas II e III esto corretas. D) "...Ladeira da Alegria, sem nmero". (interrogao). E) "...para transmitir ao amigo...". (finalidade). Questo 18
Questo 13

O Centro Histrico de Belm repleto de riqueza e tradio, Qual alternativa apresenta palavra com tonicidade diferente das sendo possvel afirmar-se, EXCETO: A) O bairro da Cidade Velha tradicionalmente conhecido como outras alternativas? um dos bairros mais repletos de patrimnio histrico e cultural do A) espontnea. Par. B) audvel. B) A construo do Forte do Prespio, hoje chamado Forte do C) reprter. Castelo, deu-se a mando da Coroa espanhola, no incio do sculo D) potica. XVI. E) polcia. C) Na Cidade Velha, surgiu a primeira rua de Belm, a rua da Questo 14 Ladeira, tambm conhecida por Ladeira do Castelo ou ainda rua Em qual alternativa todas as palavras so adjetivos no contexto do do Norte, que liga a Feira do Aa ao Largo da S. D) Na Praa do Relgio, nome mais conhecido da Praa Siqueira 5 pargrafo do Texto? Mendes, est localizado um relgio ingls levantado na dcada de A) poeta - notcia - matutino. trinta, com seus 12 metros de altura. B) menor - tambm - sobre. E) Na Praa Dom Pedro II, est localizado o Palcio Antnio C) derradeira - potica - maior. Lemos. D) deixou - fora - fez. E) botequim - copo - poeta. Questo 19 Leia a seguinte afirmativa e marque a alternativa CORRETA: Na estrutura: "...se fez poeta tambm" (5 pargrafo do Texto) o Belm foi fundada em 12 de janeiro de 1616 pelo Capito-mor Francisco Caldeira Castelo Branco, sendo erguido o Forte do termo negritado: Prespio como marco inicial da cidade. Aps quase 400 anos de A) um pronome reflexivo. histria, hoje, pode-se falar na Regio Metropolitana de Belm B) uma conjuno condicional. com mais de dois milhes de habitantes.. C) um pronome pessoal reto. A) Belm foi fundada em 12 de janeiro de 1618 e no 1616 como D) um adjetivo. afirma o comando da questo. E) uma forma verbal. B) O Forte do Prespio apenas foi erguido no Perodo da Borracha. CONHECIMENTOS GERAIS C) A Regio Metropolitana de Belm no compreende o Distrito de Mosqueiro. Questo 16 D) A cidade de Belm j foi chamada de Santa Maria de Belm do Sobre a Cabanagem, INCORRETO afirmar: Gro Par, tendo sido a primeira Capital da Amaznia. A) Foi irrompida no Par no ano de 1835, sendo constituda por E) O Marco Inicial da Cidade foi a construo do Ver-o-Peso como combatentes, em sua maioria, pessoas humildes, que moravam local para aportar as grandes embarcaes. em cabanas, razo pela qual a revoluo passou a ser conhecida Questo 20 como Cabanagem. B) A adeso do Par independncia do Brasil em 1823 e o Analise as alternativas que tratam da colonizao de Belm e contnuo distanciamento do povo paraense s decises polticas marque a nica alternativa ERRADA: nacionais foi listada como um dos motins da Cabanagem. A) No incio da Colonizao de Belm, poca da fundao da C) Batista Campos foi um dos lderes Cabanos, tendo assumido o cidade, os ndios Tupinambs eram os habitantes nativos da poder da Provncia aps as lutas armadas e a expulso do regio. governo baratista da poca. B) Os portugueses, aps manterem os primeiros contatos com o D) A Cabanagem foi uma exploso nativista, mas que congregou silvcolas, passaram a formar parceiras com os mesmos mediante diversas outras classes insatisfeitas, como alguns burgueses pagamento de remunerao. nacionalistas que queriam a sua fatia do bolo econmico. C) Os portugueses religiosos tiveram relevante participao na E) Aps a vitria da Revolta, os grupos que compunham a colonizao de Belm atravs do processo de catequizao dos Cabanagem comearam a entrar em choque entre si, tendo em ndios. vista as inmeras divergncias de interesses em razo da D) Aps o trmino da construo do Forte do Prespio, os heterogeneidade de classes. Portugueses iniciaram o processo de colonizao de Belm. E) Capito-mor Francisco Caldeira Castelo Branco foi encarregado pela coroa Portuguesa de conquistar, ocupar, explorar e proteger a foz do rio Amazonas contra os corsrios Holandeses e Ingleses.
Nvel Fundamental Aplicada em 26/07/09 Pgina 02/05

Questo

15

CARGO - Guarda Municipal (GM.01)

www.pciconcursos.com.br

D) proibir a acumulao remunerada de cargos pblicos, salvo exceo constitucional. Questo 21 E) garantir o direito de greve aos servidores nos termos de lei Qualquer cidado que esteja destruindo bens da Prefeitura especfica. Municipal de Belm ao ser abordado por Guarda Municipal em Questo 27 exerccio, poder ser tratado da seguinte forma, EXCETO: A respeito da segurana pblica garantida constitucionalmente, A) Instrudo sobre a punio dos atos que est praticando. NO se pode afirmar: B) Orientado sobre como agir corretamente. A) A segurana pblica exercida para a preservao da C) Tratado de forma desumana e degradante. incolumidade das pessoas e do patrimnio, dentre outras D) Tratado de forma cordial e pacfica. finalidades. E) Orientado a cessar seus atos. B) s polcias militares cabem a polcia ostensiva, dentre outras Questo 22 funes. Nos termos da Constituio Federal Brasileira de 1988, marque C) Os Municpios podero constituir guardas municipais para a alternativa CORRETA sobre o direito de reunio em locais exercer as funes de polcia judiciria da Unio. D) As polcias civis so dirigidas por delegados de polcia de abertos ao pblico: carreira. A) No permitido reunir-se com armas em locais abertos ao E) A polcia federal exerce as funes de polcia martima e de pblico. fronteiras, dentre outras. B) Todos podem reunir-se mesmo que frustrem outra reunio
CONHECIMENTOS ESPECFICOS

anteriormente convocada para o mesmo local. C) Para que haja reunio em locais abertos ao pblico imprescindvel a prvia autorizao. D) Qualquer grupo pode reunir-se de forma violenta. E) A reunio pacfica em local aberto ao pblico independe de prvio aviso autoridade competente.

Questo

28

Em anlise aos dispositivos constitucionais, marque a alternativa CORRETA: A) A prtica do racismo constitui crime inafianvel e prescritvel. B) Ningum ser considerado culpado aps o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. Questo 23 C) Mesmo que a defesa da intimidade ou do interesse social De acordo com a Constituio Federal Brasileira de 1988, a lei exigir, a lei no poder restringir a publicidade dos atos considerar inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia os processuais. D) Em nenhuma hiptese haver priso civil por dvida. seguintes crimes, EXCETO: E) O civilmente identificado no ser submetido identificao A) prtica da tortura. criminal, salvo nas hipteses previstas em lei. B) trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins. Questo 29 C) terrorismo. D) furto. O Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741/2003) destinado a regular E) definidos como crimes hediondos. os direitos assegurados s pessoas com idade igual ou superior Questo 24 a: Conforme a Constituio Federal Brasileira de 1988, a lei NO A) 50 anos. B) 55 anos. poder instituir penas de: C) 60 anos. A) suspenso ou interdio de direitos. D) 59 anos. B) privao ou restrio da liberdade. E) 57 anos. C) multa. D) prestao social alternativa. E) banimento.
Questo 25 Questo 30

Sobre os direitos do preso, CORRETO afirmar: A) o preso no ser informado de seus direitos. B) o preso no poder saber quem o responsvel por seu interrogatrio policial. C) ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana. D) a priso ilegal no ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria. E) ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria incompetente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.
Questo 26

A lei, segundo determinao constitucional, punir qualquer discriminao atentatria aos direitos e liberdades fundamentais. O idoso goza de todos estes direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sendo-lhe assegurado, nos termos do Estatuto do Idoso, EXCETO: A) todas as oportunidades para o seu aperfeioamento espiritual. B) todas as facilidades para a preservao de sua sade fsica. C) condies de liberdade e dignidade. D) prioridade no recebimento da restituio do Imposto de Renda. E) atendimento preferencial e coletivizado junto aos rgos pblicos.
Questo 31

So regras da Administrao Pblica direta e indireta em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, EXCETO: A) obedecer aos princpios da moralidade e eficincia, dentre outros. B) permitir a contratao por tempo indeterminado de temporrios. C) garantir ao servidor pblico civil o direito livre associao sindical.
Nvel Fundamental

obrigao do Estado e da sociedade assegurar pessoa idosa a liberdade. O direito liberdade compreende, entre outros aspectos, seguindo as orientaes do Estatuto do Idoso, EXCETO: A) a prtica de esportes e de diverses. B) a participao na vida poltica, na forma da lei. C) a opinio e expresso. D) a inviolabilidade da integridade fsica. E) a faculdade de buscar refgio, auxlio e orientao.

Aplicada em 26/07/09

Pgina 03/05

CARGO - Guarda Municipal (GM.01)

www.pciconcursos.com.br

C) Em razo da gravidade do ato infracional, no haver a liberao do menor aos pais em qualquer hiptese, da Nos termos do Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA (Lei manuteno da ordem pblica. n 8.069/90), os casos de suspeita ou confirmao de maus- D) Em nenhuma hiptese o adolescente liberado pela autoridade tratos contra criana ou adolescente sero obrigatoriamente policial poder deixar de apresentar-se ao representante do comunicados, sem prejuzo de outras providncias legais, ao: Ministrio Pblico no primeiro dia til imediato sua liberao. A) Conselho Tutelar. E) O adolescente no ser liberado mesmo com o B) Tribunal de Justia do Estado. comparecimento do responsvel, independentemente das C) Casa da Criana e do Adolescente. excees legais. D) Instituto da Infncia e Juventude. Questo 38 E) Frum. Quando o adolescente cometer ato infracional mediante Questo 33 violncia ou grave ameaa a pessoa, a autoridade policial Sobre os produtos e servios que so proibidos de serem dever diante do flagrante e das normas do Estatuto da Criana vendidos criana ou ao adolescente, nos termos do Estatuto da e do Adolescente - ECA: Criana e do Adolescente - ECA CORRETO afirmar: I- lavrar auto de apreenso, sem ouvir as testemunhas e o A) permitida a venda de armas desde que com autorizao do adolescente; rgo competente. II- apreender o produto; B) proibida a hospedagem em hotel, em qualquer hiptese. III- apreender os instrumentos da infrao; C) No permitida a venda de gneros alimentcios diet. Marque a alternativa que contenha apenas os itens D) permitida a venda de bilhetes lotricos. CORRETOS: E) proibida a hospedagem em motel, salvo se autorizado pelos A) I e II. pais. B) I e III. Questo 34 C) II e III. As medidas de proteo criana e ao adolescente so D) todos os itens esto errados. aplicveis sempre que os direitos reconhecidos no Estatuto da E) todos os itens esto corretos. Criana e do Adolescente - ECA forem ameaados ou violados: Questo 39 I- por ao da sociedade; Sobre a condio ou o transporte do adolescente a quem se II- por omisso do Estado; atribua autoria de ato infracional, pode-se afirmar, EXCETO: III- por falta dos pais; A) No poder ser conduzido em compartimento fechado de IV- em razo de sua conduta. veculo policial. Marque a alternativa CORRETA: B) No poder ser conduzido em condies atentatrias sua A) Apenas os itens I, II e IV esto corretos. dignidade. B) Apenas os itens II, III e IV esto corretos. C) No poder ser conduzido em veculo que impliquem risco C) Apenas os itens I, II e III esto corretos. sua integridade fsica. D) Apenas os itens I e II esto corretos. D) No poder ser conduzido sem a presena de seu advogado. E) Todos os itens esto corretos. E) No poder ser conduzido em condies que impliquem risco Questo 35 sua integridade mental. So medidas especficas de proteo criana e ao Questo 40 adolescente, segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente Com fulcro nos dispositivos normativos do Estatuto da Criana e ECA, EXCETO: A) incluso em programa comunitrio de auxlio famlia, Adolescente - ECA e suas respectivas disposies gerais, apenas NO se pode afirmar: criana e ao adolescente. B) encaminhamento aos pais, que por serem reponsveis legais, A) dever de todos prevenir a ocorrncia de ameaa ou violao dos direitos da criana e do adolescente. no precisaro de termo de responsabilidade. B) A criana e o adolescente tm direito informao. C) orientao, apoio e acompanhamento temporrios. C) As obrigaes previstas no ECA no excluem da preveno D) requisio de tratamento mdico em regime hospitalar. especial outras decorrentes dos princpios por ela adotados. E) colocao em famlia substituta. D) A criana e o adolescente tm direito a produtos e servios Questo 36 que respeitem sua condio peculiar de pessoa em O adolescente apreendido por fora de ordem judicial e o desenvolvimento. adolescente apreendido em flagrante de ato infracional sero, E) A inobservncia das normas de preveno importar em desde logo, conforme regras do Estatuto da Criana e do responsabilidade apenas da pessoa fsica, e no da pessoa Adolescente - ECA, encaminhados, respectivamente : jurdica. A) autoridade judiciria e autoridade policial competente. Questo 41 B) autoridade policial competente e autoridade judiciria. Sobre os conceitos trazidos nas Disposies Preliminares do C) conselho tutelar da infncia e conselho tutelar do Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Municpio de Belm (Lei n. adolescente. 7.502/1990), marque a alternativa CORRETA: D) justia comum e justia militar. A) Quadro o conjunto de cargos em comisso e de funes E) delegacia e juiz criminal. gratificadas somente. Questo 37 B) Funcionrio a pessoa legalmente investida em cargo pblico. Sobre as regras do Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA C) Equipara-se tambm a funcionrio o pessoal contratado por de liberao de adolescente apreendido em razo de prtica de tempo indeterminado para exercer funo de necessidade ato infracional, pode-se afirmar: temporria. A) O adolescente ser liberado desde que compaream ambos D) Cargo pblico, como unidade avanada da estrutura organizacional, o conjunto de atribuies cometidas a um os pais. B) A liberao somente ocorrer com o comparecimento do funcionrio, excludas as responsabilidades. responsvel e a respectiva assinatura de termo de compromisso E) Os cargos pblicos, acessveis a todos os brasileiros, so criados por Decreto. e responsabilidade nos termos da lei.
Questo 32
Nvel Fundamental Aplicada em 26/07/09 Pgina 04/05

CARGO - Guarda Municipal (GM.01)

www.pciconcursos.com.br

E) O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, seqestro ou penhora exceto nos casos de prestao de So requisitos bsicos para o ingresso no servio pblico do alimentos de homologao ou deciso judicial. Municpio de Belm, conforme preceitua o Estatuto dos Questo 47 Funcionrios Pblicos do Municpio de Belm, EXCETO: A) o gozo dos direitos polticos. Aos funcionrios do Municpio de Belm podero ser concedidas B) a nacionalidade brasileira ou equiparada. pelas regras do Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Municpio de C) a quitao com as obrigaes militares e eleitorais. Belm as seguintes gratificaes, EXCETO: D) a idade mnima de dezoito anos. A) por servio ordinrio. E) ser julgado apto em inspeo de sade por qualquer servio B) gratificao natalina. mdico. C) por regime especial de trabalho em tempo integral. D) por atividades especiais de funo. Questo 43 E) por produtividade. A posse a aceitao expressa das atribuies, deveres, direitos e Questo 48 responsabilidades inerentes ao cargo pblico. Sobre ela marque a alternativa CORRETA, nos termos da (Lei n. 7.502/1990): Conforme preciso na (Lei n. 7.502/1990), podero ser concedidos A) A posse no poder se realizar mediante procurao. aos funcionrios pblicos do Municpio de Belm alguns privilgios, B) Independentemente da assinatura do termo de posse, o dentre eles: funcionrio se compromete a bem servir. A) ausentar-se do servio, sem qualquer prejuzo, por 02 (dois) dias C) Somente haver posse nos casos de provimento de cargo para doao de sangue. pblico por nomeao e ascenso funcional. B) cumprir escala de revezamento sempre que a natureza do D) No ato da posse, no obrigatrio que o funcionrio apresente servio exigir trabalho aos domingos, segundas e teras-feiras. declarao de bens e valores que constituem seu patrimnio. C) ausentar-se do servio por at 10 (dez) dias por motivo de E) O prazo inicial para a posse dever ser prorrogado em at cento e casamento sem qualquer prejuzo para o mesmo. cinquenta dias, a requerimento do interessado. D) cumprir horrio especial quando for estudante de nvel superior, Questo 44 respeitadas as regras legais. Consoante o Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Municpio de E) cumprir jornada de trabalho inferior a 20 horas semanais, Belm, durante o estgio probatrio sero observados os seguintes independente de excees legais.
Questo 42

Para efeito de aposentadoria e disponibilidade de funcionrio pblico do Municpio de Belm, contar-se-: A) o tempo de servio prestado concomitantemente em mais de um cargo, funo ou emprego. B) tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, a qualquer poca. C) o tempo de servio pblico prestado somente em cargo ou funo municipal. D) a licena para tratamento de sade de pessoa da famlia do funcionrio, at cento e vinte dias. E) o tempo de servio ativo nas Foras Armadas e auxiliares, Questo 45 prestado durante a paz, computando-se pelo dobro o tempo de Sobre as formas de vacncia do cargo, segundo o Estatuto dos operao real de guerra. Funcionrios Pblicos do Municpio de Belm, marque a alternativa Questo 50 CORRETA: A) O funcionrio estvel somente poder ser demitido em virtude de Nos termos do Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Municpio de sentena judicial transitada em julgado. Belm, so direitos do funcionrio, EXCETO: B) Reintegrao a reinvestidura do funcionrio estvel no cargo A) sugerir providncias que visem o aperfeioamento do servio. anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demisso por B) ter acesso ao acervo bibliogrfico de sua repartio. deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as C) participar de treinamento de preveno de acidente de trabalho. vantagens. D) tratar com urbanidade as partes, atendendo-as sem preferncias C) A ascenso funcional depender de aprovao em concurso pessoais. seletivo externo de provas ou de provas e ttulos. E) representar contra ato manifestamente ilegal ou abuso de poder D) Transferncia a passagem do funcionrio estvel de cargo de seus superiores. efetivo para outro de igual denominao e vencimento, pertencente ao mesmo quadro de pessoal, no mbito do Municpio. E) A exonerao dar-se- somente no caso de pedido do funcionrio.
Questo 46

requisitos: I- idoneidade financeira; II- assiduidade; III- disciplina; IV- produtividade. Marque a alternativa CORRETA: A) Apenas os itens I, II e III esto corretos. B) Apenas os itens I, II e IV esto corretos. C) Apenas os itens II, III e IV esto corretos. D) Apenas os itens II e III esto corretos. E) Apenas os itens III e IV esto corretos.

Questo

49

O funcionrio pblico dever receber uma contraprestao pelos servios realizados. Quando se trata de contraprestao paga pelo errio, vrios so os conceitos envolvidos. Analise as alternativas seguintes e marque a ERRADA, nos termos da (Lei n. 7.502/1990): A) Quando investido em cargo em comisso, o funcionrio no deixar de perceber o vencimento de seu cargo efetivo. B) Proventos so os rendimentos atribudos ao funcionrio em razo da aposentadoria ou disponibilidade. C) Vencimento a retribuio pecuniria pelo desempenho efetivo do trabalho no exerccio de cargo pblico e corresponde ao valor fixado em lei. D) No haver vencimento nem retribuio inferior ao salrio mnimo fixado em lei, nacionalmente unificado.
Nvel Fundamental Aplicada em 26/07/09 Pgina 05/05

CARGO - Guarda Municipal (GM.01)

www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться