Вы находитесь на странице: 1из 9

DIREITO PENAL - CLASSIFICAO DOS CRIMES 1) Quanto ao Sujeito ativo: a) COMUM: aquele que pode ser praticado por

qualquer pessoa. b) PRPRIO: so aqueles em que o tipo penal exige caractersticas especficas do sujeito ativo e, portanto, s podem ser praticados por determinada categoria de pessoas. Ex. crimes de funcionrio pblico: peculato (art. 312 CP); Infanticdio: prprio da me. OBS: Estupro passou de crime prprio para crime comum, com a nova lei. De acordo com o art. 30, circunstncias pessoais, ou seja, inerentes ao agente, no se comunicam aos demais participantes. Ex: reincidncia. Porm, se for uma circunstncia elementar do crime, ou seja, o elemento estrutural e necessrio da prpria definio tpica, poder se comunicar aos demais participantes, desde que do seu conhecimento. Ex: peculato. Concluso: possvel imputar um crime prprio a quem no possui a caracterstica exigida pelo ttulo, como coautor ou partcipe, de quem o possua. 2) Quanto ao momento de consumao: a) INSTANTNEO: o crime se consuma num nico instante, de uma vez s. Ex. homicdio (a pessoa morreu, consumou.). art. 121, 129, 151. b) PERMANENTE: o crime que se consuma em determinado momento e permanece em estado de consumao por certo perodo de tempo. Ex. sequestro (art. 148); formao de quadrilha. P.S.1 - Deve haver privao de liberdade, ainda que por curto perodo de tempo, para se caracterizar sequestro. P.S.2 - Pode haver casos de crimes PEMANENTES E CONTINUADOS. Ex. sequestro num dia, e em outra ocasio, outro sequestro, pelo mesmo sujeito, e mesma vitima. OBS: Quando o menor pratica um crime permanente e completa a maioridade durante a permanncia, excepcionando a regra do art. 4, responder como MAIOR. FLAGRANTE: A priso em flagrante poder ser operada a qualquer tempo durante a permanncia. PRESCRIO: O prazo prescricional, deferentemente da regra geral do CP, que determina o incio da contagem a partir da data da consumao do fato, s comear a correr aps o trmino da permanncia do crime. De acordo com a smula 711/STF, havendo uma lei nova mais severa no curso da permanncia, ela ser aplicada ao fato, no ofendendo, assim, a irretroatividade, pois no se considerou que se trata de uma lei nova, mas sim de uma lei contempornea ao crime em estado de permanncia. P.S. O crime continuado no se confunde, pois modalidade de concurso de crime, e no classificao de uma OU outra espcie de crime, com o crime permanente, que classificao de crime. O crime continuado apenas uma forma de se realizar vrios crimes e determinar como deve ser aplicada a pena. 3) Quanto natureza da conduta: a) COMISSIVOS (comissivos por ao): a lei prev a ao e o agente realiza o fato atravs da prtica dessa ao. b) OMISSIVOS PRPRIOS (omissivo puro): o crime que a prpria lei prev uma omisso, que ser punvel. omissivo por essncia, nasce omissivo. Em base, crime ficar inerte, se omitir. Automaticamente, cria um dever jurdico de agir que, em regra, erga omnes. S punvel a omisso, e nunca o resultado do crime, pois esse tipo de crime nunca vai ter resultado natural sequer previsto. Ex. art. 135. Omisso de socorro.

c) OMISSAO IMPRPRIA (comissivo por omisso): na verdade, no se trata de uma classificao a ser dada a um ou outro crime, mas apenas uma forma que se criou de imputar resultados naturais a certas pessoas (garantidores) que possuam o dever especfico de evitar esses resultados em face de uma omisso. O chamado dever de garantia. o poder-dever de agir, respondendo pelo resultado, por dolo ou culpa (a responsabilidade penal sempre subjetiva). Portanto, so crimes em que a lei prev a ao e o resultado, mas cometidos por omisso. Assim, resultados que so produtos de ao impropriamente punidos e imputados pela omisso. Por fim, o garantidor ter a obrigao de enfrentar o perigo e agir, pois se ocorrer o resultado, decorrente de sua omisso, ser responsabilizado, seja a ttulo de dolo, seja por culpa. So considerados garantidores (art. 13, 2): a) Englobam ascendentes, descendentes, cnjuges e irmos, tutores e curadores, e funcionrios pblicos com esse dever especfico (mdico, bombeiro, policial. No entanto, estes s sero garantidores, devendo enfrentar perigo e responder pelos resultados, DURANTE O EXERCCIO DE SUAS FUNES. Fora dele, possuiro um dever jurdico geral, inerente como qualquer pessoa, respondendo apenas, em princpio, por omisso de socorro art. 135.). b) Engloba toda relao privada contratual ou de acordo de vontades. Ex. professor, bab, segurana, etc. c) Quem por seu comportamento criar o risco do resultado ocorrer, torna-se garantidor, tendo a obrigao de impedi-lo.

P.S. para saber a prescrio, analisar a pena mxima do crime e jogar na tabela do art. 109 CP.

ITER CRIMINIS COGITAO: PREPARAO: ANTES DISSO, NO H CRIME. SO ETAPAS NO PUNVEIS. EXECUO: A execuo se d no ultimo momento antes da completa prtica do verbo ncleo do tipo penal. CONSUMAO: Se d quando o crime est completo, sendo que isto ocorre das seguintes formas: A) Quando o resultado previsto na lei for produzido, materializado, no mundo real. Crime que exige materializao, portanto, chamados de CRIMES MATERIAIS. Ex. furto, homicdio, etc. B) Com a completa realizao da conduta formalmente proibida, no sendo necessrio se materializar o resultado previsto na lei. realizar tal fato, com fim de.... CRIMES FORMAIS (art. 159 CP). Ex. extorso mediante sequestro, formao de quadrilha (reunir-se mais de duas pessoas, com fim de cometerem crimes). C) Com a completa realizao da mera conduta proibida, no havendo sequer a previso de resultados. CRIMES DE MERA CONDUTA. Ex. Desobedincia (desobedecer a ordem legal de um funcionrio pblico.). Omisso de socorro (art. 135 CP).

EXAURIMENTO: o esgotamento do crime, ou seja, quando no h mais nada que possa ocorrer, sendo que no crime material e no de mera conduta, embora ocorra, coincide com a consumao, sendo, portanto, irrelevante. J nos crimes formais, a consumao ocorre com a completa realizao da conduta, e o exaurimento com a eventual produo do resultado. TENTATIVA: ocorre quando o agente d incio execuo do crime, mas no chega sua consumao por motivos alheios sua vontade, gerando assim um crime incompleto que, portanto, receber a pena do crime consumado reduzida de 1/3 a 2/3. Quando o crime no completado por motivos alheios vontade do agente.. O dolo da tentativa o mesmo do crime consumado, por isso o agente responde pelo mesmo tipo, porm, com a pena diminuda. 1 - Espcies de Tentativa: 1.1. Tentativa imperfeita ou inacabada: aquela em que os atos executrios esto inacabados, imperfeitos, ainda havendo atos a realizar. 1.2. Tentativa acabada ou perfeita (crime falho): quando os atos executrios esto perfeitos, acabados, no restando mais atos a realizar, mas por motivos alheios, o crime no se consuma. 1.3. Tentativa branca ou incruenta: aquela que no gera resultados concretos, que no produz qualquer tipo de leso na vtima (nas palavras do direito penal clssico, no produz derramamento de sangue). Ex. Tentativa de homicdio por arma de fogo, onde o disparo no acerta a vtima. 1.4. Tentativa cruenta: aquela que produz leses concretas na vtima, embora no ocorra a consumao.

CRIMES QUE NO ADMITEM TENTATIVA 1. Crime culposo (j que no h vontade do agente em praticar o crime) aquele em que o agente age com falta de cuidado. 2. Crime preterdoloso (crime que vai alm do dolo. Quando h dolo na CONDUTA e culpa no RESULTADO) quando o agente atua com dolo e, por culpa, falta de cuidado, acaba realizando outro crime mais grave. Logo, por no ter vontade de produzi-lo, no h tentativa. Ex. leso corporal seguida de morte. 3. Crimes unisubsistentes (existir de forma una, indivisvel, de uma vez s) aqueles em que a conduta prevista nica e indivisvel e, portanto, no pode ser fracionada. Ou acontece por inteiro, ou no h crime. Ex. Desobedincia. 4. Crimes omissivos prprios a conduta omissiva nica e indivisvel, no podendo ser fracionada. Logo, ou o agente se omite e o crime se consuma, ou age e no h crime. Ex. omisso de socorro. 5. Crimes habituais aqueles em que o verbo do tipo penal exige uma repetio habitual de atos para se caracterizar. Logo, ou ocorre a prtica reiterada e o crime se consuma, ou no h crime. Ex. exerccio ilegal da medicina (art. 282 CP), curandeirismo (art. 284 CP). 6. Crimes de atentado (equiparao da tentativa prpria prtica de um crime. O tipo penal uma tentativa de alguma coisa.) so aqueles em que o legislador equipara a conduta de tentar prpria consumao. Logo, a simples tentativa j consuma o crime. Ex. Evaso ou tentativa de evaso (art. 352 CP). 7. Contravenes penais em face de expressa vedao legal. (Art. 4 LCP). DA EXECUO CONSUMAO, H POSSIBILIDADE DE TENTATIVA, AMPARADA PELO ART. 14 CP.

DESISTENCIA VOLUNTARIA art. 15 CP: ocorre quando o agente inicia a execuo e, voluntariamente, desiste de prosseguir ou abandona a realizao do fato. Neste caso, no ocorre a consumao por escolha do prprio agente, e por isso, afasta-se a tentativa, tornando o fato por ele

iniciado atpico. Nada impede que responda por outros fatos. Pode ser motivada por fator externo. chamada ponte de ouro, pois retira o agente de dentro de um crime, tornando esse fato atpico. ARREPENDIMENTO EFICAZ ART. 15 CP: ocorre quando o agente inicia a execuo e completa todos os atos executrios, no havendo mais nada a realizar, porm, atua de forma eficaz, impedindo a consumao, sendo que o agente responde apenas pelos atos j realizados, imputando ao agente do crime apenas outros crimes que eventualmente tenham ocorrido. Para identificar a diferena entre tentativa e desistncia voluntria, utiliza-se a frmula de Frank: Se posso prosseguir e no quero: desistncia voluntaria; mas se quero prosseguir e no posso: tentativa. Para identificar a diferena entre arrependimento eficaz e desistncia voluntria, utiliza-se a seguinte frase: Eu desisto apenas daquilo que estou fazendo, e me arrependo somente do que j fiz. ARREPENDIMENTO POSTERIOR ART 16 CP: aquele posterior consumao, e que por isso se d pela reparao do dano, restituio da coisa, e estando o crime consumado, o agente ter que responder por ele, mas em face da reparao, sua pena ser reduzida, de um tero a dois teros, de acordo com os seguintes requisitos: 1. Crime sem violncia ou grave ameaa; 2. Deve ser feito at o recebimento da denncia ou da queixa. possvel, embora divergente, atravs da reparao parcial, desde que suficiente para caracterizar ressarcimento. ARREPENDIMENTO ATENUANTE art. 65 CP, inciso 3, alnea B: ocorre quando o agente a qualquer tempo, at a sentena condenatria, repara o dano, restitui a coisa, ou age para diminuir as consequncias do seu crime. Isto, quando no for possvel aplicar o arrependimento posterior. Atenua menos um sexto, no mximo. CRIME IMPOSSVEL ART. 17 CP: aquele impossvel de se consumar, embora o agente no saiba disso ao agir e, portanto, inicia a execuo buscando a consumao, que impossvel, gerando assim, uma tentativa ineficaz, imprpria, inidnea, de gerar resultado, tendo como consequncia a atipicidade do fato iniciado. Em duas hipteses: 1. Por meio absolutamente ineficaz para gerar o resultado (arma desmuniciada); 2. Objeto do crime absolutamente imprprio. A teoria adotada pelo CP a objetiva temperada, pela qual se o meio ou objeto for relativamente imprprios, no haver crime impossvel, punindo-se normalmente a tentativa. O instituto crime impossvel, e no improvvel ou difcil. De acordo com o STJ, haver tentativa comum, punvel, nas hipteses do furto realizado em lojas com sistema de vigilncia e segurana, bem como o furto no bolso errado. DELITO DE ENSAIO por obra do agente provocador, mais conhecido como flagrante preparado gera crime impossvel, pois trata-se de uma farsa, um teatro, montado pela autoridade pblica, mas no se confunde com flagrante esperado, que legtimo e vlido para punir o crime. STF, smula 145. FATO TPICO: em seu aspecto formal, a descrio na lei, da conduta humana proibida para a qual se estabelece uma sano, e que somado ao aspecto material (tipicidade material), que vinculado lesividade do bem alheio, configura o conceito moderno de tipicidade penal. Tp = Tf (tipicidade formal artigo da lei) + Tm (tipicidade material princpio da lesividade e da insignificncia) ELEMENTOS INTEGRANTES DO TIPO PENAL FORMAL

1. Objetivos: a. Verbo: traduz conduta de ao ou omisso. b. Descritivos: conceitos diretos, que descrevem algo, e no precisam de valorao. Ex. coisa, algum. c. Normativos: que exigem conceitos e normas de valorao, oriundas do direito (normativo jurdico ex. funcionrio pblico no crime de peculato), ou de outro ramo do saber (normativo extrajurdico. Ex. molstia grave, molstia venrea, art. 130 e 131 CP). 1. Subjetivos: a inteno do agente a. Geral: dolo b. Especial: fim de agir. Ex. art. 159 CP.

DOLO GERAL: ocorre quando o agente pratica uma conduta com dolo e, acreditando ter alcanado o resultado pretendido, pratica um segundo ato. Porm o resultado s se produz em face desse segundo ato, que no doloso, mas to somente culposo. Neste caso, considera-se que o dolo da primeira conduta ser geral e abrangente, alcanando o segundo ato, e fazendo com que o agente responda pelo crime doloso consumado. Ex. dispara contra o desafeto e joga o corpo no rio, morrendo a vitima por afogamento. DOLO EVENTUAL: o agente prev o resultado danoso e aceita o risco. Ler informativo 639 do STF. TIPO CULPOSO: ocorre quando h uma contradio entre aquilo que o agente quer (fato atpico) e o resultado produzido produto de falta de cuidado (fato tpico). Os crimes culposos caracterizam excees, e, portanto, precisam estar expressamente previstos em lei para que haja crime (regra da excepcionalidade do crime culposo). O crime culposo se d atravs da imprudncia, da negligncia e da impercia. Elementos do crime culposo: 1. 2. 3. 4. Conduta Nexo causal Falta de cuidado Previsibilidade do resultado

ESPCIES DE CULPA: 1. Culpa inconsciente ou comum: ocorre quando o agente no possui conscincia, previso, do resultado, que era apenas previsvel, e por isso atua faltando com o cuidado. 2. Culpa consciente: ocorre quando o agente tem a previso concreta do resultado. Porm, repudia sua ocorrncia, no aceita sua produo, e s atua quando tem a certeza de que o resultado no se produzir, por confiar nas suas habilidades pessoais para realizar o fato. Ex. nibus 174 (ver net). OBS: de acordo com entendimento dominante (STF e STJ) a embriaguez e as hipteses de raxa/pega, configuram dolo eventual. Embora haja inclusive recente posio divergente afirmando culpa comum para embriaguez com leso no trnsito.

DOLO EVENTUAL *Previso concreta *Indiferena, consentimento *Age aceitando o risco

CULPA CONSCIENTE * Previso concreta * No aceitao, repdio idia. * Age confiando em si e na no ocorrncia do resultado.

EXCLUSAO DE ILICITUDE

Ilicitude: a relao de contrariedade de uma conduta tpica em face do ordenamento jurdico, sendo que nosso ordenamento penal adotou a teoria indiciria (ratio cognocendi) atravs da qual todo fato tpico ser tambm ilcito, salvo se estiver presente as causas excludentes (art. 23 CP). a. Exerccio regular de um direito atua licitamente todo aquele que age exercendo um direito prprio outorgado pela lei, desde que o faa dentro dos limites autorizados. Direito de castigo 1 hiptese: configura-se pelo exerccio do poder familiar autorizando o responsvel a repreender seu filho menor no processo de educao. 2 hiptese: leso desportiva ocorre sempre que realizadas dentro das regras do esporte. Sobre as intervenes cirrgicas, entende-se sobre as cirurgias gerais, caracterizando o exerccio regular da profisso, sendo que as cirurgias emergenciais ficam melhor tratadas no plano do Estado de Necessidade. Ofendculas ou ofensculos: um obstculo que ofende. Ou seja, obstculos previamente dispostos para proteo do patrimnio ou propriedade, sendo que as leses produzidas no agente no sero ilcitas e no iro caracterizar crime. OBS: A cerca eltrica considerada pela doutrina majoritria como modalidade de legtima defesa prordenada. b. Estrito cumprimento de dever legal age licitamente o funcionrio pblico que atua cumprindo de forma estrita um dever que lhe tenha sido imposto pela lei, sendo que os excessos sero punidos normalmente, a ttulo de dolo ou culpa. c. LEGITIMA DEFESA perigo, agresso. Art. 25 CP. Elementos integrantes: c.1. conduta humana voltada a lesionar bem jurdico alheio: o ataque de animal no d origem leg. Defesa, pois no configura agresso, mas sim perigo, dando origem a um estado de necessidade, SALVO se utilizado como meio/instrumento para um ser humano agredir outrem. c.2. agresso atual (aquela concreta, que comeou mas ainda no terminou) ou iminente (aquela prxima, que est prestes a ocorrer e se d no ltimo momento antes da atualidade). Portanto, no h legitima defesa de agresso passada ou futura. P.S. Entende-se por legitima defesa antecipada quando a agresso futura mas no iminente, e o agente se antecipa atuando para se proteger. A doutrina majoritria entende que no h excluso da ilicitude, mas uma causa supralegal de excluso da culpabilidade. c.3. agresso de bem prprio ou de terceiro: independentemente de qualquer relao do agente com o agredido. c.4. injusta agresso: no possvel a legitima defesa contra uma conduta praticada por algum que esteja em excludente de ilicitude. Logo, no h legitima defesa de estado de necessidade, de estrito cumprimento de dever legal, ou de prpria legitima defesa (legitima defesa recproca). OBS: nada impede, porm, que haja legtima defesa do excesso de quem estava em legtima defesa mas ultrapassou os limites da excludente. Sendo assim, o agressor originrio poder se defender em legtima defesa (sucessiva) do excesso praticado por quem estaca em legtima defesa e se excedeu, passando assim a atuar d forma ilcita, injusta. Ex. filme o ultimo samurai. c.5. moderao: para que haja legtima defesa o agente dever atuar dentro do estritamente necessrio para fazer cessar a agresso, usando apenas dos meios suficientes e necessrios que estejam disponveis para ele para proteger seu bem jurdico. Os excessos sero punidos, normalmente, a ttulo de dolo ou culpa. d. ESTADO DE NECESSIDADE ocorre quando h uma situao de perigo para determinado bem jurdico, sendo que a nica forma para se preservar esse bem e evitar o seu dano a leso de um bem alheio. Elementos integrantes:

d.1. perigo atual e inevitvel: o perigo presente, concreto para determinado bem jurdico, embora o dano possa ser ainda, iminente, sendo que, para que haja a excluso da ilicitude no pode haver outra alternativa para preservar o bem a no ser a leso deo bem alheio. P.S. Embora a lei preveja perigo atual, a doutrina majoritria, aceita o estado de necessidade quando o perigo IMINENTE. d.2. no criao do perigo por vontade prpria: no haver estado de necessidade se o prprio agente, dolosamente, criar a situao de perigo. Porem, nada impede excluso de ilicitude se o perigo for criado por culpa. d.3. bem jurdico prprio ou de terceiro: possvel alegar estado de necessidade para preservar seu prprio bem ou bem alheio. d.4. que o sacrifcio do bem em perigo no seja exigvel do agente na situao concreta. Isso ocorre quando se tem um bem disponvel em perigo e, para preserv-lo, preciso lesionar um bem indisponvel (ex. patrimnio x vida). Nesse caso, exigvel o sacrifcio do bem disponvel e, caso o agente lesione o outro bem, no haver excluso da ilicitude. De acordo com o art. 24 2, se o sacrifcio do bem era exigvel, mas o agente resolveu atuar para preserva-lo, no haver estado de necessidade. Porem, reduz-se a pena de 1/3 a 2/3. Convm lembrar dos garantidores, fundamentalmente art. 13, 2, a, que possuem dever legal de enfrentar o perigo e no podem alegar estado de necessidade. P.S. Nosso CP adotou a teoria unitria para o estado de necessidade, pela qual, sempre que ele ocorrer, haver excluso de ilicitude e o estado de necessidade ser justificante. Embora o CP militar adote uma teoria diferenciadora que trabalha com dois estados de necessidade, um justificante (causa de excluso da ilicitude) e outro exculpante (causa de excluso da culpabilidade). OBS: estado de necessidade ofensivo (lesiona-se um bem alheio, que no tem relao com o perigo) diferente do agressivo (lesiona-se a prpria fonte do perigo). Consentimento Do Ofendido: causa supralegal de excluso da ilicitude quando o titular de um bem jurdico disponvel autoriza previamente a sua leso. totalmente incompatvel com bens indisponveis (vida). OBS: excepcionalmente, o consentimento do ofendido pode caracterizar uma causa de excluso de excluso da tipicidade, quando o no consentimento do titular do bem for elemento integrante e estrutural do tipo. CRIME 1. Tipicidade a. Tipicidade formal a.1. tipo objetivo a.2. tipo subjetivo (fundamental o dolo) b. Tipicidade material 2. Ilicitude (art. 23) a. Art. 24 b. Art. 25 c. Estrito cumprimento de dever legal d. Exerccio regular do direito 3. Culpabilidade a. Imputabilidade b. Potencial conhecimento da ilicitude c. Exigibilidade de conduta diversa Se faltar 1, 2 ou 3, no caracterizar crime. CULPABILIDADE

Reprovabilidade pessoal da conduta tpica e ilcita praticada, sendo o fundamento e limite para a pena criminal e elemento estrutural do conceito de crime. Elementos integrantes: 1. Imputabilidade: a plena capacidade de entender o mundo sua volta e ainda de se autodeterminar de acordo com esse entendimento. Ex. cleptomanaco. Nosso ordenamento penal adotou o sistema biopsicolgico ou misto para delimitao das hipteses de inimputabilidade, que podero se fundamentar tanto em aspectos psquicos, psicolgicos, quanto em aspectos orgnicos, biolgicos. Hipteses de inimputabilidade: a. Doena mental ou desenvolvimento mental incompleto (art. 26 CP): engloba Loucos, Retardados, Dbeis mentais, Manacos e psicticos, que, por no possurem culpabilidade, no cometem crime, embora pela prtica do fato tpico e ilcito possam receber medidas de segurana, mas no pena, que inclusive pode ser de internao em hospital psiquitrico, fundada na periculosidade do agente. b. Menoridade penal (art. 27 CP): uma presuno absoluta de incapacidade do menor, devido a sua falta de plena capacidade de autodeterminao. Logo, o menor no possui culpabilidade e no recebe pena, mas to somente uma medida socioeducativa pela prtica do fato tpico e ilcito (ato infracional), que pode ser at de internao, de acordo com as regras do ECA. c. Embriaguez acidental completa (art. 28, II e 1 e 2 CP): primeiramente cabe definir Embriaguez: perturbao psquica produto da ingesto de qualquer substncia entorpecente, seja lcita ou ilcita. Acidental: involuntria. aquela em que o agente no deseja a ingesto da droga, seus efeitos, ou mesmo desconhece o que est ingerindo, podendo se dar atravs do caso fortuito ou fora maior (coao). OBS: a embriaguez voluntria, escolhida (dolosa ou culposa) no afasta a imputabilidade, pois o ordenamento penal adotou a teoria da actio libera in causa, que determina a transferncia da anlise da imputabilidade para o momento prvio em que o agente, voluntariamente, se coloca em estado de embriaguez, possibilitando que responda por aquilo que fizer quando estiver inimputvel. 2. Potencial conhecimento da ilicitude: erro de proibio. Se inevitvel, afasta a culpabilidade. Se evitvel, diminui a pena. Mexe com a pena, e no com o dolo. 3. Exigibilidade de conduta diversa (art. 22 CP): para que haja reprovao, culpabilidade e crime, preciso que seja possvel se exigir um comportamento, uma conduta, diversa, diferente, do agente diante da situao concreta. Quando isso no for possvel, ocorrer inexigibilidade de conda diversa, causa de excluso da culpabilidade e do crime pelas chamadas causas de exculpao previstas no art. 22 CP. So elas: a. coao moral irresistvel: aquela que incide na moral, na psique do agente, atravs de grave ameaa ou mesmo de uma violncia, que afastam a sua liberdade de vontade ao agir, excluindo a culpabilidade e o crime do coagido, imputando o fato ao coator. No se confunde com coao fsica irresistvel, que decorre de uma coao no corpo fsico do coagido, gerando um movimento involuntrio, afastando, assim, a tipicidade do fato, que ser imputado apenas ao coator. b. Obedincia hierrquica: ocorre quando superior hierrquico por vnculo de direito pblico, d uma ordem ILEGAL a seu subordinado, sendo que este em erro a respeito da ilegalidade da ordem, a cumpre, respondendo pelo crime apenas o superior. ERRO DE PROIBIO (art. 21 CP) produto da falta de conhecimento da ilicitude podendo afastar a culpabilidade (erro inevitvel) ou apenas diminuir a pena (erro evitvel).

Quem no sabe que proibido, tem o potencial conhecimento da ilicitude. A ilicitude elemento da culpabilidade. Logo, o erro de proibio diretamente ligado culpabilidade/reprovabilidade do agente. O erro pode ser: a. Inevitvel, invencvel, escusvel. Nesse caso, consequentemente, afasta a culpabilidade. Ex. aldeo q tira casca de arvore para fins medicinais e acusado de crime ambiental. b. Evitvel, vencvel, inescusvel. Nesse caso, consequentemente, mantm a culpabilidade, mas diminui a pena (um tero a um sexto). Mantm o dolo. Ex. eutansia. ERRO DE TIPO INCRIMINADOR Todo erro de tipo sempre afasta o dolo, j que o agente erra a respeito de elementos que compem o tipo penal. Se este erro for inevitvel, afasta tambm a culpa (atipicidade) e se for evitvel, pune-se a forma culposa. Tipo = conduta + dolo + elemento Todo erro de tipo afasta o dolo. Pode ele ser: a. Inevitvel, invencvel, escusvel de forma geral, torna o fato atpico. b. Evitvel, vencvel, inescusvel fica a culpa. ERRO DE TIPO PERMISSIVO Incide sobre elementos presentes em uma excludente de ilicitude (agresso em legitima defesa. Legitima defesa putativa). Ter as mesmas consequncias do erro de tipo incriminador: afastar dolo e culpa, se inevitvel, ou afastar o dolo e manter a culpa, se evitvel (culpa imprpria). O agente pensa que est sendo agredido, e se defende, quando na verdade, no h agresso. A excludente de ilicitude se d quando a agresso caracterizada por legtima defesa. Automaticamente, transforma-se em legitima defesa putativa. Afasta o dolo e a culpa. Se d a esse tipo, as mesmas consequncias do tipo incriminador. No caso, sempre afasta o dolo. O erro de tipo permissivo pode ser: a. Inevitvel, invencvel, escusvel afasta a culpa, o fato atpico, o agente isento de pena. b. Evitvel, vencvel, inescusvel responde por culpa (diz-se que culpa imprpria, pois no fundo o agente tem dolo, mesmo que responda por culpa.). A doutrina admite, excepcionalmente nesse caso, a chamada tentativa de crime culposo, pois como incorre em erro, e este afasta o dolo, resta a culpa, pelo que responsvel.

Вам также может понравиться