Вы находитесь на странице: 1из 8

MANUAL DE FECHAMENTO DE ARQUIVOS EM PDF

Definio do PDF/X-1a
O termo "PDF/X" foi criado para definir uma srie de instrues que orientam a construo e o manuseio de arquivos PDF especficos para uso grfico. Tecnicamente, as especificaes PDF/X formam um subconjunto restrito (subset) do formato PDF: ou seja, todo PDF/X um PDF. mas nem todo PDF PDF/X. Essas normas "X" surgiram por iniciativa de entidades dos setores grficos, editorial e publicitrio, que desejavam definir padres comuns e universalmente aceitos de troca de arquivos seguros e confiveis. A primeira norma "X" a ser publicada foi a PDF/X-1:l999, um padro norte-americano definido pela ANSI/CGATS, baseado no formato PDF 1.2 (Acrobat 3). Da evoluo desse padro original derivaram duas normas internacionais ISO: a PDF/X-1:2001 e a PDF/Xl-a:2001. ambas j baseadas no PDF 1.3 (Acrobat 4). Posteriormente, foram definidos os padres ISO PDF/X-3:2002 e PDF/X-2:2003. Embora cada um tenha suas particularidades, os formatos mais adotados e difundidos so o PDF/X-1a (em especial na Amrica do Norte) e o PDF/X-3 (na Europa). No Brasil. o Organismo de Normalizao Setorial (ONS 27) da Associao Brasileira de Tecnologia Grfica (ABTG) estudou as diversas alternativas e optou pela difuso inicial do padro PDF/X-1a:2001, considerado mais adequado s prticas do mercado realidade tecnolgica da indstria grfica brasileira. Em 2003, a ISO publicou uma atualizao da norma "X-1a", denominada PDF/X1a:2003 que, entre outras alteraes, permite o uso do formato PDF 1.4 (Acrobat 5). A adoo pelo mercado desse padro se d de forma cautelosa, j que muitos sistemas de RIP e fluxo de trabalho no so compativeis com o novo formato. importante ressaltar que o "PDF/X-1a:2001" o subconjunto mais restrito da famlia PDF/X. Assim, os arquivos PFD/X-la:2001 so recebidos com mnimas possibilidades de problemas por grficas que tenham optado pelos padres PDF/X-3, PDF/X-2 ou pela norma atualizada PDF/X-1a:2003.

Os benefcios do PDF
Alm de reduzir o risco de erro na impresso, o .PDF elimina definitivamente os problemas de configurao, retrabalho, troca de fontes e demora na execuo de sua impresso em qualquer boreau, A utilizao de documentos .PDF possibilita uma grande economia de tempo e dinheiro, principalmente se levarmos em conta o volume de papel(gasto em uma reimpresso por erro de manipulao de arquivo aberto), o tempo de procura das informaes, o tempo de processamento, a impresso e o espao em disco rgido. Atualmente o .PDF a base de todas as tecnologias utilizadas na pr impresso de documentos e processos.

Uma das maiores vantagens do arquivo .PDF em trabalhos destinados impresso a diminuio no tempo de processamento de arquivo fechado, que muitas vezes, devido ao seu tamanho e maneira como foi gerado, fica literalmente engasgado no RIP durante horas de processamento. Convertendo este arquivo em .PDF, possvel obter timos resultados. Porm o maior problema para a pr-impresso hoje, que os trabalhos no so enviados em formato .PDF. Muitos clientes ainda enviam seus trabalhos em arquivos abertos, muitas vezes imcompletos, mal estruturados e geralmente construdos de forma errnea. So comuns problemas com fontes... o que pode resultar na sua troca e conseqentemente em textos corridos e desestruturao do documento. Outro porblema muito comum a construo de arquivos a partir de programas no preparados para editorao profissional, como o pacote Microsoft Office, que no tem suporte para atender as necessidades da pr impresso digital, um exemplo de problema so as separaes de cores, que se tornam imprecisas e indesejadas. Abaixo uma pequena lista de erros mais comuns encontrados em arquivos recebidos para impresso: - Nome de cores incorreto - Cores CMYK configuradas como spot colors(cores especiais) - Imagens em RGB - Sangria insuficiente ou completamente ausente - Tamanho incorreto - Ausncia de marcas de corte - Fontes no enviadas ou no adicionadas - Fontes iguais, com nomes ou sistemas (type1/type2) diferentes - Imagens com resoluo abaixo de 300 dpis A converso de arquivos em .PDF, muito eficaz, pois o sistema usado pelo Adobe Acrobat, totalmente construdo e baseado na linguagem Postscript. Ele consegue digerir toda a complexidade do cdigo Postscript.

Recomendaes de fechamento de arquivo .PDF


importante ressaltar, entretanto, que um .PDF s oferece qualidade de impresso se ele for bem elaborado, desde a escolha do software mais adequado, criao do arquivo at o seu fechamento, sempre levando em considerao padres de fontes, imagens, cor e drivers de impresso. Para gerar arquivos com qualidade de impresso e para que no se tenha surpresas indesejveis seguem algumas dicas muito importantes na hora de escolher o software, criar o arquivo e criar um .PDF: Imagens: devem estar todas integralmente incorporadas ao arquivo e em CMYK, a menos que o trabalho tenha cores especiais.

As imagens devem ter no mnimo 300dpis a fim de obter melhor qualidade de impresso. Sangria: Elementos grficos posicionados prximos as bordas do documento devem possuir distncia mnima de 3mm do corte. Elementos grficos que tenham corte vazado devem ter no mnimo 3mm de sangria. Nos aplicativos em que a sangria precisa ser definida no fechamento do arquivo, deve se acert-la para 3mm. Marcas de corte: O documento deve ser fechado com marcas de corte completas nos quatro cantos. Sombras, lentes e gradientes: O uso destes deve ser feito com cuidado, sempre que possvel devem ser convertidos em bitmap CMYK, antes de salvar o pdf, para que no haja problemas de estriamento de gradientes, deslocamento de sombras, modificao de lentes, etc. Paginao: Arquivos devem vir paginados(primeira com a ltima), ou em pginas separadas, nunca espelhados. Fontes: Devem vir de preferncia em curvas. Para evitar problemas de troca de fontes ou deslocamentos de texto. Tamanho do trabalho: o trabalho deve ter seu tamanho definido na pgina, por exemplo: um folder tamanho A4 deve ter como tamanho de pgina 210 X 297 mm Cores: o PDF deve ser gerado apenas para arquivos em CMYK, arquivos com spot colors(pantones) devem vir abertos.

Fechando seu arquivo .PDF


Com o intuito de ajudar a preparar seu arquivo corretamente para a pr impresso criamos um tutorial bsico que lhe mostrar os passos a serem seguidos para obteno de um arquivo com qualidade para uma boa impresso. No Corel Draw: com o arquivo aberto e com todas as recomendaes de fechamento de arquivo cumpridas, v em file---> Publish to PDF

Depois de clicar em publish to PDF aparecer a seguinte janela: Selecione o local onde o arquivo deve ser salvo.

Aps feito isso clique em settings, aparecer a seguinte janela, onde sero feitas as configuraes do pdf: Deixe a primeira aba configurada da seguinte maneira.

A prxima aba a objects ou objetos, configure-a da seguinte maneira

Aba document:

Aba prepress

Aba security:

Aba advanced:

a ltima aba mostra os possveis problemas que podem ocorrer durante a gerao do PDF

Para salvar as configuraes volte para a aba geral e clique no sinal +, para adicionar mais um estilo pdf, abrir uma nova janela, nela digite apenas o nome do novo estilo e clique em OK e pronto.

Agora s clicar em ok e aguardar sua mquina processar, este processo pode levar alguns minutos. IMPORTANTE: Aps gerar seu PDF sempre bom conferir se est tudo no seu devido lugar, se as cores esto de acordo com o arquivo de origem, se o texto est completo, se no desapareceu nenhuma lente, transparncia ou gradiente(que devem estar convertidos em bitmap).

Consideraes finais:
Para quem trabalha com mdia impressa, fica quase que impossvel negar a agilidade e facilidade que o formato PDF trouxe para o nosso dia-a-dia. Na rea da impresso offset, o PDF veio para acabar com a intranqilidade que se tem com a criao de arquivos PostScript. Primeiro, pois no se pode visualizar um arquivo .ps, sendo dificil de sabermos se o arquivo est corretamente fechado para a impresso. Segundo, pois os arquivos .ps ou arquivos nativos(abertos) ficam com muito peso sendo muito lento seu transporte via internet.

I M P R E S S O S G R F I C O S L T D A.

Вам также может понравиться