Вы находитесь на странице: 1из 7

O DESENVOLVIMENTO DA ESTATSTICA NAS LTIMAS DCADAS E SEU PAPEL NAS ORGANIZAES

Frank Ney Antunes Pinto Prof. Marcio Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Engenharia de Produo (ENG 1021) Estatstica 19/11/08 RESUMO Ainda existem organizaes que no obtm nveis adequados de eficcia e algumas ainda esto sem normas ou procedimentos tcnicos, seus dados so meramente informaes, ou seja, no so estudados. por isso que a estatstica tornou-se to importante porque onde se v que os dados so partes cruciais no estudo da variabilidade, pois so geradores de resultados tornando a mesma uma ferramenta fundamental para o sucesso de uma organizao. E para se conseguir o alinhamento estratgico o pensamento estatstico, reconhecido como um aspecto primrio procura alcanar todos os nveis hierrquicos de atividades na organizao. Palavras-chave: Importncia; Pensamento; Papel na Organizao.

1 INTRODUO Num mundo onde a velocidade da informao maior que a capacidade de compreenso e apreenso dos indivduos, a Estatstica se tornou um mecanismo fundamental na produo de conhecimento, em qualquer rea de atuao. Ela utilizada na determinao de indicadores scioeconmicos, extrados de grandes pesquisas, como censos demogrficos; demandas de consumo; entre outras. A estatstica passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinmica. Tomou fora no sculo XX, mas j era utilizada pelos povos antigos e at na Bblia existe citaes dela. Mas nas organizaes que ela demonstra toda a sua fora. Grficos e tabelas so apresentados na exposio de resultados de uma empresa. Dados numricos so usados para aprimorar e aumentar a produo. Sendo utilizada no aprimoramento e desenvolvimentos de produtos, gerenciamento de

2 processos, aperfeioamento de sistemas de prevenes, tanto na rea governamental quanto na iniciativa privada, a estatstica passou a ser usada como ferramenta fundamental.
A informao estatstica um insumo fundamental para planejamento e formulao de polticas e estratgias no mundo contemporneo. No ambiente de incertezas e de rpidas transformaes que caracterizam o momento atual, no h como uma organizao privada ou pblica antecipar de modo consistente os cenrios futuros, estabelecer metas realistas, definir planos de contingncia, ou, enfim, tomar decises em bases mais tcnicas, em qualquer escala, sem o emprego e a anlise das estatsticas econmicas, sociais e demogrficas disponveis para os domnios geogrficos de atuao da organizao (JANNUZZI, 2002 ).

2 IMPORTNCIA Estatstica um conjunto de tcnicas e mtodos de pesquisa que entre outros tpicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferncia, o processamento, a anlise e a disseminao das informaes. As informaes estatsticas so concisas, especficas e eficazes, fornecendo assim subsdios imprescindveis para as tomadas racionais de deciso. O crescente uso da Estatstica vem ao encontro da necessidade de realizar anlises e avaliaes objetivas, fundamentadas em conhecimentos cientficos e as organizaes modernas esto se tornando cada vez mais dependentes de dados estatsticos para obter Informaes essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre a conjuntura econmica e social, fornecendo ferramentas importantes para que as empresas e instituies possam definir melhor suas metas, avaliar seu desempenho, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contnua de seus processos. No planejamento industrial, a estatstica atua nos estudos de implantao de uma fbrica at a avaliao das necessidades de expanso industrial; como: no desenvolvimento de tcnicas, produtos e equipamentos; nos testes de produtos; no controle de qualidade e quantidade; no controle de estoques; na avaliao de desempenho das operaes; nas anlises de investimentos operacionais; nos estudos de produtividade; na previso de acidentes de trabalho; no planejamento de manuteno de mquinas, e outros.

3 Estudos indicam que a palavra estatstica deriva de Estado, pois sua principal funo fornecerem dados e informaes que auxiliem no planejamento e execuo do governo. uma cincia que apura dados da realidade, testa fenmenos que se repetem e serve de suporte para outras cincias e para as aes governamentais, e o uso crescente das informaes estatsticas para o desenvolvimento de polticas pblicas, fez com que aumentasse sua importncia junto ao governo.

3 PENSAMENTO ESTATSTICO Os primeiros trabalhos que aplicaram o pensamento estatstico foram no incio do sculo XIX em que seu entendimento comeou a influenciar o desenvolvimento do pensamento moderno. E nesta poca, a variao era o principal fator estimulante dos estudos da estatstica matemtica moderna. No incio do sculo XX. Shewhart foi um dos precursores no uso das teorias de estatstica no mbito das aplicaes industriais tentando mudar o desempenho dos processos. Sendo visto como uma filosofia de aprendizagem e ao traz como princpios que todo trabalho ocorre num sistema de processos interligados e que a variao existe em todos os processos e entender e reduzir esta variao a chave para o sucesso. O principal fator para se analisar as fontes de variao so os dados. Os dados so partes cruciais no estudo da variabilidade, pois so geradores de resultados. Embora a existncia de dados seja fundamental para se estudar variabilidade, importante distinguir a diferena entre variabilidade e dados. Variabilidade existir independentemente da disponibilidade ou no de dados para estud-la. Enquanto que os dados so coletados para melhor entender a variabilidade. Mas para compreender tal diferena preciso medir. Estatisticamente, a medio a nica forma de se efetivar a observao de um fenmeno que apresenta variaes. A medio efetiva a ligao entre variao e dados e do ponto de vista operacional, empregada para: monitorar e acompanhar a produo; O pensamento estatstico no est amarrado necessidade de se usar ferramentas estatsticas. Na verdade, tem como base nveis gerencial e estratgico para poder alcanar maior impacto e racionalidade s aes, do que propriamente o uso dos mtodos estatsticos que por seguinte fortalecem o pensamento estatstico ao fornecerem oportunidades de melhoria dos processos como conseqncia da medio, coleta de dados e anlise estatstica.

FIGURA 01 PENSAMENTO ESTATSTICO FONTE: hhttp://www.inesul.edu.br/maranhao/mat3.htm Coletar dados que gerem informaes confiveis e relevantes e que dem suporte tomada de deciso uma condio necessria na viso moderna do gerenciamento da qualidade em qualquer ambiente organizacional. Nas organizaes que adotam o Seis Sigma ( uma abordagem que impulsiona a melhoria do desempenho do negcio, baseando-se na aplicao do pensamento estatstico em todos os nveis de atividades, no enfoque estratgico de gerenciamento, na valorizao da satisfao dos clientes, na capacitao e na mudana de cultura proveniente da aprendizagem) a reduo da variao, a medio e a coleta de dados so premissas indiscutveis para o sucesso. Se o pensamento estatstico entendido e reconhecido como um aspecto primrio para a organizao, aplicado em todos os nveis hierrquicos de atividades, ele contribuir para a criao e disseminao de uma gramtica comum de comunicao, a qual favorece o alinhamento estratgico, a integrao e a mudana de cultura organizacional.

4 A ESTATSTICA NA ORGANIZAO BOMBEIRO MILITAR O Estado est interligado as suas organizaes atravs da estatstica que lhe oferecem dados semanais, mensais ou anuais sobre atuaes das mesmas. O Corpo de Bombeiros por ser uma delas de vital importncia atualmente, pois, suas estatsticas sobre as queimadas so usadas mensalmente pelo IBAMA para serem usadas como propulsores para planos de preveno.

5 A preveno considerada a funo mais importante de combate de incndios, e para ser efetiva precisa ser praticada constantemente. Seu objetivo impedir a ocorrncia de incndios que tem causa de natureza humana, e impedir a propagao de incndios que no podem ser evitados. A distribuio dos incndios atravs dos meses do ano uma informao importante no planejamento da preveno, pois indica as pocas de maior ocorrncia de fogo que varia significa mente de uma regio para outra, dependendo principalmente do clima, caracterizado pela freqncia e distribuio das chuvas e seus efeitos sobre a vegetao. Os efeitos do fogo no solo, fauna e flora dependem de diversos fatores, tais como a quantidade do material combustvel existente, as condies meteorolgicas, a freqncia, a poca do ano e o horrio dos incndios. O fogo descontrolado e sem planejamento, pode causar a morte de espcies que compem os ecossistemas florestais e na grande maioria dos incndios ocorridos tem como causa principal a ao antrpica, seja ela acidental ou proposital (criminosa).

Ro as i 22 30 146 25 250 06 16 7 Q i aa pr um s a e d a lm z i p a e I cni ro nd i s Fm t s uae n

GRFICO 1 REAS ATINGIDAS POR INCNDIOS NO SUDESTE DO PAR EM HECTARES NO ANO DE 2007 FONTE: o Autor

Ro as i 50 2 3 0 10 20 60 5 Fm t s uae n Q i aa pr um s a e d a lm z i p a e I cni ro nd i s

GRFICO 2 REAS ATINGIDAS POR INCNDIOS NO NORTE DO PAR EM HECTARES NO ANO DE 2007 FONTE: o Autor

6 Temos acima somente a estatstica dos incndios na regio Sudeste e Norte do Estado do Par, e podemos concluir que os ndices da regio Sudeste so maiores. Portanto, usando esses dados a corporao procura preparar seus homens para o combate a incndios florestais para que os mesmos possam atuar nessa regio, criando assim os Batalhes de Combate a Incndio Florestal. A logstica desses quartis vai ser um pouco diferente da outra regio, necessitando de materiais especficos como: Mochila costais, pinga fogo, geradores de energia, cordas, abafadores, machados, enxadas e outros. Veja as figuras:

FIGURA 01 USO DA MUCHILA COSTAL FONTE: http://www.jardimbotanico.df.gov.br/005

FIGURA 02 USO DE ABAFADOR E ACEIRO FONTE: http://www.jardimbotanico.df.gov.br/005

5 CONCLUSO Portanto percebemos o quanto estatstica est presente nas organizaes e como ela essencial para um trabalho preventivo que vem desencadear um melhor desempenho e rendimento a organizao, onde temos a oportunidade de definir o que ser includo e decidir a melhor logstica ou estratgia para a realizao de um determinado trabalho. 6 REFERNCIAS ESTATSTICA. Disponvel em: <hhttp://www.inesul.edu.br/maranhao/mat3.htm>. Acesso em: 12 nov 2008. ESTATSTICA. Disponvel em <http://www.unb.br/ie/est/complementar/estatistica.htm>. Acesso em: 12 nov 2008. IBGE. Disponvel em: <http://www1.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/geografo/palavraestatistico.html>. Acesso em 12 nov. 2008. JANNUZZI, P.M.; GRACIOSO, L. S. Produo e Disseminao da Informao Estatstica. Revista So Paulo em Perspectiva, So Paulo, v. 16, p. 92-103, 2002.

Вам также может понравиться