Вы находитесь на странице: 1из 16

Voleibol escolar

Voleibol escolar: uma proposta de ensino nas dimenses conceitual, procedimental e atitudinal do contedo
CDD. 20.ed. 796.017 796.325

Andr Lus Rugiero BARROSO* Suraya Cristina DARIDO*

*Universidade Estadual de Paulista - Rio Claro.

Resumo
O objetivo deste estudo foi construir, implementar e avaliar uma proposta de ensino do voleibol nas trs dimenses do contedo: conceitual, procedimental e atitudinal. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o mtodo da pesquisa-ao, sendo realizados oito encontros, havendo a participao de quatro professores. Os resultados obtidos foram discutidos na perspectiva das condies de trabalho, em por que e para que ensinar esporte (voleibol), na tcnica esportiva e rendimento, nas dimenses do contedo e nas caractersticas, expectativas e na participao dos alunos. Vericou-se que em determinadas escolas as condies de trabalho, seja em relao ao espao fsico, ao material disponvel, desvalorizao da Educao Fsica ou mesmo desconana por parte dos professores de outras reas e da direo, apresentam-se como obstculos para o desenvolvimento desse componente curricular. Entretanto, observou-se que os professores participantes conseguiram desenvolver um ensino de qualidade, contribuindo para o redimensionamento da importncia da Educao Fsica no ambiente formal de ensino. Conrmou-se a possibilidade de desenvolvimento de aulas que possam ir alm da dimenso procedimental, facilitando a abordagem das dimenses conceituais e atitudinais do voleibol. Alm disso, constatou-se uma participao efetiva dos alunos, mas isso somente se deu devido disposio dos professores em estruturarem de forma apropriada as suas aulas estudando, destinando tempo para elaborao das atividades e oferecendo estratgias diversicadas que estimulassem o envolvimento dos alunos. UNITERMOS: Educao fsica; Escola; Pedagogia do esporte; Pesquisa-ao; Voleibol.

Introduo
O esporte tratado por vrios autores, entre eles BETTI (1991), BRACHT (2000/2001), PAES (2002), MESQUITA (2006), como um fenmeno sociocultural, sendo considerado um patrimnio da humanidade. Historicamente foram criadas diversas modalidades esportivas que sofreram alteraes gradativamente at o momento atual. Ao analisar o surgimento dos esportes modernos, KORSAKAS (2002) arma que a sua origem se deu no sculo XIX, acompanhando o desenvolvimento da sociedade capitalista. A autora observa que vrios tipos de jogos foram alterados at chegarem ao esporte-espetculo transformando-se em um produto de consumo para a sociedade. Entretanto, cabe comunidade cientca e aos prossionais da rea compreender que o esporte direcionado para o prossionalismo apenas uma de suas possibilidades. PAES (2002), por exemplo, sinaliza alm do esporte prossional, o esporte dentro do ambiente escolar, o esporte como componente do lazer, o esporte adaptado para pessoas com necessidades especiais. TUBINO (2002) aborda o esporte a partir de trs manifestaes: esporte-educao, que tem como meta o carter formativo; esporte-participao, cujas nalidades so o bem-estar e a participao do praticante; esporte-performance, objetivando o rendimento dentro de uma obedincia rgida s regras e aos cdigos existentes para cada modalidade esportiva. De acordo com PAES (2002) os prossionais da rea ao desenvolverem o esporte devem inicialmente vericar em qual cenrio ele ocorrer, qual o pblico a ser contemplado, para ento denir os objetivos a serem atingidos e estabelecer as estratgias de trabalho.

Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010 179

BARROSO, A.L.R. & DARIDO, S.C.

com enfoque na utilizao do esporte no ambiente formal de ensino, ou seja, a escola, como se referem TUBINO (2002) e PAES (2002, 2006) o foco dessa pesquisa, pois se o esporte est presente na vida dos indivduos, nada mais signicante que esteja inserido na escola, mais especicamente no componente curricular Educao Fsica. Para o estudo abordou-se uma das manifestaes do fenmeno esporte, tratando especicamente da modalidade esportiva voleibol de quadra, que segundo BOJIKIAN (2003) originou-se na diviso de Educao Fsica da Associao Crist de Moos em Massachusetts, Estados Unidos, em 1895, com o nome de minonette, sofrendo evolues e alteraes nas regras, at atingir a forma atual de se jogar. O voleibol uma modalidade esportiva coletiva apresentando na sua essncia o jogo, fator que socioculturalmente motiva e estimula as pessoas, mostrando-se muito favorecido e propcio o desenvolvimento da sua prtica. Porm, apresenta-se preocupante o ensino da modalidade esportiva voleibol na escola sem um procedimento metodolgico apropriado, tendo o objetivo voltado apenas para a assimilao de gestos tcnicos. Dessa forma, no ocorre o direcionamento para a reexo em um contexto mais abrangente, por exemplo, o entendimento da origem e evoluo da modalidade esportiva e que atitudes podem ser promovidas durante o seu ensino. Trabalhar o esporte na escola sem ter como propsito a reexo do indivduo, proporciona o surgimento de situaes que podero ocasionar problemas, como a busca incessante de talentos, treinamento esportivo na aula de Educao Fsica, especializao precoce, excluso dos menos habilidosos, desinteresse pela prtica esportiva, entre outros, sendo a Educao Fsica idealizada como modelo de esporte de rendimento.

Baseado em autores como ZABALA (1998) e COLL, POZO, SARABIA e VALLS (2000) adotou-se as dimenses do contedo: conceitual, procedimental e atitudinal como referncia para desenvolvimento da modalidade esportiva voleibol nas aulas de Educao Fsica escolar do Ensino Fundamental II (sries nais do ensino fundamental). Esta classicao, baseada em COLL et al. (2000) corresponde s seguintes questes: o que se deve saber? (dimenso conceitual), o que se deve saber fazer? (dimenso procedimental), e como se deve ser? (dimenso atitudinal). Encontra-se na literatura estudos contemplando o ensino do voleibol no ambiente escolar, como QUADROS JNIOR, QUADROS e GORDIA (2007), CAMPOS (2006), LEMOS (2004); entretanto, esta pesquisa apresenta a perspectiva de uma inter-relao entre o ensino desta modalidade esportiva e as dimenses do contedo. Entendeu-se que, ao se elaborar e aplicar aulas do contedo esporte ou dos demais contedos pertencentes rea de conhecimento da Educao Fsica escolar, tendo como eixo norteador as trs dimenses, conforme defendido, por exemplo, pelos PCNs (BRASIL,1998) e DARIDO e RANGEL (2005), favorece o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, com o propsito de uma formao de maior qualidade dos alunos. A ideia que sejam estruturadas formas apropriadas para aplicao da modalidade voleibol na perspectiva da dimenso procedimental, esta que historicamente foi e muito adotada na prtica pedaggica dos professores da rea; como tambm, possam ser desenvolvidas atividades nas perspectivas das dimenses conceitual e atitudinal. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi construir, implementar e avaliar uma proposta de ensino do voleibol nas trs dimenses do contedo: conceitual, procedimental e atitudinal, e identicar as possibilidades e diculdades do desenvolvimento desta proposta.

Mtodo
A escolha do mtodo
associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo (p.14).

Para desenvolvimento deste estudo optou-se pela utilizao do mtodo qualitativo da pesquisa-ao, o qual proporcionou uma interveno direta no grupo de professores de Educao Fsica escolar participantes da pesquisa. THIOLLENT (2003) dene a pesquisa-ao como:
[...] um tipo de pesquisa social com base emprica que concebida e realizada em estreita

O autor ressalta que, nesse mtodo, h necessidade de um inter-relacionamento entre o pesquisador e as pessoas participantes do estudo, pois ele atua ativamente na perspectiva de resoluo dos problemas identicados.

180 Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010

Voleibol escolar

ANDR (1995) destaca determinados traos essenciais para o processo de pesquisa-ao: anlise, coleta de dados e conceituao dos problemas; planejamento da ao, execuo e nova coleta de dados para avali-la; repetio desse ciclo de atividades (p.31). THIOLLENT (2003) apresenta dois objetivos da pesquisa-ao na qual h necessidade de um relacionamento entre eles, garantindo a especicidade do mtodo: o objetivo prtico, que tem o intuito de resoluo dos problemas, sendo este o eixo principal da pesquisa e o objetivo de conhecimento ocorrendo a possibilidade de uma melhor obteno das informaes, caracterizando-se de forma clara e determinante. Entendeu-se que o mtodo da pesquisa-ao foi apropriado para esta pesquisa, entretanto ressalta-se que o mesmo no trabalha com dados quantitativos. Portanto, na anlise dos resultados mostrou-se necessria uma subjetividade por parte dos pesquisadores para desenvolvimento do estudo.
Formao do grupo

Estruturou-se o grupo com a participao de quatro professores. Entre os integrantes, apenas dois eram conhecidos do professor pesquisador; os outros dois foram indicados por uma Professora que trabalha com o professor pesquisador e por um dos membros do Laboratrio de Estudos e Trabalhos Pedaggicos em Educao Fsica (LETPEF)1. Vlido ressaltar que a escolha dos professores participantes foi intencional, levando-se em conta as possibilidades de participao nas reunies, o local de trabalho prximo ao pesquisador e o fato dos professores mostrarem interesse em melhorar a sua prpria prtica. Esse perl acabou agrupando professores em incio de carreira docente. Outro fator era que os professores participantes no se conheciam previamente. O professor pesquisador fez contato pelo telefone e e-mail com esses professores para fazer o convite, explicar quais os objetivos da pesquisa e como seria o desenvolvimento dos trabalhos.
Participantes

especial na mesma instituio. Trabalha no Ensino Fundamental II desde 2002 e atua na escola da instituio SESI no municpio de Valinhos desde 2005. A Professora 2 possui formao em Letras na UNIFEOB, em So Joo da Boa Vista. Nesse mesmo municpio cursou Educao Fsica na UNIFAI, no ano de 2006. Foi aprovada no concurso para professores do Estado de So Paulo no nal de 2006, assumiu o cargo na escola no incio de 2007, portanto, havia quatro meses que trabalhava no Ensino Fundamental II em uma escola do municpio de Campinas. A Professora 3 formou-se pela Pontifcia Universidade Catlica de Campinas (PUCCAMP) em 2006. Iniciou em 2007 um curso de especializao, porm no o concluiu. Foi aprovada em um concurso para professores no municpio de Vinhedo, sendo contratada em carter de Professora eventual, tendo incio do contrato em maro de 2007 e trmino deste em dezembro de 2007. Portanto, atuava no Ensino Fundamental II h trs meses. O Professor 4 completou a graduao na habilitao de licenciatura nas Faculdades Metropolitanas de Campinas em 2005. Em 2006, nessa mesma instituio de ensino formou-se na habilitao de graduao (bacharelado). Nesse ano foi contratado na escola, local onde havia feito estgio durante o perodo da faculdade, sendo uma escola privada de ensino fundamental e mdio. Esclareceu-se aos professores que o trabalho no consistia em realizar uma avaliao da atuao prossional, mas sim construo, implantao e avaliao de uma proposta de ensino do voleibol escolar, vericando as suas possibilidades e diculdades, sempre respeitando a realidade de cada professor participante. Este trabalho fruto de uma dissertao de mestrado e, durante a qualicao, a banca examinadora no exigiu a submisso do estudo ao comit de tica em pesquisa. Desta forma o estudo foi desenvolvido com o consentimento livre dos indivduos envolvidos e, para tanto, foram esclarecidos sobre os riscos e o direito de desistir a qualquer momento. Todos os participantes concordaram com a apresentao dos dados em publicaes, sendo resguardado o sigilo pessoal.
Instrumentos de coleta das informaes

A Professora 1 formou-se pela Pontifcia Universidade Catlica de Campinas (PUCCAMP) no ano de 1999. Fez duas especializaes, a primeira em Educao Fsica Escolar na FMU em 2001 e a segunda em Pedagogia do Esporte Escolar na UNICAMP em 2006. J cursou disciplina como aluna especial da ps-graduao na UNICAMP, e na ocasio deste estudo, cursava uma disciplina tambm como aluna

Os oito encontros foram realizados nas salas de estudos das bibliotecas da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, da Faculdade de Educao Fsica da PUCCAMP e do Colgio Progresso. Eles duraram entre uma hora e duas horas e 30 minutos e essa variao se deu devido aos

Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010 181

BARROSO, A.L.R. & DARIDO, S.C.

compromissos particulares dos participantes da pesquisa e do tema a ser desenvolvido. Como exemplo, para o quinto e oitavo encontros necessitou-se de um tempo maior de reunio devido, respectivamente, elaborao de atividades e avaliao e ao fechamento dos trabalhos. Porm, o tempo de durao de cada encontro era previsto e combinado previamente com os professores. Todos os encontros foram gravados em uma mquina lmadora Sony Handycam (modelo DCR-HC32) e transcritos na ntegra pelo professor pesquisador, por meio de digitao no computador em programa Word 2000, aps a realizao de cada encontro. Para atingir os objetivos da pesquisa foi realizada tambm entrevista semi-estruturada inicial e nal com os participantes do estudo. Esses dados permitiram aprofundar as interrogativas e esclarecer os problemas observados. Os temas geradores da entrevista semi-estruturada inicial estiveram pautados nos dados gerais dos participantes (nome, instituio e ano da graduao, instituio e ano da ps-graduao, tempo de atuao no ensino fundamental II, tempo de atuao na escola de aplicao da pesquisa); nos espaos, materiais e conhecimentos prvios e experincias que os professores tinham em relao ao voleibol, quais as diculdades eles enfrentam em ministrar as aulas na escola e quais as suas propostas para os encontros. Na entrevista final buscou-se identificar as diculdades que os professores enfrentaram na implementao do voleibol nas trs dimenses do contedo, o que identicavam que os alunos haviam aprendido nas aulas e qual era a avaliao geral do trabalho realizado. Na transcrio das respostas dos professores respeitou-se o discurso oral e a gramaticalidade, de forma a garantir a preservao do

contedo semntico das respostas dos entrevistados. Para garantir a delidade da transcrio realizou-se o procedimento sistemtico de audio e conrmao de pequenos segmentos de texto. Os professores participantes deniram as seguintes turmas para aplicao das aulas, sendo que as Professoras 1 e 3 tm trs aulas semanais e os Professores 2 e 4 apenas duas: Professora 1 - uma turma de 6 srie; Professora 2 - uma turma de 6 srie; Professora 3 - cinco turmas de 5 srie e cinco turmas de 6 srie; Professor 4 - duas turmas de 5 srie. Apesar de o Ensino Fundamental II englobar nessas escolas de 5 a 8 sries, a aplicao das aulas direcionou-se para as turmas de 5 e 6 sries. Isso se deu devido a serem essas as turmas atuais para as quais os professores ministram aulas e tambm por opo de alguns desses professores. Entendeu-se que seria importante para o desenvolvimento da pesquisa haver contato direto com alguns professores durante a sua prtica pedaggica; sendo assim, o professor pesquisador observou seis aulas de trs turmas de 5 sries da Professora 3 e aplicou juntamente com a Professora 2 oito aulas para uma turma de 6 srie. Optou-se por essas duas professoras pelo fato de trabalharem em escolas pblicas, pois a Professora 3 j estava desenvolvendo o contedo voleibol nas suas aulas e a Professora 2 apresentou certa insegurana para a aplicao desta proposta de trabalho. As observaes das aulas das professoras possibilitaram um contato estreito do pesquisador com o fenmeno pesquisado. Dessa forma, pode-se acompanhar todas as suas aes, falas, estratgias, relacionamentos, enm todas as decises para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem do voleibol nas trs dimenses do contedo.

Resultados e discusso
A seguir sero apresentados os resultados alcanados empregando o modelo da triangulao, no qual constam informaes obtidas na bibliograa especca, o que foi discutido nas reunies, o que foi observado na prtica pedaggica das Professoras e o que se apreendeu por meio das entrevistas. Os resultados dessas fontes de informao ou, como prefere YIN (2001), fontes de evidncia, foram confrontados no sentido de identicar a coerncia entre o que se faz, o que se diz fazer e o que deveria ser feito. A partir da triangulao dos dados chegou-se s seguintes categorias: condies de trabalho, por que e para que ensinar voleibol, tcnica esportiva e rendimento, dimenses do contedo, alunos - caractersticas, expectativas e participao. Esses tpicos nortearam o desenvolvimento dos trabalhos com os professores participantes. Destaca-se que, apesar de ocorrer uma separao dessas categorias, elas apresentaram-se interligadas em muitas ocasies; entretanto, o objetivo dessa separao foi caracterizar com maior evidncia cada uma delas.

182 Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010

Voleibol escolar

Categoria: condies de trabalho

Esta categoria aborda as condies para desenvolvimento de trabalho dos professores nos seus ambientes escolares tratando de aspectos referentes relao do professor com as pessoas que exercem os cargos administrativos, relao com outros professores de Educao Fsica da prpria escola e com os professores dos demais componentes curriculares, como tambm, a estrutura fsica para o desenvolvimento das aulas e o material disponvel. Devido diversidade de informaes e discusses realizadas nesta categoria, optou-se por dividi-la em trs subcategorias: espao fsico e materiais, status do componente curricular e trabalho coletivo.
Espao fsico e materiais

Fazendo uma anlise dos primeiros posicionamentos dos professores quando questionados sobre qual o espao e o material que possuem para as aulas, apresentou-se como caracterstica a queixa das professoras de escolas pblicas (Professoras 2 e 3) em relao decincia do espao fsico e pouca quantidade de materiais para o desenvolvimento das aulas. Vericamse problemas dessa natureza em outros trabalhos, como o estudo de BRACHT, CAPARROZ, DELLA FONTE, FRADE, PAIVA e PIRES (2003), em que os autores tambm zeram uso do mtodo da pesquisa-ao, alertando para o fato de ser comum a ocorrncia de instalaes e materiais precrios em escolas pblicas. Observou-se as respostas direcionadas para uma viso mais tradicional da Educao Fsica escolar, pontuando apenas os espaos de quadra e os materiais considerados para atividades prticas. Considera-se essas propostas como tradicionais, pois elas vislumbram apenas o ensino das tcnicas e tticas esportivas na dimenso procedimental, em espaos determinados como quadras e ginsios. Ao contrrio, so consideradas propostas renovadoras, aquelas que incluem diversos contedos da cultura corporal, que aprofundam o seu conhecimento e variam os espaos destinados s aulas de Educao Fsica, quando incluem sala de computao, campos de terra, sala de aula, etc. (DARIDO & RANGEL, 2005). Somente a Professora 1 citou a utilizao de outros espaos, porm, surgindo a partir de uma diculdade logstica da escola para a composio das aulas de Educao Fsica. No se questiona a quadra como espao de aula deste componente curricular, apenas levantando a possibilidade de realizaes de aulas em outros

ambientes, da mesma forma que poderiam ser citados outros tipos de materiais. Entende-se que isso se d essencialmente pelo conceito formado deste componente curricular ao longo dos anos, no qual o espao para as aulas exclusivamente a quadra e estas aulas privilegiam apenas a execuo dos movimentos. Foi positivo o fato de durante a aplicao das aulas da pesquisa os professores utilizarem outros espaos na escola, entre eles a prpria sala de aula, a sala de vdeo/ dvd, embaixo de rvores, etc. Tambm a explorao de outros materiais, seja especicamente pelos professores - o Professor 4 fez uso de projees no computador para explicar a origem e a evoluo do voleibol; a Professora 1 realizou a lmagem dos alunos na aula para posteriormente discutir algumas atitudes perante os colegas; a Professora 2 juntamente com o professor pesquisador, mostrou uma reportagem de um programa de televiso sobre o voleibol sentado, discutindo o oferecimento da modalidade a todos, independentemente de facilidades ou diculdades nas habilidades motoras e o respeito s diferenas; a Professora 3 lmou a apresentao dos grupos do teatro e exibiu para os alunos -, seja no caso dos alunos - a confeco da maquete da quadra de voleibol das turmas da Professora 3 e do Professor 4, com a utilizao de canetas hidrogrcas, caixa de sapato, tintas para pintura em papis, entre outros materiais; a utilizao de cartolinas para confeco de um quadro com regras antigas do voleibol e as regras atuais pelos alunos da Professora 2; ou mesmo a elaborao de textos para montagem do teatro nas turmas da Professora 3. Assim, os encontros possibilitaram a ampliao da concepo de espao de aula para a Educao Fsica escolar.
Status do componente curricular

As Professoras 2 e 3, pelo fato de serem recentemente formadas e aprovadas em concursos pblicos, tendo entrado em suas respectivas unidades escolares h pouco tempo, passaram por situaes de falta de conana e, at mesmo, desprezo prossional.
[...] eu e a outra professora da manh estamos numa diculdade muito grande, porque ns somos substitutas de outras professoras, que tiraram licena por algum motivo, mas no se desligaram da escola totalmente. Ela aparece do nada e fala assim: isso aqui vocs no vo usar, vocs usam essas bolas, quando vocs verem que no d mais pra usar, vocs remendam, porque precisam durar muito essas bolas. Ento ns somos controladas o tempo inteirinho por outra professora, entendeu? (Professora 3).

Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010 183

BARROSO, A.L.R. & DARIDO, S.C.

Percebe-se neste caso a falta de autonomia da Professora 3 em relao sua prtica pedaggica, inclusive tal fato reforado pela direo da escola. Essa mesma Professora tambm relatou que foi questionada pelo coordenador da escola sobre o porqu das aulas de Educao Fsica serem realizadas com meninas e meninos juntos, pois, segundo ele, pelo fato dos meninos serem mais fortes, poderiam machucar as meninas, portanto, as atividades deveriam ser realizadas separadamente. SOUZA JNIOR (2004) em seu estudo destaca que a diferena no desenvolvimento das habilidades motoras entre meninos e meninas est mais relacionada construo cultural do que propriamente dependente dos aspectos biolgicos. Conforme BETTI (1991) e DARIDO e RANGEL (2005) a realizao de aulas separadas para meninos e meninas remete a uma Educao Fsica esportivista, idealizada na dcada de 70, cujos objetivos se voltavam para a aptido fsica e a deteco de talentos esportivos. O pesquisador foi testemunha de um episdio infeliz ocorrido com a Professora 2. Esta havia reservado previamente a sala de tv para exibir um material com o dvd; foram at a sala, juntamente com os alunos, e aps a acomodao de todos, chegou a professora de geograa, argumentando que utilizaria a sala porque os alunos iriam apresentar um trabalho. Mesmo a professora 2 tendo feito a reserva, percebeu-se o desrespeito da professora de geograa, tanto com a colega de prosso e os alunos, como com a prpria Educao Fsica. Esse tipo de acontecimento contrrio s ideias de TOURAINE (1998) ao defender uma escola democrtica, valorizando a formao do sujeito, tendo que haver para isso uma qualidade no relacionamento entre as pessoas integrantes do ncleo escolar: alunos, professores, coordenao, direo, demais funcionrios. O Professor 4 foi questionado sobre a reserva que havia feito na sala de audiovisual para projeo de slides referentes ao voleibol, pois a coordenao da escola gostaria de entender por que a aula de Educao Fsica no seria realizada na quadra, como se este fosse o nico espao destinado ao componente curricular. Outro aspecto levantado pela Professora 3 o fato de alguns professores quererem punir os alunos considerados indisciplinados na sala de aula com a no-participao nas aulas de Educao Fsica. Isso remete a duas interpretaes em relao ao conceito da Educao Fsica para tais prossionais: a primeira retrata a desvalorizao do componente curricular, como se no houvesse nenhum conhecimento substancial para a aprendizagem do aluno; a segunda de que a Educao Fsica um momento de mero lazer para os alunos podendo escolher o que fazer nesse horrio.

Trabalho coletivo

Chamou ateno a falta de estruturao da Educao Fsica em uma mesma instituio de ensino. Por meio de relatos dos professores percebeuse uma desarticulao entre os prossionais da rea no possibilitando a construo de objetivos comuns entre as diversas sries de ensino e, consequentemente, entende-se que no deve haver uma inter-relao com o projeto poltico pedaggico da escola. Um aspecto positivo foi o fato de os professores durante a aplicao das aulas, conseguirem certo rompimento na viso de que a Educao Fsica no tem o mesmo valor dos demais componentes curriculares. Obviamente essa mudana levar algum tempo para ser concretizada totalmente, porm comea a ser construda pelas aes dos prprios professores, ao valorizarem os contedos pertencentes rea de conhecimento, ao planejarem a sua prtica pedaggica, ao demonstrarem o trabalho que pode ser realizado, inclusive envolvendo os demais professores nos projetos interdisciplinares. Isso aconteceu com a Professora 3, pois ela trabalhou a origem da modalidade esportiva voleibol, mas no apenas transmitindo informaes aos seus alunos referentes a nomes, datas, locais, e sim, aplicando uma estratgia que propiciasse a participao efetiva dos alunos no processo de ensino e aprendizagem e envolvesse professores de outras reas no desenvolvimento desse contedo. Para tanto, sugeriu a estruturao e encenao de um teatro com as turmas de 5a srie tendo como tema a origem e a evoluo do voleibol. No seu relato de experincia sobre a participao da Educao Fsica escolar no Projeto Poltico Pedaggico, V E N N C I O (2005) destaca a importncia do trabalho coletivo, fazendo com que esse componente curricular mantivesse a sua especicidade e, ao mesmo tempo, fosse integrado com os demais componentes. Segundo a autora para que haja o desenvolvimento de um trabalho coletivo torna-se necessrio que as pessoas envolvidas estipulem e percorram os mesmos caminhos, a m de alcanarem os objetivos almejados. DARIDO e RANGEL (2005) defendem a estruturao de projetos no ambiente escolar para possibilitar uma melhor aprendizagem. O projeto desenvolvido pela Professora 3 conceitua-se como interdisciplinar, no qual, conforme as autoras, h necessidade de os alunos buscarem o conhecimento em outros componentes curriculares para entendimento do que est sendo desenvolvido.

184 Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010

Voleibol escolar

Um outro exemplo positivo para valorizao e maior participao da Educao Fsica no ambiente escolar foi realizado pelo Professor 4 com o envolvimento da Educao Fsica em eventos da escola, tratando-se da amostra cultural na sua respectiva instituio de ensino: Esse ano vai ter, em setembro vai ter amostra cultural, a Educao Fsica nunca apresenta nada l. Eu falei pro coordenador, vamos colocar alguma coisa esse ano, a gente deixa um espao pra apresentar alguma coisa (Professor 4). Apesar de inmeras diculdades apresentadas pelos professores participantes em relao estrutura da escola, como o material disponvel para a realizao das aulas, o relacionamento com os demais professores, a coordenao e a direo da escola, observou-se que eles conseguiram muitos avanos, principalmente na defesa de uma Educao Fsica que pode e deve contribuir para a formao dos alunos e que no seja avaliada como um componente de menor importncia no ambiente formal de ensino.
Categoria: por que e para que ensinar voleibol?

que s no esporte existe um nmero acentuado de modalidades esportivas, portanto, o professor no conseguir apresentar todas, porm, mostra-se possvel uma maior diversicao, tanto no nmero de modalidades, quanto nos temas a serem abordados em cada uma delas. Na questo para que ensinar voleibol direcionouse a ateno para o que se pretendia ao ensinar esse contedo no mbito escolar. Percebeu-se uma viso pontual da Professora 3, sendo determinante nas colocaes ao abordar essa questo:
Autonomia. Eu acho que eles precisam ser preparados pra vida em sociedade, eles vo ter um momento que se desvincular da escola, de um professor que esteja auxiliando ele o tempo todo. Seja uma pessoa curiosa, crtica, aprender a viver em grupo, saber que ele no vai conseguir as coisas sozinho, que ele precisa ajudar a construir alguma coisa tambm (Professora 3).

As questes por que e para que ensinar voleibol so referentes aos objetivos da Educao Fsica no ambiente escolar. Em determinados momentos realizou-se uma discusso mais profunda com o grupo de professores sobre esses aspectos, porm em todos os encontros essas questes permeavam os debates, pois era necessrio ter clareza do que se pretendia ao ensinar esporte na escola. Procurou-se discutir o contedo esporte como um meio e no t-lo como um m em si mesmo, pois historicamente isto j ocorreu quando SOARES, TAFFAREL, VARJAL, CASTELLANI FILHO, ESCOBAR e BRACHT (1992) mostram a utilizao desse contedo com regras e normas relacionadas ao esporte desenvolvido em federaes e confederaes, tendo o objetivo direcionado para a aptido fsica e a deteco de talentos. Em seguida realizou-se o debate procurando estabelecer os objetivos de se trabalhar o voleibol ou qualquer outra modalidade esportiva nas aulas de Educao Fsica. Apontou-se para a possibilidade de se ter um conceito mais signicativo, dessa forma buscamos as ideias de GALVO, RODRIGUES e SANCHES NETO (2005) ao denirem que o objetivo principal da Educao Fsica escola introduzir e integrar os alunos na Cultura Corporal de Movimento (p.34). Aps as discusses chegou-se concluso de que os alunos tm o direito de conhecer o que foi construdo historicamente, obviamente sabe-se

H concordncia com os PCNs (BRASIL,1998) quando este documento defende a Educao direcionada para uma apropriada formao cidad. Cidadania esta que, segundo PALMA FILHO (1998) no apresenta um conceito universal, sendo dependente das mudanas ocorridas na histria e das diferentes sociedades poltico-econmicas existentes. Nesse entendimento a Educao Fsica, juntamente com os demais componentes curriculares, deve propiciar a construo de uma formao que possibilite o exerccio da cidadania. Ressalta-se que COVRE (1999) e PINSKY (2001) relacionam a cidadania aos direitos, deveres e atitudes referentes aos cidados, almejando uma melhora de vida coletiva na sociedade qual pertencem. BETTI (1999) ao defender uma Educao Fsica direcionada cidadania, destaca que no o fato de a Educao Fsica constar na legislao como componente escolar que garantir a todos terem acesso ao seu contedo. Ou seja, para o autor depender do professor se realmente os alunos entraro em contato com o conhecimento da rea, pois ela pode estar na grade curricular e ser destinada a apenas determinados alunos e/ou apresentar contedos reduzidos, impossibilitando que na prtica escolar a Educao Fsica acontea de uma forma que permita ao aluno conquistar a sua cidadania. Entende-se que para o favorecimento da autonomia e da formao cidad necessria a realizao de constantes atividades direcionadas nesse sentido. Com isso, ressalta-se a atividade realizada pela Professora 1, quando dividiu a turma em dois grupos e colocou em pauta a discusso sobre o caso da dispensa do levantador da seleo brasileira de voleibol, dias antes da realizao dos Jogos Pan-Americanos na cidade do Rio de Janeiro.

Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010 185

BARROSO, A.L.R. & DARIDO, S.C.

A Professora trouxe um episdio em evidncia na mdia para ser discutido na sala de aula, fazendo com que os alunos colocassem as suas opinies, ouvissem os posicionamentos de seus colegas, propiciando um debate durante a aula de Educao Fsica. Destacam-se nesta categoria da pesquisa as relaes que foram possveis de serem realizadas, principalmente ao discutir as dimenses do contedo, pois se a proposta for de uma Educao Fsica direcionada formao cidad, torna-se necessria a estruturao de estratgias que trabalhem, alm do ensino de habilidades motoras, os aspectos referentes aos conceitos, valores e atitudes envolvidos no contedo esporte.
Categoria: tcnica esportiva e rendimento

Quando foi solicitado aos professores que se posicionassem sobre a utilizao da tcnica nas aulas de Educao Fsica houve um contraponto, tendo posicionamentos a favor e contra. Com isso percebeu-se a necessidade de realizar um breve resgate histrico referente aos objetivos do esporte neste componente curricular. Na dcada de 70 com a Educao Fsica esportivista eram valorizados os alunos que executavam corretamente as tcnicas das modalidades apresentadas pelo professor. Na verdade, a nica forma aceitvel para realizao dos movimentos era executando a denominada tcnica esportiva, existindo uma predeterminao da padronizao dos movimentos. BRACHT (2000/2001), um dos idealizadores da pedagogia crtica em Educao Fsica, alerta para o fato de que a crtica tcnica esportiva no aponta para a sua retirada das aulas, mas sim a sua vinculao a novos objetivos educacionais a partir da ressignicao do prprio esporte. COSTA e NASCIMENTO (2004), alm de ressaltarem a importncia da tcnica, destacam a necessidade de metodologias apropriadas para o seu ensino, ao tratarem do esporte como contedo da Educao Fsica escolar. MAUSS (1974) ao tratar de movimentos humanos conceitua o termo tcnica corporal como sendo as maneiras como os homens, sociedade por sociedade e de maneira tradicional sabem servir-se de seus corpos (p.211). O autor defende a ideia de que cada povo ou sociedade apresentar as suas tcnicas corporais prprias para os mesmos objetivos de movimentos. Entretanto, o autor ressalta que essas tcnicas podem sofrer inuncias como o andar das moas francesas assemelhando-se ao das moas norte-americanas durante o perodo da expanso do cinema.

No caso da modalidade voleibol isso tambm caracterstico, pois nas primeiras dcadas do sculo XX, logo aps o seu surgimento em 1895 (BOJIKIAN, 2003), o jogo desenvolvia-se realizando os fundamentos de saque por baixo e toque. O fundamento manchete s foi criado a partir da dcada de 60 pela escola asitica (Japo, China, Coria). O surgimento desse movimento ocorreu em resposta ao movimento da cortada, criada anteriormente pela considerada escola do Leste Europeu (Unio Sovitica, Polnia, Tchecoslovquia) (BIZZOCCHI, 2004). RODRIGUES e DARIDO (2008) no estudo sobre a viso de tendncias pedaggicas scio-culturais da Educao Fsica destacam que a tcnica um elemento da cultura corporal de movimento; assim, deve ser preservada na prtica pedaggica do professor, pois se apresenta como um produto da dinmica cultural. Entende-se portanto que, o problema no seja a tcnica, mas sim o uso que se faz dela. A principal diferena em relao ao perodo esportivista d-se no peso que o professor estipular para esta tcnica, pois naquele perodo somente eram valorizados os alunos que as aprendiam com certo grau de perfeio. Defende-se a apresentao dessa tcnica aos alunos, deixando claros os seus objetivos, porm no desvalorizando a execuo da mesma se vier a ocorrer de forma imprecisa; tambm no deve ser excluda a possibilidade de execuo de diferentes formas de movimentos. Aps discusses envolvendo o assunto observouse um melhor entendimento sobre o termo tcnica esportiva, as possibilidades de ser trabalhada nas aulas e qual deve ser o nvel de exigncia de execuo durante o processo de aprendizagem. Quando abordado o termo rendimento, levantando a questo se ele deve estar presente nas aulas de Educao Fsica, os professores j no primeiro momento comearam a se posicionar sobre as interpretaes dessa palavra, conforme colocao feita pela Professora 1: O melhor de todos ou dar o melhor de si? BRACHT (2000/2001) chama a ateno para mais uma interpretao equivocada sobre a questo do rendimento, criando uma contraposio: os do rendimento x os do ldico (os do formal x os do informal; os do alto nvel x os do esporte para todos etc.) (p.17). Segundo o autor com essa diviso estariam do lado do rendimento todos os aspectos negativos, como a mecanizao, a dor, a supremacia da razo perante a emoo e do lado ldico as virtudes, entre elas, a satisfao, o sentido de liberdade e a criatividade.

186 Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010

Voleibol escolar

H que se ter um melhor entendimento sobre a palavra rendimento, pois no se pode puramente atribu-la como sinnimo de esporte com objetivos vinculados ao alto nvel ou ao denominado esporte prossional. Entende-se haver dois tipos de rendimento, um deles o rendimento mximo, aquele que est vinculado ao alcance de ndices, quebra de marcas e de recordes, este realmente no se encaixa no ambiente escolar, essencialmente no trato da dimenso procedimental, vinculado aos alunos executarem os movimentos com elevado nvel de exigncia. Porm, ao direcionar a ateno s dimenses conceituais e atitudinais permite-se sim tratar de aspectos de rendimento do esporte prossional no ambiente escolar, como por exemplo, promover a discusso da relao de atletas de alto nvel e sade; o uso de anabolizantes para melhora de resultados; as diferenas de objetivos ao se praticar modalidades esportivas em cenrios diferentes, como o basquetebol da NBA (instituio que organiza o campeonato nacional de clubes nos Estados Unidos) e o basquetebol que o aluno jogar na praa pblica; os eventos dos quais as selees brasileiras de voleibol participam e a vivncia dessa modalidade no mbito escolar; entre outros. No aspecto atitudinal pode-se abordar a violncia em estdios de futebol, tanto entre as torcidas, como em casos de agresses entre os prprios jogadores; a questo do fair-play - ser que ele realmente acontece no esporte prossional ou apenas uma fachada? Destaca-se com isso que no mbito da dimenso procedimental o esporte com metas de rendimento mximo realmente no se enquadra na Educao Fsica escolar, entretanto ele pode ser abordado nas dimenses conceitual e atitudinal. Todavia, h tambm o rendimento timo, este sim pode estar presente totalmente nas aulas de Educao Fsica. Esse rendimento caracteriza-se pela busca da aprendizagem na maior qualidade possvel, obviamente sendo especco para cada aluno. COSTA e NASCIMENTO (2004) tambm reforam a busca pelo rendimento timo nas aulas de Educao Fsica escolar. Os autores salientam que este tipo de rendimento no se caracteriza pela relao do esporte com o alto rendimento, mas sim, com o propsito de almejar a evoluo na aprendizagem do aluno.
Categoria: dimenses do contedo

nas suas aulas as trs dimenses do contedo e quais as possibilidades de aplicao destas na prtica pedaggica durante a realizao da pesquisa. Ao perguntar aos professores se j trabalham com o voleibol nas suas aulas, todos armaram j desenvolverem essa modalidade. Ao solicitar posteriormente, o exemplo de uma aula referente a esse contedo, observamos por parte da Professora 2 um ensino com a utilizao do mtodo tradicional, no qual h o trabalho isoladamente dos fundamentos para em um segundo momento ocorrer o jogo. [...] eles tinham a necessidade de toda aula jogar, porque eles no tm a conscincia de que primeiro a gente inicia de um processo mnimo pra chegar concluso de poder desenvolver o jogo (Professora 2). No somos radicalmente contra o mtodo que se preocupa com a qualidade dos gestos motores, todavia, concordamos com BAYER (1994), GRAA (1998) e GARGANTA (1998) quando apontam para a iniciao de modalidades coletivas pelo jogo, como tambm, especicamente no caso do voleibol, jogo reduzido defendido por MESQUITA (1998), modelo de abordagem progressiva ao jogo em MESQUITA (2006) e ensinando jogos para compreenso de SOUZA (1999). A Professora 1 admitiu ter um certo incmodo ao ensinar voleibol no ambiente escolar por interpretar que a modalidade se mostra difcil para aprendizagem. Relatou que vem trabalhando na perspectiva do jogo possvel, defendido por PAES (2002).
Ento o que eu fiz com as turmas do ano passado, atravs do jogo de pega, do jogo da queimada, do mesmo cmbio, entrar com os fundamentos dentro do jogo, ao invs de fazer quatro colunas, agora vocs vo daqui at o nal da quadra fazendo toque. Eu achei que a resposta foi melhor, [...] (Professora 1).

Ocorreu uma ateno especial com essa categoria, pois as dimenses do contedo o foco central deste estudo. Vericou-se inicialmente qual o conhecimento dos professores sobre esses termos, se eles utilizavam

Observou-se com a Professora 1, a utilizao de jogos para o ensino do voleibol, com os fundamentos sendo trabalhados no contexto de vrios tipos de jogos, porm o ensino continua contemplando apenas os aspectos procedimentais. Em relao Professora 3, percebeu-se uma preocupao em romper a barreira do apenas realizar movimentos, quando se props a trabalhar outros aspectos referentes ao voleibol. Antes de comear o vlei mesmo, eu falei sobre minonette, mostrei pra eles como era a quadra antes, como que agora, mostrei as diferenas, as evolues do voleibol e da histria (Professora 3). H uma contextualizao da Professora ao vericar com os alunos a origem, a trajetria da modalidade, as suas alteraes e evolues; dessa

Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010 187

BARROSO, A.L.R. & DARIDO, S.C.

forma, baseado em DARIDO (2004) verica-se uma ateno quanto dimenso conceitual. Com o desenvolvimento dos encontros, por meio de leituras solicitadas pelo professor pesquisador e das discusses efetuadas nas reunies houve um melhor entendimento da conceituao das trs dimenses do contedo, com isso se tornou possvel a elaborao de atividades que as envolvessem. Durante as discusses sobre a conceituao do termo contedo, tendo como referncias ZABALA (1998) e COLL et al. (2000), a Professora 3 mostrouse preocupada em oferecer um ensino no qual houvesse uma aprendizagem de qualidade por parte dos alunos, conforme observado:
Eu percebi que mesmo eu j tendo explicado pra eles a histria do voleibol, tentado na prtica, ainda tem uma diculdade muito grande, que eles no tavam entendendo algumas coisas. A eu falei, poxa, preciso arrumar um jeito que eles se interessem mais, que cada um gosta de uma coisa diferente. Tem gente que gosta da prtica, tem gente que gosta mais da teoria (Professora 3).

sem haver desmotivao por parte dos alunos. Obtiveram-se as seguintes respostas das Professoras: Voc que tem que intermediar sua turma. Se voc acha que a turma t empolgada naquele debate, voc vai naquela parte, voc puxa. Seno, voc t achando que t caindo, a voc j muda (Professora 1).
Mas, eu acho que se voc car muito tempo s em sala de aula tambm, eu acho que voc sai do foco, eu acho que voc tem que ponderar, eu acho que voc tem o momento da teoria, tem a hora da quadra, mesmo porque voc pode trabalhar a teoria na quadra (Professora 3).

Percebeu-se principalmente por parte da Professora 3 um bom entendimento da proposta, procurando sinalizar caminhos para o desenvolvimento dos trabalhos. Assim, pode-se referir a BETTI (2001) quando chama a ateno para o fato de a ideia no ser a transformao das aulas de Educao Fsica em tericas, mas sim incluir a reexo nas atividades apresentadas pelos professores. Mostra-se importante destacar o exemplo de uma atividade mencionada pela Professora 3:
Eu tava falando sobre a mudana dos pisos. Os alunos queriam saber por que mudou. Eu falei, gente, olha a altura dos jogadores de voleibol. O que eu peguei? Eu peguei a cadeira, subi na cadeira e quei super alta. Do jeito que eu tava alta, eu falei, olha s, agora eu vou saltar e vou cair. Eu saltava e caia, pra eles verem o impacto que tava tendo. Vocs imaginem o joelho dos jogadores, tornozelo, quantas leses iriam acontecer? A eles quiseram fazer a mesma coisa na sala de aula e eu deixei. Eu deixei que eles subissem na cadeira e saltassem.

Nessa perspectiva teve a ideia de trabalhar o mesmo assunto, a histria do voleibol, com a estruturao de um teatro, havendo a participao de professores de outros componentes curriculares, conforme citado na categoria condies de trabalho. A Professora 1 posicionou-se em relao importncia da realizao de uma interao entre os aspectos procedimentais com os conceituais e atitudinais. Este posicionamento nos remete a DARIDO e RANGEL (2005), pois conforme as autoras na Educao Fsica h uma predominncia de se trabalhar os procedimentos e no abranger as demais dimenses.
Eu acho que tem a ver tambm, que os professores no fazem a ponte. s vezes, eu tenho a impresso assim, t l na quadra, fez t bom. Se voc no resgatar aquilo em outros momentos, na sala, com textos, vdeos, morre ali na quadra. O bater o sinal e ir pra classe pe um m naquilo (Professora 1).

Segundo DARIDO (2004) durante vrias atividades das aulas de Educao Fsica esto intrnsecos temas referentes aos valores e s atitudes, porm manifestando-se apenas no chamado currculo oculto. Viu-se a necessidade de ter uma melhor estruturao de tais assuntos, pois caso contrrio, no se explora de forma adequada, havendo pouca assimilao por parte dos alunos. Quando foi discutido especicamente o ensino do voleibol nas trs dimenses do contedo, o Professor 4 questionou como poderia fazer essa abordagem dando nfase, em certos momentos, dimenso conceitual,

Nesse exemplo observa-se o assunto pertencente dimenso conceitual, tratando da evoluo tecnolgica para os jogos de voleibol, inter-relacionado com a dimenso procedimental, pois os alunos no s ouviram a explicao da Professora, mas tambm puderam executar o movimento para uma melhor assimilao do que estava sendo tratado. Existem dois aspectos importantes neste episdio, o primeiro refere-se ao posicionamento de DARIDO (2004), no qual a separao das dimenses deve acontecer somente em termos de planejamento, pois na prtica pedaggica do professor precisam estar interligadas. O segundo tem a ver com o que COLL et al. (2000) denominam de aprendizagem signicativa, na qual o professor proporciona ao aluno um signicado naquilo que est sendo desenvolvido. Nessa atividade apresentada pela Professora 3 o fato de os alunos poderem subir na cadeira e executarem o salto propiciou uma interiorizao daquele conhecimento, pois os alunos sentiram as diculdades referentes ao amortecimento do salto.

188 Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010

Voleibol escolar

Ao perguntar aos professores participantes da pesquisa sobre as possibilidades de se trabalhar com essa proposta, obteve-se respostas determinantes:
[...] eu acho que o meu trabalho cou bem mais estruturado dessa forma, porque eu sempre achei que o vlei era um empecilho, o como eu vou ensinar uma modalidade que exige muito da habilidade, ento dessa forma que vocs ajudaram a construir, eu achei que cou muito melhor (Professora 1). [...] aula diferente, aula mais dinmica pros alunos, sai daquela rotina chega na quadra joga vlei ou joga futebol. O tipo de aula que aconteceu permite uma interao maior entre o grupo todo, porque as salas l onde eu trabalho eles no conhecem todos os alunos, tem 35, eles no se conhecem, eles no sabem o nome de todos os colegas (Professora 2). Eu acho que foi uma maneira diferente da gente trabalhar o contedo, eu conheci um pouco das partes, a gente conversou bastante na faculdade, mas em relao maneira de trabalhar, como o jogo da memria que eu z, a maquete, eles nunca tinham feito a maquete na vida, ento, saram maquetes bem legais, maquetes bem bacanas (Professor 4).

Percebeu-se que os quatro professores envolvidos na pesquisa demonstraram um bom entendimento da aplicao das trs dimenses no ensino da modalidade esportiva voleibol e puderam fazer relaes com outros contedos da cultura corporal de movimento. Entretanto, as Professoras 1 e 3 foram as que mais demonstraram avano, entende-se que isso se deu pelo fato de a Professora 3 j apresentar um prvio conhecimento do assunto e trabalhar nessa perspectiva e de a Professora 1 ter maior tempo de experincia na rea de trabalho, ter cursado uma especializao em Educao Fsica escolar, participar de grupos de estudos, cursar disciplinas da ps-graduao como aluna especial - tudo isso favorecendo para um melhor entendimento da proposta.
Categoria: alunos - caractersticas, expectativas e participao

Os posicionamentos dos professores 1, 2 e 4 foram muito positivos, pois eles no abordavam ou trabalhavam pouco nas suas respectivas prticas pedaggicas assuntos referentes dimenso conceitual e atitudinal. Apresenta-se ainda mais satisfatrio o fato de terem ido alm da modalidade esportiva voleibol. Ao questionar os professores sobre as possibilidades de trabalhar as trs dimenses em outros contedos da Educao Fsica escolar e solicitar exemplos, obteve-se as seguintes respostas:
Eu acho que sim, tanto na dana, como na ginstica, eu acho que todos. Todos so possveis de aplicar. Eu acho que mais uma questo de quebra de tabu mesmo, aquilo que a gente j tinha falado, no s quadra, tem o momento da discusso, tem o momento da pesquisa (Professora 1). Eu acho que possvel desde que tenha ajuda da escola. Acho que a escola tem um papel fundamental. Porque s vezes a gente quer t trabalhando com o aluno alguma coisa diferente e no tem uma aceitao assim por parte dos professores e da direo. Eu acho que se eles apiam, se eles ajudam possvel qualquer contedo (Professora 3).

Esta categoria apresenta-se como fundamental para este estudo, pois toda pesquisa com a organizao dos trabalhos, a estruturao dos encontros com o grupo de professores, a elaborao e aplicao das aulas, converge para a mesma direo, propiciar um ensino de melhor qualidade aos alunos. Os professores participantes da pesquisa ao serem questionados no primeiro encontro sobre as diculdades para ministrarem as aulas foram unnimes em armar a questo da indisciplina; os professores 2, 3 e 4 ainda destacaram a insistncia dos alunos para a prtica do futebol. A questo da indisciplina dos alunos no uma novidade na queixa dos professores de diversos componentes curriculares e o jogar futebol est relacionado com uma Educao Fsica que em muitos locais no apresenta uma organizao dos contedos a serem trabalhados, tendo os alunos basicamente tempo livre para escolha do que realizar. DARIDO (2005) entende que existem razes para os alunos constantemente solicitarem a prtica do futebol, primeiro pela questo da mdia destinar um tempo extremamente superior ao futebol em relao s demais prticas, e segundo pelo fato de haver uma cultura escolar na qual h predominncia do ensino do futebol. Sendo assim, os alunos, de antemo, aguardam pela prtica dessa modalidade esportiva. Apesar de os alunos demonstrarem resistncia no primeiro momento, por meio da estruturao das aulas, da organizao dos contedos e da diversicao de estratgias, os mesmos responderam positivamente, apresentando bom envolvimento durante a aplicao das aulas referentes ao contedo voleibol. Dessa forma percebeu-se um aumento de

Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010 189

BARROSO, A.L.R. & DARIDO, S.C.

interesse na proposta de trabalho desenvolvida, com posicionamentos interessantes, estimulando a criatividade e uma melhora na aprendizagem, conforme pode-se observar no relato da Professora 3:
Um aluno da quinta srie B, ele falou assim: nossa dona, por incrvel que parea d pra gente trabalhar tudo, em todas as disciplinas, n? Porque eu nunca imaginei que, com voleibol, a gente poderia t pedindo informao pro professor de portugus, de histria, de geograa.

Houve o envolvimento dos alunos da Professora 3 durante a preparao e apresentao do teatro. Pode-se observar, com o acompanhamento das aulas do professor pesquisador, atividades de ensaio dos alunos para a apresentao e a aula da apresentao, constatando-se uma participao efetiva dos alunos na proposta idealizada pela Professora. De uma maneira geral os alunos no apresentaram resistncia, ao contrrio, estavam compromissados e preocupados com a data da apresentao que estava por chegar, mesmo aqueles considerados indisciplinados pela Professora estavam cumprindo os seus deveres, apenas com a necessidade em certos momentos da interferncia da Professora para a retomada da atividade. Os nicos que tiveram uma resistncia maior foram os alunos com a idade mais avanada, cerca de trs a quatro anos mais velhos que a faixa etria mdia da turma, devido s reprovaes. Esses alunos questionaram a Professora sobre o porqu desse tipo de atividade e ela explicou que fazia parte do seu planejamento para a 5a srie, sendo que, com as sries mais adiantadas desenvolvia outros contedos. Obviamente os resultados no foram os mesmos em todas as salas, pois cada uma tinha as suas caractersticas, facilidades e diculdades. Vericou-se um bom desenvolvimento dos trabalhos apresentados, porm, em determinadas turmas houve uma maior estruturao com melhor desempenho tanto no contedo, como na forma de apresentao. Isso no um problema, pois cada turma vai apresentar um determinado ritmo de trabalho na Educao Fsica e nos demais componentes curriculares. Destacam-se outros posicionamentos dos professores, em relao participao e aprendizagem dos alunos:
Eles to encarando o tema vlei de uma forma diferente do que eu esperava. Eu achei que eles fossem boicotar. Mas a resposta t sendo muito positiva, muito positiva mesmo. [...] eu j tinha trabalhado com sextas sries antes, j tinha tentado ensinar vlei antes e no achava o caminho. Eu achei que o retorno dessa sala foi bem bacana, t sendo bem bacana (Professora 1).

[...] eles no to acostumados a trabalhar com aquele ritmo de aula, o que eu falei pra voc, acostumado s com jogo s, prtica s. At um dia que eu dei o jogo da memria, eles caram encantados, porque chegou na quadra tinha um monte de pea espalhada no meio na quadra, eles falaram: mas o que que isso? Que aula essa? A gente vai jogar vlei, no vai, o que vai acontecer? Eu falei, olha vai ter um jogo hoje, vai ter uma gincana entre meninos e meninas, eu z a gincana. E a o pessoal comeou, eu quero tal pea e tal pea, a o pessoal comeou ver que as peas tinham muito a ver com o voleibol e da eles comearam a se envolver mais (Professor 4). Eu acho que a aula do jeito que foi promovida promoveu uma interao maior entre os alunos, foi bacana pra eles. Explorao da criatividade deles foi excelente. [...] eles zeram cartazes, muito bacana, zeram a pesquisa, eles foram atrs. Eu acho que eles caram muito mais interessados com as aulas desse jeito (Professora 2).

Um ponto rico no estudo foi a possibilidade do professor pesquisador aplicar oito aulas juntamente com a Professora 2, em uma turma de 6a srie. Na primeira aula a turma mostrou-se dispersa, tendo momentos curtos de concentrao. Mesmo com a baixa ateno os alunos participaram bem das atividades em sala de aula e ningum se ops a realiz-las. Do primeiro para o segundo encontro com os alunos solicitou-se a realizao de uma entrevista com seus pais ou outros parentes mais velhos. Obteve-se um resultado positivo, pois cerca de 70% da turma realizou a atividade. Com isso, pode-se discutir as alteraes das regras do voleibol e o porqu de elas ocorrerem. Mesmo na sala de aula houve uma maior concentrao dos alunos, melhora considervel em relao ao primeiro encontro, com eles perguntando, apresentando as respostas da pesquisa, discutindo e posicionando-se. Com o dvd foi exibida uma reportagem sobre o voleibol sentado (voleibol para decientes fsicos). Foi surpreendente o nvel de concentrao e envolvimento dos alunos nesse dia, fazendo comentrios e demonstrando curiosidade pelo contedo trabalhado. Ao chegarem na quadra foi realizado o minivlei ou voleibol reduzido, proposta defendida por MESQUITA (1998, 2006) para o processo de ensino e aprendizagem do voleibol. Utilizando a nica bola de voleibol existente na escola e bolas de borracha. O nico material usado, que no pertencia escola, foi uma ta elstica, material barato e de fcil aquisio. Outro

190 Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010

Voleibol escolar

fator positivo nesse dia foi a participao de todos os alunos nos jogos; mesmo duas alunas que caram fora de atividades em aulas anteriores interagiram com o grupo. Durante os jogos alguns alunos reclamaram dos erros de seus colegas. O professor pesquisador e a Professora 2 procuraram relacionar esse fato com o que foi visto e discutido anteriormente durante a exibio do dvd abordando as atitudes das pessoas. No ltimo encontro realizou-se o jogo adaptado (jogo de cmbio com variaes), utilizando a pontuao com e sem a vantagem. Foi signicativo observar os alunos, que no estavam jogando naquele momento, concentrados na marcao dos pontos, podendo analisar e posteriormente discutir com maior evidncia as duas formas diferentes de pontuao. Ao perguntar aos professores participantes quanto ao posicionamento dos alunos sobre a proposta de aplicao das aulas abordando as trs dimenses do contedo obteve-se respostas signicativas, por exemplo, a turma da Professora

2: L eles adoraram. Eles falam o tempo todo, eles perguntam, eles comentam o que eles aprenderam, o que eles perceberam com as atividades que a gente desenvolveu. Eles gostaram do que a gente trabalhou o tempo todo eles comentam eles falam. Chamou a ateno o posicionamento de alguns alunos do professor 4: Os alunos perguntaram: por que voc no falou da trajetria das regras do handebol? Por que no foi assim tambm? E do basquete? Voc no falou! Por que s do voleibol?. Esse comentrio refora a ideia de que mesmo os alunos estando acostumados com as aulas de Educao Fsica apenas relacionadas a aprender a realizar movimentos esportivos ou querendo somente a prtica do futebol, quando se estrutura o trabalho, aplicam-se estratgias diversicadas, ampliam-se as possibilidades de envolvimento dos alunos e abordam-se aspectos relacionados ao entendimento mais amplo do contedo, existe uma grande possibilidade de motivao e interesse por parte dos alunos.

Consideraes nais
Teve-se o objetivo neste estudo de construir, implementar e avaliar uma proposta de ensino do voleibol nas trs dimenses do contedo: conceitual, procedimental e atitudinal. Foram analisadas, a partir dos dados obtidos, as condies de trabalho, por que e para que ensinar esporte (voleibol), tcnica esportiva e rendimento, dimenses do contedo e caractersticas, expectativas e participao dos alunos. Ressalta-se ainda, o fato de essas categorias, em vrios momentos, no aparecem isoladamente, existindo uma interrelao entre as mesmas. Principalmente a categoria dimenses do contedo possibilitou a realizao de inter-relaes com as demais categorias, fazendo com que as discusses envolvendo conceitos, procedimentos e atitudes permeassem vrios momentos dos encontros. Pode-se destacar alguns itens em que foi feito um paralelo com as trs dimenses: a utilizao de espaos variados durante a aplicao das aulas; o envolvimento de professores de outras reas de conhecimento no projeto interdisciplinar desenvolvido pela Professora 3; a ideia de participao na amostra cultural na escola do professor 4; a discusso envolvendo tcnica esportiva e as metodologias para o ensino do voleibol. importante ressaltar as expectativas dos professores no incio dos encontros e a avaliao que realizaram sobre o desenvolvimento dos trabalhos. Ao serem questionados no primeiro encontro sobre qual o tipo de produo seria interessante para utilizarem na prtica pedaggica, referiram-se possibilidade de conhecer novas atividades que tornem a aula mais interessante para os alunos. Em contrapartida, uma professora posicionouse alertando para no carmos apenas na pura elaborao de atividades, mas sim nos preocuparmos em promover o desenvolvimento das aulas havendo heterogeneidade no grupo de alunos, apresentando caractersticas como aluno repetente, aluno que deixa de fazer a atividade no meio ou mesmo se recusa a realizar qualquer tipo de tarefa. O retorno apresentado pelos professores no ltimo encontro foi positivo, quando questionados se o estudo contemplou as expectativas e sobre a avaliao desta pesquisa. Alm da elaborao de atividades, destacam-se alguns apontamentos dos professores: possibilitou entrar em contato com realidades diferentes; garantiu novas aprendizagens; mostrou a importncia da discusso em grupo para o crescimento prossional; propiciou a reavaliao da sua prpria prtica pedaggica; favoreceu a estruturao e a aplicao das aulas; proporcionou a transposio da diculdade de ensinar o voleibol; possibilitou vencer o desao de se trabalhar com

Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010 191

BARROSO, A.L.R. & DARIDO, S.C.

uma nova proposta; propiciou um ensino de qualidade para os alunos mais habilidosos e os menos habilidosos; garantiu maior envolvimento dos alunos durante as aulas; proporcionou o comprometimento do pesquisador e dos professores participantes com o trabalho; facilitou o oferecimento ao aluno da aprendizagem da modalidade voleibol, abrangendo no s o ensino dos movimentos, mas tambm os aspectos relacionados aos conceitos, valores e atitudes; ofereceu a possibilidade de utilizar o conhecimento adquirido neste estudo para a futura prtica prossional. Apesar dos fatores favorveis mencionados pelos professores, pode-se relacionar alguns pontos que em determinadas ocasies apresentaram-se como diculdades: a discriminao dos professores de outras reas perante a Educao Fsica, a indisciplina por parte dos alunos, a resistncia dos alunos para a realizao de atividades que no envolvessem a prtica do futebol, uma desmotivao por parte dos alunos que apresentavam idade superior faixa etria mdia da turma. importante ressaltar que os resultados desta pesquisa contou essencialmente com o compromisso assumido pelos professores participantes. verdade que em alguns encontros ocorreram certas

ausncias devido a compromissos assumidos. Mas o envolvimento com o trabalho, o cumprimento das solicitaes, a predisposio para participar das reunies aos sbados pela manh e em dias da semana noite, a abertura para o pesquisador assistir e aplicar aulas, a honestidade e a sinceridade demonstradas foram fatores fundamentais para o bom desenvolvimento deste estudo. Foi notrio que o trabalho ofereceu a todos os professores participantes, inclusive ao pesquisador, um enriquecimento no conhecimento referente Educao Fsica escolar. Porm, salienta-se que os resultados desta pesquisa no necessariamente podem ocorrer com outros professores, pois importante destacar as caractersticas do grupo participante do trabalho, apresentando o interesse pela busca de novos conhecimentos e uma contnua formao na rea de atuao prossional. Constatou-se uma participao efetiva dos alunos nas aulas, inclusive quando as atividades no tinham como referncia exclusiva a execuo de movimentos esportivos, mas isso somente se deu pela disposio dos professores em estruturarem de forma apropriada as suas aulas, estudando, destinando tempo para elaborao das atividades e oferecendo estratgias diversicadas que estimulassem o envolvimento dos alunos.

Abstract
School volleyball: a proposal to teaching in the dimensions concept, procedure and attitude of content The objective of this study was to build, implement and evaluate a proposal to teaching of volleyball in the three dimensions of content: concept, procedure and attitude. For the development of the present work it was used the method of search-action. Eight meetings were held with the participation of four teachers. The results obtained were discussed in the perspective of working conditions, in the reasons and contents of teaching the sport (volleyball), technology and sports performance, in the dimensions of the content and features, expectations and participation of students. It was found that, in some schools, the working conditions, in relation to the physical space, the available material, the under evaluation of the Physical Education or even the suspicion of other teachers and supervisors, present themselves as obstacles to the development of this component curriculum. However, it was observed that the teachers participating successfully develop a quality education, contributing to rebuilding importance of Physical Education in the environment of formal education. It was conrmed the possibility of developing contents that may go beyond procedure dimension, facilitating the approach of the dimensions concept and attitude of volleyball. Moreover, it was for the effective participation of students, but it has only been due to the provision of teachers in structuring as appropriate their classes, studying, intended time for preparation of activities and offering diverse strategies that stimulated the involvement of students. UNITERMS: Physical education; School; Pedagogy of sports; Search-action; Volleyball.

192 Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010

Voleibol escolar

Nota
1. O grupo do LETPEF vinculado ao Departamento de Educao Fsica do Instituto de Biocincias da UNESP/Rio Claro, tendo como membros professores de Educao Fsica, sendo coordenado pela professora Suraya Cristina Darido.

Referncias
ANDR, M.E.D.A. Etnograa da prtica escolar. Campinas: Papirus, 1995. BAYER, C. O ensino dos jogos desportivos colectivos. Paris: Vigot, 1994. BETTI, M. Educao fsica e sociedade. So Paulo: Movimento, 1991. _____. Educao fsica, esporte e cidadania. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, Campinas, v.20, n.2/3. p.84-92, 1999. _____. Mdias: aliadas ou inimigas da educao fsica escolar? Motriz, Rio Claro, v.7, n.2. p.125-9, 2001. BIZZOCCHI, C.E. Voleibol de alto nvel: da iniciao competio. So Paulo: Manole, 2004. BOJIKIAN, J.C.M. Ensinando voleibol. 2. ed. So Paulo: Phorte, 2003. BRACHT, V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Revista Movimento, Porto Alegre, v.4, n.12, p.14-29, 2000/2001. BRACHT, V.; CAPARROZ, F.E.; DELLA FONTE, S.S.; FRADE, J.C.; PAIVA, F.; PIRES, R. Pesquisa em ao: educao fsica na escola. Iju: Uniju, 2003. BRASIL. Secretaria de Educao Fsica. Parmetros curriculares nacionais: educao fsica. Braslia: MEC/SEF, 1998. CAMPOS, L.A.S. Voleibol da escola. Jundia: Fontoura, 2006. COLL, C.; POZO, J.I.; SARABIA, B.; VALLS, E. Os contedos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000. COSTA, L.C.A.; NASCIMENTO, J.V. O ensino da tcnica e da ttica: novas abordagens metodolgicas. Revista da Educao Fsica/UEM, Maring, v.15, n.2, p.49-56, 2004. COVRE, M.L.M. O que cidadania. 8. reimp. So Paulo: Brasiliense, 1999. DARIDO, S.C. Educao fsica escolar: o contedo e suas dimenses. In: DARIDO, S.C.; MAITINO, E.M. (Orgs.). Pedagogia cidad: cadernos de formao - educao fsica. So Paulo: UNESP/Pr-reitoria de Graduao, 2004. p.59-70. ______. Educao fsica na escola: a experincia de uma professora universitria no contexto escolar. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Coleo cotidiano escolar: a educao fsica no ensino fundamental (5 a 8 sries). Natal: Paidia, 2005. p.23-31. DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A. (Coords.). Educao fsica na escola. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. GALVO, Z.; RODRIGUES, L.H.; SANCHES NETO, L. Cultura corporal de movimento. In: DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A. (Coords.). Educao fsica na escola. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p.25-36. GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAA, A.; OLIVEIRA, J. (Eds.). O ensino dos jogos desportivos. 3. ed. Lisboa: Universidade do Porto, 1998. p.11-25. GRAA, A. Os comos e os quandos no ensino dos jogos. In: GRAA, A.; OLIVEIRA, J. (Eds.). O ensino dos jogos desportivos. 3. ed. Lisboa: Universidade do Porto, 1998. p.27-34. KORSAKAS, P.O. Esporte infantil: as possibilidades de uma prtica educativa. In: De ROSE JUNIOR, D. et al. Esporte e atividade fsica na infncia e na adolescncia. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.39-49. LEMOS, A.S. Voleibol escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2004. MAUSS, M. Noo de tcnica corporal. In: MAUSS, M. Sociologia e antropologia. So Paulo: EPU/EDUSP 1974. v.2, p.211-33. , MESQUITA, I. O ensino do voleibol: proposta metodolgica. In: GRAA, A.; OLIVEIRA, J. (Eds.). O ensino dos jogos desportivos. 3. ed. Lisboa: Universidade do Porto, 1998. p.153-99. _____. Ensinar bem para aprender melhor o jogo de voleibol. In: TANI, G.; BENTO, J.O.; PETERSEN, R.D.S. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p.327-44. PAES, R.R. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: De ROSE JUNIOR, D. et al. Esporte e atividade fsica na infncia e na adolescncia. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.89-98. ______. Pedagogia do esporte: especializao esportiva precoce. In: TANI, G.; BENTO, J.O.; PETERSEN, R.D.S. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p.219-26. PALMA FILHO, J.C. Cidadania e educao. Caderno de Pesquisa, So Paulo, n.104. p.101-21, 1998. PINSKY, J. Pensando o Brasil. In: PINSKY, J. Cidadania e educao. 5. ed. So Paulo: Contexto, 2001. p.15-38.

Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010 193

BARROSO, A.L.R. & DARIDO, S.C.

QUADROS JNIOR, P.K.; QUADROS, T.M.B.; GORDIA, A.P. Proposta metodolgica para o mini-voleibol: uma estratgia para iniciao esportiva de crianas. Lecturas, Educacin Fsica y Deportes: Revista Digital, Buenos Aires, v.12, n.110, 2007. RODRIGUES, H.A.; DARIDO, S.C. A tcnica esportiva em aulas de educao fsica: um olhar sobre as tendncias scioculturais. Revista Movimento, Porto Alegre, v.14, n.2, p.137-54, 2008. SOARES, C.L.; TAFFAREL, C.N.Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M.O.; BRACHT, V. Metodologia do ensino da educao fsica. So Paulo: Cortez, 1992. SOUZA, A.J. jogando que se aprende: o caso do voleibol. In: NISTA-PICCOLO, V.N. (Org.). Pedagogia dos esportes. Campinas: Papirus, 1999. p.79-112. SOUZA JNIOR, O.M. Educao fsica escolar, co-educao e questes de gnero. In: DARIDO, S.C.; MAITINO, E.M. (Orgs.). Pedagogia cidad: cadernos de formao - educao fsica. So Paulo: UNESP/Pr-Reitoria de Graduao, 2004. p. 71-86. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ao. 12. ed. So Paulo: Cortez, 2003. TOURAINE, A. Podemos viver juntos? Iguais e diferentes. Petrpolis: Vozes, 1998. TUBINO, M.J.G. Uma viso paradigmtica das perspectivas do esporte para o incio do sculo XXI. In: GEBARA, A.; MOREIRA, W.W. (Orgs.). Educao fsica & esportes: perspectivas para o sculo XXI. 9. ed. Campinas: Papirus, 2002. p.125-39. VENNCIO, L. Projeto poltico-pedaggico e a educao fsica escolar: uma prtica pedaggica possvel. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Coleo cotidiano escolar: a educao fsica no ensino fundamental (5 a 8 sries). Natal: Paidia, 2005. p.114-27. YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e mtodo. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. ZABALA, A. A prtica educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ENDEREO

Andr Lus Rugiero Barroso R. Dr. Jos Ramos de Oliveira Jnior, 425 13085-751 - Campinas - SP - BRASIL al.barrroso@uol.com.br

Recebido para publicao: 27/03/2009 1a. Reviso: 09/09/2009 2a. Reviso: 14/10/2009 Aceito: 15/10/2009

194 Rev. bras. Educ. Fs. Esporte, So Paulo, v.24, n.2, p.179-94, abr./jun. 2010

Вам также может понравиться