Вы находитесь на странице: 1из 31

O funcionamento do mercado

O lado da procura: procura individual


A teoria da procura assume que os agentes maximizam a sua utilidade (capacidade que um bem tem de satisfazer determinadas necessidades humanas).

O funcionamento do mercado: o lado da procura

Utilitarismo e moderna teoria da utilidade Jeremy Bentham (1748-1831) elaborao da legislao social segundo o princpio da utilidade ( propriedade de qualquer objecto para produzir prazer, bem ou alegria, ou para evitar a dor, o mal ou a tristeza ) Economistas neoclssicos (Jevons: 1835-1882) aplicao do conceito de utilidade ao comportamento do consumidor; marginalismo Passagem da utilidade cardinal para a utilidade ordinal Exemplo: Bem X = 5 tiles ; Bem Y = 10 tiles (utilidade cardinal) Bem X < Bem Y (utilidade ordinal)

A primeira introduo do conceito de utilidade deu-se no Sc. XVIII na rea das probabilidades. Deve-se a Jeremy Bentham a aplicao deste conceito s cincias sociais. Na altura em que J. Benthan cria a sua teoria, esta completamente radical. Bentham no economista, contudo os economista vo utilizar as teses do utilitarismo de Jeremy Bentham e aplic-la no comportamento do consumidor.

Utilidade total vs. Utilidade marginal

Quanto maior a quantidade consumida do bem, maior ser a sua utilidade. uma funo positiva do consumo do bem.

Inclinao negativa. medida que vou consumindo mais do bem, o acrscimo da utilidade total que se obtm vai diminuindo. Foi a descoberta da utilidade marginal que permitiu poder comear a deduzir-se a curva da procura e explicar as suas propriedades.

Lei da utilidade marginal decrescente medida que a quantidade consumida de um bem aumenta, a utilidade marginal, ou seja, o acrscimo de utilidade total que se obtm quando consumida uma unidade adicional do bem, tende a diminuir.

Resulta da reduo do prazer em consumir um bem medida que o consumo desse bem vai aumentando

Semelhante Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes, mas em vez de se referir produo adicional obtida por doses sucessivas de um factor, trata-se de uma lei relativa ao comportamento da utilidade psicolgica adicional medida que se utilizam cada vez maiores quantidades de um bem.

Condio de equilbrio do consumidor Um consumidor com um determinado rendimento, e perante determinados preos de mercado dos bens, conseguir atingir a mxima satisfao quando a utilidade marginal da ltima unidade monetria gasta num bem for exatamente igual utilidade marginal da ltima unidade monetria gasta em qualquer outro bem. = = =

Desta relao decorre a relao inversa entre preo e quantidade procurada de um b/s 2

Esta condio tambm se aplica ao tempo, por exemplo, o tempo gasto a estudar para os exames. Teremos que repartir o tempo at que se obtenha a mesma vantagem marginal, do ponto de vista de classificao, no ltimo minuto gasto em cada uso alternativo.

Procura individual Quantidade de um determinado b/s que o consumidor deseja adquirir num determinado perodo de tempo.

Determinantes: Preferncias Preo do b/s Preo dos outros b/s Rendimento Expectativas

1. Relao entre quantidade procurada e preo de um bem Lei da Procura Mantendo tudo o mais constante, quando o preo de um bem aumenta, a quantidade procurada diminui.

Explicao: - Atravs da condio de equilbrio do consumidor (utilidade marginal) - Atravs da anlise de curvas de indiferena e da considerao do efeito substituio e do efeito rendimento

O que custa mais, por exemplo, a carne, d uma maior utilidade marginal que, por exemplo, os ovos que custam menos e por isso se compram em mais quantidade. Numa curva de indiferena todos os pontos representam uma combinao diferente de dois bens. Ela traada de tal maneira que o cliente que escolher entre dois pontos sobre ela situados no saber qual deles escolher. A curva de indiferena mostra graficamente como se apresenta a condio de equilbrio do consumidor (por exemplo: comprar 3 unidades de vesturio e 2 de alimentao).

Efeito substituio: quando o preo de um bem aumenta, mantendo-se o preo dos bens substitutos, o consumidor vai substituir o seu consumo pelo de produtos similares;

Efeito rendimento: o aumento do preo do bem significa uma diminuio real do rendimento do consumidor que se repercute na diminuio do seu consumo. (Refora o efeito de substituio)

Representao grfica: a curva da procura

Definio: a curva da procura mostra a relao entre o preo de um b/s e a qt. que o consumidor est disposto a adquirir num certo perodo de tempo, tudo o mais constante, i.e., mantendo-se invariveis o preo dos outros bens, o rendimento, os gostos do consumidor e as suas expectativas.

Conceito de elasticidade preo da procura: Mede a sensibilidade da variao da quantidade procurada face a uma variao no preo, mantendo-se tudo o mais constante. Clculo: Variao percentual da qt procurada/ variao percentual do preo

Diferenas entre procura e quantidade procurada e deslocaes ao longo da curva e deslocaes da curva da procura: Variao na procura: implica uma deslocao da curva da procura e motivada por uma alterao dos elementos considerados constantes na sua constituio; quando se d uma alterao em qualquer um dos outros elementos, como o rendimento, necessria uma nova curva.

Variao na quantidade procurada: reflecte o movimento ao longo da mesma curva da procura, decorrente de uma alterao no preo do bem.

2. Relao entre procura de um bem e preo de outros bens No h uma relao pr-definida; tudo depende da relao existente entre os bens: bens substitutos (produtos rivais : ch e caf) bens complementares ( ch e limo) bens independentes (ch e sal)

3. Relao entre procura de um bem e rendimento Geralmente assume-se uma relao positiva entre rendimento e procura de um determinado bem ou servio (bem normal). Existem, todavia, excees (bem de consumo saciado, bem inferior).

Conceito de elasticidade rendimento da procura: Mede a sensibilidade da variao da quantidade procurada face a uma variao no rendimento, mantendo-se tudo o mais constante. Clculo: Variao percentual da qt procurada/ variao percentual do rendimento

4. Relao entre procura de um bem e gostos do consumidor

A passagem da procura individual para a procura de mercado

Procura de mercado = soma horizontal das procuras individuais

O funcionamento do mercado : o lado da oferta

O produtor como agente racional Empresa: Instituio que ou contrata inputs e organiza-os para produzir e vender seu produto.

Por que motivo a maior parte da produo realizada por empresas? - Ganhos de produo em massa e especializao; - Necessidade de uma actividade de coordenao e gesto; - Necessidade de angariar uma quantia muito avultada de fundos.

O objectivo da empresa Maximizao do lucro = receita total custo total O lucro total igual receita total menos o custo total

Decises: Que b/s produzir e em que quantidades; Que factores produtivos utilizar e em que quantidades; Que tcnicas de produo usar; Como organizar a estrutura de gesto.

Proprietrio vs. Gestor: Apesar de ser o proprietrio que quer maximizar o lucro no ele quem toma a maioria das decises. Por isso, por vezes, estas que so tomadas pelo gestor, so conflituantes com os ideais do proprietrio.

Receitas da empresa perfeitamente concorrencial Define-se uma empresa em concorrncia perfeita como uma empresa que pode vender tudo quanto quiser ao preo estabelecido no mercado. Em concorrncia perfeita, a empresa confronta-se com uma curva da procura perfeitamente horizontal.

A receita marginal , i.e., o acrscimo de receita resultante de cada unidade adicional vendida , por isso, igual ao preo de mercado. Custos da empresa perfeitamente concorrencial

Custo econmico diferente de custo contabilstico Se uma empresa comprar um edifcio com o seu prprio dinheiro, de acordo com a contabilidade no h custo, mas de acordo com a economia h. O custo da economia um custo de oportunidade.

Custo total: menor despesa monetria total necessria para produzir cada nvel de produo

Custo fixo: despesa monetria suportada mesmo que no haja produo (rendas fixadas por contrato, por exemplo)

Custo varivel: despesa que varia com o nvel de produo e que inclui todos os cusstos que no so fixos, como os custos de matria-prima e energia. O custo varivel nulo quando a produo igual a 0; ele constitui a parcela de custo total que cresce com a produo

Custo marginal: acrscimo de custo decorrente da produo de uma unidade adicional

CT = CV + CF

A oferta individual numa situao de concorrncia perfeita

Condio de maximizao do lucro: A empresa maximizadora do lucro escolhe o nvel de produo (q*) em que o custo marginal iguala o preo

E = Ponto de equilbrio numa empresa de concorrncia perfeita : Cmg = P=Rmg A oferta representa o preo a pagar pelo consumidor. O que se paga por um bem igual ao que a ltima unidade vale. A curva de custo marginal da empresa a sua curva de oferta.

Oferta individual Quantidade de um determinado b/s que a empresa deseja vender num determinado perodo de tempo.

Determinantes: Preo do b/s Preos dos factores produtivos Tecnologia Preo dos restantes b/s Expectativas

Relao entre quantidade oferecida e preo de um bem Lei da Oferta: Mantendo tudo o mais constante, quando o preo de um bem aumenta, a quantidade oferecida aumenta. Explicao: Atravs da condio de equilbrio da empresa (igualdade Cmg/Rmg)

Diferenas entre oferta e quantidade oferecida e deslocaes ao longo da curva e deslocaes da curva da oferta:

Variao na oferta: implica uma deslocao da curva da oferta e motivada por uma alterao dos elementos considerados constantes na sua constituio; Variao na quantidade oferecida: reflete o movimento ao longo da mesma curva da oferta, decorrente de uma alterao no preo do bem.

A passagem da oferta individual para a oferta de mercado Admitindo que existem 100 empresas quantidade mercado idnticas, oferecida 100 vezes a no a

quantidade individual.

O equilbrio de mercado
O equilbrio no mercado ocorre quando a quantidade procurada iguala a quantidade oferecida no se alterando o preo.

Neste caso no h presso para a alterao do preo, sendo por isso a nica situao estvel.

Excesso de procura

Se o preo estiver abaixo do preo de equilbrio, a quantidade que os consumidores desejam adquirir 9

superior que os produtores desejam vender. H por isso uma situao de insatisfao que s resolvida assim que o preo sobe para o valor de equilbrio.

Consumidores insatisfeitos aceitam aumento dos preos para aceder aos bens Empresas apercebem-se da relativa escassez do produto e aumentam os preos

Excesso de oferta

Se o preo estiver acima do preo de equilbrio, a quantidasde que os

consumidores desejam adquirir inferior que os produtores desejam vender

por

isso

uma

situao

de

insatisfao que s resolvida assim que o preo desce para o valor de equilbrio

Produtores insatisfeitos aceitam baixar os preos Consumidores apercebem-se da relativa abundncia do bem e regateiam o preo

Alteraes na situao de equilbrio

Variao na procura

Uma variao da procura resulta de uma alterao nos factores exgenos na derivao da curva da procura (Rendimento, Gostos, P de outros bens, Expectativas)

10

A curva da procura desloca-se para a direita, no caso de um aumento da procura e para a esquerda, no caso de uma diminuio.

Efeitos (aumento da procura): aumento da quantidade transaccionada; aumento do preo de mercado.

Variao na oferta

Uma variao da oferta resulta de uma alterao nos factores exgenos na derivao da curva da ofera (Tecnologia, Preo dos factores produtivos, Preo de outros bens, Expectativas)

A curva da oferta desloca-se para a direita, no caso de um aumento da oferta e para a esquerda, no caso de uma diminuio.

Efeitos (aumento da oferta): Aumento da quantidade transaccionada; Diminuio do preo de mercado

No caso de uma alterao no preo ao longo da curva

variao na quantidade

d-se apenas uma deslocao

11

Exemplos:

1. Efeitos decorrentes de variaes na oferta em mercados de procura pouco elstica Em mercados cuja procura pouco elstica, um aumento na oferta significa uma reduo do preo substancialmente mais forte do que o aumento na quantidade transaccionada,

originando a reduo da receita do produtor.

2. Efeitos decorrentes de uma inovao tecnolgica redutora de custos Em termos grficos, esta alterao traduz-se na deslocao para a direita da curva da oferta, ou seja, aumento da oferta. As consequncias so, portanto, um aumento da quantidade transaccionada e uma reduo do preo do mercado.

Em termos de repartio de ganhos entre consumidores e produtores, tudo depender da elasticidade da curva da procura (quanto mais inclinada, menor o ganho dos produtores). Tal permite explicar porque a inovao mais intensa em determinados sectores. A inovao mais intensa em mercados de procura muito elstica, uma vez que a os ganhos dos produtores sero maiores. Existem sectores em que a inovao tecnolgica no compensa.

12

3. Efeitos associados interveno do Estado no equilbrio de mercado 3.1. Fixao de preo mnimo

Preo = factor endgeno A fixao de um preo mnimo perpetua a situao de excesso de oferta A fixao do salrio mnimo o exemplo mais conhecido de preo mnimo.

3.2. Fixao de preo mximo

O prprio preo est sempre a racionar uma oferta escassa subindo quando preciso sufocar um

consumo excessivo e estimular a produo, e descendo para encorajar o consumo e desencorajar a produo e eliminar as existncias em excesso.

A fixao de um preo mximo perpetua a situao de excesso de procura. Exemplo: os combustveis, a energia

3.3. Fixao de limites importao

A restrio nas importaes significa uma reduo da oferta, provocando uma elevao do preo do mercado e uma diminuio da quantidade transaccionada. Deixamos de ter acesso oferta internacional, dse um aumento do preo e diminuiao da quantidade oferecida. As empresas portuguesas vo melhorar a sua situao, uma vez que

13

vendem mais e a um preo mais caro, enquanto que a situao dos consumidores piora.

3.4. Fixao de um imposto O efeito de um imposto representado graficamente atravs da curva da oferta. a oferta que representa o preo a pagar pelo consumidor, pelo que um

agravamento deve vir reflectido numa nova curva da oferta.

Efeitos: preo aumenta quantidade transaccionada diminui consumidores e produtores perdem, entregando ao Estado a quantia txQ1

Consumidor: (P1-P0)xQ1 Produtor: (P0+t-P1)xQ1

O imposto tem um efeito depressivo sobre a economia. O aumento de um imposto , no s prejudicial ao consumidor, mas tambm s empresas. Face ao incremento do imposto os consumidores compram menos, o que tambm prejudica as empresas.

14

3.5. Fixao de um subsdio produo Ocorre o efeito inverso de um imposto. Efeitos: Preo diminui Quantidade transaccionada aumenta Benefcio total (s x Q1) repartido entre consumidores e produtores:

Consumidor: (P0 P1) x Q1 Produtor: (P1 (P0-s)) x Q1

O paradoxo do valor
A Utilidade total da gua muito maior do que a do diamante, mas a Utilidade marginal do diamante muito superior da gua. Tal acontece porque h muita gua e poucos diamantes, pelo que a Utilidade margnal da gua muito baixa. Os diamantes so muitos escassos e o custo de obteno de unidades adicionais elevado. A gua relativamente abundante e o seu custo baixo em muitos pases do Mundo. Resoluo do paradoxo: Quanto mais abundante for um bem, menor ser o desejo relativo da sua ltima unidade, embora aumente o bem. Deste modo, torna-se evidente porque razo uma grande quantidade de gua barata. Ou a razo de o ar se ter tornado um bem livre, apesar da sua vasta utilidade. As muitas unidades finais fazem baixar o valor de mercado de todas as unidades.

O excedente do consumidor
Representa a diferena entre a utilidade total de um bem e o seu valor de mercado total (preo vezes quantidade). Recebemos mais do que pagamos Umg = procura 15

O que se paga por um bem no representa verdadeiramente aquilo que ele vale, em mdia, mas sim o que a ltima unidade vale, pelo que o que se compra mais do que se paga. Cada unidade de um bem que compramos custa-nos apenas o valor da ltima unidade. Mas pela lei da utilidade marginal decrescente, as primeiras

unidades valem mais para ns que as ltimas. Desta maneira, cada um de ns beneficia de um excedente em cada uma destas primeiras unidades (o preo determinado pela utilidade marginal e no pela utilidade total). Quando a transaco deixa de nos beneficiar e dos nos continuar a proporcionar um excedente, deixamos de comprar. O consumidor paga no mercado, por cada unidade, o mesmo preo que cada unidade marginal vale para ele, obtendo um excedente do consumidor em todas as unidades anteriores.

Aplicaes: O conceito de excedente do consumidor extremamente til na tomada de decises sobre bens pblicos (anlise custo-benefcio). Por exemplo, na construo de uma estrada pblica de utilizao gratuita. No gerar qualquer receita em dlares, sendo que toda a utilidade que proporciona aos utentes individualmente representar o excedente de consumidor de cada um deles. preciso ter em considerao se o benefcio que os utentes tiram dessa estrada compensa o pagamento de impostos para este projeto poltico. Este conceito sublinha tambm o enorme privilgio dos cidados das sociedades modernas: O empresrio que pensa que se fez a si prprio e ao seu negcio encontrou disponveis todo um sistema social, trabalhadores especializados, maquinaria, um mercado, paz e ordem, uma vasta estrutura e uma atmosfera favorvel, criao conjunta de milhes de homens e de sucessivas geraes. Ponham de parte a totalidade do factor social e no passaremos selvagens que vivem de razes, bagas e vermes. L.T. Hobhouse de

16

Mercados de fatores

Fatores produtivos
A anlise dos mercados de fatores , por isso, a anlise da distribuio do rendimento.

Um empresrio

procura

os

fatores, no por causa da satisfao direta que pretende obter, mas sim por causa da produo e rendimento que espera obter indiretamente com esse fatores. A procura de fatores produtivos est dependente da procura do bem em questo: quantos mais bens forem vendidos, maior vai ser a procura de fatores produtivos deriva dos desejos e da procura dos consumidores de bens finais. procura derivada ,

Conceitos
Rendimento : varivel fluxo, representativa do montante recebido como remunerao dos fatores produtivos possudos. Transferncias : recebimentos ou pagamentos no relacionados com o processo produtivo, frequentemente realcionados com questes de poltica social. Riqueza : varivel stock que traduz o valor monetrio lquido dos ativos possudos por algum num determinado momento do tempo.

Procura de fatores produtivos

Caratersticas especficas:
Empresa : a procura de fatores produtivos realizada pela empresa, tendo em vista a produo de b/s de cuja venda obter lucro. Interdependncia : fatores so complementares, a produtividade de cada fator depende tambm da utilizao que feita dos outros fatores. Procura derivada : condicionada pela procura dos b/s produzidos a partir do fator em questo.

17

Qual a quantidade de fatores produtivos procurada pela empresa?

Para se atingir o equilbrio, o preo do fator produtivo ter que ser igual ao valor do produto marginal ou seja, igual ao incremento de produto possibilitado por esse fator produtivo. O produto marginal de um fator de produo o produto adicional ou produto acrescentado por uma unidade adicional desse fator, enquanto os outros fatores se mantm constantes. O preo final de equilbrio de um fator determinado pelo ponto de interseco da curva da procura derivada desse fator com a sua curva de oferta. Se a curva da procura desse fator se desloca para cima, o seu preo de mercado tender a subir.

Oferta de fatores produtivos

Fator produtivo Terra


Definio: O fator produtivo terra ou natureza engloba um conjunto heterogneo de elementos que tm em comum: - pr-existirem atividade humana - e de se apresentarem como uma dotao Exemplos: solo e subsolo, matrias-primas de variada ordem, incluindo minrios, frutos, pesca,caa, fontes de energia,...

18

E = quantidade total procurada de terra igual oferta total. neste sentido que a oferta e a procura determinam o preo de qualquer fator. Deve tentar atingir-se o ponto E, porque se a renda subir para um valor acima do preo de equilbrio, a quantidade de terra procurada ser inferior quantidade existente que poderia ser oferecida. O contrrio tambm no conveniente.

Corn Laws No realmente verdade que o preo do milho seja elevado porque o preo da terra prpria para milho elevado. O inverso est efetivamente mais perto da verdade: o preo da terra para milho elevado porque o preo do milho elevado. Devido oferta de terra ser rgida, a terra ser utilizada naquilo que a concorrncia destinar. Portanto, o valor da terra deriva inteiramente do valor do produto, e no o contrrio. David Ricardo, 1815

Se o preo do milho baixasse, porque as pessoas desejavam outros bens, a curva da procura derivada da terra para a cultura de milho deslocar-se-a drasticamente para baixo e para a esquerda. O que aconteceria s rendas recebidas pelos proprietrios? Depois de algum tempo as rendas teriam de descer para um novo ponto de interseco de equilbrio. A terra no menos produtiva que antes, mas alterou-se o ponto de interseco da procura e da oferta do fator. Diz-se que um fator de produo como a terra prpria para o milho percebe uma renda econmica pura , quando se considera a sua oferta total perfeitamente inelstica e quando se pode supr que a terra no susceptvel de outras produes como na produo de acar ou de centeio.

19

Fator produtivo Trabalho


Definio: o fator produtivo trabalho engloba o conjunto de atividades econmicas intelectuais e manuais, organizadas e coordenadas por homens, com vista produo de b/s. Condio de equilbrio: Salrio = Produo marginal do trabalho x Preo do produto Fatores que influenciam a produo marginal do trabalho: - qualidade do fator produtivo trabalho - quantidade e qualidade dos restantes fatores produtivos - nvel e utilizao de conhecimentos tcnincos e tecnolgicos Salrio o valor de aluguer dos servios pessoais de um trabalhador durante um dia, uma semana ou um ano.

Oferta do fator produtivo Trabalho


Definio: corresponde ao n de horas que a populao deseja trabalhar em atividades remuneradas na indstria, agricultura e demais atividades produtivas. Determinantes: - dimenso populacional - composio da populao - escolha entre trabalho e lazer

20

Devido ao envelhecimento da populao, o Estado tenta incentivar a natalidade atravs, por exemplo, da atribuio de subsdios. Contudo, na prtica, estas medidas no esto a apresentar grandes resultados. Em termos econmicos, uma populao envelhecida causa grandes problemas.

Populao ativa Conjunto de indivduos com idade mnima de 15 anos que, no perodo de referncia, constituam a mo-de-obra disponvel para a produo de bens e servios que entram no circuito econmico (empregados e desempregados).

Taxa de atividade Tx de atividade = Pop. Ativa/ Po. Total x 100

21

Determinantes fatores estruturais (escolaridade mnima obrigatria e a idade da reforma, uma vez que estes estruturam a populao ativa. O gnero tambm um fator estruturante. Estes fatores tm um peso muito forte) fatores conjunturais (flexo conjuntural da populao ativa : relacionados com a conjuntura econmica. Quando a economia se encontra em expanso d-se um aumento da populao ativa, uma vez que, por exemplo, os estudantes procuram part-times, contudo, quando se d uma situao de crise na economia estes so os primeiros a sair.

Escolha individual trabalho/lazer

medida que os salrios vo aumentando, verificam-se dois efeitos opostos sobre a oferta de trabalho: o efeito substituio que age sobre os trabalhadores no sentido de trabalharem mais tempo, porque cada hora melhor remunerada; e o efeito rendimento que exerce uma influncia no sentido oposto, pois os salrios mais elevados permitem que os trabalhadores gozem de mais tempos livres, a par de mais bens e de outras satisfaes. A partir de um certo salrio crtico, a curva da oferta pode inclinar-se para trs. Qual ter mais fora? No h uma resposta nica, depende do indivduo e da situao.

22

A explicao das diferenas salariais


Diferenciais de compensao salarial Diferenas na qualidade do trabalho Elementos de renda Segmentao do mercado do trabalho

Diferenciais de compensao salarial Profisses menos atrativas tm que pagar salrios mais elevados para que haja pessoas dispostas a exerc-las; Pelo contrrio, empregos especialmente agradveis ou psicologicamente compensadores tendero a possuir salrios mais moderados.

Algumas tarefas so mais desagradveis do que outras, portanto, os salrios tero de ser mais elevados quando se pretende contratar pessoas para tarefas menos atrativas. Estas diferenas nos salrios, que servem simplesmente para compensar as diferenas no-monetrias, denominam-se diferenas igualadoras . As profisses que implicam sujidade, tenso nervosa, responsabilidade fatigante, tdio, baixo prestgio social, emprego irregular, desemprego sazonal, um perodo de atividade profissional anormalmente curto e uma aprendizagem longa e fastidiosa, tendem a ser menos atraentes para as pessoas. Para recrutar trabalhadores para essas profisses necessrio elevar a remunerao.

Diferenas na qualidade do trabalho Diferenas nas capacidades fsicas e mentais; Diferenas de instruo, formao profissional e experincia (KH);

Traduzem-se em produtos marginais do trabalho mais elevados e, consequentemente, numa maior capacidade para contribuir para o lucro.

Melhores trabalhadores que permitam um maior incremento da produo vo ter, partida, melhores salrios. Os portadores de conhecimentos, licenciados, ganham melhor que os sem eles.

23

Mesmo num mercado de concorrncia perfeita, pode encontrar-se grandes diferenas salariais devido s diferenas qualitativas entre as pessoas, uma vez que dependendo destas, a sua contribuio para o rendimento monetrio pode variar extraordinariamente. Pode concluir-se que a maioria das diferenas no so igualadoras, uma vez que a grande maioria dos trabalhos mais agradveis so tambm os melhor remunerados.

Elementos de renda Salrio pago no reflete o salrio mdio do grupo profissional, mas as caratersticas especficas do indivduo (v. fator produtivo terra) Exemplo: um jogador de baseball que ganhava 8000 dlares por ano mas, fora do desporto duvidoso que pudesse ganhar mais do que, digamos 5000. Estre estes limites a sua curva da oferta era quase perfeitamente inelstica. Assim, os economistas podem designar o excedente do seu rendimento, para alm do salrio alternativo que ele poderia ganhar noutra atividade qualquer, como renda pura, logicamente semlehante renda da terra fixa.

Mercados segmentados Trabalho fator muito heterogneo, pelo que na realidade, dentro do mercado de trabalho existem vrios sub-mercados, com procuras e ofertas distintas, que determinam condies de emprego e de salrios muito diferentes. Sub-mercados no so concorrentes no curto prazo (especializao).

O fator produtivo trabalho no homogneo mas sim heterogneo. Existindo diferentes qualificaes faz com que exista uma especializao. A mo-de-obra no constitui um s fator de produo, reconhecendo-se que ela era constituda por muitos fatores diferentes. De acordo com os economistas, a existnca destes grupos no concorrentes traduz-se em salrios diferentes. Apesar de no serem concorrentes no curto prazo, acabam por ser concorrentes: podemos decidir entre contratar um trabalhador altamente qualificado e bem remunerado ou um aprendiz mal remunerado. No se deve esperar que estes grupos desapaream num mercado de trabalho de concorrncia perfeita.

24

Efeitos da discriminao no mercado do trabalho

Existem por vezes diferenas salariais que no fazem sentida na economia, mas que existem na realidade a discriminao. Empregos altamente qualificados : por causa da curva estar muito alta que estes empregados ganham mais e no o contrrio. A curva est alta porque, como estes trabalhadores so muito produtivos, a empresa est disposta a pagar mais por eles. As pessoas que so vtimas de discriminao negativa tm, por vezes, medidas de apoio por parte do Estado.

25

Desequilbrios no mercado do trabalho

Desemprego
Comporta custos do ponto de vista social, mas igualmente no domnio estritamente econmico. A nvel econmico h uma perda muito importante, como se a economia estivesse a abdicar de produo, a deitar a produo fora , causada pelo desemprego.

Questes:
Numa economia de mercado, o que origina o desemprego? Dever o poder poltico intervir na economia com vista reduo do desemprego? Com que medidas? Em que medida o desemprego resulta de medidas polticas que reduzem o incentivo ao trabalho como o subsdio de desemprego? Qual o papel dos sindicatos na criao de emprego?

Desempregado definio:
Considera-se desempregado aquele que no est empregado, mas que est ativamente procura de emprego, desenvolvendo esforos especficos como estar inscrito num centro de emprego, ir a uma entrevista para um emprego, ou responder a anncios de emprego. Com esta definio de desemprego so excludos os desencorajados , ou seja, aqueles que por diversos motivos j no tentam voltar a entrar no mundo do trabalho. Taxa de desemprego (%) : N de desempregados / Pop. Ativa x 100 26

Tipos de desemprego
Desemprego friccional Desemprego estrutural Desemprego cclico Desemprego involuntrio Desemprego voluntrio

Desemprego friccional Mesmo quando a economia se encontra em crescimento existe sempre gente sem emprego, como por exemplo, um estudante que acaba o curso, o tempo antes de arranja emprego faz com que seja considerado desempregado. Estas pessoas podem arranjar emprego, mas podem estar a perder tempo a escolher o melhor emprego.

Desemprego estrutural Desequilbro entre a oferta e a procura no mercado do trabalho.

Desemprego cclico No afeta um nico sector, mas de uma forma geral toda a economia est numa situao de recesso.

A explicao neoclssica do desemprego

A partir de determinado momento a oferta rgida, quase no aumentaria devido a alguns fatores. De acordo com a explicao neoclssica no h desemprego involuntrio.
27

Explicao do desemprego voluntrio


Trabalhadores desempregados voluntariamente preferem o lazer ou outras atividades em vez de trabalhar ao nvel salarial corrente. Esto desempregados friccionalmente (teoria do salrio de reserva). So trabalhadores de fraca produtividade que preferem a segurana social ou o subsdio de desemprego a trabalhos de baixa remunerao.

A introduo da explicao Keynesiana: a sntese neoclssica


Explicao Keynesiana centra-se na relativa inflexibilidade de preos e salrios (Teoria Geral do Emprego de 1936) Razes da inflexibilidade dos salrios: - Fixao do salrio feita de modo burocrtico; - Ajustamento s condies de mercado feito mais pelo aumento das qualificaes mnimas exigidas do que pela alterao do salrio.

Num mercado de concorrncia perfeita, o preo sempre determinado pela interseco de uma curva da oferta com uma curva da procura. No pode haver superproduo ou desemprego. O preo ou salrio diminui simplesmente at que o mercado esteja equilibrado. Esta ideia vai contra o tipo de desemprego falado na obra de Keynes, a qual se deve rigidez dos preos e dos salrios.

28

O desemprego Keynesiano
Dada a rigidez na fixao de preos e salrios, havendo uma situao de desequilbrio, no h nenhuma forma natural de voltar ao equilbrio. O nvel efetivo de transaces em cada mercado determinado pela menor quantidade de oferta ou de procura registadas.

Na ausncia de transformaes tecnolgicas, as taxas de lucro baixariam at atingirem nveis mnimos. De acordo com keynes, estas taxas de juro e lucro mnimas relativamente s iniciativas arriscadas poderiam gerar uma situao estacionria de estagnao acompanhada de desemprego crnico.

29

Em sntese:
A teoria da rigidez salarial sustenta que o ajustamento lento dos salrios produz excesso e escassez nos mercados de trabalho. Estes mercados so mercados em desequilbrio no curto prazo. No longo prazo as principais bolsas de desemprego ou de vagas de emprego tendem a desaparecer medida que os salrios e o emprego se ajustam s condies de mercado.

Podem, por isso, persistir perodos muito prolongados de desemprego.

Consoante o tipo de desemprego (clssico ou keynesiano), a resposta da poltica econmica ser diferenciada; Os clssicos defendem a flexibilizao de preos e salrios como forma de combate ao desemprego; Segundo os keynesianos, a resposta passar sobretudo pela interveno pblica, atravs do aumento da despesa pblica de modo a eliminar a restrio do mercado de bens que impede a criao de emprego.

Salrio monetrio = quantidade de moedas que um trabalhador recebe como ordenado Salrio real = poder de compra do ordenado

Como prova da existncia do desemprego involuntrio, Keynes rejeita a validade da Lei de Say, afirmando que enstas situaes h um excesso de oferta. Keynes pretende, com a sua teoria, mostrar a existncia de desemprego involuntrio que os clssicos no previam. Devido s suas caractersticas, no se deve aplicar a teoria clssica a questes de desemprego involuntrio. A Teoria Geral uma teoria do emprego de todos os fatores de produo, enquanto que a teoria clssica analisa apenas um caso em particular : o pleno emprego. No perodo de preparao da Teoria Geral, Keynes critica a Teoria clssica do mercado do trabalho de forma enrgica. Keynes aceita a opinio dos clssicos de que o salrio deve ser igual ao produto marginal do trabalho. 30

De acordo com os clssicos apenas existe desemprego voluntrio. Segundo os clssicos, se o nvel de vida aumenta aqueles desejosos de trabalhar acabam por se retirar do mercado. Keynes rejeita que uma descida do salria real, pelo aumento dos preos quando os salrios monetrios permanecem inalterados, iria forar uma descida da oferta de trabalho disponvel ao nvel de salrio corrente, abaixo do volume de emprego anterior subida de preos. A explicao da teoria clssica sobre o desemprego baseada na suposio de que uma reduo do salrio monetrio a mesma coisa que uma reduo no salrio real. Keynes nega que o salrio real seja determinado pelo salrio monetrio. Segundo a teoria clssica, o trabalhador arbitra entre aceitar um salrio que aumenta a sua utilidade marginal ou dedicar mais tempo ao lazer se essa utilidade inferior ao salrio recompensado, em concordncia com a hiptese de agente maximizador. a existncia desta crena que permite explicar o desemprego segundo os autores clssicos, como sendo voluntrio, exclundo assim a existncia de desemprego involuntrio.

31

Вам также может понравиться