Вы находитесь на странице: 1из 7

Anotaes do pensamento de Bourdieu sobre Escola e algumas consideraes sobre Democracia

ngelo Ricardo de Souza1

Mais do que preocupado com a reproduo realizada pela/na escola, Pierre Bourdieu est preocupado com os mecanismos pelos quais a sociedade de classes se reproduz atravs da educao. Isto , mesmo que Bourdieu possa ser acusado de ter analisado pouco (ou no ter analisado) a escola como espao de produo de uma possvel cultura de resistncia (nos termos de T. Adorno), no quer dizer que ele estivesse equivocado quando afirmou que a hegemonia cultural na sociedade reproduzida pelos mecanismos formais de ensino. Bourdieu, em dos seus textos (Os excludos do interior), ao tomar o Liceu como campo emprico da investigao, no o faz aleatoriamente. Esta escolha fundamental pois o Liceu a expresso mais acabada da democratizao do acesso escolarizao. E o autor conclui mostrando que o acesso a esta escola e o xito estudantil no representa mudana nas condies sociais, pois o que h, conforme ele afirma ainda em outro artigo, uma cultura aristocrtica e sobretudo uma relao aristocrtica com essa cultura, que o sistema de ensino transmite e exige (1998, p. 55). Com a diminuio das barreiras formais no sistema de ensino h uma conseqente ampliao do acesso (e mesmo do xito!), todavia isto no representa superao das tradicionais condies sociais e os mecanismos de desigualdade se mantm. Com essa ampliao do acesso, os mais desfavorecidos (para no cham-los de excludos...) esto dentro do sistema, a priori iludidos sobre as suas reais possibilidades de superao das condies sociais. Na verdade, o autor chega a considerar a possibilidade de que as famlias francesas estariam vendo o equvoco:
a instituio escolar tende a ser considerada cada vez mais, tanto pelas famlias quanto pelos prprios alunos, como um engodo, fonte de uma imensa decepo coletiva: essa espcie de terra prometida, semelhante ao horizonte, que recua na medida em que se avana em sua direo (p. 221)

As razes para tanto? A descoberta de que os ttulos, os diplomas, conquistados com sacrifcio pelos alunos, filhos das famlias de menor capital cultural e econmico, so diplomas desvalorizados. Neste ponto, em particular, Bourdieu destaca o carter de

responsabilizao do indivduo provocado por este processo de democratizao do ensino, pois o fracasso social e econmico dos alunos egressos dessas escolas, decorrente dos seus diplomas no valorizados reputado responsabilidade do sujeito que no utilizou a chance que teve. Quando esta culpa pelo insucesso recai sobre o indivduo, a excluso torna-se mais cruel do que a prpria excluso formal/oficial, pois h dispositivos inconscientes tanto da sociedade, da escola, do professor, quanto do prprio aluno que levam ao reconhecimento (que estigmatiza) de que este indivduo no est em sintonia com o mundo escolarizado. A isto o autor chama de disfunes, mecanismos insensveis e inconscientes que servem de lastro na promoo da democratizao. algo como o preo a pagar pelo acesso de todos escolaridade: a baixa qualidade para a maioria e/ou a desvalorizao do produto do trabalho escolar na educao de massa e massificada. A idia de sucesso para o autor est muito mais relacionada eliminao branda, isto , aos procedimentos de orientao e seleo cada vez mais precoces, que se apresentam como prticas insensveis e inconscientes, graduais e imperceptveis, despercebidas tanto por aqueles que as exercem quanto por aqueles que so suas vtimas. Enfim, a
escola exclui; mas, a partir de agora, exclui de maneira contnua (...), e mantm em seu seio aqueles que exclui, contentando-se em relega-los para os ramos mais ou menos desvalorizados. Por conseguinte, esses excludos do interior so votados a oscilar em funo, sem dvida, das flutuaes e das oscilaes das sanes aplicadas entre a adeso maravilhada iluso que ela prope e a resignao a seus veredictos, entre a submisso ansiosa e a revolta impotente. Eles no podem deixar de descobrir, mais ou menos rapidamente, que a identidade das palavras (liceu, ...) esconde a diversidade das coisas; (...); que o diploma para o qual se preparam um certificado sem valor... (1998, p. 224)

A tese central daquele texto corroborada pelos indicadores apontados em outro estudo (Categorias do juzo professoral), atravs do qual Bourdieu aponta as relaes entre a camada social de origem do aluno e o juzo do professor sobre ele. Assim como em os excludos do interior, o autor v que o resultado da produo escolar dos alunos diretamente proporcional ao capital cultural da sua famlia. Isto , na medida em que crescem os locais de residncia e o status da profisso dos pais, cresce a classificao dos
1

Professor Assistente do Setor de Educao da Universidade Federal do Paran.

alunos na produo escolar e no juzo dos seus professores. E a recproca verdadeira: quanto menor o status da profisso e endereo dos pais, menor a classificao dos seus filhos na escola. Isto tambm pode ser explicado pela anlise da linguagem do ensino, buscando percebe-la como no-natural aos educandos, mas como de convvio mais ntimo para alguns daqueles do que para outros. Esta linguagem est diretamente associada lngua culta padronizada, o que dificulta para alguns a sua compreenso:
... a linguagem a parte mais inatingvel e a mais atuante da herana cultural, (...) e (...) a linguagem universitria muito desigualmente distante da linguagem efetivamente falada pelas diferentes classes sociais, [logo] no se pode conceber educandos iguais em direitos e deveres frente lngua universitria e frente ao uso universitrio da lngua, sem se condenar a creditar ao dom um grande nmero de desigualdades que so, antes de tudo, desigualdades sociais (p. 56).

Trata-se, ento, de mais do que garantir conhecimento aos alunos: a diferenciao da produo escolar dos alunos de diferentes classes sociais, mesmo num sistema de ensino de acesso democratizado, provavelmente mais dependente das formas de organizao e transmisso deste conhecimento, nas quais a linguagem tem lugar destacado. Esses mecanismos da organizao escolar, presentes nas esferas pedaggica, administrativa e institucional da escola, argem uma igualdade formal, considerando, no sentido mais clssico, a igualdade de direitos presente na maioria das constituies do mundo ocidental. Com esse movimento, mesmo discursando muitas vezes em favor das diferenas individuais, a escola regulamenta e legitima a desigualdade social, tratando aqueles que nunca tero chance como sujeitos para os quais necessrio dar esperana. Uma boa questo para resumir estas anotaes todas apresentada pelo prprio autor:
A melhor maneira de provar em que medida a realidade de uma sociedade democrtica est de acordo com os seus ideais no consistiria em medir as chances de acesso aos instrumentos institucionalizados de ascenso social e de salvao cultural que ela concede aos indivduos das diferentes classes sociais? (1998, p. 64)

Pensar a democracia exige pensar as possibilidades reais de sua realizao. A democracia se faz muito menos nas definies formais, constitucionais, dos direitos dos indivduos e muito mais pela ampliao real das condies de superao das desigualdades sociais.

curioso que o modelo de superao das dificuldades sociais, e conseqente democratizao da sociedade, (quase) sempre remeta idia de superao individual dessas dificuldades, cujo produto esperado (sobre o qual sonham os esperanosos...) a ascenso social, ou seja, a possibilidade de ter sucesso neste mesmo mecanismo que provoca e conserva o indivduo na condio de excludo2. Assim, como possvel falar em democracia? Ou melhor, como possvel visualizar a democracia efetivada, se o referencial para a democracia a diminuio das desigualdades sociais, a partir da idia da ampliao do sucesso do indivduo, e no a sua superao? Um elemento importante para discutirmos a questo da democracia referente relao indivduo e coletivo. A supremacia cega de todos os coletivos (Adorno, 1998, p. 85) algo extremamente perigoso para a sobrevivncia da sociedade violncia. a cultura que nos institui como indivduos e ela prpria que nos coloca o sentimento de pertena aos grupos sociais. Esse pertencimento no precisaria concorrer contra a formao cultural do indivduo, mas nesta sociedade o que ocorre, ao ponto da idia de coletivizao superar a concepo de indivduo (idem, ibidem), o que tambm expressa uma forma complexa de violncia e de autoritarismo. A democracia, que deveria estar centrada na idia de desenvolvimento do dilogo e da conscincia e do combate a todas as formas de desigualdade e dominao, realiza-se de maneira formal matando o sujeito individual, justamente aquele que justificou a sua criao, em favor de um sujeito coletivo, todavia, esquecendo-se que todos os grupos so constitudos por indivduos com vontades prprias. Ora, a ignorncia dos indivduos, das suas vontades, dos seus pensamentos, a expresso mais acabada do fascismo. A democracia tambm tem como objeto, atravs da educao poltica, a constituio e desenvolvimento da conscincia do indivduo, pois no h sada social sem que cada um dos integrantes dos agrupamentos humanos tomem conscincia de si, dos outros e do mundo que os cerca. Os currculos escolares que expressam, na sua linguagem prpria, diferentes pedagogias no tm tratado de forma adequada as questes da democracia. O que apresentam so elementos relacionados tica dos grupos sociais que determinam o que pode e o que no pode ser feito, o que deve e o que no deve ser realizado, o que certo e o que errado. No que os currculos no deveriam tratar da/s norma/s de conduta social,
2

Muito possivelmente, esta situao sinnima daquela concluso de Bourdieu sobre a individuao da

mesmo porque o estabelecimento e o cumprimento da norma no so, necessariamente, afrontas constituio da autonomia do indivduo; todavia, os currculos pouco fazem em favor da construo de uma conscincia da democracia pelo sujeito, que representa uma tomada de conscincia sobre a extenso das desigualdades sociais, demonstrando o que mundo e o que deveria e poderia ser. Esses documentos que orientam a prtica pedaggica tambm pouco se dedicam necessria relao contedo/forma nos aspectos concernentes democracia, expressando o que contedo escolar de forma bastante arbitrria, a partir de uma seleo arbitrria da cultura humana sem maiores reflexes sobre os possveis impactos provocados na formao dos estudantes por aqueles contedos escolhidos. O rumo geral apontado pelos currculos voltado, via-de-regra, no sentido da adaptao dos indivduos ao grupo, o que quer dizer que o currculo, que meio, ao tratar da democracia no se pauta pela edificao da autonomia do indivduo. Isto no quer dizer que a adaptao no seja minimamente necessria, mas se trata sim de se discutir a importncia da conscincia dos sujeitos sobre esta adaptao e, antes, se essa forma de adequao ao grupo social que se deseja, que se necessita para a democratizao da sociedade. Por fim, vale a pena dedicarmo-nos, mesmo que brevemente, a um ltimo aspecto relacionado democracia e a educao, que diz respeito (falta de) educao poltica e, pior, constituio de elementos de reproduo do autoritarismo pela prpria educao escolar. A escola, como todas as demais instituies, est solidificada pelos mesmos princpios instituidores da sociedade, uma vez que parte dela, instituinte e instituda dela/por ela. Desta maneira, expressa formas de manuteno e reproduo da cultura muito prximas ao que acontece fora dos seus domnios. Essa contradio, de ser adaptadora e reprodutora da sociedade e, ao mesmo tempo, permitir condies de superao da sociedade pelos indivduos, no verdadeiramente o problema, mesmo porque o prprio ato educativo formal, como desenhado ao longo da modernidade, um fenmeno de repetio do antigo e construo do novo, constantemente. O problema reside nas sucessivas expresses da perversidade institucional que a escola demonstra, educando no contra, mas a favor do autoritarismo. Quando a escola refora sua tradio de classificar, de enfatizar o melhor (e/ou de se submeter a indicar o melhor aluno para a sociedade), de
responsabilidade sobre o fracasso escolar.

hierarquizar, de recrutar forosamente, dentre outras caractersticas da sua cultura, age de forma perversa e antagnica com as reais necessidades educativas. Como possvel erradicar o autoritarismo sendo autoritrio? Como possvel construir o dilogo sendo demaggico? Como possvel superar a violncia, agindo de forma preconceituosa? A escola utiliza, muitas vezes, da sua autoridade para definir o correto e o incorreto, atrelando quele, por exemplo, a atitudes de controle e at de submisso e este a atitudes de subverso. As possibilidades de superao das desigualdades sociais, reproduzidas dentre outras formas pelo sistema de ensino, so pauta de uma ao social/coletiva, atravs da qual a educao escolar busque rever seus rumos, suas organizaes. Porm, certamente a face individual desta tarefa parece ser a mais herclea das aes, pois demanda a autoconscincia, a emancipao de cada um dos indivduos, e em um mundo que a expresso do reino das necessidades (mesmo quando j h condies objetivas de ser um mundo diferente...) tanto mais complexa essa tarefa. Meninos/as filhos/as de famlias com frgil capital cultural, com pouco capital econmico, podem superar as desigualdades que as sociedade de classes lhes impe e superar no apenas as suas dificuldades individuais, mas contribuir para superar a prpria sociedade de classes? A escola, instrumento de reproduo, de adaptao, pode apresentar alguma alternativa de subverso na sua face de resistncia? As possibilidades de responder afirmativamente essas questes parecem estar vinculadas construo e efetivao nos currculos, oficiais ou no, de uma outra forma de se entender a democracia. Talvez, para entendermos melhor estes problemas e as possibilidades de soluo, a anlise do estmulo seja mais importante, como mtodo para pensarmos essas relaes, do que a anlise da resposta. Quer dizer, entender as razes que provocam/levam o sistema de ensino e a escola, em particular, a servirem de mecanismos de reproduo cultural, talvez seja, atualmente, mais importante do que verificarmos onde/em quais situaes isto acontece. Conhecer as razes do problema fundamental para super-lo, no dissimular a realidade muito importante para operar nela, para entende-la e para melhora-la, afinal o medo que surge da falta de conscincia sobre o outro e a realidade, pode ser superado se o outro e a realidade so conhecidos e compreendidos.

Bibliografia: ADORNO, Theodor. Educacin y Emancipacin. Madrid: Morata, 1998. BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educao. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

Вам также может понравиться