Вы находитесь на странице: 1из 6

Direitos Humanos e Polcia - Perguntas e Respostas

sobre Noes Bsicas PM por Algo Sobre conteudo@algosobre.com.br Tweet Mais...

Publicidade

1. O que so direitos humanos?


Direitos humanos derivam da dignidade e valor inerente pessoa humana, e esses so universais, inalienveis e igualitrios. Isto significa que so inerentes a cada ser humano, no podem ser tirados ou alienados por qualquer pessoa; e todos tm os direitos humanos em igual medida independente do critrio de raa, cor, sexo, idioma, religio, poltica ou outro tipo de opinio, nacionalidade ou origem social, propriedades, nascimento ou outro status qualquer. Eles so melhor entendidos como aqueles direitos constantes nos instrumentos internacionais: Declarao Universal dos Direitos Humanos, O Pacto Internacional sobre os Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, O Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Polticos, tratados regionais de direitos humanos, e instrumentos especficos lidando com aspectos da proteo dos direitos humanos como, por exemplo, a proibio da tortura.

2. Se os direitos humanos so inalienveis e no podem ser tirados de nenhuma pessoa, isto significa que eles nunca podem ser limitados ou negados?
No, isto significa que quando um direito expresso por um cdigo ou instrumento legal, os limites ou fronteiras devem ser definidos. Por exemplo, o direito liberdade da pessoa pode ser limitado pelo exerccio dos poderes legais de deteno ou priso.

3. Voc se refere a Instrumentos Internacionais, a Declarao, Pactos e Tratados. Qual diferena entre esses?
Instrumentos Internacionais neste contexto significa todos os textos que englobam os padres internacionais de direitos humanos. Alguns desses textos so tratados que obrigam os Estados-Parte que os ratificaram. Esses tratados so chamados de Pactos ou Convenes. A Carta das Naes Unidas tambm um tratado que obriga os EstadosParte.

A Declarao, referindo-se Declarao Universal dos Direitos Humanos, foi adotada pela resoluo 217 A(111) de 10 de dezembro de 1948 da Assembleia Geral das Naes Unidas. No um tratado que obrigue os Estados, mas h discusses entre juristas internacionais para que a extenso de seu contedo, total ou parcial, pode ser legalmente obrigatrio aos Estados sob o aspecto do direito consuetudinrio internacional (costumes). Algumas declaraes ou resolues, ou partes dessas, podem eventualmente se tornar mandatrias sob o aspecto da lei internacional, se as suas provises demonstrarem que se tornaram prtica habitual aceita pelos Estados. Se as provises alcanarem esse status, podemos dizer que se tornaram direito consuetudinrio internacional. A Declarao Universal dos Direitos Humanos e os dois Pactos dela decorrentes tm aplicao global. Os Pactos so obrigatrios aos Estados que os ratificaram, mas tambm existem tratados regionais tais como a Carta Africana de Direitos Humanos; a Conveno Americana de Direitos Humanos, e a Conveno Europeia de Direitos Humanos. Outros instrumentos internacionais incluem cdigos e princpios. Esses textos so adotados por organismos internacionais como a Assembleia Geral das Naes Unidas. Esses instrumentos no so obrigatrios por si s, mas eles reiteram e reforam as provises dos tratados, assistem e encorajam o cumprimento daquelas provises estabelecendo padres detalhados para aquela finalidade.

4. Os ttulos dos dois Pactos Internacionais referem-se a dois tipos diferentes de direitos humanos. So eles igualmente importantes e relevantes para o trabalho policial?
A distino surgiu, em primeiro lugar, pelo modo que os direitos neles constantes foram abordados na teoria. Em primeiro lugar, os direitos humanos foram considerados como clamor pela no interveno dos governos na vida dos cidados. A primeira gerao dos direitos veio a ser conhecida como direitos civis e polticos. Estes incluem o direito vida, o direito liberdade e segurana da pessoa; a proibio da tortura e tratamentos degradantes; direito liberdade de pensamento, conscincia e religio; o direito liberdade de opinio e expresso; o direito liberdade de reunio pacfica e de livre associao. Pode-se facilmente verificar que direitos dessa natureza afetam diretamente e so afetados pelo trabalho policial. Em seguida foi solicitado uma participao e interveno positiva dos governos para promover a justia social, que tambm deveriam ser considerados como direitos humanos. Esta segunda gerao de direitos veio a ser conhecida como os direitos econmicos, sociais e culturais. Estes incluem o direito seguridade social; direito ao trabalho; direito educao; o direito participao na vida cultural de sua comunidade. A relao entre o trabalho policial e esta categoria de direito menos bvia, mas existe. Essas duas geraes de direitos so consideradas como indivisveis e interdependentes de modo que se considera que o gozo de uma categoria de direitos est diretamente ligada ao gozo da outra. Neste sentido no podemos considerar que um direito seja mais importante que outro, apesar de, em certas circunstncias, alguns direitos adquirem maior significado especfico. Os direitos em ambas categorias apresentadas so conhecidos como direitos individuais, pois cada indivduo deve poder usufru-los. Uma terceira gerao de direitos conhecidos como direitos coletivos so agora reconhecidos, e isto incluiria, por exemplo, o direito ao desenvolvimento.

5. Uma das razes que policiais so to reservados a respeito do conceito de direitos humanos que, quando se fala em direitos humanos parece

que esto mais voltados proteo dos criminosos que s vtimas. Voc considera que isto reduz o valor dos direitos humanos?
No. A razo principal dos direitos humanos lidar com um tipo especfico de violao o abuso de poder pelo Estado. Os padres internacionais de direitos humanos tm o objetivo de prevenir que as pessoas se tornem vtimas desse abuso, assegur-las e proteg-las caso isto acontea. Algumas violaes de direitos humanos so atos criminosos por si s tortura, por exemplo, e execues ilegais por funcionrios do Estado. Os criminosos tambm tm direitos humanos, por exemplo, tm direito a um julgamento justo e a um tratamento humano quando detidos. Uma vez sentenciados por uma corte de justia pelo cometimento de uma ofensa criminal, eles perdero o direito liberdade durante o tempo de cumprimento da sentena. No que se refere aos policiais, estes devem entender que enquanto estiverem investigando um crime, esto lidando com suspeitos e no com pessoas que foram condenadas pelo cometimento de um ato criminoso (que est sendo investigado). Apesar de um policial acreditar que a pessoa realmente cometeu o crime, somente a justia poder considerar a pessoa culpada. Este um elemento essencial para um julgamento justo, prevenindo que pessoas inocentes sejam condenadas por crimes que no tenham cometido. Formas inadequadas de se fazer justia, levando condenao pessoas inocentes, (devido ao modo que a polcia desrespeita os direitos humanos), leva um descrdito ao trabalho policial e ao sistema judicial como um todo. A consequncia que as pessoas param de cooperar com a polcia, reduzindo a sua eficincia. No que concerne s vtimas de atos criminosos, existe um instrumento internacional que estabelece padres para o tratamento com essas pessoas Declarao dos Princpios Bsicos de Justia Relativos s Vtimas da Criminalidade e de Abuso de Poder.

6. Mas o que dizer das violaes de direitos humanos cometidos por criminosos e terroristas?
A violao de direitos humanos somente pode ser cometida por uma pessoa com a autoridade e poder conferida pelo Estado e a exerc-la em seu nome. Nenhum criminoso ou terrorista tem essa dignidade ou esse poder. Quando criminosos ou terroristas ferem ou matam pessoas eles cometem atos criminosos, mas no cometem violaes de direitos humanos. Isto no reduz o mal que fizeram e devem ser punidos pela lei pelos crimes cometidos. Este ponto tambm pode ser ilustrado considerando-se a ao de um policial. Se este policial, durante seu trabalho, agride fisicamente um suspeito durante uma entrevista ou depoimento, intimidando essa pessoa a confessar um crime, essa ao seria considerada criminosa (leso corporal ou tortura), mas tambm seria uma violao aos direitos humanos (proibio de tratamento degradante ou tortura). Mas, se por outro lado um policial no estando de servio, agindo por conta prpria venha a agredir algum, esta ao seria criminosa, mas no uma violao dos direitos humanos. Em ambos os casos apresentados o policial dever ser punido pela lei criminal de seu pas, mas, no primeiro exemplo, a vtima tem o direito de proteo e indenizao do Estado. Com respeito preveno contra tortura, identificao e punio das pessoas que a cometeram, os instrumentos internacionais estenderam a noo de responsabilidade para esta violao especfica dos direitos humanos.

7. Assim sendo, em relao aos direitos humanos, policiais so considerados como delinquentes?
No. A relao entre polcia e direitos humanos est centrada nas noes de proteo e respeito, e pode ser uma relao muito positiva. De fato funo da polcia a proteo dos direitos humanos. Ela faz isso de maneira genrica, mantendo a ordem social, de modo que todos os direitos humanos, de todas as categorias possam ser gozados. Quando h uma quebra na ordem social, a capacidade e habilidade do Estado em promover e proteger os direitos humanos so consideravelmente diminudos ou destrudos. Ainda, parcialmente por meio da atividade policial que o Estado atinge suas obrigaes legais de proteger alguns direitos humanos especficos o direito vida, por exemplo. Considerando o respeito, policiais devem respeitar os direitos humanos no desenvolvimento de suas atividades profissionais. Em outras palavras, considerando que funo da polcia a proteo dos direitos humanos, o requisito de respeito a esses direitos afeta diretamente o modo que a polcia desempenha todas as suas funes. Isto tambm um relacionamento positivo para o requisito de proteo aos direitos humanos, que estejam intimamente ligados ao desempenho das funes policiais. Por exemplo: direitos humanos so protegidos por lei, a polcia aplica a lei (faz cumprir a lei) com o objetivo de prevenir e detectar o crime, manter a ordem social e proteger os direitos humanos. Visto desse modo, a atividade de polcia consiste em desempenhar funes policiais, e ao mesmo tempo proteger os direitos humanos. Violar os direitos humanos, desrespeitar as normas legais como propsito de aplicar a lei no considerado uma prtica policial eficiente apesar de algumas vezes se atingirem os resultados desejados. Quando a polcia viola a lei com o intuito de aplic-la, no est reduzindo a criminalidade, est somando a ela. O relacionamento entre polcia e direitos humanos negativa, sendo os policiais vistos como delinquentes, quando esses mesmos direitos no so respeitados. Quando isso acontece, demonstra que o trabalho policial efetivo no est sendo desempenhado.

8. O cumprimento s proibies e limitaes previstas nos instrumentos internacionais um dos elementos do trabalho policial eficaz. Talvez o tratamento do tema seria menos crtico se a polcia tivesse uma viso mais positiva de direitos humanos e se os instrumentos legais expressassem mais que somente uma srie de limitaes e proibies na ao policial.
Os princpios que fundamentam os direitos humanos respeito pela dignidade da pessoa humana, universalidade e inalienabilidade de direitos no so proibies ou limitaes, so ideais humanitrios comuns apoiados no imprio da lei. Esses providenciam uma base muito positiva entre aqueles que exercem o poder estatal e aqueles em favor de quem exercido indivduos e grupos na sociedade. Os direitos que derivam desses princpios fornecem mais regras de comportamento do que de relacionamento. No que concerne atividade policial, esses so requisitos positivos respeitar o direito liberdade e segurana da pessoa, ou conduzir investigaes de um crime de modo que o direito a um julgamento justo seja assegurado. Os cdigos e princpios internacionais que referem atividade policial providenciam uma orientao detalhada e de maneira positiva para diversas situaes. Por exemplo, o Cdigo de Conduta para os funcionrios responsveis pela aplicao da lei, das Naes Unidas abrange normas gerais e especficas de comportamento na matrias

como uso de fora (art. 3), confidencialidade (art. 4), proteo a pessoas detidas (art. 5 e 6), e respostas a comportamento no desejvel por colegas de profisso (art. 8). O art. 1 requer altos padres de responsabilidade e competncia profissional. A resoluo das Naes Unidas que adotou o Cdigo (34/169 de 17 de dezembro de 1979) requer inter alia, que toda organizao de aplicao da lei seja representante da sua comunidade no seu conjunto, bem como responder s suas necessidades e ser responsvel perante ela. Esta uma declarao muito positiva da natureza da funo policial e o relacionamento das organizaes policiais e as comunidades a que elas servem. Os Princpios bsicos sobre a utilizao da fora e de armas de fogo pelos funcionrios responsveis pela aplicao da lei outro instrumento. Seus 26 princpios propiciam exemplos prticos e detalhados para melhor prtica no uso de fora e armas de fogo pela polcia. Esses princpios expressam padres positivos nas matrias como a criao de regras e orientaes nacionais para o uso de fora e armas de fogo (Princpio 1); o desenvolvimento de leque de meios to amplo quanto possvel e habilitar os funcionrios responsveis pela aplicao da lei com diversos tipos de armas e munies que permita o uso diferenciado da fora e armas de fogo e adoo de material defensivo (Princpio 2); a circunstncia na qual armas de fogo podem ser utilizadas contra pessoas (Princpio 9); treinamento de policiais (Princpio 20); aconselhamento contra stress para policiais; e responsabilidade individual de policiais e de seus comandantes (Princpios 24 26).

9. Policiais so naturalmente interessados na maneira que a lei aplicada. Que medidas e sistemas existem para assegurar o cumprimento das leis internacionais de direitos humanos?
Em 17 de julho de 1998, a comunidade internacional decidiu, durante uma conferncia diplomtica, pela criao de um tribunal permanente a Corte Penal Internacional encarregada de julgar os crimes de guerra, crimes de genocdio, crimes contra a humanidade e etc. Os vrios mecanismos existentes atualmente para assegurar o cumprimento das leis internacionais de direitos humanos esto diretamente dirigidas a encorajar os Estados a criar e sustentar os arranjos legais de modo a implementar suas obrigaes legais internacionais de proteger os direitos humanos. Estados so encorajados a cumprirem sua prpria legislao nacional pelos meios disponveis em sua administrao quando existem violaes de direitos humanos, protegendo compensando as vtimas. Os mecanismos internacionais so de duas categorias 1) corpos de princpios e procedimentos dentro do sistema das Naes Unidas(ONU), e 2) procedimentos baseados em tratados e procedimentos. No sistema da ONU, o organismo principal a Comisso de Direitos Humanos, que composta de 53 representantes dos EstadosMembros. A Comisso faz estudos, prepara recomendaes e esboa instrumentos internacionais relativos a direitos humanos. Tambm desenvolve aes especiais designadas pela Assembleia Geral, e pelo Conselho Econmico e Social da ONU. Estas aes incluem a investigao de alegaes de violaes de direitos humanos e suas respectivas comunicaes. Ainda existem procedimentos especiais em relao ONU. Pode consistir em uma pessoa Special Rapporteur ou pode consistir em um Grupo de Trabalho. Esses procedimentos especiais so de duas categorias: 1) procedimentos temticos e, 2)procedimentos especficos a pases. Os procedimentos temticos se dirigem a um tipo especfico de violaes. Por exemplo, em 1988 a comisso de direitos humanos estabeleceu um Grupo de Trabalho sobre

Desaparecimentos Forados ou Involuntrios com a atribuio de estudar o fenmeno. Foi indicado um Special Rapporteur para execues extrajudiciais, um para Tortura, um para Intolerncia Religiosa, e um Grupo de Trabalho para Deteno Arbitrria. Os procedimentos especficos para pases tratam das situaes de direitos humanos em um pas ou territrio em particular. Isso significa um grande nmero de pases em todas as regies do mundo. H ainda vrias formas de procedimentos baseados em Tratados. Por exemplo, o Comit de Direitos Humanos estabeleceu na Parte IV do Pacto Internacional pelos direitos civis e polticos, duas funes principais superviso e aplicao. Superviso conduzida por meio de relatrios, onde os pases ratificadores do Pacto submetem relatrios peridicos sobre as medidas que adotaram e do efetividade aos direitos reconhecidos no Tratado e progresso alcanado na fruio desses direitos. Aplicao envolve comunicao (denncias) por indivduos que alegam terem sofrido violaes de direitos protegidos pelo Pacto, e ainda denncias de Estados contra outros no que concerne a sua conduta. Um Comit contra a Tortura foi estabelecido pela Conveno contra Tortura e outras penas ou tratamentos cruis, desumanos e degradantes. Este Comit recebe constantes relatrios de Estados ratificadores, examina a informao que aparenta conter indicaes fundamentadas que a Tortura sistematicamente utilizada naquele Estado. Cada um dos 03 Tratados Regionais estabeleceram procedimentos que asseguram o cumprimento de suas provises. Assim existe uma Comisso Africana sobre Direitos Humanos e dos Povos; uma Comisso Interamericana de Direitos Humanos e uma Corte Interamericana de Direitos Humanos, e uma Corte Europeia de Direitos Humanos. Este so apenas alguns exemplos que existem de mecanismos de aplicao das normas. Outros ainda existem dentro do sistema das Naes Unidas e estabelecidos por meio de tratados. O autor: RALPH CRAWSHAW ex-policial britnico e agora do Centro de Direitos Humanos, trabalhando no campo de direitos humanos e trabalho policial.

Вам также может понравиться