Вы находитесь на странице: 1из 25

Tomografia computadorizada

Componentes

Prof Claudio Souza

Componentes

Gantry

Gantry
PRINCIPAIS BOTES DE COMANDO NO GANTRY
Demonstrao de mensagem automtica. Limites de inclinao e movimentao da mesa.
Marcador interno para estabelecer o ponto de referncia .

Suporte para dentro.

Mesa para cima. Suporte para fora.

Luz de alinhamento do laser. Travar/Liberar suporte


Indicador do sensor de coliso da mesa/Redefinir.

Mesa para baixo.

Inclinao do gantry, posterior/anterior. Acelera o deslocamento.

Pressione Posio inicial para que o suporte se desloque para fora do gantry e a inclinao do gantry volte para a posio zero graus.

Gantry
PAINIS NO GANTRY

Gantry
PAINIS NO GANTRY

Indicador de suporte destravado.

Indicador de exposio

Indicador de altura.
Indicador da luz laser. Indicador de inclinao do gantry. O Indicador de pulmo acende-se quando o scanner captura um sinal de sincronizao respiratrio. (GATED respiratrio).

O Indicador de corao acende-se sempre que o scanner detecta um sinal de sincronizao de ECG. (GATED cardaco).

Gantry
PAINIS NO GANTRY
Luz de respirao

Luz de apnia

Temporizador de apnia

Tubo de raios X

Detectores

Colimadores

Espessura de corte
As espessuras de cortes esto diretamente relacionadas a gerao dos aparelhos, onde as espessuras no medidas em milmetros (mm) e depende diretamente da quantidade de detectores e os tipos de colimadores.
Espessuras 0625, 1mm, 1,250mm, 1,5mm, 2mm, 2,5mm, 3mm, 3,5mm, 3,75, 5mm, 7mm, 7,5mm, 10mm.

Detectores

Espessuras

Mesa
O que difere as mesas dos diversos modelos de tomgrafos so a capacidade de peso suportado, que varia de 90kg em aparelhos de geraes e at 320kg em aparelhos multidetectores de ultima gerao.

Computador

Computador

Perifricos

Perifricos
BOTES DE COMANDO NO TECLADO
Inicia o exame tanto no scout quanto nas varreduras.

Pausa a varredura.

Para a varredura

Desloca a mesa para a posio inicial. Para o deslocamento da mesa

Faz a inclinao do gantry direto da mesa de comando

Perifricos
BOTES DE COMANDO NO TECLADO
Pressione Talk (Interfone) e fale no interfone situado acima do boto para se comunicar com a sala de exame.
Controle de volume (operador falando com o paciente).

Controle de volume (mensagem automtica para o gantry).

Controle de Volume (paciente falando com o operador)

Perifricos

A imagem
As imagens geradas nos diferentes equipamentos de diagnstico por imagem podem ser reconstrudas a partir da transformao de um nmero muito grande de correntes eltricas em dgitos de computador formando uma imagem digital. A imagem digital apresentada em uma tela de computador ou filme radiogrfico na forma de uma matriz formada pelo arranjo de linhas e colunas. Na interseco das linhas com as colunas forma-se a unidade bsica da imagem digital, o Pixel (picture element). Para que a imagem digital possa interpretada como a imagem de um objeto ou de uma estrutura anatmica os dgitos de cada pixel da imagem so convertidos em tons de cinza numa escala proporcional a seus valores. A imagem digital final ser o resultado do arranjo de uma grande quantidade de pixels apresentando tonalidades diferentes de cinza e formando no conjunto uma imagem aprecivel.

Matriz
A Imagem em Matriz Por matriz, entendemos um arranjo de linhas e colunas. A imagem tomogrfica uma imagem matricial onde, o arranjo das linhas e colunas, formam os elementos de imagem denominados individualmente pixel, que , por sua vez, a rea resultante da intersecco das linhas com as colunas. A espessura do corte forma a terceira dimenso e, est relacionada profundidade do corte. O volume formado pelo pixel e pela profundidade do corte conhecido por voxel. Nos tomgrafos atuais a matriz usual possui alta definio e dimenses de 512 linhas x 512 colunas. O primeiro tomgrafo EMI possua matriz de resoluo 80 x 80.

Matriz
35 36 34 39 33 31 34 33 35 32 31 78 80 85 90

Voxel
Em tomografia computadorizada e ressonncia magntica nuclear as imagens representam as estruturas anatmicas em cortes ou fatias. A espessura do corte est relacionada com a profundidade da imagem. O cubo de imagem formado pelo pixel mais a espessura do corte que representa (profundidade) denominado VOXEL (Elemento de volume). O voxel poder ser isotrpico, quando apresentar as mesmas dimenses entre a sua largura, altura, e profundidade ou, anisotrpico, quando essas medidas forem diferentes. Voxel Isotrpico Matriz

Pixel

Pixel
O arranjo de linhas e colunas forma a matriz da imagem digital. Quanto maior a quantidade de linhas e colunas menor ser o pixel e conseqentemente a imagem final apresentar melhor resoluo, no entanto, no necessariamente melhor qualidade, pois os sinais provenientes de pixels de pequenas dimenses apresentam grande quantidade de rudo eletrnico, prejudicando as imagens que passaro a se apresentar com aspecto granulado.

Matriz

Questes
1- Quais so os principais componentes de um tomgrafo? 2- Qual a inclinao mxima que um gantry capaz de fazer em tanto anterior quanto posteriormente? 3- O que um gantry? 4-Quantos e quais so os colimadores? 5- Qual a capacidade mnima e mxima das mesas em kg? 6- O que compe o console do operador? 7- O que uma matriz? 8- O que pixel? 9- Diferencie isotrpico de anisotrpico. 10- Qual a frmula para calcular pixel?

Acesse: www.claudiosouza.spaceblog.com.br

Вам также может понравиться