Вы находитесь на странице: 1из 10

OS REGISTROS RUPESTRES DA CHAPADA DO ARARIPE, CEAR, BRASIL.

Rosiane Limaverdei (Programa de Ps-graduao em Arqueologia e Preservao do Patrimnio-UFPE/ Fundao Casa Grande-Memorial do Homem Kariri). RESUMO Este trabalho apresenta os registros rupestres da Chapada do Araripe, Cear, Brasil. Tratou-se de identificar os grupos sociais autores dos registros para o estabelecimento de uma identidade grfica na rea, atravs de uma abordagem terico-metodolgica que compreende essas manifestaes grficas como sistemas particulares de comunicao social. O nosso objetivo contribuir para identificao de grupos tnicos que se relacionaram com o ambiente da Chapada do Araripe, no contexto da disperso das diferentes manifestaes de registros rupestres, hoje pesquisados no Nordeste do Brasil. Realizamos o estudo dos registros rupestres da Chapada do Araripe a partir de um stio onde esto presentes gravuras pintadas, na tentativa de estabelecer estudos comparativos para o seu posicionamento no contexto do estudo dessas tradies j pesquisadas. PALAVRAS CHAVES: Registros Rupestres, Chapada do Araripe, Identidade Grfica, Nordeste, Brasil. ABSTRACT This work presents the rock registers of the Chapada of the Araripe, Cear, Brazil. It is treated to identify to the social groups authors of the registers for the establishment of a graphical identity in the area, through a boarding theoretician-metodolgica who understands these graphical manifestations as particular systems of social communication. Our objective is to contribute for identification of ethnic groups that if had related with the environment of the Chapada of the Araripe, in the context of the dispersion of the different manifestations of rock registers, today searched in the Northeast of Brazil. We intend to carry through the study of the registers of the Chapada one of the Araripe from a small farm where are gifts painted engravings, in the attempt to establish comparative studies for its positioning in the context of the study of these searched traditions already.

O ARARIPE No centro do Nordeste se ergue o Araripe um imenso planalto de formao sedimentar, mais comprido do que largo em sua imponente altitude. Sem dvida uma bela paisagem, que do serto do Cear ou Pernambuco podemos contemplar a quilmetros de distncia, separando-se do espao por uma regular, extensa e ntida linha horizontal. De longe o vemos azulado, dandonos a impresso de um encontro do cu com o mar. Lugar das Araras o significado do seu nome Araripe, originrio da lngua Tupi. A Chapada do Araripe notcia desde o sculo XIX e, segundo o Baro de Capanema (1859), uma Serra em decomposio que delimita geograficamente trs estados: Cear, Pernambuco e Piau. Seus braos, ao oeste, se estendem chegando fronteira do Piau onde se encontram com a Serra da Ibiapaba. leste, seus vales frteis chegam at quase o limite do estado da Paraba pelas Serra do Saco e Serra Verde. Ao sul, em toda a sua extenso, limita-se com o Pernambuco. Ao norte, abre seus flancos avanando em direo a depresso sertaneja cearense.

1. O ARARIPE

O Araripe tem uma forma tabular, medindo cerca de 180 quilmetros de comprimento no seu maior eixo leste/oeste, e com uma variao de cerca 30 a 70 quilmetros de largura no seu eixo norte/sul. No topo da Chapada, a sua rea de 7.500 quilmetros quadrados e sua altitude varia o o de 1000 a 700 metros. Suas coordenadas geogrficas so: 38 30 a 40 55 de longitude Oeste o o de Greenwich e 7 07 a 7 49 de latitude sul. O seu territrio envolve em termos geogrficos dois espaos do Nordeste: -A bacia sedimentar do Araripe: constituda de uma zona comprida, alta, que o topo da chapada, e de uma zona mais limitada, que o sop das encostas da chapada. Esta zona limitada mais ampla ao norte, no estado do Cear. -Os setores em volta da bacia: ao norte, a depresso sertaneja setentrional; ao sul, parte da depresso sertaneja meridional; ao oeste, parte do complexo Ibiapaba. Em termos ambientais, a Chapada do Araripe envolve trs tipos de territrios:

-A rea de Proteo Ambiental do Araripe (APA- 1997) no centro com uma vegetao mais abundante: a Floresta Nacional do Araripe (FLONA- 1946). -reas extensas no entorno da APA, semi-ridas, que devido ao antrpica esto passando por um processo de desertificao parcial. -reas urbanas, em processo de modernizao. Ao norte, a natureza do subsolo dessa bacia sedimentar torna a Chapada do Araripe um grande reservatrio de gua (aqferos), dando origem s inmeras fontes de ps de serra: O Cariri cearense.

A REA ARQUEOLGICA DO ARARIPE A Chapada do Araripe, que se situa entre a rea do Parque Nacional Serra da Capivara e o Serid, ainda uma lacuna no estudo de aspectos importantes dos caminhos migratrios do homem na pr-histria do Nordeste. Foram identificados sete stios portadores de registros ii rupestres na rea arqueolgica do Araripe localizados nos municpios de Crato, Nova Olinda, Santana do Cariri, Campos Sales e Mauriti, integrantes da regio do Cariri cearense.

2.CHAPADA DO ARARIPE SERRA DA CAPIVARA - SERID

Dividimos toda a encosta norte do Araripe (sul do Cear) que se constitui a rea em estudo, em trs vertentes, de acordo com suas caractersticas geomorfolgicas. Denominamos de vertente norte da Chapada, a vertente retilnea mais avanada em direo norte, a qual do vale sinclinal, os fluxos dgua correm para a sub-bacia do Rio Salgado leste. As outras duas vertentes so cncavas: A leste, a sub-bacia do Rio Salgado, que forma no municpio de Crato, o fundo de um vale cncavo que se abre depois para uma vrzea em direo os municpios de Milagres e Mauriti. E a vertente oeste, formando o vale estrutural da sub-bacia do Rio Caris, entrada para o semi-rido cearense. OS STIOS PESQUISADOS 1. O Stio Santa F Localizado no municpio de Crato, este stio est situado na alta vertente norte da Chapada do Araripe, a 850 metros de altitude, em um abrigo rochoso de arenito, prximo a nascente do o o Riacho dos Crias, com localizao geogrfica: S 07 1012.7 e W 039 3033.1. O stio se apresenta com um corpus grfico de gravuras, onde encontramos tambm a presena no painel de gravuras pintadas.

3. DETALHE DAS GRAVURAS PINTADAS

4. LOCAL DO STIO

2.O Stio Olho Dgua de Santa Brbara Localizado no Municpio de Nova Olinda, com coordenadas geogrficas S 07 0830.6 e W 039 3828.6, este stio est situado na alta vertente norte da chapada j na fronteira com a vertente oeste, numa cota 100m mais baixa que o Stio Santa F, a 750m de altitude. Nele esto presentes gravuras e pinturas. Mas estes grafismos no aparentam relaes com as gravuras pintadas do Stio Santa F.
o o

5. PINTURAS E GRAVURAS

6.LOCAL DO STIO

3. O Stio Tatajuba e Tatajuba 2 Estes stios esto localizados no Municpio de Santana do Cariri, a 500m de altitude, com o o o o coordenadas geogrficas S 07 0656.0 e W 039 4918.0 e S 07 0705.8 e W 039 4918.3. uma regio da encosta do Araripe onde predominam os abrigos calcrios.

7. PINTURAS NO CALCREO

8. LOCAL DO STIO

4. A Pedra do Convento O stio foi localizado a 628 metros de altitude, com coordenadas geogrficas S 06 5753.7 e W o 040 0959.5, numa zona grfica constituda de gravuras com cinco stios situados no espinhao da Serra dos Basties, que margeia o rio do mesmo nome, integrante da sub-bacia do Rio Cari.
o

9. ABRIGO COM GRAVURAS

10. DETALHE

11. LOCAL DO STIO

5. A Pedra do Letreiro e o Stio Cajueiro

12. ABRIGO DA PEDRA DO LETREIRO

13. DETALHE

14. STIO CAJUEIRO

15. PINTURAS

leste do Araripe, aps o vale cncavo, uma vrzea se expande ligando-se no extremo leste com a sub-bacia do Riacho da Brgida, o acesso hidrogrfico do Araripe com o Rio So Francisco. Nesta regio segregamos os dois stios: a 400 metros de altitude, a Pedra do Letreiro o o com coordenadas geogrficas S 07 1756.1 e W 038 3837.7e o Stio Cajueiro com o o coordenadas S 07 2143.03 e W 038 4530.39.

Tabela 1: Os grafismos do Araripe

Nome dos Stios 1.Stio Santa F 2.Stio Olho dgua de Santa Brbara 3.Stio Tatajuba 4.Stio Tatajuba 2 5.Pedra do Convento 6.Pedra do Letreiro 7.Stio Cajueiro AS GRAVURAS PINTADAS

Gravuras Pintadas x

Gravuras x x

Pinturas x x x

x x x x

Em um tempo pretrito, a totalidade do abrigo do Stio Santa F era formado de uma fcies hetereoltica nica, composta de um arenito cimentado com quartzo, de maior dureza, com colorao avermelhada. Foi neste tempo que os autores das gravuras pintadas deixaram suas marcas no suporte. Esse grupo dominava a tcnica de pintar gravuras. Conclumos que o Stio iii Santa F no era um local de habitao, mas de algum tipo de ritual, um santurio , onde houve a repetio sistemtica em quase todo o paredo de um smbolo grfico muito importante para o grupo. Esse smbolo teve a funo de ser um marcador de memria que perpetuasse a tradio iv cultural do grupo, contendo dessa forma uma narrativa mtica . No arenito do suporte mais recente (lado esquerdo do painel), outros autores gravaram, mas no dominavam a pintura. Porm repetiram o mesmo smbolo gravado anteriormente e inovaram com o conjunto grfico das mos, ps e tridgitos. interessante notar que no houve superposies nos grafismos. O que aconteceu foi um desgaste natural do suporte que pelos vestgios pictricos existentes, conclumos que j era gravado e pintado, deixando um espao livre para que fosse gravado posteriormente. Os autores que gravaram nesse novo suporte parecem que reconheceram os grafismos anteriores, os respeitaram e procuram reproduzi-los, sua maneira, sem a pintura. Porm, muito tempo pode ter se passado entre as gravuras pintadas e as gravuras subseqentes, uma vez que os tempos geolgicos para o desgaste natural de um suporte, mesmo tratando-se de arenito, so mais longos do que o tempo para grupos humanos nmades de passagem por um lugar. A composio da gravura com a pintura nas gravuras pintadas de Santa F formam, portanto, um produto grfico intencionalmente elaborado para proporcionar aquele efeito visual de profundidade e, dentro dessa perspectiva, evocativo de uma temtica ritualstica. No se tratava apenas de um grupo com um domnio conjunto de duas tcnicas, mas eles desenvolveram algo mais, chegando atravs do uso da cor e da noo de distanciamento entre as figuras, a uma tcnica geradora de um efeito visual, ao qual estamos chamando de impressionista. Esse efeito v visual s foi possvel com ajuda de um suporte consistente, um arenito com a dureza necessria para realizar o gravado e perdurar a tinta. A cor vermelha da tinta ocre assumiu um papel central, modelando as gravuras e acentuando a profundidade. AS GRAVURAS No Stio Santa F e no Stio Olho Dgua de Santa Brbara, existem gravuras que apresentam morfologia e temtica semelhante. So gravuras de ps e tridgitos que se repetem nos dois abrigos. As escolhas do suporte para o gravado so do mesmo tipo de arenito frivel da srie

superior do Araripe. Por ser o Olho Dgua de Santa Brbara o stio mais prximo de Santa F, seguindo da vertente norte no sentido oeste, acreditamos que essas gravuras possam pertencer a um mesmo grupo social posterior aos autores das gravuras pintadas. Foi observado que no Stio Olho Dgua de Santa Brbara, essas gravuras esto superpostas pelas pinturas, o que no ocorreu em Santa F. Essa superposio ocorreu de forma parcial como comum nas tradies de pinturas do Nordeste, onde a pintura no prejudicou a apresentao da gravura. As gravuras do Stio Pedra do Convento fazem parte de um outro contexto geomorfolgico da rea pesquisada. Acreditamos que as mesmas estejam relacionadas a uma zona de Itacoatiaras que poderiam ter descido o Rio Jaguaribe margeando o Rio Basties pelo espinhao da sua serra ao encontro do Araripe. Assinalamos, portanto, que na rea existem a presena de dois perfis grficos distintos para as gravuras no pintadas: - O primeiro, das gravuras de altitude da Chapada. Este perfil, relacionado com as gravuras que aparecem no painel das gravuras pintadas do Stio Santa F, mas em outro tempo grfico, quando um grupo social que no pintava, preservou e repetiu o tema antigo do painel. Esse mesmo grupo social conviveu no ambiente pretrito do Stio Olho Dgua de Santa Brbara, anteriormente aos autores dos grafismos pintados. - O segundo perfil grfico est relacionado aos Rios Basties e Riacho Conceio, integrantes da regio oeste do Araripe e pela anlise, conclumos que fazem parte das Itacoatiaras nordestinas. As gravuras da Pedra do Convento foram realizadas com um outro tipo de tcnica para atender as exigncias de um ambiente com geomorfologia diferenciada, maior dureza e consistncia do suporte. A temtica da Pedra do Convento parece abordar uma temtica ritualstica comum as itacoatiaras nordestinas, o culto s guas. AS PINTURAS A Pedra do Letreiro, localizada no vale do Cariri, at o momento o stio mais expressivo com registros grficos pintados que temos notcias na regio, apresentando uma variedade tcnica, porm conservando sua temtica, com a presena de antropomorfos caracterizados com vestimentas e a predominncia de grafismos no reconhecveis. Neste stio encontramos uma possvel representao do emblemtico dorso contra dorso da Tradio Nordeste de Pinturas. Na Pedra do Letreiro tambm esto presentes uma variedade de vi grafismos no reconhecveis, na sua grande maioria denominados de geomtricos . Por outro lado, a pouca expressividade dos stios com pinturas na altitude do Araripe deve-se ao fato principalmente da degradao que os fatores naturais causaram nos suportes pintados do arenito frivel e do calcrio. O que parece ter ocorrido que grupos humanos caadores e coletores podem ter vindo do vale do So Francisco ou da Paraba, j durante o perodo Holocnico, migrantes talvez das reas do Serid ou da Serra da Capivara. Chegando ao vale do Rio Salgado e avistando o Araripe, subiram vale cima, contornando a vertente leste pela Serra de So Pedro (a nordeste). Esses grupos teriam alcanado a vertente mais avanada (norte) e dali se expandido rumo ao oeste do Araripe, chegando ao Olho dgua e ao Tatajuba.

No temos ainda indcios de registros grficos na fronteira da Chapada do Araripe com o Piau, no extremo oeste. Tambm no foi localizado no vale norte e oeste, nenhuma zona grfica de pinturas. Outra possibilidade seria grupos humanos em momentos climticos propcios, ultrapassarem a barreira florestal, de escassez dgua e caa do cimo do Araripe no sentido sul/norte (Pernambuco-Cear). Mas ainda no foi possvel verificar essa hiptese. Continuamos com a incgnita para as vias de penetrao desses grupos no Araripe. No Stio Olho dgua de Santa Brbara, encontramos pinturas superpostas s gravuras que esto relacionadas ao segundo tempo grfico do Stio Santa F. Isso pode significar que as pinturas desse stio correspondem a um terceiro tempo grfico no Araripe, posterior as gravuras pintadas e as gravuras. O Stio Tatajuba, numa altitude inferior aos stios Santa F e Olho Dgua de Santa Brbara, apresenta-se tambm com superposies grficas, onde foram observados 3 tempos grficos. No caso dessas superposies grficas, no temos dados suficientes para relacion-las com os grafismos de Santa F, do Olho dgua de Santa Brbara e nem aos grafismos da Pedra do Letreiro. Com relao aos stios de pinturas assinalamos algumas caractersticas tcnicas e temticas presentes na rea. A utilizao preferencial de tinta vermelha ocre com variedades de tonalidade e densidade a dominante em todos os stios de pinturas analisados, seguida em pequena proporo do amarelo ocre e do preto. Os desenhos grficos das pinturas se apresentam com contornos abertos, fechados e em menor quantidade com contorno preenchido no interior, no caso dos zoomorfos. Nessas figuras zoomrficas com contornos preenchidos (Stio Olho Dgua de Santa Brbara, Pedra do Letreiro) h uma predominncia de lagartos; Foi observado a presena de alguns borrados nos contornos dos grafismos pintados, tanto nos stios de altitude, como nos stios do vale. Pela anlise dos traados das pinturas, observamos que o dedo pode ter sido a utilizao preferencial como instrumento para pintar. Mas provavelmente outros instrumentos tambm foram utilizados: pincis de consistncia grossa, fina e algum tipo de fibra. As figuras antropomrficas se apresentam esquemticas (no Stio Olho Dgua de Santa Brbara, Tatajuba, Pedra do Letreiro e Stio Cajueiro). Algumas figuras humanas usando vestimenta (Pedra do Letreiro) e duas figuras antropomrficas dorso contra dorso (Pedra do Letreiro). Pela nossa anlise pode-se observar que nos stios do Araripe predominam uma maioria de grafismos no reconhecveis com uma tendncia geometrizao. So pinturas de linhas sinuosas, linhas onduladas, linhas circulares, linhas duplicadas paralelas, traos paralelos contnuos, pontilhados, triangulares, retangulares, crculos concntricos, linha seqenciais de traos em formas xe de v. Com relao ao tempo grfico, foram assinaladas a presena de superposies grficas em trs dos stios analisados (Stio Olho Dgua de Santa Brbara, Stio Tatajuba e Stio Pedra do Letreiro, indicando tempos de realizao grfica distintos para as pinturas do Araripe. Atravs da variedade de caractersticas dos perfis grficos analisados e do estudo das superposies grficas, apontamos a presena pretrita de uma diversidade grfica no Araripe.

Essa diversidade grfica seria o produto de grupos sociais distintos que teriam alcanado o Araripe em busca de um refgio ambiental para suas sobrevivncias, em tempos cronolgicos diversificados, provavelmente durante as vrias flutuaes climticas no Pleistoceno Final ou incio do Holoceno. Como no trabalhamos diretamente com dados cronolgicos, no temos como precisar quando chegaram esses grupos. Apenas assinalamos tempos grficos distintos, de acordo com a anlise dos suportes e das superposies grficas.

NOTAS Os registros rupestres da Chapada do Araripe, no Cear foi objeto de estudo desta autora em dissertao apresentada ao programa de Arqueologia e Preservao do patrimnio da UFPE, para obteno do grau de Mestre, em Junho/2006, com a orientao da Dra. Gabriela Martin. Ver Martin (2003:13): Uma rea arqueolgica, como categoria de entrada para o incio e continuidade sistemtica de uma pesquisa, deve ter limites flexveis dentro de uma unidade ecolgica que participe das mesmas caractersticas geo-ambientais.
iii Um lugar evocativo de um rito. Templos, casas, cidades, sepulturas, estbulos, rvores, objetos, pedras, animais e at cacos de cermica podem ser considerados santurios. (Marconi; Presotto, 1989:171). iv ii i

O discurso mtico sofre um processo de mutao com o passar do tempo, afetando diretamente a dinmica dos acontecimentos. A narrativa mtica se transforma ganhando novos e mltiplos significados que so evocados ritualmente para buscar a dimenso ontolgica do mito. (Elade: 2002). Fcies hetereoltica de arenito quartzoso.

v vi

Segundo Martin (1996: 262): A definio de geomtrico aplicada quando o grafismo lembra alguma das formas geomtricas conhecidas... o problema subjacente ambigidade das definies e escolha do que pode ser considerado geomtrico para definir uma tradio com esse nome. BIBLIOGRAFIA

1.CAPANEMA, Guilherme Schuch. (1859) in PINHEIRO, Irineu (1950). Fortaleza, Instituto Cultural do Cariri. 2. ELIADE, Micia. (2002). Mito e Realidade. Editora Perspectiva. Coleo Debates. 6o edio. 3. MARCONI, Marina; PRESOTTO, Zlia. (1989). Antropologia uma introduo. So Paulo, a Editora Atlas. 2 . edio. a 4. MARTIN, Gabriela (1996). Pr-Histria do Nordeste do Brasil. UFPE, Recife. 2 edio. 5. ------------------------(2003).Fronteiras estilsticas e culturais na arte rupestre da rea arqueolgica do Serid. Recife, UFPE, CLIO Arqueolgica, n.16. Endereo para contato: rosilimaverde@hotmail.com

Fonte de financiamento: Fundao Casa Grande-Memorial do Homem Kariri, Nova Olinda,CE.

Вам также может понравиться