Вы находитесь на странице: 1из 8

Embriologia

Conceitos bsicos:

Ovcito: clula germinativa feminina ou clula sexual produzida nos ovrios. Ovcito Primrio. Ovcito secundrio (maduro): liberado na ovocitao para se fertilizado.

Ovocitao: expulso do ovcito secundrio no perodo frtil. Espermatozide: Clula germinativa masculina ou sexual produzida nos testculos. Ovulo: o ovcito se torna ovulo depois que o espermatozide fertiliza ele. Ovo ou Zigoto: unio de um ovcito secundrio (gameta feminino) e um espermatozide (gameta masculino) com o pareamento dos cromossomos de ambos. So 23 cromossomos. A diviso ocorre por mitose. Aps o pareamento ficam 46 cromossomos.

Clivagem: a diviso celular mittica ou clivagem do zigoto forma clulas embrionrias denominadas blastmeros. Mrula: so um conjunto de clulas chamadas blastmeros resultantes da diviso do zigoto atravs de mitose. Embrio: este termo refere-se ao seu humano em desenvolvimento durante seus estgios iniciais. O perodo embrionrio estende-se at o final da oitava semana. Concepto: este termo refere-se a todos os produtos da concepo, da fertilizao em diante (o embrio ou feto) e suas membranas (por exemplo, a placenta). Primrdio: refere-se ao inicio, ou ao primeiro indicio identificvel de um rgo ou estrutura. Feto: aps o perodo embrionrio (oito semanas), o ser humano em desenvolvimento chamado de feto. Desenvolvimento embrionrio: ate a oitava semana do desenvolvimento, onde o embrio comea a formar os rgos. Desenvolvimento fetal: a partir da nona semana do desenvolvimento, onde o feto j estar pronto e passa a crescer e os rgos vo adquiri a funo. Aborto: refere-se expulso do tero de um embrio ou feto antes de ser tornar vivel. Menopausa: interrupo do ciclo menstrual. Menarca: primeira menstruao.

Gameta Feminino e masculino:

Tbulos seminferos (testculos): local onde ocorre a produo de espermatozides. Ducto deferente: conduz os espermatozides ate o epiddimo. Epiddimo: local onde ocorre a maturao dos espermatozides. Smen: conjunto de secrees mais o espermatozide. Secrees produzidas pela: glndula seminal (transparente e viscoso), prstata (branca) e glndula bulbo-uretral. Obs.: em cada ejaculao o homem libera cerca de 150 450 mil espermatozides. Contundo cerca de 100 250 espermatozides e que chegam ao ovcito. Teca: juno da zona pelcida com a corona radiata. Gametognese: o processo pelo qual as clulas germinativas especializadas so formadas.

Espermatognese: as espermatognias so transformadas em espermatozides. Ovognese: as ovognias so transformadas em ovcitos.


O liquido folicular estimula a liberao do ovcito.

Durao da espera dos espermatozides: 72hs. Durao da espera do ovcito: 24hs. X Y X X

Homem

Mulher

Ovcito: Teca(juno da Z.P + C.R) Zona Pelcida Corona Radiata

Membrana Plasmtica

Espermatozide: Flagelo (cauda); regio intermediaria e cabea (ncleo, acrossomo e tec.)

A regio intermediaria permite a movimentao da cauda, atravs de movimentos no sentido de chicote e ou circulo. Acrossomo: e uma regio que possui enzimas (hialuronidase, esterases, acrosina e neuraminidase) que iro degradar a parte do ovcito para que ele consiga entrar. Ncleo: onde esto os cromossomos. Obs.: o homem comea a produzir espermatozide quando chega puberdade e vai produzir pelo resto da vida. J a mulher nasce com a quantidade de vulos definida e comea a liberar os mesmo com a menarca e para a liberao com a chegada da menopausa. A ovocitao ocorre no meio do ciclo menstrual.

Fertilizao/ fecundao primeira semana

Conceito de fertilizao/fecundao: a penetrao do espermatozide no ovcito. Ampola uterina: local onde o ovcito fica a espera do espermatozide e onde ocorre a fertilizao. Na fertilizao o espermatozide libera as enzimas que iro degradar a corona radiata e a Zola pelcida, consequentemente se fundido a membrana plasmtica, e s vai entrar no ovcito o contedo de dentro da cabea e da cauda do espermatozide, formando o Pronucleo masculino, deixa de ser ovcito e passa a ser ovulo. Com a entrada do espermatozide o ovcito termina de realizar sua diviso celular que ate aquele momento estava incompleto (anfase)- em telfase, formando o Pronucleo feminino. Pronucleo masculino: ncleo do espermatozide (cromossomos) dentro do zigoto. Dentro do ovulo se encontram o Pronucleo masculino e o Pronucleo feminino, a Carioteca de ambos os Pronucleos degradada liberando os cromossomos no citoplasma, em seguida os cromossomos vo se parear (1/1, 2/2 e etc.), agora deixa de ser ovulo e se torna ovo ou zigoto. Os cromossomos se paream de acordo com o tamanho/similaridades (1 o maior e 23 o menor). Ovo ou zigoto comea a se dividir por mitose (cromossomo duplica e depois se dividi), ou seja, ocorre clivagem do zigoto, formando uma massa de clula onde cada clula chamada de blastmero, e a massa de clula chamada de mrula. Obs.: se a fertilizao na acontecer na ampola da tuba uterina, chega a acontecer no tero o mesmo no vai vingar por que no houve o tempo necessrio para o tero se preparar para a chegada do embrio.

A parede da tuba uterina vai contrair empurrando (com o auxilio de clios) a mrula em direo a tero. Da fertilizao ate a chegada do blastocisto no tero demora 4 dias. Chegando ao tero demora 2 dias para que a mrula se torne blastocisto. A mrula se transforma em blastocisto quando o liquido que existe na cavidade uterina vai entrar nos espaos entre uma clula (blastmeros) e outra e consequentemente vai abrir uma cavidade que vai ser preenchida pelo fluido da cavidade uterina e receber o nome de cavidade blastocstica , se tornando um blastocisto. Blastocisto formado por clulas do sinciciotrofoblasto, do embrioblasto e do citotrofoblasto. As clulas que formam o trofoblasto so as clulas do sinciciotrofoblasto e do citotrofoblasto (contribui para formao da placenta).

Vermelhas: Sinciciotrofoblasto. Cinzas: citotrofoblasto. Pretas: embrioblasto (vo originar o embrio)

Segunda semana

Implantao do blastocisto na parede do tero, para estabelecer um contato com o sangue da me para que as clulas dele recebam oxignio, nutrientes para poder continuar com a proliferao. O tero composto por trs camadas: Endomtrio, miomtrio e o permetro (membrana de tecido conjuntivo que envolve o tero). A implantao s vai ate a camada do endomtrio. O endomtrio formado por trs camadas: Camada basal (mais prxima do miomtrio). Camada compacta. Camada esponjosa (mais internamente).

O blastocisto se implanta primeiro na esponjosa e depois na compacta e no chega basal.

As clulas do Sinciciotrofoblasto vo liberar enzimas que vo degradar as clulas para abrir caminho e ele entrar, as clulas mortas vo servir de nutrio para as clulas do Sinciciotrofoblasto. O embrioblasto ele vai se formado por duas camadas de clulas: o epiblasto (acima) e o hipoblasto (abaixo). As clulas do epiblasto vo proliferar e envolvendo as clulas do Sinciciotrofoblasto gerando uma cavidade entre elas, a cavidade amnitica. As clulas formadas a partir das clulas do epiblasto vo ser chamadas de clulas do mnio que so as clulas que vo produzir o liquido amnitico que vai preencher a cavidade amnitica. As clulas do hipoblasto tambm vo proliferar e vo envolver a cavidade que antes era cavidade blastocistica e agora se chama cavidade exocelmica. As clulas que envolveram as clulas do Sinciciotrofoblasto e formaram a cavidade exocelmica vo se despregar e vo ir em direo ao centro passando a se chamar agora de saco vitelino primitivo. O saco vitelino primitivo comea a se unir no meio formando dois sacos vitelinos o primrio (vai desaparece) e o secundrio (vai da origem ao intestino). O espao deixado com o desprendimento do saco vitelino primitivo vai ser chamado de mesoderma extra-embrionrio. Obs.: o intestino do beb formado fora da cavidade abdominal. No final da segunda semana o blastocisto estar completamente implantado e todos os eventos j descritos j aconteceram.

Terceira semana

O inicio dela marcado com a Gastrulao. Gastrulao: a formao dos trs folhetos embrionrios a partir do epiblasto. Que vo ser o: ectoderma (em cima do epiblasto), endoderma (abaixo do hipoblasto) e mesoderma (entre o epiblasto e o hipoblasto) que vo da origem aos tipos de tecidos.

Obs.: os tecidos vo formar os rgos, os rgos vo formar os sistemas, os sistemas vo formar o organismo. Obs.: As clulas do ectoderma vo originar as clulas do tecido: nervoso. As clulas do mesoderma vo originar as clulas do tecido: muscular e os vasos sangneos (geralmente). As clulas do endoderma vo originar as clulas do tecido: outros.

Em cima do epiblasto na parte caudal (regio cloacal) as clulas do meio vo comear a proliferar em linha reta e formar uma cavidade em forma de U chamada de linha primitiva ate chegar num ponto onde ela para, esse ponto chamado de no primitivo e a partir do no primitivo as clulas continuam a proliferar e formar outro segmento chamado de notocorda (que vai formar a coluna vertebral) que vai seguir ate chegar perto da membrana Bucofaringea na placa pr-cordal.

As clulas da linha primitiva vo proliferar para cima e formar um tubo cuja duas extremidades vo estar abertas (extremidade rostral e extremidade caudal), chamado de tubo neural onde vai desenvolver a medula espinal. Houve a formao da placenta. Os nutrientes chegam s clulas do embrio por difuso. O final marcado pela formao das vilosidades corinicas: as clulas que esto em volta do sinciciotrofoblasto (por fora) que vo formar a placenta em alguns pontos elas vo proliferar, cada proliferao vai se chamar vilosidades corinicas possuindo espaos intervilmicos (entre as vilosidades), tudo se chama crion viloso (de onde vai partir o cordo umbilical), quando o bebe cresce uma parte encosta no tero ento essa parte no mantm as vilosidades passando a se chamar crion liso.

Estudo dirigido

1. Conceitue zigoto, mrula, blastocisto, concepto, menopausa e menarca.


R.: Zigoto: o resultado da fertilizao do ovcito pelo espermatozide aps o pareamento dos cromossomos. Mrula: so um conjunto de clulas chamadas blastmeros resultantes da diviso do zigoto atravs de mitose. Blastocisto: uma transformao da mrula no tero quando formao da cavidade blastocistica. Concepto: o conjunto de membranas que envolvem o embrio ou feto mais o mesmo. Menopausa (45-55 anos): interrupo do clico menstrual. Menarca (puberdade): primeira menstruao; inicio do clico menstrual. 2. Explique o processo de ovocitao e diga onde e quanto tempo o ovcito fica a espera do espermatozide. R.: a ovocitao ocorre exatamente na metade do clico menstrual quando folculos ovarianos recebem o estimulo do FSH (hormnio folculo estimulante) ocorre maturao do folculo e a produo do liquido folicular gerando uma presso no interior do folculo fazendo com que o ovcito seja empurrado para a superfcie, na seqencia vem o LH (hormnio luteinizante) a membrana se rompe e o ovcito arremessado e capturado pelas fimbrias e trazido ate a ampola da tuba uterina onde ficara esperando por 24 h na ampola da tuba uterina pelo espermatozide.

3. Descreva a fertilizao ate a formao do zigoto.


R.: vai acontecer no perodo chamado frtil quando o espermatozide chega ao ovcito e vo liberar do Acrossomo a enzimas (hialuronidase, esterases, acrosina e neuraminidase) que vo degradar a parede do ovcito, primeiramente a corona radiata e depois a zona pelcida, ento o espermatozide se funde a membrana e lana no interior do ovcito s o seu contedo, ocorrendo ento formao do Pronucleo masculino, terminando a segunda diviso meitica formando o Pronucleo feminino, se tornando Ovulo, e na seqencia ocorre o pareamento dos cromossomos formando o Ovo ou Zigoto, esse processo ocorre na ampola da tuba uterina. 4. Esquematize o clico menstrual e descreva suas fases. R.: FSH LH Estrgeno e Progesterona.

14

28

Fase menstrual: ocorre a menstruao. Fase Ltea ou proliferativa: o primeiro a ser liberado pela hipfise no incio do clico
menstrual o FSH, preparando o folculo para a liberao do ovcito, fazendo o mesmo produz liquido empurrando o ovcito para a superfcie, quando o ovcito estiver preste a ser romper o LH comea a atura fazendo com que o mesmo seja liberado rompendo a membrana sendo capturado pelas fimbrias e levado para a ampola da tuba uterina. O Impacto deixado pelo ovcito vai ser preenchido pelo corpo lteo ou corpo amarelo no lugar deixado pelo ovcito. O corpo lteo vai produzir estrgeno e progesterona que iro preparar o tero para Recber o possvel blastocisto. Quando chega no 28 na implantou ningum as taxas de estrgeno e progesterona cai, fazendo com que os vasos sanguneos do tero faam vaso constrio reduzindo muito o fluxo de sangue para o endomtrio, fazendo com que as clulas do mesmo morram e acabem por descamar ocorrendo menstruao.

Fase menstrual: ocorre a menstruao.

1. Explique como formado o blastocisto e diga como este consegue implantar na parede do tero. R.: ele formado quando a mrula no tero sofre a formao da cavidade blastocistica o blastocisto, formado pelo sinciciotrofoblasto, embrioblasto (vai se dividi em camadas celulares epiblasto e hipoblasto) e citotrofoblasto. O blastocisto vai implantar a partir das clulas do sinciciotrofoblasto que vo liberar enzimas que vo degradar a parede do endomtrio (as camadas esponjosa e compacta) com isso o blastocisto vai abrindo caminho e adentrando o endomtrio e quando estiver completamente envolvido pelo endomtrio forma-se um tampo na regio chamada decdua, esse processo demorou uma semana. 2. Descreva como se d a formao da cavidade amnitica e do saco vitelino e diga quando isso ocorre. R.: a cavidade amnitica formada a partir do epiblasto vo surgir s clulas do mnio que acima do epiblasto elas vo formar um envoltrio aonde no interior ser armazenado o liquido amnitico produzido pelas clulas do mnio formando a cavidade amnitica. O saco vitelino ele formado a partir das clulas do hipoblasto vo proliferar e revestir a cavidade blastocistica formando a cavidade exocelmica, ento a cavidade exocelmica se desprende do citotrofoblasto formando o saco vitelino primitivo e seqencialmente tornando-se saco vitelino primrio que ira desaparecer e saco vitelino secundrio que ira participar da formao do intestino. Esse processo ocorre na segunda semana. 3. Explique como o tero mantido em condies viveis para o desenvolvimento embrionrio. R.: ocorre quando as clulas do sinciciotrofoblasto assumem o papel de produo de progesterona que ira manter as artrias espiraladas da parede do endomtrio dilatadas com irrigao suficiente para promover as trocas gasosas, captao de nutrientes e a eliminao de resduos produzidos pelo embrio e feto posteriormente.

4. Fale sobre placenta previa e aborto espontneo. R.: Placenta Previa: ocorre quando o blastocisto ira implantar na parede do tero, o normal que a implantao ocorra do meio do tero para cima (fundo do tero), se o blastocisto implantar perto/prximo do colo do tero e ocorre o risco da placenta descolar aumentando o risco de aborto. Aborto espontneo: quando as clulas do citotrofoblasto se desprendem do endomtrio no permitindo que ocorram trocas gasosas e de nutrientes fazendo com assim o feto/embrio morra. 5. Cite os eventos que ocorrem durante a terceira semana do desenvolvimento humano e explique. R.: as clulas do epiblasto vo proliferar dando origem s clulas do mnio que vo formar a cavidade amnitica que ser preenchida pelo fluido amnitico produzido pelas clulas do mnio, as clulas do hipoblasto proliferam e revestem a cavidade blastocistica formando a cavidade exocelmica, a membrana da cavidade blastocistica se desprende do citotrofoblasto formando o saco vitelino primitivo e seqencialmente tornando-se saco vitelino primrio que ira desaparecer e saco vitelino secundrio que ira participar da formao do intestino, vai ocorrer a Gastrulao (formao dos trs folhetos embrionrios) que a partir do epiblasto vai se formado o ectoderma, entre o epiblasto e o hipoblasto vai se formado o mesoderma e abaixo do hipoblasto o endoderma esse folhetos que daro origem aos diversos tipos de tecidos e rgos que formaro o individuo, ocorrera formao das vilosidades corinicas, ou seja, as clulas que esto em volta do sinciciotrofoblasto (por fora) que vo formar a placenta em alguns pontos elas vo proliferar, cada proliferao vai se chamar vilosidades corinicas possuindo espaos intervilmicos (entre as vilosidades), tudo se chama crion viloso (de onde vai partir o cordo umbilical), quando o bebe cresce uma parte encosta no tero ento essa parte no mantm as vilosidades passando a se chamar crion liso. 6. Explique como calcular a data provvel do parto. R.: Existe trs formas de calcular: 1 dia da ultima menstruao menos um ano e trs meses mais sete dias. 1 dia da ultima menstruao mais 266 dias. dia da ultima menstruao menos trs meses mais um ano e sete dias. 1

Вам также может понравиться