Вы находитесь на странице: 1из 1

ELABORAR UM RELATRIO CIENTFICO

Um relatrio cientfico serve para registar e comunicar os resultados finais de um trabalho laboratorial ou estudo de investigao. Dever ser um relato completo que permita a qualquer pessoa que o leia adquirir uma viso global do estudo efectuado. Existem algumas normas universais para a elaborao de relatrios. De um modo geral, um relatrio cientfico composto pelas seguintes seces: 1. CAPA Deve estar relacionada com o tema do trabalho (imagens, fotografias, ). Pode ter s o ttulo ou tambm a informao da folha de rosto. 2. PGINA DE ROSTO Inclui indicao da escola, da disciplina e nome do professor; ttulo do trabalho; identificao dos autores, local e data da realizao ou entrega. 3. NDICE Listagem de todas as seces e subseces em que se divide o trabalho, indicando a pgina correspondente a cada uma. A numerao inicia-se na pgina de rosto, que corresponde pgina 1. 4. INTRODUO Deve apresentar o tema geral do trabalho, incluindo a descrio do problema em estudo e uma sntese da teoria subjacente (resultante de pesquisa bibliogrfica). Deve ainda incluir os objectivos da investigao. 5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL (material e mtodos) Inclui uma lista de todo o material utilizado e uma descrio pormenorizada de todos os passos realizados, separando-os por pontos (mediu-se com uma lupa, pesou-se numa balana, verbos no passado e no impessoal). 6. RESULTADOS Registo dos resultados das observaes feitas, sob a forma de esquemas, quadros, tabelas ou grficos sempre legendados. Neste ponto no se deve comentar ou interpretar os resultados. Unicamente regist-los. 7. DISCUSSO Interpretao dos resultados tendo em conta aquilo que estava previsto e tentativa da sua justificao com recurso a bibliografia. 8. CONCLUSES Sntese/resumo dos aspectos mais importantes da discusso e confrontao com os objectivos iniciais. Quando os objectivos no so alcanados importante referir as razes para que tal tenha acontecido. 9. BIBLIOGRAFIA Listagem do material bibliogrfico consultado, ordenado alfabeticamente por apelidos dos autores e cronologicamente por autor. Na bibliografia devem mencionar-se os seguintes elementos, separados por vrgulas: Sobrenomes e iniciais dos nomes dos autores; Ano de publicao, entre parntesis; Ttulo do livro em itlico ou sublinhado; Nmero da edio, Editora e local de publicao.

Exemplo: Antunes, C.; Bispo, M.; Guindeira, P. (2003), Descobrir a Terra Cincias Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico, 1. Edio, Areal Editores, Porto.

Se for consultada a internet e/ou CD-Rom, dever indicar-se o endereo dos sites e/ou os ttulos dos CD-Roms consultados, enunciados por ordem alfabtica e separados das restantes fontes bibliogrficas. Exemplo: http://www.saudepublica.web.pt/05-PromocaoSaude/alcool.htm consultado em
(data da consulta)

10. ANEXOS Inclui documentos no elaborados pelo autor mas que serviram de apoio ao trabalho. Devem ser numerados (anexo I, anexo II, ...) e legendados. OUTRAS INDICAES Utilizar folhas brancas e escrever s num dos lados; Numerar as pginas; Figuras, grficos e tabelas numeradas e legendadas; Salientar ttulos e subttulos; O relatrio deve ser elaborado logo aps a realizao do trabalho laboratorial para evitar o esquecimento de pormenores da actividade.

Вам также может понравиться