Вы находитесь на странице: 1из 2

77

PT
A g n c i a E u r o p e i a p a r a a S e g u r a n a e S a d e n o Tr a b a l h o
ISSN 1681-2166

Vantagens para as empresas de uma boa segurana e sade no trabalho


A segurana e a sade no trabalho importante para as empresas, para alm de constituir uma obrigao legal e social. As empresas valorizam o facto de a SST prevenir leses e doenas dos trabalhadores resultantes do trabalho, mas ela tambm um elemento fundamental do xito de uma empresa.
Valor da marca e xito no negcio Conana dos investidores Reduo dos custos associados a acidentes e doenas Conquistar e conservar clientes para a empresa

Embora os princpios de uma boa SST sejam aplicveis a todas as organizaes, os indicadores comerciais podem variar consideravelmente entre pequenas e grandes organizaes.

Grandes organizaes
As boas empresas reconheceram h muito a importncia da sua imagem e reputao. As empresas atentas ao seu triple-bottom-line (1) superam as suas congneres menos exigentes na bolsa de valores (The Economist). Esperase que as grandes organizaes apresentem normas de controlo e de transparncia exigentes nas suas prticas de gesto e comunicao. A combinao de dois elementos, a saber, uma economia de mercado e uma sociedade mais sensibilizada para os riscos, levou muitas empresas a tomarem conscincia das vantagens significativas que podem resultar da integrao do desempenho da empresa em matria de SST no seu modelo empresarial global. Estas vantagens incluem:
n n

Vantagens de uma boa SST

Responsabilidade social da empresa Motivao e compromisso dos trabalhadores

Custos de seguros Produtividade

Porque a SST uma vertente essencial de uma boa empresa?


A segurana e a sade no trabalho:
n n n

n n n n n n

contribui para demonstrar que uma empresa socialmente responsvel; protege e refora a imagem de marca e o valor da marca; ajuda a aumentar a produtividade dos trabalhadores; refora o compromisso dos trabalhadores para com a empresa; cria mo-de-obra mais competente e mais saudvel; reduz os custos para a empresa e as quebras de produo; permite que as empresas correspondam s expectativas dos clientes em matria de SST; e incentiva os trabalhadores a permanecerem na vida activa durante mais tempo.

melhoria da imagem, do valor da marca e da reputao da empresa; capacidade de resposta aos compromissos relacionados com a responsabilidade social da empresa; manuteno e promoo da confiana dos investidores; e desenvolvimento de um compromisso positivo das partes interessadas.

O Conselho de Administrao reconhece que tanto o desempenho empresarial do grupo como o seu valor para os interessados so afectados pelo seu desempenho em matria de segurana e de sade no trabalho. Em consequncia, solicita aos directores e a todos os trabalhadores que assumam uma abordagem positiva das questes relacionadas com a segurana e a sade, director-geral, Uniq plc (sector alimentar). A responsabilidade social das empresas prende-se com as formas como estas tm em conta, no seu modo de funcionamento, o seu impacto econmico, social e ambiental. A SST pode desempenhar um papel muito importante na forma como estes princpios so aplicados. Assumem particular relevncia:
n

Qualquer empresa pode obter benefcios considerveis do investimento em SST. Melhorias simples podem aumentar a competitividade, a rentabilidade e a motivao dos trabalhadores. A aplicao de um sistema de gesto da SST garante um enquadramento eficaz para prevenir ou minimizar acidentes e problemas de sade.

Princpios fundamentais de SST


n n n n n n

a incluso da SST em iniciativas mais abrangentes da gesto da empresa; a garantia de que os riscos em matria de SST so devidamente tidos em conta por contratantes e fornecedores; e a motivao de outras empresas, por presso dos pares, para melhorarem a sua SST.

Empenhamento e liderana para melhorar a SST Procedimentos e polticas eficazes em matria de SST Programas proactivos de avaliao de riscos Trabalhadores competentes e com formao Medidas eficazes de controlo dos riscos Processos de acompanhamento e avaliao contnuos

Produtividade e eficincia Um compromisso fundamental da estratgia de Lisboa (2) consiste em conferir idntica importncia ao aumento do emprego e da produtividade atravs de uma maior competitividade. O custo dos acidentes de trabalho e das doenas profissionais na UE-15 oscila entre os 2,6% e os 3,8% do produto interno bruto. Para alm da reduo dos acidentes e dos

(1) O Triple bottom line, ou People, Planet, Profit, abrange um vasto espectro de valores e critrios de avaliao dos resultados de uma empresa, em termos econmicos, ambientais e sociais (http://pt.wikipedia.org/wiki/Triple_bottom_line). (2) Consulte http://ec.europa.eu/growthandjobs/pdf/COM2005_024_pt.pdf.

http://osha.europa.eu

FAC T S 77

problemas de sade, igualmente possvel aumentar a produtividade e a eficcia por via de:
n n n

n n

melhoria da motivao, da cooperao e do moral dos trabalhadores; trabalhadores mais produtivos e mtodos de trabalho mais eficazes; minimizao de custos no previstos, atravs de uma programao eficaz e planeamento contnuo; melhoria da qualidade do recrutamento e manuteno de trabalhadores; reduo dos prmios de seguro; e reduo da exposio potencial a aces penais ou cveis.

mtodos de trabalho mais seguros, que permitem igualmente que o trabalho seja executado mais rapidamente e com recurso a menos mo-de-obra; taxas de acidentes, incidentes e problemas de sade reduzidas, havendo casos em que as ausncias por doena caram para metade; e aumento dos nveis de recrutamento, motivao e manuteno de pessoal qualificado.

A g n c i a E u r o p e i a

Seguro As empresas no podem estar no mercado sem estarem devidamente cobertas por um seguro de acidentes de trabalho para todos os trabalhadores; contudo, o valor dos prmios est a subir e cada vez mais difcil obter um seguro. O custo do seguro dos trabalhadores varia em funo do tipo de empresa. Para o trabalho de escritrio, os prmios so inferiores a 0,5% dos salrios; no caso da indstria transformadora, os prmios so mais elevados, cifrando-se em cerca de 5% dos salrios. Em actividades do sector da construo civil, como a construo e manuteno de telhados, os prmios podem chegar aos 15%. Na maior parte dos pases, estas taxas normais podem sofrer agravamentos ou bnus significativos, em funo do sistema de seguro, o que significa que as empresas com bom desempenho realizam poupanas considerveis e as que tm um mau desempenho so penalizadas.

p a r a

O investimento numa boa SST pode proporcionar uma rentabilidade de 12:1 (um benefcio de 12 euros por cada euro investido). Existe uma relao clara e directa entre os comportamentos sociais de uma empresa e a sua reputao, as suas vendas, a sua marca e, naturalmente, o seu valor global. Esta correlao (e estas consequncias) fortalece-se medida que a dimenso da empresa e o valor da marca aumentam, Leipziger (3).

a S e g u r a n a

Pequenas empresas
Muitas pequenas e mdias empresas comeam igualmente a reconhecer os custos de uma SST deficiente e os benefcios de um bom desempenho nesta rea. Estes so mais evidentes no que respeita a:
n

e S a d e

n n n

satisfazer as exigncias dos clientes em matria de SST para obter e manter contratos; evitar quebras na produo da empresa e perda de trabalhadores; motivar os trabalhadores a manterem o seu empenhamento; e assegurar a disponibilidade de seguros e a acessibilidade dos seus preos.

Fazer acontecer
A mensagem clara: uma boa SST um bom negcio. As empresas devem integrar a SST na gesto empresarial e sensibilizar os principais decisores da empresa para a sua importncia.
Sensibilizao e interesse Contribuio dos custos /benefcios de uma boa SST Rentabilidade Maior controlo de custos e maiores lucros e conquista de mercado Empenhamento Para melhorar as normas de SST e as prticas de trabalho

n o T r a b a l h o

As empresas novas e em expanso que pretendem alcanar um crescimento e uma estabilidade sustentados esto a tomar conscincia de que o seu desempenho em matria de SST pode contribuir para esse objectivo. Esse contributo torna-se particularmente visvel no que respeita satisfao das exigncias dos clientes em matria de SST. Agora, no s o nosso pessoal tem o moral mais elevado e est menos vezes doente como tambm nos mais fcil conservar clientes, o que faz toda a diferena para conquistar novos negcios, contribuindo para a expanso da empresa, John Purnell, director regional, Cougar Automation Ltd. A necessidade de as empresas agirem de forma responsvel leva-as a exercer igualmente presso sobre os seus fornecedores. O investimento em boas normas de SST aumenta a competitividade das empresas, o que, por seu turno, aumenta o seu potencial de manuteno de clientes e de concluso de novos negcios.

Produtividade Nveis mais elevados de inovao para a ecincia e de controlo de riscos Motivao Maior consciencializao e interesse na SST

Investimento e aco Execuo de melhorias tangveis e ecazes em matria de SST

Produtividade e trabalhadores
Um mau desempenho em matria de SST tem um impacto muito grande nas pequenas empresas. Os custos humanos para a empresa de um acidente mortal no local de trabalho, de um grande incndio ou de uma aco judicial importante so bvios. Cerca de 60% das empresas que param a laborao por mais de nove dias acabam por fechar. No entanto, tambm as empresas com bom desempenho podem aumentar a sua produtividade atravs de:

Os seus clientes, investidores ou bancos esperam uma abordagem da SST responsvel e com uma gesto de riscos adequada? Poderia a ocorrncia de um incidente obrigar a sua empresa a parar? A perda de um ou mais dos seus principais trabalhadores prejudicaria a sua empresa? Ficaria a ganhar com seguros mais baratos e um aumento da produtividade? Se a sua resposta a alguma destas perguntas sim, provvel que a SST seja um factor determinante para o xito da sua empresa. Para mais informaes sobre SST e desempenho econmico, consulte http://osha.europa.eu/topics/business/performance. Para mais informaes sobre SST e desempenho econmico em Portugal, consulte: http://www.act.gov.pt.

(3) D. Leipziger (2001), SA8000: The definitive guide to the new social standard (Guia definitivo para a nova norma social), Financial Times Prentice Hall.

Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho Gran Va, 33, E-48009 Bilbao Tel.: (+ 34) 94 479 43 60, fax: (+ 34) 94 479 43 83 E-mail: information@osha.europa.eu
Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho. Reproduo autorizada mediante indicao da fonte. Printed in Belgium, 2008

TE-AE-07-077-PT-C

ht t p: //o s ha.e u r o p a.e u

Вам также может понравиться