Вы находитесь на странице: 1из 61

Prof. Esp.

Arnaldo Jnior 1 Portugus Instrumental

Sumrio
UNIDADE 1 Comunicao..................................................................... 02 UNIDADE 2 Linguagem Lngua Fala................................................. 11 UNIDADE 3 Noo de Texto................................................................. 17 UNIDADE 4 Redao Tcnica............................................................... 21 UNIDADE 5 Gramtica e Ortografia..................................................... 33

Caro Aluno, Iniciaremos um importante estudo com o objetivo de compreendermos e aplicarmos, da melhor forma possvel, a Comunicao, a Linguagem, e as Produes Textuais em nosso cotidiano profissional e pessoal, que nos proporcionaro a absoro de conhecimentos e a preparao para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinmico. Bons estudos!

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 2 Portugus Instrumental

UNIDADE 1 Comunicao
1. A Comunicao
Comunicar a utilizao de qualquer meio pelo qual um pensamento transmitido de pessoa sem perder, tanto quanto possvel, a sua inteno original. Assim, comunicar implica busca de entendimento, de compreenso. Em suma, contato. uma ligao, transmisso de sentimentos e ideias.

1.1. Objetivo
Influenciar para afetar com inteno, visando a uma reao especfica de uma pessoa ou grupo (mudana no comportamento). Em outros tempos, acreditava-se que, para manter uma comunicao, era necessrio apenas um dilogo, ou uma escrita, mas estudos recentes da psicologia moderna costataram que alguns itens a mais constituem uma comnucao real. Nessa constatao de processo, deve-se observar que a fonte e o receptor so sistemas similares. Se assim no fosse, no haveria comunicao.

1.2. Elementos essenciais do processo de comunicao


Comunicar envolve uma dinmica que no dispensar as unidades que englobam o processo e que, dissociadas, constituem os elementos mais importantes da comunicao.

1.2.1. Fonte
Fonte a origem da mensagem.
Exemplo:

Ao enviar um telegrama, ser fonte o redator do mesmo.

1.2.2. Emissor
Emissor quem envia mensagem atravs da palavra oral ou esrita, gestos, expresses, desenhos, etc. Pode ser tambm uma organizaoinformativa como rdio, TV, estdio cinematogrfico.
Exemplo:

Ao enviar um telegrama, ser emissor o telegrafista que codifica a mensagem.


OBERVAO

Geralmente, a fonte coincide com o emissor.


Exemplo:

Num dilogo, o falante fonte e emissor ao mesmo tempo.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 3 Portugus Instrumental

1.2.3. Mensagem
Mensagem o que a fonte deseja transmitir, podendo ser visual, auditiva ou audiovisual. Serve-se de um cdigo que deve ser estruturado e desifrado. preciso que a mensagem tenha contedo, objetivos e use canal apropriado.
Exemplo:

No telegrama, a mensagem o texto.

1.2.4. Recebedor/Receptor
Recebedor/receptor um elemento muito importante no processo. Pode ser a pessoa que l, que ouve, um pequeno grupo, um auditrio, uma multido. Ao recebedor/receptor cave decodificar a mensagem e dele depender, em termos, o xito da comunicao. Temos que considerar, nesse caso, os agentes externos do recebedor/receptor (rudos entropia1).
Exemplo:

Ao enviar um telegrama, o recebedor/receptor ser o telegrafista que decodifica a mensagem.

1.2.5. Destino
Destinso (so) a(s) pessoa(s) a quem se dirige mensagem.
Exemplo:

Ao enviar um telegrama, o destino ser o destinatrio.


OBERVAO

Geralmente, o destino coincide com o recebedor/receptor.


Exemplo:

Num dilogo, o ouvinte destino e recebedor/receptor ao mesmo tempo.

1.2.6. Canal
Canal a forma utilizada pela fonte para enviar a mensagem. Ele deve ser escolhido cuidadosamente , para assegurar a eficiencia e o bom xito da comunicao. O canal pode ser:
NATURAL = RGOS SENSORIAIS CANAL TECNOLGICO TEMPORAL ESPACIAL

Desordem ou imprevisibilidade.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 4 Portugus Instrumental

Canal tecnolgico espacial:


Leva a mensagem de um lugar para o outro como o rdio, telefone, telex, teletipo, televiso, fax.

Canal tecnolgico temporal:


Transporta a mensagem de uma poca para a outra, como os livros, os discos, fotografias, slides, fitas gravadas, vdeoteipe.

1.2.7. Cdigo
Cdigo, o conjunto de sinais estruturados. O cdigo pode ser:

VERBAL CDIGO NO-VERBAL

O cdigo verbal o que utiliza a palavra falada ou escrita.


Exemplo:

Portugues, ingls, francs, etc. O cdigo no-verbal o que no utiliza a palavra.


Exemplo:

Gestos, sinais de trnsito, expresso facial, etc. O cdigo no-verbal no s visual ou sonoro, mas plurissignificante. Apresenta-se fragmentado, imprevisto, no-linear, ao contrrio do cdigo verbal, que discursivo e onde, geralmente, predomina a lgica. Alguns cdigos no-verbais, pela sua prpria natureza, dificultam a descodoficao.

ESQUEMA DOS ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICAO

FONTE

CANAL MENSAGEM

DESTINO

EMISSOR

CDIGO

RECEBEDOR

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 5 Portugus Instrumental

IMPORTANTE
Devemos ficar atentos para as FALHAS, as DISTORES, as DEFORMAES das mensagens, os DEVANEIOS e as FALSAS verdades, as quais fazem com que raramente um fato seja relatado da maneira que realmente ocorreu.

1.3. O seu corpo fala!


Muita vezes ns no conseguimos harmonizar o que sai da nossa boca com o que sentimos, outras vezes, o nosso corpo fala por si s. O corpo expressa as nossas ansiedades, desejos e conquistas de forma natural, mesmo que nossas palavras digam ao contrrio. Os gestos podem significar mais que voc imagina! O Corpo Fala sem Palavras. Pela linguagem do corpo, voc diz muitas coisas aos outros. E ele tm muitas coisas a dizer a voc

Consciente ou inconscientemente: falar uma atitude consciente, enquanto a postura inconsciente.

1.4. Barreiras nas Comunicaes


Muitas vezes a comunicao deixa de efetivar-se por barreiras, obstculos, que restringem a sua eficcia, os quais podem estar ligados ao emissor, ao receptor, ou a ambos, ou ainda a interferncias presentes no canal de comunicao. Ns podemos entender como barreiras nas comunicaes, desde as limitaes de ordem emocional, tais como a incapacidade dos interlocutores para abordar determinados temas considerados por demais ameaadores, at as dificuldades relacionadas a utilizao dos cdigos de linguagem; todos estes fatores representam maior ou menor grau de obstculos a uma comunicao plena. A idia que se tem da comunicao que ela existe em mo dupla, ou seja, um indivduo pode ser ou no aceito simplesmente pela sua forma de expressar-se. Para que haja um sentido bilateral da comunicao, necessrio que tanto o emissor quanto o receptor percebam o outro. No poder haver uma comunicao correta, ou seja sem interferncias, quando no h sintonia no que se diz, e no que se ouve.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 6 Portugus Instrumental

1.4.1. Barreiras nas Comunicaes Opinies e atitudes


O pai pede ao filho: V a padaria da esquina, comprar pes., mas o pai no justifica qual o tipo de po a ser comprado. O garoto ter neste caso livre conduta para comprar o po que ele quiser.

Egocentrismo ou Competio
Essas duas palavras juntas acarretam um monlogo coletivo, onde o que predomina o interesse individual e no o interesse do grupo. O locutor est falando enquanto o receptor, quem ouve, rebate tudo o que o outro diz, sem ao menos processar e analisar o que lhe est sendo dito. Esta atitude muito comum para pessoas egocntricas e/ou competitivas, pois esses indivduos no aceitam ser o segundo plano, eles precisam estar sempre em evidncia. A pessoa egocntrica ou competitiva quase sempre se envolve em situaes ridculas e equvocas sem ao menos se dar conta.

Percepo
Para ter percepo com as coisas que nos rodeiam, precisamos antes de mais nada ter sensibilidade. Sabemos que a nossa percepo influenciada por preconceitos e esteretipos. So esses fatores que nos predispem a fazer com prestemos ateno ou no no que nos dito ou vice-versa, ou ainda assim que fazemos que as pessoas prestem a ateno no que falamos. atravs da percepo que captamos os fatos e adquirimos informaes com auxlio de todos os sentidos A percepo no esttica; um processo dinmico a envolver no somente a apreenso dos estmulos sensoriais, mas tambm a interpretao, por parte do receptor, da realidade observada. Uma caracterstica da percepo consiste no seu carter individual, isto , cada pessoa capta uma mesma situao de forma nica e inteiramente particular. Percebemos as situaes de acordo com as nossas experincias anteriores, nossas expectativas e necessidades, e tambm nos deixamos influenciar pelos fatores circunstanciais. A percepo seletiva. No percebemos, mas atravs da percepo que selecionamos com quem nos relacionamos. Comeamos um relacionamento buscando caractersticas que nos atraem no outro. Quando nos simpatizamos com algum, tendemos a ver e reconhecer somente as suas qualidades, eliminando quase que por completo os seus defeitos, mas quando o indivduo j no nos to querido, passamos a realar seus defeitos, no mais vendo qualidades mesmo que elas existam.

Frustrao
A pessoa frustada tambm produz uma barreira na comunicao. Inconscientemente ele bloqueia o que lhe dito, mas o seu problema diferente dos casos mostrados anteriormente. A pessoa frustada no v sada para os problemas que lhe so apresentados, nada tem soluo. O

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 7 Portugus Instrumental

que lhe causa um negativismo muito grande, podendo ser passado para outras pessoas influenciveis.

Inconsistncia nas comunicaes verbais e no verbais


As comunicaes verbais e no verbais nem sempre esto sintonizadas, e por este motivo causam alguns inconvenientes quando uma ou mais pessoas tentam dialogar. Pessoas que no conseguem concatenar e expressar os seus movimentos corporais, e at mesmo a sua expresso verbal, em razo de suas variveis culturais ou falta de sensibilidade nas relaes humanas, ocasiona para si o afastamento e incompreenses de seus amigos, colegas, enfim, das pessoas que o rodeiam. Os movimentos corporais, a voz e as expresses faciais expressam o inconsciente, muita vezes omitido e aflorado sem que o indivduo perceba. Exemplo : movimentos bruscos podem vir acompanhados de palavras dceis, ou ainda palavras enraivecidas podem muitas vezes ser acompanhadas de olhares mansos, etc.

1.5. Bases da Comunicao


As recompensas das boas comunicaes so grandes, mas difceis so os meios de se obtlas, para isto sempre esteja atento s bases para a boa comunicao, para que ocorra comunicao entre duas pessoas (transmissor/receptor) vital que se observem as seguintes regras:

Saber Ouvir
Demonstre estar apto a ouvir informaes mesmo que desagradveis e crticas, procurando v-las de forma construtiva. Escute, oua atentamente, demonstrando interesse pelo que est sendo apresentado, no interrompa desnecessariamente.

Examine o ponto criticado


Seja humilde e examine o ponto criticado para dar crdito as boas idias e ao trabalho sincero. Ao receber criticas, procure extrair os aspectos positivos e construtivos. Posteriormente analise e estabelea procedimentos de ajuste e/ou correes.

Evite termos tcnicos


No use grias e evite termos tcnicos que podem atrapalhar na comunicao, se for imprescindvel o seu uso, explique qual o significado dos termos usados. Voc pode estar falando com algum que quer entender o que voc est falando e no consegue, provavelmente na prxima vez ele no lhe procurar. Use uma linguagem que descreva a realidade.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 8 Portugus Instrumental

Esclarea suas ideias


Esclarea suas idias antes de transmiti-las, faa com que elas sejam precisas. Analise se as suas idias esto coerentes com o que se deseja transmitir.

Expresse o seu interesse


Entre frequentemente em contato com os seus funcionrios e escute. Expresse seu interesse pelos seus problemas e escute. Questione o interlocutor, pea detalhes.

Aes X Informaes
Demonstre que aes so tomadas baseadas em informao, caso contrrio o pessoal pensar que no valeu a pena o tempo e o esforo despendidos para manter o fluxo de comunicao. Execute suas aes com base nas informaes adquiridas e validadas.

Suas aes apoiam o que voc diz?


Suas aes refletem o que voc pensa e diz para os outros.

Procure ser objetivo


Seja objetivo, no faa rodeios, mesmo que a mensagem seja o que as pessoas no gostariam de ouvir.

Que mensagem quero transmitir?


Trace qual o objetivo da mensagem, o que voc deseja que os receptores da mensagem absorvam, qual o verdadeiro propsito da comunicao.

A quem vou me dirigir?


Antes de transmitir alguma informao procure conhecer qual vai ser o pblico. A quem voc quer afetar e qual o momento adequado. Se necessrio, PREPARE-SE.

Consulte outras pessoas


Consulte outras pessoas para planejar as comunicaes, pea opinies, lembre que aqueles que o ajudam a planejar, com certeza o apoiaro.

Como transmitir?
Como voc deve transmitir a sua mensagem, esteja atento a sua tonalidade de voz, da receptividade de quem ouve, bem como da linguagem que voc ir utilizar.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 9 Portugus Instrumental

Verifique se foi entendido


Sempre verifique se voc foi entendido, faa perguntas, pergunte o que foi entendido e no se a pessoa entendeu.Aps transmitir a informao, faa perguntas como: O que voc entendeu? Voc poderia repetir o que eu transmiti ?

Suas aes
Esteja certo de suas aes apoiam aquilo que voc diz, lembre que aes falam mais alto do que palavras.

Entendimento
Procure no s ser compreendido como compreender, seja um bom ouvinte no s para os significados explcitos, mas tambm para os implcitos.

Compartilhe
Compartilhe tanta informao quanto for possvel, isto trar ganhos para todos os envolvidos.

"FEEDBACK"
O retorno de informaes importante para manter seus parceiros atualizados nos processos e atividades de interesse comum, sempre retorne a informao, mostre os resultados e aes consequentes de informao recebida anteriormente.

Vamos exercitar os conceitos trabalhados!


Discuta com seus colegas, em grupo de no mximo quatro componentes, o tema a seguir. Em seguida, apresente as suas ideias aos demais colegas em uma roda de discusses. No se esquea de usar todos os conceitos j trabalhados at o momento sobre Comunicao. Como a Comunicao pode nos ajudar em nosso dia a dia e no ambiente de trabalho?

ATIVIDADE 1

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 10 Portugus Instrumental

ATIVIDADE 2 O Corpo fala Dinmica de mmica


Separem-se em dois grupos para a disputa. O instrutor ir apresentar para cada um dos membros de cada grupo o nome de um filme, e estes devero se posicionar diante da turma para apresentar a sua mmica. Ganha a competio o grupo que fizer mais pontos, ou seja, que acertar o maior nmero de nomes de filmes.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 11 Portugus Instrumental

UNIDADE 2 Linguagem Lngua Fala


1. Linguagem
o exerccio oriundo da faculdade, inerente ao homem, que lhe possibilita a comunicao. Embora nem todos os tericos assumam esse posicionamento, podemos dizer que todo ser humano possui, ao nascer, uma predisposio que faculta a aquisio da mesma (caracterstica inata). A linguagem tem um lado individual e um lado social, sendo imposvel conceber um sem o outro. A cada instante, a linguagem implica, ao mesmo, um sistema estabelecido e uma evoluo. Por outro lado, sem o convvio social, essa predosposio se atrofia. Assim, tudo indica que a aprendizagem, na criana, se d por imitao (caracterstica adquirida).

2. Lngua
H um instrumento peculiar de comunicao a lngua distinta da fala e que representa a parte social da linguagem, exterior ao indivduo, que por si s no pode modific-la. Lngua forma. Enquanto a linguagem, como faculdade natural, um todo heterogneo, a lngua de natureza homognea sistema de signos (cdigo) convencionais e arbitrrios.

3. Fala
A fala, ao contrrio, um ato intencional, em nvel individual, de vontade e de inteligncia.

4. Registros ou Nveis de Lingua(gem)


A comunicao no regida por normas fixas e imutveis. Ela pode transformar-se, atravs do tempo, e, se compararmos textos antigos com atuais, percebemos grandes mudanas no estilo e nas expresses. Por que a pessoas se comunicam de formas diferentes? Temos que considerar mltiplos fatores: poca, regio geogrfica, ambiente e status scio-cultural dos falantes. H uma lngua padro? O modelo de lngua-padro uma decorrncia dos parmetros utilizados pelo grupo social mais culto. s vezes, a mesma pessoa, dependendo do meio em que se encontra, da situao scio-cultural dos indivduos com quem se comunica, usar nveis diferentes de lngua. Dentro desse critrio, podemos reconhecer, num primeiro momento, dois tipos de lngua: a falada e a escrita.
CULTA COLOQUIAL VULGAR OU INCULTA REGIONAL GRIA GRUPAL TCNICA

A LNGUA FALADA PODE SER

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 12 Portugus Instrumental

NO LITERRIA A LNGUA ESCRITA PODE SER

LNGUA PADRO COLOQUIAL VULGAR OU INCULTA REGIONAL GRIA GRUPAL TCNICA

LITERRIA

4.1. Lngua Falada 4.1.2. Lngua Culta


Lngua culta a lngua falada pelas pessoas de instruo, niveladas pela escola. Obedece gramtica da lngua-padro. mais restrita, pois constitui privilegio e conquista cultural de um nmero reduzido de falantes.
Exemplo:

Temos conhecimento de que alguns casos de delinquncia juvenil no mundo hodierno2 decorrem da violncia que se proteja, atravs dos meios de comunicao, co, programas que enfatizam a guerra, o roubo e a venalidade3.

4.1.3. Lngua Coloquial


Lngua coloquial a lngua espontnea, usada para satisfazer as necessidades vitais do falante sem muita preocupao com as formas lingusticas. a lngua cotidiana, que comete mas perdoveis deslizes gramaticais.
Exemplo:

Cad o livro que te emprestei? Me devolve em seguida, sim?

4.1.4. Lngua Vulgar ou Inculta


Lngua vulgar prpria das pessoas sem instruo. natural, colorida, expressiva, livre de convenes sociais. mais palpvel, porque envolve o mundo das coisas. Infringe totalmente as convenes gramaticais.
Exemplo:

Nis ouvimo fal do pograma da televiso.

4.1.5. Lngua Regional

2 3

Adj. Que diz respeito ao dia de hoje, recente, bem moderno. Qualidade ou carter de venal....

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 13 Portugus Instrumental

Lngua Regional, como o nome j indica, est circunscrita a regies geogrficas, caracterizando-se pelo acento lingustico, que a soma das qualidades fsicas do som (altura, timbre, intensidade). Tem um patrimnio vocabular prprio, tpico de cada regio.
Exemplo:

gua! Esse carimb tem um ritmo paidgua!

4.1.6. Lngua Grupal


Lngua grupal uma lngua hermtica4, porque pertence a grupos fechados.

4.1.6.1. Lngua Grupal (Tcnica)


A lngua grupal tcnica desloca-se para a escrita. Existem tantas quantas forem as cincias e as profisses: a lngua da Medicina (como difcil entender um diagnstico...), a do Direito (restrita aos meios jurdicos), etc. S compreendida, quando sua aprendizagem se faz junto com a profisso.
Exemplo:

O materialismo dialtico5 rejeita o empirismo6 realista e considera que as premissas do emprirismo materialista so justas no essencial.

4.1.6.2. Lngua Grupal (Gria)


Existem tantos quantos grupos fechados. H a gria policial, a dos jovens, dos estudantes, dos militares, dos jornalistas, etc.
Exemplo:

O negocio agora comunicao, e comunicao o cara aprende com material vivo, deslocando um papo legal. Morou?
OBERVAO

Quando a gria grosseira, recebe o nome de calo.

Adj. Diz-se de um fechamento perfeito: um recipiente hermtico. Confuso, difcil de ser compreendido, misterioso: poesia hermtica. 5 Adj. Que diz respeito dialtica. Materialismo dialtico, v. MARXISMO. Aquele que cultiva a dialtica. Aquele que argumenta com habilidade e mtodo. 6 Filosofia Doutrina filosfica que encara a experincia sensvel como a nica fonte fidedigna de conhecimento. O filsofo empirista baseia-se na observao e na experimentao para decidir o que verdadeiro. Chega a concluses atravs do emprego do mtodo indutivo, baseado no que observou. O filsofo racionalista enfatiza a razo como fonte de conhecimento. Comea com princpios a priori, ou verdades evidentes, e usa o mtodo dedutivo.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 14 Portugus Instrumental

4.2. Lngua Escrita 4.2.1. Lngua No-Literria


A lngua no-literria apresenta as mesmas caractersticas das variantes da lngua falada tais como lngua-padro, coloquial, inculta ou vulgar, regional, grupal, incluindo a gria e a tcnica e tem as mesmas finalidades e registros, conforme exemplificaremos abaixo:

4.2.1.1. Lngua-Padro
A lngua-padro aquela que obedece a todos os parmetros gramaticais.
Exemplo: O

problema que constitui o objeto da presente obra pe-se, com evidente principalidade, diante de quem quer que enfrente o estudo filosofico ou o estudo s cientfico do conhecimento. Porm no mais do que um breve captulo de gnosiologia7.
(Pontes de Miranda)

4.2.1.2. Lngua Coloquial


Exemplo:

- Me faz um favor. Vai ao banco pra mim.

4.2.1.3. Lngua Vulgar ou Inculta


Exemplo:

(TRECHO DE UMA LISTA DE COMPRAS) - assucar (= acar) - basora (= vassoura) - qejo (= queijo) - xalxixa (= salsicha)

4.2.1.4. Lngua Regional


Exemplo:

Deu-lhe com a boladeira8 nos cascos, e o ndio correu mais que cusco9 em procisso.

4.2.1.5. Lngua Grupal


Os exemplos dados no item 4.1.6. servem para ilustrar tanto a lingua grupal gria como a tcnica.

7 8

Parte da filosofia que estuda as bases do conhecimento humano. Dana tradicional gacha. 9 Rio Grande do Sul - Co pequeno, de raa ordinria. Pessoa de baixa estatura e pouca importncia.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 15 Portugus Instrumental


OBERVAO

Quando redigimos um texto, no devemos mudar o registro, a no ser que o estilo permita, ou seja, se estamos dissetando e, nesse tipo de redao, usa-se geralmente, a lingua-padro no podemo passar desse nivel para um outro, como a gria, por exemplo.

4.2.2. Lngua Literria


A lngua literria o instrumento utilizado pelos escritores. Principalmente, a partir do modernismo, eles cometeram certas infraes gramaticais, que, de modo algum, se confundem com os erros observados nos leigos. Enquanto nestes as incorrees acontecem por ignorncia da norma, naqueles as mesmas ocorrem por imposio da estilstica.
Exemplo:

Macunaima ficou muito contrariado. Maginou, maginou e disse pr velha...


(Mrio de Andrade)

Vamos exercitar os conceitos trabalhados!


1) Leio o texto: No estdio de futebol, a comunicao aparece nos gritos da torcida, nas cores das bandeiras, nos nmeros das camisetas dos jogadores, nos gestos, apitadas e cartes do juiz e dos bandeirinhas, no placar eletrnico, nos alto-falantes e radinhos de pilha, nas conversas e insultos dos torcedores, em seus gritos de estmulo, no trabalho dos reprteres, radialistas, fotgrafos e operadores de TV. O prprio jogo um ato de comunicao. Dias antes j tinha provocado dzias de mensagens e durante dias a fio ele continuar sendo objeto de comunicao nos botequins, nos escritrios, nas fbricas, nos rdios e jornais. A) Classifique em verbal ou no-verbal os aspectos relacionados ao texto: a) gritos da torcida ______________________. b)cores das bandeiras ______________________. c) nmero das camisetas ______________________. d) gestos, apitadas e cartes do juiz e dos bandeirinhas ______________________. e) conversas de torcedores ______________________. B) A comunicao no existe como algo separado da vida em sociedade: no poderia existir comunicao sem sociedade, nem sociedade sem comunicao. Quais os ambientes sociais em que ocorrem os atos de comunicao descritos no texto lido? R.:_____________________________________________________________________________.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 16 Portugus Instrumental

2) Relacione as duas colunas: a) Fenmeno universal b) fenmeno limitado a grupos culturais c) fenmeno individual

( ( (

) Lngua ) Linguagem ) Fala

3) As oraes abaixo encontram-se redigidas desobedecendo a norma culta, reescreva-as obedecendo as regras do uso padro. a) Eu no vi ela hoje. ______________________________________________________________. b) Ningum deixou ele falar. ________________________________________________________. c) Deixe eu ver isso! _______________________________________________________________. d) Eu te amo, sim, mas no abuse! ___________________________________________________. e) No assisti o filme nem vou assisti-lo. _______________________________________________. f) Sou teu pai, por isso vou perdo-lo. _________________________________________________. 4) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira: (1) Estou preocupado. ( ) gria, limite da lngua popular (2) T preocupado. ( ) lngua popular (3) T grilado. ( ) norma culta
GABARITO: 1) A) a) verbal, b) no-verbal, c) verbal, d) no-verbal, e) verbal B) R.: Estdio de futebol, botequins, escritrios, fbricas, rdios e jornais. 2) b, a , c. 3) a) Eu no a vi hoje., b) Ningum o deixou falar., c) Deixe-me ver isso!, d) Eu te amo, sim, mas no abuses!, e) No assisti ao filme nem vou assistir a ele., f) Sou seu pai, por isso vou perdoar-lhe. 4) 3, 2, 1. 5) a) F, b) F, c) V, d) F, e) V, f) V, g) V, h) F, i) V.

5) Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso as afirmativas abaixo. a) ( ) A lngua-padro aquela que desobedece a todos os parmetros gramaticais. b) ( ) Lngua coloquial a lngua espontnea, usada para satisfazer as necessidades vitais do falante,porm preocupa-se com as formas lingusticas. c) ( ) A lngua grupal tcnica desloca-se para a escrita. Ex. A lngua da Medicina. d) ( ) A comunicao no regida por normas fixas e mutveis. e) ( ) Lngua vulgar prpria das pessoas sem instruo. f) ( ) Todo ser humano possui, ao nascer, uma predisposio que faculta a aquisio da mesma (caracterstica inata). g) ( ) Lngua Regional, como o nome j indica, est circunscrita a regies geogrficas. h) ( ) A lngua culta, a representao do cotidiano. i) ( ) A lngua literria o instrumento utilizado pelos escritores.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 17 Portugus Instrumental

UNIDADE 3 Noo de Texto


1. Conceitos Bsicos
O que texto? um conjunto de frases? uma entidade material por meio da qual se comunica algo.

2. Categorias de Textos 2.1. Narrao


A narrao um texto dinmico, que contm vrios fatores de dependncia que so extremamente importantes para a boa estruturao do texto. Narrar contar um fato, e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narrao h sempre um comeo um meio e um fim. So requisitos bsicos para que a narrao esteja completa.

2.2. Elementos que formam a estrutura da narrativa TEMPO: O intervalo de tempo em que o(s) fato(s) ocorre(m). Pode ser um tempo cronolgico,
ou seja, um tempo especificado durante o texto, ou um tempo psicolgico, onde voc sabe que existe um intervalo em que as aes ocorreram, mas no se consegue distingui-lo.

ESPAO: O espao imprescindvel, e deve ser esclarecido logo no incio da narrativa, pois
assim o leitor poder localizar a ao e imagin-la com maior facilidade.

ENREDO: o fato em si. Aquilo que ocorreu e que est sendo narrado. Deve ter um comeo,
um meio e um fim.

PERSONAGENS: So os indivduos que participaram do acontecimento e que esto sendo


citados pelo narrador. H sempre um ncleo principal da narrativa que gira em torno de um ou dois personagens, chamados de personagens centrais ou principais (protagonistas).

NARRADOR:

quem conta o fato. Pode ser em primeira pessoa, o qual por participar da histria chamado narrador-personagem, ou em terceira pessoa, o qual no participa dos fatos, e denominado narrador-observador. Alguns elementos que ajudam na construo do enredo:

INTRODUO: Na introduo devem conter informaes j citadas acima, como o tempo, o


espao, o enredo e as personagens.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 18 Portugus Instrumental

TRAMA:

Nessa fase voc vai relatar o fato propriamente dito, acrescentando somente os detalhes relevantes para a boa compreenso da narrativa. A montagem desses fatos deve levar a um mistrio, que se desvendar no clmax. O clmax o momento chave da narrativa, deve ser um trecho dinmico e emocionante, onde os fatos se encaixam para chegar ao desenlace.

CLMAX:

DESENLACE: O desenlace a concluso da narrao, onde tudo que ficou pendente durante o
desenvolvimento do texto explicado, e o quebra-cabea, que deve ser a histria, montado. Para que no seu texto estejam presentes esses elementos, necessrio que na organizao do texto voc faa alguns questionamentos: O que aconteceu? (enredo), quando aconteceu? (tempo), onde aconteceu? (espao), com quem aconteceu? (personagens), como aconteceu? (trama, clmax, desenlace). DICAS IMPORTANTES Aps fazer essas perguntas e responder a elas, pode-se iniciar a redao da narrativa, na qual so includos todos os itens citados. Para a produo de uma boa redao, o melhor que se distribuam as informaes dessa forma: Introduo: Com quem aconteceu? Quando aconteceu? Onde aconteceu? Desenvolvimento: O que aconteceu? Como aconteceu? Por que aconteceu? Concluso: Qual a conseqncia desse acontecimento? Se essas dicas forem seguidas, com certeza a narrao estar completa e no faltar nenhuma informao para que se possa entender os fatos.

2.2. Descrio ou texto descritivo


O objetivo do texto descritivo mostrar algo, retratar, relatar as caractersticas de uma pessoa, um objeto, uma situao, um local. Essa categoria de texto construda por uma srie de enunciados simultneos,ele no regido por uma cronologia, como no texto narrativo, ou por uma lgica, como no texto dissertativo. O texto descritivo por excelncia, consiste em uma percepo sensorial, representada pelos cinco sentidos (viso, tato, paladar, olfato e audio) no intuito de relatar as impresses capturadas com base em uma pessoa, objeto, animal, lugar ou mesmo um determinado acontecimento do cotidiano. como se fosse uma fotografia traduzida por meio de palavras, sendo que estas so ornamentadas de riqussimos detalhes, de modo a propiciar a criao de uma imagem do objeto descrito na mente do leitor. A descrio pode ser retratada apoiando-se sob dois pontos de vista: o objetivo e o subjetivo.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 19 Portugus Instrumental

2.2.1. Descrio objetiva


Na descrio objetiva, como literalmente ela traduz, o objetivo principal relatar as caractersticas do objeto de modo preciso, isentando-se de comentrios pessoais ou atribuies de quaisquer termos que possibilitem a mltiplas interpretaes.

2.2.2. Descrio subjetiva


A subjetiva perfaz-se de uma linguagem mais pessoal, na qual so permitidas opinies, expresso de sentimentos e emoes e o emprego de construes livres em que revelem um toque de individualismo por parte de quem a descreve.

2.3. Dissertao ou texto dissertativo


Esse tipo de texto caracteriza-se pela defesa de uma ideia, de um ponto de vista, ou pelo questionamento acerca de um determinado assunto. O texto dissertativo d nfase ao enunciado e no ao enunciador. E nele se evitam os verbos me primeira pessoa, como: digo, afirmo, falo, concluo, entre outros. Deve-se utilizar a linguagem formal. Em geral, para se obter maior clareza na exposio de um ponto de vista, costuma-se distribuir a matria em trs partes.

Introduo Apresenta-se a ideia ou o ponto de vista que ser defendido. Desenvolvimento ou argumentao Desenvolve-se um ponto de vista para
tentar convencer o leitor; para isso, deve-se usar uma slida argumentao , citar exemplos, recorrer opinio de especialistas, fornecer dados, etc.

Concluso Nela se d um fecho ao texto, coerente com desenvolvimento, com os


argumentos apresentados.

2.4. O texto de instrues


Essa talvez seja o tipo de texto com o qual mais nos deparamos em nosso dia a dia. Voc j reparou nos textos afixados nos quartos de hotel, geralmente atrs das portas? Eles veiculam uma srie de informaes, desde o horrio do caf da manh, at avisos que viso segurana dos hspedes. So textos escritos numa linguagem bem clara e objetiva para que o leitor tenha fcil acesso s informaes e para que no haja dvida sobre o teor da mensagem. Outros exemplos desse tipo de texto so regras d jogos, receitas culinrias ou manuais de montagem de determinado equipamento.

DICAS IMPORTANTES Uma das diferenas entre esses textos o uso do imperativo negativo nas orientaes. O modo imperativo muito utilizado nos textos instrucionais, mas, nas regras de jogos e nas receitas, encontramos mais frequentemente sua forma afirmativa.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 20 Portugus Instrumental

Vamos exercitar nossos conhecimentos!


ATIVIDADE 1
Agora que j fizemos uma reviso sobre os tipos de textos com mais possibilidades de uso em nosso cotidiano, em grupo de trs pessoas, no mximo, elaborem um texto de Instrues sobre a utilizao dos Equipamentos no local de trabalho. O cenrio (ambiente) um escritrio. No poder ultrapassar uma pgina. Aps, socializaremos as produes textuais.

ATIVIDADE 2 Produo de Texto Narrativo a partir do Tema Transversal Segurana.


Elabore um pequeno texto narrativo considerando os elementos e as informaes a seguir descritas:

Introduo:
Com quem aconteceu? Mecnico de uma concessionria. Quando aconteceu? Quando no utilizava o seu equipamento de segurana. Onde aconteceu? Na concessionria (seu local de trabalho).

Desenvolvimento:
O que aconteceu? Acidentou-se. Como aconteceu? Use a sua criatividade. Por que aconteceu? Porque no utilizava o equipamento de segurana.

Concluso:
Qual a consequncia desse acontecimento? Use a sua criatividade. Se essas dicas forem seguidas com certeza, a narrao estar completa e no faltar nenhuma informao para que se possa entender os fatos.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 21 Portugus Instrumental

UNIDADE 4 Redao Tcnica


1. Conceito 1.1. O que redao tcnica?
Primeiramente, vejamos esses dois termos em separado: Redao o ato de redigir, ou seja, de escrever, de exprimir pensamentos e ideias atravs da escrita. Tcnica o conjunto de mtodos para execuo de um trabalho, a fim de se obter um resultado. Logo, para que voc escreva uma redao tcnica necessrio que certos processos sejam seguidos, como o tipo de linguagem, a estrutura do texto, o espaamento, a forma de iniciar e finalizar o texto, dentre outros. Dessa forma, a necessidade de certa habilidade e de se ter os conhecimentos prvios para se fazer uma redao tcnica imprescindvel! A redao tcnica engloba textos como: atas, cartas, certificados, declaraes, e-mails comerciais/empresariais, memorandos, ocorrncias (termo de), ofcios, relatrios.

2. Ata (de reunio) 2.1. Conceito.


Ata o resumo escrito dos fatos e decises de uma assemblia, sesso ou reunio para um determinado fim (Martins, 2003, p. 148). Medeiros (2005, p. 178), conceitua ... como um registro em que se relata o que se passou numa reunio, assemblia ou conveno.

2.2 Normas
Geralmente, as atas so transcritas a mo pelo secretrio, em livro prprio, que deve conter um termo de abertura e um de encerramento, assinados pela autoridade mxima da entidade ou por quem receber daquela autoridade delegao de poderes para tanto; esta tambm dever numerar e rubricar todas as folhas do livro. Por ser um documento de valor jurdico a ata deve ser lavrada de tal forma, que nada lhe poder ser acrescentado ou modificado.Caso haja engano, o secretrio escrever digo, retificando o pensamento.Se o engano for notado no final da ata, escrever-se- a expresso Em tempo: Onde se l..., leia-se.... No livro de atas, os nmeros dever ser escritos por extenso, evitando tambm as abreviaes. As atas so redigidas sem se deixarem espaos ou pargrafos, a fim de se evitarem acrscimos. O tempo verbal preferencialmente utilizado na ata o pretrito perfeito do indicativo. Com relao s assinaturas, todas as pessoas presentes devero assinar a ata, ou, quando deliberado, apenas o presidente e o secretrio.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 22 Portugus Instrumental

Para se evitar a fraude, permite-se tambm a transio da ata em folhas digitadas, desde que as mesmas sejam convenientes arquivadas. S em casos especiais, usam-se formulrios j impressos, como os das sees eleitorais. Medeiros (2005, p. 179), destaca os elementos constitutivos bsicos de uma ata. dia, ms, ano e hora da reunio (por extenso); local da reunio; relao e identificao do presidente e secretrio; ordem do dia (pauta) e fecho.

2.3. Modelo de Ata (de Reunio)

ATA DA 52 SESSO ORDINRIA DE 2006

Aos quatorze dias do ms de abril do ano de dois mil e seis, s quatorze horas, no Conselho de Terras da Unio, quinto andar, sala quinhentos e vinte e trs, do Edifcio do Ministrio da Fazenda, na cidade _____________, reuni-se o Conselho, em Sesso Ordinria, presidido pelo Conselheiro-Presidente, Senhor _________________________, presentes e Conselheiros, Senhores: ___________________________________; presente, tambm, o ProcuradorRepresentante Iniciados processo os da Fazenda o remeteu n da ao Fazenda o Nacional, Senhor Senhor de __________________________. Representante _______________________, trabalhos, Senhor Procurador do interesse

Relator-Conselheiro, 242.958-87,

__________________ e outros, do qual tivera vista. A seguir, com a palavra o Conselheiro, Senhor ___________________, iniciou-se a discusso do processo n 66.634-98, do interesse de __________________________ e outros, ocasio em que o Senhor Conselheiro-Relator rememorou as principais fases do processo bem como suas implicaes no mbito do Poder Judicirio, at que foi atingido o trmino da hora regimental dos trabalhos, sustando-se, em conseqncia, a continuao dos debates. E, aps a leitura da pauta para a prxima reunio, o Senhor Presidente encerrou esta, da qual, para constar, eu ____________________________________, lavrei est Ata. Sala das Sesses, em 14 de abril de 2006.

EXERCCIO: Elabore uma ata sobre uma reunio de condomnio. (entregar em folha destacvel).

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 23 Portugus Instrumental

3. Carta Comercial Tradicional e Moderna 3.1. Conceito


A carta comercial, tambm chamada de correspondncia tcnica, um documento com objetivo de se fazer uma comunicao comercial, empresarial.
A redao comercial tem como caractersticas comuns: a) clareza: o texto, alm de ser claro, deve ser objetivo, como forma de evitar mltiplas interpretaes, o que prejudica os comunicados e negcios. b) esttica: a fim de causar boa impresso, o texto deve estar bem organizado e dentro da estruturao cabvel. No pode haver rasuras ou sujeiras impregnadas ao papel. c) linguagem: seja conciso e objetivo: passe as informaes necessrias, sem ficar usufruindo de recursos estilsticos. Seja impessoal, ou seja, no faa uso da subjetividade e de sentimentalismo. E por fim, escreva com simplicidade, mas observando a norma culta da lngua. muito importante que haja correo, pois um possvel equvoco pode gerar desentendimento entre as partes e possveis prejuzos de ordem financeira.

3.2. Estrutura de uma Carta Comercial


1 passo: O papel deve ter o timbre e/ou cabealho, com as informaes necessrias (nome, endereo,
logotipo da empresa). Normalmente, j vem impresso.

2 passo: Coloque o nome da localidade e data esquerda e abaixo do timbre. Coloque vrgula depois do
nome da cidade! O ms deve vir em letra minscula, o ano dever vir junto (2008), sem ponto ou espao. Use ponto final aps a data.

3 passo: Escreva o nome e o endereo do destinatrio esquerda e abaixo da localidade e data. 4 passo: Coloque um vocativo impessoal: Prezado(s) Senhor(Senhores), Caro cliente, Senhor diretor,
Senhor Gerente, etc.

5 passo: Inicie o texto fazendo referncia ao assunto, tais como: Com relao a..., Em ateno carta
enviada.., Em ateno ao anncio publicado..., Atendendo solicitao..., Em cumprimento a..., Com relao ao pedido..., Solicito que..., Confirmamos o recebimento, dentre outras.
OBERVAO

Evite iniciar com Atravs desta, Solicito atravs desta, Pela presente e similares, pois so expresses pleonsticas, uma vez que est claro que o meio de comunicao adotado a carta.

6 passo: 7 passo:
OBERVAO

Exponha o texto, como dito anteriormente, de forma clara e objetiva. Pode-se fazer abreviaes do pronome de tratamento ao referir-se ao destinatrio: V.S.; V. Exa.; Exmo.; Sr.; etc. Corresponde ao fecho da carta, o qual o encerramento da mesma. Despea-se em tom amigvel: Cordialmente, Atenciosamente, Respeitosamente, Com elevado apreo, Saudaes cordiais, etc.

Evite terminar a carta anunciando tal fato (Termino esta) ou de forma muito direta (Sem mais para o momento, despeo-me).

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 24 Portugus Instrumental

3.3.3. Modelo de Carta Comercial

Loja da Maria Maria e Cia. Ltda. Comrcio de utenslios Av. Jos Malcher, 1000 Belm Pa Belm, 03 de maro de 2008. Ao diretor Joaquim Silva Rua das Palmeiras, 600 Belo Horizonte MG Prezado Senhor: Confirmamos ter recebido uma reivindicao de depsito no valor trs mil reais referente ao ms de fevereiro. Informamo-lhe que o referido valor foi depositado no dia 1 de maro, na agncia 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresrios. Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento. Pedimos escusas por no termos feito o depsito anteriormente, mas no tnhamos ainda a nova conta bancria. Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e considerao. Atenciosamente, Amlia Sousa Gerente comercial

EXERCCIO

Elabore uma Carta Comercial sobre o no-recebimento de mercadoria solicitada.

(entregar em folha destacvel).

4. Certificado
Certificado, como o prprio nome j diz, certifica alguma coisa que a pessoa fez. um documento comprobatrio de que o indivduo fez um curso ou participou de um simpsio, encontro, congresso ou oficina. emitido pelos organizadores ou realizadores do evento. O certificado o contedo, ou seja, o corpo da certificao. Esta ltima atesta ser verdade algo que est declarado. Portanto, fazer a certificao um ato srio, pois quem assina est assumindo a responsabilidade sobre aquilo que afirma o documento.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 25 Portugus Instrumental

4.1. Modelo de Certificado

CERTIFICADO

Certifico que o(a) aluno(a) ___________________________________________ participou do V Simpsio sobre educao infantil, no perodo de _______ a __________, perfazendo um total de ________ horas.

Belm, ________________.

________________________ Diretor Geral do Departamento de Letras da UFPA

5. Declarao 5.1. Conceito


A declarao um tipo de texto muito ligado s situaes cotidianas, que constitui-se num relato proferido por algum a favor de outra pessoa, procurando evidenciar uma verdade em que se acredita. Trata-se de uma comunicao escrita, cuja esttica segue alguns padres fixos que envolvem conhecimentos lingusticos adequados, tais como o tipo de linguagem, a estrutura textual, o espaamento, a forma de iniciar e finalizar a mensagem, dentre outros fatores.

5.2. Estrutura de uma Declarao.


Visando aprimorar nossos conhecimentos acerca da composio textual em evidncia, enfatizaremos as seguintes particularidades:

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 26 Portugus Instrumental

a) Tal documento dever fazer referncia ao objetivo pretendido por meio do discurso, ou seja, a expresso declarao grafada com letras maisculas, ocupando uma posio de destaque sobre as demais; b) Em seguida redige-se a mensagem pretendida, focalizando o assunto especfico; c) Ao final, cita-se o local, a data, enfatizando dia, ms e ano, seguida da assinatura do emissor (declarante) e seu respectivo cargo (funo), quando for o caso.

5.3. Modelo de Declarao


DECLARAO DECLARAMOS para os devidos fins que a aluna ---------------------------(nome da pessoa a que se refere as informaes prestadas), encontra-se regularmente matriculada na seguinte instituio de ensino (nome da escola, faculdade). Situada Rua (endereo completo da instituio). Por ser verdade, afirmo o presente documento. ---------------------------(local e data) -------------------------------Assinatura do emissor

EXERCCIO Elabore uma declarao (assunto livre). (entregar em folha destacvel). 6. E-mails (mensagens eletrnicas)
A mensagem eletrnica como qualquer outra mensagem escrita (Medeiros, 2005, p. 60). Ao redigir um e-mail comercial, levam-se em considerao os mesmos aspectos tcnicos da carta comercial, inclusive seus elementos estruturais. Deve haver clareza, simplicidade, coerncia e coeso entre as ideias. Um perigo constante neste tipo de comunicao o vcio de linguagem. Muitos acham que o e-mail deve ser redigido com palavras abreviadas (ex. vc = voc, td = tudo bem), mas lembre-se estamos escrevendo uma carta comercial (a um cliente, fornecedor, etc.) em nome de nossa empresa e devemos passar seriedade e confiana ao receptor da mensagem. Ao terminar o texto, sempre coloque seu nome completo, para que o interlocutor possa identificar quem escreveu o e-mail. Lembramos que estas regras se aplicam aos e-mails comerciais. No temos aqui o intuito de criticar ou querer normatizar os e-mails particulares, que tem suas prprias regras e linguagem.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 27 Portugus Instrumental

DICA IMPORTANTE
O e-mail uma forma de comunicao eficiente e veloz. Entretanto, assim como em uma carta, a formalidade no deve ser dispensada em determinadas oportunidades, como o caso de comunicaes comerciais, dentre outras.

6.1. Modelo de E-mail Comercial ---------------(localidade), (dia) de (ms) de (ano).

Para (destinatrio/empresa) Ateno a (pessoa ou departamento) Assunto (tema da comunicao) Prezados Senhores, Somos uma empresa de representaes em vendas e temos em nosso quadro funcional apenas vendedores altamente capacitados e profissionalizados. Anexamos nesta oportunidade nosso portflio para anlise e manifestamos nossa inteno de representar sua empresa em municpios da regio. Caso haja interesse por parte de sua empresa, nos colocamos disposio para novos contatos. Agradecemos a ateno. Atenciosamente, Sua Empresa Seu Nome - Seu Cargo ----------------

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 28 Portugus Instrumental

EXERCCIO

Imagine que voc um Promotor de Vendas on-line, e que voc deseja mostrar seu produto via internet para o seu consumidor. Assim, elabore e envie um e-mail comercial para um amigo(a), mostrando as qualidades deste produto, para provvel comercializao virtual.

(entregar em folha destacvel).

7. Memorando
O memorando um aviso por escrito de carter interno e administrativo, uma vez que estabelece a comunicao entre as unidades, departamentos ou setores de uma mesma empresa, instituio, rgo. Pode apresentar algumas finalidades: complementar uma correspondncia anteriormente enviada, expor projetos e ideias, apresentar novas diretrizes, dentre outras. uma carta de tramitao rpida, simples e eficaz, sem se prender a burocracias iminentes. O despacho pode ser realizado na prpria folha do memorando de modo resumido, o que permite agilidade e transparncia no andamento das decises tomadas.

7.1. Estrutura de um Memorando


Quanto estrutura, o memorando deve ter identificao por nmero, data, vocativo, assunto, texto objetivo e claro, despedida e a assinatura, acompanhada do cargo que se atribui ao remetente do referido documento. A linguagem formal.

7.2. Modelo de Memorando


Memorando N 01/09 Ao Sr. Chefe de Recursos Humanos Assunto: Desligamento de funcionrio Em _____de ______ de______.

Com base na determinao do prprio funcionrio Luciano da Silva, comunicamos que o mesmo foi desligado, hoje, deste departamento e, portanto, est sob orientao dos senhores para as tramitaes legais.

Atenciosamente,

___________________ Chefe administrativo do Departamento de Produo.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 29 Portugus Instrumental

EXERCCIO

Redigir um memorando interno com o seguinte teor: Direo de Instituto comunica Seo de Pagamentos da Universidade o no-comparecimento ao servio, por mais de 30 dias, do servidor Paulo Lopes. (entregar em folha destacvel).

8. Ocorrncia (Termo de)


O Termo de Ocorrncia um livro que encontra-se meio esquecido hoje em dia pelas empresas. Nele deve-se registrar a abertura de todos os livros que a empresa obrigada a ter (entradas, sadas, inventrio, ICMS, entre outros), alm de outras operaes na empresa, como pedido de tales, instalao de ECF e manuteno da mesma, registro de fiscalizao na empresa, feita pelo fiscal, entre outras.

8.1. Modelo de Termo de Ocorrncia


OBS: Este Termo dever ser transcrito no livro de Registro de Utilizao de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrncias, pelo prprio punho do requerente.

TERMO DE OCORRNCIAS

Assunto: Declarao expressa pela opo do Crdito Presumido de 20% (vinte por cento) consubstanciada no artigo 3 do Anexo IX do RICMS. (espao reservado ao nome da razo social da empresa), empresa estabelecida neste municpio, inscrita no CNPJ n. e Inscrio Estadual n , com atividade econmica de: TRANSPORTE RODOVIRIO DE CARGAS EM GERAL, intermunicipal/ interestadual, neste ato representada pelo seu scioproprietrio/ procurador: (espao reservado ao nome do representante legal da empresa), brasileiro, natural de , portador da Cdula de Identidade RG n _______________, expedida pela SSP/ inscrito no CPF n _________________________, domiciliado no municpio de ____________________________________, declara expressamente que sua opo pelo benefcio fiscal importa em renncia a qualquer outro crdito decorrente do sistema de tributao previsto na legislao estadual, nos termos do artigo 3 do Anexo IX do Regulamento do ICMS RICMS. _________________________, de _________________ de 200__.
(espao reservado cidade de origem) ______________________________________ (espao reservado ass. do representante legal) SCIO PROPRIETRIO/PROCURADOR

OBS: -Aps transcrever o texto acima no livro Registro de Utilizao de Documentos Fiscais, reconhecer firma promovida por oficial pblico; - autenticar a cpia em cartrio; - Se o signatrio no pertencer ao quadro societrio da empresa, anexar procurao lavrada por instrumento pblico.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 30 Portugus Instrumental

9. Ofcio
O ofcio o documento por meio do qual feita determinada comunicao ou solicitao, em carter oficial, determinada pessoa fsica ou jurdica (autoridade).

9.1. Modelo de Ofcio


Ofcio n (nmero)/(ano) Secretaria de Trnsito Municpio de Belm PA Felipe Furtado Machado, brasileiro, solteiro, carteiro, inscrito no CPF sob o n (informar), residente e domiciliado Rua dos Pinhais, n 111 - Jardim do Bosque, nesta cidade, vem respeitosamente presena de Vossa Senhoria solicitar a colocao de um quebra molas em meu bairro, em frente ao Colgio Municipal, tendo em vista que o trnsito de veculos flui em velocidade elevada no local, colocando em risco a integridade fsica dos pedestres, especialmente das crianas que frequentam aquele estabelecimento de ensino. Certo de que a solicitao ser atendida, fique com meus votos de estima e considerao. (local), (dia) de (ms) de (ano) (assinatura) (nome)

EXERCCIO

Redigir um ofcio com o seguinte teor: o Sr. Secretrio do Departamento de Meio Ambiente - DEMA, solicita a uma equipe responsvel pela poda (corte) de rvores, as quais esto obstruindo a viso dos semforos. (entregar em folha destacvel).

10.0. Relatrio
O relatrio tem por finalidade expor informaes sobre um decreto, uma deciso, um projeto, uma atividade, uma pesquisa ou algo semelhante, a fim de prestar contas, sejam financeiras ou administrativas. Pode ser complexo como de uma empresa e simples como de um estgio. O discurso em um relatrio deve ser claro, objetivo, conciso e exato. Dessa forma, o relatrio tem a finalidade de apresentar resultados parciais ou finais de determinada tarefa ou atividade. Utilizado especialmente no meio profissional ou acadmico, o relatrio deve ser informativo e ao mesmo tempo objetivo quanto ao assunto abordado.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 31 Portugus Instrumental

10.1. Modelos de Relatrio


Empresa _________________________________

Relatrio da Diretoria Financeira

Senhores Acionistas:

Em cumprimento s disposies legais e estaturias, submetemos a sua apreciao o Balano Geral, referente ao exerccio de 2000, a demonstrao da conta Lucros e Perdas e o parecer do Conselho Fiscal. No exerccio que encerrou tivemos o imenso prazer de participar na subscrio do capital inicial da __________ , com R$ __________. A nossa carteira de aes alcana hoje R$ __________ , quase todo da __________ de grande valor. O nosso capital foi aumentado de R$ ___________ para R$ ________ com incorporao do Fundo __________, passando o valor nominal das aes de R$ _________ para R$ ______, e o nosso patrimnio de R$ _________ para __________. Finalmente nos colocamos inteiramente disposio de V.S. para todos os esclarecimentos que se fizerem necessrios. Vitria, ___ de _____ de _____ . ______________________ _______________________ Assinaturas Balano Geral em: ________________ Ativo ___________________ Passivo __________________

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 32 Portugus Instrumental

Relatrio de Gesto de Oramento Venho apresentar o relatrio de prestao de constas da gesto referente ao perodo de (dia e ms) a (dia, ms e ano) a fim de que seja apreciado pelos senhores. Constam do relatrio todas as despesas efetuadas, assim como o planejamento para o prximo perodo. 1. Do oramento para o perodo 2. Das obras de benfeitoria e manutenes realizadas 3. Dos servios contratados 4. Dos eventos realizados 5. Das contas fixas mensais 6. Do saldo 7. Planejamento do prximo exerccio Por fim, solicito que se houverem divergncias quanto s contas apresentadas, que haja manifestao formal por escrito.

(localidade), (dia) de (ms) de ano).

Nome e Assinatura Cargo

EXERCCIO Elabore um relatrio sobre a visita a um museu. (entregar em folha destacvel).

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 33 Portugus Instrumental

UNIDADE 5 Gramtica e Ortografia


1. Introduo
A falta de capacidade de escrever, falar e ler corretamente decorre, por vezes, da falta do hbito de ler, pois quem l com frequncia escreve melhor, tem melhor raciocnio, melhor interpretao e melhor organizao de ideias. Mas no somente essa questo que faz com que tenhamos dificuldades de nos comunicar. O pouco domnio ou a falta de conhecimento das regras bsicas estabelecidas em nosso cdigo lingustico so, tambm, fatores importantes que devemos considerar no processo de uma comunicao eficiente e eficaz. Pensando nisso, propomos nesta unidade recuperar alguns conceitos gramaticais e ortogrficos de nosso cdigo lingustico.

2. Forma e grafia de algumas palavras que apresentam mais dificuldades para uma comunicao escrita ideal 2.1. Uso do a ou h
Para saber se voc deve usar a ou h apresentamos aqui algumas dicas para facilitar a eliminao de dvidas a esse respeito: Usa-se h quando o verbo haver impessoal, tem sentido de existir e conjugado na terceira pessoa do singular.
Exemplo:

H um modo mais fcil de fazer essa massa de bolo. Existe um modo mais fcil de fazer essa massa de bolo. Ainda como impessoal, o verbo haver utilizado em expresses que indicam tempo decorrido, assim como o verbo fazer.
Exemplos:

H muito tempo no como esse bolo. Faz muito tempo que no como esse bolo. Logo, para identificarmos se utilizaremos o a ou h substitumos por faz nas expresses indicativas de tempo. Se a substituio no alterar o sentido real da frase, emprega-se h
Exemplos:

H cinco anos no escutava uma msica como essa. Substituindo por faz: Faz cinco anos que no escutava uma msica como essa. Quando no for possvel a conjugao do verbo haver nem no sentido de existir, nem de tempo decorrido, ento, emprega-se a.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 34 Portugus Instrumental


Exemplos:

Daqui a pouco voc poder ir embora. Estamos a dez minutos de onde voc est. DICA IMPORTANTE No se usa H muitos anos atrs, pois redundante, pleonasmo. No necessrio colocar atrs, uma vez que o verbo haver est no sentido de tempo decorrido.

3. Concordncia Nominal Regra Geral 3.1. Introduo


Concordncia o mecanismo pelo qual algumas palavras alteram suas terminaes, para se adequar harmonicamente umas s outras na frase. H dois tipos de concordncia: a Nominal e a Verbal.

3.2. Concordncia Nominal


o acordo entre o nome (substantivo) e seus modificadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo) quanto ao gnero (masculino ou feminino) e o nmero (plural ou singular).
Exemplo:

Minha casa extraordinria. Temos o substantivo casa, o qual ncleo do sujeito Minha casa. O pronome possessivo minha est no gnero feminino e concorda com o substantivo. O adjetivo extraordinria, o qual predicativo do sujeito (trata-se de uma orao com complemento conectado ao sujeito por um verbo de ligao), tambm concorda com o substantivo casa em gnero (feminino) e nmero (singular). Para finalizar, veremos mais um exemplo, com anlise bem detalhada: Exemplo: Dois cavalos fortes venceram a competio. Primeiro, verificamos qual o substantivo da orao acima: cavalos. Os termos modificadores do substantivo cavalos so: o numeral Dois e o adjetivo fortes. Esses termos que fazem relao com o substantivo na concordncia nominal devem, de acordo com a norma culta, concordar em gnero e nmero com o mesmo. Nesse caso, o substantivo cavalos est no masculino e no plural e a concordncia dos modificadores est correta, j que dois e fortes esto no gnero masculino e no plural. Observe que o numeral dois est no plural porque indica uma quantidade maior do que um. Ento temos por regra geral da concordncia nominal que os termos referentes ao substantivo so seus modificadores e devem concordar com o mesmo em gnero e nmero.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 35 Portugus Instrumental

DICA IMPORTANTE Localize na orao o substantivo primeiramente, como foi feito no ltimo exemplo. Aps a constatao do substantivo, observe o seu gnero e o nmero. Os termos referentes ao substantivo so seus modificadores e devem estar em concordncia de gnero e nmero com o nome (substantivo).

3.2.1 Casos especiais de Concordncia Nominal


Lembro que a matria complexa e controversa, sujeita a solues divergentes. As normas que a seguir mostramos tm como base as regras da gramtica normativa. Alerta advrbio e invarivel:
Exemplo:

Ambos estavam alerta. Mas ateno: varivel como sinnimo de aviso (substantivo):
Exemplo:

As sentinelas deram vrios alertas (= vrios avisos). Menos sempre, menas nunca:
Exemplo:

Havia menos alunas na aula. Bastante pode ser adjetivo ou advrbio. Como advrbio (intensidade = muito) invarivel: Exemplo: Eles falam bastante (muito). Como adjetivo concorda com o substantivo: Voc ainda ver bastantes > novidades. Macete Para fazermos diferenciao basta substituirmos [bastante] por [muito]; se muito variar bastante tambm ira variar, em qualquer circunstncia:
Exemplos:

Voc conheceu muitas pessoas (muitas = bastantes). Elas so muito simpticas (muito = bastante).

Meio (= um pouco, um tanto) advrbio e invarivel:


Exemplo:

A porta estava meio (um tanto) aberta. Significando metade, concordar com o nome a que se refere:

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 36 Portugus Instrumental


Exemplo:

Tomou meia > garrafa de cerveja. Anexo, Incluso e Junto so palavras adjetivas e, como tais, concordam com o nome a que se referem:
Exemplos:

Remeto-lhe anexa, inclusa > a fotocpia do recibo. Remeto-lhe anexos, inclusos > os convites. Remeto-lhe anexas, inclusas > as faturas. As irms estavam juntas. Encontrei os amigos juntos. Mas Ateno: Anexo precedido da preposio [em] fica invarivel: Em anexo, seguem as faturas. Junto / junto de / junto com (= perto de) so invariveis:
Exemplos:

As certides seguem junto com / dos / aos documentos. Construiu os edifcios junto s estaes. Mesmo, Prprio, so palavras adjetivas e, como tais, concordam com o nome a que se referem:
Exemplos:

Ela < mesma / prpria far os convites. Ele < mesmo / prprio far os convites. Mesmo [= de fato, realmente], invarivel: Elas faro mesmo (= de fato) parte do grupo. Quite palavra adjetiva e concorda com o nome a que se refere:
Exemplos:

Estou < quite com o servio militar. Estamos < quites com o servio militar. Caro e Barato so invariveis quando usados com o verbo custar:
Exemplo:

Curiosidade est custando caro. Sem o verbo custar concorda com o nome a que se refere:
Exemplo:

A gasolina est cara. Bom / Necessrio / Proibido / Permitido, estas expresses s concordam com o substantivo se este vier precedido de um artigo ou palavra semelhante; caso contrrio, a expresso fica invarivel:

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 37 Portugus Instrumental


Exemplos:

gua mineral bom para a sade. A gua mineral boa para a sade. Virtude necessrio. / A virtude necessria. Sua demisso no foi boa para o governo. Bebida alcolica proibido. / A bebida alcolica proibida. Possvel quando acompanhado de: o/a mais, o/a menos, o/a melhor, o/a pior; fica no singular:
Exemplos:

Recebemos a melhor notcia possvel. Quero um carro o mais barato possvel. Possvel ir para o plural quando o [artigo] das expresses estiver no plural:
Exemplo:

Vestia roupas as mais modernas possveis. A expresso quanto possvel invarivel:


Exemplo:

Proporcionou-lhes conforto quanto possvel. Substantivo como Adjetivo (derivao imprpria) no varia:
Exemplo:

Mulher mostro. => Mulheres mostro. Nenhum varia normalmente:


Exemplo:

Vocs no so nenhuns coitadinhos. O plural s pode ser usado, se o pronome vem antes do adjetivo. Se vier depois, s admite o singular: Vocs no so coitadinhos nenhum. Ss (= sozinho, nico) adjetivo. Concorda em nmero com o substantivo:
Exemplo:

Os dirigentes ficaram ss (= sozinhos). A locuo adverbial [a ss] invarivel:


Exemplo:

Estamos a ss. S (= somente, apenas) advrbio e invarivel:


Exemplo:

Nesta sala, s (= somente) os dirigentes podem entrar.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 38 Portugus Instrumental

Obrigado concorda normalmente com o nome a que se refere. A mulher deve dizer [obrigada] (= grata, reconhecia):
Exemplos:

A moa disse: muito obrigada. O rapaz disse: muito obrigado. As moas disseram: muito obrigadas. Os rapazes disseram: muito obrigados. Salvo / Exceto / Obstante invarivel:
Exemplos:

Salvo honrosas excees. Iremos, no obstante as ordens em contrrio. Os fiscais levaram tudo, exceto os quadros artsticos. No confunda salvo (= exceto, menos) preposio, com salvo (= livre, so, salvado), adjetivo que varivel:
Exemplo:

Os fugitivos esto salvos. A Olhos Vistos (= visivelmente) locuo adverbial, portanto, invarivel:
Exemplo:

Lcia emagrecia a olhos vistos. Pronomes de Tratamento que tenham um adjetivo como referente, concordaro com o sexo da pessoa representada por esse nome:
Exemplos:

Vossa Majestade (um rei) est preocupado. Vossa Majestade (uma rainha) est preocupada. Adjetivo anteposto a dois ou mais substantivos concorda, por norma, com o substantivo mais prximo:
Exemplos:

Manifestou profundo respeito e admirao. Manifestou profunda admirao e respeito. Adjetivo posposto a dois ou mais substantivos haver duas opes de concordncia. O adjetivo concorda com o substantivo mais prximo.
Exemplos:

Encontramos uma jovem e um homem preocupado. Encontramos um homem e uma jovem preocupada. Ou vai para o plural, concordando com os substantivos. Se os substantivos forem gneros diferentes, prevalecer sempre o masculino:

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 39 Portugus Instrumental


Exemplos:

Encontramos uma jovem e um homem preocupados. Encontramos uma jovem e uma mulher preocupadas.

3.2.2. As Excees
a) Se os substantivos forem sinnimos ou puderem ser considerados sinnimos, o adjetivo concordar com o mais prximo:
Exemplo:

Lus tinha ideia e pensamento < fixo. Lus tinha pensamentos e ideias < fixas. b) Se os substantivos forem antnimos o adjetivo dever ir obrigatoriamente para o plural:
Exemplo:

Passei dias e noites frios na Europa. c) Se o adjetivo s puder referir-se ao ltimo substantivo porque o sentido assim exige, s com ele far a concordncia:
Exemplo:

Comprei livros e pra madura (livros no amadurecem). d) Quando dois ou mais adjetivos qualificam um nico substantivo, ocorrem as seguintes concordncias: - Se houver repetio do artigo o substantivo ficar no singular concordando com um adjetivo de cada vez:
Exemplos:

Suportou [a] presso interna e [a] (presso) externa. O produto conquistou [o] mercado europeu e [o] americano. - Se no houver repetio do artigo, o substantivo ir para o plural juntamente com o artigo que o antecede, concordando com todos os adjetivos:
Exemplos:

Suportou as presses interna e externa. O produto conquistou os mercados europeu e americano. e) O adjetivo como predicativo do sujeito for composto, o adjetivo vai para o plural. Se os substantivos que formam o sujeito forem gneros diferentes, o adjetivo vai para o plural masculino:
Exemplos:

O mar e o cu estavam serenos. O vale e a montanha so frescos. - Anteposto aos substantivos, o adjetivo concorda, em geral, com o mais prximo:

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 40 Portugus Instrumental


Exemplos:

Escolheste boa hora e lugar. Escolheste bom lugar e hora. f) O adjetivo como predicativo do objeto seguem as mesmas regras para o adjetivo como predicativo do sujeito:
Exemplos:

Julgaram o filme e o ator bem fracos. A prtica tornou respeitada a enfermeira e o mdico. g) Um e outro + substantivo + adjetivo, o substantivo vai para o singular e o adjetivo para o plural:
Exemplos:

Um e outro aspecto obscuros. Uma e outra causa juntas.

Revisando o assunto!!
Exerccios de Concordncia Nominal

1) Faa a Concordncia Correta rasurando o termo incorreto. 01. Tenho [bastante / bastantes] razes para julg-lo. 02. Viveram situaes [bastante / bastantes] tensas. 03. Estavam [bastante / bastantes] preocupados. 04. Acolheu-me com palavras [meio / meias] tortas. 05. Os processos esto [incluso / inclusos] na pasta. 06. Estas casas custam [caras / caro]. 07. Seguem [anexa /anexas] as faturas. 08. [proibido / proibida] conversas no recinto. 09. Vocs esto [quite / quites] com a mensalidade? 10. Hoje temos [menas / menos] lies. 11. gua [boa / bom] para rejuvenescer. 12. Ela caiu e ficou [meio / meia] tonta. 13. Elas esto [alerta / alertas]. 14. As duplicatas [anexa / anexas] j foram resgatadas. 15. Quando cheguei era meio-dia e [meia / meio]. 16. A lealdade [necessria / necessrio]. 17. A deciso me custou muito [caro /cara]. 18. As meninas me disseram [obrigada / obrigadas]. 19. A porta ficou [meia / meio] aberta. 20. Em [anexo / anexos] vo os documentos. 21. [permitido / permitida] entrada de crianas. 22. [Salvo / Salvos] os doentes, os demais partiram. 23. As camisas esto [caro / caras]. 24. Seu pai j est [quite / quites] com o meu?

25. Escolhemos as cores mais vivas [possvel / possveis]. 26. [necessrio / necessria] muita f. 27. [necessrio / necessria] a ao da polcia. 28. A ma [boa / bom] para os dentes. 29. [Excetos / Exceto] os dois menores, todos entram. 30. A sala tinha [bastante / bastantes] carteiras. 31. Eram moas [bastante / bastantes] competentes. 32. Suas opinies so [bastante / bastantes] discutidas. 33. Joo ficara a [ss / s]. 34. [proibido / proibida] a entrada neste recinto. 35. Bebida alcolica no [boa / bom] para o fgado. 36. Ma [bom / boa] para os dentes. 37. [proibida / proibido] a permanncia de veculos. 38. V. Exa. est [enganada / enganado], senhor vereador. 39. Est [incluso / inclusa] a comisso. 40. Tenho uma colega que [meia / meio] ingnua. 41. Ela apareceu [meio / meia] nua. 42. Manuel est [meio / meia] gripado. 43. As crianas ficaram [meia / meio] gripadas. 44. Nunca fui pessoa de [meio / meia] palavra. 45. A casa estava [meia / meio] velha. 46. Quero [meio / meia] poro de fritas. 47. Vocs [s / ss] fizeram isso? 48. Fiquem [alerta / alertas] rapazes. 49. Esperava [menas / menos] pergunta na prova. 50. As certides [anexa / anexas] devem ser seladas.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 41 Portugus Instrumental

3.3. Problemas Gerais da Lngua Culta 3.3.1. Expresses que nos confundem na produo de textos ou frases
Acerca de ou h cerca de Na expresso h cerca de est inserido o verbo haver no sentido de tempo decorrido, sem saber o perodo com exatido de dias, meses ou anos. Aproxima-se do sentido de faz quando tambm se refere a tempo. Na dvida substitua o verbo h por faz.
Exemplo:

Lembramos que a revoluo ocorreu h cerca de meio sculo. (faz cerca de) J o termo acerca ou a locuo prepositiva acerca de tm significado de: a respeito de, sobre algo.
Exemplos:

Falvamos acerca de sua resposta professora. No falei nada acerca disso. Tampouco ou to pouco Tampouco significa tambm no e advrbio. Geralmente, usado na expresso nem tampouco para enfatizar o sentido de negao.
Exemplos:

No sei escrever esta palavra, voc tampouco. No verifiquei se minha grafia est correta, nem tampouco a pontuao. To pouco significa muito pouco e refere-se medida (de tempo, de valor).
Exemplos:

Faz to pouco tempo que estamos trabalhando! Que bom, o sapato que quero comprar custa to pouco! Sentar-se na mesa e Sentar-se mesa Sentar-se na mesa significa sentar-se sobre a mesa. Sentar-se mesa significa sentar-se defronte mesa. O mesmo ocorre estar ao computador, ao telefone, ao porto, janela.
Exemplos:

Todos os dias no almoo, minha famlia senta-se mesa. Um pssaro veio e sentou-se na mesa. Estadia e Estada Estadia usado para veculos em geral. Estada usado para pessoas.
Exemplos:

Foi curta minha estada na cidade. Paguei a estadia de meu automvel. A domiclio e Em domiclio A domiclio s se usa quando d ideia de movimento. Em domiclio se usa sem ideia de movimento:

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 42 Portugus Instrumental


Exemplos:

Enviarei a domiclio seus documentos. Fazemos entregas em domiclio. Levaram a domiclio as compras. Damos aulas particulares a domiclio. Escutar e ouvir Escutar significa estar atento para ouvir. Ouvir significa perceber pelo sentido da audio:
Exemplos:

Escutou, a tarde toda, as reclamaes da esposa. Ao ouvir aquele barulho estranho, saiu em disparada. Olhar e Ver Olhar significa estar atento para ver. Ver significa perceber pelo sentido da viso:
Exemplo:

Quando olhou para o lado, nada viu, pois ele sara de l. Eminente e Iminente - Eminente quer dizer notvel, ilustre, alto, elevado. Iminente, como dito anteriormente, expressa algo que vai ocorrer em breve.
Exemplos:

Joo era figura eminente em seu bairro, pois era um cozinheiro de mo cheia! O prdio precisou ser interditado, pois havia perigo iminente. Traz e Trs Termo trs (com acento e grafado com s) tem o mesmo significado de atrs, detrs. Tem funo de advrbio de lugar, vem sempre acompanhado de uma preposio, formando com esta uma locuo adverbial:
Exemplos:

Ela olhou para trs e se arrependeu do que fez. O menino surgiu de trs da moita. O termo traz (sem acento e escrito com z) tem o mesmo significado de conduzir, transportar, causar, ocasionar, oferecer. a conjugao do verbo trazer na terceira pessoa do singular do indicativo ou na primeira pessoa do singular do imperativo.
Exemplo:

Ele traz notcias boas para ns! Se no / Seno Use se no (unio da conjuno se + advrbio no) quando puder trocar por caso no, quando no ou quando a conjuno se for integrante e estiver introduzindo uma orao objetiva direta: Perguntei a ela se no queria dormir em minha casa. Use seno quando puder substituir por do contrrio, de outro modo, caso contrrio, porm, a no ser, mas sim, mas tambm.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 43 Portugus Instrumental


Exemplos:

Voc tem de comer toda a comida do prato, seno desperdcio. (de outro modo) Se no fosse o trnsito, no teria me atrasado. (caso no) Este, Esta, Isto / Esse, Essa, Isso - Esse ou este so pronomes demonstrativos que tem suas formas variveis de acordo com o nmero ou gnero. A definio de pronomes demonstrativos demonstra muito bem a funo desses: so empregados para indicar a posio dos seres no tempo e espao em relao s pessoas do discurso: quem fala (1 pessoa) e com quem se fala (2 pessoa). Vejamos: 1 pessoa: este, esta, isto; 2 pessoa: esse, essa, isso. a) Este, esta e isto so usados para objetos que esto prximos do falante. Em relao ao tempo, usado no presente.
Exemplos:

Este brinco na minha orelha meu. Esta meia no meu p minha. Isto aqui na minha mo de comer? b) Esse, essa, isso so usados para objetos que esto prximos da pessoa com quem se fala, ou seja, da 2 pessoa (tu, voc). Em relao ao tempo usado no passado ou futuro.
Exemplos:

Quando comprou esse brinco que est na sua orelha? sua essa escova que caiu? Isso que voc pegou na geladeira de comer? Quando ficar com dvida a respeito do uso de esse ou este lembre-se: este (prximo a mim, presente) e esse (distante de mim, passado e futuro). Mas/Mais - Mas: conjuno adversativa, equivale a porm, contudo, entretanto. Mais: pronome ou advrbio de intensidade, ope-se a menos:
Exemplos:

A felicidade voa to leve, mas tem a vida breve. Este o curso mais caro da faculdade. Onde/Aonde Onde: lugar em que se est ou que se passa algum fato. Aonde: indica movimento (refere-se a verbos de movimento):
Exemplos:

Onde vai ser a festa? Aonde voc vai domingo noite? Que/Qu Que: pronome, conjuno, advrbio ou partcula expletiva. Qu: monosslabo tnico, substantivo, ou interjeio.
Exemplos:

Convm que voc durma bastante. Voc tem sede de qu?

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 44 Portugus Instrumental

Mal/Mau Mal: advrbio (ope-se a bem), como substantivo indica doena, algo prejudicial. Mau: adjetivo (ruim, de m qualidade).
Exemplos:

Sua aula foi mal preparada. (advrbio) A criana sofre desse mal h dois anos. (substantivo) Tive um mau pressgio hoje. (adjetivo) Ao encontro de/De encontro a Ao encontro de: significa ser favorvel a, aproximar-se de. De encontro a: indica oposio, coliso.
Exemplos:

Para no sofrer fui ao encontro dela. Seus sonhos sempre vieram de encontro aos meus.

Afim/A fim Afim: adjetivo que indica igual, semelhante. A fim: indica finalidade:
Exemplos:

Tnhamos idias afins. Vesti-me a fim de ir ao cinema. A par/ Ao par A par: sentido de bem informado. Ao par: indica igualdade entre valores financeiros.
Exemplos:

Eu no estou a par das novidades. O dlar est ao par do real. Demais/De mais - Demais: advrbio de intensidade, sentido de muito. Demais tambm pode ser pronome indefinido, sentido de os outros. De mais: ope-se a de menos.
Exemplos:

Voc linda demais. O papa rezava enquanto os demais dormiam. No vejo nada de mais em sua atitude. Na medida em que/ medida que Na medida em que: equivale a porque, j que, uma vez que. medida que: indica proporo, equivale a proporo que.
Exemplos:

Na medida em que os alunos foram saindo a escola foi ficando deserta. A emoo aumentava medida que o Brasil ganhava mais uma medalha. Nenhum/nem um Nenhum o oposto de algum Nem um equivale a nem sequer um.
Exemplos:

Nenhuma composio daquele msico fez sucesso. Nem um aluno ficar no ptio, quanto mais sete!

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 45 Portugus Instrumental

Dia-a-dia/dia a dia Dia-a-dia significa cotidiano Dia a dia significa cada dia.
Exemplos:

Ela reclama de seu dia-a-dia domstico. No dia a dia era uma pessoa infeliz. Fim-de-semana/fim de semana Fim-de-semana significa descanso Fim de semana significa final de semana.
Exemplos:

Passarei o fim-de-semana no stio. Ela faz o curso de ps-graduao nos fins de semana. Meio-dia e meio ou meio-dia e meia? A expresso meio-dia e meio (12h 30min.) comumente dita, no entanto, incorreta. Pois o numeral fracionrio meio deve concordar em gnero com a palavra da qual ele uma frao.
Exemplos:

Comprei trs metros e meio de tecido (trs metros mais meio metro). Andei duas lguas e meia para chegar at aqui. (duas lguas mais meia lgua). Podemos concluir que a expresso correta meio-dia e meia, j que o numeral fracionrio concorda em gnero com a palavra hora, embora essa esteja subtendida. Meu culos ou meus culos? A palavra culos, assim como parabns, frias, npcias, comumente usada no plural, j que seu singular, culo, desconhecido da maioria. Quanto ao seu uso, h duas opes: ou usamos tudo no plural, ou usamos tudo no singular:
Exemplos:

Os meus culos novos. O meu culo novo. A estrutura apresentada no plural a preferida. Quite ou Quites? questo s de ateno. Veja: usa-se quite para o singular quites para o plural:
Exemplos:

Ele est quite com a tesouraria. Eles esto quites com a tesouraria. Meio x Meia - Uma regra prtica para empregar corretamente o advrbio meio ou o adjetivo meia tentar substituir esses termos pelas palavras mais ou menos e metade, respectivamente. Onde couber a palavra mais ou menos, emprega-se o termo meio (advrbio); onde couber a palavra metade, emprega-se o termo meia (adjetivo).
Exemplos:

Eles acrescentaram meia poro de frios ao pedido original. [Adjetivo]...[meia poro = metade de uma poro]

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 46 Portugus Instrumental

Elas estavam meio preocupadas hoje. [Advrbio]...[meio preocupadas = mais ou menos preocupadas] Ao invs, invs ou em vez de? Muita dvida surge no emprego de ao invs, invs ou em vez de e comum, uma vez que so muito semelhantes na grafia e tambm no significado. Primeiramente, o termo invs substantivo e variante de inverso e significa lado oposto, avesso". Na expresso ao invs, o substantivo invs continua com o mesmo significado, contudo, utilizada para indicar oposio a algo ou alguma coisa e, portanto, significa ao contrrio de. Geralmente vem acompanhada da preposio de:
Exemplos:

A empresa de cobrana ao invs de enviar o boleto, optou pelo dbito em conta. Ao invs de protestar seu nome, conceder-lhe-ei uma nova chance. O termo invs substantivo e variante de inverso e significa lado oposto, avesso". J a expresso em vez de mais empregada com o significado de em lugar de, porm, pode significar ao invs de, ao contrrio de:
Exemplos:

A menina assistiu TV em vez de filme. (no poder ser usado ao invs de, pois no h oposio de termos). A professora, em vez de diminuir a nota do aluno, aumentou-a (a expresso em vez de poderia ser substituda por ao invs de, pois temos termos contrrios diminuir e aumentou). Se em vez de pode significar ao invs de, como poderemos identificar o emprego de ambas as expresses? A expresso de em vez de pode ser empregada em mltiplas circunstncias, desde que seus significados sejam mantidos. J ao invs de poder ser aplicada somente quando h termos que indicam oposio na frase, significando ao inverso de. Por que / Por qu / Porque ou Porqu? O uso dos porqus um assunto muito discutido e traz muitas dvidas. Com a anlise a seguir, pretendemos esclarecer o emprego dos porqus para que no haja mais impreciso a respeito desse assunto. a) Por que O por que tem dois empregos diferenciados: - Quando fora juno da preposio por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuir o significado de por qual razo ou por qual motivo:
Exemplos:

Por que voc no vai ao cinema? (por qual razo) No sei por que no quero ir. (por qual motivo) - Quando for a juno da preposio por + pronome relativo que, possuir o significado de pelo qual e poder ter as flexes: pela qual, pelos quais, pelas quais.
Exemplo:

Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 47 Portugus Instrumental

b) Por qu Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamao, o por qu dever vir acentuado e continuar com o significado de por qual motivo, por qual razo.
Exemplos:

Vocs no comeram tudo? Por qu? Andar cinco quilmetros, por qu? Vamos de carro. c) Porque conjuno causal ou explicativa, com valor aproximado de pois, uma vez que, para que.
Exemplos:

No fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois) No v fazer intrigas porque prejudicar voc mesmo. (uma vez que) d) Porqu substantivo e tem significado de o motivo, a razo. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.
Exemplos:

O porqu de no estar conversando porque quero estar concentrada. (motivo) Diga-me um porqu para no fazer o que devo. (uma razo) Sesso, Cesso ou Seo Voc sabe o que so palavras homfonas? Se no, a vai a definio: so as palavras que possuem o mesmo som, mas diferentes escritas. E justamente o caso de sesso, seo e cesso. Quanto oralidade, no h problema algum no emprego das mesmas. Mas quando se trata da escrita so praticamente inevitveis certos equvocos. No entanto, no vamos nos conformar quanto s dvidas, ao contrrio, vamos esclarec-las e, ao mesmo tempo, nos livrar da situao incmoda de no saber qual escrever. Vejamos: a) Sesso Tem sentido de reunio ou algo que voc v fazer sentado, j que a palavra derivada do latim sessio que significa sentar-se:
Exemplos:

Vamos sesso das nove e meia! A sesso durou mais do que o previsto. Decidimos fazer uma sesso extra para decidir o novo acordo. b) Cesso Tem sentido de ceder, doar, transferir algo a algum.
Exemplos:

Ser necessrio fazer uma cesso de direitos. A herana constitui, primeiramente, no ato de cesso dos direitos aos herdeiros. A cesso do capital foi autorizada pelo doador. c) Seo Tem sentido de separar, repartir. Portanto, est adequada para reparties de empresas.
Exemplos:

A seo de registro logo frente. Qual a sua seo eleitoral? Para esclarecer sua dvida v at a seo de atendimento, por favor.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 48 Portugus Instrumental

importante internalizar os sentidos das palavras em questo, e no apenas decor-las. Para isso, tenha sempre em mente pelo menos um significado de cada uma: cesso/ceder, sesso/sentar, seo/repartir. Depois disso, s escrever sem se preocupar em estar cometendo algum erro ou de arranjar um sinnimo para no ter que escrever a palavra. EXERCCIOS DE FIXAO 1) Elabore uma frase de cada expresso abaixo, empregando-as conforme estabelece a norma gramatical. NO UTILIZE FRASES DESTA APOSTILA. Acerca de

H cerca de

Sesso

Cesso

Porqu

Quites

Onde

Por qu

Meio

Em vez de

Mais

Menos

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 49 Portugus Instrumental

4. Concordncia Verbal 4.1. Regra Geral


Estudar a concordncia verbal , basicamente, estudar o sujeito, pois com este que o verbo concorda. Se o sujeito estiver no singular, o verbo tambm o estar; se o sujeito estiver no plural, o mesmo acontece com o verbo. Ento, para saber se o verbo deve ficar no singular ou no plural, deve-se procurar o sujeito, perguntando ao verbo Que(m) que pratica ou sofre a ao? ou Que(m) que possui a qualidade? A resposta indicar como o verbo dever ficar. Por exemplo, a frase As instalaes da empresa so precrias tem como sujeito as instalaes da empresa, cujo ncleo a palavra instalaes, pois elas que so precrias, e no a empresa; por isso o verbo fica no plural. At a tudo bem. O problema surge, quando o sujeito uma expresso complexa, ou uma palavra que suscite dvidas. So os casos especiais, que estudaremos agora.

4.2. Casos
Coletivo Quando o sujeito for um substantivo coletivo, como, por exemplo, bando, multido, matilha, arquiplago, trana, cacho, etc., ou uma palavra no singular que indique diversos elementos, como, por exemplo, maioria, minoria, pequena parte, grande parte, metade, poro, etc., podero ocorrer trs circunstncias: a) O coletivo funciona como sujeito, sem acompanhamento de qualquer restritivo: Nesse caso, o verbo ficar no singular, concordando com o coletivo, que singular.
Exemplos:

A multido invadiu o campo aps o jogo. O bando sobrevoou a cidade. A maioria est contra as medidas do governo. b) O coletivo funciona como sujeito, acompanhado de restritivo no plural: Nesse caso, o verbo tanto poder ficar no singular, quanto no plural.
Exemplos:

A multido de torcedores invadiu / invadiram o campo aps o jogo. O bando de pssaros sobrevoou / sobrevoaram a cidade. A maioria dos cidados est / esto contra as medidas do governo. c) O coletivo funciona como sujeito, sem acompanhamento de restritivo, e se encontra distante do verbo: Nesse caso, o verbo tanto poder ficar no singular, quanto no plural.
Exemplos:

A multido, aps o jogo, invadiu / invadiram o campo. O bando, ontem noite, sobrevoou / sobrevoaram a cidade. A maioria, hoje em dia, est / esto contra as medidas do governo.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 50 Portugus Instrumental

Um milho, um bilho, um trilho Com um milho, um bilho, um trilho, o verbo dever ficar no singular. Caso surja a conjuno e, o verbo ficar no plural.
Exemplos:

Um milho de pessoas assistiu ao comcio. Um milho e cem mil pessoas assistiram ao comcio. Mais de, menos de, cerca de, perto de Quando o sujeito for iniciado por uma dessas expresses, o verbo concordar com o numeral que vier imediatamente frente.
Exemplos:

Mais de uma criana se machucou no brinquedo. Menos de dez pessoas chegaram na hora marcada. Cerca de duzentos mil reais foram desviados. Quando Mais de um estiver indicando reciprocidade ou com a expresso repetida, o verbo ficar no plural.
Exemplos:

Mais de uma pessoa agrediram-se. Mais de um carro se entrechocaram. Mais de um deputado se xingaram durante a sesso. Nome prprio no plural Quando houver um nome prprio usado apenas no plural, deve-se analisar o elemento a que ele se refere. a) Se for nome de obra, o verbo tanto poder ficar no singular, quanto no plural.
Exemplos:

Os Lusadas imortalizou / imortalizaram Cames. Os Sertes marca / marcam uma poca da Literatura Brasileira. b) Se for nome de lugar - cidade, estado, pas... - o verbo concordar com o artigo; caso no haja artigo, o verbo ficar no singular.
Exemplos:

Os Estados Unidos comandam o mundo. Campinas fica em So Paulo. Os Andes cortam a Amrica do Sul. Qual de ns / Quais de ns Quando o sujeito contiver as expresses ...de ns, ...de vs ou ...de vocs, deve-se analisar o elemento que surgir antes dessas expresses: a) Se o elemento que surgir antes das expresses estiver no singular (qual, quem, cada um, algum, algum...), o verbo dever ficar no singular.
Exemplos:

Quem de ns ir conseguir o intento? Quem de vs trar o que pedi?

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 51 Portugus Instrumental

Cada um de vocs deve ser responsvel por seu material. b) Se o elemento que surgir antes das expresses estiver no plural (quais, alguns, muitos...), o verbo tanto poder ficar na terceira pessoa do plural, quanto concordar com o pronome ns ou vs.
Exemplos:

Quantos de ns iro / iremos conseguir o intento? Quais de vs traro / trareis o que pedi? Muitos de vocs no se responsabilizam por seu material. Pronomes Relativos Quando o pronome relativo exercer a funo de sujeito, deveremos analisar o seguinte: a) Pronome Relativo que O verbo concordar com o elemento antecedente.
Exemplos:

Fui eu que quebrei a vidraa. (Eu quebrei a vidraa) Fomos ns que telefonamos a voc. (Ns telefonamos a voc) Estes so os garotos que foram expulsos da escola. (Os garotos foram expulsos) b) Pronome Relativo quem Quando o sujeito o pronome relativo "quem", utiliza-se o verbo na terceira pessoa do singular, ou este concorda com o seu antecedente, ou seja, flexionado de acordo com o sujeito.
Exemplos:

Fui eu quem trouxe os presentes. Fomos ns quem respondemos s questes. Crase A palavra crase provm do grego (krsis) e significa mistura. Na lngua portuguesa, crase a fuso de duas vogais idnticas, mas essa denominao visa a especificar principalmente a contrao ou fuso da preposio a com os artigos definidos femininos (a, as) ou com os pronomes demonstrativos a, as, aquele, aquela, aquilo, aquiloutro, aqueloutro . Para saber se ocorre ou no a crase, basta seguir trs regras bsicas: 1) S ocorre crase diante de palavras femininas, portanto nunca use o acento grave indicativo de crase diante de palavras que no sejam femininas.
Exemplos:

O sol estava a pino. (sem crase, pois pino no palavra feminina). Ela recorreu a mim. (sem crase, pois mim no palavra feminina). Estou disposto a ajudar voc. (sem crase, pois ajudar no palavra feminina). 2) Se a preposio a vier de um verbo que indica destino (ir, vir, voltar, chegar, cair,comparecer, dirigir-se...), troque este verbo por outro que indique procedncia (vir, voltar, chegar...); se, diante do que indicar procedncia, surgir da, diante do que indicar destino, ocorrer crase; caso contrrio, no ocorrer crase.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 52 Portugus Instrumental


Exemplos:

Vou a Porto Alegre. (sem crase, pois Venho de Porto Alegre). Vou Bahia. (com crase, pois Venho da Bahia). 3) Se no houver verbo indicando movimento, troca-se a palavra feminina por outra masculina; se, diante da masculina, surgir ao, diante da feminina, ocorrer crase; caso contrrio, no ocorrer crase.
Exemplos:

Assisti pea. (com crase, pois Assisti ao filme). Paguei cabeleireira. (com crase, pois Paguei ao cabeleireiro). Respeito as regras. (sem crase, pois Respeito os regulamentos).

Casos Especiais

1) Diante das palavras moda e maneira, das expresses adverbiais moda de e maneira de, mesmo que as palavras moda e maneira fiquem subentendidas, ocorre crase.
Exemplos:

Fizemos um churrasco gacha. Comemos bife milanesa, frango passarinho e espaguete bolonhesa. Joozinho usa cabelos Prncipe Valente. 2) Nos adjuntos adverbiais de modo, de lugar e de tempo femininos, ocorre crase.
Exemplos:

tarde, noite, s pressas, s escondidas, s escuras, s tontas, direita, esquerda, vontade, revelia... 3) Nas locues prepositivas e conjuntivas femininas ocorre crase.
Exemplos:

maneira de, moda de, s custas de, procura de, espera de, medida que, proporo que... 4) Diante da palavra distncia, s ocorrer crase, se houver a formao de locuo prepositiva, ou seja, se no houver a preposio de, no ocorrer crase.
Exemplos:

Reconheci-o a distncia. Reconheci-o distncia de duzentos metros. 5) Diante do pronome relativo que ou da preposio de, quando for fuso da preposio a com o pronome demonstrativo a, as (= aquela, aquelas).

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 53 Portugus Instrumental


Exemplos:

Essa roupa igual que comprei ontem. Sua voz igual de um primo meu. 6) Diante dos pronomes relativos a qual, as quais, quando o verbo da orao subordinada adjetiva exigir a preposio a, ocorre crase.
Exemplos:

A cena qual assisti foi chocante. (quem assiste, assiste a algo) 7) Quando o a estiver no singular, diante de uma palavra no plural, no ocorre crase.
Exemplos:

Referi-me a todas as alunas, sem exceo. No gosto de ir a festas desacompanhado. 8) Nos adjuntos adverbiais de meio ou instrumento, a no ser que cause ambiguidade.
Exemplos:

Preencheu o formulrio a caneta. Paguei a vista minhas compras. Nota: Modernamente, alguns gramticos esto admitindo crase diante de adjuntos adverbiais de meio, mesmo no ocorrendo ambiguidade. 9) Diante de pronomes possessivos femininos, facultativo o uso do artigo, ento, quando houver a preposio a, ser facultativa a ocorrncia de crase.
Exemplos:

Referi-me a sua professora. Referi-me sua professora. 10) Aps a preposio at, facultativo o uso da preposio a, quando esta for necessria ao elemento anterior ao at, portanto, caso haja substantivo feminino frente, a ocorrncia de crase ser facultativa.
Exemplos:

Fui at a secretaria ou Fui at secretaria, pois quem vai, vai a algum lugar. 11) A palavra CASA A palavra casa s ter artigo, se estiver especificada, portanto s ocorrer crase diante da palavra casa nesse caso.
Exemplos:

Cheguei a casa antes de todos. Cheguei casa de Ronaldo antes de todos. 12) A palavra TERRA Significando planeta, substantivo prprio e tem artigo, consequentemente, quando houver a preposio a, ocorrer a crase; significando cho firme, solo, s tem artigo, quando estiver especificada, portanto s nesse caso poder ocorrer a crase.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 54 Portugus Instrumental


Exemplos:

Os astronautas voltaram Terra. Os marinheiros voltaram a terra. Irei terra de meus avs.
EXERCCIOS DE FIXAO Faa a Concordncia Correta rasurando o verbo incorreto. 01. O pessoal no [gostaram / gostou] da festa. 02. A turma [gostou / gostaram] da aula de ontem. 03. Metade dos alunos [fez / fizeram] o trabalho. 04. Um bloco de folies [animavam / animava] a festa. 05. Uma poro de ndios [surgiram / surgiu] do nada. 06. Um bando de pulhas [saqueou / saquearam] as casas. 07. A maior parte dos recursos se [esgotou / esgotaram]. 08. O povo [aclamou / aclamaram] o candidato. 09. A multido [invadiu / invadiram] o campo. 10. Os Estados Unidos [ / so] um pas rico. 11. Minas Gerais [so / ] um belo estado. 12. Os Andes [fica / ficam] na Amrica do Sul. 13. A maior parte dos carros [tinham / tinha] defeitos. 14. O bando [fuava / fuavam] a casa deserta. 15. A maioria [est / esto] contra o aumento do po. 16. O Amazonas [correm / corre] para o mar. 17. Os Lusadas [tornaram / tornou] Cames imortal. 18. Os Imigrantes [agradou / agradaram] os telespectadores. 19. Os Trs Mosqueteiros [so / ] de Alexandre Dumas. 20. Vossa Excelncia [agiu / agistes] com moderao. 21. Vossa Senhoria [est / estais] melhor agora? 22. Vossa Senhoria me [entendeu / entendestes] mal. 23. Vossa Excelncia se [enganaste / enganou]. 24. Vossa Senhoria [continuais / continua] zangado comigo? 25. Os cardumes [subiam / subia] o rio. 26. Metade das laranjas [estava / estavam] podre(s). 27. A multido [vociferava / vociferavam] ameaas. 28. Algum dentre vs [sois / ] culpado(s). 29. [Chegava / Chegavam] multido de passageiros. 30. Mais de mil pessoas [acertaram / acertou] na loteria. 31. Mais de um avio [caram / caiu] este ms. 32. Mais de um jogador se [xingava / xingavam]. 33. Mais de um funcionrio [foram / foi] exonerado(s). 34. Mais de um poltico se [desacatou / desacataram]. 35. Minhas frias [ / so] um perodo de descanso. 36. Frases [ / so] o sujeito da orao. 37. Lgrimas [ /so] coisa que ele no tem 38. Itens nuca [teve / tiveram] acento grfico. 39. Nenhum de ns [sabamos / sabia] disso. 40. Alguns de ns [viveremos / viver] at l. 41. Quais de vocs me [faria / fariam] esse favor. 42. Nenhuma de ns a [viu / vimos]. 43. Somos ns quem [levamos / leva] o prejuzo. 44. Foram eles quem [escreveu / escreveram]. 45 Fomos ns que [pichou / pichamos] o muro. 46. Fui eu que [espalhei / espalhou] os boatos. 47. Fui eu quem [enviei / enviou]. 48. Montes Carlos [ficam / fica] em Minas Gerais. 49. Minas Gerais [possuem / possui] grandes jazidas. 50. Vassouras [so / ] uma cidade fluminense.

5. Ortografia
A ortografia a parte da lngua responsvel pela grafia correta das palavras. Essa grafia baseia-se no padro culto da lngua. As palavras podem apresentar igualdade total ou parcial no que se refere a sua grafia e pronncia, mesmo tendo significados diferentes. Essas palavras so chamadas de homnimas (canto, do grego, significa ngulo / canto, do latim, significa msica vocal). As palavras homnimas dividem-se em homgrafas, quando tem a mesma grafia (gosto, substantivo e gosto, 1 pessoa do singular do verbo gostar) e homfonas, quando tem o mesmo som (pao, palcio ou passo, movimento durante o andar).

Fique bastante atento e prepare-se para as novas adaptaes! Em 12 de outubro de 1990, a Academia Brasileira de Letras, Academia das Cincias de Lisboa e delegaes de Angola, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique e So Tom e Prncipe, aprovaram em Lisboa um projeto de ortografia unificada da Lngua Portuguesa. O novo acordo ortogrfico entrou em vigor em 1 de janeiro de 2009. Visa unidade da lngua, o aumento de seu prestgio social e a reduo, ou at mesmo a extino das barreiras encontradas pelos pases e falantes lusfonos quando, por exemplo, tentam difundir suas conquistas, reflexes e contedos, pois as diferenas ortogrficas atrapalham a circulao de tais obras.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 55 Portugus Instrumental O Novo Acordo Ortogrfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos pases lusfonos, ou seja, os que tm o portugus como lngua oficial. Os brasileiros tero quatro anos para se adequar s novas regras. Durante esse tempo, tanto a grafia hoje vigente como a nova sero aceitas oficialmente. A partir de 1 de janeiro de 2013, a grafia correta da lngua portuguesa ser a prevista no Novo Acordo.

5.1. Algumas Regras Novas


- Trema: o trema deixa de existir, com exceo de palavras de nomes prprios estrangeiros.
Exemplos:

mlleriano, de Mller. - Acentuao: o acento dos ditongos orais abertos i e i desaparece nas palavras paroxtonas. O acento se mantm caso se trate de oxtonas. heri, heroico.
Exemplos:

heri, heroico. - H inicial: emprega-se por fora da etimologia e em virtude da adoo convencional.
Exemplos:

homem, humor, h?, hum! Mantm-se numa palavra composta ligada a um elemento anterior por meio do hfen.
Exemplos:

pr-histria, anti-higinico. Em Portugual, o "h" inicial ser suprimido, apesar da etimologia, quando sua ausncia j est consagrada pelo uso, como em erva (herva) e mido (hmido). Suprime-se em composio por aglutinao: desarmonia, inbil, reabilitar. - Alfabeto: O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporao do "k", do "w" e do "y". Usadas principalmente em siglas e palavras originrias de outras lnguas.
Exemplos:

Franklyn, Darwin, darwinismo, Kuwait, Kuwaitiano, km (para quilometro), kg (para quilograma), kW (para kilowatt).

5.2. Quanto grafia correta em lngua portuguesa


1) O fonema s: Escreve-se com S e no com C/: as palavras substantivadas derivadas de verbos com radicais em nd, rg, rt, pel, corr e sent.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 56 Portugus Instrumental


Exemplos:

pretender - pretenso / expandir - expanso / ascender - ascenso / inverter - inverso / aspergir asperso / submergir - submerso / divertir - diverso / impelir - impulsivo / compelir compulsrio / repelir - repulsa / recorrer - recurso / discorrer - discurso / sentir - sensvel / consentir consensual. Escreve-se com SS e no com C e : os nomes derivados dos verbos cujos radicais terminem em gred, ced, prim ou com verbos terminados por tir ou meter.
Exemplos:

agredir - agressivo / imprimir - impresso / admitir - admisso / ceder - cesso / exceder excesso / percutir - percusso / regredir - regresso / oprimir - opresso / comprometer compromisso / submeter submisso.

quando o prefixo termina com vogal que se junta com a palavra iniciada por s.

Exemplos:

a + simtrico - assimtrico / re + surgir ressurgir.

no pretrito imperfeito simples do subjuntivo.

Exemplos:

ficasse, falasse. Escreve-se com C ou e no com S e SS: os vocbulos de origem rabe.


Exemplos:

cetim, aucena, acar.

os vocbulos de origem tupi, africana ou extica.

Exemplos:

cip, Juara, caula, cachaa, cacique.

os sufixos aa, ao, ao, ar, ecer, ia, na, ua, uu.

Exemplos:

barcaa, ricao, aguar, empalidecer, carnia, canio, esperana, carapua, dentuo.

nomes derivados do verbo ter.

Exemplos:

abster - absteno / deter - deteno / ater - ateno / reter reteno.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 57 Portugus Instrumental

aps ditongos.

Exemplos:

foice, coice, traio.

palavras derivadas de outras terminadas em te, to(r).

Exemplos:

marte - marciano / infrator - infrao / absorto absoro. 2) O fonema z: Escreve-se com S e no com Z: os sufixos: s, esa, esia, e isa, quando o radical substantivo, ou em gentlicos e ttulos nobilirquicos.
Exemplos:

fregus, freguesa, freguesia, poetisa, baronesa, princesa, etc.

os sufixos gregos: ase, ese, ise e ose.

Exemplos:

catequese, metamorfose.

as formas verbais pr e querer.

Exemplos:

ps, pus, quisera, quis, quiseste.

nomes derivados de verbos com radicais terminados em d.

Exemplos:

aludir - aluso / decidir - deciso / empreender - empresa / difundir difuso.

os diminutivos cujos radicais terminam com s.

Exemplos:

Lus - Luisinho / Rosa - Rosinha / lpis lapisinho.

aps ditongos.

Exemplos:

coisa, pausa, pouso.

em verbos derivados de nomes cujo radical termina com s.

Exemplos:

anlis(e) + ar - analisar / pesquis(a) + ar pesquisar.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 58 Portugus Instrumental

Escreve-se com Z e no com S: os sufixos ez e eza das palavras derivadas de adjetivo.


Exemplos:

macio - maciez / rico riqueza.

os sufixos izar (desde que o radical da palavra de origem no termine com s).

Exemplos:

final - finalizar / concreto concretizar.

como consoante de ligao se o radical no terminar com s.

Exemplos:

p + inho - pezinho / caf + al - cafezal lpis + inho lapisinho. 3) O fonema j: Escreve-se com G e no com J: as palavras de origem grega ou rabe.
Exemplos:

tigela, girafa, gesso.

estrangeirismo, cuja letra G originria.

Exemplos:

sargento, gim.

as terminaes: agem, igem, ugem, ege, oge (com poucas excees).

Exemplos:

imagem, vertigem, penugem, bege, foge. Observao: Exceo: pajem as terminaes: gio, gio, gio, gio, ugio. Exemplos: sufrgio, sortilgio, litgio, relgio, refgio. os verbos terminados em ger e gir. Exemplos: eleger, mugir. depois da letra "r" com poucas excees. Exemplos: emergir, surgir. depois da letra a, desde que no seja radical terminado com j. Exemplos: gil, agente. Escreve-se com J e no com G: as palavras de origem latinas.
Exemplos:

jeito, majestade, hoje.

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 59 Portugus Instrumental

as palavras de origem rabe, africana ou extica.

Exemplos:

alforje, jiboia, manjerona.

as palavras terminada com aje.

Exemplos:

laje, ultraje. 4) O fonema ch: Escreve-se com X e no com CH: as palavras de origem tupi, africana ou extica.
Exemplo:

abacaxi, muxoxo, xucro.

as palavras de origem inglesa (sh) e espanhola (J).

Exemplos:

xamp, lagartixa.

depois de ditongo.

Exemplos:

frouxo, feixe.

depois de en.

Exemplos:

enxurrada, enxoval.

Observao: Exceo: quando a palavra de origem no derive de outra iniciada com ch - Cheio - (enchente). Escreve-se com CH e no com X: as palavras de origem estrangeira.
Exemplos:

chave, chumbo, chassi, mochila, espadachim, chope, sanduche, salsicha. 5) As letras e e i: os ditongos nasais so escritos com e: me, pem. Com i, s o ditongo interno. cibra. os verbos que apresentam infinitivo em -oar, -uar so escritos com e: caoe, tumultue. Escrevemos com i, os verbos com infinitivo em -air, -oer e -uir: trai, di, possui. ateno para as palavras que mudam de sentido quando substitumos a grafia e pela grafia i: rea (superfcie), ria (melodia) / delatar (denunciar), dilatar (expandir) / emergir (vir tona), imergir (mergulhar) / peo (de estncia, que anda a p), pio (brinquedo).

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 60 Portugus Instrumental

EXERCCIO DE FIXAO
1. (IBGE) Entre as opes abaixo, somente uma completa corretamente as lacunas apresentadas a seguir. Assinale-a: Na cidade carente, os .......... resolveram .......... seus direitos, fazendo um .......... assustador. a) mendingos; reivindicar; rebulio b) mindigos; reinvidicar, rebulio c) mindigos; reivindicar, rebolio d) mendigos; reivindicar, rebulio e) mendigos; reivindicar, rebolio 2. (IBGE) Assinale a opo em que todas as palavras se completam adequadamente com a letra entre parnteses: a) en.....aguar / pi.....e / mi.....to (x) b) exce.....o / Su.....a / ma.....arico () c) mon.....e / su.....esto / re.....eitar (g) d) bss.....la / eng.....lir / ch.....visco (u) e) .....mpecilho / pr.....vilgio / s.....lvcola (i) 3. (TRE-SP) Foram insuficientes as ....... apresentadas, ....... de se esclarecerem os ...... . a) escusas - a fim - mal-entendidos b) excusas - afim - mal-entendidos c) excusas - a fim - malentendidos d) excusas - afim - malentendidos e) escusas - afim - mal-entendidos 4. (TRE-SP) Este meu amigo .......... vai ..........-se para ter direito ao ttulo de eleitor. a) extrangeiro - naturalizar b) estrangeiro - naturalisar c) extranjeiro - naturalizar d) estrangeiro - naturalizar e) estranjeiro - naturalisar 5. (TTN) Assinale a alternativa em que todas as palavras esto corretamente grafadas: a) quiseram, essncia, impeclio b) pretencioso, aspectos, sossego c) assessores, exceo, incansvel d) excessivo, expontneo, obseo e) obsecado, reinvidicao, repercusso 6. (FT) A alternativa cujas palavras se escrevem respectivamente com -so e -o, como "expanso" e "sensao", : a) inven..... / coer..... b) absten..... / asser..... c) dimen..... / conver..... d) disten..... / inser..... e) preten..... / conver.. 7. (U-UBERLNDIA) Das palavras abaixo relacionadas, uma no se escreve com h inicial. Assinale-a: a) hlice b) halo c) haltere d) herva e) herdade 8. (EPCAR) S no se completa com z: a) repre( )ar b) pra( )o c) bali( )a d) abali( )ado e) despre( )ar 9. (EPCAR) Completam-se com g os vocbulos abaixo, menos: a) here( )e b) an( )lico c) fuli( )em d) berin( )ela e) ti( )ela 10. (BB) Alternativa correta: a) estemporano b) escomungado c) esterminado d) espontneo e) espansivo Gabarito: 1. D 6. D 2. B 7. D 3. A 8.A 4. D 9.D 5. C 10.D

"Os analfabetos do prximo sculo no so aqueles que no sabem ler ou escrever, mas aqueles sabem que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender"
Alvin Toffler

Prof. Esp. Arnaldo Jnior 61 Portugus Instrumental

REFERNCIAS
MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lbia Scliar. Portugus Instrumental. 24 ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2003. MEDEIROS, Joo Bosco. Portugus Instrumental: para cursos de contabilidade, economia e administrao. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2005. ANDRADE, Maria Margarida de; HENRIQUES, Antnio; Lngua Portuguesa: noes bsicas para cursos superiores. 6 ed. So Paulo: Atlas, 1999. Fontes de pesquisa http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=entropia) http://opiniaocorderosa.blogspot.com/2011/02/linguagem-corporal-seu-corpo-diz-o-que.html http://rh-td.blogspot.com/2008/11/barreiras-nas-comunicaes.html http://www.attender.com.br/publico/dicas/comun-bases.htm http://www.dicio.com.br/hodierno/ http://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=venalidade. http://www.dicio.com.br/hermetico/ http://www.dicio.com.br/dialetico/ http://www.dicio.com.br/empirismo/ http://www.dicio.com.br/gnosiologia/ http://www.youtube.com/watch?v=OHM15CXDRYA http://www.dicio.com.br/cusco_2/ http://www.infoescola.com/redacao/narracao/ http://www.brasilescola.com/redacao/o-texto-descritivo.htm http://www.brasilescola.com/redacao/redacao-tecnica.htm http://www.gfsolucoes.net/trabalhos/correspondencia.pdf http://www.tudobox.com/460/modelo_de_email_formal.html http://www.contabeis.com.br/forum/topicos/29945/termo-de-ocorrencias-modelo-6/ http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/54626 http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/1678049 http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/mas-ou-mais-onde-ou-aonde.htm http://www.mundovestibular.com.br/articles/271/1/Meio-x-Meia/Paacutegina1.html http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/sessao-secao-ou-cessao.htm http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/redacao/crase-4.php

Вам также может понравиться