Вы находитесь на странице: 1из 6

Dicas MS-Project 2010 - Dica # 6 - Gerenciamento de Valor Agregado ...

http://blog.euax.com.br/dicas-ms-project-2010-dica-6-gerenciamento-de

Blog da Euax
Euax Gesto de Projetos // A Euax uma empresa dedicada a projetos. Nossa misso prover melhores resultados na gesto de projetos de nossos clientes e parceiros, atravs de solues personalizadas, aplicando as melhores prticas mundiais. Misso que exige capacitao permanente, obsesso pelo detalhe, disciplina, mtodo, experincia. Acesse o nosso site: http://www.euax.com.br/

Feb 2 / 12:49pm

Dicas MS-Project 2010 - Dica # 6 Gerenciamento de Valor Agregado e sua utilizao no MS-Project 2010
by Rafael Murilo Correa

Back to blog

Viewed 12336 times Favorited 0 times

1) O conceito de Gerenciamento de Valor Agregado (GVA) e sua aplicao.


O PMI tem apontado que o uso do Gerenciamento do Valor Agregado (GVA) como uma das principais ferramentas para que gerentes de projeto possam ter uma rpida visualizao de como est o andamento dos seus projetos no que tange a custos e prazo. Por utilizar o conceito de que padres e tendncias podem e devem ser utilizados para prever o futuro, o Gerenciamento de Valor Agregado (GVA) auxilia a responder algumas questes como: O meu projeto est dentro do prazo planejado? Qual o desvio no prazo? Quanto tempo ainda resta at o fim das atividades? Est dentro do oramento? Quanto ainda ser necessrio gastar para fechar o projeto? Qual o valor que iremos superar ou que sobrar do oramento?

E mais, caso seja verificado que existem problemas o GVA pode auxiliar a responder: Onde est o problema? O que precisamos fazer para trazer o projeto de volta ao planejamento, ou para

minimizar o desvio atual? Porm, para que o GVA seja utilizado de suma importncia que o projeto tenha sido bem planejado. O planejamento do projeto ir definir: Qual o trabalho que precisa ser feito e por quem. Qual a durao e o custo para cada uma das atividades. Quando cada uma das atividades precisa ser realizada.

O planejamento fundamental, pois todo o conceito baseia-se na comparao entre o que foi planejado e que est sendo realizado durante a execuo. O GVA baseia-se inteiramente em cima de trs variveis: VP (Valor Planejado) ou COTA (Custo Orado do Trabalho Agendado) o oramento autorizado para o trabalho a ser executado para uma atividade. VA (Valor Agregado) ou COTR (Custo Orado do Trabalho Realizado) o valor do

trabalho realizado at o momento calculado sobre o valor planejado. A forma mais simples de calculo : VA = VP * %Completo da atividade. CR (Custo Real) ou CRTR (Custo Real do Trabalho Realizado) o valor gasto at o momento para realizao da atividade. Assim, utilizando estas trs variveis, o que pode ser calculado e analisado?

Prazo (ou Tempo)

1 de 6

09/12/2011 17:10

Dicas MS-Project 2010 - Dica # 6 - Gerenciamento de Valor Agregado ...

http://blog.euax.com.br/dicas-ms-project-2010-dica-6-gerenciamento-de

Mas calcular tudo isso na mo d um trabalho, no mesmo?! Ento, vamos ver como a ferramenta MS-Project trata estes conceitos!

2) Utilizao no MS-Project 2010:


O MS-Project 2010 j traz em seu produto padro todos os clculos necessrios para o GVA, basta parametrizar corretamente os cronogramas. Os seis passos abaixo so os necessrios: Passo 1: Incluir os recursos com o Custo Hora na Tabela de Recursos (Resource Sheet). Passo 2: Associar corretamente os recursos as atividades do cronograma no Grfico de Gantt (Gantt Chart). Passo 3: Verificar as atividades e indicar o Mtodo de Clculo para Valor Agregado. Passo 4: Salvar a Linha de Base para o projeto. Passo 5: Atualizar a data de inicio, data de encerramento e o trabalho atual para as atividades a cada semana. Passo 6: Verificar os resultados atravs da Tabela de Valor Agregado.

Passo 1: Incluir os recursos com o Custo Hora na Tabela de Recursos (Resource Sheet):
A Tabela de Recursos pode ser acessada atravs da seguinte opo no men:

Download full size (319 KB)


Na Tabela de Recursos importante incluir os valores do custo hora para cada um dos participantes do projeto:

Download full size (190 KB)


Se o custo para horas extras for maior que o custo padro, importante que tanto o custo padro quando o custo para horas extras seja especificado. com base nestas informaes que o MS-Project ir calcular o custo para cada uma das atividades. Sempre que uma nova pessoa for includa no projeto o custo hora desta pessoa deve ser includo atravs desta planilha.

Passo 2: Associar corretamente os recursos as atividades do cronograma no Grfico de Gantt:


Este passo bastante comum e acredito que a maior parte dos gerentes de projeto que

2 de 6

09/12/2011 17:10

Dicas MS-Project 2010 - Dica # 6 - Gerenciamento de Valor Agregado ...

http://blog.euax.com.br/dicas-ms-project-2010-dica-6-gerenciamento-de

utilizam o MS-Project j trabalham associando recursos nas atividades. Inicialmente devemos voltar ao Grfico de Gantt e para cada uma das atividades devemos associar o recurso. Em minha opinio, a forma mais simples de associar o recurso utilizando ALT+F10. Este comando abre a tela se seleo de recursos para a atividade.

Download full size (120 KB)


Dica #1: a tela de associao de recursos no precisa ser fechada a cada atividade. Podemos mant-la aberta e selecionar as atividades no Grfico de Gantt.

Passo 3: Verificar as atividades e indicar o Mtodo de Clculo para Valor Agregado.


O MS-Project 2010 tem um campo que permite ao usurio escolher o mtodo de clculo para o valor agregado. Isto significa que o gerente de projetos poder escolher se o clculo ser sobre o Percentual Completo (% Complete) ou sobre o Percentual Fsico Completo (Physical % Complete) da tarefa. Para acessar o campo basta incluir uma nova coluna no Grfico de Gantt e selecionar o campo Mtodo de Clculo para Valor Agregado (Earned Value Method). importante entender o que cada um dos campos significa e como calculado: % Completo: este campo calculado baseado na durao da atividade. Ou seja,

independente da quantidade de horas necessrias para a atividade o clculo atravs da durao. % Fsico Completo: este campo no calculado e precisa ser atualizado manualmente a cada atualizao de cronograma. Fica a critrio do gerente de projetos informar qual o avano fsico da atividade. Dica #2: eu prefiro trabalhar com % Fsico Completo em virtude da maior parte dos meus projetos serem de desenvolvimento de software. Neste caso as atividades so do tipo Trabalho Fixo e o % Completo acaba no refletindo com preciso o andamento do projeto. O que eu fao tambm copiar o contedo que o MS-Project calcula no % do Trabalho Completo para o % Fsico Completo, pois esta campo reflete corretamente o andamento dos meus projetos. Dica #3: possvel parametrizar o padro para clculo do valor agregado. Para isto necessrio ir ao menu Arquivo, escolher Opes e clicar em Avanado.

3 de 6

09/12/2011 17:10

Dicas MS-Project 2010 - Dica # 6 - Gerenciamento de Valor Agregado ...

http://blog.euax.com.br/dicas-ms-project-2010-dica-6-gerenciamento-de

Download full size (170 KB)

Passo 4: Salvar a Linha de Base para o projeto.


Este outro passo bastante comum na utilizao do MS-Project. A linha de base tem por objetivo permitir acompanhar os desvios do planejamento j que salva uma fotografia do cronograma no incio do projeto. Para o clculo do valor agregado a linha de base serve para calcular o VP (valor planejado) para as atividades do projeto. Para atualizar a linha de base:

Download full size (58 KB)


Dica #4: O MS-Project permite que o cronograma trabalhe com at 10 linhas de base salvas. Porm, para o clculo do Valor Agregado sempre u lizada a Linha de Base que est parametrizada. Para trocar a linha de base de calculo necessrio ir no menu Arquivo, escolher Opes e clicar em Avanado.

Download full size (156 KB)


Passo 5: Atualizar a data de inicio, data de encerramento e o trabalho atual para as atividades a cada semana.

Para que seja possvel calcular o valor agregado necessrio que seja reportado o avano do projeto. O ideal que os valores sejam atualizados semanalmente. Esta atualizao ir atualizar o percentual completo do projeto e o ree r o andamento do projeto. Importante: caso voc esteja u lizando o % Fsico Completo para o clculo do Valor Agregado, voc precisar atualizar este campo tambm. Dica #5: no deve-se esquecer de atualizar a data de status do cronograma. Alm disto necessrio atualizar o cronograma para que o trabalho previsto e no realizado seja trazido para a data de status e nivelar novamente os recursos. Alis, o valor agregado e seus indicadores so calculados baseados na data de status. Se esta data es ver errada os valores calculados estaro errados tambm. Dica #6: no MS-Projeto 2010 possvel criar Tabelas customizadas e salv-las. Eu gosto de u lizar duas tabelas customizadas. Uma para Atualizao dos Dados e outra para Acompanhamento. Para entrada de dados eu u lizo a tabela abaixo:

4 de 6

09/12/2011 17:10

Dicas MS-Project 2010 - Dica # 6 - Gerenciamento de Valor Agregado ...

http://blog.euax.com.br/dicas-ms-project-2010-dica-6-gerenciamento-de

Download full size (75 KB)


Passo 6: Verificar os resultados atravs da Tabela de Valor Agregado

Agora o que falta vericar as informaes geradas para tomar as decises necessrias quanto ao projeto. O MS-Project j vem com uma tabela montada para Gerenciamento de Valor Agregado. Para acessar esta tabela deve-se ir na pasta Exibio, clicar no boto Tabelas e selecionar a opo Mais Tabelas. Ser aberta uma tela onde ser possvel selecionar a tabela Valor Acumulado. Esta opo de visualizao trar os valores calculados (VP, VA, CR,...) bem como os indicadores (IDP, IDC...):

Download full size (90 KB)


Caso voc queira algo mais grfico, o MS-Project tambm vem com um relatrio visual (apresentado no Excel) com as informaes de Valor Agregado. Para acess-lo basta ir na pasta Projeto, boto Relatrios Visuais e selecionar a opo Valor Acumulado no Tempo. Este relatrio ir gerar um grfico no Excel com o seguinte formato:

Download full size (22 KB) Caso voc queira mais informaes sobre Gerenciamento de Valor Agregado, o PMI disponibiliza para seus associados gratuitamente um PDF com o Prac ce Standard for Earned Value Management. Para quem no associado, possvel comprar a verso impressa do documento.

Um forte abrao e bons projetos!

Tweet

Like

0 comments

5 de 6

09/12/2011 17:10

Dicas MS-Project 2010 - Dica # 6 - Gerenciamento de Valor Agregado ...

http://blog.euax.com.br/dicas-ms-project-2010-dica-6-gerenciamento-de

Leave a comment...
Got an account with one of these? Login here, or just enter your comment below.

Your name

Leave this field blank to comment.

Email address (optional)

Homepage (optional)

Your comment

Post comment to Facebook

6 de 6

09/12/2011 17:10

Вам также может понравиться