Вы находитесь на странице: 1из 7

Shell Evolux Arla 32 Verso 00 Data Efetiva 01/10/2011

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


1. Identificao do produto e da empresa Nome do Material Usos Cdigo do Produto Fabricante/Fornecedor : : : :

de acordo com a diretriz da CE 2001/58/EC

Shell Evolux Arla 32 Aditivo para ser usado para injeo em sistemas de exausto a diesel. 002D0004 Razen Combustveis S.A. Av. Juscelino Kubitscheck, 1327 Edifcio Plaza II - Itaim Bibi CEP 04543-011 - So Paulo - SP (11) 2344 6200 Se tiver qualquer dvida sobre o contedo desta Ficha de segurana, por favor, envie um e-mail para fale@raizen.com

Telefone Contato de e-mail para a FISPQ

: :

Telefone de Emergncia

0800 025 1120

2. Composio e informaes sobre os ingredientes Descrio da preparao Componentes Prejudiciais Identidade Qumica gua Uria UN No. CAS 7732-18-5 57-13-6 : EINECS 231-791-2 200-315-5 No se aplica. Smbolo(s) Frase(s) de Risco Conc. 0,00 - 67,50 % 0,00 - 32,50 % : Soluo aquosa concentrada contendo uria.

3. Identificao de perigos Classificao CE Riscos Sade : : No classificado como perigoso segundo critrios da CE. No se espera que seja um perigo sade quando usado em condies normais. Pode apresentar risco a inalao em reas confinadas devido a sua caracterstica em produzir vapores de amnia. Presume-se que no oferea grande perigo em condies normais de uso. No classificado como perigoso para o meio ambiente.

Sinais e Sintomas Riscos ambientais

: :

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Informaes Gerais Inalao Data de Elaborao 01/10/2011 : : No se espera que seja um perigo sade quando usado em condies normais. Sob condies normais de uso no necessrio tratamento. 1/7 Reviso 0.0

Shell Evolux Arla 32 Verso 00 Data Efetiva 01/10/2011

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


Contato com a Pele :

de acordo com a diretriz da CE 2001/58/EC

Contato com os Olhos Ingesto

: :

Alertas aos Mdicos

Se os sintomas persistirem, busque orientao mdica. Remova as roupas contaminadas. Lave a rea exposta com gua e em seguida com sabo se disponvel. Se ocorrer irritao persistente, busque ateno mdica. Lave os olhos com grandes quantidades de gua. Se ocorrer irritao persistente, busque ateno mdica. No geral, nenhum tratamento necessrio, a menos que grandes quantidades sejam engolidas, entretanto, obtenha orientao mdica. Faa tratamento sintomtico.

5. Medidas de combate a incndio Remova todo o pessoal no emergencial da rea do fogo. Riscos Especficos : Quando aquecido libera amnia, e quando aquecido para decomposio emite fumos txicos de xidos de nitrognio, amnia, e cido cianrico. Espuma, spray ou nvoa de gua. P qumico seco, dixido de carbono, areia ou terra podem ser usados somente para pequenos incndios. No use gua em jato. Para aproximar-se de um incndio em espao confinado, devem ser utilizados equipamentos de proteo apropriados, inclusive equipamento de respirao autnoma.

Meios de Extino apropriados Material de Extino Inadequado Equipamentos de Proteo para Bombeiros

: :

6. Medidas de controle para derramamento ou vazamento Evite contato com material derramado ou liberado. Para orientao na seleo de equipamentos de proteo pessoal consulte o Captulo 8 desta Ficha de informaes de segurana de produtos qumicos - FISPQ. Veja informaes para descarte no Captulo 13. Obedea todos os regulamentos relevantes locais e internacionais. Medidas de proteo : Evite contato com a pele e os olhos. Use conteno adequada para evitar contaminao ambiental. Evite o espalhamento ou entrada em drenos, valas ou rios usando areia, terra ou outras barreiras adequadas. Evite o espalhamento fazendo uma barreira com areia, terra ou outro material de conteno. Recupere o lquido diretamente ou em um absorvente. Embeba um absorvente como a argila, areia ou outro material adequado no resduo e descarte adequadamente. As autoridades locais devem ser avisadas se vazamentos significativos no puderem ser contidos.

Mtodos de Limpeza

Alertas Adicionais

7. Manuseio e armazenamento Precaues Gerais : Use ventilao de exausto local se houver o risco de inalao de vapores, nvoas ou aerosis. Descarte adequadamente 2/7 Data de Elaborao 01/10/2011 Reviso 0.0

Shell Evolux Arla 32 Verso 00 Data Efetiva 01/10/2011

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico

de acordo com a diretriz da CE 2001/58/EC

Manipulao

Armazenamento

Materiais Recomendados Materiais Inadequados

: :

quaisquer panos contaminados ou materiais de limpeza para evitar incndios. Use as informaes desta ficha de informaes como entrada para uma avaliao de riscos das circunstncias locais, para ajudar a determinar os controles adequados reas de abastecimento de veculos e de oficina Evite inalao de vapores e contato com a pele, quando encher ou esvaziar um veculo. Evite contato prolongado ou repetido com a pele. Evite inalar o vapor e/ou nvoas. Quando se manuseia o produto em tambores, dever usar-se calado de segurana e equipamento prprio. Mantenha o recipiente hermeticamente fechado, em local fresco e bem ventilado. Use recipientes identificados e que fechem adequadamente. Para recipientes ou revestimento destes use ao doce ou polietileno de alta densidade. PVC.

8. Controle de exposio e proteo individual Se o valor da Conferncia Americana da Industria Governamental Higienista (ACGIH) estiver disponvel nesse documento, ser somente para informao.

Limites de Exposio Ocupacional Material Amnia Fonte ACGIH ACGIH BR OEL Tipo TWA STEL TWA 48HRS ppm 25 ppm 35 ppm 20 ppm 14 mg/m3 mg/m3 Notao

ndice de Exposio Biolgica (BEI) - consulte a referncia para detalhes completos Dados no disponveis. Controles de exposio : O nvel de proteo e os tipos de controle necessrios iro variar dependendo das condies potenciais de exposio. Selecione os controles com base em uma avaliao de risco das circunstncias locais. Medidas adequadas incluem: Uma adequada ventilao para controlar as concentraes areas. Onde o material estiver aquecido, pulverizado ou em forma de nvoa, existe um grande potencial de gerao de concentraes areas. Os equipamentos de proteo individual (EPI) devem obedecer as normas recomendadas no pas, o que deve ser verificado com os fornecedores de EPIs. Sob condies normais de uso no normalmente necessria 3/7 Data de Elaborao 01/10/2011 Reviso 0.0

Equipamento de Proteo Individual Proteo Respiratria

Shell Evolux Arla 32 Verso 00 Data Efetiva 01/10/2011

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico

de acordo com a diretriz da CE 2001/58/EC

Proteo das Mos

Proteo dos olhos Proteo da pele e do corpo Mtodos de monitoramento

: :

proteo respiratria. De acordo com as boas prticas de higiene industrial, devem ser tomadas precaues para evitar respirar o material. Se os controles da engenharia no mantiverem as concentraes areas em um nvel que seja adequado para proteger a sade dos trabalhadores, selecione equipamentos de proteo respiratria adequados para as condies especficas de uso e que atendam a legislao pertinente. Verifique com os fornecedores de equipamentos respiratrios de proteo. Onde os respiradores com filtros de ar forem adequados, selecione uma combinao apropriada de mscara e filtro. Selecione um filtro adequado para combinao de particulados/gases e vapores orgnicos [ponto de ebulio >65 C (149 F)]. Selecione luvas de acordo com a Norma legal vigente. A serventia e a durabilidade de uma luva depende de seu uso, p.ex. frequencia e durao de contato, resistncia qumica do material da luva, espessura da luva, destreza. Consulte sempre as recomendaes do fabricante da luva. Luvas contaminadas devem ser substituidas. Higiene pessoal elemento chave para cuidado efetivo das mos. Luvas devem ser vestidas somente sobre mos limpas. Aps usar luvas, as mos devem ser lavadas e secadas completamente. A aplicao de um creme no perfumado recomendada. Use culos de proteo ou mscara facial completa se houver possibilidade de respingos. No necessria normalmente proteo para a pele alm dos itens normais de vestirio profissional. Monitorar a concentrao de substncias na zona de respirao dos trabalhadores ou em todo o local de trabalho pode ser necessrio para confirmar o cumprimento do LEO (Limite de Exposio Operacional). Para algumas substncias tambm pode ser adequado o monitoramento biolgico. Minimize a liberao para o meio ambiente. Deve ser feita uma avaliao ambiental para assegurar o atendimento da legislao ambiental local.

Controles de Exposio Ambiental

9. Propriedades fsico-qumicas Aparncia Odor pH Ponto de Ebulio Inicial e Faixa de Ebulio Ponto de fulgor Limites de inflamabilidade ou exploso inferiores /superiores Presso de vapor Gravidade especfica : : : : Incolor. Lquido. Amoniacal leve. 9,8 - 10 > 280 C / 536 F Valor(es) estimado(s)

: Dados no disponveis. : Dados no disponveis.

: Dados no disponveis. : Dados no disponveis. 4/7

Data de Elaborao 01/10/2011

Reviso 0.0

Shell Evolux Arla 32 Verso 00 Data Efetiva 01/10/2011

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


Densidade Solubilidade em gua Solubilidade em outros solventes Coeficiente de partio: noctano/gua Viscosidade dinmica Densidade do vapor (ar=1) Velocidade de evaporao (nBuAc=1) Temperatura de decomposio : 1,090 g/cm3 - tpico : Solvel. : Dados no disponveis.

de acordo com a diretriz da CE 2001/58/EC

: Dados no disponveis. : Dados no disponveis. : Dados no disponveis. : Dados no disponveis. : Dados no disponveis.

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estabilidade Condies a Evitar Materiais a Evitar Produtos perigosos de decomposio : : : : Estvel. Decompe-se acima de 135C. Temperaturas extremas e luz solar direta. Agentes de oxidao fortes. No esperado que se formem produtos perigosos de decomposio durante a armazenagem normal. A altas temperaturas ir se decompor em amnia e dixido de carbono. Se queimado, emitir xidos de nitrognio, amnia, e cido cianrico.

11. INFORMAES TOXICOLGICAS Toxicidade oral aguda Toxicidade Drmica Aguda Toxicidade Inalatria Aguda Irritao da Pele Irritao dos Olhos Irritao Respiratria Sensibilizao Toxicidade de Dose Repetida Mutagenicidade Carcinogenicidade Toxicidade reprodutiva e de desenvolvimento : : : : : : : : : : : Considerado de baixa toxicidade: LD50 > 5000 mg/kg , Rato Considerado de baixa toxicidade: LD50 > 5000 mg/kg , Coelho Sob condies normais de uso no considerado um perigo de inalao. No se espera que seja um risco. No se espera que seja um risco. A inalao de vapores ou nvoas pode causar irritao. No se espera que seja um sensibilizante da pele. No se espera que seja um risco. No considerado um perigo mutagnico. Os componentes no so conhecidos por estar associados a efeitos carcinognicos. No se espera que seja um risco.

12. INFORMAES ECOLGICAS Dados ecotoxicolgicos no foram especificamente determinados para este produto. As informaes fornecidas so baseadas em conhecimento dos componentes e da ecotoxicologia de produtos similares. 5/7 Data de Elaborao 01/10/2011 Reviso 0.0

Shell Evolux Arla 32 Verso 00 Data Efetiva 01/10/2011

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


Toxicidade Aguda :

de acordo com a diretriz da CE 2001/58/EC

Microorganismos Mobilidade Persistncia/degradao Bioacumulao Outros efeitos adversos

: : : : :

Considerado praticamente no txico: LL/EL/IL50 > 100 mg/l (LL/EL50 expresso como a quantidade nominal do produto necessria para preparar o extrato aquoso de teste). Dados no disponveis. Grandes volumes podem penetrar no solo e contaminar o lenol fretico. Prontamente biodegradvel. No se espera que bioacumule significativamente. No se acredita que tenha potencial de consumo de oznio, potencial de criao fotoqumica de oznio ou potencial de aquecimento global. Exigir oxignio quando quantidades significativas entrarem em cursos de gua, podendo causar danos vida aqutica.

13. Consideraes sobre tratamento e disposio Descarte de Material : Recupere ou recicle se possvel. responsabilidade do gerador do resduo determinar a toxicidade e as propriedades fsicas do material gerado, para determinar a classificao e mtodos de descarte adequados, em conformidade com os regulamentos aplicveis. No descarte no meio ambiente, em drenos ou cursos de gua. Descarte de acordo com os regulamentos predominantes, de preferncia com um coletor ou fornecedor reconhecido. A competncia do coletor ou fornecedor deve ser estabelecida antecipadamente.

Descarte da Embalagem

14. Informaes sobre transporte

ADR Este material no classificado como perigoso pelos regulamentos da ADR. RID Este material no classificado como perigoso pelos regulamentos da RID.

IMDG Este material no classificado como perigoso pelos regulamentos do IMDG. IATA (podem haver variaes por pas) Este material no foi classificado como perigoso pela regulao IATA ou deve seguir exigncias especficas do pas.

15. Regulamentaes No se pretende que as informaes regulamentares sejam completas. Outros regulamentos podem se aplicar a este material. 6/7 Data de Elaborao 01/10/2011 Reviso 0.0

Shell Evolux Arla 32 Verso 00 Data Efetiva 01/10/2011

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


Classificao CE Smbolos CE Frases de Risco CE Frases de Segurana CE : : : :

de acordo com a diretriz da CE 2001/58/EC

No classificado como perigoso segundo critrios da CE. No exigido smbolo de risco No classificado. No classificado.

16. OUTRAS INFORMAES Frase(s) de Risco No classificado. Nmero de Verso da FISPQ Data Efetiva da FISPQ Revises da FISPQ Regulamentos de FISPQ : 00

: : :

01/10/2011 Uma barra vertical (|) na margem esquerda indica uma alterao da verso anterior. O contedo e o formato desta Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico est de acordo com os requisitos da ABNT 14725-1:2009. As informaes contidas neste documento devem ser disponibilizadas a todos que possam manusear o produto Esta informao baseia-se no nosso conhecimento corrente, e destina-se apenas a descrever o produto quanto aos requisitos em termos de sade, segurana e ambiente. No deve por tanto ser interpretada como garantia de qualquer propriedade especfica do produto.

Distribuio da FISPQ Renncia

: :

7/7 Data de Elaborao 01/10/2011 Reviso 0.0

Вам также может понравиться