Вы находитесь на странице: 1из 12

JACQUES DERRIDA E A DESCONSTRUO: UMA INTRODUO Neurivaldo Campos Pedroso Junior1

RESUMO: O artigo apresenta uma introduo corrente terica denominada Desconstruo, corrente esta que tem em Jacques Derrida um de seus precursores. A discusso estar centrada na anlise de duas obras de Derrida: A escritura e diferena e Gramatologia, que podem ser entendidas como o marco inicial da Desconstruo. Procuraremos demonstrar que, sob a gide da Desconstruo, coadunam-se questes filosficas, literrias, polticas e intelectuais que proporcionaram um abalo no pensamento metafsico ocidental, j que ele se apoiava, muitas vezes, em relaes binrias para estabelecer uma hierarquia ou supremacia de um termo sobre o outro. Destacaremos que a reflexo empreendida por Jacques Derrida apresenta-se como um incessante trabalho de investigao que coloca sob suspeita os discursos da Filosofia e das Cincias Humanas, da Literatura e da Histria, da Fenomenologia e da Psicanlise, ao questionar, inclusive, o prprio conceito clssico de cincia. Textos de Husserl, Heidegger, Levinas e, tambm, de Mallarm, Artaud, Joyce, Bataille, ou, ainda, de Saussure, Freud e Lacan sero "desconstrudos" por Derrida. ABSTRACT: This article presents an introduction to the theoretical current called Desconstruction, current that has in Jacques Derrida one of the precursor. The discussion will be centered in the analyze of two works of Derrida: A escritura e a diferena e Gramatologia, that may be understood as the initial mark of the Desconstruction. We will seek to demonstrate that under the Desconstruction lay philosophical, literary, politics and intellectual questions that provide a concussion in the occidental metaphysical thought, considering that this was supported, most of the times, in the binaries relations to establish an hierarchy or supremacy of one term over another. We will detach that the reflection made by Jacques Derrida is presented as a continuous work of investigation that puts under suspicious the discourses of Philosophy and Human Sciences, of Literature and History, of Phenomenology and Psychoanalyses, to question, mainly, the classical concept of Science. Texts of Husserl, Heidegger, Levinas and, also, of Mallarm, Artaud, Joyce, Bataille, or, Saussure, Freud and Lacan will be desconstructed by Derrida.

Comecemos com uma citao:


A perturbao do arquivo deriva de um mal de arquivo. Estamos com um mal de arquivo (en mal d'archive). Escutando o idioma francs e nele, o atributo de "en mal de", estar com mal de arquivo, pode significar outra coisa que no sofrer de um mal, de uma perturbao ou disso que o nome mal poderia nomear. arder de paixo. no ter sossego, incessantemente, interminavelmente procurar o arquivo onde ele se esconde. correr atrs dele ali onde, mesmo se h bastante, alguma coisa nele se anarquiza. dirigir-se a ele com um desejo compulsivo, repetitivo e nostlgico, um desejo irreprimvel de retorno origem, uma dor da ptria, uma saudade de casa, uma nostalgia do retorno ao lugar mais arcaico do comeo absoluto (Derrida, 2001, p.118)

O gesto de retomar as palavras de Jacques Derrida acerca daquilo a que poderamos


Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Assessor Pedaggico da Secretaria Municipal de Educao de Dourados SEMED.
1

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - quinta edio

Pgina 9

chamar de um "mal de arquivo" significativo no mbito deste artigo, pois, ser possudo pelo mal de arquivo , entre outras coisas, ter o desejo de retorno ao lugar mais arcaico do comeo absoluto. Assim, pretendemos retornar ao comeo, ou seja, a dois textos de Derrida, A escritura e a diferena e Gramatologia, cujas leituras so, sob nosso ponto de vista, produtivas e significativas para todos aqueles que pretendem conhecer a corrente terico-crtica denominada de Desconstruo (ou Desconstrutivismo, como sugerem alguns crticos). Na verdade, ao situarmos o ponto de partida de nossa leitura naqueles dois livros, o fazemos em consonncia com a advertncia de Jacques Derrida que, em entrevista intitulada "Implicaes", concedida a Henri Rose e publicada em Posies, observar que aqueles dois textos/livros apresentam-se como a porta de entrada ao trabalho derridiano, j que poderemos ver o Gramatologia como um longo ensaio, no meio do qual poderia ser includo A escritura e a diferena. Ou, inversamente,
[...] pode-se inserir a Gramatologia no meio d'A escritura e a diferena, uma vez que seis dos textos dessa obra so anteriores, de fato e de direito, publicao, h dois anos, em Critique, dos artigos que anunciam a Gramatologia. os cinco ltimos, a partir de Freud e a cena da escritura, esto envolvidos na abertura gramatolgica (DERRIDA, 2001, p.10)

Assim, sob a gide da Desconstruo, coadunam-se questes filosficas, literrias, polticas e intelectuais que proporcionaram um abalo no pensamento metafsico ocidental, j que este se apoiava, muitas vezes, nas relaes binrias para estabelecer uma hierarquia ou supremacia de um termo sobre o outro. Diante disso, podemos afirmar que o trabalho empreendido por Jacques Derrida e que recebeu, muitas vezes, o ttulo de Desconstruo, vai muito alm da Filosofia e da Literatura. um incessante trabalho de investigao que coloca sob suspeita os discursos da Filosofia e das Cincias Humanas, da Literatura e da Histria, da Fenomenologia e da Psicanlise, ao questionar, inclusive, o prprio conceito clssico de cincia. Nesse sentido, "textos" de Husserl, Heidegger, Levinas e, tambm, de Mallarm, Artaud, Joyce, Bataille, ou, ainda, de Saussure, Freud e Lacan sero "desconstrudos" por Derrida. Logo, a Desconstruo comumente entendida como uma corrente terica que pretendia minar as correntes hierrquicas sustentadoras do pensamento ocidental, tais como, dentro/fora; corpo/mente; fala/escrita; presena/ausncia; natureza/cultura; forma/sentido. Podemos recorrer a Derrida, novamente, quando, ao refletir acerca das relaes hierrquicas do pensamento metafsico ocidental, registra a necessidade de se "inverter" essas mesmas hierarquias, pois,
Fazer justia a essa necessidade significa reconhecer que, em uma oposio filosfica clssica, ns no estamos lidando com uma coexistncia pacfica de um face a face, mas com uma hierarquia violenta. Um dos dois termos comanda (axiologicamente, logicamente etc.), ocupa o lugar mais alto. Desconstruir a oposio significa, primeiramente, em um momento dado, inverter a hierarquia (DERRIDA, 2001, p.48)

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - quinta edio

Pgina 10

Derrida pontua inclusive que operar essa inverso, ou essa fase de inverso, "significa ainda operar no terreno e no interior do sistema desconstrudo", assim, ao procurar decompor os discursos com os quais opera, revelando seus pressupostos, suas ambiguidades, suas contradies, a Desconstruo se apresentar como um trabalho no interior dos discursos sustentadores do pensamento metafsico ocidental, j que esta seria, ento, a melhor forma de abord-los, desestabiliz-los e, por conseguinte, ampliar seus limites ou limiares. Diante disso, no nos causar estranhamento que a Desconstruo, ao interrogar incansavelmente os diferentes discursos que pretende decompor, operar, muitas vezes, no terreno da ambivalncia, da duplicidade e da dubiedade, pois no incorrer em reducionismo diante das oposies binrias com as quais a metafsica ocidental est acostumada a operar, sobretudo se considerarmos que ser frequente, nos trabalhos desconstrutivistas empreendidos por Jacques Derrida e seus seguidores, o emprego de termos como "nem um .... nem outro", "ao mesmo tempo", "por um lado. . . por outro...", longe de se apresentarem como sinnimos de indeciso e/ou impreciso, o que o emprego desses termos coloca em destaque a necessidade de se pensar as oposies dialticas numa oposio horizontal e paritria, no em escalas hierrquicas, como a metafsica o fazia. Ou, o que se pode e se deve fazer
[...] marcar o afastamento entre, de um lado, a inverso que coloca na posio inferior aquilo que estava na posio superior, que desconstri a genealogia sublimante e idealizante da oposio em questo e, de outro, a emergncia repentina de um novo conceito, um conceito que no se deixa mais - que nunca se deixou - compreender no regime anterior (DERRIDA, 2001, pp.48-49)

Com a ateno voltada s palavras de Derrida, podemos afirmar que a Desconstruo causou um forte impacto no pensamento metafsico ocidental, ao proporcionar questionamentos, deslocamentos, re-alocaes de conceitos que eram considerados cannicos. O redimensionamento desses conceitos resultou, ento, em um abalo na hegemonia dos discursos (de toda ordem), j que qualquer discurso que visasse verdade era colocado na berlinda. Dessa forma, podemos pensar com Jonathan Culler, quando observa que:
Desconstruir uma oposio mostrar que ela no natural e nem inevitvel mas uma construo, produzida por discursos que se apiam nela, e mostrar que ela uma construo num trabalho de desconstruo que busca desmantel-la e reinscrev-la - isto , no destru-la mas dar-lhe uma estrutura e funcionamento diferentes (Culler, 1999, p.122).

Ou ainda, podemos recorrer ao livro De que amanh... dilogo, publicado por Jacques Derrida e Elizabeth Roudinesco, no qual encontramos a seguinte explicao
ISSN 1983-828X | Revista Encontros de Vista - quinta edio Pgina 11

fornecida pela psicanalista francesa sobre a Desconstruo:


Utilizado pela primeira vez por Jacques Derrida em 1967 na Gramatologia, o termo desconstruo foi tomado da arquitetura. Significa a deposio decomposio de uma estrutura. Em sua definio derridiana, remete a um trabalho do pensamento inconsciente (isso se desconstri), e que consiste em desfazer, sem nunca destruir, um sistema de pensamento hegemnico e dominante. Desconstruir de certo modo resistir tirania do Um, do logos, da metafsica (ocidental) na prpria lngua em que enunciada, com a ajuda do prprio material deslocado, movido com fins de reconstrues cambiantes (DERRIDA & ROUDINESCO, 2004, p.9).

As palavras tanto de Culler quanto de Roudinesco procuram esclarecer as estratgias tericas e sistemticas que envolvem o trabalho da Desconstruo, ou seja, ambos atentam para o fato de que "desconstruo" no pode ser tomada como sinnimo de destruio, o que h nesse trabalho, na verdade, um procedimento de questionamento, de decomposio e de re-organizao dos discursos at ento empreendidos pela metafsica ocidental. Com isso,
Um dos pontos chaves da estratgia desconstrutivista tem sido a de interrogar sem piedade as oposies binrias com que nos acostumamos a raciocinar. Estamos nos referindo aos pares de termos como natureza/cultura, realidade/aparncia, causa/efeito, lngua/fala, fala/escrita, significante/significado, homem/mulher e por a vai (RAJAGOPALAN, 2000, p.121).

Se considerarmos, ento, que essas oposies binrias eram oriundas da filosofia ocidental, no nos causar estranhamento, diante disso, que Jacques Derrida traga para o plano de suas reflexes, filsofos e pensadores, que vo desde Plato a Hegel, alm do prprio Freud, entre outros, ou seja, a Desconstruo procurar subverter a tradio metafsica ocidental, considerada logocntrica e dominadora. O captulo de Gramatologia dedicado a Lvi-Strauss representa um momento da tentativa de desconstruo do logocentrismo, j que nele, "Derrida assinala que o texto de Lvi-Strauss como um sintoma (assim como os textos de Rousseau e de Saussure) de uma certa histria do pensamento metapsquico ocidental " (JOHNSON, 1996, p.131. Traduo nossa). Ainda na esteira da tentativa de desconstruo do logocentrismo, podemos observar que tal atitude pode ser melhor exemplificada pela leitura e anlise de Gramatologia (1963), quando Derrida centra-se na oposio fala/escrita para erigir um combate ao logocentrismo. Citamos a reflexo derridiana, j que ela elucidativa da crtica feita ao logocentrismo:

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - quinta edio

Pgina 12

Todas as determinaes metafsicas da verdade, e at mesmo a que nos recorda Heidegger para alm da onto-teologia metafsica, so mais ou menos imediatamente inseparveis da instncia do logos ou de uma razo pensada na descendncia do logos, em qualquer sentido que seja entendida: no sentido pr-socrtico ou no sentido filosfico, no sentido do entendimento infinito de Deus ou no sentido antropolgico, no sentido pr-hegeligiano ou no sentido ps-hegeligiano. Ora, dentro deste logos, nunca foi rompido o liame originrio e essencial com a phon. [...] Tal como foi mais ou menos implicitamente determinada, a essncia da phon estaria imediatamente prxima daquilo que, no pensamento como logos, tem relao com o sentido; daquilo que o produz, que o recebe, que o diz, que o "rene" (DERRIDA, 2004, p.13).

Derrida continua suas reflexes acerca da phon e registra a importncia dela, destacando que, desde Aristteles, a voz tem sido considerada como produtora dos primeiros smbolos e teria, ento, com a alma uma relao de proximidade maior, mais essencial e imediata que a escritura. Disso decorreria o rebaixamento ao qual foi confinada a escritura pela filosofia ocidental. Ainda nesse mesmo captulo de Gramatologia, intitulado "O fim do livro e o comeo da escritura", o terico francs registra o fato de que, ao ser constituda como produtora do primeiro significante, a fala no seria apenas um mero significante entre outros, j que ela corporifica o "estado de alma", que, por sua vez, reflete as coisas por semelhana natural. Assim,
Entre o ser e a alma, as coisas e as afees, haveria uma relao de traduo ou de significao natural; entre a alma e o logos, uma relao de simbolizao convencional. E a primeira conveno, a que se referiria imediatamente ordem da significao natural e universal, produzir-se-ia como linguagem falada. A linguagem escrita fixaria convenes, que ligariam entre si outras convenes (DERRIDA, 2004, p.13)

Se nos valemos da reflexo derridiana citada acima, porque ela instaurar um longo processo de discusso e re-valorizao da escritura, do qual o prprio ttulo do livro significativo exemplo, pois, a "Gramatologia", no apenas uma tentativa de reabilitar aquilo que sempre se chamou de "escrita", nem mesmo a tentativa exclusiva de se restituir seus direitos, na verdade, o que o termo "Gramatologia"
[...] o ttulo de uma questo: sobre a necessidade de uma cincia da escrita, sobre suas condies de possibilidade, sobre o trabalho crtico que deveria abrir seu campo e levantar os obstculos epistemolgicos; mas uma questo tambm sobre os limites dessa cincia. E esses limites [...] so tambm os da noo clssica de cincia, cujos projetos, cujos conceitos, cujas normas, esto fundamentalmente e sistematicamente ligados metafsica (DERRIDA, 2001, p.19-20).

Assim, quando anunciamos, no incio deste artigo, que nos voltaramos tanto
ISSN 1983-828X | Revista Encontros de Vista - quinta edio Pgina 13

Gramatologia quanto A escritura e a diferena, porque em ambas aparecem conceitos que Derrida ampliar no decorrer de toda a sua obra. O questionamento acerca da noo clssica de cincia, presente naquele primeiro livro, ser, tambm, abordado pelo terico francs em um outro texto, mas no s nele, intitulado La double sance ou double science: a dupla cincia, a cincia que no s cincia, mas que se abre para um processo de deslocamentos de margens entre os campos e saberes (artsticos, cientficos e filosficos), instaurando, assim, um espao reflexivo hbrido, no qual, haver o tangenciamento, a interlocuo e a contaminao, entre, por exemplo, Filosofia e Literatura. o que acontece, por exemplo, com a leitura que Derrida empreende em La double sance, do texto de Mallarm, ou seja, o terico francs procurar destacar que h, tanto no texto da Histria da Filosofia quanto no texto dito literrio,
[...] unidades de simulacro, falsas propriedades verbais, nominais ou semntica, que no se deixam mais compreender na oposio filosfica (binria) e que, entretanto, habitam-na, mas, sem nunca constituir um terceiro termo, sem nunca dar lugar a uma soluo na forma dialtica especulativa (DERRIDA, 2001, p.49).

Assim, o que essas "unidades" trazem cena da discusso , novamente, a questo da dubeidade, da ambivalncia e da duplicidade, pensemos, por exemplo, na imagem do phrmakon, muito bem explorada por Derrida em A farmcia de Plato, ou seja, o phrmakon no nem s o remdio nem s o veneno, nem s o bem nem s o mal, "o phrmakon seria uma substncia, com tudo o que essa palavra pode conotar, no que diz respeito a sua matria, de virtudes ocultas, de profundidade crptica recusando sua ambivalncia anlise" (DERRIDA, 2005, p.14). Com base nesse raciocnio, podemos registrar que, em Derrida ou para Derrida, as verdades absolutas com as quais a metafsica est habituada a operar e os termos e expresses utilizados para legitimar tais verdades darse-o a ler sempre por um duplo vis, mas o duplo, aqui, no implica a noo de escolha de "ou um ou outro", mas, sim, de concomitncia ou simultaneidade, como bem constatamos nas observaes abaixo:
Le mot entre n'a aucun sens plein en lui-mme. [...] Ce qui vaut pour hymen vaut, mutatis mutandis, pour tous les signes qui, comme pharmakon, supplment, diffrance et quelques autres, ont une valeur double, contradictoire, indcidable qui tient toujours leur syntaxe, qu'elle soit en quelque sorte intrieure, articulant et combinant sous le mme joug, uph'en, incompatibles, ou qu'elle soit "extrieur", dpendant du code dans lequel on fait travailler le mot. [...] ils marquent les points de ce qui ne se laisse jamais mdiatiser, matriser, relever, dialectiser par Erinnerung et Aufhebung. Est-ce par hasard que tous ces effets de jeu, ces mots qui chappent la matrise philosophique, ont, das des contextes historiques fort diffrents, un raport trs singulier l'criture? (DERRIDA, 1972, p.250).

Nesse sentido, torna-se oportuno reconhecer que, apesar de ter nascido na rea
ISSN 1983-828X | Revista Encontros de Vista - quinta edio Pgina 14

filosfica, a Desconstruo no exclusivamente filosfica, menos ainda, se entendermos a Filosofia no seu sentido tradicional. Para alm da Filosofia, podemos observar que a Desconstruo apresenta-se como uma prtica de leitura crtica, seja essa leitura de textos filosficos, seja de textos literrios. Podemos fazer aluso, por exemplo, s palavras de Jonathan Culler, para quem "a desconstruo tem sido variadamente apresentada como uma posio filosfica, uma estratgia poltica ou intelectual e um modo de leitura" (CULLER, 1997, p.99). Na verdade, se recorrermos a algumas entrevistas dadas por Jacques Derrida, constataremos o quanto a Literatura era muito cara a ele. Em entrevista concedida a Rogrio da Costa, ao falar sobre seus livros Gramatologia e A escritura e a diferena, Derrida assim se posiciona:
O que me conduziu a esses ensaios uma histria na qual se cruzam dois caminhos. Um primeiro que recupera de algum modo o que foi desde a origem e que permanece meu desejo dominante: a escritura literria: a literatura. Esse desejo pela literatura sempre foi, por um lado, impedido, reprimido em mim por razes que tento analisar; por outro lado, ele se satisfez por caminhos indiretos, mas em todo caso foi suspenso, diferido todo o tempo de uma formao filosfica que me envolveu com filsofos que no estavam ligados literatura, como Husserl, por exemplo, Heidegger de um outro modo (COSTA, 1993, p.20)

Mais adiante, na mesma entrevista, Derrida observa que, ao se voltar aos textos filosficos, ele o fazia com o propsito de responder a perguntas tais como, O que escritura em geral? O que se faz quando se escreve?, mas esses questionamentos buscavam recuperar uma outra inquietao: o que a escritura literria? Ou ainda, nas palavras de Derrida, novamente:
Dito de outro modo, a questo do estatuto do objeto escrito em geral e a questo do texto literrio, da instituio literria, da cena literria, cruzaram-se desde o incio, razo pela qual na Gramatologia, que um livro terico sobre a histria e o conceito de escritura e tambm sobre o exemplo de Rousseau, e na A escritura e a diferena, eu creio que se encontram constantemente essas duas filiaes, ou antes, esses dois fios ligados, aquele da escritura e aquele da escritura literria (Costa, 1993, p.21).

As citaes acima tornam-se pertinentes na medida em que nos ajudam a ver o trabalho derridiano para alm da sua relao com a Filosofia, ou melhor, ajuda-nos a ver o que o trabalho de Derrida, apesar de sua ntima relao com a Filosofia, guarda, inclusive, uma preocupao e um interesse pela Literatura. Em Margens da Filosofia, Jacques Derrida j havia registrado a necessidade de se pensar o texto filosfico, inclusive, por meio de sua vertente literria, ou melhor, Derrida pontua a necessidade de se pensar o texto filosfico como um "gnero literrio particular".

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - quinta edio

Pgina 15

Uma tarefa ento prescrita: estudar o texto filosfico na sua estrutura formal, na sua organizao retrica, na sua especificidade e diversidades de seus tipos textuais, nos seus modelos de exposio e produo - para alm daquilo que outrora se chamava os gneros - no espao tambm das suas encenaes e numa sintaxe que no seja apenas a articulao dos seus significados, das suas referncias ao ser ou verdade, mas a ordenao de seus processos e de tudo o que a se investiu. Em suma, considerar tambm a filosofia como um gnero literrio particular (DERRIDA, 1991, p.334).

Mas, o inverso tambm possvel e necessrio. Pensar o texto literrio na sua vertente filosfica. Isso , na verdade, o que Derrida faz quando se volta a Mallarm, Valry, Artaud, Bataille, entre outros. O texto de Mallarm, s para citarmos um exemplo, "fala de dentro da filosofia, pois dialoga intimamente com o legado de Plato e Hegel, mas tambm e ao mesmo tempo, de fora dela, pois se coloca em sua margem, margem de um pensamento de verdade" (GLENADEL,2000, p.192). Assim, na anlise ou por meio da anlise de textos literrios, buscar-se- construir uma crtica que, ao questionar os seus prprios pressupostos e estend-los a todos os outros discursos, possa ser empregada na e para a desconstruo do discurso filosfico ocidental, por isso que podemos afirmar, com Evelina Hoisel, que "alm de atuar sobre a noo de literatura, deslocando suas fronteiras e instalando outros limiares interpretativos, o projeto de desconstruo de Jacques Derrida tem um impacto sobre vrios conceitos crticos, atravs do rompimento de hierarquias filosficas subjacentes" (HOISEL, 1999, pp.45-46). Diante disso, no de se espantar que os preceitos da Desconstruo tornem-se de interesse da Teoria e Crtica literrias, ou, de acordo com Leyla Perrone-Moiss,
A contribuio da desconstruo para a crtica literria foi uma fundamentao filosfica mais rigorosa, que resultou no aguamento do senso crtico com relao aos textos, no afinamento dos instrumentos de leitura, e no estmulo criatividade escritural (PERRONE-MOISS, 2000, p.306).

Se pensarmos na desconstruo inserida no espao da Literatura, veremos que ela foi e continua sendo, em alguns casos, confundida com o Ps-Estruturalismo, ou, pelo menos, inserida no mbito dessa corrente terica literria. , por exemplo, o que faz Terry Eaglaton, em Teoria da Literatura: uma introduo, quando, no captulo dedicado ao PsEstruturalismo, proporcionar, ao mesmo, uma discusso mais ampla acerca da Desconstruo, alm de abordar a difuso dela em solo anglo-americano. Mas, devemos fazer uma observao aqui e registrar que, apesar do prefixo "ps" de "ps-estruturalismo", este aconteceu ao mesmo tempo em que o estruturalismo e foi, na verdade, uma forma de questionar algumas ideias estruturalistas que ainda apresentavam lacunas, ou seja, "o psestruturalismo, portanto, no veio cronologicamente depois do estruturalismo, mas no mesmo momento em que este triunfava, na Frana e alhures. Em plena euforia estruturalista, Derrida anunciava seu fim" (PERRONE-MOISS, 2005, p.97).

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - quinta edio

Pgina 16

O golpe que Derrida desfere contra a corrente estruturalista exemplificado pelo texto "A estrutura, o signo e o jogo no discurso das cincias humanas", pronunciado, inicialmente, em 1966, no Colquio Internacional da Universidade Johns Hopkins, intitulado "The Language of Criticism and the Sciences of Man", no qual, entre outras coisas, Derrida criticava o "desengajamento crtico da anlise estrutural", entre outras coisas, Derrida reconhece, por exemplo, que o conceito e a palavra estrutura tm a mesma idade da episteme, ou seja, ao mesmo tempo da cincia e da filosofia ocidentais, e que mergulham suas razes no solo da linguagem comum, no fundo do qual a episteme vai reconhec-los para os trazer a si num deslocamento metafrico (DERRIDA, 2002, p.230). Diante disso, o que o terico francs propor que se ameace "metodologicamente a estrutura para melhor perceb-la", com isso, vemos, sobretudo em A escritura e a diferena, toda uma srie de textos nos quais Derrida se volta para a questo da estrutura, circunscrita aos mais diferentes campos. Tal atitude ser empregada com o propsito de se rediscutir e redimensionar a noo de estrutura sobre a qual se erigiam todos os estudos estruturalistas, de Saussure, Lacan, Lvi-Strauss, entre outros. A lucidez terica derridiana o levar a afirmar, em plena efervescncia estruturalista, "como vivemos da fecundidade estruturalista, demasiado cedo para chicotear nosso sonho" (DERRIDA, 2002, p.14). Mas, apesar disso, Derrida o faz. Ou, como ele bem demonstra a Elizabeth Roudinesco, ao dizer que comeara a escrever em plena efervescncia estruturalista, quando este no era apenas um "pensamento sistemtico, mas um novo pensamento do sistema", com os trabalhos de Lvi-Strauss e Lacan to em voga. Mas, mesmo diante dessa tendncia ou "moda", Derrida sentiu
[...] a fecundidade e a legitimidade daquele gesto, naquele momento, em resposta a empirismos, positivismos ou a outros obstculos epistemolgicos, como se dizia com certa frequncia. Mas nem por isso deixava de perceber o preo a ser pago, ou seja, uma certa ingenuidade, a repetio algo jubilatria de certos gestos filosficos, a submisso algo sonamblica a uma histria da metafsica da qual estava dedicado a decifrar o programa, as combinatrias (DERRIDA & ROUDINESCO, 2004, p.15).

Assim, Jacques Derrida procurar discernir o que o programa estruturalista apresentava de esterelizante, ou, de precipitado e dogmtico, pois, a investigao acerca da noo de estrutura, por exemplo, longe de se apresentar apenas como uma tentativa de abalar as seguranas logocntricas e etnocntricas, pretende, na verdade, produzir novas configuraes para elas, ou ainda, no se trata apenas de uma critica metafsica ocidental, com o propsito de destruio, de apagamento ou de esquecimento, pois, no tem nenhum sentido abandonar os conceitos da metafsica para abalar a metafsica, uma vez que, ainda de acordo com Derrida,
[...] no dispomos de nenhuma linguagem de nenhuma sintaxe e de nenhum lxico que seja estranho a essa histria; no podemos enunciar

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - quinta edio

Pgina 17

nenhuma proposio destruidora que no se tenha j visto obrigada a escorregar para a forma, para a lgica e para as postulaes implcitas daquilo mesmo que gostaria de contestar (DERRIDA, 2002, p.233).

Derrida reconhece, por exemplo, que o gesto de se produzir o descentramento como pensamento da estruturalidade da estrutura (e retomaremos a questo do abalo da noo de centro mais adiante), e com isso e por isso, promover toda uma rediscusso, um redimensionamento e uma re-configurao da estrutura no pensamento moderno, esse gesto ou essa atitude pode ser atrelada a alguns nomes, dentre eles, podem ser citados Nietzche, Freud e Heidegger. Com base nesse raciocnio, Derrida registrar a dvida assumida pelo estruturalismo, direta ou indiretamente, fenomenologia e tradicionalidade da filosofia ocidental. Assim, em "'Gnese e estrutura e a fenomenologia", h uma ampla discusso acerca da relao entre estruturalismo, fenomenologia e filosofia, a partir das noes de Gnese e Estrutura, com base no trabalho de Husserl. A escolha desse pensador impe-se a Derrida com maior intensidade, porque o estilo do pensamento husserliano mais atento historicidade do sentido, possibilidade do seu devir, mais respeitador daquilo que, na estrutura permanece aberto (DERRIDA, 2002, p.84), o significativo dessa prtica que a estruturalidade da abertura (da estrutura) talvez o lugar insituvel em que a filosofia se enraza. Em especial quando diz e descreve estruturas (DERRIDA, 2002, p.84). Com a ateno voltada estruturalidade da estrutura, Jacques Derrida registrar, ento, que havia se tornado lugar comum atribuir um centro estrutura, que servia para "orientar, equilibrar, organizar a estrutura". Entretanto, essa idia de estrutura centrada combatida por Derrida, j que para ele "o conceito de estrutura centrada - embora represente a prpria coerncia, a condio da episteme como filosofia ou como cincia - contraditoriamente coerente" (DERRIDA, 2002, p.230). Mais adiante, no mesmo texto, o crtico francs observar que o centro
[...] no era um lugar fixo mas uma funo, uma espcie de no-lugar no qual se faziam indefinidamente substituies de signos. Foi ento o momento em que a linguagem invadiu o campo problemtico universal; foi ento o momento em que, na ausncia de centro ou de origem, tudo se torna discurso - com a condio de nos entendermos sobre essa palavra isto , sistema no qual o significado central, originrio ou transcendental, nunca est absolutamente presente fora de um sistema de diferenas (DERRIDA, 2002, p.232).

Com isso, Derrida acaba abalando a dominao do centro, concedendo s margens um lugar de destaque. Na verdade, podemos observar, tendo a ateno voltada para o fragmento acima, que Derrida chama de "diferenas" as "margens". No plano da Literatura, comeam a emergir essas "diferenas" ou essas "margens", sejam elas as formas no cannicas da Literatura ou as expresses particulares de literaturas antes marginalizadas por
ISSN 1983-828X | Revista Encontros de Vista - quinta edio Pgina 18

situao geogrfica ou por opresso ideolgica. Dentro dessa idia de abalo do centro em detrimento das "diferenas", podemos pensar, por exemplo, que a Desconstruo abriu espao para que se realizassem os estudos de literatura emergentes ou de grupos minoritrios, algo que contribuiu, ainda, para o grande xito dos Estudos Culturais. Isso significou uma abertura revolucionria nos estudos literrios, como ideologia democrtica e no preconceituosa. Vemos, ento, que a Desconstruo proporcionou significativos abalos no interior das Cincias Humanas e, por conseguinte, no interior dos discursos sobre a Literatura, ao promover a decomposio e re-configurao desses mesmos discursos, de dentro e de fora, detonando, assim, a tranquilidade dos discursos heterclitos. Logo, podemos aprender com Derrida, a "re-colocar, a cada vez, tudo em jogo, de acabar para recomear, de acabar por recomear. No no sentido de esquecer o j sabido, de reinventar o mesmo, mas de se colocar a tarefa de redefinir as tonalidades do acontecimento" (SISCAR, 2005, p.141). E essa atitude ns podemos assumir diante da fenomenologia, da psicanlise, da filosofia, dos estudos culturais, da teoria literria e, inclusive, diante da Desconstruo. Referncias

BARTHES, Roland. Oeuvres Compltes. Tome III: 1966 - 1973. Paris: Editions du Seuil, 1994. BENNINGTON, Geoffrey; DERRIDA, Jacques. Jacques Derrida. Trad. Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996. COSTA, Rogrio da (Org.). Limiares do Contemporneo: entrevista. So Paulo: Editora Escuta, 2003. CULLER, Jonathan. Sobre a Desconstruo: teoria e crtica do ps-estruturalismo. Trad. Patrcia Burrowes. Rio de Janeiro: Record; Rosa dos Tempos, 1997. ______. Teoria Literria: uma introduo. Sandra Vasconcelos. So Paulo: Becca, 1999. DERRIDA, Jacques; ROUDINESCO, Elizabeth. De que amanh . . . dilogos. Trad. Andr Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. DERRIDA, Jacques. A Farmcia de Plato. Trad. Rogrio Costa. So Paulo: Iluminuras, 2005. ______. Gramatologia. Trad. Miriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. So Paulo: Perspectiva, 2004. _____. A Escritura e a Diferena. Trad. Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. So
ISSN 1983-828X | Revista Encontros de Vista - quinta edio Pgina 19

Paulo: Perspectiva, 2002. ______. Mal de Arquivo: uma impresso freudiana. Trad. Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2001. ______. Posies. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte, MG: Autntica, 2001. ______. A Voz e o Fenmeno: introduo ao problema do signo na fenomenologia de Husserl. Trad. Lucy Magalhes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994. ______. Margens da Filosofia. Trad. Joaquim Costa, Antnio M. Magalhes. Campinas, SP: Papirus, 1991. ______. La Dissmination. Paris: ditions du Seuil, 1972. GLENADEL, Paula. Derrida e os Poetas: de margens e marcas. In: NASCIMENTO, Evando; GLENADEL, Paula (Orgs.). Em Torno de Jacques Derrida. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000. HOISEL, Evelina. A Disseminao dos Limiares nos Discursos da Contemporaneidade. In: CARVALHAL, Tania Franco (Coord.). Culturas, Contextos e Discursos: limiares crticos no comparatismo. Porto Alegre, RS: Ed. UFRGS, 1999. JOHNSON, Christopher. La Leon de Philosophie. In: DERRIDA, Jacques [et al.]. Passions de la Littrature. Paris: Galile, 1996. PERRONE-MOISS. Aquele que Desprendeu a Ponta da Cadeia. In: NASCIMENTO, Evando (Org.). Jacques Derrida: pensar a desconstruo. So Paulo: Estao Liberdade, 2005. ______. O efeito Derrida. In. Intil Poesia. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. RAJAGOPALAN, Kanavillil. tica da Desconstruo. In: NASCIMENTO, Evando; GLENADEL, Paula (Orgs.). Em Torno de Jacques Derrida. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000. SISCAR, Marcos. O Corao Transtornado. In: NASCIMENTO, Evando (Org.). Jacques Derrida: pensar a desconstruo. So Paulo: Estao Liberdade, 2005.

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - quinta edio

Pgina 20

Вам также может понравиться