Вы находитесь на странице: 1из 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PS-GRADUAO LATO SENSU EM GESTO E PERICIA AMBIENTAL AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE IMPACTO AMBIENTAL NA AVENIDA DAS TORRES - QUALIDADE DA GUA E REAS DEGRADADAS (MATA CILIAR)

GUSTAVO GHELLERE KAREN R. D. SOBREIRA NATALIA PANSONATO

CUIAB-MT/2011

1. INTRODUO O Monitoramento de impacto ambiental uma avaliao qualitativa e quantitativa, contnua ou peridica, do grau de impacto causado pelo empreendimento identificando a presena de poluentes no meio ambiente. Conforme Resoluo CONAMA 01/86, poderamos considerar impacto ambiental como "qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente, afetam: I - a sade, a segurana e o bem estar da populao; II - as atividades sociais e econmicas; III - a biota; IV - as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; V - a qualidade dos recursos ambientais". O plano de monitoramento de Impacto Ambiental um instrumento carter multidisciplinar, capaz de definir, mensurar, monitorar, mitigar e corrigir as possveis causas e efeitos, de determinada atividade, sobre o ambiente. A avenida das Torres em Cuiab no estado do Mato Grosso est localizada numa regio de grande importncia para a cidade de Cuiab. Ela foi construda em uma regio no qual atravessa trs importantes crregos, sendo um dele o Rio Coxip que o principal afluente do Rio Cuiab, rio este de extrema importncia para regio. A avenida est em uma rea de servido das torres de alta tenso e tambm sobre uma rea de amortecimento da regio. Os processos erosivos no qual este programa limita-se as matas ciliares j que interferem diretamente na qualidade da gua dos rios em estudo. Este programa consiste em determinar e avaliar periodicamente, as condies hidrossedimentomtricas de cada curso dgua j que como visto anteriormente os cursos dgua onde cruza o empreendimento tem grande valor ambiental, portanto o programa tem como objetivo de acompanhar as alteraes dos processos erosivos, das zonas de estocagem dos sedimentos (depsitos ou assoreamentos), com identificao da origem, nas reas localizadas montante, adjacentes e a jusante do empreendimento em questo.

2. MATERIAIS E MTODOS Detalhamento das medidas de Monitoramento dos Programas Ambientais para o empreendimento Av. Das Torres Cuiab-MT. 2.1. PROGRAMA DE MONITORAMENTO DOS RECURSOS HDRICOS E DE NVEIS DGUA (P1) As estaes amostrais tero como referncia as pistas e pontes da Avenida, e so: A) CRREGO DO BARBADO o o Ponto 1A: Crrego Barbado a montante da ponte; Ponto 2A: Crrego Barbado a jusante da ponte.

B) RIO COXIP o o Ponto 1B: Rio Coxip a montante da ponte; Ponto 2B: Rio Coxip a jusante da ponte.

C) CRREGO DO MOINHO o o Ponto 1C: Crrego Moinho a montante da ponte; Ponto 2C: Crrego Moinho a jusante da ponte.

Atravs de incurses a campo sero avaliados os seguintes parmetros: o o o o Largura do canal na estao considerada; Profundidade da lmina dgua nas sees consideradas; Velocidade da gua a 20%, 60% e 80%, conforme a Granulometria dos sedimentos.

profundidade no ponto considerado;

Atravs de anlises laboratoriais e clculos, a partir de material coletado em incurso a campo, sero avaliados os seguintes ndices: o o o o Descarga lquida; Descarga slida; Sedimentos de arraste; Sedimentos em suspenso.

Sero elaborados relatrios trimestralmente, sendo que o cronograma de elaborao dos relatrios de monitoramento do Programa est ilustrado no quadro 01.

2.2.

PROGRAMA DE MONITORAMENTO LIMNOLGICO E DA QUALIDADE DA GUA (P2) O Programa de Monitoramento Limnolgico e da Qualidade da gua visa o

acompanhamento do comportamento dos parmetros fsico-qumicos e biolgicos a fim de fornecer informaes necessrias ao monitoramento dos impactos ambientais.

Os parmetros analisados sero:

Parmetros FSICO-QUMICOS E BIOLGICOS Temperatura do ar e da gua; Chuva em 24 horas; pH; Cor; Turbidez; Condutividade; Alcalinidade total; Slidos Totais; Slidos Suspensos Totais Slidos Totais Dissolvidos; D.Q.O Demanda Qumica de Oxignio D.B.O. Demanda Bioqumica de Oxignio Oxignio Dissolvido; Nitrato; Fsforo; Coliformes Totais e Termotolerantes; I.Q.A. ndice da Qualidade da gua (CETESB)

Tabela 01: Parmetros analisados para Monitoramento Limnolgico e da Qualidade da gua

As estaes amostrais sero as mesmas utilizadas no Programa de Monitoramento dos Recursos Hdricos e Nveis de gua, que so: A) CRREGO DO BARBADO o o Ponto 1A: Crrego Barbado a montante da ponte; Ponto 2A: Crrego Barbado a jusante da ponte.

B) RIO COXIP

o o

Ponto 1B: Rio Coxip a montante da ponte; Ponto 2B: Rio Coxip a jusante da ponte.

C) CRREGO DO MOINHO o o Ponto 1C: Crrego Moinho a montante da ponte; Ponto 2C: Crrego Moinho a jusante da ponte.

A coleta e anlise dos parmetros fsico-qumicos e biolgicos sero efetuadas de acordo com procedimentos preconizados pelo Standard Methods for for the Examination of Water and Wastewater (APHA, 2005). Para a determinao do nmero mais provvel (NMP) de coliformes totais e termotolerantes ser utilizado o mtodo Colilert (IDEXX, Westbrook-ME, USA). As temperaturas do ar e da gua sero mensuradas com o auxlio de termmetro digital, com tomada efetuada no momento da coleta das amostras. Sero elaborados relatrios trimestralmente, sendo que o cronograma de elaborao dos relatrios de monitoramento do Programa est ilustrado no quadro 01.

2.3.

PROGRAMA DE REVEGETAO E RECUPERAO DE REAS DEGRADADAS (P3) O Programa de Revegetao e Recuperao de reas Degradadas ter suas

atividades realizadas de acordo com seu cronograma ilustrado a seguir:

ANO 2012 ANO DE IMPLANTAO Atividade Demarcao da rea. Isolamento Recomposio Topogrfica e preparo terreno Combate Formigas Plantio com gramneas Demarcao e Abertura Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Ago Set Out Nov Dez

de covas. Aquisio de Mudas Plantio Replantio Coroamento Roada Regenerao

X X X X X X X X X X X X

E o cronograma para os anos seguintes esta ilustrado a seguir: 2013 A 2014 Atividade Combate Formigas Replantio Coroamento Roada e Conduo Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

As reas de matas ciliares dos cursos dgua tero prioridade no Programa de Revegetao e Recuperao, seguidas das reas destinadas lazer. Em relao s espcies de plantas utilizadas neste Programa, sero utilizadas asa espcies nativas do Cerrado. Sero elaborados relatrios semestralmente, sendo que o cronograma de elaborao dos relatrios de monitoramento do Programa est ilustrado no quadro 1.

CRONOGRAMA DE ELABORAO DOS RELATRIOS DE MONITORAMENTO Quadro 01: Cronograma de Elaborao dos Relatrios de Monitoramento

2012 2013I Ano Ms 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 1 2 P1 P2 P3


Onde: P1 - Programa de monitoramento dos Recursos Hdricos e de Nveis Dgua; P2 Programa de Monitoramento Limnolgico e da Qualidade da gua; P3 - Programa de Revegetao e Recuperao de reas Degradadas.

3. PROGNSTICOS No final do programa de monitoramento de impacto ambiental vai ser possvel identificar: Os pontos de descarga de sedimentos para determinar se o empreendimento contribui ou no para o aumento da carga de sedimentos depositados nos crregos, tanto pelos bairros da regio ou por pontos clandestinos. Sendo assim podendo traar a melhor ao para mitigar e controlar esse dano; Qual a qualidade da gua ao longo da Avenida das Torres identificando tipo de infectante e sua provvel origem; Os pontos de desmatamento nas margens do rio (mata ciliar), e sua forma de controle e monitoramento;

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS APHA American Public Health Association. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 21st edition, Washington, DC, USA. Mais Projetos. Disponvel em <http://www.maisprojetos.com.br/pdf/normas/EIA.pdf> Acesso em 29 de outubro de 2011. Ambiente Brasil. Disponvel em <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/diretrizes_ambientais/conceitos_de_ava liacao,_estudos_e_relatorios_de_impactos_ambientais.html> Acesso em 29 de outubro de 2011.

Вам также может понравиться