Вы находитесь на странице: 1из 13

LIBERALISMO E DEMOCRACIA

Norberto Bobbio Por Og F. Leme A LIBERDADE DOS ANTIGOS E DOS MODERNOS Por liberalismo entende-se uma determinada concepo do Estado, na qual o Estado tem poderes e funes limitados, contrapondo-se, portanto, ao Estado absoluto e ao Estado que hoje chamamos de social; por democracia entende-se uma das vrias formas de governo, nas quais o poder no est nas mos de um s ou de poucos, mas de todos, ou melhor, da maior parte. Um Estado liberal no necessariamente democrtico. Um governo democrtico no d necessariamente vida a um Estado liberal: ao contrrio, o Estado liberal clssico foi posto em crise pelo progressivo processo de democratizao produzido pela gradual ampliao do sufrgio at alcanar o sufrgio universal. Sob a forma da contraposio entre liberdade dos modernos e liberdade dos antigos, a anttese entre liberalismo e democracia foi enunciada e sutilmente defendida por Benjamin Constant (1767-1830) num discurso de 1818, no qual ele se refere s controvertidas relaes entre as duas exigncias fundamentais de que nasceram os Estados contemporneos nos pases mais desenvolvidos: a exigncia de limitar o poder e, por outro lado, de distribu-lo. O objetivo dos antigos era a distribuio do poder poltico entre os cidados, e a isso chamavam de liberdade; o objetivo dos modernos a segurana nas fruies privadas, e chamam de liberdade as garantias acordadas pelas instituies para aquelas fruies. Como liberal sincero, Constant considerava que esses dois objetivos estavam em contraposio: a participao direta nas decises coletivas termina por submeter o indivduo autoridade do todo e por torn-lo no livre no privado, quando exatamente a liberdade do privado que o cidado exige hoje do poder pblico.

OS DIREITOS DO HOMEM O pressuposto filosfico do Estado liberal a doutrina dos direitos do homem elaborada pela escola do direito natural: os seres humanos tm por natureza e, portanto, independentemente de sua prpria vontade, e menos ainda da vontade de alguns poucos, certos direitos fundamentais, como o direito vida, liberdade, segurana, felicidade. Cabe ao Estado respeitar, e no invadir esses direitos. Atribuir a algum um direito significa reconhecer que ele tem a faculdade de fazer ou no fazer algo conforme seu desejo e tambm o poder de resistir, recorrendo, em ltima instncia, fora, contra o eventual transgressor. Direito e dever so duas noes pertencentes linguagem prescritiva, e enquanto tais pressupem a existncia de uma norma ou regra de conduta.

De acordo com o jusnaturalismo, existem leis que no so postas pela vontade humana e que, portanto, precedem a formao de qualquer grupo social. Essa doutrina dos direitos naturais est na base das Declaraes dos Direitos proclamadas nos Estados Unidos, a partir de 1776, e na Frana revolucionria, desde 1789. Atravs dessas Declaraes se afirma o princpio fundamental do Estado liberal como Estado limitado. Historicamente, o Estado liberal nasce de uma contnua e progressiva eroso do poder absoluto do rei e, em perodos histricos de crise mais aguda, de uma ruptura revolucionria; racionalmente, o Estado liberal justificado como o resultado de um acordo entre indivduos inicialmente livres que convencionaram estabelecer os vnculos estritamente necessrios a uma convivncia pacfica e duradoura. A doutrina percorre caminho inverso ao da histria, na medida em que parte da hiptese de um estado inicial de liberdade, e apenas enquanto concebe o homem como naturalmente livre que consegue construir a sociedade poltica como uma sociedade com soberania limitada. Assim, a doutrina dos direitos naturais inverte o curso da histria, colocando no incio, como fundamento, aquilo que historicamente o resultado. Afirmao dos direitos naturais e teoria do contrato social so coisas estreitamente ligadas. Para ser legtimo, o poder poltico deve fundar-se no consenso daqueles sobre os quais ser exercido e, portanto, sobre um acordo entre aqueles que se submetem a um poder superior e com aqueles a quem esse poder confiado. O que une a doutrina dos direitos do homem e o contratualismo a comum concepo individualista da sociedade: primeiro existe o indivduo singular com seus interesses e carncias, e depois a sociedade, e no vice-versa, como sustenta o organicismo. O contratualismo moderno uma reviravolta na histria do pensamento poltico; sem ele, no seria possvel a doutrina do Estado liberal. Sem individualismo no h liberalismo.

OS LIMITES DO PODER DO ESTADO O liberalismo uma doutrina do Estado limitado tanto com respeito aos seus poderes quanto s suas funes. A noo corrente que representa o primeiro o Estado de direito; a que representa o segundo o Estado mnimo. Pode ocorrer um Estado de direito que no seja mnimo, como tambm um Estado mnimo que no seja um Estado de direito. O Estado de direito se ope ao Estado absoluto; o Estado mnimo se contrape ao Estado mximo. Por Estado de direito entende-se geralmente um Estado em que os poderes pblicos so regulados por normas gerais e devem ser exercidos no mbito das leis que os regulam. Trata-se da doutrina da superioridade do governo das leis sobre o governo dos homens. O Estado de direito significa no s subordinao dos poderes pblicos s leis, mas tambm subordinao das leis ao limite material do reconhecimento de alguns direitos fundamentais considerados constitucionalmente e, portanto, inviolveis.

Integram o Estado de direito os mecanismos constitucionais que impedem o exerccio arbitrrio e ilegtimo do poder, bem como o abuso do poder. Os mais importantes desses mecanismos so: 1, o controle do Poder Executivo pelo Legislativo; 2, o eventual controle do parlamento no exerccio do Poder Legislativo ordinrio por parte de uma corte jurisdicional, a quem se pede a averiguao da constitucionalidade das leis; 3, uma relativa autonomia do governo local em todas as suas formas e graus, com respeito ao governo central; 4, uma magistratura independente do poder poltico.

LIBERDADE CONTRA PODER Os mecanismos constitucionais que caracterizam o Estado de direito tm o objetivo de defender o indivduo dos abusos do poder. Liberdade e poder so termos antitticos; quando aumenta um, reduz-se o outro, e vice-versa. Para os liberais, a liberdade individual garantida, mais do que pelos mecanismos constitucionais, tambm pelo fato de que ao Estado so reconhecidas tarefas limitadas manuteno da ordem pblica interna e internacional. Pode-se dizer que a limitao das tarefas do Estado constitui condio sine qua non do controle dos poderes coercitivos do Estado. O Estado mnimo mais controlvel do que o Estado mximo. Uma vez defendida a liberdade no sentido predominante da doutrina liberal como liberdade em relao ao Estado, a formao do Estado liberal pode ser identificada como o progressivo alargamento da esfera de liberdade individual diante dos poderes pblicos. A concepo liberal do Estado contrape-se s vrias formas possveis de paternalismo, segundo as quais o Estado deve tomar conta de seus sditos tal como o pai de seus filhos. paternalismo. Kant preocupou-se principalmente com a preservao da liberdade moral; Adam Smith com a preservao da liberdade econmica. Por sua vez, Wilhelm von Humboldt (1767-1835) escreveu a sntese mais perfeita do ideal liberal do Estado em Idias para um Ensaio sobre os Limites da Atividade do Estado (1792), ideal esse coerente com a identificao do Estado como um meio, e no como fim em si mesmo. O Estado liberal existe para garantir a liberdade e a propriedade dos indivduos, e no para exercer o

O ANTAGONISMO FECUNDO Humboldt nos explica que a interveno estatal, alm das tarefas que lhe cabem na preservao da ordem interna e externa, termina por criar na sociedade comportamentos uniformes que sufocam a natural variedade de carter e as disposies individuais. A defesa do indivduo contra a tentao do Estado de prover seu bem-estar golpeia no apenas a esfera dos interesses, mas tambm a esfera moral. A crtica que hoje fazemos ao Welfare State [Estado do bem-estar social, Estado social, Estado-providncia, Estado prestador de servios] de tal forma

concentrada nos aspectos econmicos do problema que chegamos a nos esquecer dos danos morais que decorrem desse tipo de paternalismo estatal. Ao tema da variedade individual contraposta uniformidade estatal vincula-se o outro tema caracterstico e inovador do pensamento liberal: a fecundidade do antagonismo, do contraste e da competio entre eles. Partindo da concepo geral do homem e sua histria, a liberdade individual, entendida como emancipao dos vnculos que a tradio, o costume, as autoridades sacras e profanas impuseram aos indivduos no decorrer dos sculos, torna-se uma condio necessria para permitir o conflito e, no conflito, o aperfeioamento recproco. No ensaio Idia de uma Histria Universal de um Ponto de Vista Cosmopolita (1784), Kant expressou com o mximo de desprendimento a convico de que o antagonismo o meio de que se serve a natureza para realizar o desenvolvimento de todas as suas disposies. Como teoria do Estado limitado, o liberalismo contrape o Estado de direito ao Estado absoluto e o Estado mnimo ao Estado mximo. Atravs da teoria do progresso via antagonismo, entra em campo a composio entre os Estados europeus e o despotismo oriental. A categoria do despotismo antiga e sempre teve, alm de seu significado analtico, um forte valor polmico. Com a expanso do pensamento liberal, a essa categoria se acrescenta uma ulterior conotao negativa: precisamente em decorrncia da submisso geral, os Estados despticos so estacionrios e imveis, no estando sujeitos lei do progresso indefinido que vale apenas para a Europa civil. Desse ponto de vista, o Estado liberal converte-se, mais que numa categoria poltica geral, tambm num critrio de interpretao histrica.

DEMOCRACIA DOS ANTIGOS E DOS MODERNOS Como teoria do Estado, o liberalismo moderno, enquanto a democracia, como forma de governo, antiga. Os gregos nos legaram uma tipologia de formas de governo, das quais uma a democracia, entendida como governo da maioria ou dos muitos. O que se considera que foi alterado na passagem da democracia dos antigos democracia dos modernos no o povo enquanto titular do poder poltico, mas o modo de exercer o direito de tomar as decises coletivas. No mesmo tempo em que nasce o Estado constitucional moderno, os autores do Federalista, nos Estados Unidos, contrapem a democracia direta dos antigos democracia representativa, que o nico governo popular num grande Estado. E o que constitua a nica e slida razo da democracia representativa eram objetivamente as grandes dimenses dos Estados modernos. Tanto os autores do Federalista quanto os constituintes franceses estavam convencidos de que o nico governo democrtico adequado a um povo era a democracia representativa, em que o povo no toma ele mesmo as decises, mas elege seus representantes, que devem decidir por ele. Tanto a democracia direta quanto a indireta descendem do mesmo princpio da soberania popular, apesar de se distinguirem pelas modalidades e pelas formas com que essa soberania exercida.

Para tornar vinculatria a separao entre representante e representado, os constituintes franceses inscreveram na Constituio de 1791: Os representantes nomeados nos departamentos no sero representantes de um departamento particular, mas da nao inteira [...]. Desde ento, a proibio feita aos representantes de receber um mandato vinculatrio da parte de seus eleitores tornar-se-ia um princpio essencial ao funcionamento do sistema parlamentar, to diferente do Estado de estamentos. A dissoluo do Estado de estamentos liberta o indivduo na sua singularidade e na sua autonomia. Se por democracia moderna entende-se democracia representativa, e se a esta inerente a desvinculao do representante com relao ao representado e a seus interesses particulares, ento a democracia moderna pressupe a atomizao da nao e a sua recomposio num nvel mais elevado e ao mesmo tempo mais restrito, que o das assemblias parlamentares. Desse mesmo processo de atomizao nasceu a concepo do Estado liberal.

DEMOCRACIA E IGUALDADE O liberalismo dos modernos e a democracia dos antigos (que no conheciam a doutrina dos direitos naturais e nem a convenincia da limitao dos poderes estatais) foram freqentemente considerados antitticos. J a democracia moderna no s no incompatvel com o liberalismo como pode ser considerada, at certo ponto, seu natural prosseguimento. Com uma condio: que se tome o termo democracia em seu significado jurdico-institucional, e no no tico. Historicamente, democracia teve dois significados, conforme se ponha em maior evidncia o conjunto de regras que d maioria o poder poltico ou o ideal em que um governo democrtico deveria se inspirar, que o da igualdade. Costuma-se distinguir a democracia, como governo do povo, da democracia como governo para o povo. Dessas duas verses, a primeira que est historicamente ligada formao do Estado liberal. A segunda gera dificuldades nas relaes entre liberalismo e democracia. De fato, esse problema se traduz no difcil relacionamento entre liberdade e igualdade. Liberdade e igualdade so valores antitticos: no se pode realizar plenamente um sem limitar fortemente o outro. Uma sociedade liberal-liberalista inevitavelmente no-igualitria, assim como uma sociedade igualitria inevitavelmente no-liberal. Para o liberal, o fim principal o desenvolvimento individual, ao passo que para o igualitrio o principal o desenvolvimento da comunidade, mesmo que ao custo da diminuio da liberdade. A nica forma de igualdade compatvel com a liberdade a igualdade na liberdade, o que inspirou dois princpios fundamentais: a) a igualdade perante a lei; b) a igualdade dos direitos. Pelo primeiro, o Estado liberal se identifica com o Estado de direito. O segundo significa o igual usufruto, por parte dos cidados, de alguns direitos fundamentais garantidos pela Constituio e que so aqueles, e somente aqueles, que devem ser gozados por todos os cidados sem discriminaes de classe, sexo, religio, raa, etc.

O ENCONTRO ENTRE LIBERALISMO E DEMOCRACIA O pensamento liberal se projetou at a aceitao, alm da igualdade jurdica, da igualdade das oportunidades que prev a igualdade nos pontos de chegada. Com respeito, portanto, aos vrios significados possveis de liberdade, liberalismo e democracia esto destinados a no se encontrar. Mas o liberalismo no s compatvel com a democracia como esta pode ser considerada o desenvolvimento natural do Estado liberal, se tomada no pelo lado do ideal igualitrio, mas pelo lado da sua forma poltica, que a soberania popular. Existem boas razes para crer: a) que hoje o mtodo democrtico seja necessrio para a salvaguarda dos direitos fundamentais da pessoa, que esto na base do Estado liberal; b) que a salvaguarda desses direitos seja necessria para o correto funcionamento do mtodo democrtico. O melhor remdio contra o abuso do poder a participao direta dos cidados, do maior nmero de cidados, na formao das leis. Ideais liberais e mtodos democrticos vieram gradualmente se combinando, de tal forma que hoje apenas os Estados nascidos das revolues liberais so democrticos, e apenas os Estados democrticos protegem os direitos do homem: todos os Estados autoritrios do mundo so ao mesmo tempo antiliberais e antidemocrticos.

INDIVIDUALISMO E ORGANICISMO Democracia e liberalismo tm um ponto de partida comum: o indivduo. Ambos repousam sobre uma concepo individualista da sociedade. Toda a histria do pensamento poltico est dominada por uma grande dicotomia: organicismo (holismo) e individualismo (atomismo). O primeiro antigo; o segundo, moderno. O organicismo se preocupa com a vida do todo (da comunidade) e no atribui qualquer autonomia ao indivduo; o individualismo considera o Estado um conjunto de indivduos e o resultado da atividade deles e das relaes por eles estabelecidas entre si. No que diz respeito ao liberalismo, uma concepo organicista, que considera o Estado uma totalidade anterior e superior s suas partes (indivduos), no pode conceder nenhum espao a esferas de ao independentes do todo, nem reconhecer uma distino entre esfera privada e esfera pblica. No que diz respeito democracia, que se funda sobre uma concepo ascendente do poder, o organicismo, fundando-se numa concepo descendente, se inspira em modelos autocrticos de governo. Embora sendo o liberalismo e a democracia concepes individualistas, o indivduo do primeiro no o mesmo da segunda. O interesse individual que o primeiro se prope a proteger no o que a segunda protege. Isso ajuda a entender a complementaridade entre liberalismo e democracia, complementaridade essa que no apenas possvel, como tambm necessria.

LIBERAIS E DEMOCRATAS NO SCULO XIX No continente europeu, a histria do Estado liberal e da sua continuao no Estado democrtico pode ter seu incio fixado justamente na idade da restaurao, chamada por Benedetto Croce de a idade da religio da liberdade, na qual ele via o incio de uma nova civilizao. A teoria e a praxis moderna do Estado liberal tinham, na verdade, comeado na Inglaterra do sculo XVII, permanecendo por sculos o modelo ideal para a Europa e os Estados Unidos. Se por democracia se entende a extenso dos direitos polticos a todos os cidados maiores, ento o ideal democrtico teve a sua primeira afirmao forte nos anos da great rebellion: foram de fato os Niveladores que, no Pacto do Livre Povo Ingls (1649), se mostraram contra o princpio da limitao dos direitos polticos apenas aos proprietrios. Alm do mais, apenas na Inglaterra, a partir da segunda revoluo (1688), a passagem para o Estado de direito e a democracia alargada se d por evoluo interna, num processo gradual e pacfico. Na Frana, o processo de democratizao foi bem mais acidentado. Por todo o sculo XIX, os processos de liberalizao e democratizao continuaram a se desenvolver, ora conjuntamente, ora separadamente, conforme a ampliao do sufrgio fosse considerada uma necessria integrao do Estado liberal ou um obstculo ao seu desenvolvimento, um acrscimo ou uma diminuio da liberdade. Nesse tipo de relacionamento entre Estado liberal e democracia prolongou-se no amplo alinhamento liberal a contraposio entre um liberalismo radical, ao mesmo tempo liberal e democrtico, e um liberalismo conservador, liberal mas no democrtico, que jamais renunciou batalha contra qualquer proposta de ampliao do direito de voto, considerada ameaa liberdade. Do mesmo modo, no mbito do amplo alinhamento democrtico, passaram a existir democratas liberais e no-liberais. Entre os democratas puros e os liberais conservadores a distncia tamanha que os torna incompatveis. A relao entre liberalismo e democracia pode ser representada por trs combinaes: a) liberalismo e democracia so compatveis e, portanto, componveis, no sentido de que pode existir um Estado liberal e democrtico sem, porm, que se possa excluir um Estado liberal nodemocrtico e um Estado democrtico no-liberal; b) liberalismo e democracia so antitticos, no sentido de que a democracia levada s suas extremas conseqncias termina por destruir o Estado liberal; c) liberalismo e democracia esto necessariamente ligados, no sentido de que apenas a democracia est em condies de realizar os ideais liberais, e apenas o Estado liberal pode ser a condio de realizao da democracia.

A TIRANIA DA MAIORIA As duas alas do liberalismo europeu, a mais conservadora e a mais radical, so bem representadas por Tocqueville e John Stuart Mill, respectivamente. Tocqueville foi antes liberal que democrata. Para ele, democracia significava uma forma de governo em que todos participavam da coisa pblica, bem como uma sociedade inspirada no ideal da igualdade. Segundo Tocqueville, a ameaa que deriva da democracia como forma de governo a tirania da maioria: a progressiva realizao do ideal igualitrio o nivelamento, cujo efeito final o despotismo. Mill igualmente visualizara aquela ameaa. Tocqueville se revela sempre um escritor liberal e no-democrtico. Jamais demonstra a menor hesitao em antepor a liberdade do indivduo igualdade social. Entre os efeitos deletrios da onipotncia da maioria esto a instabilidade do Legislativo, a conduta arbitrria dos funcionrios, o conformismo das opinies e a reduo do nmero de homens ilustres na poltica. Para Tocqueville, o poder sempre nefasto, no importa se rgio ou popular. E o bom governo no se julga pelo nmero dos que o detm, mas pelo nmero grande ou pequeno das coisas que lhe compete fazer. Aguda era a sua percepo da inconciliabilidade em ltima instncia entre o ideal liberal da autonomia individual com o ideal igualitrio de uma sociedade de indivduos semelhantes nas aspiraes, gostos, necessidades e condies. Jamais teve muitas iluses a respeito da sobrevivncia da liberdade na sociedade democrtica.

LIBERALISMO E UTILITARISMO Ao contrrio de Tocqueville, Mill foi liberal e democrata. Considerou a democracia um desenvolvimento natural e conseqente dos princpios liberais. No que ele no percebesse os males de que sofria o governo democrtico. Mas buscou-lhes os remdios com maior confiana num futuro de progresso gradual e necessrio. Seguidor do utilitarismo de Jeremy Bentham, Mill ps a doutrina liberal sobre um fundamento diverso do fundamento que prevalecia entre os escritores precedentes, que baseavam a restrio dos poderes pblicos na existncia de direitos naturais (inviolveis) dos indivduos. Em contraposio tradio secular do jusnaturalismo, Bentham formulou o princpio de utilidade, segundo o qual o nico critrio que deve inspirar o bom legislador o da feitura de leis que tenham por efeito a maior felicidade possvel. O que quer dizer que, se devem existir limites aos poderes dos governantes, eles no derivam dos direitos naturais, mas da considerao objetiva de que os homens desejam o prazer e rejeitam a dor. A melhor sociedade, ento, a que consegue obter o mximo de felicidade para o maior nmero de pessoas. A partir de Bentham, utilitarismo e liberalismo passam a caminhar no mesmo passo, e a filosofia utilitarista torna-se a maior aliada terica do liberalismo. E Mill foi um utilitarista convicto. Seguindo a tradio liberal, Mill se apia no conceito negativo de liberdade, de acordo com o qual a liberdade uma situao em que um indivduo ou grupo no se encontra impedido

por uma fora externa de fazer aquilo que deseja e no est constrangido a fazer o que no deseja. Trata-se, ento, de delimitar a esfera privada com respeito pblica, de modo que o indivduo possa gozar de uma liberdade protegida contra a invaso por parte do Estado. O nico objetivo pelo qual se pode exercer legitimamente um poder sobre qualquer membro de uma comunidade civil, contra a sua vontade, o de evitar danos aos outros. O liberalismo se revela em Mill, como em Locke e em Kant, a doutrina antipaternalista por excelncia. Cada um o nico guardio autntico da prpria sade, tanto fsica quanto mental e espiritual. O princpio da liberdade vale, portanto, apenas para indivduos na plenitude de suas faculdades. No vale para os menores e para as sociedades atrasadas, que podem ser em bloco consideradas como formadas por menores de idade.

A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA Tanto quanto Tocqueville, Mill tambm teme a tirania da maioria e a considera um dos males a serem evitados. Isso, porm, no o leva a renunciar ao governo democrtico. Ao contrrio, ele v claramente o nexo entre liberalismo e democracia: A participao de todos nos benefcios da liberdade conceito idealmente perfeito do governo livre. Essa posio de Mill o leva a tornarse promotor da extenso do sufrgio, sobre a trilha do radicalismo de origem benthamiana de que nascera a reforma eleitoral inglesa de 1832. Um dos remdios contra a tirania da maioria est exatamente no fato de que, para a formao da maioria, participem das eleies tanto as classes abastadas quanto as populares, desde que paguem um imposto, por menor que seja. Mill reconhece o valor educativo da participao no processo eleitoral, mas exclui os analfabetos do direito do voto. Por outro lado, defende o voto feminino. O segundo remdio contra a tirania da maioria , para Mill, uma mudana do sistema eleitoral que levasse do sistema majoritrio para o sistema proporcional. Quase para atenuar o efeito inovador do sufrgio ampliado, Mill prope o instituto do voto plural, que caberia no aos mais ricos, mas aos mais instrudos.

LIBERALISMO E DEMOCRACIA NA ITLIA A obra de Mill representou fecundo encontro do pensamento liberal com o pensamento democrtico. No obstante isso, liberais e democratas continuaram, como de resto continuam at hoje, a dar vida a movimentos e alinhamentos polticos diferenciados, contrapostos conforme o alvo principal seja a crescente invaso do Estado, interpretada pelos liberais como uma conseqncia do processo de democratizao, ou a persistncia de oligarquias polticas e de fortes desigualdades econmicas, interpretadas pelos democratas como conseqncia da lentido com que aquele processo de democratizao ocorreu e dos obstculos que a ele foram interpostos pelos beati possidentes.

O desenvolvimento da doutrina liberal est estreitamente ligado crtica econmica das sociedades autocrticas; o desenvolvimento da doutrina democrtica est mais estreitamente ligado a uma crtica de carter poltico ou institucional. O certo que por todo o sculo passado liberalismo e democracia designam doutrinas e movimentos antagnicos entre si: os liberais, que defendem a conquista ou a exigncia dos direitos de liberdade, desconfiam das nostalgias revolucionrias dos democratas; os democratas, que entendem no ter-se completado o processo de emancipao popular, rejeitam os liberais como o partido dos moderados. Para uma gradual convergncia entre a tradio liberal e a democrtica contribuem precisamente a formao dos partidos socialistas e, mais tarde, o aparecimento de regimes nem liberais nem democrticos, como o fascismo e o comunismo russo. Diante da novidade dos Estados totalitrios do sculo XX, as diferenas originrias entre liberalismo e democracia tornarse-o histrica e politicamente irrelevantes. No pensamento poltico italiano da segunda metade do sculo passado, a contraposio entre a escola liberal e a democrtica bastante clara. Esse contraste pode ser representado pela posio antagnica dos dois maiores protagonistas do risorgimento italiano: Cavour e Mazzini. Dois dos primeiros autores a influenciar Cavour foram Constant e Bentham. Deles, Cavour extraiu a idia da insustentabilidade das teorias jusnaturalistas e uma forte convico a respeito da bondade do utilitarismo. Cavour um admirador de Tocqueville, com quem divide a apreenso pela marcha inexorvel da humanidade para a democracia. Cavour, liberalista convicto e irredutvel, foi seguidor das teorias do livre-cambismo, que Mazzini sempre combateu com fora, propugnando por um Estado investido de funo educativa e oposto concepo liberal do Estado como mal inevitvel e, portanto, limitado to-somente ao ofcio de agente de polcia. Nada de mais hostil mentalidade de Cavour, favorvel ao progresso atravs da gradual adaptao das instituies evoluo da sociedade, que o abstrato revolucionarismo de Mazzini.

A DEMOCRACIA DIANTE DO SOCIALISMO A despeito da lenta aproximao na histria entre ideais liberais e democrticos, o contraste entre essas duas doutrinas jamais chegou a diminuir. Ao contrrio, sob certos aspectos veio se acentuando nos ltimos anos. A relao entre liberalismo e democracia nunca foi de anttese radical, ao contrrio da relao entre o primeiro e o socialismo, que foi desde o incio de anttese clara, com o pomo da discrdia situado na liberdade econmica, que pressupe a defesa ilimitada da propriedade privada. A relao entre socialismo e democracia foi, desde a origem, bem mais uma relao de complementaridade, assim como houvera sido at ento a relao entre democracia e liberalismo. Tornou-se opinio corrente que o socialismo, julgado at ento incompatvel com o liberalismo, no era de fato incompatvel com a democracia.

A indissolubilidade do binmio democracia socialismo passou a ser demonstrada, por parte das correntes principais do socialismo, como condio necessria do advento do socialismo. Isso, porm, no quer dizer que a relao entre democracia e socialismo tenha sido sempre pacfica. De qualquer modo, a dvida sobre a validade do mtodo democrtico para a fase de transio [para o socialismo] jamais cancelou por completo a inspirao democrtica de fundo dos partidos socialistas, no que se refere ao avano da democracia numa sociedade socialista, e a convico de que uma sociedade socialista seria de longe mais democrtica do que a liberal, nascida e crescida com o nascimento do capitalismo. O fato de que movimentos antitticos como o movimento liberal e o socialista tenham ambos abraado o ideal democrtico ao ponto de darem origem a regimes de democracia liberal e a regimes de democracia social, embora no socialista, pode fazer pensar que desde dois sculos a democracia uma espcie de denominador comum de todos os regimes que se desenvolveram nos pases economicamente mais avanados. Mas o conceito de democracia no permaneceu o mesmo na passagem da democracia liberal para a democracia social. No binmio liberalismo mais democracia, esta significa principalmente sufrgio universal; no binmio democracia mais socialismo, democracia significa ideal igualitrio. A ambigidade do conceito de democracia surge em toda a sua evidncia na assim chamada democracia social, que deu origem ao Estado de servios, isto , o Welfare State.

O NOVO LIBERALISMO A emergncia e a difuso da doutrina e de movimentos socialistas e a aliana desses movimentos com os partidos democrticos reabriram o contraste histrico entre liberalismo e democracia, exatamente quando parecia ter havido uma conciliao histrica definitiva entre liberalismo e democracia. Precisamente na reao contra o avano do socialismo, com seu planejamento econmico e a coletivizao dos meios de produo, a doutrina liberal foi cada vez mais se concentrando na defesa da economia de mercado e da livre iniciativa econmica, identificando-se como a doutrina econmica chamada liberismo, na Itlia. Houve tentativas de conciliao entre liberalismo e socialismo, mas o ideal de um liberalsocialismo permanece at hoje uma doutrina abstrata, to sedutora em teoria quanto problemtica quanto s instituies que fundamentariam aquele ideal. Enquanto a conjugao de liberalismo e socialismo foi at agora to nobre quanto invivel, a progressiva identificao do liberalismo com o liberismo um dado de fato indiscutvel. Ao observar-se o significado prevalente de liberalismo com referncia particular s diversas correntes chamadas neoliberais, preciso reconhecer que, entre o filsofo e o economista, teve razo o segundo ( Bobbio se referia ao famoso debate entre o filsofo Croce e o economista Einaudi, que defendia a idia de que a liberdade econmica condio necessria da liberdade poltica). Por neoliberalismo se entende hoje, principalmente, uma doutrina econmica

conseqente, da qual o liberalismo poltico apenas um modo de realizao, nem sempre necessrio; ou, em outros termos, uma defesa intransigente da liberdade econmica, da qual a liberdade poltica apenas um corolrio. Hayek insistiu na indissolubilidade da relao entre liberdade econmica e liberdade sem quaisquer outros adjetivos, reafirmando assim a necessidade de distinguir claramente o liberalismo, que tem seu ponto de partida numa teoria econmica, da democracia, que uma teoria poltica, e atribuindo liberdade individual um valor intrnseco e democracia apenas um valor instrumental. Liberalismo e democracia respondem a questes diferentes: o liberalismo questo das funes do governo e limitao de seus poderes; a democracia ao problema de quem deve governar e com quais procedimentos. Nas palavras de Hayek: O liberalismo exige que todo poder seja submetido a limites, inclusive o da maioria. A democracia, ao contrrio, chega a considerar a opinio da maioria o nico limite aos poderes do governo. O pensamento de Hayek, que pode ser considerado a suma da doutrina liberal, representa notvel confirmao daquilo que foi o ncleo originrio do liberalismo clssico: uma teoria dos limites do poder do Estado. Tais limites valem para quem quer que detenha o poder poltico, inclusive para um regime democrtico em que todos os cidados tm o direito de participar, mesmo que indiretamente, da tomada das grandes decises, e cuja regra a regra da maioria. O Estado to mais liberal quanto mais reduzidos so esses poderes e, correlativamente, quanto mais ampla a esfera da liberdade negativa. Na formulao hoje mais corrente, o liberalismo a doutrina do Estado mnimo. Ao contrrio dos anarquistas, para quem o Estado um mal absoluto e deve, pois, ser eliminado, para o liberal o Estado sempre um mal, mas necessrio, devendo, portanto, existir, mas dentro dos limites mais restritos. Dentro do esprito de Robert Nozick (Anarquia, Estado e Utopia), a concluso que o Estado mnimo, embora sendo mnimo, o mais extenso que se possa conceber; qualquer outro Estado imoral.

DEMOCRACIA E INGOVERNABILIDADE A relao entre liberalismo e democracia foi sempre difcil. Hoje, quando o liberalismo parece bem ancorado na teoria do Estado mnimo, a relao se tornou ainda mais difcil. Nos ltimos anos o tema principal da polmica foi o da ingovernabilidade. O problema da ingovernabilidade pode ser articulado em trs pontos: a) os regimes democrticos se caracterizam por uma desproporo crescente entre o nmero de demandas provenientes da sociedade civil e a capacidade de resposta do sistema poltico; b) nos regimes democrticos a possibilidade de conflito social maior do que nos regimes autocrticos. E quanto mais aumentam os conflitos, mais aumenta a capacidade de

domin-los. Os interesses contrapostos so mltiplos, sendo difcil satisfazer um deles sem ofender a um outro, numa cadeia sem fim; c) nos regimes democrticos o poder est mais amplamente distribudo do que nos regimes autocrticos, neles se encontrando, em contraste com o que ocorre nos regimes opostos, o fenmeno hoje conhecido como poder difuso. Uma das caractersticas da sociedade democrtica a de ter mais centros de poder: o poder tanto mais difuso quanto mais o governo regulado por procedimentos que admitem a participao, o dissenso e, portanto, a proliferao dos lugares em que se tomam decises coletivas. Surge a possibilidade da fragmentao que cria concorrncia entre os poderes, terminando por criar um conflito entre os prprios sujeitos que deveriam resolver os conflitos, uma espcie de conflito segunda potncia. A ingovernabilidade tende a sugerir solues autoritrias que se movem em duas direes: reforar o Poder Executivo, dando preferncia a sistemas de tipo presidencialista; antepor sempre novos limites esfera das decises que podem ser tomadas com base na regra da maioria. Os remdios para a sobrecarga das demandas da sociedade so essencialmente dois: melhor funcionamento dos rgos de deciso ou drstica limitao do seu poder. O contraste contnuo e jamais resolvido entre a exigncia dos liberais - um Estado que governe o menos possvel - e a dos democratas - um Estado no qual o governo esteja o mais possvel nas mos dos cidados - reflete o contraste entre dois modos de entender a liberdade, costumeiramente chamados de liberdade negativa e liberdade positiva.

Вам также может понравиться