Вы находитесь на странице: 1из 9

Planilha de registro de atividades do estgio curricular I Nome do aluno: Maria Suzana Silva Bastos Instituio de ensino/local do estgio: Colgio

Apoio Municpio: So Vicente Estado: SP Nvel/ano/turma/turno de estgio e faixa etria dos alunos: Jardim II/ 5 anos. I - CARACTERIZAO DA REALIDADE DA ESCOLA/ INSTITUIO:

Histrico da instituio

O Colgio Apoio iniciou suas atividades em 1986 como Ncleo de Recreao Infantil Bem-Me-Quer. Trabalhou at 1997 somente com educao Infantil. Em 1998 ampliou-se para o Ensino Fundamental, e hoje tem at o 9 ano oferecendo diversos cursos extracurriculares como: Ingls, Informtica, Capoeira. O Colgio Apoio tem como meta trabalhar em parceira com a famlia e a comunidade, visando formar o educando, tornando-o um cidado crtico, participativo e acima de tudo solidrio. Colgio Apoio figura em seu nome todo o resumo de sua proposta.

Estrutura fsica da instituio O prdio construdo em alvenaria e possui 10 (dez) salas distribudas em 3 (trs) pavimentos da seguinte forma: 01 (uma) sala de vdeo, 01 (uma) secretaria, 01 (uma) diretoria, 01 (uma) sala dos professores, 01 (uma) biblioteca, 01 (uma) sala de informtica, 01 (uma) laboratrio de cincias, 01 (uma) almoxarifado, 01 (uma) depsito de limpeza, 01 (uma) ptio coberto, 01 (uma) quadra de esporte descoberta, 02 (dois) sanitrios de funcionrios, 04 (quatro) sanitrios de alunos. A escola possui um total de 360 alunos distribudos da Educao Infantil ao 9 ano de escolaridade.

O prdio encontra-se em perfeito estado de conservao, sendo que anualmente feita uma manuteno de efeito preventivo. Em mdia 80% da clientela do Colgio Apoio esto situados na classe mdia sendo a maioria assalariado conforme ficha de cadastro presente na secretaria da escola.

Plano Poltico-Pedaggico/ Projeto Pedaggico da Escola/Instituio

A proposta pedaggica do Colgio Apoio tem como meta trabalhar em parceria com a famlia e a comunidade, visando formar o educando, tornando-o um cidado crtico, participativo e acima de tudo solidrio. A escola parte de uma sociedade que possui expectativas e leis a respeito da educao para o seu bom funcionamento. A Constituio Federal, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao), a ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente), Regimento Escolar e outras leis e normas constituem partes dessas expectativas, como por exemplo, as propostas dos parmetros curriculares nacionais. Trabalhamos sempre com a multidisciplinaridade, unindo os projetos: PROERD, Leitura, Trnsito, Redao, Estudo e prtica de valores e proposta pedaggica. Os projetos inseridos na Unidade escolar, na verdade, refletem contextos de aplicao, isto , seus conhecimentos esto estruturados e armazenados de forma a serem aplicados em tipos de situaes especificas. O professor dever ser o facilitador e mediador do processo, sempre levando em conta a individualidade de cada um. Ao professor, cabe controlar o processo ensino aprendizagem com os objetivos das propostas pedaggicas da Unidade Escolar.

Relato das Observaes

As salas de aula so pequenas e contam com ventiladores de teto e janelas grandes, o que permite uma ventilao adequada. O mobilirio est de acordo com a faixa etria dos alunos.

A escola atende em mdia 20 alunos por sala, existindo ainda espao para um playground para educao infantil. A escola exerce na comunidade a formao de cidados capazes de se realizarem, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de suas vidas. Estimular as iniciativas comunitrias de projetos voltados para a valorizao do jovem e encaminh-los a formao profissional adequada.

Relato das Entrevistas

As professoras da educao infantil do Colgio Apoio possuem o ensino superior ou esto em fase de concluso. O professor o facilitador e mediador do processo, sempre levando em conta a individualidade de cada um, controlando o processo de ensino aprendizagem com os objetivos das propostas pedaggicas da Unidade Escolar. O planejamento est presente em quase todas as aes, pois ele norteia a realizao aprendizagem. A avaliao um processo que consiste em acompanhar o desenvolvimento do aluno, atravs de diferentes experincias de aprendizagem, tendo em vista os comportamentos esperados e desejados para o fim de cada srie. A avaliao do desenvolvimento dos alunos do curso de Educao Infantil ser realizada atravs da observao dos progressos pertinentes faixa etria em cada fase da modalidade. Relato da leitura da realidade da sala de aula A sala para Educao Infantil dispe do espao e materiais necessrios para dar livre curso fantasia da criana. As crianas so separadas por idades. As salas possuem carteiras e armrios. Todas as salas possuem o cantinho da leitura com diversos livros, as paredes so revestidas de materiais pedaggicos que auxiliam na alfabetizao. das atividades, de fundamental importncia para que se atinja xito no processo de ensino-

II - PROJETO Tema/temtica: Projeto Leitura Turma: Jardim II Durao: 1 ano Justificativa: necessrio oferecer s crianas os mais diversos materiais de leitura. O professor deve transformar a sala de aula num ambiente estimulante, com as mais variadas situaes, em que a criana possa manifestar livremente a compreenso e os questionamentos que faz a partir da leitura de textos literrios. Por isso, o professor deve contar histrias, criando assim um clima afetivo e de aproximao entre as crianas. Ao ler uma histria, o professor tambm proporciona esta aproximao com a vantagem de o texto trabalhar com a linguagem e produo literria, permitindo que a criana conhea o fascinante mundo da Literatura Infantil. Atravs da leitura de histrias pelo professor, a criana deve ser incentivada a se manifestar, a participar ativamente, fazendo perguntas, comentrios e a interpretao oral da histria. Ouvindo histrias, tomando contato com livros de Literatura Infantil, a criana apresenta interesse para a leitura e produo de textos. importante que o professor selecione livros infantis no nvel de interesse das crianas, e ao mesmo tempo incentive-os a escolher livremente sua leitura para que, aos poucos, possam fazer a seleo, tendo liberdade de fazer a sua prpria leitura. Objetivo Geral: Contribuir na melhoria da habilidade de interpretao de textos e, conseqentemente na formao de alunos leitores.

Objetivos Especficos:

Entender o que necessrio fazer, para que os alunos se tornem leitores autnticos;

Estimular a linguagem oral Desenvolver a ateno e o raciocnio Desenvolver a imaginao e a criatividade

Referencial Terico do Projeto: Muitos educadores acreditam que crianas que convivem com um meio letrado, sendo estimuladas a ler, possuem maiores e melhores condies de desenvolver sua criticidade em seu entorno social. Para KLEIMAN, a leitura um ato social, entre dois sujeitos leitor e autor que interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados. Essa dimenso interacional, que para ns a mais importante do ato de ler, explicitada toda vez que a base textual sobre a qual o leitor se apia precisa ser elaborada, pois essa base textual entendida como a materializao de significados e inteno de um dos interagentes distncia via texto escrito (1997; pg. 10). Quanto mais cedo histrias orais e escritas entrarem na vida da criana, maiores as chances de ela gostar de ler. Primeiro elas escutam histrias lidas pelos adultos, depois conhecem o livro como um objeto ttil que ela toca, v, e tenta compreender as imagens que enxerga. As crianas colocadas em condies favorveis de leitura adoram ler. Leitura um desafio para os menores, vencer o cdigo escrito uma tarefa gigantesca. A criana l do seu jeito muito antes da alfabetizao, folheando e olhando figuras, ainda que no decodifique palavras e frases escritas. Ela aprende observando o gesto de leitura dos outros professores, pais ou outras crianas. O processo de aprendizado comea com a percepo da existncia de coisas que servem para ser lidas e de sinais grficos. Esse aprendizado chama-se letramento: o convvio da criana desde muito pequena com a literatura, o livro, a revista, com as prticas de leitura e de escrita. No basta ter acesso aos materiais, as crianas devem ser envolvidas em prticas para aprender a us-los, roda de leitura, contao de histrias, leitura de livros, sistema de malas de leitura, de casinhas, de cantinhos, mostras literrias, brincadeiras com livros. A criana pode no saber ainda ler e escrever, mas ela j

produz texto: ela pensa, fala se expressa. Algumas crianas no tm ambiente favorvel leitura em casa, mas h outras que ouvem histrias lidas pela famlia. Se for criado um ambiente de leitura nas escolas, as crianas levaro a prtica para suas casas. E vice-versa, haver crianas que traro leitura para a escola. O trabalho com o livro de literatura infantil exige preparo, ensinando para as crianas o que um material para ser lido e no para ser rabiscado. A criana precisa experimentar a escrita tambm, mas vai ser no papel sulfite ou craft, no caderno de desenho, na lousa, no cho e no no livro. uma atividade de maior significado do que se pensa, j que imaginao, interesse, curiosidade, observao e estmulo so condies bsicas para que as palavras sejam lidas com um propsito maior do que o de decifrar cdigos, unir letras para saber os significados que elas produzem ou os sons que emitem juntas. Na escola, a criana deve crescer num ambiente em que veja que a leitura e a escrita esto presentes em muitas situaes, tanto nas ldicas leitura de livros de histria, poesia, brincadeira com trava-lnguas e parlendas at os usos mais sociais jornal, listas, cartazes. As crianas querem ouvir histrias desde pequenas, mas essas histrias, segundo Magda, tm de ser adequadas, com tamanho adequado, contadas ou lidas da maneira adequada idade para elas gostarem da atividade. A criana precisa muito de fantasia e de imaginao. Livros de literatura infantil, contos de fadas, fbulas e contos do folclore favorecem a fruio esttica. Ler uma atividade de maior significado do que se pensa, j que imaginao, interesse, curiosidade, observao e estmulo so condies bsicas para que as palavras sejam lidas com um propsito maior do que o de decifrar cdigos, unir letras para saber os significados que elas produzem ou os sons que emitem juntas. Contedos propostos a serem trabalhados: O Projeto Leitura tem como objetivo familiarizar as crianas com os livros e estimular o hbito e o interesse pela leitura, buscando cativar e atrair os alunos para terem mais intimidade com o mundo da leitura atravs dos contos de fadas, fbulas, provrbios, gibis, revistas, jornais, entre outros Ao ouvir histrias, as crianas sentem mais facilidade em criar outras, desenvolvendo o seu vocabulrio e enriquecendo a sequncia de ideias.

Alm das histrias tradicionais (contos de fadas) tambm devemos contar histrias de narrativa agradvel, interessante, que despertem a imaginao com situaes variadas e finais engraados ou inesperados que causem surpresa. Algumas histrias podero motivar uma aula, projetos, proporcionar ensinamentos e ajudar a adquirir conhecimentos. Metodologia: Todo dia contada uma histria diferente, no horrio estabelecido. As crianas ficam sentadas no cho em crculo, dentro ou fora da sala, em ambiente agradvel, ouvindo o professor, que narrar a histria com bastante nfase, mudando a voz nos dilogos ou apresentando fantoches de cada personagem. Antes de narrar histria, o professor poder mostrar o livro para que os alunos explorem a capa, as gravuras com os personagens, nome do autor, etc. Quando o professor estiver lendo uma histria para as crianas, ele pra numa parte ou momento de suspense e pergunta o que elas acham que ir acontecer. Cada aluno diz o que ir acontecer de acordo com o raciocnio e a imaginao. Depois, elas comparam as suas respostas com o que realmente aconteceu na histria. Ser pedido as crianas que destaquem as partes da histria: incio, meio e fim. Que relatem a histria, ressaltem cenas interessantes, engraadas e de suspense. Pedir que criem um final diferente. Podemos tambm enriquecer a aprendizagem desenvolvendo a interpretao da histria atravs de desenhos, recortes, colagens, fantoches, histrias cantada e ginstica historiada. Desenhar a parte de que mais gostou, identificando fatos e personagens. Recursos Utilizados: Livros de diversos temas Fantasias Fantoches Papel Giz de cera

Avaliao: A avaliao dada de forma contnua, levando em considerao os processos vivenciados pelas crianas, acompanhando o conhecimento de cada criana individualmente e do grupo em questo. Sendo um processo que consiste em acompanhar o desenvolvimento do aluno, atravs de diferentes experincias de aprendizagem, tendo em vista os comportamentos esperados e desejados ao fim de cada histria.

Referncias Bibliogrficas: KLEIMAN, ngela. Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. Campinas, SP: Pontes, 1997. Maricato, Adriana. O prazer da leitura se ensina. P. 18. Revista criana do professor de Educao Infantil. Setembro de 2005. Rodrigues, Gerusa ET AL. O dia-a-dia do professor. 8. Ed. Belo Horizonte: Fapi, 2003. 4 v.

Maria Suzana Silva Bastos Ulbra/ Plo So Vicente 06/2011

Вам также может понравиться