Вы находитесь на странице: 1из 15

Modelo de Gerenciamento de Projetos de Desenvolvimento de Software: o caso PLATIN

Resumo
A PLATIN Plataforma Londrina de Tecnologia da Informao tem atuado como um instrumento de planejamento das atividades de tecnologia da informao, conforme modelo adotado com sucesso pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) e pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (PADCT). Este trabalho contempla o histrico da PLATIN, sua forma de atuao, sua estrutura e o modelo de gesto de projetos de software. A PLATIN uma das aes estratgicas do Projeto Londrina Tecnpolis, descrito na seo 2, e constitui-se em um programa de cooperao entre empresas de software, instituies de ensino superior e a ADETEC. O objetivo da PLATIN transformar Londrina e regio em um dos trs principais centros de tecnologia da informao e comunicao do pas com reconhecimento internacional, atuando atravs de suas trs unidades de negcios: Fbrica de Software, Formacon (Centro de Qualificao) e o NUCOM (Ncleo de Software para Telecomunicaes). Este trabalho descreve a metodologia de desenvolvimento de software utilizada pela PLATIN, atravs de sua Fbrica de Software, bem como as bases tericas que a originaram: o RUP Rational Unified Process1 e o PMBOK Project Management Body of Knowledge2. Para isto apresentado um mapeamento (equivalncias) entre as metodologias e sua aplicao prtica na PLATIN.

1. Plataformas Tecnolgicas
O conceito de plataforma tecnolgica surgiu como resultado das discusses sobre a concepo da Componente de Desenvolvimento Tecnolgico (CDT), que se destinava ao apoio de projetos de C&T conjuntos entre universidades e empresas [3]. Em 1996, persistia entre os tcnicos do Banco Mundial a suspeita de que no haveria demanda por parte das empresas para os projetos do CDT. Portanto, havia a necessidade de se detalhar um processo de gerao de demanda junto ao setor produtivo e privado, e junto ao setor gerador de conhecimento, potenciais clientes e atores para a implementao de projetos cooperativos. O processo de Plataforma Tecnolgica tem obtido excelente respaldo como instrumento de planejamento das atividades de cincia e tecnologia e tem sido adotado com muito sucesso pelo CNPq e pelo PADCT.

Processo Unificado Rational um processo que fornece uma abordagem disciplinada para o desenvolvimento de software, nomeando tarefas e responsabilidades dentro de uma organizao. 2 PMBOK o conjunto de conhecimentos e melhores prticas dentro da profisso de gerncia de projetos.

O conceito de Plataforma Tecnolgica surgiu como uma metfora que ajuda a sistematizar os processos de comunicao e negociao dos diversos envolvidos, tendo como foco o fator tecnologia [3]. Do ponto de vista do PADCT, este processo objetiva, principalmente, identificar os gargalos tecnolgicos de determinados setores econmicos ou regies e subsidiar o estabelecimento de uma agenda de prioridades em C&T visando eliminar as limitaes identificadas, por meio do estabelecimento de parcerias para a execuo de projetos cooperativos [4]. Uma das virtudes das plataformas tem sido uma grande diversidade de desenhos e possibilidades, como resultado da criatividade e das necessidades particulares dos atores envolvidos. A utilizao das TIC - Plos de Tecnologia da Informao e Comunicao pelos diversos grupos de identidade cultural especfica, possibilita o controle e acompanhamento das aes relacionadas a assuntos de seu interesse. As plataformas tecnolgicas foram criadas, dentre outras, com as seguintes propostas [3]: criar centros de formao, treinamento e de acesso s tecnologias de informao e comunicao em grupos de expresso cultural especfica e com menores chances de serem includos digitalmente. incluir o financiamento de atividades relacionadas com a preservao, promoo e divulgao de identidades culturais diversas no Fundo de Universalizao de Servios de Telecomunicaes - FUST. utilizar as TIC para possibilitar maior coeso e solidariedade entre as diversas etnias, grupos sociais e sociedades regionais do Brasil.

2. O Projeto Londrina Tecnpolis


A concepo do processo de plataforma requer, necessariamente uma abordagem sistmica [3], tanto do ponto de vista das empresas e setores quanto das relaes dos demais atores, inclusive os ativos tecnolgicos. Neste contexto a Platin encontra um ambiente bastante propcio, originado pelo trabalho do Projeto Londrina Tecnpolis [5]. A equipe do projeto Londrina Tecnpolis efetuou, durante o ano 2000, uma pr-anlise de 12 dos 26 segmentos econmicos analisados pelo PDI [1], quais sejam: qumicos, frmacos, carnes-aves, carnes-bovinas, lcteos, gros, biscoitos, massas, bebidas, telecomunicaes, eletro-eletrnicos e eletrodomsticos. Destes 12, foram selecionados para uma investigao detalhada no mbito do Tecnpolis, atravs de entrevistas em empresas, centros de pesquisa, universidades e ativos de inovao tecnolgica, os 3 segmentos mais abrangentes e representativos da regio: alimentos, qumicos-frmacos e eletro-infocomunicao. Este ltimo abrange as reas de eletro-eletrnica, informtica e telecomunicaes. Os ativos tecnolgicos e as potencialidades, bem como os gargalos existentes em cada setor os quais justificam a estruturao da Plataforma Agroalimentar (PLATALI), da Plataforma do Conhecimento (PLATCON) e do Sistema de Informaes e Apoio a Projetos (SIAP), esto vastamente descritos em [5]. Neste trabalho estaremos focando na rea de Tecnologia da Informao, a qual contempla eletro-eletrnica, informtica e telecomunicaes.

Na rea de Tecnologia da Informao, alm de ser um dos principais mercados mundiais, tambm estratgico para todos os demais segmentos de base tecnolgica. So observadas grandes oportunidades para o setor de TI no crescente mercado de Telecomunicaes, cujas operadoras locais (Sercomtel, Global Telecom e GVT) apresentam demandas reprimidas em software. Os gargalos proliferam as micro-empresas ou a informalidade, em sua grande maioria voltada para as reas de gesto administrativa, automao comercial, industrial e afins, vivendo em estratgia de sobrevivncia. Ocorre uma disperso de foras em termos de tecnologias adotadas e abordagem do mercado, que torna a indstria da regio frgil e de baixa escala, incapaz de atender demandas complexas e de grande porte, inclusive demandas reprimidas da prpria regio (Telecomunicaes). Diante deste quadro, a regio com mais de 3 mil profissionais formados nas ltimas dcadas tornou-se exportadora de mo-de-obra para outros centros, especialmente Curitiba e So Paulo. Na base do processo, est um sistema educacional pouco integrado s demandas do mercado e quase inteiramente orientado pela oferta. Neste contexto foi criada a PLATIN, cuja forma de atuao e resultados obtidos so detalhados a seguir.

3. A PLATIN Plataforma Londrina de Tecnologia da Informao


O objetivo da PLATIN transformar Londrina e regio em um dos trs centros de excelncia em tecnologia da informao no Brasil, com reconhecimento internacional. A PLATIN est estruturada da seguinte forma: Fbrica de Software, Ncleo de Desenvolvimento de Software para Telecomunicaes (NUCOM) e Centro de Qualificao (FORMACON).

3.1 Objetivos da PLATIN A PLATIN Plataforma Londrina de Tecnologia da Informao, tem os seguintes objetivos gerais: Articular empresas e universidades para o desenvolvimento de projetos cooperados de Pesquisa & Desenvolvimento, a partir de oportunidades e demandas de mercado, atravs do NUCOM Ncleo de Desenvolvimento de Software para Telecomunicaes;

Articular projetos de fortalecimento, qualidade e competitividade da indstria de software do Norte do Paran, atravs da Fbrica de Software; Proporcionar o complemento formao de profissionais, tendo em vista as necessidades do mercado, atravs do FORMACON Centro de Qualificao.

3.2 Forma de Atuao A forma de atuao da PLATIN feita atravs de suas trs unidades de negcios: 3.2.1 Nucom O NUCOM - Ncleo de Desenvolvimento de Software para Telecomunicaes possui os seguintes objetivos: Identificar oportunidades de mercado em Tecnologia da Informao para Telecomunicaes; Organizar projetos de Pesquisa & Desenvolvimento cooperados (Universidade/Empresa), visando a gerao de produtos e solues para atender as demandas mencionadas; Criar competncias locais/regionais em tecnologia de software para telecomunicaes, atuando em colaborao com as universidades (graduao e ps-graduao) e com os programas de fomento (GeNorP, Intuel, Incil, SOFTEX-NPR e outros). 3.2.2 Fbrica de Software A Fbrica de Software tem os seguintes objetivos: Implantar na regio padres de desenvolvimento e qualidade de software internacionalmente aceitos, tornando a regio atrativa para encomendas e investimentos de alto nvel; Integrar e fortalecer a indstria regional de software, tornando-a competitiva a nvel internacional; Criar oportunidades de trabalho para profissionais e empresas da regio, fixando competncias e evitando a evaso de mo-de-obra que atualmente se verifica. 3.2.3 Formacon O FORMACON Centro de Qualificao tem os seguintes objetivos: Complementar a formao de profissionais graduados e ps-graduados nas universidades, visando as necessidades especficas do NUCOM, da FBRICA e do mercado em geral; Atender demandas especficas de empresas associadas PLATIN; Fomentar a integrao entre universidades e empresas; Atender estudantes carentes com treinamento gratuito.

4. Prticas e Processos Aplicados a Gesto de Projetos


Existem disponveis uma extensa literatura descrevendo prticas, modelos, metodologias e processos para gerenciamento de projetos. No escopo deste trabalho so abordados o PMBOK

e o RUP no contexto pelo qual so aplicadas, gesto de projetos de desenvolvimento de software. O RUP, descrito na seo 4.1, a abordagem Rational para o processo Unificado descrito [13][14] e o PMBOK o conjunto completo de conhecimentos em Gesto de Projetos. A seo 4.3 mostra a equivalncia entre as metodologias. A seguir apresentada a metodologia aplicada aos projetos de desenvolvimento de software da Platin baseada no RUP.

4.1 RUP - Processo Unificado da Rational O RUP um processo que fornece uma abordagem disciplinada para o desenvolvimento de software, nomeando tarefas e responsabilidades dentro de uma organizao. Sua meta assegurar a produo de software de mais alta qualidade que satisfaa as necessidades de seus usurios finais dentro de cronograma e oramento previsveis, atravs da integrao das fases do desenvolvimento de software. As atividades do RUP do nfase criao e manuteno de modelos no lugar de documentos impressos, visando minimizar a sobrecarga associada gerao e manuteno de documentos e maximizar o contedo das informaes relevantes [13] [14].

Disciplinas

Figura 1 Viso geral do RUP [14] A figura 1 ilustra a arquitetura global do RUP, representando o ciclo de vida de desenvolvimento de um software, sua forma de ordenao e como expresso em termos de fases. Cada fase, representa o perodo de tempo entre dois importantes pontos de liberao em que um conjunto definido de objetivos alcanado, artefatos so concludos e decises so tomadas em relao passagem para a fase seguinte. Em cada fase ocorrem vrias iteraes.

As fases de concepo e de elaborao abrangem as atividades de engenharia do ciclo de vida do desenvolvimento; a construo e a transio constituem sua produo, conforme mostram as definies abaixo: Concepo: estabelece o contexto de negcios para o projeto. Elaborao: estabelece um plano de projeto e uma arquitetura slida. Construo: desenvolve o sistema. Transio: fornece o sistema a seus usurios finais. Uma disciplina criada para proporcionar uma melhor compreenso do sistema que est sendo desenvolvido. No RUP, existem nove disciplinas que em conjunto, abrangem todas as decises importantes para a visualizao, especificao, construo e documentao de um sistema complexo de software [13] [14].

4.2 PMBOK Project Management Body of Knowledge O PMBOK se constitui de um conjunto de conhecimentos e melhores prticas dentro da profisso de gerncia de projetos. Dentre suas reas de conhecimento, que constituem as gerncias do PMBOK: Integrao, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicao, Risco e Compras. De acordo com as melhores prticas os projetos so subdivididos em Grupos de Processos os quais interagem entre si conforme a figura 2.

Figura 2: Interao dos Grupos de Processos [15] Os Grupos de Processos so classificados em principais e facilitadores. Principais so considerados a base para o gerenciamento de projetos e os facilitadores os que do suporte ao gerenciamento de projetos. 4.2.1 Iniciao O Processo de Iniciao se d com a aceitao formal do mesmo por parte da organizao contratante do servio.

4.2.2 Planejamento O Processo de Planejamento envolve um conjunto de sub-processos que esto em cada uma das reas de conhecimento. Para cada rea so executadas as seguintes atividades: Escopo: planejamento e definio do escopo. Tempo: definio das atividades, seqncia das atividades, estimativa de durao das atividades e desenvolvimento do cronograma. Custo: planejamento dos recursos e estimativa dos custos. Qualidade: planejamento da qualidade. Interao: desenvolvimento do plano de projeto. Recursos Humanos: planejamento organizacional e contratao de pessoal. Comunicao: planejamento da comunicao. Risco: planejamento da gerncia de risco, identificao dos riscos, anlise quantitativa dos riscos, anlise qualitativa dos riscos e planejamento de respostas aos riscos. Compra: planejamento de compra e planejamento de solicitao. 4.2.3 Execuo O Processo de Execuo d andamento s atividades planejadas no plano do projeto. o mais diretamente influenciado pela rea de aplicao do projeto, que culmina com o desenvolvimento e entrega do produto final. Ser posto em prtica o Plano de Projeto desenvolvido durante o Processo de Planejamento. Para tanto sero utilizados processos facilitadores como: distribuio da Informao, Desenvolvimento da Equipe, Garantia da Qualidade, Verificao do Escopo, Solicitaes, Seleo de fontes e Administrao de Contrato. 4.2.4 Controle O Processo de Controle envolve um conjunto de sub-processos. Atravs deste processo poderse- acompanhar todas as fases do projeto. Neste processo so elaborados os Relatrios de Performance e Controle de Mudanas, utilizando-se dos seguintes processos facilitadores: Controle de Mudanas de Escopo, Controle do Cronograma, Controle de Qualidade, controle de Resposta ao Risco e Controle de Custo 4.2.5 Fechamento Durante este Processo so encerradas as atividades referentes ao projeto, encerra-se o Contrato e as atividades administrativas. 4.3 Mapeamento entre RUP e PMBOK Esta seo apresenta um mapeamento entre o RUP e o PMBOK, mostrando a aplicao dos conceitos genricos de gerncia de projetos no contexto de projetos de software. Esta seo est baseada no trabalho de [15]. 4.3.1 Processo de Iniciao Para o PMBOK o processo de iniciao se d com a aceitao formal do mesmo por parte da organizao. No RUP elaborado durante este processo o Modelo de Negcios, descrevendose os seguintes cenrios: Cenrio 1 Organograma; Cenrio 2 Modelo de Domnio; Cenrio 3 Um Negcio vrios Sistemas; Cenrio 4 Modelo de Negcios Genrico; Cenrio 5

Novo Negcio e Cenrio 6 Revamp (re-engenharia de Negcios), sendo preenchido o documento Viso de Negcios. 4.3.2 Processo de Planejamento O processo de planejamento do PMBOK inclui parte da fase de Iniciao do RUP. Durante este processo sero levantadas questes como: Tempo (definio das atividades, seqncia das atividades e estimativas de durao das atividades), Escopo (planejamento do escopo e definio do escopo), Custo (estimativa dos custos e planejamento dos recursos), Recursos Humanos (planejamento organizacional e contratao de pessoal) e Integrao (desenvolvimento do Plano de Projeto) que estar inserido o Caso de Desenvolvimento e Plano de Desenvolvimento. Este processo estende-se at a fase de Elaborao do RUP, onde sero desenvolvidas, mais detalhadamente, as gerencias da Qualidade (planejamento da qualidade), Comunicao (planejamento da comunicao) e Risco (planejamento da gerencia dos riscos, identificao dos riscos, anlise qualitativa dos riscos, planejamento das respostas aos riscos) durante as iteraes do RUP. Existem no RUP as ferramentas Builder, que faz a construo do site do projeto visando a melhoria do processo de comunicao e o Project Console, que faz a distribuio das informaes aos stakeholders do projeto que atendem Gerncia da Comunicao do PMBOK. 4.3.3 Processo de Execuo Os processos de execuo contemplam as gerncias de Interao (execuo do plano de projeto), Recursos Humanos (desenvolvimento da equipe), Qualidade e Comunicao (distribuio das informaes) do PMBOK durante os processos de iteraes do RUP, em cada um de seus planos de iterao. 4.3.4 Processo de Controle Os processos principais do processo de controle so atendidos atravs do Relatrio de Performance, controle de mudanas e controle de mudanas de escopo, que so atendidos pelo RUP atravs disciplina de Gerencia de Configurao e Mudanas (so utilizadas as ferramentas ClearCase e ClearQuest). Suportam este processo os seguintes Processos Facilitadores: Controle de Cronograma, Controle de Custo, Controle de Resposta a Risco e Controle de Qualidade, inseridos no RUP nas disciplinas de Gerncia de Projeto e Gerencia de Configurao e Mudanas. 4.3.5 Processos de Fechamento O processo de encerramento marcado pelo Encerramento do Contrato e Encerramento Administrativo que realizado no RUP com o trmino das atividades no RUP Builder. Para exemplificar a aplicao do RUP na Fbrica de Software da PLATIN apresentada a documentao do sistema financeiro da ADETEC como caso de desenvolvimento.

Tabela 1: Processo de Iniciao


RUP PLATIN

Processo de Iniciao
Modelagem de Negcio Modelagem de negcios. Cenrio 1 Organograma; Cenrio 2 Modelo de Domnio; Cenrio Modelo de Casos de Uso de Negcios 3 Um Negcio vrios Sistemas; Cenrio 4 Modelo de Negcios Modelo de Objetos de Negcios Genrico; Cenrio 5 Novo Negcio e Cenrio 6 Revamp (reRequisitos Adicionais e Glossrio engenharia de Negcios), sendo preenchido o documento Viso de Negcios

PMBOK

Aceitao Formal

Tabela 2: Processo de Planejamento RUP PLATIN


O Planejamento do projeto foi elaborado utilizando o MS Project, contemplando a gerncia do tempo, escopo, custo, recursos, com base nos templates do RUP.

Processo de Planejamento PMBOK

Gerncia do Tempo Caso de Desenvolvimento. definio das atividades, Plano de Desenvolvimento. seqncia das atividades e estimativas de durao das atividades. Gerncia do Escopo planejamento do escopo definio do escopo. Gerncia do Custo estimativa dos custos planejamento dos recursos. Gerncia dos Recursos Humanos planejamento organizacional contratao de pessoal Gerncia de Integrao desenvolvimento do Plano de Projeto Gerncia da Qualidade planejamento da qualidade Gerncia da Comunicao planejamento da comunicao Gerncia de Risco planejamento da gerencia dos riscos identificao dos riscos, anlise qualitativa dos riscos planejamento das respostas aos riscos

Tabela 3: Processo de Execuo


RUP
Ferramentas: RUP Builder Project Console

Processo de Execuo PLATIN


Desenvolvimento do sistema. Modelo de Casos de Uso Modelo de Projeto Diagrama de Classes de Anlise. Diagrama de Classes de Projeto. Diagrama de Estados. Diagrama de Seqncia e Colaborao. Diagrama de Entidade e Relacionamento. Modelo de Implementao Diagrama de Componentes. Modelo de Testes Checklist de testes. Para melhor comunicao foi desenvolvido o site do projeto conforme diretrizes da disciplina ambiente (environment) do RUP. A ferramenta utilizada nesta fase foi o Rational Rose.

PMBOK

Gerncia de Interao execuo do plano de projeto Gerncia de Recursos Humanos desenvolvimento da equipe Gerncia da Qualidade Gerncia de Comunicao distribuio das informaes

Tabela 4: Processo de Controle


RUP
Planos de iterao Ferramentas: ClearCase ClearQuest Project Console

Processo de Controle PLATIN


Atualizao do andamento do projeto no MS Project.

PMBOK

Relatrio de Performance Controle de Mudanas Controle de Mudanas de Escopo Controle de Cronograma Controle de Custo Controle de Resposta aos Riscos Controle de Qualidade.

Tabela 5: Processo de Fechamento


RUP
RUP com o trmino das atividades no RUP Builder

Processo de Fechamento PMBOK

PLATIN
Documento de Aceitao do sistema.

Encerramento do Contrato Encerramento Administrativo

5. Metodologia aplicada aos Projetos de Desenvolvimento de Software


Nesta seo apresentado o processo de gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software da PLATIN, realizado atravs da Fbrica de Software. O Sistema Financeiro da ADETEC foi utilizado como Caso de Desenvolvimento (Development Case) (modelo para os prximos desenvolvimentos [14]). 5.1 Apresentao do Sistema O Sistema Financeiro da ADETEC visa estabelecer controles bsicos da dotao oramentria da ADETEC, entidade do terceiro setor, os quais provem de recursos prprios (cursos, treinamentos, consultorias, mensalidades, doaes) e apoio de rgo de fomento (CNPq, MCT, Finep, SETI).O sistema foi concebido para a Internet, de maneira a prover transparncia aos associados, a diretoria e aos rgos de fomento. O Sistema Financeiro foi dividido em dois domnios: Oramentao e Movimentao Financeira.

5.2 Documentao A figura 3 mostra a rastreabilidade da documentao gerada segundo o RUP, da fase de modelagem de negcios para o desenvolvimento do sistema, explicitando os modelos que compem a documentao do RUP. A partir destes modelos descrita a metodologia utilizada na PLATIN para documentao do Sistema Financeiro, o qual gerar o Caso de Desenvolvimento (Development Case), um template (modelo) que nortear os prximos projetos.

Figura 3: Modelos e rastreabilidade no RUP [14] 5.2.1. Modelagem de negcios. A Modelagem de Negcios estabelece uma abstrao da organizao. uma tcnica para entender os processos de negcios de uma organizao. O objetivo encontrar os casos de uso e as entidades de negcios do software, que so relevantes e que devem ser suportadas pelo sistema [14]. A Modelagem de Negcios utiliza o Modelo de Caso de Uso de Negcios, um modelo das funes planejadas de negcio, usado como uma contribuio

essencial para identificar papis e distribu-las na organizao e um Modelo de Objeto de Negcios, o qual descreve a realizao de casos de uso de negcios. Modelo de Casos de Uso de Negcios Para este sistema, foi elaborado o Diagrama de Casos de Uso de Negcios e um descritivo do mesmo (modelo Business Use Case Survey do RUP), o qual descreve o contexto organizacional. Modelo de Objetos de Negcios Foi elaborado o Diagrama de Objetos de Negcios e um descritivo do mesmo (modelo Business Object Survey do RUP), o qual descreve os principais objetos de negcios envolvidos no sistema, bem como os workers (funo que os atores de negcios desempenham no processo) envolvidos. Requisitos Adicionais e Glossrio Os documentos Requisitos Adicionais (modelo Supplementary Requirements do RUP) e Glossrio (modelo Glossary do RUP) foram elaborados juntamente com o Modelo de Casos de Uso de Negcios e do Modelo de Objetos de Negcios, servindo como entrada para o desenvolvimento do sistema. 5.2.2. Desenvolvimento do sistema. Nesta fase do processo, foram executadas as atividades de detalhamento do sistema: refinamento da anlise, projeto, codificao e testes. Modelo de Casos de Uso Foi elaborado o Diagrama de Casos de Uso e um descritivo do mesmo (modelo de Use Case Survey do RUP), o qual descreve o contexto organizacional. Cada caso de uso foi descrito utilizando-se como modelo o do RUP. Para exemplificar o workflow do sistema, foi elaborado um Diagrama de Atividades global do sistema. Modelo de Projeto No modelo de projeto foram elaborados os seguintes artefatos: Diagrama de Classes de Anlise: para cada caso de uso foram elaboradas as classes de anlise: fronteira (boundary), controle (control) e entidades (entity), representando a arquitetura inicial do sistema. Diagrama de Classes de Projeto: como o sistema est voltado para Internet e intranet foram utilizados as extenses para modelagem de sistema para Internet disponveis na UML. Estes diagramas representam tambm a arquitetura do sistema. Diagrama de Estados: foram elaborados os diagramas de estados para as classes ativas do sistema. Diagrama de Seqncia e Colaborao: para cada caso de uso foram elaborados os diagramas de seqncia e colaborao. Diagrama de Entidade e Relacionamento: para modelagem dos dados, foi utilizada a abordagem relacional, documentado pelo Diagrama de Entidade e Relacionamento (DER).

Modelo de Implementao No modelo de implementao foi elaborado o Diagrama de Componentes do sistema definindo as partes fsicas (implementaes) do mesmo. Modelo de Testes No modelo de testes, foram utilizados os fluxos (bsicos e alternativos) dos casos de uso como cheklists (listas de verificao) para orientar os testes do usurio. 5.3. Ferramentas Como ferramentas foram utilizados o MS Project 2000 para os processos de planejamento e controle do projeto e o Rational Rose, como ferramenta de modelagem do sistema. 5.4. Atores A PLATIN estabeleceu como atores para este sistema: Stakeholder: usurios chave que detm as informaes e a autoridade sobre o processo. Analista de Sistemas: ator responsvel pelo levantamento de dados e especificao de requisitos. Projetista de Sistemas: engenheiro de software responsvel pela arquitetura e componentizao do sistema. Projetista de Banco de Dados: engenheiro de software responsvel pelo projeto de banco de dados. Redator Tcnico: responsvel pela redao e refinamento dos dados (requisitos) coletados. Programador: responsvel pela implementao do sistema. Documentador: ator responsvel pela documentao, controle de configurao, escrita da ajuda do sistema, gerao da instalao e controle dos documentos publicados no site do projeto. Testador: alm dos testes unitrios realizados pela equipe de desenvolvimento, o stakeholder testar o produto gerado, utilizando o conceito de testes alfa.

6. Lies aprendidas
fundamental para o sucesso do projeto a utilizao de uma metodologia clara e padronizada que incorpore as melhores prticas da engenharia de software de maneira integrada. a nica forma de atingir os objetivos do gerenciamento de projetos. Por outro lado, neste caso de desenvolvimento, o baixo grau de automao dos processos, principalmente na fase de iniciao (modelagem de negcios e requisitos) pelo no uso de ferramentas para gerenciamento de requisitos (como o Requisite Pro) e controle de configurao e mudanas (como o ClearCase e ClearQuest), ocasionaram em certos momentos do projeto algumas dvidas sobre a verso correta de determinados artefatos, levando ao retrabalho e perda de tempo.

Tambm o no uso de ferramentas automatizadas para o acompanhamento do projeto, exceto pelo MS Project, no permitiu a extrao de mtricas relativas ao processo do projeto de software (como o Project Console). Na fase de testes do software no foram adotadas ferramentas automatizadas (como o Suite de Testes da Rational), o que elevou os custos e retardou o processo de testes. Portanto, a adoo de uma metodologia implicar na gerao de artefatos que precisam ser gerenciados. O no uso de ferramentas que automatizem parte deste processo, leva ao desuso da metodologia pelo abandono dos artefatos gerados nas fases iniciais do projeto, gerando inconsistncias, dificultando as manutenes e o planejamento de novas verses dos produtos de software.

7. Consideraes finais e trabalhos futuros


A PLATIN, que possui como misso o fortalecimento do setor de tecnologia da informao na regio em que atua, necessita que as empresas utilizem em seus processos, padres de documentao e desenvolvimento compatveis entre si, de maneira a trabalharem em conjunto e somarem esforos. Por isto, a forte nfase na definio e disseminao de metodologias que gerem uma sinergia entre elas e com a PLATIN. Por outro lado, o alto custo da adoo de ferramentas para o processo de desenvolvimento de software e a falta de mo-de-obra qualificada so as principais barreiras para este processo. Por isto a PLATIN est implantando um Laboratrio de Engenharia de Software de uso comum, focado em pesquisa experimental, com vistas a validar processos, ferramentas e tcnicas que barateiem a adoo de novas tecnologias de processo e produto. Para solidificar a imagem da regio como de alta tecnologia e produtos de qualidade, imprescindvel que as empresas possuam processos certificados. O RUP, como metodologia de desenvolvimento de software, atende aos requisitos do CMM3 nvel 2. Atualmente a Plataforma est em processo de certificao ISO 9000:2000, o prximo passo o CMM. A PLATIN, como resultado deste caso de desenvolvimento, est confiante que a adoo destes padres trar significativas melhorias para as pequenas e mdias empresas de software que atende, tanto no processo quanto no produto. Porm a adoo dos mesmos, requer um esforo de customizao e viabilizao tcnica e financeira, sem os quais no ser possvel este salto de qualidade.

8. Referencias Bibliogrficas

CMM Capability Maturity Model Modelo de Capacidade e Maturidade definido pelo Software Engeneering Institute da Carniage Mellon University.

[1] ANDERSEN CONSULTING. Plano de desenvolvimento industrial de Londrina. Londrina: CODEL, 1995. v.1. [2] CENTRO TECNOLGICO PARA INFORMTICA DO PARAN. CELEPAR. Disponvel em http://www.ic.cti.br Acesso 16 jul. 2000. [3] CHIARELO, Marileusa D., Ivan Rocha O papel prospectivo das plataformas tecnolgicas MCT, Braslia, 2001. [4] CHIARELO, Marileusa D. As plataformas tecnolgicas e a programao de parcerias para a inovao. Parcerias Estratgicas, (8): 93-102,2000. [5] FELISMINO, T., RUIZ, M.S. Projeto Londrina Tecnpolis. Londrina: ADETEC, novembro 2001. [6] INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLGICAS. Demanda realizada e potencial por servios tcnicos especializados: desenvolvimento de uma metodologia para estudos setoriais. So Paulo: IPT/DEES, 1998. 169p. [7] LONDRINA TECNPOLIS. Disponvel em http://www.londrinatecnopolis.org.br. Acesso 25 Abr. 2002. [8] MELO, L. C.P., SILVA C. G.Cincia, Tecnologia e Inovao Desafio para a sociedade brasileira. Braslia. Julho de 2001. [9] MINISTRIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA. Sociedade da Informao no Brasil Livro Verde. Braslia. 2000. [10] PLATAFORMA LONDRINA DE TECNOLOGIA DA INFORMAO. PLATIN. Disponvel em http://www.adetec.org.br/platin/relatorio.html. Acesso 25 Abr. 2002. [11] ROCHA, I. Plataforma: Conceito e Operao. Disponvel http://www.abipti.org.br/plataforma2/pla_ivanrocha.htm Acesso em 26 Abr. 2002. em

[12] VIRTUAL PROJECT MANAGEMENT OFFICE: ROMPENDO BARREIRAS GEOGRFICAS EM PROJETOS. VPMO. Disponvel em http://www.aec.com.br/vpmo. Acesso 04 Abr. 2002. [13] BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivar. UML Guia do Usurio. So Paulo: Editora Campus, 2000. [14] RATIONAL SOFTWARE CORPORATION. UML Notation Guide, disponvel no site: http:// www.rational.com/uml/html/notation, 2002. [15] FRENCH, Santiago. PMI & RUP Soluo para o Caos, disponvel no site: http://www.rational.com/worldwide/brazil/evento_web.jsp#two, Acesso em 12 Set. 2002.

Вам также может понравиться