Вы находитесь на странице: 1из 13

CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS 26Analise a imagem:

Em uma cidade, o sistema de abastecimento de gua foi projetado usando uma grande caixa-d'gua e funciona atendendo com eficincia a todos os consumidores. Com a construo de um novo conjunto habitacional em um nvel 3 m mais alto em relao ao plano da cidade, a distribuidora de gua s poder atender nova ligao do conjunto se: a) b) c) d) e) aumentar o volume da caixa-dgua e diminuir a sua altura. a altura da caixa-dgua for superior do conjunto. aumentar o volume da caixa-dgua mantendo sua altura. a altura da caixa-dgua ficar a mesma. a altura da caixa-dgua for inferior do conjunto.

27Quando um objeto iluminado, ele absorve algumas cores do espectro da luz incidente e reflete outras. A cor com que o objeto visto ser determinada pelas cores que ele reflete. Baseado no que foi exposto, analise as afirmaes:

I. Um objeto branco, iluminado com luz verde, reflete a cor azul. II. Um objeto vermelho, iluminado com luz branca, reflete a cor vermelha. III. Um objeto preto aquele que absorve todas as cores. IV. Um objeto de vidro transparente azul tem essa cor porque reflete todas as cores. As afirmativas corretas so: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) III e IV. e) II e IV.

28Analise o texto:

As ondas emitidas por esses sensores so: a) eletromagnticas. b) sonoras. c) radioativas. d) mecnicas. e) hidrulicas.

29A instalao eltrica de uma residncia utiliza um circuito eltrico em paralelo, em que todos os equipamentos tm a mesma tenso. Quando o equipamento ligado, ocorre variao na corrente eltrica do circuito, que diretamente proporcional potncia (P) do aparelho. Observe a figura:

Indique, em ordem crescente, as variaes nas correntes eltricas causadas por esses eletrodomsticos. a) b) c) d) e) A, B, C, D B, A, C, D D, C, A, B D, C, B, A A, D, C, B

30Nos estados do Tocantins e do Maranho, a taxa de desmatamento chegou a 68,3% em 2000, segundo a ONG WWF Brasil. A supresso da floresta pode causar desequilbrios entre populaes de presas e de predadores. O grfico relaciona o crescimento populacional de uma espcie de presa e o de uma espcie de predador em um determinado sistema.

Analisando o grfico, elaboraram-se as seguintes afirmaes: I. Presa e predador viviam em equilbrio antes do desmatamento. II. Aps o desmatamento, a presa aumentou a capacidade de fugir do predador. III. O predador se tornou mais eficiente aps o desmatamento. IV. A populao de predadores foi extinta aps o desmatamento. Assinale a opo que contenha as proposies corretas. a) II e IV b) I e IV c) II e III d) I e III e) III e IV

31Nas tabelas a seguir, h informaes nutricionais de dois tipos de amendoim.

Analisando as informaes, pode-se concluir que: a) o amendoim do tipo A tem maior valor calrico que o amendoim do tipo B. b) tanto o amendoim do tipo A quanto o do tipo B esto isentos de colesterol. c) tanto o amendoim do tipo A quanto o do tipo B apresentam as mesmas concentraes de sal. d) tanto o amendoim do tipo A quanto o do tipo B esto isentos de gordura. e) tanto o amendoim do tipo A quanto o do tipo B esto isentos de ferro.

32Uma fbrica de motocicletas, antes de lanar um modelo no mercado, realizou um teste de desempenho conforme o grfico a seguir.

Analisando o grfico, o movimento realizado pela motocicleta nos trechos I, II, III, IV e V foi, respectivamente: a) acelerado, acelerado, retardado, retardado e acelerado. b) retardado, acelerado, acelerado, acelerado e retardado. c) acelerado, retardado, acelerado, retardado e acelerado. d) retardado, acelerado, retardado, acelerado e retardado. e) retardado, retardado, acelerado, acelerado e retardado.

33As informaes a seguir referem-se aos combustveis lcool e gasolina usados em automveis no Brasil.

De acordo com a tabela, a substituio da gasolina pelo lcool apresenta vantagens porque: a) elimina os poluentes lanados no ar. b) aumenta a vegetao natural, devido monocultura. c) oferece menores riscos no transporte de seus derivados. d) aumenta a biodiversidade com o plantio da cana-de-acar. e) estimula a policultura e a pecuria em todas as regies onde se desenvolve.

34Por meio da biotecnologia, com a clonagem de genes humanos pela tcnica do DNA recombinante, hoje possvel a produo da protena insulina a partir da bactria Escherichia coli (E. coli), como mostra o esquema a seguir.

Isola-se o RNA mensageiro do gene que codifica a insulina e, a partir dele, consegue-se uma cpia da molcula de DNA (cDNA) que contm as informaes necessrias para a sua produo. O DNA inserido em um

plasmdeo (pequeno anel de DNA bacteriano) e este injetado na bactria, que produzir grande quantidade de insulina. Esta ser coletada, purificada e poder ser injetada em pacientes que tm dificuldade em sintetiz-la. Agora, analise as afirmaes a seguir. I. A tcnica apresentada pode beneficiar pessoas que sofrem de diabete melito. II. A enzima transcriptase reversa tambm encontrada no vrus HIV, causador da aids, e tem a capacidade de produzir uma molcula de DNA a partir de um molde de RNA. III. A insulina uma protena sintetizada no fgado e est relacionada com a digesto de protenas e com a captao de glicose pelas clulas. Esto corretas: a) apenas as afirmativas I e II. b) apenas as afirmativas II e III. c) apenas as afirmativas I e III. d) todas as afirmativas. e) nenhuma das afirmativas.

35A poluio atmosfrica, nas regies urbanas, tem aumentado em razo da crescente atividade industrial e do aumento do nmero de veculos motorizados em circulao. A qualidade do ar urbano tem causado srios problemas s condies de vida das pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e nos arredores. Os principais poluentes atmosfricos esto listados na tabela a seguir.

Com base na tabela e nos seus conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que: a) todos os poluentes produzidos pela queima de combustveis fsseis causam problemas respiratrios e cardiovasculares. b) um determinado poluente pode, no lugar adequado, ser considerado fundamental para a sade dos seres vivos do planeta. c) o monxido de carbono e o chumbo so os principais responsveis pela formao das chuvas cidas. d) os compostos sulfurosos e os nitrogenados causam, em comum, problemas respiratrios e cardiovasculares. e) o oznio e o gs carbnico so os principais responsveis pela intensificao do efeito estufa na atmosfera.

36Analise:

O sistema decimal um sistema de numerao de posio que utiliza a base dez. Esse sistema utiliza os dez algarismos indo-arbicos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9), que servem para contar unidades, dezenas, centenas etc., da direita para a esquerda. Por exemplo, na representao comum, o numeral 345 pode ser escrito como: 3 102 + 4 101 + 5 100 (3 centenas, 4 dezenas e 5 unidades). O sistema binrio um sistema de numerao decimal em que todas as quantidades se representam com base em dois algarismos indo-arbicos: 0 e 1. Esse sistema utilizado em computadores digitais, que trabalham com dois nveis de tenso, denominados de ligado e desligado. Na representao binria, o numeral 101 pode ser convertido para o sistema decimal da seguinte forma: 1 22 + 0 21 + 1 20 = 4 + 0 + 1 = 5. Portanto, o binrio 101 o decimal 5. Nos computadores, na entrada, via teclado, os dados numricos decimais so convertidos em binrios. Na sada, via monitor, os dados binrios so convertidos em decimais. Assim, a velocidade 1111, em sistema binrio, equivale a uma velocidade, no sistema decimal, com unidade em m/s, de: a) 5 b) 10 c) 15 d) 18 e) 20

37Analise a figura:

Com relao representao, assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) A gua obtida ao final do tratamento pura. A captao de gua subterrnea. Na decantao, separam-se da gua as partculas slidas em suspenso. Na filtrao, separam-se as partculas dissolvidas na gua. A desinfeco da gua ocorre quando adicionado o flor.

38Leia o texto:
No seu livro Dilogo sobre os dois principais sistemas do mundo: o ptolomaico e o copernicano, publicado em 1632, Galileu Galilei (1564-1642) analisou a queda de um corpo em um navio parado e em movimento, discutiu a queda de um corpo do alto de uma torre, o movimento dos projteis e o voo das aves na Terra em movimento. Em toda essa discusso, Galileu utilizou o princpio da relatividade do movimento ou princpio da independncia dos movimentos. Esse mesmo princpio seria utilizado por Galileu para demonstrar a trajetria parablica dos corpos lanados horizontalmente ou obliquamente de uma superfcie acima do solo, conforme registrou no livro Discursos e demonstraes matemticas em torno de duas novas cincias, publicado em 1638. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, vol. 19, n 2, junho 1997.

Considere as seguintes afirmaes: I. Um corpo pode estar em repouso em relao a um referencial e em movimento em relao a outro referencial. II. Considerando a Terra como referencial, pode-se dizer que ela gira em torno do Sol. III. Desprezando-se a resistncia do ar, a trajetria de um corpo que abandonado de um avio, em voo plano e horizontal, um arco de parbola. IV. Uma bola de tnis lanada horizontalmente, durante o servio do tenista, com velocidade de 70 km/h. Desprezando-se a resistncia do ar, pode-se afirmar que a bola atinge o solo com velocidade horizontal de 70 km/h. Est correto o que se afirma em: a) I, apenas. b) II, apenas. c) I, III e IV. d) II e III, apenas. e) I e IV, apenas.

39Leia o texto:
Mostra expe dilemas pessoais de Charles Darwin A mostra apoia-se no dilema moral e religioso que o cientista enfrentou antes de publicar sua polmica teoria, a de que homens, plantas e animais mudam para adaptar-se s condies do ambiente ao longo dos tempos, por meio de um processo de seleo natural - hoje reconhecida como a mais revolucionria explicao cientfica sobre a evoluo de seres vivos. Folha de S. Paulo, 9/3/2009

Neste ano comemoram-se o bicentenrio de nascimento do cientista britnico Charles Darwin e os 150 anos da publicao do seu livro A origem das espcies. Julgue os itens a seguir. I. O trecho "(...) homens, plantas e animais mudam para adaptar-se s condies do ambiente ao longo dos tempos (...)" reflete um pensamento lamarckista. II. As mutaes e as recombinaes gnicas so as causas apontadas por Darwin para explicar a variabilidade dos seres vivos. III. A teoria proposta por Darwin desafiava as explicaes dadas pelo criacionismo sobre a origem das espcies. IV. A resistncia de bactrias aos antibiticos pode ser explicada, segundo o darwinismo, pelo fato de os antibiticos tornarem as bactrias mais fortes ao longo do tempo. Esto corretos:

a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) I e III, apenas. e) II e IV, apenas.

40Leia o texto:
O elevado preo do petrleo e o aumento da poluio atmosfrica, com prejuzos para o prprio homem, tornaram necessria a pesquisa de fontes alternativas de energia, como, por exemplo, a energia solar. O Brasil apresenta um grande potencial nesse setor, em funo de sua extenso territorial e climtica. O contedo de energia dos combustveis fsseis (carvo, gs natural, petrleo etc.) relevante quando comparado com o da energia solar direta: 1,0 L de petrleo fornece 4,0 107 J de energia, enquanto a energia solar mdia incidente, por dia, em cada metro quadrado de superfcie da Terra, de 8 106 J. Se um aquecedor solar, utilizado em residncias para o aquecimento de gua, absorve toda a radiao incidente sobre ele, cuja rea de 4,0 m2, ento a energia total absorvida pelo aquecedor, se ficar exposto durante do dia, corresponder a que porcentagem daquela contida em 1,0 L de petrleo? a) 10% b) 20% c) 25% d) 30% e) 40%

41Analise:
Embora os fenmenos fsicos e qumicos sejam distintos, comum na natureza ou nas atividades humanas a ocorrncia de processos que envolvem os dois fenmenos. Um bom exemplo o funcionamento de um automvel, em que o fenmeno qumico ocorre com a exploso da gasolina e, a partir da, todo o sistema utiliza a energia da exploso em uma srie de fenmenos fsicos. Utilizando seus conhecimentos sobre fenmenos fsicos e qumicos, assinale a alternativa que indica qual(is) item(ns) abaixo est(o) correto(s). I. Toda combusto um fenmeno qumico exotrmico, e a matria produzida nela mais estvel do que a matria que sofreu combusto para form-la. II. A respirao dos seres vivos, a fotossntese e a reflexo da luz so exemplos de fenmenos qumicos. III. A decomposio de um medicamento, em especial na forma de soluo, e a consequente diminuio da quantidade do composto que o constitui so um exemplo de fenmeno qumico. IV. O orvalho representa um fenmeno fsico. a) b) c) d) e) Somente I, II e III. Somente I, III e IV. Somente II e III. Somente III. I, II, III e IV.

42Leia os textos:
Dia Mundial da gua H 17 anos, no dia 22 de maro de 1992, a Organizao das Naes Unidas (ONU) institua o Dia Mundial da gua. Nessa data, especialistas e membros da ONU discutem medidas de preservao e melhoria dos recursos hdricos do planeta para assegurar que grande parte da populao mundial tenha acesso gua e ao saneamento bsico. Apesar do esforo, estima-se que, at o final do sculo, 3,2 bilhes de pessoas sofrero com a escassez deste recurso. Frum de Istambul termina sem reconhecer gua como direito humano O Frum Mundial da gua (FMA) terminou neste domingo (...). Durante toda a semana, aproximadamente 25 mil participantes, entre lderes polticos, especialistas, empresas e ONGs, discutiram as questes mais polmicas em torno deste recurso, como as secas, a reciclagem das guas residuais, a distribuio e a gesto da gua. Apesar disso, ao assinar a Declarao Ministerial de Istambul, no se chegou a decretar a gua como um direito humano, como exigiam os movimentos sociais, ecologistas e vrios pases latino-americanos. Folha On-line, 22/3/2009 - Adaptado

Com base nos textos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta. a) Apesar das observaes feitas, h mais de uma dcada, por especialistas e estudiosos, o mau uso da gua compromete a qualidade de vida e as condies climticas do planeta. b) A sustentabilidade do planeta, defendida em questes como a distribuio correta dos recursos naturais, depende no somente dos esforos polticos e governamentais, mas tambm de toda a populao. c) Ambientalistas defendem o consumo adequado da gua, discutindo alternativas para uma melhor gesto desse recurso no renovvel, pois temem a eliminao da gua no planeta, tornando-o incompatvel com a vida. d) A gua, considerada um recurso essencial para a vida, do ponto de vista biolgico, participa do controle de temperatura em animais homeotrmicos e das reaes de hidrlise enzimtica. e) Segundo os representantes signatrios do FMA, a gua essencial para a manuteno da vida, porm no foi considerada um direito de todo ser humano.

43O grfico a seguir representa as trocas gasosas por meio da pele e dos pulmes no sapo Bufo americanus em diferentes temperaturas.

A anlise do grfico permite afirmar que: a) a 5 C, a captao de O2 pelos pulmes maior do que por meio da pele. b) a 15 C, os pulmes so mais eficientes do que a pele, tanto na captao de O2 quanto na eliminao de CO2. c) independentemente da temperatura, a pele sempre mais eficiente do que o pulmo na captao de O2. d) a 25 C, a pele mais eficiente do que os pulmes, tanto na eliminao de CO2 quanto na captao de O2. e) as trocas gasosas, tanto por meio dos pulmes quanto por meio da pele, e a temperatura so duas grandezas diretamente proporcionais.

44Nas residncias, comum encontrar chuveiro eltrico e lmpadas incandescentes, alm de outros aparelhos eltricos. Os chuveiros e as lmpadas apresentam uma propriedade fsica denominada ____________ , que est relacionada com a oposio ao movimento das cargas

eltricas. Esses aparelhos tm por finalidade ____________ a energia eltrica em energia __________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto acima. a) condutividade trmica - conservar - luminosa b) capacitncia - aumentar - trmica c) tenso eltrica - diminuir - luminosa d) resistncia eltrica - transformar - trmica e) corrente eltrica - criar - trmica

45Dois dos grandes responsveis pela poluio so o acmulo de lixo slido e a disposio dele. H vrios processos para a disposio do lixo, dentre eles o aterro sanitrio, o depsito a cu aberto e a incinerao. Cada um deles apresenta vantagens e desvantagens. Considere as seguintes vantagens de mtodos de disposio do lixo:
I. diminuio do contato humano direto com o lixo; II. produo de adubo para a agricultura; III. baixo custo operacional do processo; IV. reduo do volume de lixo. A relao correta entre cada um dos processos para a disposio do lixo e as vantagens apontadas :

a) I, II, I b) II, I, IV c) II, IV, I d) I, III, IV e) III, II, I

46 Leia o texto:
Energia elica a energia obtida pelo movimento do ar (vento). abundante fonte de energia renovvel, limpa e disponvel em todos os lugares. Uma turbina elica utiliza a energia cintica do vento que incide em suas ps, fazendo girar o eixo que une o cubo do rotor a um gerador e transformando essa energia rotacional em eletricidade. Uma pequena turbina elica, com capacidade de 10 kW, gera em torno de 16 MWh por ano. Quantas dessas turbinas, aproximadamente, devem ser utilizadas para suprir de energia eltrica uma cidade que consome 8 MWh por dia? Considere um ano igual a 365 dias. a) 181 b) 182 c) 183 d) 184 e) 185

47Leia o texto:
Savana aumenta 170% at 2100 na Amaznia, diz INPE Estudo indito o primeiro a simular efeito conjunto de desmate e mudana do clima. Calor e secura aumentam risco de incndio e levam a floresta a um novo estado; em cenrio otimista, s 66% da rea cortada se regenera. Aps o desmatamento, explica Nobre, se no houvesse nenhum impacto, a floresta poderia crescer e ocupar novamente a rea desmatada. "Como o clima muda, a floresta no consegue mais voltar onde o clima ficou seco", diz. No primeiro caso, o clima muda em 66% da floresta, a tal ponto que no mais possvel manter o ecossistema original. "Aquelas reas que foram perdendo floresta foram ganhando savana", afirma. S que a savana que surge onde antes era floresta pobre em espcies. O principal risco para a floresta da combinao

dos efeitos desmatamento e aquecimento a maior sensibilidade da Amaznia a incndios - algo com o que a floresta tropical no est acostumada e principal indutor de savanizao. Folha de S. Paulo, 17/3/2009

De acordo com o texto e com os seus conhecimentos, correto afirmar que: a) a transpirao da vegetao da floresta Amaznica influencia o regime de chuvas em diferentes partes do planeta, alm de ser o pulmo verde do mundo, ou seja, a grande produtora de oxignio. b) a savana uma vegetao caracterizada pela presena de vegetao rasteira e de arbustos espalhados, podendo ser representada no Brasil pelo cerrado. c) a perda da biodiversidade que poder ocorrer com o processo de savanizao no afetar os brasileiros, pois no participamos das teias alimentares encontradas na floresta tropical. d) a savana est mais bem adaptada aos incndios devido presena de razes profundas, folhas aciculadas e pneumatforos em algumas espcies de plantas. e) a substituio da floresta queimada pela savana auxiliar no combate ao aquecimento global, visto que a vegetao da ltima captura mais gs carbnico da atmosfera do que a primeira.

48Leia o texto:
A condio dos pases em desenvolvimento na busca da sustentabilidade, particularmente aqueles de megadiversidade, depende da habilidade em proteger seus ecossistemas, suas economias e a sade pblica. Infelizmente, invases de espcies exticas - plantas, animais e micro-organismos - trazem uma significante e sem precedente ameaa aos recursos desses pases. De acordo com a Conveno sobre Diversidade Biolgica - CDB - "espcie extica" toda espcie que se encontra fora de sua rea de distribuio natural. Ministrio do Meio Ambiente - http://www.mma.gov.br

Sobre o assunto, incorreto afirmar que: a) espcies exticas invasoras, por suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausncia de predadores e pela degradao dos ambientes naturais, dominam os nichos ocupados pelas espcies nativas, notadamente em ambientes frgeis e degradados. b) espcies exticas invasoras so ameaas biolgicas ao meio ambiente, com enormes prejuzos economia, biodiversidade e aos ecossistemas naturais, alm dos riscos sade humana. c) a destruio das barreiras biogeogrficas, em razo da ao antrpica, acelerou o processo de invases biolgicas, pois, medida que o homem foi colonizando novos ambientes, levou consigo plantas e animais, proporcionando, para diversas espcies, condies de disperso muito alm de suas reais capacidades. d) com a crescente globalizao, espcies exticas so translocadas, intencional ou no intencionalmente, para reas onde no encontram predadores naturais, tornando-se mais eficientes que as espcies nativas no uso dos recursos. e) espcies exticas multiplicam-se lentamente, ocasionando o enriquecimento dos ambientes, o aumento da complexidade dos ecossistemas e o favorecimento das espcies nativas, reforando a biodiversidade local.

49Leia o texto:
De acordo com Edmilson Migovisky, infectologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o risco de contrair doenas como leptospirose em Santa Catarina muito grande, por conta dos alagamentos. Alm disso, a proximidade dos sintomas da leptospirose, da hepatite A e da dengue pode dificultar ainda mais o diagnstico de doenas das vtimas dos temporais em Santa Catarina. "Todas as vezes em que vejo essas pessoas dentro da gua, redobro a minha preocupao. Os sintomas se parecem e fica um pouco confuso o diagnstico. O tratamento diferente e, infelizmente, nessas regies que foram assoladas, no vem sendo distribuda a vacina para a hepatite A". Analise as afirmaes a seguir. I. guas de enchentes podem transmitir doenas como leptospirose, hepatite A e dengue. II. A distribuio da vacina contra a hepatite A essencial para a cura dos doentes.

III. O diagnstico preciso das doenas citadas no texto difcil porque cada doena apresenta sintomas bem caractersticos. IV. Tanto os rgos afetados pelas doenas citadas no texto quanto os medicamentos utilizados nos tratamentos so os mesmos. a) b) c) d) e) Nenhuma correta. Apenas I correta. Apenas II correta. I e III so corretas. II e IV so corretas.

50Analise:

Em manuais de instrues de aparelhos eltricos de alta potncia, uma das principais recomendaes a seguinte: No utilize em hiptese alguma pinos 'T', benjamins ou similares para ligao de outros aparelhos na mesma tomada de fora. Isso pode ocasionar um aquecimento prejudicial e at a queima das instalaes. Esse aquecimento prejudicial na fiao da rede junto tomada deve-se ao aumento excessivo da: a) corrente eltrica. b) tenso eltrica. c) resistncia eltrica. d) tenso e da corrente. e) corrente e da resistncia.

Вам также может понравиться