Вы находитесь на странице: 1из 2

Corrente Alternada

O tipo energia eltrica que distribuda aos usurios domsticos e indstrias nas cidades alternada. Isto significa que num instante de tempo ela positiva e em outro instante, ela negativa e seus valores mximos (pico) atingem valores maiores que o valor nominal. Por exemplo: Uma rede de energia eltrica com 220 Volts tem o seu valor de pico em 311 Volts. Como este valor ocorre por um tempo muito pequeno, normalmente ele no considerado. O valor considerado para estes casos o valor RMS (Root Mean Square Valor Mdio Quadrtico) ou eficaz. Este o valor que realmente capaz de executar trabalho. O valor eficaz de qualquer corrente peridica igual ao valor da corrente contnua que, passando por uma resistncia R, entrega a mesma potncia a R que a corrente peridica.

Como Gerada
O gerador de corrente alternada (Alternadores) um dispositivo que converte a energia mecnica em energia eltrica. O gerador mais simples consta de uma espira retangular que gira em um campo magntico uniforme. O movimento de rotao das espiras produzido pelo movimento de uma turbina acionada por uma corrente de gua em uma central hidroeltrica, ou por um jato de vapor em uma central trmica. No primeiro caso, uma parte da energia potencial gua represada se transforma em energia eltrica; no segundo caso, uma parte da energia qumica se transforma em energia eltrica ao queimar carbono ou outro combustvel fssil. Quando a espira gira, o fluxo do campo magntico atravs da espira varia com o tempo produzida uma fora eletro-magntica. Os extremos da espira so conectados a dois anis que giram com a espira, tal como se v na figura. As conexes ao circuito externo so feitas mediante escovas estacionrias em contato com os anis.

Se conectarmos uma lmpada ao gerador veremos que pelo filamento da lmpada circula uma corrente que faz com que se torna incandescente, e emite tanto mais luz quanto maior seja a velocidade com que gira a espira no campo magntico.

A Corrente Alternada pode ser encontrada me tomadas residenciais, estas vem de uma fonte geralmente uma Hidroeltrica e/ou Termoeltrica onde so geradas e atravs de cabos chegam s nossas tomadas, tambm podem ser encontradas em pequenos geradores que se utilizam de leo Diesel em um motor de combusto.

Tipos de sinal das ondas de Corrente Contnua

Onda senoidal A onda senoidal ou sinusoidal obedece a uma funo seno ou cosseno e a forma de onda mais simples. Todas as outras formas de onda, mesmo as mais complexas, podem ser decompostas em conjuntos de ondas senoidais atravs da aplicao das Sries de Fourier. Por essa razo as ondas senoidais possuem dezenas de aplicaes. Podem ser usadas na sntese musical como elemento bsico da sntese aditiva. Em eletrnica, a forma de onda utilizada como onda portadora na maior parte das modulaes de rdio.

Onda quadrada Tambm chamada de trem de pulsos Forma de onda caracterizada pela alternncia entre um estado de amplitude nula e outro estado de amplitude mxima, sendo que cada um destes estados tem durao igual. Quando o tempo em um dos estados maior do que no outro, chamamos esta onda de onda retangular ou pulso. Este tipo de onda utilizado, sobretudo para a modulao por largura de pulso - PWM. Tambm pode ser usada como elemento bsico da sntese subtrativa em sintetizadores analgicos. Em informtica as ondas quadradas, retangulares ou trens de pulso so utilizadas para a transmisso serial de informaes em redes de computadores.

Onda triangular Caracterizada por uma ascendncia linear at a amplitude mxima da onda, seguida imediatamente por uma descendncia linear at a amplitude mnima. Os tempos de subida e descida podem ser iguais ou diferentes. As ondas triangulares so usadas como freqncia intermediria de controle na modulao PWM principalmente em acionamentos eltricos. Tambm podem ser utilizadas como elementos bsicos na sntese subtrativa.

Onda dente de serra Nos casos extremos em que os tempos de subida ou de descida de uma onda triangular so iguais a zero, temos ondas dente de serra descendentes ou ascendentes, respectivamente. As aplicaes so semelhantes s das ondas triangulares.

Вам также может понравиться