Вы находитесь на странице: 1из 3

MINISTRIO DA SADE SECRETARIA DE VIGILNCIA EM SADE Departamento de Vigilncia Epidemiolgica Esplanada dos Ministrios, Edifcio Sede, 1 andar 70.

058-900 Braslia-DF Tel. 3315 2755/2812

NOTA TCNICA N 33 CGPNCD/DEVEP/SVS/MS FVS/SES-AM SMS-MANAUS Atualizao em 03/02/2011

\ Assunto: Isolamento do sorotipo DENV4 em Manaus/AM

No dia 3 de janeiro de 2011, o Instituto Evandro Chagas (IEC/PA) comunicou a Secretaria de Vigilncia em Sade/MS, a Fundao de Vigilncia em Sade/SES/AM e a Secretaria de Sade do Municpio de Manaus, a confirmao de um caso de dengue causado pelo sorotipo 4 do vrus (DENV4). Esse caso foi identificado a partir de 14 amostras encaminhadas ao IEC pelo Laboratrio Central do Estado do Amazonas (Lacen/AM) e vigilncia epidemiolgica do municpio de Manaus. Dessas amostras, oito foram negativas, uma foi positiva para o sorotipo 2 (DENV2) e uma positiva para o sorotipo DENV4. Em 01 de fevereiro de 2011, foi confirmado um segundo caso de dengue pelo sorotipo 4 do vrus (DENV4). Esse caso foi identificado a partir de 22 amostras encaminhadas ao IEC/PA pelo Lacen/AM e vigilncia epidemiolgica do municpio de Manaus. Dessas amostras, 18 foram negativas, 01 est em processamento, uma foi positiva para o sorotipo DENV2 e uma positiva para o sorotipo DENV1. Outros trs casos foram notificados pelo Instituto de Medicina Tropical do Amazonas (IMT/AM), pela tcnica de PCR. Amostras desses casos foram encaminhadas para o IEC/PA para confirmao pela tcnica de isolamento viral. Com as informaes disponveis at o momento, estes casos no apresentam vnculo com os casos confirmados de DENV4 em Roraima, nos meses de julho a setembro de 2010.

O municpio de Manaus apresentou resultado do Levantamento Rpido do ndice de Infestao do Aedes aegypti (LIRAa) de 4,4%, realizado em janeiro de 2011, considerado situao de risco de surto. 1) Investigao do PRIMEIRO caso confirmado de DENV4 Trata-se de um caso autctone, sem relato de viagens a outros Estados ou pases, 14 anos, masculino, hgido, sem co-morbidades, sem histrico anterior de dengue, foi atendido no primeiro dia do incio da febre (15/11/2010). O paciente apresentou febre por 5 dias, cefalia, desidratao, exantema , mialgia, prostrao e um episdio de vmito. Apresentou dor abdominal intensa e contnua, hematmese, melena e sangramento nasal intenso bilateral (manifestaes hemorrgicas). Evoluiu para cura sem complicaes, com regresso dos sintomas. 2) Investigao do SEGUNDO caso confirmado de DENV4 Trata-se de um caso autctone, sem relato de viagens a outros Estados ou pases, 22 dias, feminino, com incio de sintomas em 06/01/2011, com febre alta (39,5C), choro, irritao e gemidos. No dia 07/01 teve amostras de sangue coletado para exame NS1, sendo o resultado positivo. Permaneceu internada at 19/01/2011, evoluindo com quadro febril (trs dias), petquias em membros inferiores, diarria (trs evacuaes/dia), hemoconcentrao (>40%), hipoalbuminemia (2,8 g/dl) e plaquetopenia (<44.000/mm3). Recebeu alta sem complicaes, com regresso dos sintomas. Me primognita, 23 anos, sem co-morbidades, sem histrico de febre ou infeco pelo vrus da dengue. 3) Medidas adotadas A Fundao de Vigilncia em Sade/SES/AM e a Secretaria de Sade do Municpio de Manaus iniciaram, imediatamente, as aes abaixo relacionadas visando minimizar o impacto da transmisso pelo DENV4: 1. Investigao de campo para a determinao da amplitude da circulao do DENV-4 na rea de ocorrncia do caso, com visitas casa a casa pelos agentes de sade para identificao de novos casos suspeitos; 2. Ampliao do sistema de monitoramento da circulao viral em servios de sade estratgicos do municpio; 3. Intensificao do sistema de notificao de casos suspeitos de dengue em toda rede de servios de sade da capital; 4. Intensificao do combate ao vetor da doena (mosquito adulto e larvas) com a ampliao da cobertura da nebulizao espacial (fumac) em todos os bairros de Manaus e por meio da Operao Impacto; 5. Intensificar atividades de educao em sade e mobilizao social. As aes abaixo foram desenvolvidas no local de residncia do primeiro caso confirmado: Bloqueio vetorial;

Reunio com toda equipe da Unidade Bsica de Sade mais prxima da residncia do caso; Visita realizada em 150 domiclios para deteco de possveis focos; Intensificao das aes com os militares a equipe de sade; Coleta do lixo na comunidade para eliminao de focos; Distribuio de folders informativos sobre dengue; Coleta de sorologia dos casos suspeitos de dengue pela equipe do Lacen/AM; Reunio tcnica do Distrito Sanitrio responsvel pela rea; Entrega de material (folders, cartaz, ficha de notificao de dengue, solicitao de exame do Lacen/AM); Educao e sade, mobilizao social; Palestra de sensibilizao e atualizao aos profissionais mdicos e enfermeiros das Unidades de Sade.

As mesmas aes esto sendo organizadas no bairro de residncia do segundo caso confirmado. Em virtude do cenrio observado, o Ministrio da Sade est apoiando o estado e o municpio com o desenvolvimento das seguintes atividades: 1. Assessoria tcnica na rea de controle de vetores, vigilncia epidemiolgica e resposta coordenada transmisso de dengue (CIEVS); 2. Envio adicional de insumos ( inseticidas, soro fisiolgico e anti-trmicos) 3. Material de suporte para atividades de controle vetorial (veculo fumac e nebulizadores costais); 4. Apoio por intermdio do Instituto Evandro Chagas IEC no processamento de novas amostras resultantes das investigaes epidemiolgicas. Informaes adicionais sero divulgadas pela Secretaria de Vigilncia em Sade/SVS/MS, Fundao de Vigilncia em Sade/SES/AM e Secretaria de Sade do Municpio de Manaus medida que a investigao epidemiolgica dos casos seja concluda. Braslia, 03 de fevereiro de 2011.

Giovanini Evelim Coelho Coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue Departamento de Vigilncia Epidemiolgica (DEVEP) Secretaria de Vigilncia em Sade (SVS)

Вам также может понравиться