Вы находитесь на странице: 1из 18

MANUAL TCNICO

Quem faz e quem assiste tev esto no mesmo barco. So cmplices. E essa cumplicidade que a gente deve buscar o tempo todo. Quer dizer, temos de entender para quem estamos falando e de quem estamos falando. Daniel Filho Diretor de TV e Cineasta

Nos dias de hoje querer produzir Filmes, Vdeos Documentrios, Programas para TV e atravs deles conseguir obter veiculao e resultados de audincia significa PLANEJAMENTO PRVIO. No se pode distorcer ou confundir o que dizia o grande cineasta baiano Glauber Rocha Uma idia na cabea e uma cmera na mo. Para que um projeto acontea de verdade necessrio muito planejamento prvio, que neste caso significa: 1 2 3 4 5 6 7 Projeto ou Roteiro Produtor Diretor Pr-Produo Produo Ps-Produo Veiculao do produto Uma concepo ou a idia formada sobre aquilo que se quer filmar Pessoa responsvel pelo andamento do processo de produo A figura responsvel pelo acompanhamento de todas as etapas de produo e pela concepo do produto final Preparao antecipada para a filmagem Perodo de Filmagem Decupagem, edio, criao de trilhas sonoras, finalizao de imagem e mixagem de udios Exibio em TV aberta, TV a cabo, salas de cinema e festivais de Cinema e Vdeo

Projeto ou Roteiro

A importncia de se pesquisar, analisar e conhecer o que vai ser filmado indispensvel. Por tanto elaborar um pr-roteiro ou at mesmo uma escaleta uma das primeiras etapas do projeto, e para isso se faz necessrio a pesquisa. A pesquisa do contedo que ser filmado possibilitar a construo de um roteiro que mostre e relate de forma completa a sua viso sobre aquele fato ou acontecimento. Abaixo estaro descritas uma Escaleta que o primeiro passo para um Roteiro e dois tipos de roteiros, o roteiro Literrio e o roteiro Tcnico.: Escaleta > Nada mais do que um resumo do roteiro, nela teremos a estrutura do roteiro sem muitos detalhes tcnicos ou de contedo. - Imagens da cidade com fundo musical - Letreiro Ttulo do Vdeo em tela preta - Depoimento de Fulano de Tal - Imagens do acontecimento (evento) - Em off depoimento de Cicrano - Encerramento (crditos finais)

Exemplo:

Roteiro Literrio > Aquele onde se descreve uma histria ou um acontecimento. No roteiro literrio voc escrever sobre a histria que quer contar e traar uma forma de contar esta histria. Por exemplo, a minha idia filmar a Festa do Divino Esprito Santo, e por ser uma manifestao popular e religiosa optei por contar a histria atravs da manifestao de f da comunidade, e usei uma voz off para explicar a origem da festa e demais dados como situar o local, a importncia desta manifestao cultural e religiosa e outras informaes sobre a cidade e pontos que pudessem exigir uma reflexo sobre algum acontecimento. Mesmo sendo um roteiro literrio, se faz necessrio escrever todas as suas intenes quanto ao filme, momentos indispensveis ao filme e outras coisas que se faam necessrias. Roteiro Tcnico > Este ser o roteiro final usado nas filmagens, nele contero informaes tcnicas necessrias como: diviso de seqncias, cenas, referncia a ambientes internos e externos e descrio dos planos (enquadramentos, movimentos de cmera e etc.) para que toda a equipe de forma descentralizada possa executar o que for necessrio para a filmagem dos planos. Com o roteiro tcnico em mos o produtor executivo do vdeo pode analisar com o diretor e criar um plano de filmagem onde sero divididas as seqncias em diferentes dias de filmagem, possibilitando um cronograma de trabalho e tornando possvel saber quais equipamentos sero necessrios para um determinado dia, quais pessoas da equipe precisaro fazer parte deste dia e o que necessitar ser pr-produzido para este dia de filmagem. Assim ser possvel repassar tarefas para o produtor de base, o diretor de fotografia, o assistente de direo e demais pessoas envolvidas com o processo. Dessa forma o trabalho poder ter um nmero de dias para ser executado, determinando custos e prazos de execuo.

Produtor

A concepo de produtor no Brasil diferente de outros paises. Nos Estados Unidos e paises da Europa, o produtor a pessoa que desenvolve projetos para a TV e cinema, com esses projetos prontos ele busca grandes estdios e canais de TV que queiram produzir o seu filme ou documentrio. Em alguns casos o prprio produtor banca a produo de seus projetos e depois os vende para canais de TV. Aqui no Brasil ns temos o produtor executivo que no caso do cinema a pessoa responsvel pela escolha de projetos, equipe, formatos de captao, e divulgao. O produtor executivo diretamente responsvel por todas as etapas de produo:
Escolha do assunto a ser filmado (roteiro); Escolha do Diretor e demais membros da equipe; Formato que o projeto deve ser filmado; (Mini-DV / DV-Cam / HDV / etc.) Acompanhamento das filmagens e coordenao dos produtores de base; Providenciar formulrios de direitos de imagem; Controlar se os tempos pr-determinados para a filmagem esto sendo executados; Acompanhamento do processo de Ps-Produo; Divulgao do vdeo.

Produtor executivo: Normalmente um representante, se no o proprietrio, da empresa que est produzindo o filme, apesar que o ttulo pode ser dado honorariamente ao maior investidor. , essencialmente, quem cuida da parte financeira do projeto. Diretor de produo: Dirige a produo e os demais produtores, com autoridade de agir em nome do time de produo. ele quem gerencia as necessidades prticas e, juntamente com os outros diretores, que organiza um oramento e o cronograma a ser aprovado pelo executivo. Produtor de Set: Um representante da produo designado a estar no set executando tarefas Produtor de Locao: Responsvel pela locao assim como acha-la e autoriz-la. O produtor de set que subordinado ao diretor de produo o responsvel durante os dias filmagem, a ele cabe providenciar e executar: Controle sobre a verba de produo; Transporte, Alimentao e Hospedagem da equipe; Preenchimento dos formulrios de direitos de imagem; Controle sobre fitas j gravadas (identificao e envio a ilha de edio); Decupagem das fitas durante as gravaes; (ficha de decupagem em anexo); Contatos prvios para marcar entrevistas e liberaes para gravaes em locais pblicos e particulares.

Diretor

O diretor a figura central dentro da produo de um vdeo, seja ele filme, documentrio ou programa para a TV. Cabe ao diretor o controle da cena e da equipe, geralmente a equipe de um documentrio feito em vdeo tem 05 (cinco) pessoas, o diretor, produtor, diretor de fotografia que tambm opera a cmera, o assistente de cmera e o tcnico de som. Como pea central do trabalho, o diretor acompanha todas as etapas do processo de produo que vo desde a captao (filmagem) at a ps-produo (edio e finalizao de imagem e som). Os perodos de filmagem variam de acordo com o que se pretende filmar e a figura do diretor se torna tambm importante neste aspecto. Quando a equipe sai para campo e iniciam os trabalhos, tambm se iniciam os imprevistos, e esperado de um bom diretor no somente a capacidade de executar com primor uma cena ou uma entrevista, mas tambm a capacidade de contornar dificuldades e junto com a produo superar os problemas que variam desde a falta de oramento at divergncias entre a equipe. Um bom diretor tambm tem que ter ouvidos abertos e a capacidade de aceitar opinies da equipe, mas lembrando que s h um diretor, de forma que s uma pessoa controla, se o diretor perde o controle sobre o trabalho ou mesmo deixa de ouvir as opinies dos demais membros da equipe, os problemas refletiro sobre o trabalho final.

Pr-Produo

A pr-produo uma etapa fundamental para o trabalho, com ela possvel executar o vdeo dentro dos prazos e dentro do oramento estipulado. Quando no feita uma boa prproduo os riscos so certos. Cabe a etapa de pr-produo organizar as filmagens, ou seja: Decupagem do roteiro (definir planos, entrevistados e locais); Definir um cronograma de gravaes, datas para as filmagens, aproveitamento dos melhores horrios de luz em caso de gravaes externas; Marcar entrevistas; Providenciar autorizaes de filmagem, sejam elas direitos de imagem, ou autorizaes para filmar em lugares pblicos e privados; Composio da equipe; No caso de viagens reservar passagens, hotel e transporte terrestre entre outros.

Em seguida veremos um exemplo de uma seqncia de roteiro que foi elaborada corretamente, mas filmada sem pr-produo

Seqncia 07 Ext dia Amanhecer - Fade in / caixeiro caminhando por entre as barracas tocando a caixa / pessoas caminhando para a missa da manh / cantoria de agradecimento pelo pouso / pessoas desmontando mussungas (barracas) / missa da manh cavalos sendo preparados para a sada Texto Off 10 A Folia de Roa deixa seu local de Alvorada e parte para outra fazenda onde pedir pouso, alm dos 400 cavaleiros que percorrem um longo caminho de f, a folia tambm carrega consigo seus dogmas e preceitos. Depoimento Pouseiro (dono da fazenda) - Qual a importncia de ter recebido a folia de Roa - O que muda com a passagem da folia pela sua fazenda - A Folia do Divino Esprito Santo vai deixar saudades

Problemas ocorridos: A equipe deveria acordar as 04:00h da manh para encontrar o caixeiro as 05:00h, somente o diretor e o cmera-man acordaram no horrio, o assistente no apareceu, faltou fita para a cmera, o que tinha que ser gravado comeou sem o acompanhamento da equipe de filmagem e a entrevista que seria gravada aps o caixeiro no aconteceu porque o produtor marcou o horrio com o entrevistado mas no especificou o local, o entrevistado tambm no soube do atraso e no achando a equipe foi embora. Resultado dos problemas ocorridos: Desgaste em toda a equipe Novo trabalho de produo para remarcar tudo Um dia a mais no cronograma de filmagens Prejuzo de R$ 1.200,00 para a produo (aluguel de equipamentos e cachs).

Produo

Aps a criao, decupagem do roteiro e todo o trabalho de pr-produo, chegou o momento de filmar. Nesta etapa o cuidado ser com a parte tcnica e o contedo do vdeo. Por mais que um roteiro esteja redondo ele sempre ser um pr-roteiro, sujeito a alteraes de ultima hora. Quando se trata de produo de documentrios onde os fatos podem acontecer de forma inesperada, a experincia do diretor que conta, o roteiro e o cronograma de produo podem ser alterados em funo de algo relevante para o vdeo, mas muita ateno para no se deslumbrar por algo e perder a linha de pensamento e consequentemente perder tempo gravando muito material que no ser usado. Alguns diretores preferem gravar o mximo possvel gerando infinitas horas de gravao para poder ter opes no momento de editar, j outros gravam somente o necessrio e focam o objetivo central do trabalho. importante lembrar que as duas opes ficam a critrio da equipe, porm vale levar em conta se o oramento e o tempo de entrega do vdeo permitiro tal coisa. Questes tcnicas podem condenar um bom trabalho, no adianta ter um roteiro redondo e um trabalho perfeito de pr-produo se a equipe tcnica no conseguir operar com eficincia o equipamento de gravao. No momento da gravao no adianta ter um entrevistado que est falando com desenvoltura ou o registro de um belo momento de espontaneidade se o cmera-man no conseguir fazer foco o no enquadrar a cena de forma correta. A forma correta pode ser relativa, cabe ao diretor junto com o diretor de fotografia determinar o que mais correto para o trabalho, porm existem formas de se filmar pr-definidas, que tambm no impedem de se criar alternativas que sejam interessantes.
Abaixo veremos exemplos de enquadramentos bsicos de cmera:

- Plano Geral (PG): Pega todo o ambiente onde est o objeto da filmagem com este pouco definido

- Plano Americano (PA): Muito usado em Hollywood nos anos 40/50, Mostra de cima do joelho cabea

- Plano Mdio (PM): mostra um pouco acima da cintura

- Close: Mostra parte significativa da cena ou entrevistado (rosto)

- Super Close (Close Up): Mostra detalhe de parte significativa da cena

DICAS DE FOTOGRAFIA Com o novo formato de TV Digital e as telas em modo wide screen, o enquadramento da imagem dar preferncia vista horizontal (pois nossa viso cobre mais o sentido horizontal que o sentido vertical). No enquadramento da imagem, deve-se observar a importncia que tm os objetos em primeiro plano, para acentuar as perspectivas e enquadrar no espao correto, para que os objetos no fiquem nem muito ajustados ou se percam na imagem. No esquea das regras de boa fotografia, deixando que o horizonte fique paralelo s bordas do quadro e acima ou abaixo da linha mdia do mesmo, nunca na metade. Os melhores momentos de realizar imagens externas so as primeiras horas da manh e as horas do pr do sol. O horrio do meio dia o perodo mais crtico para filmar pessoas ou paisagens, pois os raios solares esto na vertical e resultam em sombras densas e de relevo para a imagem. Utilize-se de certas regras bsicas da linguagem cinematogrfica para efetuar uma seqncia de imagens, possibilitando cortes na edio do vdeo: > Quando for necessrio, faa uma imagem geral seguida de um plano americano ou um plano mdio seguido de um close ou ngulo mais fechado, isto proporcionar um efeito dinmico na montagem; > Evite uma diversificao exagerada na combinao das cores, o excesso de elementos na imagem pode desviar a ateno do verdadeiro foco, procure em caso de entrevistas uma cor mais viva contra outra apagada, ou uma combinao que apresente harmonia entre si. Temperatura da Cor A temperatura de cor medida em graus Kelvin (K), da temperatura de um corpo incandescente que emite luz associada colorao relativa dessa luz. O conhecimento da temperatura de cor das diversas fontes de luz indispensvel para um registro de uma imagem de forma profissional. Exemplo de temperatura de cores :
Fontes de Luz Temperatura de cor

Luz natural (ao meio dia): Luz artificial Luar / lmpada fluorescente : Lmpada de 60 Watts :

5.600 graus Kelvin 3.200 graus Kelvin 4.500 graus Kelvin 3.000 graus Kelvin

Luz Natural Entender e dominar a luz um dos maiores desafios de um fotgrafo iniciante. At mesmo fotgrafos profissionais s vezes apanham da luz em certas condies crticas. Em fotografia a luz tudo. A palavra, que deriva de dois vocbulos gregos, significa escrever com a luz. Nas primeiras horas da manh e tarde, a luz natural tem algumas caractersticas que so muito interessantes para a captao de uma boa imagem.

A colorao No fim do dia a luz tem uma colorao amarelada, chamada em fotografia de cor quente. As imagens produzidas nestes horrios ficam com um leve tom amarelado, muito agradvel para paisagens.

A intensidade A intensidade da luz logo pela manh e a tarde mais fraca. o que se chama em fotografia de luz suave. Este tipo de iluminao suave produz imagens com boa definio de detalhes, sem exagerar no contraste.

A direo Tanto na manh quanto pela tarde a luz incide de forma lateral, iluminando diretamente os objetos filmados, criando sombras que do volume e realam as formas dos elementos da imagem.

Vimos na pgina anterior os melhores horrios para fotografar ao ar livre. Nas primeiras horas da manh e tarde a luz mais suave, ou seja, mais fraca, como tambm direcionada. A iluminao natural durante o resto do dia tem intensidade mais forte, produz imagens com sombras densas e tambm causa o efeito de estourar a imagem, ou seja, reas mais claras da imagem perdem totalmente a definio, chegando a ficar totalmente brancas. A este tipo de luz dada o nome de luz dura. Luz_Dura No exemplo ao lado podemos observar uma imagem feita com uma iluminao dura. Note a forte sombra que cobre todo o rosto do lavrador. Ela resultado da forte luz que incide lateralmente sobre o personagem. Observe tambm que, nos ombros e no pescoo, a luz forte que incide diretamente estoura o local, criando reas praticamente sem definio e cor. Evite imagens de pessoas ao ar livre nos horrios em que o sol mais forte, pois alm da iluminao dura, a direo de cima para baixo do sol a pino causa sombras fortes embaixo dos olhos e pescoo.

Luz_Suave Uma boa sada quando precisamos fotografar uma pessoa ao ar livre coloc-la embaixo de uma sombra. Voc pode utilizar uma rvore, uma varanda, um toldo, ou qualquer outro local onde a luz no incide diretamente. Nestes locais a iluminao mais suave, produzida pela iluminao indireta dos raios solares. As imagens produzidas com este tipo de iluminao tem boa definio e realam os contornos e detalhes do personagem, como na imagem ao lado. Muitos fotgrafos de publicidade usam estruturas mveis cobertas com um pano branco chamadas de Butterfly para filtrar a luz, colocando as modelos ou objetos embaixo delas para fazer imagens ao ar livre.

Dias nublados tambm fornecem uma iluminao suave. As nuvens funcionam como um difusor, suavizando os raios solares e tornado a luz mais fraca. Veja ao lado o resultado de uma imagem feita s 11 horas, em um dia nublado: a iluminao suave e por igual elimina as sombras fortes e produz uma imagem com detalhes bem definidos e colorao forte. Nestes casos o ideal eliminar o cu da composio, pois ele ficar com uma colorao esbranquiada e sem vida.

Luz lateral Aprender a usar as mais variadas formas da luz imprescindvel para conseguir boas imagens. Uma iluminao lateral, por exemplo, pode criar efeitos interessantes nos objetos ou pessoas fotografadas. Nesta imagem, a luz forte que entra por uma janela ilumina lateralmente a cena, dando volume aos objetos e criando formas nos locais onde incide. Fique sempre atento s variaes de direo e intensidade da luz e tire proveito delas para criar suas imagens com uma iluminao diferenciada e criativa. Na imagem esquerda, parece que foi usada uma iluminao especial para produzir este efeito.

Luz_Artificial Alm da luz natural, podemos utilizar outras fontes luminosas para iluminar nossas imagens. Na maioria das vezes usamos uma luz artificial quando a luz natural no suficiente para iluminar a cena fotografada, como dentro de um ambiente fechado ou em fotos noturnas. Qualquer outra fonte de luz pode ser usada para iluminar uma cena: o farol de um carro, um holofote, a luz das lmpadas algenas ou incandescentes (imagem esquerda) e fluorescentes dos ambientes, a iluminao das ruas e avenidas, a luz de uma vela, etc. So as chamadas fontes de luz contnua.

Cor_da_Luz Um detalhe importante que se deve observar quando se usa iluminao artificial a temperatura de cor desta luz. Ela medida em graus Kelvin e indica a "cor" da luz emitida por determinada fonte luminosa. Fontes de luz com temperaturas de cor mais baixa, como a iluminao de um holofote em uma pea de teatro (foto esquerda), da luz de uma lmpada comum, ou de uma vela, produz uma colorao amarelada na imagem. Esta luz amarelada chamada pelos fotgrafos de luz "quente", sendo muito apreciada por alguns profissionais para dar um toque especial a suas imagens.

Por outro lado a luz "fria" de uma lmpada fluorescente e de alguns tipos de iluminao urbana, por exemplo, tem temperatura de cor de aproximadamente 3000 graus Kelvin, produzindo uma colorao esverdeada nas imagens. o caso da imagem esquerda. Note que a rea do centro da imagem, est completamente verde, resultado da iluminao fria usada naquele local.

Dentre outras questes tcnicas temos o Time-Code, a captao do udio e o Formato de gravao, agora veremos a importncia de cada um deles: Time Code (cdigo de tempo) > O timecode uma designao tcnica da SMPTE Society of Motion Picture and Television Engineers, para o sistema de referncia numrica de vdeo e udio. A primeira verso de timecode desenvolvida foi o formato non-drop-frame timecode, que representa um valor numrico para cada fotograma de imagem, com 30 fotogramas por segundo. So quatro campos de dois dgitos sendo o primeiro campo representado pela hora de 0 a 24; em seguida, os minutos de 0 a 59; e os segundos, tambm de 0 a 59; e finalmente os frames, de 0 a 29. um sistema preciso para rastrear os fotogramas individualmente ou posicionar edies. Para sincronizar o tempo real dos relgios, com o lapso de tempo marcado pelo timecode, os engenheiros desenvolveram o drop-frame timecode onde dois nmeros de fotogramas so eliminados a cada minuto, exceto quando o tempo do minuto termina em zero: 10, 20, 30, 40, e assim por diante, lembrando que os fotogramas no so fisicamente eliminados, somente a sua representao numrica. Adotou-se ento que o drop-frame timecode usado em emissoras de televiso ou na produo de produtos para televiso, e o non-drop-frame em produtos que sero distribudos em fita e no sero transmitidos. A importncia do Time Code vai alem da contagem numrica que registrada na fita, o Time Code por ser um cdigo de tempo gerado na fita permite que se faa uma pr-decupagem do material durante a gravao. E tambm pensando no processo de edio importante lembrar que os sistemas de edio no-linear reconhecem a fitas e localizam seus pontos de captura atravs do Time Code, da a importncia de no permitir quebras no Time Code (TC), quando o Time Code quebrado so gerados na fita nmeros repetidos e tambm pequenos lapsos na fita (intervalos de frames sem registro algum de imagens) impossibilitando a captura das imagens pela ilha de edio no-linear. A programao de Time Code varia de acordo com o equipamento, mas quase todas as cmeras so equipadas com a funo End Search (busca do final), lembrando que a fita deve estar posicionada no ltimo take gravado. Este procedimento deve ser feito toda vez que a cmera for desligada. udio > A captao de udio parte fundamental de uma produo, imagine um registro de uma manifestao musical onde o cenrio deslumbrante, a imagem perfeita, mas o som captado pela cmera ficou ruim, ou seja, o material de registro ficou impossibilitado para a edio.

O som direto (udio captado durante as gravaes) muito importante para o conjunto da obra, no adianta ter contedo e uma bela imagem se o som no tiver a qualidade tcnica mnima para a sua compreenso, assim sendo preciso obedecer algumas regras bsicas neste sentido. No caso de captao de udio utilizando apenas o microfone da cmera, que se trata de um microfone omni-direcional (captao aberta do som), evitar gravar entrevistas com distncias da cmera e do entrevistado superiores a 1,5 mt, pois este tipo de microfone capta quase todo o som do ambiente, e a gravao do udio vai variar entre o som do depoimento e o som do ambiente nos momentos de silncio do entrevistado. Neste caso aconselhado buscar um ambiente sem rudos externos e que no gere reverberao do som (ecos). Se a situao tcnica de sua produo permitir o uso de um microfone direcional do tipo Shot-Gun ou mesmo um microfone de lapela importante lembrar que os cuidados com a captao do som no podem ser esquecidos. Utilizando um microfone direcional voc ter vantagens do tipo, no ter microfone algum em quadro e a possibilidade de gravar o mesmo som em dois canais diferentes de udio, ajustando diferentes volumes de captao para os dois canais (canal 2 de udio um pouco mais alto que o canal 1 de udio), assim quando o som captado pelo canal 1 estiver muito baixo o canal 2 poder suprir essa necessidade e o inverso tambm. J com a utilizao do microfone de lapela, deve-se tomar cuidado quanto ao posicionamento, o mesmo no pode estar muito distante do busto do entrevistado e no caso de querer ocultar o microfone, tomar cuidado para que o mesmo no fique em atrito com a roupa do entrevistado. O ideal seria a utilizao dos dois tipos de microfones durante uma entrevista, pois os udios dos dois microfones poderiam ser registrados em diferentes canais pela cmera e tambm possibilitariam uma melhor mixagem final dos udios j que os dois tipos de microfones tm captaes diferentes de udio. O microfone direcional capta um som mais agudo e o microfone de lapela capta um som mais grave. Set-UP de udio para cmeras digitais: udio > 48Khz 16 Bits VU (modulador de udio) > ajustar a captao entre o limite de -20db / -12db Obs: O udio digital captado na modulao de -12 db permite uma ampliao posterior do som no momento da mixagem final do udio. Mas no adianta gravar um udio na modulao correta, se o mesmo tiver rudos excessivos, pois no momento da mixagem final quando o som tiver que ser ampliado, os rudos tambm sero ampliados. Formatos de Gravao > Da dcada de oitenta at aqui vrios formatos de gravao em vdeo foram desenvolvidos, dentre eles temos o U-Matic que foi usado at o final da dcada de oitenta, suas cmeras utilizavam gravadores que eram conectados a cmera via um cabo, o registro da imagem se dava via tubo e o vdeo trafegava por sinal composto. Outro formato que veio substituir o U-Matic no inicio da dcada de noventa o Betacam, esse formato j contava com o gravador acoplado a cmera, e o tubo que fazia o registro da imagem foi substitudo por um sistema de CCDs. Do final da dcada de noventa at aqui vrios outros formatos entraram no mercado, de uma forma muito rpida, dentre eles o BETA Digital, HDCAM, HDV, DVCPRO HD e os formatos que no contam mais com fita magntica, que so o XDCAM, o XDCAM-HD que utilizam o Blue Disc (uma mdia de dvd com capacidade de 23GB) e os modelos da Panasonic que utilizam P2 flashcard (cartes de memria com capacidade de 8GB e 16GB). A concorrncia entre os fabricantes de cmeras levou a vrios lanamentos seguidos em curtos prazos, saber o que vai realmente se consolidar difcil no momento, s o tempo dir, mas algo certo, cmeras que utilizam fitas magnticas sero passado em pouco tempo.

Mesmo com tantas novas tecnologias disponveis no momento, no podemos pautar a produo em funo de um formato, e sim em funo do oramento do vdeo e do formato final de exibio.
Abaixo voc poder ver ilustraes que demonstram a diferena de qualidade e tamanhos de tela de diferentes formatos.

Ps-Produo

Edio de vdeo o processo de corte e montagem de filmes em meio analgico ou digital, linear ou no-linear. A edio de vdeo consiste em decidir que tomadas usar, quais so as melhores e un-las na seqncia desejada. Pode-se inclusive montar as seqncias fora da ordem cronolgica de gravao ou do prprio tempo do filme. Editar um filme ou vdeo no se limita a escolher as melhores cenas, nesta fase da produo que so inseridos efeitos especiais, trilhas sonoras e legendas. A edio linear feita seguindo a ordem cronolgica do filme. A edio inicia-se com as primeiras cenas do vdeo/quadro. Pode ser analgica ou digital J a edio no-linear feita segundo os critrios do prprio editor, que decide se edita primeiro as ltimas cenas, as do incio do vdeo/quadro, ou as do meio. Como premissa do Programa Ponto Brasil, ficou estabelecido que parte do programa deve editado em software livre, e que o processo de transio total da produo para software livre deve ser progressivo e estimulado pela direo do programa. Para que isso se torne fato real, a produo do programa colocou a disposio dos interessados um especialista em software livre que esclarecer duvidas pertinentes a quais softwares utilizar e como utilizar tais ferramentas. Contato em Braslia Daniel Prado ou Marcelo Coutinho 0(XX)61 2107 1612

Entrega do Produto

A entrega ou o envio do material gerado nos pontos culturais e que j estejam inseridos nos quadros temticos j pr-estipulados (lista em anexo) se dar da seguinte forma: Material Pr-editado > Vdeo pr-editado com durao de 30 / 0300, sem letreiros e com os canais de udio no mixados (separados entre canais 1 e 2). Material Bruto > Todas as fitas utilizadas na captao do vdeo, devidamente identificadas, acompanhas de fichas de decupagem, roteiro de edio e lista de msicas (enviar cds) a serem utilizados. Quanto a classificao do vdeo, em que quadro temtico ser inserido, caber aos produtores dos mesmos. Apenas solicitamos um argumento ou sinopse que descreva porque o seu vdeo se encaixa em determinado quadro temtico. Os vdeos podem ser enviados em fitas Mini-DV, DVCam ou arquivos AVI em mdias de DVD, junto ao arquivo AVI ou as fitas devem ser enviadas as autorizaes de imagem e certificado de liberao do creative commons. O endereo para o envio Ponto Brasil - TV Brasil SRTVS Quadra 701 Ed. Palcio do Rdio I - Bloco 1, Sala 101 a 106 Bairro Asa Sul 70340-901 - Braslia DF Junto ao material enviado para a edio ou finalizao, deve conter um arquivo de texto (txt / notepad/ word) com os seguintes dados sobre o vdeo e seus produtores: N de Rede Grupo Associado Tema Proposta (Ttulo do Vdeo) Durao Produtores do Vdeo > Cmera: Bertrano Louredo / Edio: Cicrano da Silva / Direo: Asdrubol Costa / Produo: Fulano Silva Crditos de entrevistados por ordem de apario > Tempo > 00.01:15:00 Tempo > 00.02:28:00 Crdito > Fulano de Tal / Arteso Crdito > Centro de Artesanato de Natal RN

Fica a critrio dos produtores do vdeo sugerir formas de finalizao do seu vdeo Sugestes de Finalizao de Imagens e udio: A cor do vdeo poderia ser um pouco mais quente (amarelada), os entrevistados poderiam aparecer em quadros que no ocupassem toda a tela e no restante da imagem poderia ser inseridas imagem ou gravuras do artesanato local. O udio do entrevistado Fulano de Tal foi captado muito baixo e ser necessrio um correo no momento da mixagem final. Contatos dos Produtores: Nome: Fone: e-mail:

Abaixo temos um grfico que exemplifica o modo de processamento final dos vdeos enviados para a exibio,

PONTOS DE CULTURA
(PRODUTORES DE QUADROS)

Material Pr-Editado

Material Bruto

Ilha de Finalizao de Imagem e Som

Ilha de Edio MONTAGEM

Exibio

Ilha de Finalizao de Imagem e Som

Exibio

Contatos com a produo do programa em Braslia: Carolina Barboza carolinabarboza@tvbrasil.org.br (61) 2107-1603 (61) 8419-7777, (61) 9976-5014 Paulo Tavares paulotavares@tvbrasil.org.br peet.tavares@gmail.com (61) 2107-1619, (61) 8440-5424

Вам также может понравиться