Вы находитесь на странице: 1из 7

APOSTILA DE MQUINAS ELTRICAS 3

3.1


INTRODUO S MQUINAS ROTATIVAS E TEORIA DA MANUTENO


Definies
Conjugado

O conjugado (tambm chamado de torque, momento ou binrio) a medida do esforo necessrio para girar um eixo. Sabe-se, pela experincia prtica que, para levantar um peso por um processo semelhante ao usado em poos, conforme figura abaixo, a fora F que preciso aplicar manivela depende do comprimento l da manivela. Quanto maior for a manivela, menor ser a fora necessria.

Se dobrarmos o tamanho l da manivela, a fora F necessria ser diminuda metade. O valor do conjugado pode ser dado pela equao:

Onde, C Conjugado F Fora necessria [N] l comprimento da manivela [m]  Energia e Potncia mecnica

A potncia exprime a rapidez com que esta energia aplicada e se calcula dividindo a energia ou trabalho total pelo tempo gasto em realiz-lo.

Delirose Ramos

Pgina 1

APOSTILA DE MQUINAS ELTRICAS


Onde, P Potncia [Watt] W Trabalho [N.m] t Tempo [segundo] A energia corresponde ao trabalho realizado para mover uma determinada carga e ser o mesmo independente da velocidade com que a ao realizada.

Onde, W Trabalho ou energia F Fora [N] D Distncia [m]

As principais unidades utilizadas para medir potncia so: Watt Cavalo vapor (1CV = 736W) Horse Power (1HP = 746W) Na especificao e seleo de motores pode ser importante a avaliao da quantidade de torque disponvel (numa polia ou eixo de motor) para se executar um determinado trabalho mecnico a uma certa velocidade. A equao que relaciona a potncia fornecida com o torque externo e a velocidade dada por : P MEC = T .w (W) Onde, T = torque (N.m) w = rotao em rad/s.  Energia e Potncia eltrica

Como j sabemos, a potncia eltrica pode ser expressa em funo da tenso e da corrente eltrica

E para o sistema trifsico, temos:

Delirose Ramos

Pgina 2

APOSTILA DE MQUINAS ELTRICAS

3.2

Mquinas CA e CC

As mquinas eltricas rotativas funcionam sob o princpio da conservao eletromecnica de energia e podem ser classificados em motores e geradores. Gerador : Recebe energia mecnica de uma fonte primria (Ex.: Turbina Hidrulica) e a converte em energia eltrica. Motor : Recebe energia eltrica de uma fonte de alimentao e a converte em energia mecnica. Como a energia eltrica distribuda em C.A. as mquinas de C.A. so mais usadas. Estas podem ser sncronas (na mesma velocidade da frequncia de rede) e assncrona (em velocidade diferente da rede, so as mquinas de induo). As mquinas de corrente contnua necessitam de energia eltrica em corrente contnua, ou seja, retificadores ou baterias. So de construo mais complexa, custando mais que as mquinas de corrente alternada e assim so menos usadas. No Brasil, as mquinas C.C. ainda so mais utilizadas em trens e metrs, pois o motor de C.C. tem a sua velocidade facilmente controlada.

3.3

Teoria da manuteno

A norma NBR 5462 da ABNT define manuteno como a combinao de todas as aes tcnicas e administrativas, incluindo as de superviso, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma funo requerida. A misso da manuteno garantir a confiabilidade e a disponibilidade dos ativos de modo a atender a um programa de produo ou prestao de servios com segurana, preservao do meio ambiente e custos adequados. Confiabilidade a probabilidade que um item pode desempenhar sua funo requerida, por um intervalo de tempo estabelecido, sob condies definidas de uso. Disponibilidade o tempo em que o equipamento, sistema, instalao est disponvel para operar (ou ser utilizado), em condies de produzir ou permitir a prestao de um servio.

TMEF Tempo mdio entre falhas


Delirose Ramos Pgina 3

APOSTILA DE MQUINAS ELTRICAS


TMPR Tempo mdio para reparos A Manuteno tem apresentado desde a 2 Guerra Mundial contnua evoluo e melhoria de seus processos, SIQUEIRA (2005) define trs geraes distintas para o processo de manuteno. 1 Gerao: tambm chamada de Mecanizao, estende-se de 1940 1950. A atividade de manuteno, na forma planejada, praticamente inexistia, limitando-se a tarefas preventivas de servio, tais como limpeza e lubrificao de mquinas, e tarefas corretivas para reparao de falhas. 2 Gerao: tambm chamada de Industrializao, inicia-se

aproximadamente em 1950 e vai at 1975. Nesta poca registra-se a primeira onda de escassez de mo-de-obra especializada, decorrente da velocidade de implantao da automao. Isto resultou em um custo crescente de correo das falhas, em especial devido produo e consumo interrompidos, aumentando as expectativas da sociedade sobre o desempenho da indstria. Maior disponibilidade e vida til, a um baixo custo, tornou-se o objetivo bsico de avaliao dos equipamentos no ambiente industrial. Data desse perodo o surgimento das tcnicas de manuteno preditivas, bem como a disseminao do processo de reviso peridica de equipamentos, notadamente na indstria aeronutica. 3 Gerao: tambm chamada de Automatizao, surge da incapacidade das tcnicas existentes at ento em suprir as exigncias da automao ocorrida na indstria a partir de 1975. A elevao de custos, de mo-de-obra e de capital, associados concorrncia em escala mundial, conduziram prtica do dimensionamento de equipamentos no limite da necessidade dos processos, tornando mais estreitas suas faixas operacionais, aumentando a importncia da manuteno. H a proliferao dos mtodos japoneses de

produo, trazendo tona a necessidade de uma manuteno cada vez mais precisa, nesse contexto h o surgimento da metodologia MCC (Manuteno Centrada na Confiabilidade). Os tipos de manuteno so caracterizados pela maneira que realizada a interveno nos equipamentos, sistemas ou instalaes.
Delirose Ramos Pgina 4

APOSTILA DE MQUINAS ELTRICAS


Manuteno Corretiva a atuao para a correo da falha ou do desempenho menor do que o esperado. Manuteno Preventiva a atuao realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou a queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo, quilometragem, ciclo de produo, nmero de batidas, etc. ou conhecimento da vida esperada do equipamento ou instalao. Manuteno Preditiva a atuao realizada com base em modificao de parmetro de condio ou desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemtica. Manuteno Detectiva a atuao efetuada em sistemas de proteo buscando detectar falhas ocultas ou no perceptveis ao pessoal de operao e manuteno. Podemos dividir os tipos de manuteno entre Manuteno Reativa e Manuteno Proativa, conforme quadro a seguir. MANUTENO

REATIVA

PROATIVA

MANUTENO CORRETIVA NO PLANEJADA

CORRETIVA PLANEJADA MANUTENO PREVENTIVA MANUTENO PREDITIVA MANUTENO DETECTIVA

Delirose Ramos

Pgina 5

APOSTILA DE MQUINAS ELTRICAS


De forma geral, as instalaes utilizam em seus planos de manuteno um mtodo hbrido, que contempla todos os tipos de manuteno. Porm, a proporo de cada tipo de manuteno ser definida pelo impacto e criticidade da manuteno frente a seus custos operacionais. Abaixo encontra-se a tabela de Custos por tipo de manuteno, esses valores foram obtidos em 1998 pela National Manufacturing Week Conference e republicados no livro Manuteno Orientada para Resultados de Jlio Nascif e Luiz Carlos Dorigo, de 2009. Tipo de Manuteno Corretiva No Planejada Preventiva Preditiva e Monitoramento de Condio/Corretiva Planejada Custo US$/Potncia/Ano 17 a 18 11 a 13 7a9 Relao 2a6 1,5 1

Analisando os nmeros torna-se ainda mais bvio que a deciso de cortar por cortar custos de manuteno, sem criteriosa avaliao que a preceda, no se revela eficaz no mdio e longo prazo, mascarando um custo ainda maior com os processos de manuteno. Segundo NASCIF e DORIGO (2009), a reduo de custos pode ser obtida atravs de: - Fazer o bsico bem feito, em todas as reas. - Trabalhar segundo as melhores prticas do mercado. Uma poltica de manuteno deve levar em considerao a utilizao conjunta de todos os tipos de manuteno planejada, tendo como critrio de definio o tipo de manuteno especfica a ser utilizada para cada ativo conforme os aspectos econmicos envolvidos na questo custos diretos e indiretos, ou seja, custos de manuteno e os custos das perdas causadas por falhas. BARCELOS (2006).

Delirose Ramos

Pgina 6

APOSTILA DE MQUINAS ELTRICAS


3.4 Exerccios

1) A manuteno preventiva todo servio programado de controle, conservao ou restaurao de instalaes e equipamentos, executado com a finalidade de mant-los em condies de operao e prevenir possveis ocorrncias que afetem sua disponibilidade. So servios previstos para serem realizados em mquinas rotativas, EXCETO: a) b) c) d) e) Medio da resistncia de isolamento; Aplicao de verniz isolante nas cabeas de bobinas; Verificao das condies do coletor e porta-escovas; Verificao da temperatura do leo isolante; Verificao da existncia de ovalizao no alongamento dos mancais.

2) Uma armadura de um motor desenvolve um momento de grandeza 100 N.m, quando percorrida por uma corrente de intensidade 40A vinda da fonte de alimentao. A grandeza do momento desenvolvido se a corrente na armadura aumentar para 70A e a 80% do seu valor inicial, passa a ser: a) b) c) d) e) 0,10 kN.m 0,15 kN.m 0,12 kN.m 0,14 kN.m 0,13 kN.m

GABARITO 1 D 2 D 3 4 5

Delirose Ramos

Pgina 7

Вам также может понравиться