Вы находитесь на странице: 1из 13

COLEGIADO ESCOLAR Funes e Atribuies

A funo DELIBERATIVA corresponde s competncias para elaborar, aprovar e tomar decises relativas s aes pedaggicas e administrativas da unidade escolar, incluindo o gerenciamento dos recursos pblicos a ela destinados, abrangendo s seguintes atividades: I - participar da elaborao do Projeto Poltico-Pedaggico e do Regimento da Escola, respeitada a legislao educacional; II - deliberar, sempre que solicitado pela direo da escola, sobre o cumprimento das aes disciplinares a que estiverem sujeitos os alunos, de acordo com o disposto no Regimento Escolar e no Estatuto da Criana e do Adolescente; III - aprovar o Regimento da escola e os projetos de parceria entre ela e a comunidade; IV - decidir, em grau de recurso, sobre questes de interesse da comunidade escolar, no que diz respeito vida escolar; V - convocar e realizar semestralmente assemblias gerais para avaliao do planejamento administrativo, financeiro e pedaggico da unidade escolar e extraordinariamente quando a relevncia da matria assim exigir, inclusive para decidir sobre a destituio de membro do Colegiado, em virtude de fatos que o incompatibilizem para o exerccio da funo.

A funo CONSULTIVA corresponde s competncias para assessorar a gesto da unidade escolar, opinando sobre as aes pedaggicas, administrativas e financeiras exercidas pela direo, abrangendo s seguintes atividades: I - opinar sobre os assuntos de natureza pedaggica, administrativa e financeira que lhe forem submetidos apreciao pela direo; II - participar do processo de avaliao de desempenho dos dirigentes, dos professores, dos coordenadores pedaggicos e demais servidores da escola, ressalvada a competncia da Secretaria da Educao; III - manifestar sobre a proposta curricular da unidade de ensino, bem como analisar dados do desempenho da escola para propor o planejamento das atividades pedaggicas; IV - participar do processo de avaliao institucional da escola e opinar sobre os processos que lhe forem encaminhados; V - recomendar providncias para a melhor utilizao do espao fsico, do material escolar e do pessoal da unidade de ensino; VI - sobre o planejamento global e oramentrio da unidade escolar e deliberar sobre suas prioridades, para fins de aplicao dos recursos a elas destinados; VII - manifestar sobre a prestao de contas referentes aos programas e projetos desenvolvidos pela direo da unidade escolar, antes de ser encaminhada Secretaria da Educao.

A funo AVALIATIVA corresponde s competncias para diagnosticar, avaliar e fiscalizar o cumprimento das aes desenvolvidas pela unidade escolar, abrangendo s seguintes atividades: I - acompanhar e avaliar, periodicamente e ao final de cada ano letivo, o desenvolvimento do Projeto Poltico-Pedaggico, bem como o cumprimento do Plano de Gesto Escolar e do Regimento Escolar; II - acompanhar os indicadores educacionais - evaso, aprovao, reprovao - e propor aes pedaggicas e scio-educativas para a melhoria do processo educativo na unidade escolar; III - acompanhar o cumprimento do Calendrio Escolar estabelecido e participar da elaborao de Calendrio Especial, quando necessrio, conforme orientaes da Secretaria da Educao; IV - acompanhar e avaliar a freqncia do corpo docente e administrativo, certificando-se da emisso da Comunicao de Ocorrncia de Freqncia - COF para a DIREC/SEC; V - avaliar o Plano de Formao Continuada da equipe docente, administrativa e dos demais servidores, em consonncia com o Projeto Poltico-Pedaggico da Escola; VI - acompanhar a realizao do Censo Escolar da unidade, assim como os processos administrativos e as inspees instauradas na escola; VII - acompanhar e analisar o plano de aplicao especfico para cada recurso financeiro alocado escola, zelando por sua correta aplicao,

observados os dispositivos legais pertinentes. A funo MOBILIZADORA corresponde s competncias para apoiar, promover e estimular a comunidade escolar e local em busca da melhoria da qualidade do ensino e do acesso escola, abrangendo as seguintes atividades: I - criar mecanismo para estimular a participao da comunidade escolar e local na definio do Projeto Poltico-Pedaggico, do Plano de Gesto Escolar e do Regimento Escolar da unidade, promovendo a correspondente divulgao; II - manter articulao com a equipe dirigente da unidade escolar, colaborando para a realizao das respectivas atividades com as famlias e com a comunidade, inclusive apoiando as aes de resgate e conservao do patrimnio escolar; III - mobilizar a comunidade local a estabelecer parcerias com a escola voltadas para o desenvolvimento do Projeto Poltico-Pedaggico; IV - promover a realizao de eventos culturais, comunitrios e pedaggicos que favoream o respeito ao saber do estudante e valorizem a cultura local, bem como estimular a instalao de fruns de debates que elevem o nvel intelectual, tcnico e poltico dos diversos segmentos da comunidade escolar; V - divulgar e fazer cumprir o Estatuto da Criana e do Adolescente; VI - incentivar a criao de grmios estudantis e apoiar seu funcionamento;

VII - incentivar seus pares a participar de atividades de formao continuada, alm de promover relaes de cooperao e intercmbio com outros Conselhos/Colegiados Escolares. Quais as atividades prioritrias a serem desenvolvidas pelo Colegiado Escolar? Participar das discusses para elaborao, reviso, implementao e avaliao do Projeto Poltico Pedaggico, do Plano de Gesto e do Regimento Escolar; Participar da elaborao do calendrio escolar e avaliar periodicamente o seu cumprimento; Participar da discusso e elaborao do cardpio da merenda escolar, levando em considerao os hbitos alimentares locais e o valor nutritivo dos alimentos; realizando o acompanhamento da sua execuo e sugerindo adaptaes quando necessrio; Participar da elaborao do plano de aplicao dos recursos financeiros alocados na escola e analisar suas respectivas prestaes de contas, antes do encaminhamento Secretaria da Educao; Buscar articulao com a equipe gestora, incentivando o desenvolvimento de aes voltadas para a integrao entre a escola e a comunidade. . Quais as atribuies do Presidente do Colegiado Escolar? Em articulao com a equipe gestora, o presidente do Colegiado, deve:

Convocar reunies ordinrias mensais e assemblias extraordinrias com a presena da maioria absoluta de seus membros; Divulgar a pauta dos assuntos a serem discutidos em cada reunio, com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas; Coordenar o processo de elaborao do Estatuto; Registrar as decises das reunies, para efeito legal, em Livro de Ata prprio ou formulrios especficos, com assinatura dos membros presentes; Submeter as matrias a serem aprovadas, em conformidade com o quorum mnimo estabelecido pela legislao (metade mais um dos membros presentes reunio); Substituir o mandato do titular pelo suplente na ausncia injustificada por 3 (trs) reunies ordinrias consecutivas; Convocar, no caso de vacncia de algum membro, uma assemblia do respectivo segmento para a eleio de novo representante com respectivo suplente. No exerccio da Presidncia, o presidente ou vice-presidente no tem direito a voto, exceto o de qualidade, em caso de empate [conforme 4, Artigo 12, da Lei N. 11.043 de 09 de maio de 2008].

. Como deve ser elaborado o Estatuto do Colegiado Escolar?

O Colegiado deve ser regido por estatuto prprio, elaborado e aprovado com a participao de todos os segmentos, tendo como referncia a legislao vigente, o Projeto Poltico Pedaggico e o Regimento Escolar (ANEXO 03 Sugesto de Estatuto) Quem faz a convocao para a realizao de reunies? As reunies ordinrias sero convocadas pelo Presidente e as extraordinrias, pelo Presidente ou por 2/3 (dois teros) dos membros do Colegiado, com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas, acompanhadas da respectiva pauta. Para uma maior divulgao entre os membros da comunidade escolar e local, recomenda-se que as convocaes de reunies ordinrias sejam publicadas com antecedncia de 72 (setenta e duas) horas, nos murais e em locais de fcil visualizao da unidade escolar. Qual a regularidade das reunies do Colegiado Escolar? O Colegiado Escolar deve realizar reunies ordinrias a cada ms do ano letivo e extraordinrias quando necessrio. Recomenda-se que seja elaborado um cronograma sistemtico de reunies, com ampla divulgao para a comunidade escolar e local. . Qual o quorum estabelecido para a realizao de reunies do Colegiado Escolar? A reunio dever ser instalada com a presena de, no mnimo, metade mais um de seus membros. Na falta de quorum, dever ser automaticamente convocada nova reunio, que acontecer num prazo de 48 horas para as ordinrias e de 24 horas para as extraordinrias, instalando-se com qualquer nmero de membros.

. Para aprovao de matrias submetidas ao Colegiado, qual o quorum mnimo exigido? As matrias submetidas ao Colegiado s sero aprovadas mediante voto de metade mais um dos membros presentes reunio. . Quantos representantes por segmento compem o Colegiado Escolar? A composio do Colegiado estabelecida na Lei 11.043 de 09 de maio de 2008, em conformidade com o porte e os turnos de funcionamento da Unidade Escolar, de acordo com o quadro a seguir: SEGMENTOS REPRESENTADOS/QUANTIDADE Representa Pais ou o das Dire Professo Servidor Estudant nte da Tota responsv Unidades o res es es Comunida l eis Escolares de Local Pequeno 01 01 01 01 01 01 06 porte Mdio 01 02 02 02 02 01 10 porte Grande 01 03 03 03 03 01 14 porte Porte 01 03 03 03 03 01 14 especial Classifica Por que so eleitos dois representantes por segmento: um titular e um suplente? Para em caso de impedimento ou vacncia, o suplente possa substituir o titular. importante lembrar que, na ausncia injustificada de um titular do Colegiado por 3 (trs) reunies ordinrias consecutivas ou at 5 (cinco)

ordinrias e extraordinrias alternadas, o suplente assumir em lugar do titular.

Como a Secretaria da Educao subsidia e apia o processo de eleio para o Colegiado Escolar? A Secretaria reconhecendo a importncia da ao colegiada e atenta s orientaes legais estruturou os seguintes setores para apoio aos Colegiados. SUPAV/CAP: Orienta e acompanha o processo de implementao e funcionamento dos colegiados escolares em todo o Estado da Bahia; Coordena e acompanha o processo eletivo, atravs da Comisso Eleitoral Central; Orienta as DIREC sobre o processo eleitoral dos colegiados escolares; Produz e encaminha para as DIREC todo o material normativo, instrucional e de divulgao das eleies do Colegiado Escolar; Prope e executa aes de formao continuada, acompanhamento e avaliao do Colegiado Escolar em mbito estadual. DIREC: Orienta e acompanha o processo de implementao e funcionamento dos colegiados nas unidades escolares de sua circunscrio;

Coordena e acompanha o processo eletivo atravs da Comisso Eleitoral Regional; Realiza o acompanhamento das aes dos colegiados escolares, sistematizando e encaminhando informaes SUPAV; Encaminha s escolas material instrucional, normativo e de divulgao enviado pela SUPAV; Acompanha a votao e apurao das eleies do colegiado nas escolas, em cada municpio; Encaminha SUPAV as Atas de Resultados Finais das eleies e o formulrio de Composio dos Colegiado das unidades escolares de sua circunscrio; Recebe os recursos impetrados pelos candidatos que se sentirem injustiados ou prejudicados durante o pleito eleitoral, encaminhando-os SUPAV/CGD quando for o caso; Orienta as escolas na organizao da posse dos representantes eleitos. EQUIPE GESTORA DA UNIDADE ESCOLAR: Institui, em parceria com o Colegiado Escolar em exerccio, a Comisso Eleitoral da Escola; Convoca a Assemblia Geral para apresentar a proposta da eleio do

Colegiado Escolar a toda comunidade escolar; Apia a Comisso Eleitoral Escolar no processo eletivo; Realiza sesses de estudo e discusso sobre o Colegiado Escolar e importncia da realizao das eleies para toda a comunidade escolar; Socializa o material de divulgao para a comunidade escolar e local e informativos do processo de eleio do Colegiado Escolar; Articula-se com o presidente do Colegiado Escolar em exerccio, para a realizao de assemblias por segmento para discusso e socializao dos procedimentos relacionados ao processo eletivo;

O que a Comisso Eleitoral Escolar e quais as suas atribuies? um grupo constitudo em assemblia geral, composto por representante da direo e dois representantes indicados por cada segmento da comunidade escolar, com a finalidade de organizar o processo eletivo em conformidade com o Regimento Eleitoral. (conforme Anexo II) Dentre as suas atribuies, encontram-se: analisar, discutir e socializar a legislao que institui e regulamenta o Colegiado Escolar; publicar o Edital das Eleies, com as instrues do processo eleitoral, dentro do prazo estabelecido na legislao vigente, divulgando-o na Unidade Escolar; fazer a inscrio de candidatos aos cargos do Colegiado Escolar; elaborar e afixar em local pblico a lista dos candidatos homologados;

rubricar as cdulas padronizadas pela Secretaria da Educao SEC; designar e credenciar as mesas receptoras e apuradoras; credenciar os fiscais e candidatos; coordenar os trabalhos da eleio e da apurao; elaborar, aps a eleio, a Ata de Resultados Finais, encaminhando DIREC. Como se organiza o processo eleitoral para o Colegiado? A Assemblia Geral constitui a Comisso Eleitoral Escolar; Aps a constituio da Comisso Eleitoral, a comunidade escolar reunirse- para leitura, anlise e discusso da legislao que institui e regulamenta o Colegiado Escolar; O presidente do Colegiado Escolar convoca uma assemblia geral atravs de edital, contendo data, hora e local da assemblia, prazos, perfil dos candidatos e demais informaes sobre o processo eleitoral; A Comisso Eleitoral elabora e publica edital, convocando as eleies para o Colegiado Escolar; A Comisso Eleitoral convoca a assemblia, atravs de edital por segmento para apresentao, inscrio dos candidatos e homologao das candidaturas; Os candidatos de cada segmento devero registrar seus nomes e nmeros junto Comisso Eleitoral, at 08 (oito) dias antes da realizao das eleies, que analisar com base nos critrios e perfil exigidos; A Comisso Eleitoral homologa os nomes e respectivos nmeros dos candidatos, por segmento, e divulga nos murais da escola, com 08 (oito) dias de antecedncia ao dia da eleio; A Comisso Eleitoral acompanha a campanha dos candidatos durante todo o perodo que antecede s eleies; A Comisso Eleitoral Escolar define os locais que podem ser utilizados para a votao e apurao, de modo a evitar qualquer perturbao nas

atividades pedaggicas da escola; As escolas com nmero elevado de eleitores devem definir mais de um espao para votao; A votao ter incio s 08:00 h e encerrar-se- s 21:00h. Nas escolas que no funcionam no turno noturno, a votao encerrar-se- s 18:00h.

Вам также может понравиться