Вы находитесь на странице: 1из 9

Os benefcios de uma respirao correta

23 de fevereiro de 2009 ndice Texto Anterior | Prximo Texto Renata Guerra Alguma vez voc j se perguntou qual foi a primeira coisa que fez ao chegar a este mundo? E antes de partir, qual ser sua ltima ao? As duas perguntas tm a mesma resposta: respirar. Por ser um ato involuntrio, muitas pessoas no percebem a importncia da respirao. No entanto, ela considerada a principal funo do organismo, afinal, diversas funes fisiolgicas s acontecem graas a este ato. Portanto sem a respirao no existe vida. A entrada e a sada de ar pelas narinas pode manifestar de vrias formas. De acordo com a inspirao e a expirao, possvel saber se o organismo recebe oxignio suficiente para as atividades metablicas e se h controle das emoes. Por isso, imprescindvel respirar corretamente. Melhorando tanto as funes relacionadas ao funcionamento do corpo, quanto s atividades externas que so desenvolvidas, como exerccios, dana e canto. A respirao um evento cclico e automtico, controlado pelo crebro, que promove, em mdia, uma inspirao a cada cinco segundos, ou seja, 12 vezes por minuto. Estudos indicam que, em um dia, respiramos cerca de 20 mil vezes. por meio dela que o corpo absorve o oxignio e elimina o gs carbnico. Com a entrada de oxignio, as clulas produzem a energia necessria para todas as atividades relacionadas s funes do organismo. Por outro lado, a falta de 5% de oxignio no corpo de uma pessoa provoca enjos e tontura. A ausncia de 10% leva ao desmaio e a falta de 30% ocasiona a morte. Para que isso no ocorra, cabe aos sistemas respiratrio e cardiovascular a responsabilidade de distribuir a todos os tecidos, rgos e sistemas do corpo uma quantidade adequada de sangue rico em oxignio. Porm, 80% do oxignio transportado pelo sangue consumido pelo crebro, rgo que representa apenas 2% do peso total do corpo. O diafragma o principal msculo da respirao que separa o trax do abdmen. Ele se movimenta verticalmente, e quando se contrai e pressiona os pulmes para baixo, ocasiona a inspirao. Na expirao ocorre o movimento contrrio, ou seja, ele relaxa e pressiona os pulmes para cima. por meio do diafragma que analisado os tipos de respirao, dividindo-as de acordo com o efeito que produzem no organismo. Como 95% de energia produzida nas clulas requer oxignio, uma correta respirao de extrema importncia para a vida. Porm, a maioria das pessoas respira de maneira errada. Um adulto inala cerca de 350, 400 ml de oxignio a cada inspirao, porm, seus pulmes tm capacidade de receber dez vezes mais, ou seja, cerca de quatro litros de oxignio.

O volume de oxignio respirado tem estreita relao com as emoes e padres de comportamento. Por exemplo, quando pensamos em algo bom, a respirao se expande e aprofunda. Por outro lado, em casos de medo e ansiedade, a respirao altera-se e torna-se curta e superficial. Quando uma pessoa fica nervosa, ela trunca a respirao, ou seja, inspira menos e expira mais, podendo ter tonturas, modificao do estado de conscincia e at desmaios. Se uma pessoa respirar mais rapidamente, menos oxignio ser mandado ao sangue e, conseqentemente, seu corao precisar bater mais vezes para enviar a mesma quantidade de oxignio ao crebro. Segundo a instrutora de Yoga Tatiana Perez, quanto mais se exige do corao, maior ser a chance de essa pessoa desenvolver doenas cardiovasculares, como a hipertenso arterial. Por outro lado, se voc aprende a respirar adequadamente, ter mais controle sobre a freqncia cardaca, no sobrecarregando o corao. Assim, no liberar adrenalina em excesso, e sim endorfina e serotonina, substncias qumicas responsveis pela sensao de relaxamento e de bemestar, explica. Segundo o psicoterapeuta corporal Eunice Ferrari, quando respiramos corretamente, tambm proporcionamos ao nosso organismo a chance de desenvolver sua capacidade inata de auto-regulao. Desse modo, exerccios respiratrios do yoga surgiram da observao do ato de respirar. Partindo da respirao abdominal, os antigos mestres comearam a testar diferentes tipos de respiraes e analisar seus efeitos. Foi assim que se desenvolveram os pranayamas, os exerccios de respirao. Respirao abdominal ou natural

Respirao natural aquela que os bebs j nascem sabendo e que se torna errada ao longo da vida. Deite-se de costas, em superfcie dura, descanse as mos sobre o abdmen, relaxando todos os msculos. Expire vigorosamente pelas narinas e encolha o abdmen em um movimento inicialmente mecnico at que seu corpo esteja habituado respirao correta. Inspire lentamente pelas narinas, deixando que o ar preencha completamente o abdmen. Eleve-o, em seguida. Dessa maneira, o diafragma abaixa e abre-se maior espao para os pulmes. Voc no deve sentir movimentos de expanso nas costelas ou no peito. Durante o processo, o abdmen o nico a se movimentar.

Respirao Yogue Esta respirao a base fundamental de toda cincia yogue de respirao. Ela deve ser trabalhada seriamente para se transformar no mtodo natural de respirao. Fique de p ou sentado. Respirando sempre pelo nariz, faa uma inalao enchendo primeiro o abdmen. Conscientize-se da respirao e assegure-se de que est respirando profundamente pelo diafragma. Esse ar subir pela parte inferior dos pulmes, indo para o diafragma, dilatando as costelas inferiores, em seguida, o osso esterno e, por ltimo, o peito. Respirao alternada Este exerccio ativa cada um dos hemisfrios cerebrais, sincronizando-os. Use esta respirao quando sentir que seus pensamentos esto confusos ou quando a mente estiver muito agitada. Posicione sua mo esquerda sobre o joelho, e a mo direita com o dedo mdio e indicador entre as sobrancelhas. Coloque o polegar ao lado da narina direita e o anular ao lado da esquerda. Feche a narina direita com o polegar e inspire e expire com a esquerda, durante cinco vezes. Libere a narina direita e respire cinco vezes com a direita, fechando a narina esquerda com o dedo anular. Esse um ciclo completo. O ideal praticar vinte e cinco ciclos. ____________________________________________________

Exerccios Abdominais para Casa


Abdmen Fortalecido: Abdominais que Podem ser Feitos em Casa Garantem um Corpo Sarado 123 comentrios

Por: Grazielle Cruz Abu Absi Portais da Moda - Dicas de Sade e Beleza

Tags: Exercicios Abdominais Exerccios Fsicos Atividade Fsica Alimentao corpo dieta dieta e exerccios abdominais Malhar em casa

Barriga durinha . Foto:Divulgao Manter o corpo em forma, acabar com a barriguinha e ter aquele abdmen durinho o sonho de todo mundo. Porm no basta viver de dieta para que esse desejo ocorra, preciso exercitar-se e fortalecer os msculos do abdmen. Os abdominais so exerccios fsicos fundamentais para deixar os msculos da barriga duros e fortalecidos, alm de manter uma bela esttica bastante saudvel. Existem vrios tipos de abdominais, que trabalham as vrias regies da barriga, ou seja os diferentes msculos abdominais. Veja tambm: Exerccios para tonificar o Glteo Exerccios para Caminhada Exerccios fsicos no inverno Exerccios de alongamento Exerccios para Pernas em Casa Desde os mais simples exerccios abdominais so importantes para fortalecer essa musculatura. Os abdominais podem ser realizados at mesmo em casa, de forma simples, mas com muito resultado.

Os abdominais mais comuns so feitos de forma deitada sobre um colchonete, que pode ser substitudo por duas toalhas grossas. A posio mais comum a deitada com o tronco e costas apoiados no solo. Os joelhos ficam dobrados apontando para o teto e os ps apoiados no cho.

Abdominal para se Fazer em Casa. Foto:Apostilas Abdominal Iniciantes. Foto:Static Digitais Hsw A respirao muito importante. Inspire ao elevar o tronco e expire ao retornar a posio inicial, conforme o movimento abdominal. A respirao deve ser feita profunda e lentamente.

Movimentos Abdominais. Foto:Blogger

Movimento Abdominal. Foto:Personal Trainer Brazil

Exerccios em casa . Foto:Divulgao Para os iniciantes, os abdominais mais bsicos so os indicados na fase inicial. Inicialmente, os abdominais podem ser feitos em 2 sries de 20 abdominais cada, no mnimo 2 vezes na semana. Aps um tempo de treino as sries podem aumentar, alm de feitas mais vezes por semana. Nesta posio, deitada de costas, o abdominal superior pode ser feito com os braos estendidos atrs das orelhas. Eleve o tronco e retorne a posio inicial, devagar. No retire os braos e no movimente as pernas, nem o tronco. O esforo deve ser realizado apenas pelo abdmen. Lembre-se que a coluna deve estar totalmente sobre o solo, quando deitada. COMECE AGORA MESMO A FAZER ABDOMINAIS NO CONFORTO DA SUA CASA! Outro tipo de abdominal realizado com o apoio de uma cadeira, por exemplo. Apie os ps sobre ela e os deixe alinhado com o joelho. Com as mos atrs da nuca faa o movimento de elevao e retorne primeira posio. Repita duas sries de 20 movimentos. O abdominal oblquo pode ser realizado com uma perna cruzada por cima da outra. Deixe um brao flexionado atrs da nuca e o outro mantenha esticado ao lado do corpo. O brao flexionado deve ser o contrrio da perna dobrada. Faa o movimento de elevao, controlando a respirao e contraindo os msculos abdominais. Retorne a posio inicial. Repita as duas sries alternando o brao e perna.

Abdominal para Fazer em Casa. Foto:Uol Abdominais com Perna Cruzada. Foto:Uol Com as pernas flexionadas, formando 90 graus e as mos atrs da nuca, eleve o tronco at a altura dos joelhos e retorne primeira posio. Os cotovelos devem manter-se abertos e as costas apoiadas sobre o solo. Um tipo de abdominal mais complexo realizado com as pernas elevadas, esticadas para cima. Deite com as costas no cho e os braos esticados ao lado do corpo. Expirando, eleve o tronco para cima, retirando-o do solo. Retorne posio inicial. Faa o mesmo por 15 vezes em 3 sries. Existem ainda, muitos outros tipos de exerccios abdominais que tambm podem ser feitos em casa. Abdominais feitos na lateral, com as pernas dobradas de lado, com a bola de plstico, com a perna semi estendida, dentre outros.

Como malhar o Abdmen em casa. Foto:Msn

Diversos Abdominais. Foto:Msn

Movimentos Abdominais Diversificados. Foto:Msn Abdominais em Casa. Foto:Msn Lembre-se que fundamental manter a respirao correta e controlada durante os exerccios abdominais. A musculatura abdominal deve estar contrada e a concentrao deve ser voltada para essa regio. A coluna deve manter-se toda apoiada no solo. Os movimentos de elevao devem ser realizados com o esforo do abdmen e no do pescoo ou coluna. Os braos, quando atrs da nuca, devem manter-se abertos em direo ao teto.

Perca medida e deixe sua barriga assim . Foto:Divulgao A velocidade dos movimentos abdominais deve ser controlada de acordo com a pessoa e sua resistncia fsica. Entretanto, evite movimentos bruscos ou muito rpidos, que podem prejudicar a coluna. Para os iniciantes, os movimentos devem ser devagar e controlados. importante a variao dos exerccios abdominais, ou seja, vrios tipos de abdominais devem ser realizados de forma alterada, para que todos os msculos do abdmen sejam trabalhados e exercitados, estimulando os diferentes ngulos dos msculos. As dicas bsicas para a prtica de exerccios abdominais devem ser seguidas. O incio do treino deve ser realizado sem excesso e exageros. Caso ocorram dores fortes freqentes na coluna, pare o exerccio e procure o auxlio de um profissional ou mdico. Lembre-se de estar com roupas adequadas, hidratar-se bem e controlar a alimentao. Uma boa sade e esttica fsica so adquiridas com a unio de alimentao saudvel e controlada e a prtica de exerccios fsicos, sem exageros. Grazielle Cruz Abu Absi Redao

Atividade fsica e circulao: respirao correta durante os exerccios e preveno de varizes


Muito se fala sobre atividade fsica e o aparecimento de problemas circulatrios, especificamente o desenvolvimento de varizes. Contudo angiologistas orientam que neste caso a prtica incorreta de exerccios a verdadeira causa no aparecimento dessa doena. Varizes so veias que se tornam doentes e, por isso, ficam tortuosas alongadas e dilatadas, explica o especialista em angiologia, Jos Joo Lopes. Elas se desempenham de forma alterada, dificultando a circulao do sangue e so consideradas uma doena multi fatorial, ou seja, existem vrios fatores que contribuem para o aparecimento. Os principais so a hereditariedade, gravidez, obesidade, cigarro, alteraes hormonais (principalmente o uso de

anticoncepcionais e a reposio hormonal) e a vida sedentria. A prtica correta de atividade fsica auxilia a circulao, j que os maiores troncos venosos esto localizados juntos aos grupamentos musculares. Ao se contrair, o msculo tambm contrai as veias subjacentes que, por sua vez, tm vlvulas que permitem apenas que o fluxo sanguneo suba. Para que o fluxo venoso vena a fora da gravidade e prossiga na sua trajetria normal, necessria a contrao muscular, alm de uma respirao correta, que consiste na presso abdominal negativa, isto , uma expirao total. Assim sendo, msculos enrijecidos so um fator determinante no funcionamento do sistema circulatrio. Exerccios fsicos intensos, como a musculao, geram varizes apenas quando praticamos incorretamente e isso inclui tambm a respirao, orienta o angiologista e cirurgio vascular Ary Elwing. Uma respirao abdominal correta consiste numa expirao total sempre que haja contrao do abdome. O que mais notamos que as pessoas no soltam o ar durante a contrao abdominal. Deste modo o ar reprimido aumenta a presso intra-abdominal, dificultando o retorno venoso. Isso, somado a uma hereditariedade, por exemplo, gera como principal conseqncia as varizes, orienta Elwing. O p tambm um fator preponderante na circulao. Na planta do p h um tecido semelhante a uma esponja, que comprimido ao caminharmos. Neste processo acontece um movimento de flexo e extenso que auxilia a volta do sangue ao corao, esclarece Lopes. Durante as atividades fsicas o correto sempre utilizar tnis anatmicos e leves. Quanto utilizao de pesos nas prticas fsicas, os especialistas indicam novamente que apenas o uso incorreto acarreta malefcios. Se o peso dificultar ou impossibilitar a respirao adequada durante o exerccio, h novamente uma maior possibilidade de desenvolver problemas circulatrios, alerta Ary Elwing. Qualquer prtica de atividade fsica beneficia a circulao dos membros inferiores, desde que tenha orientao de um profissional e que a respirao seja executada corretamente, finaliza. Dicas Use roupas leves e que no apertem a cintura; sempre utilize tnis leves e anatmicos, nunca use com saltos; lembrese que a respirao durante o exerccio muito importante. Ao fazer presso intra-abdominal, expire. Esta prtica facilita o retorno venoso; o peso no fator prejudicial, desde que um profissional capacitado indique o peso adequado para cada tipo de exerccio. Deste modo, no h interferncias na respirao e, consequentemente, no prejudica o fluxo sanguneo. muito importante que pessoas com problemas circulatrios procurem um angiologista antes de adotar uma rotina de atividades fsica.

Вам также может понравиться