Вы находитесь на странице: 1из 14

LUCAS OLIVEIRA REINISCH

A CRISE DOS PAPIS DE GNERO NA PERFORMANCE CNICA DE MADONNA: REPRESENTAES DE MUDANAS NO COMPORTAMENTO SOCIAL FEMININO

Trabalho apresentado como requisito para avaliao final da disciplina Relaes de Gnero do Curso de Especializao em Patrimnio Cultural e Identidades.

Professora: Dra. Evangelia Aravanis

CANOAS 2012

Ttulo: A crise dos papis de gnero na performance cnica de Madonna: representaes de mudanas no comportamento social feminino

Resumo: O presente artigo busca elementos para demonstrar como a performer Madonna encarnou, em suas personagens e encenaes ao vivo, uma figura andrgina que afirma a condio de emancipao e liderana da mulher contempornea, em um contexto de alterao dos comportamentos sociais e de crise dos papis sexuais. Atravs da anlise iconogrfica da composio das encenaes e dos vesturios, se indica como as estratgias cnicas propem uma superao dos limites entre os gneros masculino e feminino.

Palavras-chave: Androginia. Papis de gnero. Performance.

Desde a segunda metade do sculo XX, as mulheres tm procurado a emancipao do modelo patriarcal no engajamento ao movimento feminista e no ltimo quartel do sculo houve uma intensificao na representao cultural dessa mulher emancipada. Neste sentido, pensamos que a figura andrgina que a cantora Madonna apresenta em suas performances de palco, nos faz entrever sua relao com as mudanas no comportamento social das mulheres e a subsequente crise dos papis sexuais que vivemos na contemporaneidade. Sob a gide da doutrina catlica, a mulher se viu confrontada com dois modelos de conduta, encarnados pelos smbolos de Eva e Maria, personagens bblicas, cujos atributos seriam responsveis pela formao de subjetividades femininas ao longo de sculos. Nessa comparao, sobressaa-se a fascinao pela pureza de Maria, que representava os ideais de me, esposa e virgem que toda mulher deveria seguir. O marianismo foi muito difundido no Brasil, pas eminentemente catlico, e serviu para fixar os caracteres de passividade e fragilidade figura ideal da mulher. Esses esteretipos tradicionais passaram a ser revistos na medida da insero feminina no mercado de trabalho e na gradual conquista de direitos que, a partir da dcada de 1970, foram incrementados e redimensionados pela ampla rede de mltiplas identidades femininas que se forjaram, com um salto nas formaes acadmicas de curso superior, direito ao divrcio e ao controle do seu corpo pelo uso da plula anticoncepcional. Frente a esse novo contexto, os homens foram engolfados em uma crise do modelo patriarcal, visto que sua presena j no era mais absoluta e as mulheres podiam ir e vir, e o faziam muito bem. NEPUMOCE (2005) resume a cronologia dessa operao de mudana:
Entendemos assim, que os sujeitos que configuram a ps-modernidade so os descendentes de um perodo Iluminista, onde a razo e as identidades aparentemente fixas e slidas, os garantiam lugares como sujeitos sociais. Diante das brechas e lacunas deixadas por este perodo consolidador, novas rupturas revelavam que mudanas estruturais estariam se transformando no final do sculo XX. Comea ento, o que muitos consideram crise da identidade, situada em uma perda de sentido de si mesmo, de sua atomizao social e individual, de sujeitos integrados e pertencentes a uma identidade segura, estvel e previsvel. O deslocamento do mundo vivido e da sua cultura coloca em xeque o que tido como certo e coerente, abrindo caminhos para as possibilidades da dvida, da incerteza, da insegurana. Como no poderia deixar de ser, a sexualidade

e a categoria de gnero esto entre os fortes indcios destas mudanas. O reconhecimento da identidade enquanto masculino e feminino deixa de ser assim to plausvel, j que o processo de deslocamento e ambivalncia do mundo vivido, em vrias esferas pessoais e culturais, passa a colocar em confronto a norma, a duvidar do natural e a perceber as diferenas na multiplicidade e no apenas nas dicotomias que os constituem como macho/fmea (NEPUMOCE, 2005, 1).

Dados recentes do ltimo Censo realizado no Brasil, em 2010, do conta de um novo arranjo familiar, no qual 39% das casas tm como chefe de famlia, a mulher da casa. Em Porto Alegre, o mesmo levantamento aponta que 49,9% dos domiclios so chefiados por uma mulher, que representa o responsvel pela tomada de decises e pelo custeio da maior parte das despesas familiares. Essa prevalncia da mulher chefe de famlia uma imagem recente e que tende a crescer, com a qual o homem ainda procura lidar. Uma reao masculina a esse declnio do patriaracado o movimento dos metrossexuais. Metrossexual um neologismo cunhado pelo jornal britnico The Independent em 1994, derivado de metropolitano e heterossexual e que procura descrever o homem urbano, inserido na cultura capitalista psindustrial, que gasta muito tempo e dinheiro em compras para sua aparncia. Esses homens talvez busquem na vaidade certo reequilbrio de foras, visto todo o rol de mulheres submissas s convenes de beleza, s quais, a mdia e a publicidade trataram de engendrar um par altura, ao estimularem o consumo de produtos cosmticos e estticos por parte dos homens. Estendidos ala masculina, a cosmetologia e os ditames da moda e dos padres de beleza, aumentaram os ganhos da indstria cosmtica e, sem perder nenhuma cliente, aprisionaram, homem e mulher, numa representao idealizada dos corpos. Estariam em p de igualdade quanto ao consumo de cuidados estticos, partilhariam dos mesmos sacrifcios pela aparncia e poderiam encontrar-se no salo de beleza, ostentando, ambos, o status de ter o corpo ideal. Segundo PRIORE (2000), a beleza, nesse contexto, deixa de ter como funo mostrar as caractersticas fundamentais das mulheres e passa, cada vez mais, a seguir modelos menos diferenciados entre homens e mulheres o modelo andrgino.

O modelo unissex que a androginia estimula procura unificar os padres de gnero, ao mesmo tempo em que os borra e at os inverte, e o processo da redefinio dos papis do homem e da mulher nessa conjuntura tendem a essa indiferenciao. A mulher contestou os valores do machismo, o qual prev a submisso feminina e procurou, atravs do seu movimento de liberao, as brechas que impunham relaes mais igualitrias entre os gneros. Sua reivindicao encontrou no movimento de liberao dos gays e lsbicas um aliado valioso, porquanto abraavam um modelo no qual as noes de feminino e masculino se misturavam. Em certos cones da contracultura, msicos e poetas estrangeiros homossexuais ou bissexuais, havia um apelo expressivo para essa reviso de paradigmas nas suas performances e aparies, nas quais emergiam estilhaamentos e confuses entre os sentidos do que masculino e feminino, ou mesmo do que no masculino (unmenly) e no feminino (unwomanly), que necessariamente so conceitos diferentes de mero feminino e masculino. Alguns desses renomados performers das dcadas de 1960 e 1970 eram David Bowie, Lou Reed, Iggy Pop, Mick Jagger, Allen Ginsberg e Andy Warhol. Nos anos 80, j em um contexto social em que a contracultura desaparecera, surgiram as figuras de Prince, Boy George, Michael Jackson, Grace Jones e Annie Lennox, alm de Madonna, emblemtica personalidade feminina, em cuja performance percebemos uma representao da androginia que assume maiores traos de afirmao feminina, dado que sua atuao iguala, supera ou prescinde a presena masculina. MORAES (2011) sintetiza a influncia social da performer:
Por sua influncia popular, a imagem do sujeito Madonna torna-se um ethos desejado, imitado por outras mulheres, independentemente de sua nacionalidade, especialmente a partir de vestimentas e adereos, mas tambm da inspirao em sua atitude de mulher livre, dominadora, realizadora, poderosa, cuja identificao se d pelo menos no nvel da fantasia. Conforme explica Maingueneau (2000), a ideia de ethos relaciona-se ao tom do discurso, no necessariamente ao que se diz explicitamente, mas essencialmente ao como ou o que se : o ethos mostra-se, por meio de atitudes (fsicas ou discursivas) (MORAES, 2011, 3).

Sendo o gnero uma construo social, ou seja, uma aprendizagem de condutas, ele recebe reforos culturais, que podem tanto expandir os binarismos sexuais s diversidades de gnero, quanto recrudesce-los, sob

discursos excludentes e convencionais, propagadores de uma tipificao comportamental. Acreditamos que o reforo cultural ativado por essas figuras da cultura de massa pode servir para um questionamento das concepes alienantes de sexualidade e relacionamento intrapesoal. Em Madonna, por exemplo, a orientao de gnero conforme o sexo abalada na imagem de uma mulher andrgina, que no um homem e traveste-se em cena, apresentando um personagem que inverte a concepo tradicional do papel sexual e brinca, com muito humor, entre ser um homem e uma mulher. FURTADO (2007), elucida essa relao:
Durante as trs fases de sua carreira, Madonna brinca, de uma forma ou de outra, com os cdigos sexuais: ora apresenta-se como objeto sexual, ora surge de terno e segurando a virilha, realando a artificialidade das imagens dos papis dos sexos. Usa roupas masculinas, ocupa posies masculinas, provocando reaes aos esteretipos tradicionais e sua troca e mistura nos sexos do futuro, que talvez sejam mltiplos e no binrios. Subverte os limites entre homens e mulheres, como na turn em que seus bailarinos aparecem com seios e suas bailarinas, com pnis. O feminismo, que j se processava h mais de uma dcada, pode ser um dos elementos que deu Madonna tal abertura. A feminista Camille Paglia, inclusive, exalta a cantora como verdadeira feminista e ideal de mulher forte, que firma com xito seu prprio poder e sexualidade, desafiando os esteretipos convencionais(FURTADO, 2007, 4).

Usaremos trs exemplos oriundos de concertos de Madonna para trazer mais elementos a nossa suposio. O primeiro deles, mais antigo, situa-se em 1990, durante a turn internacional Blond Ambition (Ambio Loira, trocadilho, em ingls, entre os termos blind, cego, e blond, loiro), em que ela simula um ato de masturbao. Ela veste, sobre uma cala de palet masculina, um espartilho com bojo em formato de cones, que vislumbram seios idealizados no mesmo formato. Sobre uma cama de veludo, est cercada por dois homens sem camisa, que vestem enormes sutis em formato tambm de cones. Eles se parecem a mulheres e ela se parece a eles parecendo mulheres, e nesse silogismo, ela emite a imagem de um travesti masculino, sendo, ela prpria, uma mulher. So as posturas masculinas e as combinaes extravagantes de
6

vesturio, que misturam peas do guarda-roupa masculino, que lhe do a aparncia de um homem e borram os limites do gnero. Na composio visual do concerto, limites entre masculino e feminino so superados, estando presentes mulheres com palet e bigodes falsos e homens com espartilho e maquiagem. GASPARELLI (2009), explica como o figurino e a dana se

relacionam num efeito que ele considera fascinante:


A moda associada coreografia exerce uma fascinao que advm dos aspectos de inutilidade e de arbitrariedade que lhes so prprios, assim como liberdade de expresso do corpo e construo narrativa. Por isso, o processo de elaborao de identidade que perpassa a escolha do vestirio para a dana ultrapassa a noo de individualidade sonora, criando, desta forma, uma aura no momento que escolhe a roupa conceituada como certa, para a msica certa, com arranjos certos. (GASPARELLI, 2009, 18).

Crane, citado pelo mesmo autor, coloca que o vesturio determina as identidades:
A indumentria um elemento simblico fundamental na definio das nossas identidades, no s de classe, mas tambm de gnero. Como conseqncia, a moda ir manifestar padres, limites, imposies tcitas de ordens diversas, estabelecendo projees tpicas de comportamento para todas as categorias de indivduos, fixando um conjunto de significaes e valores de um modo sistemtico. (GASPARELLI, 2009, 18).

Terno e Bustier, 1990 desenhado por Jean-Paul Gaultier para Madonna na Blond Ambition World Tour. Imagem disponvel em thequeensofcouture.blogspot.com

Madonna, com o icnico figurino de Gaultier, na polmica cena da masturbao de Blond Ambition, 1990. Imagem disponvel em www.vmuzike.net

Sendo assim, combinar vesturio masculino e feminino pode produzir confuses saudveis nas estereotipias sociais, a partir da singela fuso andrgina que desestabiliza padres rigidamente convencionados. No prximo exemplo, em 1993, no Girlie Show, Madonna apresenta como referncia para os nmeros a atriz e cantora alem Marlene Dietrich, assumidamente bissexual e conhecida como a primeira mulher a usar calas publicamente, em 1920. Ela ficou conhecida no cinema como a vamp, a devoradora de homens.

Madonna e Marlene Dietrich. Imagem disponvel em faroldereminiscencias.blogspot.com

Madonna veste um fraque, acompanhado de cartola e bengala, e dana, com gestos marcados e estilizados de homem, acompanhada de outras duas mulheres, caracterizadas e agindo mesma maneira. Cada uma delas forma uma dupla com um respectivo par amoroso, representado por danarinas de cabelos raspados, em trajes sumrios de cabar. As danarinas so sedutoras, mas o trio masculino se esfora em dispensar-lhes e diz que agora a vez delas chorarem. A coreografia sensual sublinha a androginia que o grupo formado pelas seis mulheres adota e Madonna, na forma de encenar ser homem e mulher simultaneamente, personifica uma flexibilidade entre assumir os atributos sexuais dos gneros, ao mostrar um ser aparentemente masculino, mas cuja expresso se d atravs da dana e da sensibilidade, atributos simblicos da feminilidade. Segundo o comentrio de Butler, citado por PRINS (2002), a experincia corporificada de tornar-se outro, dramatiza os mecanismos de construo da diferena, (...) um empreendimento antihierrquico que desestabiliza as polticas dominantes da subjetividade.

Madonna e as cantoras de suporte, Niki Harris e Donna Delory, formam o trio masculino de Girlie Show, 1993. Getty Images/disponvel em musica.terra.com.br

Fraque, 1993 desenhado por Domenico Dolce e Stefano Gabbana para Madonna na Girlie Show World Tour. Imagem disponvel em www.madeyes.net

10

Em perodos remotos, notavelmente nos rituais trgicos atenienses, em formais arcaicas do teatro oriental e tambm no teatro elisabetano, cabia aos intrpretes masculinos a honra exclusiva das representaes de todas as personagens, inclusive as femininas. Somente a eles era permitido encenar e, em algumas culturas, a assistncia da mulher ao ritual era proibida. O espetculo contemporneo analisado acaba por remontar elementos da representao de gneros invertidos, sendo na atualidade, a contrria encenao do homem pela mulher. Continuamos a assistir o representante de um gnero encenar as qualidades do gnero oposto, sendo os atributos oriundos de um modelo de sexualidade imaginado e modificado. Desempenhar eu e o outro concomitantemente, expe platia como mecanismos de engendramento de subjetividades podem ocorrer, ao visibilizar condutas afrontativas s conformaes estereotipadas. Em outro exemplo, mais recente, datado de 2003, na premiao do canal MTV USA, cuja audincia nos Estados Unidos chegou a 12 milhes de espectadores e foi exibida em mais 37 pases, Madonna encenou um noivo em uma cerimnia de casamento lsbico. Sua noiva ostentava a extrema feminilidade de uma drag Queen, termo cunhado pelo coletivo de arte Factory, na dcada de 1960, que designou, dessa forma, uma categoria de artistas lsbicas do grupo que exibia um visual excessivamente feminino. A noiva e o noivo chegaram ao pice da encenao quando concretizaram o instante do beijo, desferido como enlace da unio. A suposta masculinidade manifesta pelo noivo lembra a colocao de BRANDO (2010) sobre o esteretipo da lsbica:
O homo-erotismo feminino surge, no quadro de uma sociedade heterossexista e falocntrica, como particularmente problemtico. Face a um modelo de feminilidade que, praticamente, restringe o exerccio da sexualidade feminina heterossexualidade e reproduo, despojando-a de autonomia prpria, ele representa uma dupla transgresso, (...) lido como uma violao das fronteiras de gnero e da conteno sexual, que definem a feminilidade, podendo por isso representar um desafio dominao masculina (BRANDO, 2010, 324).

11

direita: as cantoras estado unidenses Britney Spears e Madonna so a noiva e o noivo na encenao da cerimnia de casamento lsbico na premiao anual da MTV USA. Elas apresentam, respectivamente, atributos da drag Queen e do androgynous. esquerda: Fraque, 2003 desenhado pela dupla italiana Dolce&Gabbana. Imagens disponveis em es.paperblog.com

Terno, 2002 Desenho de Dolce&Gabbana, em homenagem Marlene Dietrich. Foto: Craig McDean/Vanity Fair. Disponvel em dvisible.com

Segundo KAUFMAN (2009), a androginia est positivamente associada a resultados relacionados habilidade de manter relacionamentos sociais, bem-estar psicolgico, satisfao de vida, otimismo, acurado senso de identidade e criatividade. As imagens culturais podem gerar, nessa conjuntura, uma maior aceitao do indivduo andrgino com sua identidade e da
12

comunidade para com a diversidade de gneros. A crise dos papis sexuais perpassa por uma srie de negociaes de poder e as aparies andrginas, que evocam caractersticas de liberdade e maleabilidade, habilidades essenciais para o desenvolvimento de interaes sociais, podem servir de fomento ao empoderamento, ao ampliarem os atributos de liderana e ousadia do esteretipo masculino s mulheres. Referncias: BRANDO, A. Da sodomita lsbica: o gnero nas representaes do homoerotismo feminino. IN: Revista Anlise Social, vol. XLV, num. 195, 2010, Lisboa. COURA, K. A Famlia Encolheu. Revista Veja, edio 2244, 23/11/11. GASPARELLI, L. Mosaico e hipertexto nos videoclipes Vogue, de Madonna. Artefactum Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia, ano 2, num. 2, fev. 2009, Rio de Janeiro. GONZATTO, M. Chefes de famlia: elas que mandam. Zero Hora, Porto Alegre, 17/11/11. KAUFMAN, S. Androgyny, creativity and pop culture: the decay of civilization or the promotion of creativity?. Psychology Today Magazine, March 2010. NEPUMOCE, M. Ser e no ser: a ambivalncia nas identidades de gnero. Revista rtemis, num. 2, julho de 2005, Joo Pessoa. PRINS,B. e MEIJER, I. Como os corpos se tornam matria: entrevista com Judith Butler. IN: Revista Estudos Feministas, vol.10, num. 1, 2002, Rio de Janeiro. PRIORE, M. Corpo a corpo com a mulher. SP: Senac, 2000. SOUZA, E. e BALDWIN, J. A construo social dos papis sexuais femininos. Psicologia, reflexo e crtica. vol. 13, n. 3, 2000, Porto Alegre.

Internet:
13

FURTADO,

J.

Identidade

masculina

publicidade:

uma

discusso

contempornea. Estudos Multidisciplinares de Cultura, Salvador, 2007. Disponvel em: http://www.cult.ufba.br/enecult2007/JulianadeAssisFurtado.pdf. Acesso em: 10 de jan. de 2012. MORAES, E. O sentido-sujeito Madonna e a representao de sua identidade para a Amrica Latina de La Isla Bonita. Anais do I Congresso de Comunicao Ibero-Americana, So Paulo, 2011. Disponvel em: http://

confibercom.org/anais2011/pdf/110.pdf. Acesso em: 10 de jan. de 2012.

Referencias das imagens: http://dvisible.com. Acesso em: 10 de jan. de 2012. http://es.paperblog.com. Acesso em: 10 de jan. de 2012. http://faroldereminiscencias.blogspot.com. Acesso em: 10 de jan. de 2012. http://musica.terra.com.br. Acesso em: 10 de jan. de 2012. http://thequeensofcouture.blogspot.com. Acesso em: 10 de jan. de 2012. http://www.mad-eyes.net. Acesso em: 10 de jan. de 2012. http://www.vmuzike.net. Acesso em: 10 de jan. de 2012.

14

Вам также может понравиться