Вы находитесь на странице: 1из 8

COMPANHIA EDITORA DE PERNAMBUCO CEPE CONCURSO PBLICO

DADOS DE IDENTIFICAO DO CANDIDATO No deixe de preencher as informaes a seguir. Prdio Sala

Nome

N de Identidade

rgo Expedidor

UF

N de Inscrio

TCNICO DE PR-IMPRESSO
ATENO Abra este Caderno, quando o Fiscal de Sala autorizar o incio da Prova. Observe se o Caderno est completo. Ele dever conter 40 (quarenta) questes objetivas de mltipla escolha com 05 (cinco) alternativas cada, sendo 10 de Lngua Portuguesa, 10 (dez) de Raciocnio Lgico e 20 (vinte) de Conhecimentos Especficos. Se o Caderno estiver incompleto ou com algum defeito grfico que lhe cause dvidas, informe, imediatamente, ao Fiscal. Uma vez dada a ordem de incio da Prova, preencha, nos espaos apropriados, o seu Nome completo, o Nmero do seu Documento de Identidade, a Unidade da Federao e o Nmero de Inscrio. Para registrar as alternativas escolhidas nas questes objetivas de mltipla escolha, voc receber um Carto-Resposta de Leitura tica. Verifiquese oNmero de Inscrioimpresso no Carto coincide com o seuNmero de Inscrio. As bolhas constantes do Carto-Resposta devem ser preenchidas, totalmente, com caneta esferogrfica azul ou preta. Preenchido o Carto-Resposta, entregue-o ao Fiscal e deixe a sala em silncio.

BOA SORTE!

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO 01 para as questes de 01 a 05. Gosto daquela histria das duas famlias que moravam uma em frente outra. Todos os dias, o marido de uma das casas, ao voltar do trabalho, encontrava a esposa reparando as roupas sujas penduradas na rea da casa vizinha. Ficava indignada. No entendia por que no as lavava adequadamente primeiro, para s depois coloc-las no varal. E dizia isso com impacincia e com a certeza de que a vizinha era descuidada e suja. Depois de algum tempo, cansado das reclamaes da mulher, o marido deu uma sugesto simples e bvia. Disse a ela que limpasse o vidro da janela da sala deles, que estava imundo, e, ento, veria que no eram as roupas da vizinha que estavam sujas. Histria simples com um ensinamento de grande significado. O descuido com a limpeza no era da vizinha. fcil jogar a culpa no outro. O problema sempre do outro. Ser Filho da Luz iluminar a vida para que os meus problemas sejam resolvidos. Para isso, preciso assumir que eles existem. Na histria, a mulher no imaginava que era a sua vidraa que estava suja. Essa uma questo importante. A dificuldade em ver o meu problema faz com que eu no consiga solucion-lo. O primeiro passo para levantar ter a percepo da queda.
ROSSI, Padre Marcelo. GAPE. p.34. Ed. Globo. 2010.

01. Em uma das passagens do texto, o autor utiliza-se de termos para indicar que a ao acontecia cotidianamente. Assinale a alternativa que a contm. A) Depois de algum tempo. B) Todos os dias. C) Na histria. 02. Observe os verbos grifados abaixo: I. ...o marido deu uma sugesto simples e bvia. II. ...o problema sempre do outro. III. ...no entendia por que no as lavava adequadamente... IV. ...para que os meus problemas sejam resolvidos. Sobre eles, assinale a alternativa que contm uma declarao CORRETA. A) B) C) D) E) No item I, o verbo indica uma ao que se repete vrias vezes no tempo. No item II,a ao verbal ainda ocorrer. No item III, o tempo verbal indica que a ao se repetiu vrias vezes no passado. No item IV, o verbo exprime ao concreta, fato real. Tanto o verbo do item I quanto o do item IV pertencem ao modo indicativo.

D) Ao voltar do trabalho. E)Para isso.

03. Ao utilizar-se do trecho O problema sempre do outro, o autor pretendeu afirmar que A) B) C) D) E) as pessoas so muito humildes, reconhecendo seus prprios erros. nem todos os indivduos enxergam suas competncias dirias. sempre as pessoas enxergam apenas os defeitos alheios. frequentemente, as pessoas so solidrias dor do prximo. raramente, a humanidade se compadece com o problema do outro.

04. Observe os termos abaixo grifados: I. II. III. IV. Gosto daquela histria das duas famlias que moravam... ...nas roupas sujas penduradas na rea da casa vizinha... fcil jogar a culpa no outro. ...o marido deu uma sugesto simples e bvia.

Somente est CORRETO o que se afirma na alternativa A) B) C) D) E) No item I, ambos os termos so paroxtonos terminados em ditongo crescente, da serem acentuados. No item II, o termo proparoxtono terminado em ditongo, razo por que acentuado. No item III, a tonicidade recai na antepenltima slaba. No item IV, o acento se justifica por ser paroxtona terminada em hiato. Apenas nos itens I e IV, os termos se acentuam pela mesma razo, paroxtonos terminados em ditongo. 2

05. Analisando-se o trecho abaixo: No entendia por que no as lavava adequadamente primeiro, para s depois coloc-las no varal. CORRETO afirmar que A) os pronomes sublinhados indicam que ambos os verbos, lavar e colocar, exigem complemento sem ser regido de preposio. B) os pronomes sublinhados fazem referncia ao termo casas. C) a forma verbal lavava exige complemento preposicionado, enquanto colocar no o exige. D) os pronomes sublinhados se referem a roupas limpas. E) apenas a forma verbal lavava pede complemente sem ser regido de preposio. 06. Quando o autor se utilizou do trecho abaixo: O primeiro passo para levantar ter a percepo da queda,ele buscou demonstrar ao leitor que A) B) C) D) E) todo ser humano deve se orgulhar dos seus valores. as pessoas precisam ser conscientes do erro dos outros. na vida, precisamos estar conscientes das nossas fragilidades, dos nossos tombos e saber recomear. todo recomeo doloroso e quase impossvel. em nossas vidas, os primeiros passos produzem sempre quedas.

TEXTO 02 para as questes de 07 a 10. 07.Quanto tipologia textual, CORRETO afirmar que o texto 02 "Era alto, magro, vestido todo de preto, com o pescoo entalado num colarinho direito. O rosto aguado no queixo iase alargando at calva, vasta e polida, um pouco amolgado no alto; tingia os cabelos que de uma orelha outra lhe faziam colar por trs da nuca - e aquele preto lustroso dava, pelo contraste, mais brilho calva; mas no tingia o bigode; tinha-o grisalho, farto, cado aos cantos da boca. Era muito plido; nunca tirava as lunetas escuras. Tinha uma covinha no queixo, e as orelhas grandes muito despegadas do crnio. "
(Ea de Queiroz - O Primo Baslio)

A) descritivo.

B) narrativo.

C) expositivo.

D) injuntivo.

E) argumentativo

08. Em qual das alternativas, a letra S do termo sublinhado tem som de Z? A) ...vestidotodo de preto... B) ...pelo contraste... C) ...nunca tirava as lunetas... D) ...tinha-o grisalho... E) O rosto aguado...

09.Observe o texto abaixo: "Era alto, magro, vestido todo de preto, com o pescoo entalado num colarinho direito. Se o sujeito passasse a serelas, e o termo colarinho fosse substitudo por gola, a construo CORRETA estaria contida na alternativa A) B) C) D) E) Eram altas, magras, vestida todo de preto, com o pescoo entalado numa gola direita. Eram altas, magras, vestidas todas de preto, com o pescoo entalada numa gola direita. Eram altas, magras, vestida toda de preto, com o pescoo entalado numas golas direitas. Eram altas, magras, vestidas todas de preto, com os pescoos entaladas numa gola direito. Eram altas, magras, vestidas todas de preto, com os pescoos entalados numa gola direita.

10. Observe as VRGULAS existentes no trecho abaixo: ... tinha-o grisalho, farto, cado aos cantos da boca. Assinale a alternativa que contm a justificativaCORRETA para o emprego destas vrgulas. A) B) C) D) E) Separa oraes subordinadas. Separa oraescoordenadas . Isola o aposto. Separa elementos de mesma funo sinttica. Separa o vocativo. 3

RACIOCNIO LGICO
11. Considere e ambos nmeros reais. Sabendo-se que, se > 3, ento < 12, CORRETO afirmar que, necessariamente, A) quando = 8, ento = 8 B) quando = 8, ento 12 C) quando = 20, ento < 3 D) quando = 20, ento > 3 E) quando = 20, ento 3

12. Considere o seguinte diagrama de Venn (Figura 1), representando as relaes entre os subconjuntos A, B e Cde um mesmo conjunto universo. Se nenhum destes conjuntos vazio, ento a parte hachurada do diagrama corresponde ao conjunto ( ) ( ) ( )

A) B) C) D) E)

Figura 1

13. Considere 10 lanamentos independentes de uma moeda no viciada de duas faces (CARA e COROA). A probabilidade de, em nenhum destes lanamentos, cair uma face CARA A) maior que 1% B) menor que 1% C) igual a 10%

D) igual a 50% E) maior que 50%

14. Na sequncia , , , , , os termos so todos nmeros reais e esto em progresso aritmtica. Se o termo igual soma dos termos e , e o termo o dobro do termo , ento o termo desta sequncia igual a: A) B) C) D) E) 51 52 1 + 2 1 + 3 1 + 4

15. Se = 4 + 0,545454 , ento: A) 5 11 = 1 10 B) 5 11 = 10 C) 11 5 = 1 10 D) 11 5 = 10 E) 5 = 1 10 16. Considere as afirmaes: 1. 2. 3. 4. 5. Todas as pessoas de bem so pessoas religiosas. Nenhuma pessoa de bem uma pessoa religiosa. Algumas pessoas de bem no so pessoas religiosas. Algumas pessoas religiosas no so pessoas de bem. Nenhuma pessoa religiosa uma pessoa de bem.

Assinale a alternativa CORRETA. A) A negao da alternativa (1) a alternativa (2). B) A negao da alternativa (1) a alternativa (3). C) A negao da alternativa (2) a alternativa (5). 4

D) As afirmaes (2) e (3) so equivalentes. E)As afirmaes (3) e (4) so equivalentes.

17. Se o Mximo Divisor Comum (MDC) entre dois nmeros naturais e 315, e o Mnimo Mltiplo Comum entre os nmeros e 1575, ento o produto igual a A) 105. B) 4725. C) 7875.

D) 165375. E)496125.

18. Considere a afirmao Todas as pessoas inteligentes gostam de matemtica. Assinale a afirmativa abaixo que corresponde a uma violao desta afirmao. A) B) C) D) E) Existem pessoas que gostam de matemtica e no so inteligentes. Nenhuma pessoa que goste de matemtica inteligente. Nenhuma pessoa que inteligente gosta de matemtica. Existem pessoas que gostam de matemtica e no so inteligentes . Existem pessoas inteligentes que no gostam de matemtica.

19. Dado um conjunto finito , chamamos de conjunto das partes de ou () ao conjunto cujos elementos so todos os subconjuntos de . Se = {, , , {, }}, CORRETO afirmar que A) B) C) D) E) elemento do conjunto . elemento do conjunto . 1 elemento do conjunto . = {1} = 1 {}

20. Em uma sala com 16 estudantes, foi aplicado um teste de 10 questes de mltipla escolha, valendo 1,0 ponto cada resposta correta e 0,0 ponto cada resposta errada. Nessas condies, correto afirmar que A) se a mdia aritmtica das notas da sala de exatos 5,0 pontos, ento, pelo menos, metade dos alunos tirou, necessariamente, 5,0 ou menos pontos no teste. B) se a mdia aritmtica das notas da sala de exatos 5,0 pontos, ento, pelo menos, metade dos alunos tirou, necessariamente, 5,0 ou mais pontos no teste. C) se algum aluno tirou 10,0 pontos, e a mdia aritmtica das notas da sala de 5,0 pontos, ento outro aluno tirou, necessariamente, nota 0,0. D) se a mdia aritmtica das notas da sala de exatos 5,0 pontos e nem todas as notas so iguais, ento, necessariamente, haver notas abaixo e notas acima da mdia. E) se a mdia aritmtica das notas da sala de exatos 5,0 pontos, e 9 (nove) das notas atribudas foram iguais a 10,0, ento, necessariamente, as notas restantes foram todas iguais a 0,0.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21. Sobre o fluxo produtivo grfico conhecido por Computer-To-Film, um marco para a indstria grfica, assinale a afirmativa CORRETA. A) Essa tecnologia consiste no uso de uma plattesetter, que grava os grafismos e contragrafismos direto na chapa. B) Essa tecnologia consiste no uso de impressora sem linguagem Post Script, para gerar os fotolitos e depois enviar para produo. C) Esse processo est baseado na produo direta do computador para os filmes com o uso de imagesetter, a qual grava os grafismos, que sero utilizados para gravao das matrizes de impresso offset. D) Essa tecnologia no contribuiu para o avano tecnolgico, tendo em vista que usava no processo produtos qumicos nocivos sade. E) Essa tecnologia se torna vivel para pequenas tiragens. Como os custos fixos de produo so proporcionais quantidade de impressos, para as grandes tiragens, o preo torna-se invivel. 22. Sobre produo grfica, o que se entende por tira de cor, tira de controle ou barra de controle? A) B) C) D) E) indispensvel para o controle do impresso. Assegura a legibilidade do impresso. uma tira de cor que ajuda o ajuste final do pr-impressor, tendo em vista melhorar o desempenho da imagesetter. um elemento que foi inserido no processo de impresso desde a tipografia. Trata-se de uma estreita barra de cor padronizada, que ser descartada quando da finalizao do impresso, mas que fundamental para o controle de qualidade por parte do impressor e inspetor de qualidade, ajudando, assim, a padronizao no impresso final. 5

23. Dentre alguns problemas em artes grficas, enfatiza-se o Moir, que consiste A) B) C) D) em problemas no gerenciamento de links, no momento do fechamento do arquivo. na hora de converter em curvas as fontes. no fato de dois padres de retculas- com frequncia e ou inclinaes diferentes- serem aplicados um sobre o outro. no encaixe de cores, no momento da impresso, e, por motivos mecnicos, o impressor no consegue ajustes finos no encaixe, produzindo, assim, impressos manchados. E) no fato de que, no momento em que o CTP gera uma imagem latente no fotolito, produz-se um fantasma no impresso. 24. Sabendo-se o que o sangramento e sua importncia, CORRETO afirmar que A) se por um acaso existir imagens a serem sangradas, deve-se procurar criar seu layout, j pensando se h possibilidade de sangria nos objetos que nela contm. B) se deve colocar imagens prximas rea de corte, sem se preocupar com possveis variaes no corte dos impressos. C) no h problemas, pois h prazos a serem cumpridos. D) isso mito, sangramento um detalhe que no deve ser levado em conta. E) preciso usar EPIs para evitar possveis acidentes, levando, assim, a possveis sangramentos. 25. Sabendo-se que o preto puro pode ficar com aspecto lavado, CORRETO afirmar que A) B) C) D) E) na hora da impresso, deve ser usado um preto especial. o preto j escuro e no precisa de calo. os papis especiais no precisam desse tipo de configurao. com a lineatura correta, j se resolve tal problema. se deve sempre calar com cyan uma superfcie muito grande que esteja em preto (C40, M 0, Y 0 e K100).

26. O que so programas compactadores? A) B) C) D) E) So ferramentas utilizadas para compactar papis. So programas que usam algoritmos capazes de reduzir o tamanho de um determinado arquivo. So programas usados em empresas modernas. So programas de controle de qualidade que visam compactar prazos e custos. So softwares que compactam a espessura dos papis; sendo assim, a grfica poder modificar gramatura dos papis disponveis em seu estoque.

27. Sobre overprint Black, assinale a alternativa CORRETA. A) B) C) D) E) Essa opo facilita a leitura de textos impressos em papel branco. As fotos ficam com mais nitidez. Quando ativamos essa opo, o preto sobrepe todas as cores, evitando, assim, filetes brancos nos impressos. Foram observadas facilidades no alceamento. As fotos no padro RGB ficaram com maior qualidade aps o fechamento, ativando o overprint Black.

28. Sobre o termo interpolao, assinale a alternativa CORRETA. A) B) C) D) um efeito especial, utilizado no Photoshop para retirar imperfeies em imagens digitais Muito usado em softwares de imposio, como o Preps. O Corel Draw aplica perfeitamente interpolao desde a verso 7.0. Quando possumos uma imagem com uma resoluo abaixo do ideal, podemos usar um recurso para aumentar sua resoluo, o que ameniza o serrilhado decorrente da pouca quantidade de pixel existente na imagem. E) Quando temos uma imagem que precisamos transformar retculas em pixels. 29. Um padro muito importante na indstria grfica offset a sobreposio (overprint) por default da tinta preta. Em que casos deve ser empregado? A) B) C) D) E) Nunca, pois o preto escuro e no faz diferena. Nunca, pois prejudicar o andamento do servio. Em casos isolados, tendo em vista que o texto pode ficar comprometido. Em publicaes cientficas com a perda de textos em livros impressos sobre demanda. Sempre, pois o preto ir sobrepor outras cores e, assim, no ficaro filetes brancos no impresso.

30. Sobre a definio deknockout, assinale a afirmativa CORRETA. A) o nome que se d a todo impresso com uma nica cor. B) Ao contrrio do overprint, quando temos uma reserva dos objetos ou textos com relao ao fundo, damos o nome de knockout. C) Significa que o impresso em questo ser impresso e cortado com faca especial. D) A separao de cores saiu errado com erros de acerto. E) opo muito importante, pois preserva e acentua as cores claras da imagem. 31. Sabendo-se que o padro CMYK subtrativo, CORRETO afirmar que A) um padro de cor usado nas impressoras matriciais, que melhora a qualidade das imagens impressas nesse sistema de impresso. B) um sistema usado desde as mquinas tipogrficas. C) os egpcios j utilizavam em suas mquinas imprimindo papiros. D) um modelo de cor profissional adotado universalmente para o sistema de impresso offset. E) o sistema de cor que possui cores primrias, sendo elas: cyan, marrom, amarelo e preto. 32. As cores fazem parte da nossa vida cotidiana e de nossa vida profissional. Sobre isso, CORRETO afirmar que A) B) C) D) E) o universo das cores infinito, mas todas elas podem ser impressas fielmente em qualquer grfica. as cores existem por causa dos pigmentos que, misturados, entre si, resultam em novas cores. as cores comearam a existir aps a inveno das tintas offset. o resultado da mistura ptica entre as cores magenta e cyan ser a cor verde. a cor existe por causa de trs entidades: a luz, o objeto visualizado e o observador.

33. Como padro, o sangramento de imagens e as ilustraes vetoriais devem ter entre A) B) C) D) E) 10 e 20mm. 1 e 0,5mm. 0,5mm e 1mm. 3 e 5mm. 3 e 5cm.

34. Cada retcula de ponto redondo tem seu ngulo perfeito. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA. A) C5,M2,Y45 , K15 B) Y90, M75, K45,C15 C) C45, M30,Y25, K15 35. Sobre ganho de ponto ptico, assinale a afirmativa CORRETA. A) As retculas diminuem aps a impresso, afetando, assim, a qualidade final do material. B) Depois da impresso, as imagens ficam ligeiramente mais claras. C) Est relacionado com a contaminao das tintas nas torres das mquinas impressoras. D) Est relacionado com a cor do papel que influencia as cores e os tons das imagens. E) Pessoas com problemas visuais enxergam as retculas deformadas. 36. Sobre a importncia do Trap na hora do fechamento de arquivo, assinale a alternativa CORRETA. A) B) C) D) E) Facilita no momento da imposio de pginas. indispensvel no momento do corte do impresso. Melhora a nitidez das fotos aps impresso. Textos abaixo de 8 pontos em fundo branco devem obrigatoriamente ter Trap. Permite que pequenas variaes de registro (alinhamento) ocorram, sem que a cor do papel aparea.

D) C10, M12, Y25, K45 E) Y9,M15,Y12 K25

37. No Photoshop, no menuEdit, a opo Collor Settings possibilita A) B) C) D) E) configurar a numerao de pgina. anular e modificar cores de reas especficas da imagem. criar ou selecionar um perfil de cor existente, antes de converter imagens RGB em CMYK. compensar o ganho de ponto da imagem. criar perfis que podero automatizar funes de recorte e mudanas na resoluo, no tamanho das imagens. 7

38. No programa Indesign, a opo Spot significa A) B) C) D) E) uma cor da escala Europa. uma cor de CMYK. cores claras. cores escuras e vvidas. uma cor especial, que permite gerar, com isso, um filme ou chapa a mais da escala CMYK.

39. No uso das lentes no programa Corel Draw, deve-se A) B) C) D) E) sempre usar lentes em textos, principalmente em fontes pequenas. no usar lentes, sobrepondo caixa de textos ou no prprio texto, pois este ficar serrilhado. us-las na gerao de arquivo Post Script. O resultado para impresso offset servir para impresso em dados variveis. alterar o percentual para 50%, deixando-a correta para uso com tons escuros e vvidos. possuir compatibilidade com qualquer programa grfico, sem precisar export-la.

40. O arquivo PortableDocumentFormat-PDF possui propriedades prprias. Com o intuito de cri-lo, deve-se A) utilizar procedimentos simples; j se obtm resultados satisfatrios, como, por exemplo: tendo um livro com 300 ou mais pginas, deve-se converter as fontes em curva, inclusive as fotos enviadas e, consequentemente, aplicar o comando paste no Acrobat para poder gerar PDF/X-1a. B) enviar o arquivo nativo para o RIP, podendo-se obter PDF de excelente qualidade. C) exportar os arquivos inicialmente como EPS para posterior converso em PDF/X-1. D) converter os arquivos a partir de um arquivo fechado do tipo Post Script, normalmente com o uso da ferramenta Acrobat Distiller, exportados diretamente, a partir das verses mais recentes dos aplicativos profissionais de paginao. E) exportar o arquivo nativo, de forma que seja convertido em curvas e depois, em PDF, no Acrobat Reader.

Вам также может понравиться