Вы находитесь на странице: 1из 11

CONCURSO PBLICO

S01 V
TARDE

CDIGO

PROVA

ATENO: VERIFIQUE SE CDIGO E PROVA DESTE CADERNO DE QUESTES CONFEREM COM O SEU CARTO DE RESPOSTAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO GONALO

ANALISTA EM GESTO PBLICA


FRASE PARA EXAME GRAFOLGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTO DE RESPOSTAS)

Tenha coragem de fazer uma revoluo em sua vida e v atrs do que dita a sua alma.
Roberto Shinyashiki A
1.

proac

coseac

Universidade Federal Fluminense

O Caderno de Questes contm questes de mltipla-escolha, cada uma com 5 opes A, B,C, D e E. 2. Ao receber o material, verifique no Carto de Respostas seu nome, nmero de inscrio, data de nascimento, cargo e prova. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. No sero aceitas reclamaes posteriores. 3. Leia atentamente cada questo e assinale no Carto de Respostas a opo que responde corretamente a cada uma delas. O Carto de Respostas ser o nico documento vlido para a correo eletrnica. O preenchimento do Carto de Respostas e a respectiva assinatura sero de inteira responsabilidade do candidato. No haver substituio do Carto de Respostas, por erro do candidato. 4. Observe as seguintes recomendaes relativas ao Carto de Respostas: - A maneira correta de marcao das respostas cobrir, fortemente, com esferogrfica de tinta azul ou preta, o espao correspondente letra a ser assinalada. - Outras formas de marcao diferentes implicaro a rejeio do Carto de Respostas. - Ser atribuda nota zero s questes no assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcao de mais de uma opo, e as emendadas ou rasuradas. 5. O fiscal de sala no est autorizado a alterar qualquer destas instrues. Em caso de dvida, solicite a presena do coordenador local. 6. Voc s poder retirar-se definitivamente do recinto de realizao da prova aps 1 hora contada do seu efetivo incio, sem levar o Caderno de Questes. 7. Voc s poder levar o prprio Caderno de Questes caso permanea na sala at 1 hora antes do trmino da prova. 8. Por motivo de segurana, s permitido fazer anotao durante a prova no Caderno de Questes e no Carto de Respostas. Qualquer outro tipo de anotao ser motivo de eliminao automtica do candidato. 9. Aps identificado e instalado na sala, voc no poder consultar qualquer material, enquanto aguarda o horrio de incio da prova. 10. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at que o ltimo candidato entregue o Carto de Respostas. 11. Ao terminar a prova, de sua responsabilidade entregar ao fiscal o Carto de Respostas. No esquea seus pertences. 12. O Gabarito Oficial da Prova Objetiva ser disponibilizado no site www.concursos.uff.br, conforme estabelecido no Cronograma.

BOA PROVA!

LNGUA PORTUGUESA
Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. OL! TIA NASTCIA Dia 20 de novembro: Dia Nacional da Conscincia Negra. 1 Conscincia uma qualidade psquica, um atributo do esprito. Grosso modo, poderamos dizer que a conscincia a capacidade que cada um tem de perceber a relao entre si prprio e o ambiente em que vive. Ser consciente, portanto, no propriamente perceber-se no mundo e, sim, 'ser no mundo'. O Dia Nacional da Conscincia Negra foi sugerido pelo Movimento Negro em contraposio ao 13 de maio e foi institudo pelo Projeto-Lei de nmero 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, que tambm incluiu no currculo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro-Brasileira. 2 O 20 de novembro foi indicado porque foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi. Descendente de guerreiros angolanos, Zumbi foi o grande lder do Quilombo dos Palmares. Seu nome significa o guerreiro, a fora do esprito presente. A troca da data da festividade foi significativa, pois Zumbi e Palmares so os verdadeiros smbolos da luta dos negros pela sua liberdade. Sabemos que os negros contriburam muito para a nossa histria em todos os aspectos: polticos, sociais, econmicos, religiosos, literrios, musicais, gastronmicos e tantos outros. , portanto, no s necessria como imperiosa a valorizao da cultura afro-brasileira em nossas escolas, para que o olhar sobre a nossa histria no seja mirado atravs de lentes desfocadas. 3 certo que a memria deste heri nacional envolve todos ns no sentido de se continuar lutando pela edificao de uma sociedade na qual todos tenham igualdade real de direitos e de oportunidades. E igualdade, com certeza, s conseguiremos, em sua plenitude, atravs da Educao, vertente nica em que se podem buscar novos horizontes de socializao de bens e de cidadania. Sei que no estou dizendo nenhuma novidade, mas parece que o bvio, exatamente por ser bvio, fica merc de se situar num plano secundrio. De tanto que se ouve, no se ouve mais. Fica banal. Mas, mesmo assim, vou repetir: a nica sada para transformar a realidade de pobreza e corrupo do homem a Educao. 4 A Educao a ncora que pode fincar a conscincia humana num terreno frtil para se plantar e colher a modificao da realidade social e econmica do mundo. A Educao torna o homem conhecedor da existncia das diversas culturas, das diversas formas de pensar, enfim, da

diversidade do humano, e este homem, assim preparado, passa, conscientemente, a respeitar a igualdade na diferena e a diferena na igualdade. 5 O que no podemos perder o equilbrio e a medida das coisas, transformando realidades complexas e plurais em um pensamento simplista e unilateral. Refiro-me, aqui, polmica criada sobre a obra do escritor Monteiro Lobato. Monteiro Lobato foi um grande homem, um grande brasileiro e um dos maiores escritores em todo o mundo de histrias para crianas. O que no podemos deixar de ver o contexto histricosocial em que sua obra foi escrita, assim como no podemos ignorar a necessidade dos quilombos e no podemos deixar de exaltar a luta armada de Zumbi, quela poca, contra o branco escravagista. Naquele Brasil colnia era assim que tinha de ser. 6 A memria que tenho da minha infncia e que guardo at hoje de negros e negras est embalada pelo carinho, pela ternura e pela retido de Tia Nastcia, amiga de Dona Benta e tratada to respeitosamente por aquelas crianas e adultos que viviam num stio Picapau Amarelo verdadeiro 'Paraso Perdido'. Ainda ouo sua voz um pouco rouca, mas cheia de tons e matizes, de altos e baixos, de brados e sussurros, contando e cantando histrias do folclore brasileiro no livro de Monteiro Lobato, Histrias de Tia Nastcia. 7 Que bom, Tia Nastcia, que voc existe at hoje e sempre dentro de mim! Tomara que voc possa existir, tambm, hoje e sempre dentro do corao das crianas de todo o Brasil!
(OLIVEIRA, Marlene Salgado de. Jornal de So Gonalo, 20/11/2010.)

02

1. Com segura erudio, a ilustre educadora gonalense, Professora Marlene Salgado de Oliveira, nos brinda com um texto repleto de informaes e de notveis conceitos de cidadania, de educao e de cultura literria brasileira. De acordo com a autora, preciso que se cultivem e se preservem os valores abaixo, EXCETO: A) a conscincia, como capacidade que cada um tem de perceber a relao entre si prprio e o ambiente em que vive, conseguindo no propriamente perceber-se no mundo, mas sim 'ser no mundo'. B) a valorizao da cultura afro-brasileira nas escolas, para que o olhar sobre a nossa histria no seja mirado atravs de lentes desfocadas. C) a luta pela edificao de uma sociedade na qual todos tenham igualdade real de direitos e de oportunidades. D) a educao como ncora que pode fincar a conscincia humana num terreno frtil para se plantar e colher a modificao da realidade social e econmica do mundo. E) a manuteno do equilbrio e da medida das coisas, transformando realidades complexas e plurais em um pensamento simplista e unilateral.

3. A respeito da educao, a autora manifesta os pensamentos abaixo, COM EXCEO do que est expresso em: A) nica sada para transformar a realidade caracterizada pela pobreza e corrupo dos homens, transformando-os em cidados ricos e honestos. B) ao que torna o homem conhecedor da existncia das diversas culturas, das diversas formas de pensar, enfim, da diversidade do humano. C) processo por meio do qual se poder obter a igualdade real de direitos e de oportunidades em sua plenitude. D) vertente nica em que se podem buscar novos horizontes de socializao de bens e de cidadania. E) formao que prepara o homem para, conscientemente, respeitar a igualdade na diferena e a diferena na igualdade.

4. A locuo adverbial em caixa alta no trecho GROSSO MODO, poderamos dizer (1 pargrafo) significa: A) B) C) D) E) meticulosamente. de modo detalhado. realisticamente. de modo genrico. finalmente.

2. A figura de Tia Nastcia, personagem do insigne escritor brasileiro Monteiro Lobato, surge no texto como uma lembrana extremamente positiva para a autora, em razo, principalmente: A) da recente polmica criada em torno da obra de Monteiro Lobato, um dos maiores contadores de histrias para crianas em todo o mundo. B) de a infncia da autora ter sido embalada pelo carinho, ternura e retido da negra Tia Nastcia. C) do tratamento respeitoso que as crianas e adultos do Stio do Picapau Amarelo dispensavam a Tia Nastcia. D) do fato de Tia Nastcia ter sido uma estudiosa do folclore brasileiro, notabilizando-se por cantar as histrias com voz rouca, mas cheia de tons e matizes, de altos e baixos, de brados e sussurros. E) de a imagem de Tia Nastcia ainda existir fortemente no corao da autora e das crianas de todo o Brasil.

5. Das alteraes feitas abaixo na redao do fragmento , portanto, no s necessria como imperiosa a valorizao da cultura afro-brasileira em nossas escolas (2 pargrafo), aquela em que se modificou o sentido original do texto : A) , por conseguinte, necessria e imperiosa a valorizao da cultura afro-brasileira em nossas escolas. B) , por isso, necessria, alm de imperiosa, a valorizao da cultura afro-brasileira em nossas escolas. C) , pois, no s necessria, mas tambm imperiosa, a valorizao da cultura afrobrasileira em nossas escolas. D) Porquanto, necessria bem como imperiosa a valorizao da cultura afro-brasileira em nossas escolas. E) Logo, necessria tanto quanto imperiosa a valorizao da cultura afro-brasileira em nossas escolas.

03

6. No trecho mas parece que o bvio, exatamente por ser bvio, fica merc de se situar num plano secundrio (3 pargrafo), a locuo merc de aparece corretamente grafada com o acento indicativo da crase. Das frases abaixo, aquela em que no ocorre crase na locuo, no se justificando, por isso, o emprego do acento indicativo da crase, : A) proporo que lia as obras de Monteiro Lobato, mas se encantava com seus personagens. B) As sociedades em que a educao tratada como prioridade esto quilmetros frente das outras. C) Na poca de Zumbi, os combatentes ficavam cara cara com os inimigos. D) As obras de construo do monumento a Zumbi foram feitas custa do Movimento Negro. E) Estar distncia de um contexto histricosocial no justifica anlises incorretas de pessoas e fatos.

8. Abaixo foram transcritas frases do texto, ora na voz ativa, ora na voz passiva. Ao lado de cada uma foi feita a transposio de voz: se na ativa, para a passiva; se na passiva, para a ativa. A opo em que as duas frases esto na mesma voz : A) O Dia Nacional da Conscincia Negra foi sugerido pelo Movimento Negro em contraposio ao 13 de maio (1 pargrafo) / O Movimento Negro sugeriu o Dia Nacional da Conscincia Negra em contraposio ao 13 de maio. B) e foi institudo pelo Projeto-Lei de nmero 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003 (1 pargrafo) / e o Projeto-Lei de nmero 10.639 o instituiu, no dia 9 de janeiro de 2003. C) O 20 de novembro foi indicado porque foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi (2 pargrafo) / Indicou-se o 20 de novembro porque foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi. D) certo que a memria deste heri nacional envolve todos ns (3 pargrafo) / certo que todos ns somos envolvidos pela memria deste heri nacional. E) Sei que no estou dizendo nenhuma novidade (3 pargrafo) / Sei que nenhuma novidade est sendo dita por mim.

7. O perodo De tanto que se ouve, no se ouve mais (3 pargrafo) encerra um pensamento enftico, obtido com base num raciocnio contraditrio, e est estruturado em duas oraes entre as quais se pode depreender a seguinte relao de sentido: A) B) C) D) E) concesso e restrio. causa e consequncia. meio e finalidade. hiptese e condio. base analgica e comparao.

9. Nos trechos abaixo transcritos do texto esto em caixa alta termos que so responsveis pela coeso textual e, ao lado, os vocbulos ou expresses a que eles se referem no texto. Est INCORRETA a indicao da referncia em: A) QUE tambm incluiu no currculo oficial da Rede de Ensino (1 pargrafo) / o Projeto-Lei de nmero 10.639. B) SEU nome significa o guerreiro, a fora do esprito presente (2 pargrafo) / Zumbi. C) E igualdade, com certeza, s conseguiremos, em SUA plenitude, atravs da Educao (3 pargrafo) / sociedade. D) O que no podemos deixar de ver o contexto histrico-social em que SUA obra foi escrita (5 pargrafo) / Monteiro Lobato. E) Ainda ouo SUA voz um pouco rouca (6 pargrafo) / Tia Nastcia.

04

10.No vocbulo em caixa alta no trecho e no podemos deixar de EXALTAR a luta armada de Zumbi (5 pargrafo), a letra X soa como /Z/, grafia que pode constituir uma dificuldade ortogrfica. Dos pares abaixo, aquele com vocbulo INCORRETO, por NO se grafar com X, : A) B) C) D) E) exmio / exitar. exarar / exequvel. exorbitar / exlio. xodo / exumar. inexorvel / exorcismo.

13.As vrgulas empregadas no perodo E igualdade, com certeza, s conseguiremos, em sua plenitude, atravs da Educao, vertente nica em que se podem buscar novos horizontes de socializao de bens e de cidadania (3 pargrafo) justificam-se pelas seguintes razes: A) as duas primeiras, para separar vocativo; a terceira e quarta, para separar termo intercalado; e a quinta, para separar aposto. B) as quatro primeiras, para separar termos intercalados; a quinta, para separar aposto. C) as quatro primeiras, para separar vocativo; a quinta, para separar adjunto adverbial. D) as duas primeiras e a terceira e quarta, para separar aposto; a quinta, para separar adjunto adverbial. E) as duas primeiras, para separar vocativo; as outras trs, para separar aposto. 14.Das alteraes feitas abaixo na redao da orao reduzida de gerndio no perodo O que no podemos perder o equilbrio e a medida das coisas, transformando realidades complexas e plurais em um pensamento simplista e unilateral (5 pargrafo), aquela em que h modificao substancial do sentido original do texto : A) O que no podemos perder o equilbrio e a medida das coisas e transformar realidades complexas e plurais em um pensamento simplista e unilateral. B) O que no podemos perder o equilbrio e a medida das coisas, bem como transformar realidades complexas e plurais em um pensamento simplista e unilateral. C) O que no podemos perder o equilbrio e a medida das coisas, de modo que se transformem realidades complexas e plurais em um pensamento simplista e unilateral. D) O que no podemos perder o equilbrio e a medida das coisas, proporo que se transformam realidades complexas e plurais em um pensamento simplista e unilateral. E) O que no podemos perder o equilbrio e a medida das coisas, a ponto de se transformarem realidades complexas e plurais em um pensamento simplista e unilateral.

11. Na frase exclamativa Que bom, Tia Nastcia, que voc existe at hoje e sempre dentro de mim! (7 pargrafo), o pronome mim, regido pela preposio de, est corretamente empregado. Das frases abaixo, aquela em que, de acordo com a norma culta da lngua, h erro no emprego do pronome de 1 pessoa : A) Entre ela contar histrias e eu ouvir, h enorme distncia. B) Para mim, ouvir Tia Nastcia contar histrias era muito agradvel. C) Entre Tia Nastcia e eu sempre houve timo relacionamento. D) Ela contava as histrias para eu ouvir. E) Entre mim e as demais crianas do stio formou-se profunda amizade.

12.Das alteraes feitas na redao da orao adjetiva no trecho O que no podemos deixar de ver o contexto histrico-social em que sua obra foi escrita (5 pargrafo), pode-se afirmar que est INCORRERTA, de acordo com as norma culta da lngua, a seguinte: A) O que no podemos deixar de ver o contexto histrico-social em torno do qual girava sua obra. B) O que no podemos deixar de ver o contexto histrico-social em cujo momento sua obra foi escrita. C) O que no podemos deixar de ver o contexto histrico-social em favor do qual sua obra foi redigida. D) O que no podemos deixar de ver o contexto histrico-social no qual sua obra foi produzida. E) O que no podemos deixar de ver o contexto histrico-social aonde sua obra foi criada.

05

15.Os elementos destacados em caixa alta no perodo O 20 de novembro foi indicado porque FOI neste dia, no ano de 1695, QUE morreu Zumbi (2 pargrafo) foram empregados para dar nfase data de morte do lder negro Zumbi. Das frases abaixo, aquela em que os termos em destaque foram usados com o mesmo sentido enftico : A) FOI no episdio de Palmares QUE Zumbi se destacou. B) A questo ERA, naquele momento, QUE os negros no tinham outra opo, a no ser lutar. C) A esperana QUE tudo se resolva sem derramamento de sangue. D) FOI para o comando uma surpresa QUE o soldado ainda estivesse vivo. E) Nosso desejo ERA QUE a paz fosse alcanada sem maiores traumas.

17.Acerca das disposies da Lei Orgnica de So Gonalo sobre o Poder Legislativo, a afirmao inteiramente correta : A) salvo similar disposio constitucional em contrrio, as deliberaes da Cmara Municipal de So Gonalo e de suas Comisses sero tomadas por maioria de votos, presente a maioria absoluta de seus membros. B) a Cmara Municipal, por seu Plenrio ou qualquer de suas Comisses, poder convocar o Prefeito para prestar, pessoalmente, informaes sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausncia sem justificao adequada. C) o Vereador que fixar residncia fora do Municpio deve ser licenciado. D) a Cmara de Vereadores reunir-se-, ordinariamente, no perodo de 15 de janeiro a 30 de junho e 1 de setembro a 15 de dezembro e nos dias e horas estabelecidos em seu Regimento lnterno. E) a Cmara Municipal pode reunir-se extraordinariamente, por motivo relevante e urgente, mediante convocao a requerimento de 2/3 (dois teros) de seus membros.

CONHECIMENTOS RELACIONADOS AO MUNICPIO DE SO GONALO


16.Os servios pblicos de interesse local do Municpio de So Gonalo: A) no podem ser organizados diretamente, mas, sim, prestados sob o regime de concesso. B) no podem ser organizados e prestados diretamente, mas, sim, sob o regime de concesso ou permisso. C) podem ser organizados e prestados diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, a includo o servio de transporte coletivo. D) no podem ser prestados diretamente, mas, sim, organizados e prestados sob regime de permisso. E) podem ser, parcialmente, prestados diretamente, ou inteiramente sob regime de concesso, mas no de permisso.

18. Leis que disponham sobre matria financeira; leis que tratem de concesso de auxlio ou subvenes: A) tanto estas quanto aquelas so da competncia privativa da Cmara Municipal. B) estas leis so da competncia privativa do Prefeito; aquelas, da competncia privativa da Cmara Municipal. C) aquelas leis so da competncia privativa do Prefeito; estas, da competncia privativa da Cmara Municipal. D) tanto estas quanto aquelas leis so da competncia privativa do Prefeito Municipal. E) estas leis so, parcialmente, da competncia privativa do Prefeito; aquelas, facultativamente da competncia da Cmara Municipal.

06

19.O julgamento do Prefeito Municipal pela prtica de crimes de responsabilidade da competncia do(a): A) Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro. B) Cmara Municipal. C) Assembleia Legislativa. D) Tribunal Regional Federal. E) Conselho Nacional de Justia.

22.O controle externo das despesas e gastos pblicos: A) no est a cargo da Cmara Municipal, mas sim do Conselho Estadual de Contas. B) est a cargo da Cmara Municipal, que o exerce com o auxlio do Conselho Estadual de Contas. C) est a cargo do Prefeito Municipal, que o exercer com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. D) est a cargo do Prefeito Municipal, que o exercer com o auxlio da Cmara Municipal. E) est a cargo da Cmara Municipal, que o exercer com o auxlio da secretaria Municipal da Fazenda.

20.A iseno de tributo municipal: A) depender, unicamente, da vontade da Cmara Municipal. B) no est explicitamente prevista na Lei Orgnica do Municpio de So Gonalo. C) est proibida pela Lei Orgnica do Municpio de So Gonalo. D) depender de decreto especfico, de iniciativa do Prefeito ou da Cmara Municipal. E) depender de lei especfica, de iniciativa exclusiva do Poder Executivo.

23.Dcadas em que se deu o apogeu da indstria no Municpio de So Gonalo, quando recebeu o ttulo de Manchester Fluminense: A) B) C) D) E) 20 e 30. 30 e 40. 40 e 50. 50 e 60. 70 e 80.

21.Sobre reas com vegetao preservada: A) podem recair o imposto progressivo, a contribuio de melhoria, mas no a edificao compulsria. B) no podem recair o imposto progressivo, a contribuio de melhoria, nem a edificao compulsria. C) pode recair o imposto progressivo, mas no a contribuio de melhoria, nem a edificao compulsria. D) podem recair o imposto progressivo, a contribuio de melhoria e a edificao compulsria. E) s pode recair a contribuio de melhoria. 24.Em 1929, no s So Gonalo, mas igualmente todas as sedes de Municpio, passaram, por lei, categoria de: A) B) C) D) E) rea urbana e rural. vila. distrito. rea metropolitana. cidade.

25.Nos anos 90 do sculo XIX, So Gonalo foi: A) B) C) D) em definitivo, alado condio de cidade. em definitivo, desmembrado de Niteri. em definitivo, incorporado a Niteri. sucessivamente, desmembrado de Niteri e a ele reincorporado. E) sucessivamente, incorporado a Niteri e deste municpio desmembrado.

07

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
26.Na Gesto de Pessoas (Recursos Humanos) existem os reforadores de comportamentos. Uma designao de um colaborador para atuar num projeto especial constitui um reforador de comportamento denominado: A) B) C) D) E) relacionado ao trabalho. simblico. social. financeiro. meritrio.

30.Nas Teorias de Administrao, a diviso de trabalho, a hierarquia de autoridade, a racionalidade e o compromisso profissional caracterizam a viso: A) B) C) D) E) da racionalidade de Taylor. de Fayol. da burocracia de Merton. da burocracia de Weber. estruturalista.

27.Na Gesto de Pessoas (Recursos Humanos), o tipo de remunerao baseado na forma como os colaboradores contribuem para a organizao da qual fazem parte denomina-se remunerao por: A) B) C) D) E) habilidades. resultados. competncias. esforo. participao.

31.Na Repblica Federativa do Brasil, no caso de eventual impedimento do Presidente eleito e de seu Vice-Presidente, assume o cargo de Presidente da Repblica o Presidente do(a): A) B) C) D) E) Senado Federal. Supremo Tribunal Federal. Superior Tribunal de Justia. Cmara dos Deputados. Superior Tribunal Eleitoral.

28.Uma organizao pode ser entendida como sendo um sistema aberto, com caractersticas que enfatizam uma natureza adaptativa e dinmica. Quando uma organizao alcana os mesmos resultados por diferentes meios, de tal forma que os recursos podem ser empregados de vrias formas, com resultados satisfatrios, estamos diante da caracterstica denominada: A) B) C) D) E) sinergia. excelncia. equifinalidade. ubiquidade. superao.

32.O formalismo, a hierarquizao e o rgido controle de meios constituem-se em princpios bsicos de uma das formas histricas de Administrao Pblica denominada: A) B) C) D) E) burocrtica. gerencial. regime militar. fisiolgica. patrimonialista.

29.Ao longo dos anos, quatro vises acerca do comportamento tico foram identificadas pela doutrina de administrao. A viso que considera como comportamento tico aquele que entrega os melhores produtos para um grande nmero de pessoas denomina-se viso: A) B) C) D) E) hednica. individualista. de direitos morais. de justia. utilitarista.

33.No bojo das transformaes propostas para a Administrao Pblica contidas no Plano Diretor da Reforma do Estado, em 1995, havia uma referncia a setores que deveriam integrar o aparelho de Estado, com reflexos na organizao da administrao. O setor que define a implantao das Polticas Pblicas, coordenando sua implantao e fiscalizao, est associado ideia de: A) B) C) D) E) ncleo estratgico. atividades exclusivas. produo de bens e servios para o mercado. servios no exclusivos. atividades no exclusivas.

08

34.O Decreto-lei 200 tinha um forte componente de estruturao das atividades da Administrao Pblica, distinguindo as atividades da administrao direta e indireta. Por este instrumento normativo, o planejamento deveria demandar um plano geral de governo, programas gerais, setoriais e regionais, de durao plurianual, alm de um oramento-programa anual. Estas evolues na Administrao Pblica brasileira ocorreram durante o(a): A) B) C) D) E) Governo Lula. Reforma Administrativa de 1967. Estado Novo. Promulgao da CF de 1988. Redemocratizao em 1946.

37.O princpio oramentrio que estabelece a recomendao de que no sejam vinculadas determinadas receitas a despesas especficas, de forma a no comprometer a capacidade de gesto do governante, denomina-se princpio do(a): A) B) C) D) E) desvinculao. no comprometimento. no fixao de receitas. caixa desvinculado. no afetao de receitas.

35.A forma de ajuste entre o Poder Pblico e Entidades Pblicas ou Privadas, para a realizao de objetivos de interesse comum, denomina-se: A) B) C) D) E) protocolo de intenes. contrato de parceria. convnio. termo de outorga. termo de ajuste.

38.Os contratos de parceria de servios pblicos firmados pelo setor pblico com a iniciativa privada, que constituem atividades economicamente viveis e autossustentveis, mediante a constituio de um project finance, so regidos pela lei: A) B) C) D) E) de concesses. de parcerias pblico-privadas. do regime pblico-privado. de permisso de uso. de usos e meios.

36.O oramento pblico deve conter apenas a previso de receita, a fixao da despesa, eventuais aberturas de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito. Essa restrio se deve ao fato de que, sendo a LOA uma lei que tramita com certa celeridade, artigos que se pretendiam fazer passar sem muita discusso poderiam ser includos nela. Este princpio oramentrio denomina-se: A) B) C) D) E) conformidade. simplicidade. exclusividade. imparcialidade. equidade.

39.O instrumento jurdico voltado para estabelecer uma parceria entre entes pblicos e privados sem fins lucrativos, ao mesmo tempo que se lhe atribuem metas associadas a uma atividade em que se pretende cooperar e recursos a serem repassados para assegurar o financiamento necessrio, denomina-se: A) B) C) D) E) protocolo de parceria. contrato de gesto. referendo de parceria. termo de gesto. contrato de outorga.

40.De acordo com a Lei n 8.666/93, o conjunto dos elementos necessrios e suficientes execuo completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, denominado: A) B) C) D) E) memorial descritivo. projeto bsico. projeto executivo. obra, servio e compra de grande vulto. alienao.

09

41.De acordo com a Lei n 8.666/93, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concesso, nos termos da legislao especfica, vedado incluir no objeto da licitao o seguinte item: A) a compra de bens e servios com similaridade. B) fornecimento de materiais e servios cujos quantitativos correspondam s previses reais do projeto bsico. C) fornecimento de materiais e servios com previso de quantidades. D) fornecimento de materiais sob o regime de administrao contratada, previsto no ato convocatrio. E) a obteno de recursos financeiros para sua execuo, qualquer que seja a sua origem.

44.C o m r e l a o s r i e d e d a d o s (1,1,1,2,2,2,4,6,7,7,8,8,10) possvel afirmar: A) B) C) D) E) seu desvio-padro 2. possui apenas uma moda de valor igual a 2. sua mdia 4. possui mediana igual a 4. sua mdia geomtrica igual raiz quadrada de 8.

45.Considerando que uma srie de dados possui mediana igual a 5, moda igual a 3, desvio-padro igual a 1 e mdia igual a 2, sua varincia : A) B) C) D) E) 10. 25. 1. 6. 15.

42.De acordo com a Lei n 8.666/93, poder participar, direta ou indiretamente, da licitao ou da execuo de obra ou servio e do fornecimento de bens a eles necessrios, o(a): A) B) C) D) E) autor do projeto executivo. autor do projeto bsico. dirigente de rgo responsvel pela licitao. servidor de entidade contratante. empresa responsvel pela elaborao do projeto bsico da qual o autor do projeto seja detentor de 4% (quatro por cento) do capital controlador.

46.Considerando que uma srie de dados possui mediana igual a 6, moda igual a 2, varincia igual a 0 e mdia igual a 2, seu desvio-padro : A) B) C) D) E) 8. 2. 4. 0. 12.

43.Suponha que a srie de dados A possua varincia igual a 4, enquanto a srie de dados B possua varincia igual a 1. Se ambas as sries de dados possuem mdia aritmtica igual a 2, ento o produto do desvio-padro de A pelo desvio-padro de B : A) B) C) D) E) 2. 4. 16. 8. 3.

47.C o m r e l a o s r i e d e d a d o s (1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1) possvel afirmar: A) B) C) D) E) sua moda diferente da mediana. no possui mediana. sua mdia 1/13. sua varincia 1. seu desvio-padro nulo.

10

48.De acordo com a Lei n 8.666/93, os pareceres devero ser realizados por meio de: A) solicitao ao Ministrio Pblico. B) contratao de servios tcnicos profissionais especializados. C) solicitao ao Poder Judicirio. D) emprego de mo de obra existente no local para execuo. E) assessoria da Cmara Municipal ou Assembleia Legislativa.

49.De acordo com a Lei n 8.666/93, parte legtima para impugnar preo constante do quadro geral em razo de incompatibilidade desse com o preo vigente no mercado: A) B) C) D) E) apenas o licitante perdedor. qualquer cidado. pelo menos dois licitantes perdedores. apenas o responsvel pelo certame. somente o Ministrio Pblico.

50.O processo pelo qual, aps o lanamento dos tributos, realiza-se seu recolhimento aos cofres pblicos, representando o segundo estgio da receita pblica, : A) B) C) D) E) entesouramento. provimento. arrecadao. liquidao. tombamento.

11

Вам также может понравиться