Вы находитесь на странице: 1из 21

Nas questes de 1 a 80, marque, em cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando.

Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nas questes que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto para as questes 1 e 2
1

QUESTO 2

10

13

16

19

22

25

28

Falei de esquisitices. Aqui est uma, que prova ao mesmo tempo a capacidade poltica deste povo e a grande observao dos seus legisladores. Refiro-me ao processo eleitoral. Assisti a uma eleio que aqui se fez em fins de novembro. Como em toda a parte, este povo andou em busca da verdade eleitoral. Reformou muito e sempre; esbarrava-se, porm, diante de vcios e paixes, que as leis no podem eliminar. Vrios processos foram experimentados, todos deixados ao cabo de alguns anos. curioso que alguns deles coincidissem com os nossos de um e de outro mundo. Os males no eram gerais, mas eram grandes. Havia eleies boas e pacficas, mas a violncia, a corrupo e a fraude inutilizavam em algumas partes as leis e os esforos leais dos governos. Votos vendidos, votos inventados, votos destrudos, era difcil alcanar que todas as eleies fossem puras e seguras. Para a violncia havia aqui uma classe de homens, felizmente extinta, a que chamam pela lngua do pas, kapangas ou kapengas. Eram esbirros particulares, assalariados para amedrontar os eleitores e, quando fosse preciso, quebrar as urnas e as cabeas. s vezes quebravam s as cabeas e metiam nas urnas maos de cdulas. Estas cdulas eram depois apuradas com as outras, pela razo especiosa de que mais valia atribuir a um candidato algum pequeno saldo de votos que tirar-lhe os que deveras lhe foram dados pela vontade soberana do pas. A corrupo era menor que a fraude; mas a fraude tinha todas as formas. Enfim, muitos eleitores, tomados de susto ou de descrena, no acudiam s urnas.
Machado de Assis. A semana. Obra completa, v. III. Rio de Janeiro: Aguilar, 1973, p. 757.

De acordo com o texto, julgue os itens a seguir. A reiterao da palavra votos (R.14) confere nfase idia apresentada no perodo. II Pelos sentidos do texto, conclui-se que a palavra esbirros (R.18) est sendo empregada com o mesmo significado que tem atualmente a palavra capanga. III A expresso lhe foram dados (R.24-25) pode, sem prejuzo para a correo gramatical do perodo, ser substituda por foram dados a ele. IV A palavra corrupo (R.25) est sendo empregada como sinnima de fraude (R.26). I A quantidade de itens certos igual a A 1.
QUESTO 3

B 2.

C 3.

D 4.

Assinale a opo que apresenta erro de pontuao. A Pela primeira vez, a populao de Belo Horizonte vai poder escolher, por meio da Internet, as obras que sero executadas na cidade. Disponvel no perodo de 1. a 30 de novembro, a nova modalidade, conhecida por Oramento Participativo Digital, tem parceria entre a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). B O novo sistema baseia-se em dados fornecidos pelo TRE-MG PBH (quantitativo de eleitores, nmero do ttulo de eleitor etc.), e foi solicitado pelo prefeito de BH, Fernando Pimentel, h cerca de seis meses, ao ento presidente da instituio, Armando Pinheiro Lago. C O voto via Internet ser permitido apenas para aqueles com domiclio eleitoral na capital (aproximadamente 1,7 milho de pessoas), que podero decidir pelo conjunto de nove obras (quatro em cada regional) que sero feitas no municpio em um prazo mximo de dois anos. D Para votar, o cidado deve entrar no stio da PBH. Quem no tiver acesso Internet em casa pode ir at um dos 175 postos pblicos montados, pela PBH onde haver monitores para ajudar aqueles que no esto acostumados a lidar com computador.
Opes adaptadas. Internet: <www.tse.gov.br>.

QUESTO 1

Em relao ao texto, assinale a opo incorreta. A Aps o termo uma (R.1), subentende-se a elipse da palavra esquisitice. B Caso a expresso aqui se fez (R.4) seja substituda por aqui foi feita, prejudica-se a correo gramatical do perodo. C Em esbarrava-se (R.6), o termo se indica indeterminao do sujeito. D O emprego da vrgula aps paixes (R.7) justifica-se porque a orao subseqente explicativa.

UnB/CESPE TSE

Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

QUESTO 4

QUESTO 5

O diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Athayde Fontoura Filho, reafirmou que a urna eletrnica apresenta risco zero de fraude e que a segurana pode ser aferida por meio da votao paralela, realizada no dia da eleio, concomitantemente ao pleito oficial. Assinale a opo que no representa continuao coesa e coerente para o trecho acima. A Porquanto, no perodo entre o primeiro e o segundo turno das eleies, o TSE tradicionalmente aproveita para verificar e corrigir as urnas de locais em que foram verificados problemas. B Athayde Fontoura destacou que, nos estados em que a eleio for s para presidente da Repblica, o tempo de votao dever ser de apenas 10 segundos. Nos estados onde houver eleio tambm para governador, o TSE estima que cada pessoa leve, em mdia, 20 segundos para votar. C Tambm lembrou a estimativa de que 90% dos votos de todo o pas para presidente da Repblica estaro totalizados at s 22 h de domingo. Segundo o diretor, at a meia-noite do mesmo dia, 99% dos votos devem estar totalizados. D O diretor-geral informou ainda que seis estados pediram ao TSE tropas federais para garantir a segurana do segundo turno das eleies. De acordo com ele, no total, 120 municpios do Amazonas, Rio Grande do Norte, Paraba, Piau, Tocantins e Par recebero reforo na segurana.
Opes adaptadas. Internet: <www.tse.gov.br>.

Em relao ao texto, assinale a opo correta. A Considerando-se o gnero textual, correto afirmar que o emprego de voc, no decorrer do texto, indica um interlocutor nico. B Na linha 3, a substituio do sinal de dois-pontos por ponto final e o emprego de inicial maiscula em alm provocam truncamento sinttico, o que prejudica a coerncia do texto. C A expresso nessa rea (R.6) retoma a idia implcita, no pargrafo, de processo eleitoral. D A substituio da expresso sero definidos (R.7) por definir-se-o garante a correo gramatical do perodo.
QUESTO 6

Assinale a opo em que a substituio sugerida prejudica a correo gramatical do texto. A B C D lhe diz respeito (R.10) por diz respeito a voc se aperfeioa (R.10) por aperfeioado no exerccio do (R.13) por ao exercitarem o sero (R.14) por vo ser

Texto para as questes 5 e 6 Caro eleitor,


1

QUESTO 7

10

13

16

19

22

25

28

Nos ltimos meses, a campanha poltica mobilizou vivamente os brasileiros. No primeiro turno, foram alcanadas marcas extraordinrias: alm do alto ndice de comparecimento s urnas e de uma irrepreensvel votao, em que tudo aconteceu de forma tranqila e organizada, a apurao dos resultados foi rpida e segura, o que coloca o Brasil como modelo nessa rea. Amanh sero definidos os nomes do presidente da Repblica e dos governadores de alguns estados. O pas, mais do que nunca, conta com voc. Democracia algo que lhe diz respeito e que se aperfeioa no dia-a-dia. como uma construo bem-preparada, erguida sobre fortes alicerces. Esses alicerces so exatamente os votos de todos os cidados. Quanto mais fiel voc for no exerccio do direito de definir os representantes, mais slidas sero as bases da nossa democracia. Por isso, essencial que voc valorize essa escolha, elegendo, de modo consciente, o candidato que julgar com mais condies para conduzir os destinos do pas e de seu estado. Voc estar determinando o Brasil que teremos nos prximos quatro anos. Estar definindo o amanh, o seu prprio bem-estar e de sua famlia, o crescimento geral, a melhoria do emprego, da habitao, da sade e segurana pblicas, do transporte, o preo dos alimentos. O momento decisivo e em suas mos entenda bem, em suas mos est depositada a confiana em dias felizes. Comparea, participe. No se omita, no transfira a outros uma escolha que sua. Pense e vote com a firmeza de quem sabe o que est fazendo, com a responsabilidade de quem realmente compreende a importncia de sua atitude para o progresso da nao brasileira. Esta a melhor contribuio que voc poder dar a sua Ptria.
Ministro Marco Aurlio de Mello. Pronunciamento oficial. Internet: <www.tse.gov.br> (com adaptaes).

A tica o dia-a-dia de uma sociedade. Sociedades no existem no abstrato: elas precisam de alguma espcie de cimento que mantenha as suas peas bem-ajustadas e slidas. Antigamente, esse cimento era fornecido pelos valores religiosos. Uma das diferenas entre o Ocidente moderno e os pases islmicos que l o cimento continua a ser religioso; enquanto aqui, chegou-se concluso de que era melhor laicizar a poltica, deixando as crenas para a conscincia ou a convico de cada um. E assim, o que nos mantm unidos em torno deste ou daquele projeto poltico a idia concreta ou difusa de uma tica; de um tipo de comportamento que preste homenagem a certos princpios. Esses princpios poderiam ser resumidos em um s: o da coisa pblica.
O Globo, 30/11/2006, p. 6 (com adaptaes).

Em relao s idias do texto acima, assinale a opo correta. A O cimento que mantm a sociedade ocidental bem-ajustada e slida so os valores religiosos. B Os pases islmicos laicizaram a poltica em busca de um princpio tico. C O princpio da coisa pblica resume os princpios a que uma tica que embasa um projeto poltico presta homenagem. D Os pases islmicos relegam as crenas conscincia ou convico de cada um.
Caderno 12-PERU

UnB/CESPE TSE

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

QUESTO 8

QUESTO 10
1

O terreno da tica o prprio cho onde esto fincadas as bases de uma sociedade. Essa construo feita todos os dias. H algo de imaterial em todos os edifcios polticos. Eles no esto a por obra divina. Precisam ser reforados permanentemente, por meio de atos significativos em que as pessoas reconheam o interesse pblico. isso que mantm a ordem pblica, e no somente, nem, sobretudo, a fora policial. Se as pessoas deixam de acreditar em uma tica subjacente ao dia-a-dia em um cdigo de conduta que rege a ao dos polticos, pode-se prever que todo o edifcio da sociedade estar ameaado.
O Globo, 30/11/2006, p. 6 (com adaptaes).

10

13

Acerca das relaes lgico-sintticas textuais, as opes seguintes apresentam propostas de associao, mediante o emprego de conjuno, entre perodos sintticos do texto acima. Assinale a opo que apresenta proposta de associao incorreta.
perodo A B C D primeiro terceiro quarto quinto conjuno e entretanto conquanto j que perodo segundo quarto quinto sexto

16

Um fator a ser revisto no MERCOSUL o foco: no adianta debater uma agenda mirabolante, com 40 ou 50 temas. preciso focar as aes de modo pragmtico, com as seguintes prioridades: concluir a unio aduaneira; eliminar barreiras jurdicas e monetrias; facilitar os negcios entre as empresas dos pasesmembros e obter financiamentos em nome do bloco no Banco Mundial, para ampliar a infra-estrutura regional, o que at agora sequer foi pleiteado. As questes alfandegria e fitossanitria devem ser harmonizadas o mais rapidamente possvel, pois no haver bloco econmico vivel enquanto houver entrave no intercmbio entre os Estados-membros. Finalmente, preciso considerar que, no mundo globalizado, as relaes externas afetam o cotidiano das empresas e das pessoas. O atual impasse no MERCOSUL s ser superado se os empresrios se organizarem na defesa de seus interesses e direitos, por meio da informao e da mobilizao da sociedade sobre as implicaes internas das decises tomadas em fruns internacionais.
Abram Szajman. O Globo, 26/11/2006 (com adaptaes).

Em relao ao texto acima, assinale a opo correta. A Na linha 1, a substituio do sinal de dois-pontos por ponto final, com a modificao de inicial minscula para maiscula na palavra no, prejudica a correo gramatical do texto. B O emprego de sinal de ponto-e-vrgula (R.4-5) justifica-se por isolar elementos de uma enumerao. C Na linha 7, o termo o que retoma o antecedente ampliar a infraestrutura regional. D O vocbulo se (R.14) exerce a mesma funo sinttica em ambas as ocorrncias. Texto para as questes 11 e 12

QUESTO 9

Assinale a opo que apresenta fragmento de texto gramaticalmente correto. A O presidente do TSE, Marco Aurlio de Mello, atribuiu ao aprimoramento do processo eleitoral eletrnico a velocidade da totalizao dos votos. Nesta ltima eleio, o TSE bateu o recorde histrico, alcanando a totalizao de 90% dos votos s 19 h. s 21 h 15 min, j haviam sido apuradas 99% das urnas. B Estamos num caminho certo, no caminho que consagra o sistema que preserva, acima de tudo, a vontade do eleitor, destacou. O presidente lembrou de que a expectativa inicial era de chegar ao patamar de 90% dos votos totalizados em todo o pas s 22 horas, mas o ndice foi alcanado s 19 h 30 min. C O presidente do TSE avaliou que o sistema de votao brasileiro satisfatrio, tendo sido preservado a vontade do eleitor. Marco Aurlio ponderou que, diante da agilidade na apurao dos votos, a antecipao do resultado final em todo o pas no o mais importante no momento. D Ao responder uma questo sobre os resultados apontados na apurao do segundo turno presidencial, o ministro Marco Aurlio considerou que, sem dvida alguma, a diferena maior de votos resulta por legitimidade para o candidato eleito. O ministro Marco Aurlio congratulou aos eleitores brasileiros que, mais uma vez, compareceram s urnas para exercer esse direito inerente cidadania, que o direito de escolher os representantes.
Opes adaptadas. Internet: <www.tse.gov.br>.

A figura acima mostra uma janela do Windows Explorer, executado em um computador que usa o Windows XP como sistema operacional.
QUESTO 11

Com relao figura, ao Windows Explorer e ao Windows XP, assinale a opo correta. A Ao se clicar o smbolo , imediatamente esquerda do cone , abre-se uma janela cuja funo a de formatar o disquete. B Ao final da seguinte seqncia de aes, o cone estar selecionado: clicar o cone ; clicar . C Ao se clicar o cone e, em seguida, clicar , esquerda de , a pasta Documentos Antigos ser apagada. D Ao se clicar o cone e, em seguida, se clicar o menu , ser exibida uma lista de opes, incluindo a opo Abrir, que permite abrir o arquivo Dados Eleio.
Caderno 12-PERU

UnB/CESPE TSE

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

QUESTO 12

QUESTO 14

Ainda com relao janela do Windows Explorer, assinale a opo que contm um procedimento que permite mover o arquivo para dentro da pasta . A Aplicar um clique duplo no cone , o que faz surgir uma lista com diversos comandos; na lista de comandos, clicar Copiar; abrir, de alguma forma, a pasta ; pressionar simultaneamente as teclas e . B Com o boto direito do mouse, clicar o cone ; na lista de opes que surge, clicar Recortar; aplicar um duplo clique na pasta ; clicar o menu e, na lista que surge em decorrncia dessa ao, clicar Colar. C Com o boto direito do mouse, clicar o cone ; na lista de opes que surge, clicar Recortar; aplicar um clique simples na pasta ; clicar o menu e, na lista que surge em decorrncia dessa ao, clicar Colar. D Com o boto direito do mouse, clicar o cone ; na lista de opes que surge, clicar Recortar; aplicar um duplo clique na pasta ; clicar o menu e, na lista que surge em decorrncia dessa ao, clicar Copiar. Texto para as questes de 13 a 15

Ainda com relao figura e ao Word 2002, assinale a opo correta. A Ao se aplicar um duplo clique em qualquer local do texto, o Assistente do Office acionado automaticamente, o que permite a busca de respostas sobre dvidas a respeito de funcionalidades do Word 2002. B Para se abrir uma janela do PowerPoint, suficiente clicar o boto . C Considerando que a palavra Daniel, no ttulo, esteja selecionada, ao se clicar o menu e, depois, a opo Copiar, essa palavra ser copiada para a rea de transferncia. D Ao se clicar o cone , no canto superior esquerdo da janela, a janela ser minimizada.
QUESTO 15

Ainda com relao figura e ao Word 2002, assinale a opo correta. A Considerando que a palavra Daniel esteja

selecionada, caso se clique o boto , todo o pargrafo iniciado em Daniel um dos ser circundado com uma borda retangular. B correto concluir, pela anlise da figura mostrada, que a palavra Nabucodonosor foi sublinhada pelo usurio por meio do boto . C A ferramenta permite definir a cor da fonte usada em um texto selecionado. D Como o boto est exibido, no canto superior direito da janela, correto afirmar que a mesma est maximizada. Texto para as questes 16 e 17

A figura acima mostra uma janela do Word 2002, executado em um computador que usa o Windows XP como sistema operacional.
QUESTO 13

Com relao figura e ao Word 2002, assinale a opo correta. A Considerando que a palavra Daniel esteja selecionada, caso se pressione a tecla , a letra o aparecer esquerda da palavra Daniel, que ser, ento, afastada um espao para a direita. B Para centralizar o ttulo Daniel , suficiente clic-lo e, em seguida, clicar ser desfeita. . Ao se clicar, em seguida, o boto , essa ao

C Ao se clicar o boto , aberta uma outra janela, mostrando o contedo da rea de transferncia do Windows XP. D Para se esconder a barra de ferramentas padro, suficiente clicar o boto , direita dessa barra.

A figura acima mostra uma janela do Excel 2002, executado em um computador que usa como sistema operacional o Windows XP.

UnB/CESPE TSE

Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

QUESTO 16

QUESTO 18

Com relao figura e ao Excel 2002, assinale a opo correta. A Ao se clicar o menu , exibida uma lista de opes,

sendo que algumas permitem alterar a largura da coluna ou a altura da linha em que est contida a clula selecionada. B Ao se clicar o boto , todas as clulas da planilha

assumiro a cor atualmente associada a esse boto. C Ao se clicar o boto


Assistente de grfico,

, aberta a caixa de dilogo

que auxilia o usurio na elaborao de

grficos com os dados da planilha. D Ao se clicar a clula B2 e se clicar o boto clula B2 ser exibido como 63,00%.
QUESTO 17

, o contedo da

Ainda com relao figura e ao Excel 2002, assinale a opo que apresenta a descrio correta de uma forma de aplicar negrito s clulas B1, C1, A4 e A5. A Clicar a clula B1; pressionar e manter pressionada a tecla A figura acima mostra uma janela do PowerPoint 2002, com um slide de uma apresentao. Com relao a essa janela e ao PowerPoint 2002, assinale a opo correta. A Para se fazer que o slide seja exibido de forma que ocupe toda a tela do monitor de vdeo, suficiente clicar o boto . B Ao se clicar o grfico mostrado na figura e se alterar o nmero 18, em , para 9, o grfico ser exibido com metade do tamanho. C As funcionalidades do boto permitem alterar o design do slide, por meio da seleo de modelos de design. D Para se aplicar itlico ao ttulo do slide mostrado na figura, suficiente selecionar esse ttulo e clicar
QUESTO 19

, e clicar a clula C1, liberando ento a tecla ;


clicar ; clicar ; com o ponteiro do mouse posicionado no centro da clula A4, pressionar e manter pressionado o boto esquerdo do mouse; mover o mouse de forma a posicionar seu ponteiro no centro da clula A5, liberando ento o boto esquerdo do mouse. B Clicar a clula B1; clicar a clula B2; pressionar

e N; clicar a clula A4; pressionar e manter pressionada a tecla , clicando ento


simultaneamente as teclas a clula A5; clicar . C Aplicar um duplo clique na clula B1 e outro duplo clique na clula C1; pressionar simultaneamente as teclas

A respeito da Internet e de conceitos a ela relacionados, assinale a opo correta. A A linguagem html til na elaborao de pginas da Web que contenham figuras. Entretanto, essa linguagem no permite a elaborao de pginas que contenham apenas texto e hyperlinks. B O TCP/IP usado em redes do tipo Ethernet, mas no tem funo relevante na comunicao realizada por meio da www. C Uma caracterstica da www a absoluta segurana e privacidade. Como todas as informaes que circulam na Web so fortemente criptografadas, no existe o risco de interceptao ou uso indevido de informaes transmitidas por computadores a ela conectados. D As funcionalidades do FTP podem ser teis na transferncia de arquivos entre dois computadores conectados Internet.

e N;

selecionar as clulas A4 e A5; pressionar simultaneamente as teclas

e N.
; clicar a clula C1; pressionar

D Clicar a clula B1; clicar simultaneamente as clulas

e N; clicar a clula A4; pressionar e manter pressionada a tecla e clicar A5, liberando ento a tecla ; clicar .
UnB/CESPE TSE

Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

QUESTO 20

QUESTO 23

Na qualidade de advogado, Walter foi ministro do TSE no perodo de 5/3/1995 a 5/2/1999 e tambm no perodo compreendido entre 7/7/2002 e 6/7/2006. Quanto aos dois perodos em que Walter foi membro do TSE, assinale a opo correta. A Houve irregularidade nos dois perodos, pois vedado a qualquer membro do TSE permanecer na Corte por mais de dois anos consecutivos. B Houve irregularidade no segundo perodo, pois vedado a qualquer membro permanecer no TSE por mais de quatro anos. C Houve irregularidade no segundo perodo, porque Walter no poderia ter sido reconduzido ao TSE antes de 2003. D As informaes no indicam irregularidade.
QUESTO 24

A figura acima mostra uma janela do Internet Explorer 6, com uma pgina da Web em exibio. Com relao a essa janela, assinale a opo correta. A A pgina web em exibio um website cuja principal aplicao permitir o envio de mensagens de correio eletrnico. B Considerando que a palavra seja um hyperlink, ento, ao se clicar essa palavra, ser aberto o aplicativo Paint, do Windows XP, que permite a elaborao de desenhos e a edio de imagens. C Ao se clicar o boto , aberta uma janela cuja principal funo permitir a configurao das opes de segurana do Internet Explorer 6. D Ao se clicar o menu , ser exibida uma lista de opes, incluindo uma denominada Opes da Internet, que permite configurar diversos parmetros que controlam o funcionamento do Internet Explorer 6.
QUESTO 21

Considerando que Augusto atualmente seja juiz do Tribunal Regional Eleitoral de So Paulo (TRE-SP), correto inferir que ele no A B C D integrante de tribunal regional federal. juiz de direito do estado de So Paulo. membro do Ministrio Pblico. advogado regularmente inscrito na OAB.

QUESTO 25

Considere a seguinte assertiva: o Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, em votao aberta e nominal, entre seus componentes, trs juzes para comporem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa assertiva errada porque A apenas o presidente do TSE integrante do STF. B os membros do STF que fazem parte do TSE so eleitos pelo Conselho Nacional da Magistratura. C os membros do STF que fazem parte do TSE so eleitos em votao secreta. D os membros do STF que fazem parte do TSE no so eleitos, mas escolhidos pelo presidente da Repblica.
QUESTO 22

O TSE, em deciso tomada por maioria absoluta, indeferiu um mandado de segurana impetrado contra ato do presidente do TRE-PE. Nesse caso, com base na Constituio da Repblica, a deciso do TSE recorrvel, pois A as decises do TSE so recorrveis, exceto quando tomadas por maioria qualificada de dois teros. B as decises do TSE so recorrveis, exceto quando unnimes. C so recorrveis as decises do TSE que indefiram recursos. D cabe recurso da denegao de mandado de segurana pelo TSE.
QUESTO 26

Recentemente, os jornais noticiaram o falecimento do jurista Rui, que, desde a promulgao da atual Constituio da Repblica, foi o nico brasileiro a ter ocupado cargos de presidente, vice-presidente e de corregedor do TSE. Para que essa notcia hipottica fosse verdadeira, seria necessrio que Rui tivesse sido A ministro do STF e tambm ministro do Superior Tribunal de Justia (STJ). B presidente do STF. C indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para ocupar no TSE vaga destinada a advogados. D membro do Ministrio Pblico Eleitoral.
UnB/CESPE TSE

Considere a seguinte afirmao: diversamente da aposentadoria, o falecimento de servidor ocupante de cargo comissionado acarreta vacncia do cargo pblico que ele ocupava. Essa afirmao A correta. B incorreta, porque a aposentadoria acarreta vacncia do cargo. C incorreta, porque o falecimento do servidor no gera vacncia do cargo. D incorreta, porque no ocorre vacncia de cargo pblico comissionado.

Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

QUESTO 27

Beatriz ocupa cargo de provimento efetivo lotado na sede do TRE-BA. Seu marido foi nomeado para cargo de provimento efetivo no TRE-MT, razo por que Beatriz solicitou administrao do TRE-BA sua remoo para cargo idntico no TRE-MT. Nessa situao hipottica, a solicitao da servidora A deve ser indeferida, pois s h previso legal de remoo de ofcio. B deve ser indeferida, pois descabida a remoo de servidores de um TRE para outro. C deve ser deferida, independentemente de haver interesse da administrao na remoo de Beatriz. D pode ser deferida, desde que haja interesse da administrao.
QUESTO 28

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Texto para as questes 31 e 32 Dizer que o processo histrico contnuo no significa que ele obedea a um desenvolvimento linear: no uma linha reta com tendncia constante, inclui idas e vindas, desvios, avanos e recuos, inverses etc. H mesmo transformaes que podem ser vistas como rupturas, pois alteram toda uma forma de viver da sociedade. , porm, uma ruptura que foi lentamente preparada, que est sempre ligada com algo que j existia, pois no se pode admitir o surgimento de uma situao nova sem ligao com as anteriores.
Vavy Pacheco Borges. O que histria. So Paulo: Brasiliense, 1980, p. 49 (com adaptaes).

QUESTO 31

Arnaldo tomou posse, mediante ato de um procurador constitudo especificamente para essa finalidade, em cargo de analista judicirio do TSE. Porm, passado um ms da nomeao, ele no se apresentou para entrar em exerccio, por ter desistido de ingressar no servio pblico. Diante dessa situao hipottica, assinale a opo correta. A Arnaldo deve ser demitido por abandono de cargo. B Arnaldo deve ser exonerado de ofcio. C A nomeao de Arnaldo deve ser anulada, por decurso de prazo. D A posse de Arnaldo invlida, pois a lei veda expressamente a posse mediante procurao.
QUESTO 29

Tomando o texto como referncia inicial, assinale a opo incorreta a respeito da noo de processo histrico. A Fundamental afirmao da cientificidade da histria, o conceito de processo sugere dinmica, movimento e articulao de tempos mltiplos que se superpem. B A noo de processo reflete a percepo de que o movimento to fundamental ao entendimento da evoluo das sociedades que se fez necessrio recorrer a essa categoria analtica. C A construo factual da histria embora essencial ao entendimento do curto prazo, do momento, do conjuntural e da singularidade do ocorrido ocupa lugar secundrio na explicao cientfica da histria. D Um dos equvocos constantes, na discusso do estatuto epistemolgico da histria, o da apresentao da noo de processo como um contnuo irredutvel, seguro, prximo idia de progresso.
QUESTO 32

Considere a seguinte assertiva: a nomeao uma forma de provimento inaplicvel a cargos pblicos comissionados, pois a investidura nesses cargos independe da aprovao em concurso pblico. Esta assertiva A correta. B errada, pois nomeao no uma forma de provimento, mas um tipo especfico de investidura. C errada, pois o provimento de cargos comissionados tipicamente feito mediante nomeao. D errada, pois a investidura em qualquer cargo pblico depende de prvia aprovao em concurso.
QUESTO 30

Tomando ainda o texto como referncia inicial, assinale a opo correta a propsito da noo de ruptura histrica. A Ruptura na histria significa acomodao de complexidades e resistncia mutao do status social e econmico predominante. B Rupturas telricas, que envolvem transformao dos paradigmas econmicos, sociais e polticos, e at mesmo culturais, embalam o conceito geralmente aceito de revoluo. C As mudanas polticas cosmticas, ao ocorrerem na superfcie do tecido social, mudam lentamente a feio da sociedade no seu conjunto, podendo, por isso, ser identificadas como revolucionrias. D O peso da ruptura apenas pode ser medido pela sua dimenso teleolgica.
Caderno 12-PERU

Adalberto foi condenado administrativamente a pena de demisso, pela prtica de corrupo. Um ano depois, ele foi absolvido, por falta de provas, no processo penal em que era acusado da prtica do ato de corrupo que originou seu desligamento do servio pblico. Nessa situao, A Adalberto deve ser reinvestido no seu cargo original, mediante reintegrao. B Adalberto deve ser reinvestido no seu cargo original, mediante reconduo. C a demisso deve ser anulada, de ofcio, pela autoridade competente. D a absolvio penal de Adalberto, por falta de provas, no invalida sua demisso.
UnB/CESPE TSE

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

QUESTO 33

QUESTO 36

O historiador britnico E. H. Carr, ao se referir ao binmio indivduo-sociedade, discutiu em muito a questo permanente dos atores histricos preeminentes. A respeito desse tema, associado aos caminhos da histria particularmente no Ocidente, assinale a opo correta. A A sociedade, por ser unidade maior, o ator nico e necessrio ao estudo da histria. B A pessoa, como agente funcional do sistema societrio, o dnamo do movimento na histria. C Tal qual a pergunta a respeito do ovo e da galinha, a relao dicotmica entre indivduo e sociedade no adequada ao estudo da preeminncia de atores na histria. D Na histria, homens e mulheres, quando colocados juntos, convertem-se em outra espcie de substncia.
QUESTO 34

A contribuio de Karl Marx ao estudo da histria est mais para a constatao do que para a proposio normativa. A respeito dessa contribuio, assinale a opo correta. A O reconhecimento de que, em condies de baixo desenvolvimento das foras produtivas, a economia tem imposto opes estreitas aos homens e mulheres, uma notria contribuio da tradio marxista. B A economia, para Marx e para toda a historiografia dele derivada, o sujeito da histria e o vetor que dominar eternamente os movimentos do sujeito humano. C A compulso pelo esforo de elucidao de uma certa continuidade natural da histria tornou o marxismo histrico obsoleto no sculo XXI. D A tradio histrica do marxismo teve apenas discreta representao no Brasil, pas dominado por correntes nacionalistas e autoctonistas pouco interessados pelos debates vigentes na Europa.
QUESTO 37

A morte recente do historiador africano Joseph Ki-Zerbo, autor de livros fundamentais a respeito do estudo da frica, faz lembrar A a falncia do estudo de sociedades extra-europias pelos cnones da histria ocidental. B a impossibilidade de uma historiografia ocidental para o que no Ocidente. C o fim da histria de Fukuyama e a impossibilidade terica da construo de uma histria ocidental em franco dilogo com as tradies histricas de sociedades que no assistiram noo de progresso. D as dificuldades de articulao de tradies histricas plasmadas pela fora da oralidade com sociedades marcadas pela hegemonia da escrita.
QUESTO 35

H cerca de um milho de anos, o Homo erectus iniciava sua trilha a partir dos vales da frica centro-oriental para o mundo. Essa trilha A abriu caminhos na direo da Europa e da sia, em especial. B empurrou homens e mulheres em xodo para o processo civilizatrio pioneiro nas Amricas. C era animada por um esprito de dispora espiritual mais do que pelo avano tecnolgico e econmico. D foi prejudicada pela carncia de um sistema de transporte de gua, alimento e fogo.
QUESTO 38

A respeito da historiografia brasileira, assinale a opo correta. A A historiografia brasileira foi e marcada por forte centralidade regional dos centros produtores de conhecimento. B H uma acumulao de pesquisas, comparveis s escolas historiogrficas europias, dedicadas investigao da medievalidade ocidental. C Entre as diferentes correntes e linhagens historiogrficas, reside uma ativa e consistente reflexo histrica acerca da dimenso histrica da insero internacional do Brasil. D A escravido, elo essencial formao histrica do Brasil, recebeu e ainda recebe tratamento perifrico na produo historiogrfica nacional.
UnB/CESPE TSE

Uma base da formao das comunidades mais antigas no mundo de agricultores e criadores foi a revoluo agrcola. A respeito desse tema, assinale a opo correta. A A coleta e a caa, como atividades primitivas e inseguras, foram sendo gradualmente substitudas pela segurana do mundo da agricultura e da criao. B A agricultura, por dispersar riqueza, atraa menos a cobia de vizinhos que praticavam a guerra como forma de sobrevivncia. C A crena no Egito como o grande bero da agricultura j no possui tantos defensores nas correntes historiogrficas predominantes atualmente. D A agricultura limitou as possibilidades de crescimento demogrfico e a formao de estrutura organizacional em torno de grupos e tribos.

Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

QUESTO 39

QUESTO 42

A noo de cultura neoltica A vem sendo gradualmente substituda pela idia de culturas neolticas, dada a enorme diversidade de traos distintivos gerados pelo produo de excedentes agrcolas. B expressa a idia de uma evoluo comum que acompanha a formao cultural advinda da aglomerao humana em cidades e da exploso demogrfica. C a mesma que, no mundo contemporneo, explica a articulao da histria dos povos das selvas equatoriais na frica com as naes amaznicas. D expressa um conjunto de prticas culturais uniformes desenvolvidas na fase neoltica da evoluo humana.
QUESTO 40

O fara A estava identificado com diferentes deuses, possuindo origem divina e representando a prpria divindade. B era uma entidade social mais que poltica no sentido da sua representao das comunidades aquticas fundadoras da civilizao egpcia. C morria como deus, deixando sua obra nas tumbas para lembrar o quanto contribura para o florescimento do Egito. D representou, no Egito antigo, o mesmo que representaria o dspota esclarecido do Iluminismo europeu.
QUESTO 43

A respeito das sociedades feudais do Ocidente europeu, assinale a opo correta. A Foram marcadas por sistemas econmicos autrquicos, sem nenhuma incurso em formas produtivas dinmicas e que as levassem, mesmo na Baixa Idade Mdia, a formas mais sofisticadas de organizao da produo e do consumo. B Foram uniformes, ao longo de quase mil anos, estruturadas em torno de uma organizao econmica voltada para o meio urbano, embora com insumos advindos da produo agrcola. C Construram um modus operandi da economia bastante prximo s formas produtivas herdadas das formas escravistas presentes na economia romana clssica. D Embora tivessem uma base comum na economia, apresentaram formas e evolues bastante distintas entre elas e ainda mais diferenciadas em relao s sociedades medievais do Oriente europeu.
QUESTO 44

A formao das cidades muito antiga e est plasmada por A discreto debate historiogrfico em torno da coincidncia entre a expanso da agricultura e a formao urbana incipiente. B um significado todo especial dada sua relao dialtica com o nascimento das primeiras civilizaes. C um conceito complementar de poder daqueles que, organizando sanes contra os que no trabalhavam nas antigas comunidades, obrigava os preguiosos a habitar centros isolados e separados da base produtiva da agricultura. D um processo de fixao terra dissociado da revoluo agrcola.
QUESTO 41

A emergncia da escrita, marco da historiografia tradicional que separa a histria das sociedades ditas pr-histricas das que se crem propriamente histricas, A permanece vlida como critrio funcional de identificao de historicidade dos povos e naes que vivem margem da contemporaneidade. B emana de uma critrio classificatrio dialtico da histria. C expe a tenso entre as formas de conservao de memria em grupos menores e as exigncias de complexidade e objetividade no clculo e na anotao em comunidades maiores. D evidencia a superioridade cultural das sociedades que conhecem a escrita em relao quelas que ficaram presas oralidade.
UnB/CESPE TSE

As relaes sociais na Idade Mdia europia A foram marcadas por hierarquia discreta e pouco impositiva, mesmo que organizadas em forma de ordens. B traduzem, com grande tipicidade, as formas que ficaram consagradas na histria social como de sociedades estamentais. C assistiram mudanas, mas que no alteraram o carter vertical e fechado dessas relaes, mesmo ante o florescimento de novas formas de organizao da economia e a urbanizao em fins da Idade Mdia. D tiveram origem em vrias formas de organizao da vida no campo advindas da crise dos sistemas sociais herdados das cidades-estado gregas da Antiguidade Clssica.
Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

QUESTO 45

QUESTO 47

As transies na histria so sempre momentos privilegiados. A respeito da transio do feudalismo para o capitalismo, assinale a opo incorreta. A As radicais transformaes advindas das navegaes no Mediterrneo e no Atlntico alterararam por completo as formas produtivas rurais dominantes na velha Europa j no incio do sculo XVI. B A forma como se operou a transio do feudalismo ao capitalismo, entre a Baixa Idade Mdia e os Tempos Modernos, no teve um padro uniforme e contnuo de transio comum a todas as sociedades do ocidente europeu. C Formas anteriores de poder poltico e econmico, propriamente feudais, foram sendo corrodas ao longo dos Tempos Modernos, mas resistiram ou reagiram ao seu desaparecimento. D A transio do feudalismo ao capitalismo, como a do escravismo ao feudalismo, explicita a dimenso regular e segura da Histria, inexoravelmente voltada para a superao automtica de sistemas econmicos com resultantes previsveis. Texto para as questes 46 e 47 Nem Maquiavel nem os humanistas estavam longe da verdade. O momento histrico colocava em foco a capacidade criativa da personalidade humana. O perodo era de grande inventividade tcnica, estimulada e estimuladora do desenvolvimento econmico. Criara novas tcnicas de explorao agrcola e mineral, de fundio e metalurgia, de construo naval e navegao, de armamentos e de guerra. Foi o momento da inveno da imprensa e de novos tipos de papel e de tintas. Se a introduo de uma nova tcnica poderia colocar uma empresa frente de suas concorrentes, a criao de novas armas colocava os estados em vantagem sobre os seus rivais. Foi com esse objetivo que Galileu foi contratado pela oligarquia mercantil da Repblica de Veneza e foi esse tipo de prstimos que Leonardo da Vinci ofereceu para Ludovico, o Mouro, senhor de Milo, a fim de entrar para seu servio.
Nicolau Sevcenko. O Renascimento. So Paulo: Unicamp/Atual, 1984, p. 10-1. (com adaptaes).

Ainda tomando o texto como referncia inicial, assinale a opo incorreta acerca do Renascimento. A O Renascimento teve relao estreita com as novas formas de olhar a natureza, particularmente no que se refere prtica da observao cientfica por meio de experimentos. B A matemtica ganhou nfase no Renascimento devido sua contribuio condensao da vastido da natureza por meio de uma linguagem abstrata, rigorosa e ansiosa por certa homogeneizao. C A baixa assimilao, no Renascimento, das tradies arbicas dos algarismos e das tcnicas algbricas da civilizao islmica reduziram sua capacidade de se fazer um movimento humanista mais universal. D Maquiavel e Galileu, apesar das suas contribuies em campos do conhecimento diferenciados, contriburam para a formao de um esprito cientfico com identidade prpria, independente, mas filho da filosofia.
QUESTO 48

Os monarcas europeus beneficiaram-se das crises dos sculos XIV e XV e ampliaram seu poder no sistema poltico em transio. A respeito desse tema, assinale a opo correta. A Emergiu gradualmente, nos dois sculos referidos, um vcuo de poder que seria modestamente recoberto pela expanso das atribuies e influncias dos monarcas. B Os monarcas insistiram em se sustentar na nobreza, buscando legitimidade e apoio econmico. C A fora poltica crescente dos monarcas os levou a propor descentralizao poltica e organizao de controles de moeda e impostos. D A ascendente burguesia via nos monarcas um meio de enfrentamento das arbitrariedades da nobreza e um defensor de seus mercados contra a presena de estrangeiros.
QUESTO 49

A formao do Estado moderno A teve impacto essencial na formao de um sistema de relaes internacionais orientado para um sucedneo de hegemonias de Estados fortes sobre fracos na Europa da Idade Moderna. B impediu que se gerasse, na Idade Moderna, um equilbrio de poder que incorporasse movimentos polticos antihegemnicos da maneira que eles haviam se pronunciado na vida poltica medieval. C um processo aistrico, estritamente jurdico, que opera no vcuo das construes abstratas que envolvem a vida social e poltica dos povos. D se reduz noo de controle legal e legtimo da violncia, no importando em sua caracterizao as relaes sociais e polticas advindas do processo de controle e acesso aos excedentes produtivos.

QUESTO 46

Tomando o texto como referncia inicial, assinale a opo incorreta a respeito do Renascimento. A O Renascimento, expresso do movimento humanista, em muito se beneficiou dos benfeitores e mecenas que patrocinavam as aes e atividades de artistas e cientistas. B A maneira em torno da qual a introduo de novas tcnicas e criaes foi tratada, por reis e pela Igreja de Roma, foi clara: estimulou-se o avano nos conhecimentos at ento existentes. C Movimento de renovao humanista, o Renascimento beneficiou-se em sua difuso com o invento de Gutenberg. D Marcado por desenvolvimentos tcnicos advindos do campo da fundio e da metalurgia, bem como das invenes no campo da navegao, o Renascimento relacionou-se estreitamente com as grandes navegaes.
UnB/CESPE TSE

Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

10

QUESTO 50

QUESTO 53

Houve uma dimenso poltico-religiosa na formao dos Estados modernos da Europa ocidental que advm A da ganncia de reis que, rompendo com Roma, desejaram estabelecer religies novas, com doutrinas e cnones que rejeitavam o cristianismo. B da vida social levada por curas e monjas, carssimas para o tesouro dos Estados nascentes. C do receio de uma nova leva de invases do Isl, semelhante dos tempos dos cruzados, e do temor da expanso dos reinos asiticos mais extremos, como a China, sobre as fronteiras europias. D da disputa dos reis com a Igreja de Roma sobre o controle do poder secular.
QUESTO 51

A propsito do Iluminismo, assinale a opo correta.

A Movimento que seguiu os cnones do Renascimento, ao acompanhar e aprofundar nfase ao racionalismo, o Iluminismo produziu um conjunto de proposies liberais. B A dinmica social e poltica de fins do sculo XVIII e incio do sculo XIX foi um empecilho para o desenvolvimento do Iluminismo. C A ausncia de crtica racional ao absolutismo vertical dos reis europeus sacrificou a criao poltica do iderio iluminista. D A permanncia do Iluminismo residiu na sua contribuio ao pensamento mercantilista e autrquico, ao reforar o sentido do Estado nacional.
QUESTO 54

A histria do capitalismo, em sua pulsante evoluo na poca moderna, assistiu a uma transformao fundamental que foi a Revoluo Industrial. A respeito desse tema, assinale a opo correta. A A Revoluo Industrial, semelhana das demais revolues polticas atlnticas, foi vertical no tempo, quase sincrnica, como uma ebulio repentina. B A tipificao dos primeiros sculos do capitalismo como o tempo do Capitalismo Comercial, que seria posteriormente substitudo pelo Capitalismo Industrial, encontra limites na teoria mais moderna da evoluo do capitalismo. C A dimenso transformadora do capitalismo europeu na poca moderna apenas mostrou sua dimenso criativa na fase industrial posterior. D A Revoluo Industrial, fenmeno histrico restrito Idade Moderna, sofreu revezes na sua consolidao com o advento das idias socialistas. A classe operria
QUESTO 52

John Locke, ao refletir acerca das monarquias europias e dos governos da Era Moderna,

A prope regimes polticos que substituam, de vez, a monarquia. B assinala sua incompatibilidade terica e prtica com a dimenso parlamentar na vida poltica. C registra o seu desencanto com a poltica ao no reconhecer na mesma a capacidade para transformar o meio social. D reconhece o direito de rebelio e a necessidade de certo controle cidado sobre os governos.
QUESTO 55

O Brasil, ao emergir no contexto da formao do Novo Mundo, A o fez de costas para as heranas histricas aqui existentes antes da chegada dos colonizadores lusos. B empreendeu saga histrica marcada pela hegemonia cultural e econmica das abastadas famlias portuguesas que se deslocaram pelo Atlntico na direo da terra de Pindorama. C acompanhou estruturalmente, no que se refere a seu modelo de insero internacional, o resto da Amrica Latina. D o fez com autonomia poltica bastante superior ao que seria previsto para seu estatuto colonial.
UnB/CESPE TSE

A muito antiga, tendo estado praticamente em todas as sociedades desde as primeiras comunidades organizadas. B um fenmeno perene e natural na conformao da contemporaneidade. C est associada existncia de uma parte da populao desprovida de meios de produo e que se dedica a vender sua fora de trabalho. D est exclusivamente ligada ao fenmeno da Revoluo Industrial.
Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

11

QUESTO 56

QUESTO 58

Capistrano de Abreu, ao citar o padre Antnio Vieira, registrou que a escravido era fatal para o ndio e, portanto, prejudicial ao prprio branco escravista. A respeito desse conjunto de idias, tpicas dos jesutas no perodo colonial brasileiro, assinale a opo correta. A A noo de que o ndio era igual ao africano, que no tinha alma, ou que a alma era possuda por sentimentos e valores pagos e que no mereciam a complacncia crist, era uma espcie de doutrina teolgica na colonizao no Brasil. B De modo geral, acreditava-se, que o ndio, por sua natureza frgil e dedicao ao cio, ao descanso e liberdade, no era capaz de aturar o trabalho que os portugueses lhes impingiam. C Os braos dos ndios, considerados no incio da colonizao do Brasil como necessrios, seguiram sendo, at meados do sculo XIX, a fonte principal de mo-de-obra da monocultura exportadora. D A noo do prejuzo ao branco causado pela escravido indgena advinha da noo de que os ndios eram mais destrutivos que construtivos nas jornadas rurais da extrao da cana e no trabalho nos engenhos. Texto para as questes 57 e 58 A corte na cidade Em fins de novembro de 1807, uma imensa frota partiu de Lisboa, em direo ao Brasil. Nela viajava a Corte portuguesa e, com ela, vinha tambm a esperana de conseguir garantia de que a soberania lusitana ficava a salvo da invaso que o pas ento sofria. Na memria coletiva de Portugal, esse movimento da sua Corte nunca deixou de ser objeto de leituras polmicas. Para alguns, tratou-se de uma fuga sem dignidade, fruto de uma opo poltica de vistas curtas, estimulada por ambiciosas alianas.
Francisco de Seixas da Costa. O Globo, 1./12/2006 (com adaptaes).

Assinale a opo correta relativamente aos desdobramentos para a histria brasileira advindos do fato descrito no texto. A Nesses quase 200 anos, o Brasil seguiu umbilicalmente vinculado a Portugal, em todos os nveis. B A memria coletiva brasileira guarda a noo, ao contrrio da polmica portuguesa, de que a transferncia da Corte foi um primeiro passo para a prpria independncia poltica do Brasil. C A animosidade entre brasileiros e portugueses, ao longo da histria independente do Brasil, uma tnica comum que alimenta, ainda nos dias de hoje, o problema da emigrao brasileira para aquele pas. D Um dos contrastes pouco cultivados pelas elites polticas do Brasil no sculo XIX era o de que, ao contrrio da Amrica de lngua espanhola, os brasileiros tinham um Estado de matriz imperial herdado de Portugal.
QUESTO 59

No que tange economia brasileira no sculo XIX, assinale a opo correta. A Foi o caf que, a partir de 1840, garantiu a recuperao gradual da economia nacional, que estava em crise desde a Independncia. B O oeste paulista e, anos depois, o Vale do Paraba garantiram a elevao econmica e a impulso agroexportadora do Imprio. C No houve vozes industrialistas no Parlamento do Imprio, que desejassem mover o modelo para os parmetros dos ingleses. D A infantilizao dos processos produtivos, na sua forma extrativa, era hegemnica no Brasil Imperial.
QUESTO 60

QUESTO 57

A propsito dos quase 200 anos do gesto mencionado pelo texto, assinale a opo correta. A A interpretao historiogrfica dominante no Brasil a de que a sada da Corte de Lisboa foi obra deliberada de preservao da integridade simblica do poder real. B Apesar das proposies do revisionismo historiogrfico portugus na matria, h certa resistncia, entre os historiadores brasileiros, noo de que haveria um contedo estratgico na retirada, ao poupar-se o poder real de Lisboa s humilhaes que os seus congneres europeus atravessavam naquela quadra histrica. C A distncia no tempo, as novas fontes arquivsticas compulsadas e a reviso acerca do papel de D. Joo, entre outros elementos, j permitem afirmar que obsoleta a explicao da fuga como opo poltica de vistas curtas. D Os 200 anos que se aproximam do gesto do ano de 1807, mencionado no texto, faz imaginar que a histria se consolida como uma cincia positiva e capaz, na contemporaneidade do fato ou processo, de dar conta de toda sua complexidade.
UnB/CESPE TSE

As imigraes no Brasil, no final do sculo XIX e incio do sculo XX, A desenvolveram-se de forma bastante aleatria, sem uma poltica de migraes discutida pelas elites econmicas e polticas do pas. B conferiram um perfil radicalmente distinto economia nacional at praticamente os anos 30. C modificaram demograficamente a regio nordestina do Brasil na mesma proporo que mudaram a composio dos habitantes do sul do pas. D ganharam fora at para o vale amaznico, em torno do ciclo da borracha e seu peso no mercado externo.

Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

12

QUESTO 61

QUESTO 63

Antnio Conselheiro declarava em 1896 que havia rebanhos mil a correr da praia para o serto e que o serto viraria praia e a praia viraria serto. A respeito do ambiente e dos processos que cercam essa imagem, assinale a opo correta. A A implantao do regime republicano, em 1889, modificou de forma substantiva as condies de vida dos fazendeiros e camponeses do interior do pas. B Os sentimentos de isolamento e abandono, fortes na histria sertaneja, aguaram a esperana e o desespero dos nordestinos rurais daquela quadra histrica. C A saga de Canudos, na memria nacional, representa a reao ao padecimento social gerado pela modernizao conservadora que se operou nas economias rurais nordestinas no final do sculo XIX. D A vida poltica e social que levou camponeses a acompanhar Antnio Conselheiro nos sertes do Nordeste do Brasil era sustentada por nveis elevados de formao doutrinal na religio catlica.
QUESTO 62

Tomando o texto como referncia inicial, assinale a opo correta, relativamente s eleies e ao voto no Brasil da Repblica Velha. A O sistema eleitoral da Repblica Velha manteve o carter do voto censitrio tal qual existia no sistema imperial. B O voto de cabresto, atrelado ao interesse poltico do patro, do fazendeiro, do dono da terra, era uma prtica generalizada na Repblica Velha, mas foi rompida com a Revoluo de 1930. C As deformaes do processo eleitoral da Repblica Velha passavam, entre outras causas, pela relativa tenso entre uma sociedade desigual e iletrada, particularmente nos setores subalternos da sociedade, e uma legislao eleitoral relativamente moderna. D A figura do coronel, chefe de grande base militar e dono de curral eleitoral, no era compatvel com a cultura iluminista que presidia a modernizao eleitoral da poca.
QUESTO 64

Voto e dinheiro, no Brasil e em muitas partes do mundo, so irmos h muito tempo. A respeito dessa tenso, assinale a opo correta. A A democracia norte-americana, uma das mais antigas do mundo, no tem tido problemas com os resultados de processos eleitorais nem sofre com a infiltrao de interesses econmicos fortes e privatizados nas agendas polticas domsticas e externas do pas. B O Brasil do incio do sculo XXI eliminou completamente, das campanhas eleitorais, as formas pouco ticas e discutveis de financiamento de campanhas polticas. C O processo eleitoral no Brasil apresenta aperfeioamentos, no campo da modernizao eletrnica, que o distinguem dos procedimentos de vrias democracias tradicionais, que ainda computam votos por via de sistema de urnas manuais. D A fora do eleitor soberano um valor menor na concepo jurdica brasileira predominante nas ltimas dcadas de democratizao poltica.
QUESTO 65

O Imprio brasileiro, ao ceder Repblica, deixou contribuies e problemas para o novo regime. A respeito desse tema, assinale a opo incorreta. A O Imprio garantiu a integridade territorial e a estabilidade que beneficiava o povo e a elite. B A Repblica nasceu com problemas herdados da crise do escravismo, como o chamado problema negro. C A vida poltico-partidria do Imprio, marcada por atritos ideolgicos de variados matizes, convergiu, na Repblica, para um ponto programtico consensual. D Ao nascer, a Repblica no romperia estruturalmente, de forma revolucionria, as bases econmicas agroexportadoras do Imprio. Texto para as questes 63 e 64 Joo Soares estava com a razo: poltica s se ganha com muito dinheiro. A comear com o alistamento, que trabalhoso e caro: tem-se que ir atrs de eleitor por eleitor, convenc-los a se alistarem e ensinar tudo, at a copiar o requerimento. Cabo de enxada engrossa as mos o lao de couro cru, machado e foice tambm. Caneta e lpis so ferramentas muito delicadas. A lida outra: labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais. Ler o qu? Escrever o qu? Mas agora preciso: a eleio vem a, e o alistamento rende a estima do patro, a gente vira pessoa.
Mrio Palmrio. Vila dos Confins. So Paulo: Jos Olympio, s/d, p. 62 (com adaptaes).

A poltica de governadores, na Repblica Velha brasileira, funcionava por meio de vrios mecanismos institucionais e costumes polticos diversos. Entre eles se destacava A a Comisso de Verificao do Congresso Federal, que tinha o poder de reconhecer ou vetar a eleio de senadores, deputados, presidente e vice-presidente, de forma a referendar apenas os mandatos dos polticos pertencentes s oligarquias dos estados. B a resistncia natural dos oligarcas estaduais a apoiar presidentes a que no tinham simpatia. C a reao, por parte do poder central, ao sistema das mquinas eleitorais montadas pelos governadores. D o domnio da poltica nos estados pelos grandes partidos nacionais.

UnB/CESPE TSE

Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

13

QUESTO 66

Texto para as questes 69 e 70 O sculo XIX, tal como os historiadores o delimitam, ou seja, o perodo compreendido entre o fim das guerras napolenicas e o incio do primeiro conflito mundial uma centena de anos que se situam entre o Congresso de Viena e a crise do vero de 1914 um dos sculos mais complexos que existem. Cuidemos para no atribuir-lhe retrospectivamente uma racionalidade que lhe seria estranha. O trao mais evidente a freqncia de choques revolucionrios. esse o sentido profundo da efervescncia que se manifesta continuamente na superfcie da Europa, a que no ficou imune nenhuma parte do continente: tanto a Irlanda como a Pennsula Ibrica, os Blcs como a Frana, a Europa Central e a Rssia, foram afetadas por essa agitao, uma ou mais vezes.
Ren Rmond. O sculo XIX. So Paulo: Cultrix, 1976, p. 13 (com adaptaes).

A formao dos Estados nacionais na Amrica Latina muito diversa, embora existam matrizes comuns. A respeito desse tema, assinale a opo incorreta. A O predomnio dos chamados interesses ingleses se manifestou de forma homognea em todo o espao latinoamericano por via da subordinao sem contestao. B A guerra do Paraguai, embora na segunda metade do sculo XIX, ainda foi uma guerra de afirmao nacional e de acomodao na formao dos Estados platinos na Amrica do Sul. C Os Estados nacionais mais bem organizados, com hegemonias internas mais bem estruturadas, como no caso brasileiro, puderam estabelecer critrios de soberania nacional sem fazer maiores concesses ao longo do sculo XIX. D Cuba, ao tempo de Jos Mart, em fins do sculo XIX, iniciou ruptura definitiva com Espanha, mas procurou evitar, por meio da viso liberal nacionalista de Jos Antnio Saco, ingerncia norte-americana na vida cubana, o que no aconteceu na prtica das primeiras dcadas do sculo XX.
QUESTO 67

QUESTO 69

Tomando o texto como referncia inicial, correto afirmar que o sculo XIX na Europa foi dominado por A forte elevao do peso das tenses que levaram a levantes, guerras civis e insurreies na sua histria continental. B movimentos de tenso direta entre potncias tradicionais como a Inglaterra, mais ao ocidente, contra a Rssia, no leste. C movimentos de retorno ordem do Antigo Regime, inimigos da voga liberal que recm se iniciava. D lgica histrica que pode ser apreendida apenas por meio das suas resultantes que proveram o sculo XX de continuidades do anterior.
QUESTO 70

A formao e o desenvolvimento dos Estados nacionais na Amrica Latina nos sculos XIX e XX A foi resultante de uma herana colonial autoritria que continuou, sem modernizao e ajustes, nesses dois sculos. B incorporou, j no sculo XIX, o fator povo, ao permitir a incluso das classes sociais subalternas em ambiente de protagonismo poltico. C levou impossibilidade de arranjos de conciliao entre liberais e conservadores, entre associativistas e nacionaldesenvolvimentistas. D foi iniciada por lderes imbudos do iderio burgus liberal. Tais lideranas, depois, se moveram para formas mais locais, como o sistema dos caudilhos na Amrica de expresso espanhola.
QUESTO 68

Ainda tomando o texto como referncia inicial, assinale a opo correta com relao Europa do sculo XIX.

Nos Estados Unidos da Amrica, um dos legados da guerra civil do sculo XIX foi A a diviso permanente entre duas Amricas, uma desenvolvida ao sul e outra marcada pelo rano escravista que subsistiu um sculo depois no norte. B abriu brechas para o pleno emprego e o fechamento do pas a novos imigrantes. C a produo de uma ambigidade no negro norte- americano: no ser escravo nem cidado. D uma certa retrao na lgica da acumulao de riquezas, que moldava o homem, a qual Alxis de Tocqueville identificara na sua interpretao do devir dos norte-americanos.
UnB/CESPE TSE

A O liberalismo foi uma das foras da moda poltica e intelectual e empurrou todo o mundo europeu para o predomnio das vises burguesas. B Regimes polticos liberais e uma certa ordem intra-europia liberal foram impulsionados pela Inglaterra como valor poltico e modo de vida por entre as brechas das crises monrquicas na Europa continental. C A idia democrtica, no sculo XIX, se confunde com o liberalismo. D O papel do Estado foi ampliado em quase todas as sociedades liberais do sculo XIX na Europa.
Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

14

QUESTO 71

QUESTO 73

O sculo XX, ao abrir-se com crises internacionais como a Grande Guerra, prosseguiu, nas dcadas seguintes, gerando processos histricos dramticos. A respeito dessas crises e suas conseqncias, assinale a opo incorreta. A O irracionalismo nacionalista levou os europeus a movimentos como o fascismo e o nazismo. B Os egosmos nacionais inibiram a cooperao internacional e a busca de solues para a crise do sistema econmico global. C A crise econmica do capitalismo, apesar de seu efeito econmico, teve baixa ressonncia no espao poltico. D A ruptura sovitica separou ainda mais a Europa Ocidental da Europa do Leste. Texto para as questes 72 e 73 A flexibilizao da ordem bipolar foi a caracterstica mais marcante das relaes internacionais no perodo que vai de 1955 a 1968. Apesar das crises internacionais presenciadas naqueles 13 anos, as duas superpotncias j no operavam os princpios da Guerra Fria dos anos 40 e da primeira metade dos anos 50. A coabitao pacfica, alimentada pela percepo da capacidade destrutiva que carregavam com seus armamentos atmicos, e as foras profundas que vieram alimentar os novos movimentos nas relaes internacionais evidenciaram a imperfeio do modelo bipolar.
Jos Flvio S. Saraiva. Relaes Internacionais dois sculos de Histria, v. II. Braslia: IBRI, 2001, p. 37 (com adaptaes).

Ainda tomando o texto como referncia inicial, assinale a opo correta a respeito do processo de flexibilizao gradual da ordem bipolar. A A Europa renascida pelo aggiornamento econmico e pela renovao poltica nos anos 50 contribuiu para a reduo da tenso direta bipolar. B A Amrica Latina assistiu, indiferente, ao movimento de flexibilizao sistmica da ordem da Guerra Fria nos anos 50 e 60 do sculo XX. C O bloco sovitico manteve-se intacto, sem fissuras, durante toda a Guerra Fria. D A descolonizao afro-asitica, apesar de importante para o destino histrico dos povos colonizados, teve nfimo peso na lgica da flexibilizao sistmica da ordem bipolar.
QUESTO 74

A Era Vargas vem sendo revista, particularmente A no que se refere revalorizao de sua contribuio perpetuao do modelo de agroexportao nacional. B no que tange ao reconhecimento do seu peso no projeto industrial do pas. C pela adoo de uma revoluo educacional que permitiu elevar o padro mdio intelectual do brasileiro das classes sociais inferiores. D na reificao da cultura totalitria, ocorrida no Brasil do seu tempo.
QUESTO 75

QUESTO 72

Tomando o texto como referncia inicial, assinale a opo incorreta a respeito do estudo da Guerra Fria. A Tratada pela cincia poltica tradicional como um modelo fechado de sistema, a Guerra Fria foi mais um processo histrico contraditrio que realidade estagnada. B A Guerra Fria teve etapas e momentos que se moveram da hiptese de guerra direta entre as duas superpotncias para uma forma de convivncia tolervel. C A Guerra Fria, apesar da agressividade verbal e de guerras como a do Vietn, foi amenizada pela coexistncia pacfica na segunda metade dos anos 50. D A crise da Guerra Fria seria apenas claramente perceptvel no contexto da derrubada do muro de Berlim.
UnB/CESPE TSE

Weffort, no Brasil, e Portantiero, na Argentina, formularam, em meados da segunda metade do sculo XX, interpretaes, que eles mesmo revisaram mais tarde, acerca do conceito de populismo e sua aplicao na Amrica Latina. Nesse aspecto, a reviso historiogrfica mais recente brasileira e argentina A tem sugerido certos limites utilizao dessa categoria analtica para os governos dos dois pases para os anos 50 e 60 do sculo passado. B chama a ateno para o fato de que o povo foi apenas manipulado pelos seus governantes, sem conscincia histrica das suas demandas e proposies polticas. C observa que o conceito, por sua conotao relativamente negativa a respeito das classes sociais subalternas, no poderia mais ser usado para o estudo da regio. D vem utilizando, sem restrio e cautela terica, o mesmo conceito para os novos governos de esquerda na Amrica Latina no incio do presente sculo.
Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

15

QUESTO 76

QUESTO 79

O Brasil dos anos 60 do sculo XX assistiu a transies culturais, polticas e econmicas de grande impacto. Assinale a opo incorreta em relao a essas transformaes. A Um regime poltico ancorado em robusta mobilizao da poltica foi sucedido por um regime fechado. B A economia nacional, ainda relativamente exportadora de caf e cacau, moveu-se gradualmente para a incluso de maior valor agregado ao produto exportado ao final da referida dcada. C Tomada por onda de internacionalizao, a cultura brasileira sofreu um processo de regresso da produo musical de matriz nacional. D A poltica externa, que iniciara a dcada com ares de autonomia, voltou a buscar esse parmetro na diplomacia da prosperidade no final do perodo considerado.
QUESTO 77

A fora da economia poltica da globalizao, que se espraiou de modo exuberante na esfera global, particularmente na ltima dcada do sculo XX,

A permitiu criar uma ordem internacional estvel e previsvel do ponto de vista poltico. B possibilitou que uma ordem econmica internacional fosse implantada por meio da organizao de um comrcio internacional mais justo e regrado pelos painis da Organizao Mundial do Comrcio. C aguou a busca por competividade das economias nacionais, que seguiram autrquicas e desconfiadas da insero global. D criou ou ampliou contradies entre os Estados detentores de tecnologia avanada e os que no puderam alcanar a velocidade da transformao cientfico-tecnolgica da sociedade do conhecimento.
QUESTO 80

No Brasil, a democratizao da sociedade e a modernizao econmica do pas, nas ltimas dcadas do sculo XX, A passaram a ser sinnimas, ante o peso da transio do regime autoritrio para a Nova Repblica. B foram conquistas apenas de uma elite econmica que soube mover o Brasil para as ondas da globalizao assimtrica. C serviram de exemplo para todos os pases da Amrica Latina e do Caribe. D no caminharam juntas, de forma automtica, no perodo.
QUESTO 78

A morte, aos 91 anos de idade, do ex-presidente do Chile, Augusto Pinochet, no dia 10 de dezembro de 2006, dia mundial dos direitos humanos, faz lembrar que

A a democracia na Amrica Latina vem sendo capaz de ampliar, de forma generalizada, a elevao geral dos padres cidados da camada social menos favorecida. B seu governo, de carter ditatorial, foi mantido com apoio explcito dos governantes da democracia norte-americana, os quais demonstravam modesto interesse nos temas dos direitos

O plano de estabilizao da inflao e o acerto das moedas na Amrica Latina na dcada passada A trouxeram um derivativo automtico, para todos os pases da regio, no plano do crescimento econmico acelerado. B criaram certas condies de normalidade econmica necessrias impulso de um segundo movimento, ainda no alcanado por todos os pases da regio, na direo do crescimento econmico. C resolveram, por si s, os problemas crnicos sociais e econmicos acumulados na histria social e econmica da regio. D propiciaram o avano da presena e da participao de setores econmicos mais modestos da regio no PIB nacional e na pauta exportadora.
UnB/CESPE TSE

humanos no Chile e na regio. C as ditaduras, na Amrica Latina, foram substitudas por democracias fortes, no sujeitas a crises ticas e alheias ao monitoramento militar ou de chefes polticos com passado na caserna. D as eleies formais realizadas na gestao das novas democracias na Amrica do Sul vm garantindo tranqilidade jurdica e poltica na regio para o crescimento econmico slido e compatvel com os pases emergentes e os padres do crescimento da economia global.
Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

16

PROVA DISCURSIVA)
Nesta prova que vale dez pontos , faa o que se pede, usando os espaos indicados no presente caderno para rascunho. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, nos locais apropriados, pois no ser avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de oitenta linhas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

A democracia, na Amrica Latina, vem avanando pela via formal. Eleies, posses de novos governantes, crescimento econmico mdio e saudvel caracterizam o ambiente democrtico na regio.

Considerando o tema acima, redija um texto dissertativo, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:

relaes entre as regras da democracia formal e os avanos da democracia participativa na Amrica Latina; novos governos eleitos em 2006 e suas proposies polticas; lugar dos setores sociais menos favorecidos nesse ambiente democrtico; lugar da educao nas democracias latino-americanas.

UnB/CESPE TSE

Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

17

RASCUNHO PROVA DISCURSIVA 1/2


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

UnB/CESPE TSE

Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

18

RASCUNHO PROVA DISCURSIVA 2/2


41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80

UnB/CESPE TSE

Caderno 12-PERU

Cargo 12: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Histria

19

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE)


CONCURSO PBLICO GABARITOS OFICIAIS DEFINITIVOS DAS PROVAS OBJETIVAS
Aplicao: 14/1/2007 Obs.: ( X ) Questo anulado 12-PERU

Cargo 12: ANALISTA JUDICIRIO REA: APOIO ESPECIALIZADO ESPECIALIDADE: HISTRIA Caderno 12-PERU
Questo Gabarito Questo Gabarito Questo Gabarito Questo Gabarito 1 B 21 C 41 C 61 B 2 C 22 A 42 A 62 C 3 D 23 D 43 D 63 C 4 A 24 C 44 B 64 C 5 C 25 D 45 X 65 X 6 C 26 B 46 B 66 A 7 C 27 X 47 C 67 D 8 C 28 B 48 D 68 C 9 A 29 C 49 A 69 A 10 B 30 D 50 D 70 B 11 D 31 C 51 B 71 C 12 B 32 B 52 C 72 D 13 B 33 C 53 A 73 A 14 C 34 D 54 D 74 B 15 C 35 C 55 C 75 A 16 A 36 A 56 B 76 C 17 A 37 A 57 B 77 D 18 C 38 C 58 B 78 B 19 D 39 A 59 A 79 D 20 D 40 B 60 D 80 B

Вам также может понравиться