Вы находитесь на странице: 1из 43

MENSAGEM DOS PADRES

Irmos e irms, devotos e devotas de Nossa Senhora de Ftima, o Deus da esperana que nos cumula de toda alegria e paz em nossa f, esteja com todos vocs. Depois de termos revivido os passos de Nosso Senhor e celebrado sua Pscoa na liturgia da Igreja, mais uma vez nos convocamos para continuar nossa exultao pascal, desta vez renovando nossa vida e espiritualidade crist na festividade de nossa padroeira, a sempre bela e amada Senhora de Ftima. Este ano convidamos todos e todas para que voltem sua ateno Exortao Apostlica Ps Sinodal Verbum Domini de S. S. o Papa Bento XVI. Inspirando-nos na Exortao Apostlica sugerimos como temtica para a festividade Maria e o servio Palavra e como lema Faa-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38). A partir das novidades da Exortao desejamos que todos possam aproveitar o contedo para reflexo que est no livro de peregrinaes, particularmente quanto ao sentido da sacramentalidade da Palavra e a leitura orante da bblia. No livro apresentamos cinco passos para uma leitura orante e frutuosa da Palavra de Deus, que juntamente com a Sagrada Tradio constituem o grande depsito da f da Igreja. Estamos certos de que com esta iniciativa vamos colher os frutos espirituais da festividade que se somar queles outros j adquiridos pelas celebraes pascais. Que tudo isso se some ainda nossa disposio missionria ao acolhermos o projeto missionrio arquidiocesano. Que Nossa Senhora de Ftima o abenoe bem como a todos os nossos missionrios e missionrias. Na fora do Esprito do Ressuscitado que a todos renova e santifica, e que nos rene no amor do Pai e do Filho para a plena comunho no Reino definitivo, desejamos a todos e a todas uma festividade abenoada. Pe. George Jenner Evangelista Frana Proco Pe. Carmito da Silva Paraso Vigrio Paroquial e Equipe de Liturgia

1 ENCONTRO ALEGRE-SE CHEIA DE GRAA! O SENHOR EST COM VOC! (Lc 1, 28) Criar ambiente de escuta da Palavra, cantar um refro orante e iniciar com um canto ou orao ao Esprito Santo. 1 passo: Leitura e compreenso do texto. O que diz o texto bblico em si? Leitura proclamada de Lc 1, 28. Deixar um momento para reler o texto pessoalmente, depois convidar os participantes a repetir a palavra que mais lhe chamou ateno, sem tecer comentrios, nem apontar a mensagem do texto. Pontos a serem considerados: O termo grego ave, usado por Lucas podemos traduzir assim: salve, a paz esteja contigo ou alegra-te Maria! Alegra-te filha de Sio (Israel), porque Jav, Teu rei, Jav, Teu Deus, est em teu meio! (Sofonias 3,14-17; Joel 2,21-27; Zacarias 9,9). (se possvel, verificar as citaes). As profecias querem proclamar a alegria messinica. E nas trs vezes o fazem usando a expresso chaire (grego) alegra-te; que So Jernimo verteu para o latim por Ave. O Ave, uma palavra que na verdade esconde a suprema manifestao de alegria. Desde sempre a humanidade aguardava o aparecimento daquela que ira realizar plenamente o feminino em Deus. Agora, qual flor que se abre totalmente ao sol, aparece Maria, a nova Eva, habitada pela vida cuja fonte e plenitude se encontra no Esprito. Maria cheia de graa porque a graa de Deus que significa o Esprito Santo veio sobre ela e a cobriu com sua sombra.

Maria se faz templo vivo do Esprito. Nela Ele atua de forma profunda que eleva sua capacidade maternal altura de ser verdadeiramente Me de Deus.
(A Ave-Maria - Leonardo Boff)

ouvintes e anunciadores convictos e persuasivos da Palavra do Senhor. Concluir com um canto.

(Verbum Domini 122)

2 passo: Meditao e atualizao. O que o texto bblico nos diz? Convidar as pessoas a partilhar o que esta leitura ensina a respeito do escutar a voz de Deus... e se a partir da Palavra algo pode mudar em nossa vida! (momento de partilha) 3 passo: Orao: O que dizemos ao Senhor, em resposta sua Palavra? O que brota em nosso corao olhando Maria, cheia da graa, cheia do Esprito e que se coloca servio da vida? (momento de silncio, orao pessoal). Rezar juntos uma dezena do tero. Logo em seguida cantar uma ladainha. 4 passo: Contemplao: Olhar a realidade e a nossa ao com o olhar de Deus, conforme a vontade dEle: isso converte a mente, o corao e a vida. (fato da vida: responsabilidade de ser me, gerar a vida). 5 passo: Ao: Qual compromisso ns assumimos a partir da luz que recebemos de Deus ao ouvir sua Palavra? Ouamos o que nos diz o Santo Padre Papa Bento XVI: Leitor/a: imitao do grande Apstolo das Naes, que ficou transformado depois de ter ouvido a voz do Senhor, escutemos tambm ns a Palavra divina que no cessa de nos interpelar pessoalmente aqui e agora. O Esprito Santo reservou para Si narram os Atos dos Apstolos - Paulo e Barnab para a pregao e difuso da Boa Nova. Tambm hoje de igual modo o Esprito Santo no cessa de chamar

2 ENCONTRO EIS A ESCRAVA DO SENHOR. FAA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA (Lc 1, 38) Criar ambiente de escuta da Palavra, cantar um refro orante e iniciar com um canto ou orao ao Esprito Santo. 1 passo: Leitura e compreenso do texto. O que diz o texto bblico em si? Leitura proclamada de Lc 1, 38. Deixar um momento para reler o texto pessoalmente, depois convidar os participantes a repetir a palavra que mais lhe chamou ateno, sem tecer comentrios, nem apontar a mensagem do texto. Pontos a serem considerados: O Fiat de Maria permanece, pois, pleno e sem condies.

O Fiat pronunciado por Maria, e outros Fiat em momentos cruciais da histria da salvao: O Fiat de Deus, no comeo da criao, o Fiat de Jesus na redeno. Os trs expressam um ato de vontade, uma deciso. O primeiro, isto , o Fiat Lux o sim divino de um Deus: divino na natureza, divino na pessoa que o pronuncia; O segundo, o Fiat de Jesus no Getsmai, o ato humano de um Deus: humano porque pronunciado segundo a vontade humana, divino porque esta vontade pertence pessoa do Verbo. O Fiat de Maria o sim humano de uma criatura humana. Nele, tudo recebe seu valor pela graa. A palavra de Maria foi a palavra da humanidade, e o seu sim foi o Amm de toda a criao ao sim de Deus.

4 passo: Contemplao: Olhar a realidade e a nossa ao com o olhar de Deus, conforme a vontade dEle: isso converte a mente, o corao e a vida. (fato da vida: responsabilidade no compromisso batismal, vocacional, etc). 5 passo: Ao: Qual compromisso ns assumimos a partir da luz que recebemos de Deus ao ouvir sua Palavra? Ouamos o que nos diz o Santo Padre Papa Bento XVI: A Palavra de Deus e a f Leitor/a: A Deus que Se revela devida a obedincia da f; pela f, o homem entrega-se total e livremente a Deus oferecendo a Deus revelador o obsquio pleno da inteligncia e da vontade e prestando voluntrio assentimento sua revelao. Com estas palavras, a Constituio dogmtica Dei Verbum exprimiu de modo claro a atitude do homem diante de Deus. A resposta prpria do homem a Deus, que fala, a f. Isto coloca em evidncia que, para acolher a Revelao, o homem deve abrir a mente e o corao ao do Esprito Santo que lhe faz compreender a Palavra de Deus presente nas Sagradas Escrituras. De fato, precisamente a pregao da Palavra divina que faz surgir a f, pela qual aderimos de corao verdade que nos foi revelada e entregamos todo o nosso ser a Cristo: A f vem da pregao, e a pregao pela palavra de Cristo. Toda a histria da salvao nos mostra progressivamente esta ligao ntima entre a Palavra de Deus e a f que se realiza no encontro com Cristo. De fato, com Ele a f toma a forma de encontro com uma Pessoa qual se confia a prpria vida. Cristo Jesus continua hoje presente, na histria, no seu corpo que a Igreja; por isso, o ato da nossa f um ato simultaneamente pessoal e eclesial.
(Verbum Domini, 25)

(Maria, um espelho para a Igreja-Raniero Cantalamessa)

2 passo: Meditao e atualizao. O que o texto bblico nos diz? Convidar as pessoas a partilhar o que esta leitura ensina a respeito do se colocar servio, fazer a vontade de Deus, colaborar com a obra criadora... e se a partir da Palavra algo pode mudar em nossa vida! (momento de partilha) 3 passo: Orao: O que dizemos ao Senhor, em resposta sua Palavra? O que brota em nosso corao olhando Maria, cheia da graa, cheia do Esprito e que com seu fiat se coloca servio da vida? (momento de silncio, orao pessoal). Rezar juntos uma dezena do tero. Logo em seguida cantar uma ladainha.

Um canto para concluir

Convidar as pessoas a partilhar o que esta leitura contribui para o nosso entendimento a respeito do escutar a voz de Deus... e a Palavra veio morar entre ns, armou sua tenda entre ns. (momento de partilha) 3 ENCONTRO E A PALAVRA SE FEZ HOMEM E HABITOU ENTRE NS... (Jo 1, 14a) Criar ambiente de escuta da Palavra, cantar um refro orante e iniciar com um canto ou orao ao Esprito Santo. 1 passo: Leitura e compreenso do texto. O que diz o texto bblico em si? Leitura proclamada de Jo 1, 14a. Deixar um momento para reler o texto pessoalmente, depois convidar os participantes a repetir a palavra que mais lhe chamou ateno, sem tecer comentrios, nem apontar a mensagem do texto. Pontos a serem considerados: Inabitada pelo Esprito Santo, Maria se v, por obra e graa do Mistrio, elevada altura de Deus. santificada com a santidade do Esprito Santo. Por isso, diz o texto sagrado que o filho que nascer ser chamado santo, Filho de Deus. Palavra se fez carne no ventre de Maria. Maria se torna bendita entre as Mulheres porque s ela entre todas foi a contemplada para ser templo vivo do Esprito. o que Izabel, inspirada pelo Esprito, proclama: bendito o fruto do teu ventre.
(Leonardo Boff - A Ave Maria)

3 passo: Orao: O que dizemos ao Senhor, em resposta sua Palavra? O que brota em nosso corao olhando Maria, cheia da graa de Deus, fecundada pelo Esprito? (momento de silncio, orao pessoal). Rezar juntos uma dezena do tero. Logo em seguida cantar uma ladainha. 4 passo: Contemplao: Olhar a realidade e a nossa ao com o olhar de Deus, conforme a vontade dEle: isso converte a mente, o corao e a vida. (fato da vida: contar, fazer memria de pessoas que convictas de sua misso, cheias do Esprito do verdadeiros testemunhos de f e vida). 5 passo: Ao: Qual compromisso ns assumimos a partir da luz que recebemos de Deus ao ouvir sua Palavra? Ouamos o que nos diz o Santo Padre Papa Bento XVI. Leitor/a: A Sagrada Escritura manifesta a predileo de Deus pelos pobres e necessitados. Com freqncia, os Padres sinodais lembraram a necessidade de que o anncio evanglico e o empenho dos pastores e das comunidades se dirijam a estes nossos irmos. Com efeito, os primeiros que tm direito ao anncio do Evangelho so precisamente os pobres, necessitados no s de po, mas tambm de palavras de vida. A diaconia da caridade, que nunca deve faltar nas nossas Igrejas, tem de estar sempre ligada ao anncio da Palavra e celebrao dos santos mistrios. Ao mesmo tempo preciso reconhecer e valorizar o fato de que os prprios pobres so tambm agentes de evangelizao. Na Bblia, o verdadeiro pobre aquele que

2 passo: Meditao e atualizao. O que o texto bblico nos diz?

se confia totalmente a Deus e, no Evangelho, o prprio Jesus chama-os bem-aventurados, porque deles o reino dos cus. O Senhor exalta a simplicidade de corao de quem reconhece em Deus a verdadeira riqueza, coloca nEle a sua esperana e no nos bens deste mundo. A Igreja no pode desiludir os pobres: Os pastores so chamados a ouvi-los, a aprender deles, a gui-los na sua f e a motiv-los para serem construtores da prpria histria. A Igreja est ciente tambm de que existe uma pobreza que virtude a cultivar e a abraar livremente, como fizeram muitos Santos, e h a misria, muitas vezes resultante de injustias e provocada pelo egosmo, que produz indigncia e fome e alimenta os conflitos. Quando a Igreja anuncia a Palavra de Deus sabe que preciso favorecer um crculo virtuoso entre a pobreza que se deve escolher e a pobreza que se deve combater, redescobrindo a sobriedade e a solidariedade como valores simultaneamente evanglicos e universais. () Isto obriga a opes de justia e de sobriedade.
(Verbum Domini, 107)

Leitura proclamada de Lc 1, 45. Deixar um momento para reler o texto pessoalmente, depois convidar os participantes a repetir a palavra que mais lhe chamou ateno, sem tecer comentrios, nem apontar a mensagem do texto. Pontos a serem considerados: Maria, a cheia de f. Izabel a recebe com grande alegria, e cheia do Esprito extravasa... Izabel proclama-a bem-aventurada porque acreditou. Pelas palavras de Izabel percebe-se como, j no Evangelho, a maternidade divina de Maria entendida no s como maternidade fsica, mas muito mais como maternidade espiritual, fundada na f.
(Maria, um espelho para a Igreja-Raniero Cantalamessa)

Um canto para concluir.

2 passo: Meditao e atualizao. O que o texto bblico nos diz? Convidar as pessoas a partilhar o que esta leitura contribui para o nosso entendimento a respeito do escutar a voz de Deus... e acreditar nos pequenos. (momento de partilha) 3 passo: Orao: O que dizemos ao Senhor, em resposta sua Palavra? O que brota em nosso corao olhando Maria, cheia da graa de Deus, fecundada pelo Esprito? (momento de silncio, orao pessoal). Rezar juntos uma dezena do tero. Logo em seguida cantar uma ladainha. 4 passo: Contemplao: Olhar a realidade e a nossa ao com o olhar de Deus, conforme a vontade dEle: isso converte a mente, o corao e a vida. (fato da vida: contar, fazer memria de pessoas que convictas de sua misso, cheias do Esprito do verdadeiros testemunhos de f e vida).

4 ENCONTRO BEM-AVENTURADA AQUELA QUE ACREDITOU, PORQUE VAI ACONTECER O QUE O SENHOR LHE PROMETEU (Lc 1, 45) Criar ambiente de escuta da Palavra, cantar um refro orante e iniciar com um canto ou orao ao Esprito Santo. 1 passo: Leitura e compreenso do texto. O que diz o texto bblico em si?

5 passo: Ao: Qual compromisso ns assumimos a partir da luz que recebemos de Deus ao ouvir sua Palavra? Ouamos o que nos diz o Santo Padre Papa Bento XVI. Leitor/a: Contemplando na Me de Deus uma vida modelada totalmente pela Palavra, descobrimo-nos tambm ns chamados a entrar no mistrio da f, pela qual Cristo vem habitar na nossa vida. Como nos recorda Santo Ambrsio, cada cristo que cr, em certo sentido, concebe e gera em si mesmo o Verbo de Deus: se h uma s Me de Cristo segundo a carne, segundo a f, porm, Cristo o fruto de todos. Portanto, o que aconteceu em Maria pode voltar a acontecer em cada um de ns diariamente na escuta da Palavra e na celebrao dos Sacramentos.
(Verbum Domini, 28)

5 ENCONTRO FELIZ O VENTRE QUE TE CARREGOU, E OS SEIOS QUE TE AMAMENTARAM. (Lc 11, 27b) Criar ambiente de escuta da Palavra, cantar um refro orante e iniciar com um canto ou orao ao Esprito Santo. 1 passo: Leitura e compreenso do texto. O que diz o texto bblico em si? Leitura proclamada de Lc 11, 27b. Deixar um momento para reler o texto pessoalmente, depois convidar os participantes a repetir a palavra que mais lhe chamou ateno, sem tecer comentrios, nem apontar a mensagem do texto. Pontos a serem considerados: Uma mulher proclama Maria com uma bem-aventurana. Maria bem-aventurada porque carregou Jesus no ventre. Jesus proclama bem-aventurado quem o traz no corao
(Maria, um espelho para a Igreja-Raniero Cantalamessa).

Um canto para concluir

2 passo: nos diz? Convidar contribui grandeza

Meditao e atualizao. O que o texto bblico as pessoas a partilhar o que esta leitura para o nosso entendimento a respeito da da Me de Deus. (momento de partilha)

3 passo: Orao: O que dizemos ao Senhor, em resposta sua Palavra? O que brota em nosso corao olhando Maria, a bemaventurada e escutando Jesus dizendo-nos: felizes os que ouvem sua palavra e a pe em prtica? (momento de silncio, orao pessoal).

Rezar juntos uma dezena do tero. Logo em seguida cantar uma ladainha. 4 passo: Contemplao: Olhar a realidade e a nossa ao com o olhar de Deus, conforme a vontade dEle: isso converte a mente, o corao e a vida. (fato da vida:) 5 passo: Ao: Qual compromisso ns assumimos a partir da luz que recebemos de Deus ao ouvir sua Palavra? Ouamos o que nos diz o Santo Padre Papa Bento XVI. Todos os batizados responsveis do anncio Leitor/a: Uma vez que todo o Povo de Deus um povo enviado, o Snodo reafirmou que a misso de anunciar a Palavra de Deus dever de todos os discpulos de Jesus Cristo, em consequncia do seu batismo. Nenhuma pessoa que cr em Cristo pode sentir-se alheia a esta responsabilidade que deriva do fato de ela pertencer sacramentalmente ao Corpo de Cristo. Esta conscincia deve ser despertada em cada famlia, parquia, comunidade, associao e movimento eclesial. Portanto toda a Igreja, enquanto mistrio de comunho, missionria e cada um, no seu prprio estado de vida, chamado a dar uma contribuio incisiva para o anncio cristo.
(Verbum Domini, 94)

6 ENCONTRO E SUA ME CONSERVAVA NO SEU CORAO TODAS ESSAS COISAS. (Lc 2, 51b). Criar ambiente de escuta da Palavra, cantar um refro orante e iniciar com um canto ou orao ao Esprito Santo. 1 passo: Leitura e compreenso do texto. O que diz o texto bblico em si? Leitura proclamada de (Lc 2, 49-51b) Deixar um momento para reler o texto pessoalmente, depois convidar os participantes a repetir a palavra que mais lhe chamou ateno, sem tecer comentrios, nem apontar a mensagem do texto. Pontos a serem considerados: Por que me procurveis? Lucas coloca a aflio de Maria, como o incio do despojamento pelo qual teria que passar.

Um canto para concluir

Lucas faz referncia ao Mistrio Pascal da morte e ressurreio de Jesus. (trs dias)
(Maria, um espelho para a Igreja-Raniero Cantalamessa)

2 passo: Meditao e atualizao. O que o texto bblico nos diz? Convidar as pessoas a partilhar o que esta leitura contribui para o nosso entendimento Olhando o corao de Maria diante a resposta de Jesus. (momento de partilha) 3 passo: Orao: O que dizemos ao Senhor, em resposta sua Palavra? Uma me estaria em condies de entender o que o corao de Maria experimentou ao ouvir essas palavras: Porque me procurveis?. (momento de silncio, orao pessoal). Rezar juntos uma dezena do tero. Logo em seguida cantar uma ladainha. 4 passo: Contemplao: Olhar a realidade e a nossa ao com o olhar de Deus, conforme a vontade dEle: isso converte a mente, o corao e a vida. (fato da vida: contar fatos semelhantes aos de Maria). 5 passo: Ao: Qual compromisso ns assumimos a partir da luz que recebemos de Deus ao ouvir sua Palavra? Ouamos o que nos diz o Santo Padre Papa Bento XVI. Leitor/a: Palavra de Deus e defesa da criao O compromisso no mundo requerido pela Palavra divina impele-nos a ver com olhos novos todo o universo criado por Deus e que traz j em si os vestgios do Verbo, por Quem tudo foi feito (cf. Jo 1, 2). Com efeito, h uma responsabilidade que nos compete como fiis e anunciadores do Evangelho tambm a respeito da criao. A

revelao, ao mesmo tempo que nos d a conhecer o desgnio de Deus sobre o universo, leva-nos tambm a denunciar os comportamentos errados do homem, quando no reconhece todas as coisas como reflexo do Criador, mas mera matria que se pode manipular sem escrpulos. Deste modo, falta ao homem aquela humildade essencial que lhe permite reconhecer a criao como dom de Deus que se deve acolher e usar segundo o seu desgnio. Ao contrrio, a arrogncia do homem que vive como se Deus no existisse, leva a explorar e deturpar a natureza, no a reconhecendo como uma obra da Palavra criadora. Neste quadro teolgico, desejo lembrar as afirmaes dos Padres sinodais ao recordarem que o fato de acolher a Palavra de Deus atestada na Sagrada Escritura e na Tradio viva da Igreja gera um novo modo de ver as coisas, promovendo uma ecologia autntica, que tem a sua raiz mais profunda na obedincia da f, () e desenvolvendo una renovada sensibilidade teolgica sobre a bondade de todas as coisas, criadas em Cristo. O homem precisa de ser novamente educado para se maravilhar, reconhecendo a verdadeira beleza que se manifesta nas coisas criadas.
(Verbum Domini 108)

7 ENCONTRO E SUA MISERICRDIA CHEGA AOS QUE O TEMEM DE GERAO EM GERAO. (Lc 1, 50)

1 passo: Leitura e compreenso do texto. O que diz o texto bblico em si? Leitura proclamada de Lc 1,50 Pontos a serem considerados: O Magnificat mostra que Maria ao mesmo tempo uma mulher santa, toda de Deus, e uma pessoa com conscincia da histria, da luta e das esperanas do seu povo; O hino de Maria est cheio de indignao contra a injustia que reina no mundo. Maria alimenta a esperana de que vale a pena sonhar e criar alternativas em vista de uma nova sociedade; A garantia dessa esperana vem da misericrdia e da fidelidade de Deus que socorre seu povo. 2 passo: Meditao e Atualizao. O que o texto bblico nos diz? Diante da realidade em que vivemos o que o texto nos convida a refletir sobre a misericrdia de Deus. (momento de partilha) 3 passo: Orao. O que dizemos ao Senhor, em resposta sua Palavra? Maria uma pessoa de corao pobre, toda aberto para Deus. Mostra tambm um corao solidrio. Tem o vigor dos profetas ao anunciar a misericrdia e a justia de Deus. O que brota em nosso corao olhando Maria, solidria com seu povo e confiante na misericrdia de Deus? (momento de silncio, orao pessoal). Rezar juntos uma dezena do tero. Logo em seguida cantar uma ladainha. 4 passo: Contemplao: Olhar a realidade e a nossa ao com o olhar de Deus, conforme a vontade dEle: isso converte a mente, o corao e a vida. (fato da vida)

5 passo: Ao: Qual compromisso ns assumimos a partir da luz que recebemos de Deus ao ouvir sua Palavra? Ouamos o que nos diz o Santo Padre Papa Bento XVI. Leitor/a: A Palavra de Deus revela inevitavelmente tambm a dramtica possibilidade que tem a liberdade do homem de subtrair-se a este dilogo de aliana com Deus, para o qual fomos criados. De fato, a Palavra divina desvenda tambm o pecado que habita no corao do homem. Muitas vezes encontramos, tanto no Antigo como no Novo Testamento, a descrio do pecado como no escuta da Palavra, como ruptura da Aliana e, consequentemente, como fechar-se a Deus que chama comunho com Ele. Com efeito, a Sagrada Escritura mostranos como o pecado do homem essencialmente desobedincia e no escuta. Precisamente a obedincia radical de Jesus at a morte de cruz (cf. Fl 2,8) desmascara totalmente este pecado. Na sua obedincia, realiza-se a Nova Aliana entre Deus e o homem e -nos concedida a possibilidade da reconciliao. De fato, Jesus foi mandado pelo Pai como vtima de expiao pelos nossos pecados e pelos do mundo inteiro (cf. 1 Jo 2, 2; 4,10; Hb 7, 27). Assim, -nos oferecida misericordiosamente a possibilidade da redeno e o inicio de uma vida nova em Cristo. Por isso, importante que os fiis sejam educados a reconhecer a raiz do pecado na no escuta da Palavra do Senhor e a acolher em Jesus, Verbo de Deus, o perdo que nos abre salvao.
(Verbum Domini, 26)

Um canto para concluir

3 passo: Orao: O que dizemos ao Senhor, em resposta sua Palavra? O que brota em nosso corao olhando Maria, me discpula, que confia...? (momento de silncio, orao pessoal). Rezar juntos uma dezena do tero. Logo em seguida cantar uma ladainha. 8 ENCONTRO FAAM O QUE ELE MANDAR (Jo 2, 5b) Criar ambiente de escuta da Palavra, cantar um refro orante e iniciar com um canto ou orao ao Esprito Santo. 1 passo: Leitura e compreenso do texto. O que diz o texto bblico em si? Leitura proclamada de Jo 2, 5b. Deixar um momento para reler o texto pessoalmente, depois convidar os participantes a repetir a palavra que mais lhe chamou ateno, sem tecer comentrios, nem apontar a mensagem do texto. Pontos a serem considerados: Jesus e Maria esto em uma festa de casamento. Falta vinho. A alegria pode acabar. Maria intercede, dirige a confiana do povo a ele: Faam o que ele mandar. Recorda Jos do Egito (AT), providenciando o po para o povo faminto. 2 passo: Meditao e atualizao. O que o texto bblico nos diz? Convidar as pessoas a partilhar a leitura bblica olhando nossa realidade: na famlia, na sociedade, na comunidade. (momento de partilha) 4 passo: Contemplao: Olhar a realidade e a nossa ao com o olhar de Deus, conforme a vontade dEle: isso converte a mente, o corao e a vida. (fato da vida: ser solidrio com os problemas dos outros). 5 passo: Ao: Qual compromisso ns assumimos a partir da luz que recebemos de Deus ao ouvir sua Palavra? Ouamos o que nos diz o Santo Padre Papa Bento XVI. Leitor/a: O Verbo de Deus comunicou-nos a vida divina que transfigura a face da terra, fazendo novas todas as coisas. A sua Palavra envolve-nos no s como destinatrios da revelao divina, mas tambm como seus arautos. Ele, o enviado do Pai para cumprir a sua vontade, atrai-nos a Si e envolve-nos na sua vida e misso. Assim o Esprito do Ressuscitado habilita a nossa vida para o anncio eficaz da Palavra em todo o mundo [...] Oxal o Senhor suscite entre os homens, como nos tempos do profeta Ams, nova fome e nova sede das palavras do Senhor. A ns cabe a responsabilidade de transmitir aquilo que por nossa vez tnhamos, por graa, recebido.
(Verbum Domini, 91)

Um canto para concluir. REFRES ORANTES

1. Seja bendito quem chega, seja bendito quem chega, trazendo a paz, trazendo a paz. Trazendo a paz do Senhor. 2. Desde a manh preparo uma oferenda /: e fico, Senhor, espera do teu sinal:/. 3. como mel a Palavra Divina como mel. Que sai da boca transformando a terra em pleno cu. 4. Desa como a chuva a Tua Palavra que se espalhe como orvalho, como o chuvisco na relva, como aguaceiro na grama. Amm! 5. Indo e vindo trevas e luz; tudo graa, Deus nos conduz. 6. O nosso olhar se dirige a Jesus, o nosso olhar se mantm no Senhor.

Quando Jesus a terra visitou a Boa Nova da justia anunciou; o cego viu, o surdo escutou e os oprimidos das correntes libertou. Nosso poder est na unio, o mundo novo vem de Deus e dos irmos. Vamos lutando contra a diviso e preparando a festa da libertao. Cidade e campo se transformaro jovens unidos na esperana gritaro. A fora nova o poder do amor nossa fraqueza fora em Deus libertador.

VINDE ESPRITO DE DEUS E ENCHEI OS CORAES 2. Vinde Esprito de Deus e enchei os coraes dos fiis com vossos dons. Acendei neles o amor com um fogo abrasador, vs pedimos Senhor. Refro: E cantaremos aleluia, e a nossa terra renovada ficar se o vosso Esprito Senhor nos enviar. Vs unistes tantas gentes, tantas lnguas diferentes, numa f, na unidade. Pr buscar sempre a verdade e servir o vosso Reino com a mesma caridade A NS DESCEI DIVINA LUZ Ref.: A ns descei, divina luz! A ns descei, divina luz! Em nossas almas acendei. O amor, o amor de Jesus! (bis) Vinde, Santo Esprito. E do cu mandai, luminoso raio! (bis). Vinde, Pai dos pobres, Doador dos dons, Luz dos coraes! (bis) Grande defensor. Em ns habitai e nos confortai! (bis). Na fadiga pouco, no ardor brandura e na dor ternura! (bis) UM HINO DIVINO

CANTOS AO ESPRITO SANTO POVO NOVO 1. Quando o Esprito de Deus soprou, o mundo inteiro se iluminou. A esperana na terra brotou; e um povo novo deu-se as mos e caminhou. Ref: Lutar e crer, vencer a dor, louvar o criador justia e paz, ho de reinar, e viva o amor.

Presente tu estas desde o principio, nos dias da criao, Divino Espirito! s sopro criador que a terra fecundou e a vida no universo dispertou! Presente tu estas desde o Egito, vencendo a opresso, Divino Espirito! s fogo e clarido, luz da libertao de um povo em movimento de unio! Presente tu estas em Jesus Cristo na cruz, ressureio, Divino Espirito! Boa nova do perdo, carinho entre irmos ardor na militancia e na misso! Presente tu estas desde o nicio nos primeiros cristos, Divino Espirito!Firmeza e novidade, estrela da unidade, amor concreto solidariedade! Presente tu estas no sacrificio, na dor das multides, Divino Esprito! Clamor e profecia ternura e ousadia, sabor de nosso po de cada dia!

Coro 1: Louvado sejais, Divino Esprito Santo, Amor infinito procedente do Pai e do Filho, desde toda Eternidade. Coro 2: Louvado sejais, Amor eterno, por Vossa admirvel Bondade, com que ornais o Cu e a Terra to ricamente. Coro 1: Louvado sejais Divino Esprito Santo, pelo Amor inefvel com que formastes e glorificastes a Humanidade de Jesus. Coro 2: Louvado sejais Divino Esposo das almas, pela Graa com que ornastes a Virgem Maria, Vossa Esposa. Coro 1: Louvado sejais, Esprito Vivificador, pelo Amor admirvel com que nos enriqueceis desde o nosso Batismo. Coro 2: Louvado sejais, Esprito Parclito, pelos Dons concedidos Santa Igreja no decorrer dos sculos! SEQUNCIA Coro 1: Esprito de Deus, enviai do Cu, um raio de Luz! Pai dos miserveis, Vossos Dons afveis dai aos coraes. Coro 2: Consolo que acalma, hspede da alma, doce alvio, vinde! No labor descanso, na aflio remanso, no calor aragem. Coro 1: Enchei, Luz bendita, chama que crepita, o ntimo de ns! Sem a Luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem h nele. Coro 2: Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente. Dobrai o que duro, guiai no escuro, o frio aquecei. Coro 1: Dai Vossa Igreja, que espera e deseja, Vossos sete dons. Dai em prmio ao forte uma santa morte, alegria eterna. CANTOS PARA FESTIVIDADE 2011 Entrada 1. De todos os cantos viemos para louvar o Senhor. Pai de eterna bondade, Deus vivo e libertador. Todo o povo reunido num canto novo, um louvor.

VENI CREATOR Senhor e Criador que s nosso Deus. Vem inspirar estes filhos teus. Em nossos coraes derrama Tua paz. E um povo renovado ao mundo mostrars! Sentimos que Tu s a nossa luz, Fonte de amor, fogo abrasador, Por isso que, ao rezar em nome de Jesus, Pedimos nesta hora os dons do Teu amor! Se temos algum bem, virtude ou dom, No vem de ns, vem do Teu favor. Pois que sem Ti ningum, ningum pode ser bom. S Tu podes criar a vida interior! Infunde pois agora em todos ns, Que como irmos vamos refletir, A luz do Teu saber e a fora do querer. A fim de que possamos juntos construir. E juntos cantaremos sem cessar. Cantos de amor para Te exaltar! s Pai, s Filho e s Esprito de paz, Por isso em nossa mente Tu sempre reinars! Amm! Alegria! LOUVORES AO ESPRITO SANTO

Ref: Glorificado seja, bendito seja Jesus Redentor! (bis) Os pais e mes de famlia venham todos celebrar a fora nova da vida, vamos alegres cantar. A juventude e as crianas todos reunidos no amor. Lavradores e operrios, todo o povo lutador, trazendo nas mos os frutos e as marcas de sofredor. A vida e a luta ofertamos no altar de Deus Criador. Do passado ns trazemos toda lembrana de quem deu sua vida e seu sangue como Jesus fez tambm. No presente, todo o esforo por um futuro sem dor! 2. Ave Maria, Me do Salvador, viva esperana do povo sofredor. Face materna, sinal de nosso Deus, vem orientar os homens filhos teus. Maria, Me da Igreja, rainha universal, modelo de virtude, liberta-nos do mal. Ensina ser fiel o povo do Senhor, que o mundo se transforme no reino de amor. Humilde serva, vem nos ensinar por onde ir e como caminhar. Servindo a Deus e tambm ao nosso irmo como resposta nossa vocao. s bem feliz porque soubeste crer, dizendo sim, sem nada em ti reter. Sers bendita em todas as naes. Em ti sentimos a paz nos coraes. 3. Nossa Senhora celeste aurora a cada hora o teu olhar to indulgente, to clemente, a toda gente vem confortar. Ref: A Ftima vieste, Me querida, compadecida do povo teu. E j o mundo inteiro te venera e considera o amparo seu. Tu s Maria, conforto e guia na travessia que ao cu conduz. No mar da vida, Me querida, doce guarida, s nossa luz.

! Virgem pura com ternura, com que ventura celestial, pra venerar-te e mais amar-te, fomos buscar-te em Portugal. Neste recanto tranqilo e santo abre o teu manto sobre o Brasil. Nele pairando vai derramando, vai espalhando favores mil.

4. Ns somos o povo de Deus, um povo que vai caminhando, caminhando, caminhando. Na estrada escura deste mundo somos a luz que vai iluminando, iluminando, iluminando. Ref: Nossa lei est no evangelho: o amor. Vivemos na liberdade, liberdade. Queremos justia e paz, justia e paz. Somos filhos da verdade, da verdade. Busquemos o Reino de Deus, que fonte de libertao, libertao, libertao. O Cristo vive em nossa vida. Dele esperamos nossa salvao, a salvao, a salvao. O Reino de Deus dos pobres, dos que trabalham pela paz, dos que trabalham pela paz. Dos que lutam pela justia. E avanam sempre, sem olhar pra trs, avanam sem olhar pra trs. Ato Penitencial (CD Missa paraense faixa 1) 1. Kyrie eleison. Kyrie eleison. Senhor, tem piedade, piedade de ns! Senhor, tem piedade, piedade de ns! Christie eleison. Christie eleison. Cristo piedade, piedade de ns! Kyrie eleison. Kyrie eleison. Senhor, tem piedade, piedade de ns! Senhor, tem piedade, piedade de ns! 2. Senhor, que vieste salvar os coraes arrependidos. Ref: Piedade, piedade, piedade de ns! (bis) Cristo que vieste chamar os pecadores humilhados.

Senhor, que intercedeis por ns junto do Pai que nos perdoa! 3. Pelos pecados, erros passados. Por divises na tua Igreja, Jesus! Senhor, piedade! Senhor, piedade! Senhor, piedade, piedade de ns! (bis) Quem no te aceita, quem te rejeita, pode no crer por ver cristos que vivem mal! Cristo, piedade! Cristo, piedade! Cristo, piedade, piedade de ns! (bis) Hoje, se a vida to ferida, deve-se culpa, indiferena dos cristos! Senhor, piedade! Senhor, piedade! Senhor, piedade, piedade de ns! (bis) Acolhida da Palavra 1. Maria guardavas tudo com grande ateno, palavras e gestos de Cristo, em teu corao. Ref: Ensina Maria, tua gente a escutar, desperta teus filhos que o Pai quer falar! (bis) 2. REF: A vossa palavra, Senhor, sinal de interesse por ns (bis) feliz quem escuta a palavra e a guarda em seu corao. 3. Desa como a chuva a tua Palavra. Que se espalhe como orvalho, como o chuvisco na relva, como o aguaceiro na grama. Amm! 4. como a chuva que lava. como fogo que abrasa. Tua palavra assim no passa por mim se deixar um sinal. (bis)

Hino de Louvor (CD Presidncia e Assembleia faixa 5) Glria a Deus nas alturas. E paz na terra aos homens por ele amados. Aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos cus. Deus Pai todo-poderoso: Ns vos louvamos, ns vos bendizemos. Ns vos adoramos, ns vos glorificamos, ns vos damos graas por vossa imensa glria. Senhor Jesus Cristo, Filho Unignito. Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vs que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns. Vs que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa splica. Vs, que estais direita do Pai, tende piedade de ns. Tende piedade de ns, tende piedade de ns. S vs sois o Santo, s vs, o Senhor. S vs o Altssimo, Jesus Cristo. Com o Esprito Santo, na glria de Deus Pai. Na glria de Deus Pai. Amm. (CD Santo o Senhor faixa 11) REF: GLRIA, GLRIA! ANJOS NO CU. CANTAM TODOS SEU AMOR! E NA TERRA, HOMENS DE PAZ: DEUS MERECE O LOUVOR! 1. Deus e Pai ns vos louvamos, adoramos, bendizemos. Damos glria ao vosso nome, vossos dons agradecemos! 2. Senhor nosso Jesus Cristo, Unignito do Pai. Vs de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai! 3. Vs que estais junto do Pai, como nosso intercessor. Acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor! 4. Vs somente sois o Santo, o Altssimo, o Senhor. Com o Esprito Divino, de Deus Pai no esplendor! (CD Canto Pastoral faixa 22) Glria a Deus nos altos cus! Paz na terra a seus amados! A vs louvam, Rei celeste, os que foram libertados. GLRIA A DEUS! GLRIA A DEUS! (BIS)

Deus e Pai, ns vos louvamos, adoramos, bendizemos. Damos glria ao vosso nome, vossos dons agradecemos. Senhor nosso, Jesus Cristo, Unignito do Pai. Vs de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai! Vs, que estais junto do Pai, como nosso intercessor. Acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor! Vs somente sois o Santo, o Altssimo, o Senhor. Com o Esprito Divino de Deus Pai no esplendor!

Vinho que outrora era uva nos cachos da linda parreira. Vinho novo na Pscoa da Ceia vem nos alegrar. Vi o caboclo plantando semente na terra em mutiro ato vivo de comunho. Vejo a vida que temos firmada na lida, no sonho. Dividir po, justia, alegria, libertar dia-a-dia. Vejo a colheita crescendo partindo o cho. Quero ver sobre a mesa a fartura, a partilha do po.

Aclamao 1. ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! Algum do povo exclama: Como grande, Senhor, quem te gerou e alimentou! Jesus responde: mulher, pra mim feliz, quem soube ouvir a voz de Deus e tudo guardou! 2. ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! Eu os escolhi, foi do meio do mundo. Pra que vocs dem um fruto que dure. Eu os escolhi foi do meio do mundo. Amm, aleluia, aleluia! 3. ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! Ponho-me a ouvir o que o Senhor dir. Ele vai falar, vai falar de paz. Pela minha voz e pelas minhas mos. Jesus Cristo vai, vai falar de paz. Ofertrio 1. Po que outrora era trigo plantado no seio da terra. Me Terra, MeTerra. Vi o caboclo roando, preparando a terra. Lgrima, suor, sangue, chuva, fertilizam o cho. Ref: A f que transforma, a terra que d, a fora, o trabalho, a unio no lutar. Consagra tambm CristoHstia neste santo altar. A f que alimenta e nos faz caminhar. Emana essa fora o sentido de amar. Consagro com f Cristo - Vida neste santo altar.

1. Vou te oferecer a vida e tudo o que eu j sei viver. Tempo e trabalho, amor que eu espalho, so coisas que me fazem crer. Vou te oferecer o pranto aquilo que meu sofrer. Paz que ainda no sei e tudo que errei so coisas que me fazem crer. Po e Vinho so sinais do teu amor. Nele eu vou saber viver. Alegria e dor eu vou te oferecer. So coisas que me fazem crer. 2. A mesa santa que preparamos, mos que se elevam a ti, Senhor. O po e o vinho, frutos da terra, duro trabalho, carinho e amor. , , , recebe, Senhor! , , recebe, Senhor! Flores, espinhos, dor e alegria. Pais, mes e filhos diante do altar. A nossa oferta em nova festa. A nossa dor vem, Senhor, transformar! , , , recebe, Senhor! , , recebe, Senhor! A vida nova, nova famlia, que celebramos, aqui tem lugar. Tua bondade, vem com fartura, s saber, reunir, partilhar. , . , recebe, Senhor! , , recebe, Senhor! 3. Que maravilha, Senhor, estar aqui! Sentir-se Igreja reunida a celebrar. Apresentando os frutos do caminho, no po e vinho, ofertas deste altar. BENDITO SEJAIS POR TODOS OS DONS! BENDITO SEJAIS PELO VINHO E PELO PO! / BENDITO, BENDITO, BENDITO SEJA DEUS PARA SEMPRE! (BIS)

Que grande bno servir nesta misso. Misso de Cristo, tarefa do cristo. Tornar-se Igreja, formar comunidade. Ser solidrio, tornar-se um povo irmo. Que graa imensa viver a mesma f. Ter esperana de um mundo bem melhor. Na caridade sentir-se familiares. Lutando juntos em nome do Senhor.

2. Hosana, Hosana, Hosana ao nosso rei! (bis) Glorificarei teu nome, Deus. Com cnticos a ti celebrarei. s santo, Pai, s santo, Pai. A ti todo louvor! (bis) Bendito o que vem em nome do Senhor. O cu e a terra proclamam teu louvor. Te exaltarei, te exaltarei. Darei o meu louvor! (bis) 3. Santo, Santo, Santo! o Senhor da luz! Santo, Santo, Santo! o Senhor Jesus (bis). Numa cano sideral de um Hosana total a criao se extasia. E o cu e a terra tambm entoam seu grande amm! Bendito aquele que vem, aquele que vem, aquele que vem em nome da luz. Bendito aquele que tem, aquele que tem, aquele que tem a paz, Nosso Senhor Jesus! (bis) COMUNHO 1. Vejam, eu andei pelas vilas, apontei as sadas como o Pai me pediu / Portas, eu cheguei para abri-las, eu curei as feridas como nunca se viu. Por onde formos tambm ns, que brilhe a tua luz. Fala, Senhor, em nossa voz, em nossa vida. Nossos caminhos, ento, conduz, queremos ser assim: que o Po da vida nos revigore no nosso sim. Vejam, fiz de novo a leitura das razes da vida que meu Pai v melhor. Luzes, acendi com brandura, para a ovelha perdida no medi meu suor. Vejam, procurei bem aqueles que ningum procurava e falei de meu Pai. Pobres, a esperana que deles, eu no quis ser escravo de um poder que retrai. Vejam, semeei conscincia nos caminhos do povo, pois o Pai quer assim. Tramas, enfrentei prepotncia dos que temem o novo, qual caminho sem fim.

4. O trigo depois de crescido logo colhido e vai tornar-se po. Nas mos da me mulher se imola e se entrega humilde pra fermentao. Lio de amor ensina o trigo com seu gesto de doao. Tambm quero ser desprendido pra tornar-me po nas mos do meu Senhor. SAGRADO TRIGO IMOLADO, DEPOIS FARINHADO E FINALMENTE PO. SAGRADO TRIGO OFERTADO QUE SER TORNADO CORPO DO SENHOR. (BIS) A uva sem fazer gemido se entrega ao milagre da transformao. Sob os ps do lavrador sofrido vai tornarse vinho de nobre sabor. Lio de amor ensina a uva com seu gesto de oblao. Tambm quero ser desprendido pra tornar-me vinho nas mos do Senhor SAGRADO FRUTO DA VIDEIRA QUE FOI FLOR PRIMEIRO E SE MODIFICOU. SAGRADO VINHO OFERTADO QUE SER TORNADO SANGUE DO SENHOR. (BIS) SANTO 1. Nosso Deus Senhor Santo, Santo, Santo! Do universo Criador, Santo, Santo! Cus e terra alegres cantam Santo, Santo! E ns cantamos seu louvor, Santo o Senhor! L no cu e aqui na terra: Hosana, Hosana! Bendito seja o Senhor, Hosana, Hosana! Nosso Rei e nosso Deus, Hosana, Hosana! A ele glria e louvor, Hosana ao Senhor! Bendito aquele que vem! Hosana! Amm! Bendito aquele que vem! Hosana! Amm, amm!

2. Se eu no partilhar em todos os momentos, meus dons e meus talentos e os bens que tu me ds. Jamais entenderei a tua Eucaristia, milagre que extasia e traz to grande paz. Ref: Preciso compreender, Senhor, que neste po repartido, que neste vinho bebido, toda a verdade se encerra sobre a justia na terra, sobre o amor e a bondade e sobre a fraternidade, que tu vieste ensinar, que tu vieste ensinar. Se eu no der de mim, podendo me doar, serei ento culpado do vinho e do po. Se acaso eu no partilhar da santa eucaristia, a paz que ela irradia em mim no brilhar. No dia em que eu me for a fim de te encontrar, eu quero estar tranqilo, do po que eu dividi. E tu que s meu Senhor, irs multiplicar, meus dons e tudo aquilo que em vida eu reparti. 3. Quero aprender teu falar, no teu livro aprender a lio. Minha cano vou cantar no compasso do teu corao. Ref.: E teu nome eu irei proclamar e enquanto viver falarei do teu reino. E no corao da humanidade quero estar semeando o amor, ensinando o perdo, comungando o teu po. Que do cu nos envias pra ser alimento e certeza de vida eterna. E num santo milagre de amor, tu te tornas presente entre ns. Obrigado, Senhor. Obrigado, Senhor. Quero sentir tua mo, quando a dor me fizer prisioneiro. Nunca quero me esquecer que ao teu lado sou muito mais eu. Quero ser firme na f, ser humilde, saber compreender. No olhar para trs nem temer. Sempre ouvindo tua voz que ensina. 4. Por causa de um certo Reino estradas eu caminhei / buscando sem ter sossego o Reino que eu vislumbrei. / Brilhava a estrela Dalva / e eu quase sem dormir /

buscando este certo Reino e a lembrana dele a me perseguir. (bis) Por causa daquele Reino mil vezes eu me enganei / tomando o caminho errado / errando quando acertei. / Chegava o cair da tarde e eu quase sem dormir / buscando esse certo Reino e a lembrana dele a me perseguir. (bis) Um filho de carpinteiro que veio de Nazar / Mostrou-se to verdadeiro, ps vida na minha f / Falava de um novo Reino / de flores e de pardais / de gente arrastando a rede / que eu tive sede da sua paz. (bis) O filho do carpinteiro falava de um mundo irmo / de um Pai que era companheiro, de amor e libertao. / Lanoume um olhar profundo / gelando meu corao / depois me falou do mundo /e me deu o selo da vocao. (bis) Agora quem me conhece pergunta se eu encontrei / o Reino que eu procurava, se tudo o que eu desejei / E eu digo pensando nele, no meio de vs est /o Reino que andais buscando e quem tem amor compreender. (bis) Jesus me ensinou de novo as coisas que eu aprendi / por isso eu amei meu povo e o livro da vida eu li. / E em cada menina moa / em cada moo e rapaz / eu sonho que a minha gente ser semente de eterna paz. (bis)

CANTOS FINAIS E DIVERSOS 1. Senhor, toma esta vida nova, antes que a espera me faa desgastar. Estou disposto ao que quiseres, no importa o que seja, tu chamas-me a servir. Ref: Leva-me aonde os homens necessitem tuas palavras, necessitem tua fora de viver. Onde falte a esperana, onde tudo seja triste, simplesmente por no saber de ti. Te dou meu corao sincero, para gritar sem medo, mas forte teu amor. Senhor, tenho alma missionria, conduze-me s terras que anseiam s por ti.

E assim em marcha irei cantando, aos povos teus pregando, que belo teu amor. Terei minhas mos j sem cansao, tua histria entre os lbios e a fora da orao.

2. O povo te chama de Nossa Senhora, por causa de Nosso Senhor. O povo te chama de Me e Rainha, porque Jesus Cristo o Rei do cu. E por no te ver como desejaria, te ver com os olhos da f. Por isso ele coroa tua imagem Maria, por seres a Me de Jesus de Nazar. Ref: Como bonita uma religio que se lembra da me de Jesus, mais bonito saber quem tu s. No s deusa, no s mais que Deus, mas depois de Jesus, o Senhor, neste mundo ningum foi maior. Aquele que l a Palavra divina por causa de Nosso Senhor, j sabe que o livro de Deus nos ensina que s Jesus Cristo o intercessor. Porm se podemos orar pelos outros, a Me de Jesus pode mais, por isso te pedimos em prece, Maria, que leves o povo a Jesus, porque de levar a Jesus entendes mais. 3. Uma entre todas foi a escolhida, foste tu Maria, serva preferida, Me do meu Senhor, Me do meu Salvador. Ref: Maria, cheia de graa e consolo, venha caminhar com teu povo, nossa me sempre sers (bis). Roga pelos pecadores desta terra, roga pelo povo que em teu Deus espera. Me do meu Senhor, Me do meu Salvador. 4. treze de maio na cova da Iria do cu aparece a Virgem Maria. Ref: Ave, Ave, Ave Maria! (bis) A trs pastorinhos cercada de luz, visita Maria, a Me de Jesus. A luz lhes parece sinal de trovo, e junto ao rebanho casa se vo.

Da agreste azinheira a virgem falou, e aos trs a Senhora serenos deixou. Das mos lhe pendiam continhas de luz, assim era o tero da me de Jesus. A virgem lhes manda o tero rezar. Assim diz: meus filhos, vos hei de salvar.

5. Santa Me Maria, nesta travessia, cubra-nos teu manto cor de anil. Guarda nossa vida, Me Aparecida, Santa Padroeira do Brasil. Ave Maria! Ave Maria! (bis) Mulher peregrina, fora feminina, a mais importante que existiu. Com justia queres que nossas mulheres sejam construtoras do Brasil. Com amor divino guarda os peregrinos nesta caminhada para o alm. D-lhes companhia, pois tambm um dia foste peregrina de Belm. 6. Maria, me dos caminhantes, ensina-nos a caminhar. Ns somos todos viajantes, mas preciso sempre andar! (bis) Fizeste longa caminhada para servir a Izabel. Sabendo-te de Deus morada, aps seu sim a Gabriel. Depois de dura caminhada para a cidade de Belm. No encontraste l pousada, mandaram-te passar alm. Com f fizeste a caminhada, levando ao templo o teu Jesus. Mas l ouviste a espada, da longa estrada para a cruz. De modo foi a caminhada que para longe te levou. Para escapar vil cilada que um rei atroz te preparou. 7. Pelas estradas da vida, nunca sozinho ests. Contigo pelo caminho, Santa Maria vai. vem conosco, vem caminhar, Santa Maria, vem! (bis)

Se pelo mundo os homens sem conhecer-se vo. No negues nunca a tua mo, a quem te encontrar. Mesmo que digam os homens, tu nada podes mudar. Luta por um mundo novo de unidade e paz. Se parecer tua vida intil caminhar. Lembra que abres caminho, outros te seguiro.

8. Primeira crist, Maria da luz. Sabias, Me, amar teu Jesus. Primeira crist, Maria do amor. Soubestes seguir teu filho e Senhor. Nossa Senhora das milhes de luzes. Que meu povo acende pra te louvar. Iluminada, iluminadora. Inspiradora de quem quer amar, e andar com Jesus! (4x) Primeira crist, Maria do lar. Ensinas, Me, teu jeito de amar. Primeira crist, Maria da paz. Ensinas, Me, como que Deus faz. Primeira crist, sempre a meditar. Vivias em Deus, sabias orar. Primeira crist, fiel a Jesus. Por todo o lugar, na luz e na cruz. 9. Ref: Agora tempo de ser Igreja, caminhar juntos, participar. (bis) Somos povo escolhido, e na fronte assinalados, com o nome do Senhor que caminha ao nosso lado. Somos povo em misso, j tempo de partir. o Senhor que nos envia, em seu nome a servir. Somos povo esperana, vamos juntos planejar ser Igreja a servio e a f testemunhar. Somos povo a caminho: construindo em mutiro nova terra, novo reino, de fraterna comunho. 10. Maria, me do universo, escuta esta prece e ora por ns. Guia este povo latino faminto de paz, justia e unio. Que vai peregrino em busca do reino de Deus e da libertao.

Ref: Salve, Maria, Senhora da Amrica Latina. Tu s nossa me, tu s nossa luz, estrela do povo latino. Com delicada carcia materna, acalma nossa tempestade. Ensina que vale esperar, morrer e lutar por um mundo mais justo. Devolve-nos a confiana, horizonte perdido, a f no irmo. Em teu regao de amor, a graa inveja o teu corpo cansado. Mas vejo brilhando em teu rosto a esperana eterna que o Cristo nos traz. Ensina que a cruz caminho; depois do calvrio, a ressurreio. 11. O povo de Deus, no deserto andava, mas sua frente algum caminhava. O povo de Deus era rico de nada, s tinha esperana e o p da estrada. Tambm sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada, somente a tua graa me basta e mais nada (bis). O povo de Deus tambm vacilava, s vezes custava a crer no amor. O povo de Deus chorando rezava, pedia perdo e recomeava. Tambm sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada, perdoa se s vezes no creio em mais nada (bis) O povo de Deus tambm teve fome, e tu lhe mandaste o po l do cu. O povo de Deus, cantando deu graas, provou teu amor, teu amor que no passa. Tambm sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada, tu s alimento na longa jornada (bis). O povo de Deus ao longe avistou a terra querida que o amor preparou. O povo de Deus sorria e cantava, e nos seus louvores, seu poder proclamava. Tambm sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada, cada dia mais perto da terra esperada (bis). 12. Ensina o teu povo a rezar. Maria, me de Jesus. / Que um dia teu povo desperta e na certa vai ver a luz./ Que

um dia teu povo se anima e caminha com teu Jesus./ Maria de Jesus Cristo. Maria de Deus, Maria mulher. /Ensina o teu povo o teu jeito de ser o que Deus quiser. / Maria, Senhora nossa, Maria do povo, povo de Deus./ Ensina o teu jeito perfeito de sempre escutar teu Deus. 13. O Senhor fez em mim maravilhas, santo o seu nome. (bis) A minha alma engrandece ao Senhor. E exulta meu esprito em Deus meu Salvador. Ps os olhos na humildade de sua serva, doravante toda a terra cantar os meus louvores. Seu amor para sempre se estende sobre aqueles que o temem. Demonstrando o poder de seu brao, dispersa os soberbos. Abate os poderosos de seus tronos e eleva os humildes. Sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada. Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor. E a promessa que fez a nossos pais, em favor de Abrao e de seus filhos para sempre. Glria ao Pai, ao Filho e ao Santo Esprito, desde agora e para sempre pelos sculos. Amm! 14. Vir o dia em que todos ao levantar a vista veremos nesta terra reinar a liberdade! Minha alma engrandece ao Deus libertador. Se alegra meu esprito em Deus meu Salvador. Pois ele se lembrou de seu povo oprimido e fez de sua serva a me dos esquecidos. Imenso seu amor, sem fim sua bondade. Pra todos que na terra lhe seguem na humildade. Bem forte nosso Deus, levanta o seu brao, espalha os soberbos, destri todos os males. Derruba os poderosos de seus tronos erguidos, com o sangue e suor de seu povo oprimido. E farta os famintos, levanta os humilhados, arrasa os opressores, os ricos e os malvados.

Protege o seu povo com todo o carinho, fiel seu amor em todo o caminho. Assim o Deus vivo que marcha na histria, bem junto do seu povo em busca da vitria. Louvemos nosso Pai, Deus da libertao. Que acaba com a injustia, misria e opresso, louvemos os irmos que lutam com valia, fermentando a histria pra vir o grande dia. 15. Somos gente nova vivendo a unio. Somos povo semente da nova nao, , . Somos gente nova vivendo o amor. Somos comunidade povo do Senhor, , . Vou convidar meus irmos trabalhadores, operrios, lavradores, biscateiros e outros mais. E junto vamos celebrar a confiana. Nossa luta na esperana de ter terra, po e paz. , . Vou convidar os ndios que ainda resistem. As tribos que ainda insistem no direito de viver. E juntos vamos, reunidos na memria, celebrar uma vitria que vai ter que acontecer! Vou convidar a crianada e a juventude, tocadores nos ajudem, vamos cantar por a. O nosso canto vai encher todo Pas. Velho vai danar feliz, quem chorou vai ter que rir. , . 16. Que nenhuma famlia comece em qualquer de repente. Que nenhuma famlia termine por falta de amor. Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente. E que nada no mundo separe um casal sonhador. Que nenhuma famlia se abrigue debaixo da ponte. Que ningum interfira no lar e na vida dos dois. Que ningum os obrigue a viver sem nenhum horizonte. Que eles vivam do ontem, no hoje em funo de um depois. Ref.: Que a famlia comece e termine sabendo onde vai. E que o homem carregue nos ombros a graa de um Pai. Que a mulher seja um cu de ternura, aconchego e calor. E que os filhos conheam a fora

que brota do amor. Abenoa, Senhor, as famlias, amm. Abenoa, Senhor, a minha tambm (bis). Que marido e mulher tenham foras de amar sem medida. Que ningum v dormir sem pedir ou sem dar seu perdo. Que as crianas aprendam no colo o sentido da vida. Que a famlia celebre a partilha do abrao e do po. Que marido e mulher no se traiam nem traiam seus filhos. Que o cime no mate a certeza do amor entre os dois. Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho seja firme esperana de um cu aqui mesmo e depois. 17. no campo da vida que se esconde um tesouro. Vale mais que o ouro, mais que a prata que brilha. presente de Deus, o cu j aqui. O amor mora ali e se chama famlia. COMO BOM TER A MINHA FAMLIA, COMO BOM! VALE A PENA VENDER TUDO O MAIS PARA PODER COMPRAR. ESSE CAMPO QUE ESCONDE UM TESOURO, QUE PURO DOM. MEU OURO, MEU CU, MINHA PAZ, MINHA VIDA, MEU LAR. At mesmo o cu desejou ser famlia, para que a famlia desejasse ser cu. Nela se faz a paz, no ouvir, no falar. E na arte de amar, o amargor vira mel. Na famlia a mentira no se d com a verdade. E a fidelidade sabe o peso da cruz. Porque l h amor, h renncia e perdo. H tambm orao e o chefe Jesus. Surgem falsos brilhantes enganando a famlia. To sutil armadilha de um doce sabor. A riqueza maior de Deus a presena. Na sade ou doena, na alegria e na dor. 18. Virgem do Rosrio da Ftima Senhora de Portugal Rainha, dos homens protetora. Virgem do Rosrio, da Ftima Senhora, do vosso santurio, foroso ir me embora.

REF: UMA PRECE FINAL AO DEIXAR-VOS ME DE DEUS. VIVA SEMPRE EM MINHALMA ESTE GRITO IMORTAL: FTIMA, ADEUS. VIRGEM ME, ADEUS. De vs me aparto Virgem, eis o grito de dor, que solta ao despedir-se o pobre pecador. De vs me aparto, Virgem, eis o grito de dor, acolhe, Me bondosa este ltimo clamor. De vs me aparto, Virgem, deste lugar bendito, onde a sade e a paz sois do enfermo e aflito. De vs me aparto, Virgem, deste lugar bendito, onde encontra perdo o corao contrito. De vs me aparto, Virgem, desta montanha santa, onde Jesus querido, onde a piedade tanta. De vs me aparto, Virgem, desta montanha santa, que corao nos prende, que a nossa alma encanta. De vs me aparto, Virgem, o pranto aos olhos vem, mas sente-se feliz quem a Vossa bno tem. De vs me aparto, Virgem, o pranto aos olhos vem, adeus, repito e choro, adeus saudosa me. 19. REF.: CANTEMOS ALEGRES A UMA S VOZ: FRANCISCO E JACINTA, ROGAI POR NS! Salve, salve, pastorinhos, nosso encanto e alegria. Salve, salve, pastorinhos, prediletos de Maria. Vossos olhos inocentes, contemplaram a Senhora. Dos seus filhos peregrinos, carinhosa protetora. Sacrifcio e orao, foi a vossa vida inteira. Ao convite maternal, da Senhora da azinheira. Praticando a caridade, entregveis com carinho. A merenda que levveis, ao primeiro pobrezinho. Caminhantes neste mundo, ajudai-nos, cada dia. A viver sempre seguros, sob o manto de Maria. A Senhora do Rosrio, pela vossa intercesso. Abenoe o Santo Padre, e nos leve converso. Contemplando Deus no Cu, pelos anjos adorado. Alcanai o dom da paz, para o mundo extraviado.

Protegei a nossa Ptria, para que, sombra da cruz. Guarde sempre a f crist, e a verdade de Jesus. Sob a vossa proteo, neste mundo controverso. As famlias reunidas, com amor rezem o tero.

20. HINO DA CF/2010 Olha, meu povo, este planeta terra: Das criaturas todas, a mais linda! Eu a plasmei com todo amor materno, Pra ser um bero de aconchego e vida. (Cf. Gn 1) REF.: NOSSA ME TERRA, SENHOR, GEME DE DOR NOITE E DIA. SER DE PARTO ESSA DOR? OU SIMPLESMENTE AGONIA?! VAI DEPENDER S DE NS! VAI DEPENDER S DE NS!... A terra me, criatura viva; Tambm respira, se alimenta e sofre. de respeito que ela mais precisa! Sem teu cuidado ela agoniza e morre. V, nesta terra, os teus irmos. So tantos Que a fome mata e a misria humilha. Eu sonho ver um mundo mais humano, Sem tanto lucro e muito mais partilha! Olha as florestas: pulmo verde e forte! Sente esse ar, que te entreguei to puro... Agora, gases disseminam morte; O aquecimento queima o teu futuro. Contempla os rios, que agonizam tristes. No te incomoda poluir assim?!V: tanta espcie j no mais existe! Por mais cuidado implora esse jardim! A humanidade anseia nova terra. (2Pd 3,13). De dores geme toda a criao (Rm 8,22). Transforma em Pscoa as dores dessa espera, Quero essa terra em plena gestao!

Sadam-vos todos os anjos! clamamos a vs! O mundo dos astros vos louva! clamamos a vs! A Santa Igreja vos louva! clamamos a vs! Os homens na terra vos louvam! clamamos a vs! Vs sois medianeira das graas! clamamos a vs! Sois sede da sabedoria! clamamos a vs! Sois Me da eterna beleza! clamamos a vs! Sois Me do Perptuo Socorro! clamamos a vs! Sois Me do amor verdadeiro! clamamos a vs! Vs sois a alegria dos Santos! clamamos a vs! Dos mrtires, sois a Rainha! clamamos a vs! Vs sois a Rainha dos justos! clamamos a vs! Vs sois o socorro na luta! clamamos a vs! Da paz sois fiel mensageira! clamamos a vs! Sois fonte de toda virtude! clamamos a vs! Sois Templo do Esprito Santo! clamamos a vs! Sois Arca da Nova Aliana! clamamos a vs!

Maria, Maria, Maria, Maria, Maria, Maria, Maria, Maria, Maria, Maria, Maria, Maria, Maria, Maria, Maria, Maria, Maria,

LADAINHAS NOSSA SENHORA


1. REF: ME DE DEUS, CLAMAMOS A VS! (BIS) O Coro dos anjos vos louva! Maria, clamamos a vs!

Do Reino do cu sois a porta! clamamos a vs! Sois a glria da Santa Igreja! clamamos a vs! Vs sois o refgio nas dores! clamamos a vs! Vs sois o auxlio do povo! clamamos a vs! Vs sois dos enfermos sade! clamamos a vs! Consolo dos desamparados! clamamos a vs! Na morte, sois nossa esperana clamamos a vs!

Maria, Maria, Maria, Maria, Maria Maria, Maria,

Dos agricultores, Dos pecadores, Me das me Maria, Causa da alegria, Na hora da agonia, Me dos humilhados, Dos martirizados, Dos marginalizados,

Rogai Rogai por ns! Rogai Rogai Rogai por ns! Rogai Rogai Rogai por ns!

2. REF.: AVE CHEIA DE GRAA, AVE CHEIA DE AMOR. SALVE, ME DE JESUS, A TI NOSSO CANTO E NOSSO LOUVOR. (BIS) Me do Criador Rogai Me do Salvador Rogai Do libertador Rogai por ns Me dos oprimidos Rogai Me dos perseguidos Rogai Dos desvalidos Rogai por ns Me do cu clemente, Me dos doentes, Do menor carente, Me dos operrios, Dos presidirios, Dos sem salrios, Me dos despejados, Dos abandonados, Dos desempregados, Me dos pescadores, Rogai Rogai Rogai por ns! Rogai Rogai Rogai por ns Rogai Rogai Rogai por ns! Rogai

3. Ladainha a N. Senhora (Portugus) Para os encontros Senhor, tende piedade de ns. Jesus Cristo, tende piedade de ns. Senhor, tende piedade de ns. Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos. Pai Celeste que sois Deus, tende piedade de ns. Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de ns. Esprito Santo que sois Deus, tende piedade de ns. Santssima Trindade que sois um s Deus, tende piedade de ns Santa Maria, rogai por ns. Santa Me de Deus, Santa Virgem das virgens, Me de Jesus Cristo, Me da divina graa, Me purssima, Me castssima, Me Imaculada, Me intemerata, Me amvel, Me admirvel, Me do bom conselho, Me do Criador, Me do Salvador,

Virgem prudentssima, Virgem venervel, Virgem louvvel, Virgem poderosa, Virgem clemente, Virgem fiel, Espelho de justia, Sede da sabedoria, Causa da nossa alegria, Vaso espiritual, Vaso digno de honra, Vaso insigne de devoo, Rosa mstica, Torre de David, Torre de marfim, Casa de ouro, Arca da aliana, Porta do Cu, Estrela da manh, Sade dos enfermos, Refgio dos pecadores, Consoladora dos aflitos, Auxlio dos cristos, Rainha dos Anjos, Rainha dos Patriarcas, Rainha dos Profetas, Rainha dos Apstolos, Rainha dos Mrtires, Rainha dos Confessores, Rainha das Virgens, Rainha de todos os santos, Rainha concebida sem pecado original, Rainha assunta ao Cu, Rainha do sacratssimo Rosrio, Rainha da Paz,

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoainos Senhor. Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de ns. V/ Rogai por ns, santa Me de Deus. R/ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Oremos. Senhor Deus, ns Vos suplicamos que concedais aos Vossos servos perptua sade de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercesso da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da tristeza do sculo e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amm. 4. Ladainha a N. S. de Ftima
Senhora de Ftima, rogai por nosso querido Pas. Senhora de Ftima, santificai o clero. Senhora de Ftima, aumenta o fervor dos catlicos. Senhora de Ftima, guiai e inspirai a nossos governantes. Senhora de Ftima, ajudai aos que sofrem e em ti confiam. Senhora de Ftima, ajudai aos que te invocam. Senhora de Ftima, livrai-nos de todo perigo. Senhora de Ftima, ajudai-nos a resistir a tentao. Senhora de Ftima, obtm para ns aquilo que te suplicamos. Senhora de Ftima, regressa ao bom caminho a nossos irmos que se tem afastado. Senhora de Ftima, perdoa nossos mltiplos pecados e ofensas. Senhora de Ftima, trazei a humanidade aos ps do Divino Menino. Senhora de Ftima, obtm a paz para o mundo. V. Oh! Maria, sem pecado concebida! R. Rogai por ns que recorremos a vs. V. Imaculado Corao de Maria, R. Rogai por ns agora e na hora de nossa morte. Amm. Orao

Oh! Deus de bondade e misericrdia infinita, te rogamos, inflamai nossos coraes para que renasam em confiana em tua querida Me a quem invocamos sob o ttulo de Nossa Senhora do Rosrio de Ftima. Concedei-nos por meio de sua poderosa intercesso as graas espirituais e materiais que necessitamos e pedimos. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amm.

Mater, Mater Salvatris, Virgo, Virgo prudentssima, Virgo, Virgo venernda, R.Ora. Ora, ora pro nobis. Ora pro nobis. Virgo, Virgo praedicnda, Virgo potens, Virgo, Virgo clemens, Virgo fidlis, Spculum iusttiae, Sedes, Sedes Sapintiae, Causa nostrae laettiae, Vas spiritule, R.Ora. Ora, ora pro nobis. Ora pro nobis. Vas honorbile, Vas insgne devotinis, Rosa, Rosa mstica, Turris davdica, Turris, Turris ebrnea, Domus, Domus urea, Federis arca, Ianua coeli, R.Ora. Ora, ora pro nobis. Ora pro nobis. Stella, Stella matutna, Salus infirmrum, Refgium, Refgium peccatrum, Consoltrix afflictrum, Auxilium christianrum, Regna Angelrum, Regna Patriarchrum, Regna Prophetarum, R.Ora. Ora, ora pro nobis. Ora pro nobis. Regna, Regna Apostolrum, Regna Mrtyrum,

5. Ladainha de Nossa Senhora (Latim) para a novena de Ftima V. Krie, elison, Krie, elison. R. Christe, elison. V. Krie, elison, Krie, elison. R. Christe, audi nos. V. Christe, exudi nos, R. Christe, exudi nos. V. Pater de coelis, Deus, R. Miserre nobis. V. Fili Rdemptor mundi, Deus, R. Miserre nobis. V. Spritus Sancte, Deus. Spritus Sancte, Deus. R. Miserre nobis. V. Sancta Trinitas, unus Deus. Sancta Trinitas, unus Deus. R. Miserre nobis. Sancta, Sancta Mara, Sancta Dei Gnetrix, Sancta, Sancta Virgo Virginum, Mater Christi, Mater divnae Grtiae, Mater, Mater purssima, Mater, Mater castssima, Mater, Mater inviolta, R.Ora. Ora, ora pro nobis. Ora pro nobis Mater, Mater intemerta, Mater ambilis, Mater, Mater admirbilis, Mater boni conslii, Mater, Mater Creatris,

Regna, Regna Confessrum, Regna Vrginum, Regna Sanctrum minium, Regna sine labe originli concepta, Regna sacratssimi Rosrii, Regna, Regna pacis, R.Ora. Ora, ora pro nobis. Ora pro nobis. V. Agnus Dei, qui tollis peccta R. Parce nobis, Dmine. V. Agnus Dei, qui tollis peccta R. Exudi nos, Domine. V. Agnus Dei, qui tollis peccta R. Miserre nobis. Miserre V. Agnus Dei, qui tollis peccta R. Miserre nobis. Miserre mundi, mundi, mundi, nobis, Domine. mundi, nobis, Domine.

NOVENA EM HONRA A NOSSA SENHORA DE FTIMA


Canto inicial - Sobre os braos da azinheira tu vieste, Me clemente visitar a tua gente de quem s a Padroeira. REF.: AVE, AVE, AVE ME CELESTIAL. AVE, AVE, AVE RAINHA IMORTAL. - Foi na cova da Iria, quando o tero rezavam, quando os sinos convidavam a orar, era meio-dia. - Que descestes l dos cus a falar aos pastorinhos, inocentes pobrezinhos, Me dos homens, Me de Deus. - Penitncia e Orao, se fizeste lhes pedias, do rosrio que trazias, mais pediste a devoo. Orao preparatria para todos os dias Dirigente: Senhor, ns vos adoramos profundamente e vos oferecemos o Sangue precioso de Jesus em desagravo e propiciao. Santo anjo de Ftima, assisti-nos em nossa orao. Todos: Para louvarmos dignamente a Rainha do Rosrio de Ftima. Dirigente: Senhora e Rainha dos cus e da terra, vinde em nosso auxlio. Todos: Me de misericrdia, apressai-vos em nos socorrer. Dirigente: Maria, que em Ftima nos tendes revelado o vosso Corao Imaculado, fonte dos mais preciosos ensinamentos e das mais eficazes graas, eis-nos aqui aos vossos ps, humildes e confiantes, ansiosos de ser por vs introduzidos no amor sempre mais ardente do nosso Deus, certos de ser benignamente atendidos em nossas necessidades pelo vosso amor de Me e pelo vosso poder de excelsa Rainha dos cus. 1 Pai Nosso/ 3 Ave Marias. Dirigente: Doce Corao de Maria.

Sub tuum proesdium confgimus, sancta Dei Gnetrix; nostras deprecatines ne despcias in necessittibus, sed a perculis cuntis lbera nossemper, Virgo glorisa et benedcta. V. Ora pro nobis, sancta Dei Gnetrix. R. Ut digni efficimur promissinibus Christi. Amen. Oremus. Grtiam tuam, qesumus Dmine, mntibus nostris infnde, ut qui, Angelo nuntinte, Christi Flii tui incarnatinem cognvimus, per passinem eius et crucem ad ressurrectinis glriam perducmur. Per endem Christum Dminum nostrum. Amen.

Todos: Sede minha salvao. Dirigente: Rainha do Rosrio de Ftima, Todos: Rogai por ns! PRIMEIRA ORAO Meu Deus, eu creio, adoro, espero, e vos amo: peo-vos perdo para os que no crem, no adoram, no esperam e no vos amam. Santssima Trindade Pai, Filho e Esprito Santo: adoro-vos profundamente e ofereo-vos o preciosssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrrios da terra, em reparao dos ultrajes, sacrilgios e indiferenas com que Ele mesmo ofendido. E pelos mritos infinitos do seu Santssimo Corao e do Corao Imaculado de Maria, peovos a converso dos pobres pecadores. Amm! 1 Pai Nosso/ 1 Ave Maria/ Glria ao Pai... Dirigente: Doce Corao de Maria. Todos: Sede minha salvao. Dirigente: Rainha do Rosrio de Ftima. Todos: Rogai por ns! SEGUNDA ORAO Virgem Santssima, Me de Deus e nossa Me, ns vos agradecemos com profunda gratido as vossas aparies em Ftima para nos ensinardes o caminho do cu, donde vieste e para onde nos quereis levar. Vs dissestes, Senhora, que s vs nos podeis valer e que nos concedereis as graas que pedirmos ao vosso doloroso e Imaculado Corao. Virgem toda poderosa junto de Deus, ouvi as nossas splicas e pela bondade de vosso Imaculado Corao, despachai-as favoravelmente. Assim seja. 1 Pai Nosso/ 1 Ave Maria/ Glria ao Pai. Dirigente: Doce Corao de Maria. Todos: Sede minha salvao.

Dirigente: Rainha do Rosrio de Ftima. Todos: Rogai por ns! TERCEIRA ORAO Santssima Virgem, que nos montes de Ftima vos dignastes revelar a trs pastorinhos os tesouros de graas contidas na prtica do vosso Santo Rosrio, incuti profundamente em nossa alma o apreo em que devemos ter esta devoo, a vs to querida a fim de que, meditando os mistrios da redeno que neles se comemoram, nos aproveitemos de seus preciosos frutos e alcancemos a graa que vos pedimos (pedir interiormente a graa), se for para maior glria de Deus e proveito de nossas almas. Amm. 1 Pai Nosso/ 1 Ave Maria/ Glria ao Pai. Dirigente: Doce Corao de Maria. Todos: Sede minha salvao. Dirigente: Rainha do Rosrio de Ftima. Todos: Rogai por ns! Orao pelos doentes Senhor Jesus, olhai para vossos servos e servas marcados pelos sofrimentos e que de vs suplicam sade de alma e de corpo. Libertai-os de todas as foras do mal e de todos os males espirituais e corporais. Concedei a todos, pela vossa infinita misericrdia o perdo dos seus pecados e de todas as suas faltas. Fazei, Redentor nosso, libertos de todos os seus sofrimentos, saibam colocar-se generosamente a servio de todos os seus irmos e irms, para maior glria da Santssima Trindade. Permanecei sempre junto a eles, nosso bom Jesus, para que caminhem na esperana de vossa vinda gloriosa. Isto vos pedimos pela intercesso de Maria, nossa Me e Rainha de Ftima. Amm! Consagrao ao Imaculado Corao de Maria

Santssima Virgem, Me do meu Senhor e minha Me, cheio de confiana entrego minha vida ao vosso materno Corao. Espero, Me ternssima, encontrar em vs o conforto, a paz e a fora, como tambm a graa da sade, da alma e do corpo. Movido pela fora do Esprito Santo, venho neste momento consagrar-me ao vosso Imaculado Corao. Atendendo ao vosso apelo em Ftima, ofereo os meus sofrimentos pela renovao e unidade da Igreja, pela paz no mundo inteiro, pela converso dos pecadores, pelo conforto e firmeza na f dos irmos que sofrem e pelas almas do purgatrio. Concedei-me, Me Santssima, a graa de ser fiel a esta consagrao, permanecendo sempre unido ao vosso Filho e Senhor nosso. Amm!

conosco este sacrifcio de louvor por si e por todos os seus e elevam a vs as suas preces para alcanar o perdo de suas faltas, a segurana em suas vidas e a salvao que esperam. AS: Lembrai-vos, Pai, de vossos filhos! PR: Em comunho com toda a Igreja, veneramos a sempre virgem Maria, me de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo; e tambm so Jos, esposo de Maria, os santos apstolos e mrtires: Pedro e Paulo, Andr (Tiago e Joo, Tom, Tiago e Filipe, Bartolomeu e Mateus, Simo e Tadeu, Lino, Cleto, Clemente, Sisto, Cornlio e Cipriano, Loureno e Crisgono, Joo e Paulo, Cosme e Damio) e todos os vossos santos. Por seus mritos e preces, concedei-nos sem cessar a vossa proteo. AS: Em comunho com toda a Igreja aqui estamos! ________________________________________________ Na ascenso do Senhor PR: Em comunho com toda a Igreja, celebramos o dia santo em que o vosso Filho nico elevou glria da vossa direita a fragilidade de nossa carne. Veneramos tambm a virgem Maria e seu esposo, so Jos, os santos apstolos e mrtires: Pedro, Paulo, Andr e todos os vossos santos. Por seus mritos e preces, concedei-nos sem cessar a vossa proteo. ________________________________________________ Em Pentecostes PR: Em Comunho com toda a Igreja, celebramos o dia santo de Pentecostes em que o Esprito Santo, em lnguas de fogo, manifestou-se aos apstolos. Veneramos tambm a virgem Maria e seu esposo, so Jos, os santos apstolos e mrtires: Pedro e Paulo, Andr e todos os vossos santos. Por seus mritos e preces, concedei-nos sem cessar a vossa proteo. ________________________________________________ PR: Recebei, Pai, com bondade, a oferenda dos vossos servos e de toda a vossa famlia; dai-nos sempre a vossa

ORAES EUCARSTICAS PARA A MISSA


Orao Eucarstica I (Missal, pgina 469) PR: Pai de misericrdia, a quem sobem nossos louvores, ns vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que abenoes estas oferendas apresentadas ao vosso altar. AS: Abenoai nossa oferenda, Senhor! PR: Ns as oferecemos pela vossa Igreja santa e catlica: concedei-lhe paz e proteo, unindo-a num s corpo e governando-a por toda a terra. Ns as oferecemos tambm pelo vosso servo o papa (...), por nosso bispo (...) e por todos os que guardam a f que receberam dos apstolos. AS: Conservai a vossa Igreja sempre unida! PR: Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos e filhas (...) e de todos os que circundam este altar, dos quais conheceis a fidelidade e a dedicao em vos servir. Eles vos oferecem

paz, livrai-nos da condenao e acolhei-nos entre os vossos eleitos. Dignai-vos, Pai, aceitar e santificar estas oferendas, a fim de que se tornem para ns o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso filho e Senhor nosso. AS: Santificai nossa oferenda, Senhor! PR: Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o po em suas mos, elevou os olhos a vs, Pai, deu graas e o partiu e deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o clice em suas mos, deu graas novamente o deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PRA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Eis o mistrio da f! AS: Todas as vezes que comemos deste po e bebemos deste clice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda! PR: Celebrando, pois, a memria da paixo do vosso Filho, da sua ressurreio dentre os mortos e gloriosa ascenso aos cus, ns, vossos servos, e tambm vosso povo santo, vos oferecemos, Pai, dentre os bens que nos destes, o sacrifcio perfeito e santo, po da vida eterna e clice da salvao. AS: Recebei, Senhor, a nossa oferta! PR: Recebei, Pai, esta oferenda, como recebestes a oferta de Abel, o sacrifcio de Abrao e os dons de Melquisedeque. Ns vos suplicamos que ela seja levada vossa presena, para que, ao participarmos deste altar, recebendo o Corpo e

o Sangue de vosso Filho, sejamos repletos de todas as graas e bnos do cu. AS: Recebei, Senhor, a nossa oferta! PR: Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos e filhas (...) que partiram desta vida, marcados com o sinal da f. A eles e a todos os que adormeceram no Cristo concedei a felicidade, a luz e a paz. AS: Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos! PR: E a todos ns, pecadores, que confiamos na vossa imensa misericrdia, concedei, no por nossos mritos, mas por vossa bondade, o convvio dos apstolos e mrtires: Joo Batista e Estevo, Matias e Barnab (Incio, Alexandre, Marcelino e Pedro; Felicidade e Perptua, gueda e Luzia, Ins, Ceclia, Anastcia) e todos os vossos santos. Por Cristo, Senhor nosso. AS: Concedei-nos o convvio dos eleitos! PR: Por ele no cessais de criar e santificar estes bens e distribu-los entre ns. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. AS: Amm! Orao Eucarstica II (Missal, pgina 477) PR: Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Ele a vossa palavra viva, pela qual tudo criastes. Ele o nosso salvador e redentor, verdadeiro homem, concebido do Esprito Santo e nascido da virgem Maria. Ele, para cumprir a vossa vontade e reunir um povo santo em vosso louvor, estendeu os braos na hora da sua paixo a

fim de vencer a morte e manifestar a ressurreio. Por ele os anjos celebram vossa grandeza e os santos proclamam vossa glria. Concedei-nos tambm a ns associar-nos a seus louvores, cantando (dizendo) a uma s voz: AS: Santo, santo, santo... PR: Na verdade, Pai, vs sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Esprito, a fim de que se tornem para ns o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. AS: Santificai nossa oferenda, Senhor! PR: Estando para ser entregue e abraando livremente a paixo, ele tomou o po, deu graas e o partiu e deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o clice em suas mos, deu graas novamente o deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PRA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Eis o mistrio da f! AS: Todas as vezes que comemos deste po e bebemos deste clice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda! PR: Celebrando, pois, a memria da morte e ressurreio do vosso Filho, ns vos oferecemos, Pai, o po da vida e o clice da salvao; e vos agradecemos por que nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presena e vos servir. AS: Recebei, Senhor, a nossa oferta!

PR: E ns vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Esprito Santo num s corpo. AS: Fazei de ns um s corpo e um s esprito! PR: Lembrai-vos, Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresa na caridade com o papa, com o nosso bispo (...) e todos os ministros do vosso povo. AS: Lembrai-vos, Pai, da vossa Igreja! PR: Lembrai-vos tambm dos nossos irmos e irms que morreram na esperana da ressurreio e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vs na luz da vossa face. AS: Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos! PR: Enfim, ns vos pedimos, tende piedade de todos ns e dai-nos participar da vida eterna, com a virgem Maria, me de Deus, com os santos apstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho. AS: Concedei-nos o convvio dos eleitos! PR: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. AS: Amm! Orao Eucarstica III (Missal, pgina 482) PR: Na verdade, vs sois santo, Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso filho e Senhor nosso, e pela fora do Esprito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e no cessais de reunir o vosso povo, para que vos oferea em toda parte, do nascer ao pr-do-sol, um sacrifcio perfeito.

AS: Santificai e reuni o vosso povo! PR: Por isso, ns vos suplicamos: santificai pelo Esprito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistrio. AS: Santificai nossa oferenda, Senhor! PR: Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o po, deu graas, e o partiu e deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o clice em suas mos, deu graas novamente o deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PRA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Eis o mistrio da f! AS: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreio. Vinde, Senhor Jesus! PR: Celebrando, pois, a memria do vosso Filho, da sua paixo que nos salva, da sua gloriosa ascenso ao cu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, ns vos oferecemos em ao de graas este sacrifcio de vida e santidade. AS: Recebei, Senhor, a nossa oferta! PR: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifcio que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do

vosso Filho, sejamos repletos do Esprito Santo e nos tornemos em Cristo um s corpo e um s esprito. AS: Fazei de ns um s corpo e um s esprito! PR: Que ele faa de ns uma oferenda perfeita para alcanarmos a vida eterna com os vossos santos: a virgem Maria, me de Deus, os vossos apstolos e mrtires (santo do dia ou padroeiro) e de todos os santos, que no cessam de interceder por ns na vossa presena. AS: Fazei de ns uma perfeita oferenda! PR: E agora, ns vos suplicamos, Pai, que este sacrifcio da nossa reconciliao estenda a paz e a salvao ao mundo inteiro. Confirmai na f e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o papa (...), o nosso bispo (...) com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes. AS: Lembrai-vos, Pai, da vossa Igreja! PR: Atendei as preces da vossa famlia, que est aqui, na vossa presena. Reuni em vs, Pai de misericrdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro. AS: Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos! PR: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmos e irms que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos tambm ns saciar-nos eternamente da vossa glria, por Cristo, Senhor nosso. AS: A todos saciai com vossa glria! _______________________________________________________ 3C.: Lembrai-vos do vosso filho (da vossa filha) que (hoje) chamastes deste mundo vossa presena. Concedei-lhe que, tendo participado da morte de Cristo pelo batismo, participe igualmente da sua ressurreio, no dia em que ele

ressuscitar os mortos, tornando o nosso pobre corpo semelhante ao seu corpo glorioso. T: Concedei-lhe a graa de contemplar a vossa face! 3C.: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmos e irms que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos tambm ns saciar-nos eternamente da vossa glria, quando enxugardes toda lgrima dos nossos olhos. Ento, contemplando-vos como sois, seremos para sempre semelhantes a vs e cantaremos sem cessar os vossos louvores, por Cristo, Senhor nosso. T: A todos saciai com vossa glria! _______________________________________________________ PR: Por ele dais ao mundo todo bem e toda graa. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. AS: Amm! Orao Eucarstica IV (Missal, pgina 488) PR: Na verdade, Pai, nosso dever dar-vos graas, nossa salvao dar-vos glria: s vs sois o Deus vivo e verdadeiro que existir antes de todo o tempo e permaneceis para sempre, habitando em luz inacessvel. Mas, porque sois o Deus de bondade e a fonte da vida, fizestes todas as coisas para cobrir de bnos as vossas criaturas e a muitos alegrar com a vossa luz. AS: Alegrai-nos, Pai, a vossa luz! PR: Eis, pois, diante de vs todos os anjos que vos servem e glorificam sem cessar, contemplando a vossa glria. Com eles, tambm ns e, por nossa voz, tudo o que criastes celebramos o vosso nome, cantando (dizendo) a uma s voz:

AS: Santo, santo, santo... PR: Ns proclamamos a vossa grandeza, Pai santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas: criastes o homem e a mulher vossa imagem e lhes confiastes todo o universo, para que, servindo a vs, seu criador, dominassem toda criatura. E, quando pela desobedincia perderam a vossa amizade, no os abandonastes ao poder da morte, mas a todos socorrestes com bondade, para que, ao procurar-vos, vos pudessem encontrar. AS: Socorrei, com bondade, os que vos buscam! PR: E, ainda mais, oferecestes muitas vezes aliana aos homens e s mulheres e os instrustes pelos profetas na esperana da salvao. E de tal modo, Pai santo, amastes o mundo, que, chegada a plenitude dos tempos, nos enviastes vosso prprio Filho para ser o nosso salvador. AS: Por amor nos enviastes vosso Filho! PR: Verdadeiro homem, concebido do Esprito Santo e nascido da virgem Maria, viveu em tudo a condio humana, menos o pecado; anunciou aos pobres a salvao, aos oprimidos, a liberdade, aos tristes, a alegria. E, para realizar o vosso plano de amor, entregou-se morte e, ressuscitando dos mortos, venceu a morte e renovou vida. AS: Jesus Cristo deu-nos vida por sua morte! PR: E, a fim de no mais vivermos para ns, mas para ele, que por ns morreu e ressuscitou, enviou de vs, Pai, o Esprito Santo, como primeiro dom aos vossos fiis para santificar todas as coisas, levando plenitude a sua obra. AS: Santificai-nos pelo dom do vosso Esprito! PR: Por isso, ns vos pedimos que o mesmo Esprito Santo santifique estas oferendas, a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, para

celebrarmos este grande mistrio que ele nos deixou em sinal da eterna aliana. AS: Santificai nossa oferenda pelo Esprito. PR: Quando, pois, chegou a hora em que por vs, Pai, ia ser glorificado, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os at o fim. Enquanto ceavam, ele tomou o po, deu graas, e o partiu e deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, ele tomou em suas mos o clice com vinho, deu graas novamente e o deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PRA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Eis mistrio da f! AS: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreio. Vinde, Senhor Jesus! PR: Celebrando, agora, Pai, a memria da nossa redeno, anunciamos a morte de Cristo e sua descida entre os mortos, proclamamos a sua ressurreio e ascenso vossa direita e, esperando a sua vinda gloriosa, ns vos oferecemos o seu corpo e Sangue, sacrifcio do vosso agrado e salvao do mundo inteiro. AS: Recebei, Senhor, a nossa oferta! PR: Olhai, com bondade, o sacrifcio que destes vossa Igreja e concedei aos que vamos participar do mesmo po e do mesmo clice que, reunidos pelo Esprito Santo num s corpo, nos tornemos em Cristo um sacrifcio vivo para o louvor da vossa glria.

AS: Fazei de ns um sacrifcio de louvor! PR: E agora, Pai, lembrai-vos de todos pelos quais vos oferecemos este sacrifcio: o vosso servo o papa (...), o nosso bispo (...), os bispos do mundo inteiro, os presbteros e todos os ministros, os fiis que, em torno deste altar, vos oferecem este sacrifcio, o povo que vos pertence e todos aqueles que vos procuram de corao sincero. AS: Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos! PR: Lembrai-vos tambm dos que morreram na paz do vosso Cristo e de todos os mortos, dos quais s vs conhecestes a f. AS: A todos saciai com vossa glria! PR: E a todos ns, vossos filhos e filhas, concedei, Pai de bondade, que, com a virgem Maria, me de Deus, com os apstolos e todos os santos, possamos alcanar a herana eterna no vosso reino, onde, com todas as criaturas, libertas da corrupo do pecado e da morte, vos glorificaremos por Cristo, Senhor nosso. AS: Concedei-nos o convvio dos eleitos! PR: Por ele dais ao mundo todo bem e toda graa. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. AS: Amm! Orao Eucarstica V (Missal, pgina 495) PR: justo e nos faz todos ser mais santos louvar a vs, Pai, no mundo inteiro, de dia e de noite, agradecendo com Cristo, vosso Filho, nosso irmo. ele o sacerdote verdadeiro que sempre se oferece por ns todos, mandando que se faa a mesma coisa que fez naquela ceia derradeira.

Por isso, aqui estamos bem unidos, louvando e agradecendo com alegria, juntando nossa voz voz dos anjos e voz dos santos todos, para cantar (dizer): AS: Santo, santo, santo... PR: Senhor, vs que sempre quisestes ficar muito perto de ns, vivendo conosco no Cristo, falando conosco por ele, mandai vosso Esprito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que as nossas ofertas se mudem no Corpo e no Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. AS: Mandai vosso Esprito Santo! PR: Na noite em que ia ser entregue, ceando com seus apstolos, Jesus tomou o po em suas mos, olhou para o cu e deu graas, partiu o po e o entregou a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o clice em suas mos, deu graas novamente o deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PRA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Tudo isto mistrio da f! AS: Toda vez que se come deste po, toda vez que se bebe deste vinho, se recorda a paixo de Jesus Cristo e se fica esperando sua volta! PR: Recordamos, Pai, neste momento, a paixo de Jesus, nosso Senhor, sua ressurreio e ascenso; ns queremos a vs oferecer este po que alimenta e que d vida, este vinho que nos salva e d coragem.

AS: Recebei, Senhor, a nossa oferta! PR: E, quando recebermos po e vinho, o Corpo e Sangue dele oferecidos, o Esprito nos uma num s corpo, para sermos um s povo em seu amor. AS: O Esprito nos uma num s corpo! PR: Protegei vossa Igreja que caminha nas estradas do mundo rumo ao cu, cada dia renovando a esperana de chegar junto a vs, na vossa paz. AS: Caminhamos na estrada de Jesus! PR: Da ao santo padre, o papa (...), ser bem firme na f, na caridade, e a (...), que bispo desta Igreja, muita luz para guiar o seu rebanho. AS: Caminhamos na estrada de Jesus! PR: Esperamos entrar na vida eterna com a virgem, me de Deus e da Igreja, os apstolos e todos os santos, que na vida souberam amar Cristo e seus irmos. AS: Esperamos entrar na vida eterna! PR: A todos os que chamastes para outra vida na vossa amizade e aos marcados com o sinal da f, abrindo vossos braos, acolhei-os. Que vivam para sempre bem felizes no reino que para todos preparastes. AS: A todos da a luz que no se apaga! PR: E a ns, que agora estamos reunidos e somos povo santo e pecador, da fora para construirmos juntos o vosso reino, que tambm nosso. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. AS: Amm!

Orao Eucarstica VI-A (A Igreja a caminho da unidade - Missal, pgina 842) PR: Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas e cantar-vos um hino de glria e louvor, Senhor, Pai de infinita bondade. Pela palavra do evangelho do vosso Filho reunistes uma s Igreja de todos os povos, lnguas e naes. Vivificada pela fora do vosso Esprito, no deixais, por meio dela, de congregar na unidade todos os seres humanos. Assim, manifestando a aliana do vosso amor, a Igreja transmite constantemente a alegre esperana do vosso reino e brilha como sinal da vossa fidelidade que prometestes para sempre em Jesus Cristo, Senhor nosso. Por esta razo, com todas as virtudes do cu, ns vos celebramos na terra, cantando (dizendo) a uma s voz: AS: Santo, santo, santo... PR: Na verdade, vs sois santo digno de louvor, Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida. Na verdade, bendito o vosso Filho, presente no meio de ns, quando nos reunimos por seu amor. Como outrora aos discpulos, ele nos revela as Escrituras e parte o po para ns. AS: O vosso Filho permanea entre ns! PR: Ns vos suplicamos, Pai de bondade, que envieis o vosso Esprito Santo para santificar estes dons do po e do vinho, a fim de que se tornem para ns o Corpo e o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. AS: Mandai o vosso Esprito Santo! PR: Na vspera de sua paixo, durante a ltima ceia, ele tomou o po, deu graas e o partiu e deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS.

Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o clice em suas mos, deu graas novamente o deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PRA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Eis o mistrio da f! AS: Salvador do mundo, salvai-nos, vs que nos libertastes pela cruz e ressurreio! PR: Celebrando, pois, Pai santo, a memria de Cristo, vosso Filho, nosso salvador, que pela paixo e morte de cruz fizestes entrar na glria da ressurreio e colocastes vossa direita, anunciamos a obra do vosso amor at que ele venha e vos oferecemos o po da vida e o clice da bno. Olhai com bondade para a oferta da vossa Igreja. Nela vos apresentamos o sacrifcio pascal de Cristo, que vos foi entregue. E concedei que, pela fora do Esprito do vosso amor, sejamos contados, agora e por toda a eternidade, entre os membros do vosso Filho, cujo Corpo e Sangue comungamos. AS: Aceitai, Senhor, a nossa oferta! PR: Renovai, Senhor, luz do evangelho, a vossa Igreja (que est em...). Fortalecei o vnculo da unidade entre os fiis leigos e os pastores do vosso povo, em comunho com o nosso papa (...) e o nosso bispo (...) e os bispos do mundo inteiro, para que o vosso povo, neste mundo dilacerado por discrdias, brilhe como sinal proftico de unidade e de paz. AS: Confirmai na caridade o vosso povo! PR: Lembrai-vos dos nossos irmos e irms (...), que adormeceram na paz do vosso Cristo, e de todos os falecidos, cuja f s vs conhecestes: acolhei-os na luz da

vossa face e concedei-lhes, no dia da ressurreio, a plenitude da vida. AS: Concedei-lhes, Senhor, a luz eterna! PR: Concedei-nos ainda, no fim da nossa peregrinao terrestre, chegarmos todos morada eterna, onde viveremos para sempre convosco. E em comunho com a bem-aventurada virgem Maria, com os apstolos e mrtires (santo do dia ou padroeiro) e todos os santos, vos louvaremos e glorificaremos, por Jesus Cristo, vosso Filho. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. AS: Amm! Orao Eucarstica VI-B (Deus conduz sua Igreja pelo caminho da salvao Missal, pgina 848) PR: Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, criador do mundo e fonte da vida. Nunca abandonais a obra da vossa sabedoria, agindo sempre no meio de ns. Com vosso brao poderoso, guiastes pelo deserto o vosso povo de Israel. Hoje, com a luz e a fora do Esprito Santo, acompanhais sempre a vossa Igreja, peregrina neste mundo; e por Jesus Cristo, vosso Filho, a acompanhais pelos caminhos da histria at a felicidade perfeita em vosso reino. Por esta razo, tambm ns, com os anjos e santos, proclamamos a vossa glria, cantando (dizendo) a uma s voz: AS: Santo, santo, santo... PR: Na verdade, vs sois santo digno de louvor, Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida. Na verdade, bendito o vosso Filho, presente no meio

de ns, quando nos reunimos por seu amor. Como outrora aos discpulos, ele nos revela as Escrituras e parte o po para ns. AS: O vosso Filho permanea entre ns! PR: Ns vos suplicamos, Pai de bondade, que envieis o vosso Esprito Santo para santificar estes dons do po e do vinho, a fim de que se tornem para ns o Corpo e o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. AS: Mandai o vosso Esprito Santo! PR: Na vspera de sua paixo, durante a ltima ceia, ele tomou o po, deu graas e o partiu e deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o clice em suas mos, deu graas novamente o deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PRA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Eis o mistrio da f! AS: Salvador do mundo, salvai-nos, vs que nos libertastes pela cruz e ressurreio! PR: Celebrando, pois, Pai santo, a memria de Cristo, vosso Filho, nosso salvador, que pela paixo e morte de cruz fizestes entrar na glria da ressurreio e colocastes vossa direita, anunciamos a obra do vosso amor at que ele venha e vos oferecemos o po da vida e o clice da bno. Olhai com bondade para a oferta da vossa Igreja. Nela vos apresentamos o sacrifcio pascal de Cristo, que vos foi entregue. E concedei que, pela fora do Esprito do vosso

amor, sejamos contados, agora e por toda a eternidade, entre os membros do vosso Filho, cujo Corpo e Sangue comungamos. AS: Aceitai, Senhor, a nossa oferta! PR: Fortalecei, Senhor, na unidade os convidados a participar da vossa mesa. Em comunho com o nosso papa (...) e o nosso bispo (...) com todos os bispos, presbteros, diconos e com todo o vosso povo, possamos irradiar confiana e alegria e caminhar com f e esperana pelas estradas da vida. AS: Tornai viva nossa f, nossa esperana! PR: Lembrai-vos dos nossos irmos e irms (...), que adormeceram na paz do vosso Cristo, e de todos os falecidos, cuja f s vs conhecestes: acolhei-os na luz da vossa face e concedei-lhes, no dia da ressurreio, a plenitude da vida. AS: Concedei-lhes, Senhor, a luz eterna! PR: Concedei-nos ainda, no fim da nossa peregrinao terrestre, chegarmos todos morada eterna, onde viveremos para sempre convosco. E em comunho com a bem-aventurada virgem Maria, com os apstolos e mrtires (santo do dia ou padroeiro) e todos os santos, vos louvaremos e glorificaremos, por Jesus Cristo, vosso Filho. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. AS: Amm! Orao Eucarstica VI-C (Jesus, caminho para o Pai - Missal, pgina 854) PR: Na verdade, Pai, nosso dever dar-vos graas, sempre e em todo lugar, Pai santo, Senhor do cu e da terra, por Cristo, Senhor nosso. Pela vossa palavra criastes o universo

e em vossa justia tudo governais. Tendo-se encarnado, vs nos destes o vosso Filho como mediador. Ele nos dirigiu a vossa palavra, convidando-nos a seguir seus passos. Ele o caminho que conduz para vs, a verdade que nos liberta e vida que nos enche de alegria. Por vosso filho, reunis em uma s famlia os homens e as mulheres criados para a glria de vosso nome, reunidos pelo sangue de sua cruz e marcados com o selo do vosso Esprito. Por essa razo, agora e sempre, ns nos unimos multido dos anjos e dos santos, cantando (dizendo) a uma s voz: AS: Santo, santo, santo... PR: Na verdade, vs sois santo e digno de louvor, Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistir no caminho da vida. Na verdade, bendito o vosso filho, presente no meio de ns, quando nos reunimos por seu amor. Como outrora aos discpulos, ele nos revela as Escrituras e parte o po para ns. AS: O vosso filho permanea entre ns! PR: Ns vos suplicamos, Pai de bondade, que envieis o vosso Esprito Santo para santificar estes dons do po e do vinho, a fim de que se tornem para ns o Corpo e o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. AS: Mandai o vosso Esprito Santo! PR: Na vspera de sua paixo, durante a ltima ceia, ele tomou o po, deu graas, e o partiu e deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele, tomando o clice em suas mos, deu graas novamente e o entregou a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER

DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PRA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Eis o mistrio da f! AS: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreio. Vinde, Senhor Jesus! PR: Celebrando, pois, Pai santo, a memria de Cristo, vosso filho, nosso salvador, que pela paixo e morte de cruz fizestes entrar na glria da ressurreio e colocastes vossa direita, anunciamos a obra do vosso amor at que ele venha e vos oferecemos o po da vida e o clice da bno. Olhai com bondade para a oferta da vossa Igreja. Nela vos apresentamos o sacrifcio pascal de Cristo, que vos foi entregue. E concedei que, pela fora do Esprito do vosso amor, sejamos contados, agora e por toda a eternidade, entre os membros do vosso filho, cujo Corpo e Sangue comungamos. AS: Aceitai, Senhor, a nossa oferta! PR: Pela participao neste mistrio, Pai todo-poderoso, santificai-nos pelo Esprito e concedei que nos tornemos semelhantes imagem de vosso filho. Fortalecei-nos na unidade, em comunho com o nosso papa (...) e o nosso bispo (...), com todos os bispos, presbteros e diconos e todo o vosso povo. AS: O vosso Esprito nos una num s corpo! PR: Fazei que todos os membros da Igreja, luz da f, saibam reconhecer os sinais dos tempos e empenhe-se, de verdade, no servio do evangelho. Tornai-nos abertos e disponveis para todos, para que possamos partilhar as dores e as angstias, as alegrias e as esperanas, e andar juntos no caminho do vosso reino. AS: Caminhamos no amor e na alegria!

PR: Lembrai-vos dos nossos irmos e irms (...), que adormeceram na paz do vosso Cristo, e de todos os falecidos, cuja f s vs conhecestes: acolhei-os na luz da vossa face e concedei-lhes, no dia da ressurreio, a plenitude da vida. AS: Concedei-lhes, Senhor, a luz eterna! PR: Concedei-nos, ainda, no fim da nossa peregrinao terrestre, chegarmos todos morada eterna, onde viveremos para sempre convosco. E em comunho com a bem-aventurada virgem Maria, com os apstolos e mrtires (santo do dia ou padroeiro) e todos os santos, vos louvaremos e glorificaremos, por Jesus Cristo, vosso filho. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. AS: Amm! Orao Eucarstica VI-D (Jesus que passa fazendo o bem Missal, pgina 860) PR: Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo lugar, Pai misericordioso e Deus fiel. Vs nos destes vosso filho, Jesus Cristo, nosso Senhor e redentor. Ele sempre se mostrou cheio de misericrdia pelos pequenos e pobres, pelos doentes e pecadores, colocando-se ao lado dos perseguidos e marginalizados. Com a vida e a palavra anunciou ao mundo que sois Pai e cuidais de todos como filhos e filhas. Por essa razo, com todos os anjos e santos, nos vos louvamos e bendizemos, e proclamamos o hino de vossa glria, cantando (dizendo) a uma s voz: AS: Santo, santo, santo... PR: Na verdade, vs sois santo e digno de louvor, Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistir no

caminho da vida. Na verdade, bendito o vosso filho, presente no meio de ns, quando nos reunimos por seu amor. Como outrora aos discpulos, ele nos revela as Escrituras e parte o po para ns. AS: O vosso filho permanea entre ns! PR: Ns vos suplicamos, Pai de bondade, que envieis o vosso Esprito Santo para santificar estes dons do po e do vinho, a fim de que se tornem para ns o Corpo e o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. AS: Mandai o vosso Esprito Santo! PR: Na vspera de sua paixo, durante a ltima ceia, ele tomou o po, deu graas, e o partiu e deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele, tomando o clice em suas mos, deu graas novamente e o entregou a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PRA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Eis o mistrio da f! AS: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreio. Vinde, Senhor Jesus! PR: Celebrando, pois, Pai santo, a memria de Cristo, vosso filho, nosso salvador, que pela paixo e morte de cruz fizestes entrar na glria da ressurreio e colocastes vossa direita, anunciamos a obra do vosso amor at que ele venha e vos oferecemos o po da vida e o clice da bno. Olhai com bondade para a oferta da vossa Igreja. Nela vos

apresentamos o sacrifcio pascal de Cristo, que vos foi entregue. E concedei que, pela fora do Esprito do vosso amor, sejamos contados, agora e por toda a eternidade, entre os membros do vosso filho, cujo Corpo e Sangue comungamos. AS: Aceitai, Senhor, a nossa oferta! PR: Senhor Deus, conduzi a vossa Igreja perfeio na f e no amor, em comunho com o nosso papa (...), o nosso bispo (...), com todos os bispos, presbteros e diconos e todo o povo que conquistastes. AS: Confirmai o vosso povo na unidade! PR: Dai-nos olhos para ver as necessidades e os sofrimentos dos nossos irmos e irms; inspirai-nos palavras e aes para confortar os desanimados e oprimidos; fazei que, a exemplo de Cristo e seguindo o seu mandamento, nos empenhemos lealmente no servio a eles. Vossa Igreja seja testemunha viva da verdade e da liberdade, da justia e da paz, para que toda a humanidade se abra esperana de um mundo novo. AS: Ajudai-nos a criar um mundo novo! PR: Lembrai-vos dos nossos irmos e irms (...), que adormeceram na paz do vosso Cristo, e de todos os falecidos, cuja f s vs conhecestes: acolhei-os na luz da vossa face e concedei-lhes, no dia da ressurreio, a plenitude da vida. AS: Concedei-lhes, Senhor, a luz eterna! PR: Concedei-nos, ainda, no fim da nossa peregrinao terrestre, chegarmos todos morada eterna, onde viveremos para sempre convosco. E em comunho com a bem-aventurada virgem Maria, com os apstolos e mrtires (santo do dia ou padroeiro) e todos os santos, vos louvaremos e glorificaremos, por Jesus Cristo, vosso filho.

Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. AS: Amm! Orao Eucarstica VII (Sobre reconciliao I - Missal, pgina 866) PR: Na verdade, justo e bom agradecer-vos, Deus Pai, porque constantemente nos chamais a viver na felicidade completa. Vs, Deus de ternura e de bondade, nunca vos cansais de perdoar. Ofereceis vosso perdo a todos, convidando os pecadores a entregar-se confiantes vossa misericrdia. AS: Como grande, Pai, a vossa misericrdia! PR: Jamais nos rejeitastes, quando quebramos a vossa aliana, mas, por Jesus, vosso Filho e nosso irmo, criastes com a famlia humana novo lao de amizade, to estreito e forte, que nada poder romper. Concedeis agora a vosso povo tempo de graa e reconciliao. Da, pois, em Cristo, novo alento vossa Igreja, para que se volte para vs. Fazei que, sempre mais dcil ao Esprito Santo, se coloque ao servio de todos. AS: Como grande, Pai, a vossa misericrdia! PR: Cheios de admirao e reconhecimento, unimos nossa voz voz das multides do cu para cantar o poder de vosso amor e alegria da nossa salvao: AS: Santo, santo, santo... PR: Deus, desde a criao do mundo, fazeis o bem a cada um de ns para sermos santos como vs sois santo. Olhai vosso povo aqui reunido e derramai a fora do Esprito, para que estas oferendas se tornem o Corpo e o Sangue do Filho muito amado, no qual tambm somos vossos filhos.

Enquanto estvamos perdidos e incapazes de vos encontrar, vs nos amastes de modo admirvel, pois vosso filho o justo e santo entregou-se em nossas mos, aceitando ser pregado na cruz. AS: Como grande, Pai, a vossa misericrdia! PR: Antes, porm, de seus braos abertos traarem entre o cu e a terra o sinal permanente da vossa aliana, Jesus quis celebrar a Pscoa com seus discpulos. Ceando com eles, tomou o po e pronunciou a bno de ao de graas. Depois, partindo o po, o deu a seus amigos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Ao fim da ceia, Jesus, sabendo que ia reconciliar todas as coisas pelo sangue a ser derramado na cruz, tomou o clice com vinho. Deu graas novamente e passou o clice a seus amigos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PRA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Eis o mistrio da f! AS: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreio. Vinde, Senhor Jesus! PR: Lembramo-nos de Jesus Cristo, nossa pscoa e certeza da paz definitiva. Hoje celebramos sua morte e ressurreio, esperando o dia feliz de sua vinda gloriosa. Por isso, vos apresentamos, Deus fiel, a vtima de reconciliao que nos faz voltar vossa graa. AS: Esperamos, Cristo, vossa vinda gloriosa!

PR: Olhai com amor, Pai misericordioso, aqueles que atras para vs, fazendo-os participar no nico sacrifcio de Cristo. Pela fora do Esprito Santo, todos se tornem um s corpo bem unido, no qual todas as divises sejam superadas. AS: Esperamos, Cristo, vossa vinda gloriosa! PR: Conservai-nos, em comunho de f e amor, unidos ao papa (...) e ao nosso bispo (...). Ajudai-nos a trabalhar juntos na construo do vosso reino, at o dia em que, diante de vs, formos santos com os vossos santos, ao lado da virgem Maria e dos apstolos, com nossos irmos e irms j falecidos que confiamos vossa misericrdia. Quando fizermos parte da nova criao, enfim libertada de toda maldade e fraqueza, poderemos cantar a ao de graas de Cristo que vive para sempre. AS: Esperamos, Cristo, vossa vinda gloriosa! PR: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. AS: Amm! Orao Eucarstica VIII (Sobre reconciliao II Missal, pgina 871) PR: Ns vos agradecemos, Deus Pai todo-poderoso, e por causa de vossa ao no mundo vos louvamos pelo Senhor Jesus. No meio da humanidade, dividida em contnua discrdia, sabemos por experincia que sempre levais as pessoas a procurar a reconciliao. Vosso Esprito Santo move os coraes, de modo que os inimigos voltem amizade, os adversrios se dem as mos e os povos procurem reencontrar a paz. AS: Fazei-nos, Pai, instrumentos de vossa paz! PR: Sim, Pai, porque obra vossa que a busca da paz vena os conflitos, que o perdo supere o dio e vingana

d lugar reconciliao. Por tudo de bom que fazeis, Deus de misericrdia, no podemos deixar de vos louvar e agradecer. Unidos ao corro dos reconciliados, cantamos (dizemos) a uma s voz: AS: Santo, santo, santo... PR: Deus de amor e de poder, louvado sois em vosso Filho, Jesus Cristo, que veio em vosso nome. Ele a vossa palavra que liberta e salva toda a humanidade. Ele a mo que estendeis aos pecadores. Ele o caminho pelo qual nos chega a vossa paz AS: Fazei-nos, Pai, instrumentos de vossa paz! PR: Deus, nosso Pai, quando vos abandonamos, vs nos reconduzistes por vosso Filho, entregando-o morte para que voltssemos a vs e nos amssemos uns aos outros. Por isso, celebramos a reconciliao que vosso filho nos mereceu. Cumprindo o que ele nos mandou, vos pedimos: santificai, por vosso Esprito, estas oferendas. Antes de dar a vida para nos libertar, durante a ltima ceia, Jesus tomou o po, pronunciou a bno de ao de graas e o entregou a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o clice em suas mos, deu graas novamente o deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PRA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Eis o mistrio da f! AS: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreio. Vinde, Senhor Jesus!

PR: Deus, Pai de misericrdia, vosso filho nos deixou esta prova de amor. Celebrando a sua morte e ressurreio, ns vos damos aquilo que nos destes: o sacrifcio da perfeita reconciliao. AS: Glria e louvor ao Pai, que em Cristo nos reconciliou! PR: Ns vos pedimos, Pai, aceita-nos tambm com vosso Filho e, nesta ceia, dai-nos o mesmo Esprito, de reconciliao e de paz. AS: Glria e louvor ao Pai, que em Cristo nos reconciliou! PR: Ele nos conserve em comunho com o papa (...) e o nosso bispo (...) com todos os bispos e o povo que conquistastes. Fazei de vossa Igreja sinal da unidade entre os seres humanos e instrumento da vossa paz! AS: Glria e louvor ao Pai, que em Cristo nos reconciliou! PR: Assim como aqui nos reunistes, Pai, mesa do vosso Filho em unio com a virgem Maria, me de Deus, e com todos os santos, reuni no mundo novo, onde brilha a vossa paz, os homens e as mulheres de todas as classes e naes, de todas as raas e lnguas, para a ceia da comunho eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor. AS: Glria e louvor ao Pai, que em Cristo nos reconciliou! PR: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. AS: Amm! Orao Eucarstica IX (Crianas I - Missal, pgina 1.025)

PR: Deus nosso Pai, vs nos reunistes e aqui estamos todos juntos, para celebrar vossos louvores com o corao em festa. Ns vos louvamos por todas as coisas bonitas que existem no mundo e tambm pela alegria que dais a todos ns. Ns vos louvamos pela luz do dia e por vossa palavra que nossa luz. Ns vos louvamos pela terra onde moram todas as pessoas. Obrigado pela vida que de vs recebemos. AS: O cu e a terra proclamam a vossa glria! Hosana nas alturas! PR: Sim, Pai, vs sois muito bom: amais a todos ns e fazeis por ns coisas maravilhosas. Vs sempre pensais em todos e quereis ficar perto de ns. Mandastes vosso filho querido para viver no meio de ns. Jesus veio para nos salvar: curou os doentes, perdoou os pecadores. Mostrou a todos o vosso amor, Pai; acolheu e abenoou as crianas. AS: Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! PR: Ns no estamos sozinhos para cantar vossos louvores. Estamos bem unidos com a Igreja inteira: com o papa (...), com o nosso bispo (...) e com todos os nossos irmos. AS: Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! PR: No cu tambm, Pai, todos cantam o vosso louvor: Maria, me de Jesus, os apstolos, os anjos e os santos, vossos amigos. Ns, aqui na terra, unidos a eles, com todas as crianas do mundo e suas famlias, alegres cantamos (dizemos) a uma s voz: AS: Santo, santo, santo, Senhor, Deus do universo! Hosana nas alturas! PR: Pai, para vos dizer muito obrigado, trouxemos este po e este vinho: pedimos que mandeis vosso Esprito Santo

para que estas nossas ofertas se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus, vosso Filho querido. Assim, Pai, vos oferecemos o mesmo dom que vs nos dais. AS: Bendito sejais, Senhor Jesus! PR: Jesus, antes de sua morte, ps-se mesa com os apstolos, tomou o po nas mos e, rezando, deu graas. Depois partiu o po e o deu a seus amigos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. AS: Bendito sejais, Senhor Jesus! PR: Antes de terminar a ceia, Jesus pegou o clice de vinho e agradeceu de novo. Depois o deu a seus amigos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PRA REMISSO DOS PECADOS. E disse tambm: FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. AS: Bendito sejais, Senhor Jesus! PR: Nesta reunio fazemos o que Jesus mandou. Lembramos a morte e ressurreio de Jesus que vive no meio de ns. Oferecemos, tambm, este po que d a vida e este clice da nossa salvao. Junto com Jesus, Pai, entregamos a nossa vida em vossas mos. AS: Com Jesus, recebei nossa vida! PR: Pai que tanto nos amais, deixai-nos aproximar desta mesa para receber o Corpo e o Sangue do vosso Filho. Pedimos que o Esprito Santo nos ajude a viver unidos na alegria. Pai, sabemos que sempre vos lembrais de todos. P isso, pedimos por aqueles que ns amamos (...) e por todos os que morreram em vossa paz. Cuidai dos que sofrem e andam tristes; olhai com carinho o povo cristo e todas as pessoas do mundo. AS: Com Jesus, recebei nossa vida!

PR: Diante de tudo o que fazeis por meio de vosso Filho, Jesus, ns vos bendizemos e louvamos. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. AS: Amm!

Вам также может понравиться