Вы находитесь на странице: 1из 10

ISSN: 1984-8625 nmero 6 IFSP - Sertozinho Musicando o poema: o ritmo alm da teoria literria Cntia Pires de Lemos Ramires1

s1 Luciana Brito2

RESUMO Quando h a recitao de um poema ou mesmo uma anlise minuciosa, sempre ressaltada a musicalidade presente na arte de se fazer versos. Nesse artigo, questionada a nomenclatura usada pelos tericos literrios, como o caso do termo ritmo, emprestado de outro vis cientfico, ou a expresso musical, usada para descrever a sucessividade sonora dos fonemas. Observando a falta de uma explicitao eficaz no que se refere ao ritmo aplicado ao poema e ao ritmo aplicado msica, o objetivo da pesquisa esclarecer o acontecimento rtmico por meio de uma pesquisa bibliogrfica, utilizando-se dos fundamentos da teoria musical e da teoria literria, alm de ser proposta uma transcrio rtmica numa pauta musical a fim de concretizar e entender o ritmo no poema. Palavras-chave: Teoria literria; teoria musical; poema; ritmo; escanso de versos; clulas mtiricas.

57

ABSTRACT When there is a recitation of a poem or even a thorough analysis, we always emphasize the musicality in the art of making verses. In this article, we question the nomenclature used by literary theorists, such as the term "rhythm", borrowed from other scientific bias, or the words "Music" used to describe the sound of the phonemes progressiveness. Noting the lack of an effective explanation regarding the rate applied to the poem and the rate applied to music, the research objective is to clarify the rhythmic event through a literature search, using the fundamentals of music theory and the theory literary, and be offered a rhythmic transcription in a musical score in order to realize and understand the rhythm of the poem. Keywords: Literary theory; music theory; poem.; rhythm; scansion of verses; metrics cells.

Cntia Pires de Lemos Ramires especialista em Estudos Lingusticos e Literrios, pelo Centro de Letras, Comunicao e Artes da UENP, Campus Jacarezinho/ PR. Formada em Tcnico em Msica pela ETEC Jacinto Ferreira de S Ourinhos/ SP. Atua como recm-formada no programa de extenso universitria, Universidade sem fronteiras, no projeto A escola na formao do cidado ativo e crtico. E-mail: ramirescintia@hotmail.com 2 Luciana Brito forma em Letras pela UNESP/Assis, com Mestrado na rea de Teoria Literria/Literatura Comparada e Doutorado na rea de Literatura e Vida Social tambm pela UNESP/Assis. Atualmente docente do Curso de Graduao e Ps-Graduao da UENP, onde tambm ocupa o cargo de Diretora do Centro de Letras, Comunicao e Artes. E-mail: brito-luciana@uol.com.br

ISSN: 1984-8625 nmero 6 IFSP - Sertozinho Amaral (et al, 2000), autora de livros didticos para o Ensino Mdio, menciona que a poema tende a ser breve e acentuar o ritmo e a musicalidade da linguagem, devido

intensidade de expresso. Entretanto, cabe perguntar: Onde est a musicalidade do poema? Qual seria o ritmo da poesia, se este comumente aplicado na msica? A que elemento nosso ouvido deveria se prender durante a declamao potica para observar o que na msica promovido pelo som? Por que falamos que a poesia tem ritmo, se ela no msica? Essa falta de respostas precisas torna abstrata a abordagem de poemas quando o assunto tratado refere-se a sua musicalidade e ao seu ritmo. Notamos que embora a teoria literria desenvolva estudos sobre conceitos, exemplificando e descrevendo o ritmo, percebe-se certa dificuldade em tentar tornar mais concreto essa peculiaridade sonora. O Ritmo

Sabe-se que o ritmo ocorre de forma distinta na msica e no poema. Para tanto, cabe elucidar o conceito e aplicao em cada arte. Bruno Kiefer, em seus estudos sobre os elementos musicais, designa ritmo como o fluir que apresenta descontinuidade, cita exemplos como a emisso de sons em durao desigual (KIEFER, 1973). Menciona que a comparao essencial percepo do ritmo, ou seja, observar as descontinuidades. Assim, podemos constatar o aparecimento de fragmentos mais longos ou mais curtos, fortes e fracos. Muitas pessoas confundem ritmo e andamento por causa do significado figurado que o ritmo concebe no dia dia, principalmente se referindo ao enunciado: Qual o seu ritmo? Agitado, lento.... Este tratamento est incorreto, pois ritmo e andamento so distintos. De acordo com Bohumil Med, referncia obrigatria sobre teoria musical, o ritmo a distribuio dos valores, a relao entre as duraes das notas executadas sucessivamente (MED, 1996, p. 128) e o andamento a indicao da velocidade que se imprime execuo de um trecho musical (MED, 1996, p. 187). Kiefer menciona que os dois fatores que promovem o ritmo so a intensidade e a durao. Para entender melhor seu funcionamento, vamos observar o exemplo do ritmo da valsa vienense tradicional (MM = 72 a 144):

58

Editado por Cntia P. de L. Ramires. (S, 2002, p. 63).

ISSN: 1984-8625 nmero 6 IFSP - Sertozinho

O compasso da valsa caracterizado pela intensidade do primeiro tempo forte e os dois seguintes tempos fracos (F, f, f). Percebemos que cada nota tem um valor diferente e deve durar a quantidade de seu valor, assim, ocorre que o ritmo pode oscilar sua velocidade entre 72 a 144 batidas por minuto, continuando a caracterizar a valsa. A durao e intensidade das notas desempenha um papel importante, pois atravs delas que o ritmo se modifica e passa a receber outras caractersticas que o definiro como tal.

O ritmo na lngua

Kiefer admite traos rtmicos na lngua e dedica um captulo ao assunto em Elementos da linguagem musical (1973). Vale exibir os apontamentos do msico quanto caracterstica: A lngua como fenmeno sonoro, possu ritmo. Este ritmo individualiza as diferentes lnguas [...]. O modo de alongar as slabas tnicas, ora mais, ora menos, tem valor expressivo muito grande (KIEFER, 1973, p.39). Em anlise, Kiefer compara a slaba tnica ao tempo forte. Por exemplo, a palavra lmpada separada em slabas gramaticais ficaria lm (forte) pa ( fraco) da (fraco) o que corresponderia ao ritmo ternrio. Essas comparaes so muito utilizadas nas aulas de msica como auxlio percepo rtmica. Alfredo Bosi faz os mesmos comentrios a respeito das duas linguagens, exemplificando as palavras proparoxtonas e a intensidade silbica. Confirma ainda os dois fatores que proporcionam o ritmo: a durao em que as slabas acentuadas duram, em geral mais do que as tonas (BOSI, 1983, p. 69) e a intensidade na relao de slabas acentuadas e as menos acentuadas ou tonas. Alm de expor sobre esses fatores, alerta para o andamento da elocuo, dizendo que um fenmeno articulatrio e social, j que numa conversa informal e descontrada a fala no se d no mesmo andamento de um discurso poltico ou numa exposio cientfica (BOSI, 1983, p. 69). Por meio das figuras de valor musical, podemos medir a elocuo de um determinado enunciado. O exemplo abaixo, reelaborado, consta no material de musicalizao de Alfaya & Parejo (1987), em que o aluno toma conscincia do que estudado por meio da prpria aplicao, ou seja, trazida tona a percepo musical no momento em que a msica executada. O objeto de estudo o ritmo, tendo como fundamento a metodologia Orff, que considera a recitao das palavras o prprio ritmo, utilizando-se do ritmo da linguagem:

59

ISSN: 1984-8625 nmero 6 IFSP - Sertozinho

Editado por Cntia P. de L. Ramires (ALFAYA & PAREJO, 1987, p. 76)

Perceba a figura semnima que acompanha as slabas vai, vem e gum; estas duram mais que as outras durante a elocuo. Em sequncia, a colcheia dura metade da semnima ou, no caso o par de colcheias que acompanha a palavras chuva corresponde durao de uma semnima ou uma pulsao pelo compasso ser binrio. Por fim, a semicolcheia dura a metade da colcheia ou um par de semicolcheias igual durao de uma colcheia. A juno das slabas vami, dano e tanin corresponde durao de uma colcheia. Durante a execuo recitada deste trecho, o professor ir exemplificar na linguagem verbal a durao dos valores musicais, fazendo uma introduo percepo rtmica, pois todo enunciado pode ser medido na declamao. Para marcar a durao de cada som musical, foram

convencionadas as seguintes figuras de valores, a primeira coluna refere-se execuo de um som e a segunda ao silncio, ou seja, a pausa: - a semibreve vale 1 (inteiro); - a mnima vale 1/2 (metade) da semibreve; - a semnima vale metade da mnima ou 1/4 da semibreve; - a colcheia vale metade da semnima ou 1/8 da semibreve; - a semicolcheia vale metade da colcheia ou 1/16 da semibreve; - a fusa vale metade da semicolcheia ou 1/32 da semibreve - a semifusa vale metade da fusa ou 1/64 da semibreve. Consultado e reelaborado (MED, 1996)

60

Embora no parea convencional a descrio rtmica das enunciaes, no podemos nos esquecer das partituras para canto que demonstram uma relao prxima entre o enunciado e sua durao, mesmo estando subordinado msica, especialmente altura das notas.

ISSN: 1984-8625 nmero 6 IFSP - Sertozinho Podemos melhor apreender essa relao por meio da conhecida cantiga de roda Escravos de J (BRITO, 2003, p. 125).

61
Ao cantar ou recitar a msica, podemos perceber a durao das notas em relao s suas figuras, o que mostra uma relao intrnseca entre lngua e ritmo. Observe a acentuao nas palavras da cantiga:

Escravos de J Jogavam caxang Tira, pe deixa ficar Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue z Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue z.

Para esta cantiga temos o ritmo binrio, onde o primeiro tempo forte e o segundo fraco (F, f). Note que o primeiro tempo de cada compasso iniciado por uma slaba tnica que se encontra nas palavras destacadas acima. Esse estudo analgico entre palavra, acentuao e ritmo denominado prosdia. Especialmente na msica, h a coordenao entre slabas tnicas das palavras com os tempos fortes dos compassos musicais, o que ocorre no exemplo acima chamado de prosdia musical.

ISSN: 1984-8625 nmero 6 IFSP - Sertozinho

O ritmo no poema

Para Antonio Candido (s.d), o ritmo, no poema, a combinao de sonoridades, ou seja, as slabas e os ps. Ritmo , pois, uma alternncia de sonoridades mais fracas e mais fortes, formando uma unidade configurada (CANDIDO, s.d, p. 44). Para analisarmos a estrutura rtmica do poema, alm da alternncia de slabas tnicas e tonas, devemos lembrar que, como na msica, o ritmo no poema tem que ser medido por unidades regulares, exceto no canto gregoriano e no recitativo seco, o que assunto para outro estudo. Para ser medido, o poema precisa ser dividido em slabas poticas que nem sempre correspondem s slabas gramaticais. Pode-se juntar ou separar slabas quando houver encontro de vogais ou de fonemas parecidos, a percepo auditiva da melodia do verso quem vai indicar a escanso (GOLDSTEIN, 1989). Vejamos a escanso do trecho de O poeta de lvares de Azevedo (2008, p. 31): E - ra u - ma noi- te: eu dor- MI - a... 1 2 3 4 5 6 7 E nos - meus so- nhos re- VI- a 1 2 3 4 5 6 7 As- i- lu- ses que- so- NHEI! 1 2 3 4 5 6 7 E no- meu la- do sen- TI... 1 2 3 4 5 6 7 Meu Deus! - por - que - no mo- RRI? 1 2 3 4 5 6 7 Por - que - no so- no a- cor- DEI? 1 2 3 4 5 6 7

62

A escanso em portugus deve parar na ltima slaba tnica, como no exemplo, destacadas em letras maisculas. A metrificao na Antiguidade aplicava-se msica, estabelecendo distintos rtmicos, e poesia, promovendo clulas rtmicas, oriundas da prosdia clssica, os chamados ps gregos. Num sistema quantitativo, representavam a slaba longa por / / e a slaba curta por / /. A slaba longa correspondia a duas slabas breves e uma slaba

ISSN: 1984-8625 nmero 6 IFSP - Sertozinho breve correspondia metade de uma longa (GOLDSTEIN, 1989). Com a alternncia dessas slabas, formou-se esquemas rtmicos diferentes. De acordo com os estudos de Norma Goldstein (1989), os principais ps mtricos do sistema quantitativo so: p jmbico, formado por uma breve e uma longa: / -/; p trocaico ou troqueu, formado por uma longa e uma breve: / - /; p espondeu, formado por duas longas: / -/; p dtilo, formado por uma longa e duas breves: / - /; p anapstico, formado por duas breves e uma longa: / - /. Com o passar do tempo, a alternncia entre longas e breves foi substituda pela alternncia de slabas acentuadas e no acentuadas respectivamente. O sistema de contagem silbicas em portugus o sistema silbico-acentual. Para explicar como se d a aplicao dos ps gregos no sistema silbico-acentual, Cavalcanti Proena faz uso de palavras: utiliza a palavra tela para exemplificar o p trocaico, plido para o p dactlico, bater para o p jmbico e recolher para anapstico. (PROENA, 1955). Esses ps so chamados por Cavalcanti Proena de clulas mtricas. De acordo com as acentuaes, ele nomeia como nmero distributivo a marcao das tnicas para indicar os acentos. Observe as acentuaes internas do mesmo poema por meio das slabas destacadas: E - ra u ma noi- te: eu dor- MI - a... 1 2 3 4 5 6 7 E nos - meus so- nhos re- VI- a 1 2 3 4 5 6 7 As- i- lu- ses que- so- NHEI! 1 2 3 4 5 6 7 E no- meu la- do sen- TI... 1 2 3 4 5 6 7 Meu Deus! - por - que - no mo- RRI? 1 2 3 4 5 6 7 Por - que - no so- no a- cor- DEI? 1 2 3 4 5 6 7

63

Aps a escanso, percebemos que h uma regularidade nas acentuaes nas primeiras, quartas e stimas slabas poticas e segundas, quartas e stimas como destacadas. Esses nmeros distributivos (ND) tambm so conhecidos como esquema rtmico (ER), podendo ser transcrito como se segue temos os trs primeiros versos ER 7 (1-4-7) e os dois ltimos ER 7 (2-4-7).

ISSN: 1984-8625 nmero 6 IFSP - Sertozinho De acordo com C. Proena, so as tnicas, por sua distribuio no verso, que determinam a natureza das clulas mtricas (PROENA, 1955, p. 23), ou seja, a cada identificao da tnica, teremos uma nova clula mtrica. Pode se fazer uma analogia quanto ao conjunto determinado de sons que compe um compasso binrio, ternrio ou quaternrio como na msica por exemplo. Por meio de uma percepo rtmica (auditiva) um estudante de msica tem que separar as pulsaes fortes das fracas para saber se o tempo de binrio, ternrio ou quaternrio; s assim ir determinar tempo musical ouvido. O mesmo ocorre com o poema, temos que distinguir as clulas mtricas para verificar a alternncia entre as slabas fortes e fracas e consequentemente longas e curtas dos versos, percebendo assim a musicalidade do poema. A fim de visualizarmos o ritmo, faremos uma transcrio rtmica3 sob a tica musical para observarmos a regularidade na escolha das figuras de valor como a semnima e a colcheia que predominantemente apontam um padro para a declamao potica4:

64

Usaremos uma pauta com clave para se referir as figuras de tempo anteriormente mencionadas. Dessa forma, levando em considerao a falta de conhecimento em teoria musical dos leitores primrios dessa pesquisa, os interessados em teoria literria, deixamos de usar a pauta rtmica, convencionalmente usada nesse tipo de transcrio. 4 A transcrio feita foi realizada pensando numa proximidade natural com a declamao potica, no prejudicando a elocuo, nem a tornando mecnica.

ISSN: 1984-8625 nmero 6 IFSP - Sertozinho Observe que as slabas que introduzem todos os compassos so aquelas destacadas como acentuaes internas no verso, ou seja, caracterizam simultaneamente a clula mtrica nos versos e na pauta musical demonstra a capacidade que os elementos poticos tm em relacionarse estreitamente com a arte musical. Esse fato pode apontar a estreita relao entre msica e poesia, uma vez que essas artes conviveram por um bom tempo juntas.

CONSIDERAES FINAIS

Espera-se que a pesquisa empreendida tenha auxiliado a compreenso da musicalidade metafrica do ritmo no poema. O estudo minucioso e intrnseco do ritmo, partindo dos dois fatores que o promovem, durao e intensidade, podem ser buscados na atuao musical que percebida de forma trivial pelas pessoas. A busca pelo percurso e transformao rtmica no poema atravs dos tempos, desde a separao entre msica e poesia, significante para entendermos os mecanismos fnicos e mtricos utilizados para substituir a ausncia musical e manter a regularidade rtmica de forma regular e harmoniosa. Os resultados obtidos trouxeram informaes significantes a ponto de afirmar a relao estreita e intrnseca entre msica e poesia. Puderam tambm demonstrar que embora as duas artes caminhem separadas atualmente, suas convivncias foram importantes para a consolidao temtica, estilstica e estrutural que cada uma iria desenvolver mais tarde. REFERNCIAS

65

ALFAYA, Monica; PAREJO, Enny. Musicalizar: uma proposta para vivncia dos elementos musicais. So Paulo: Musimed, 1987, 112 p. AMARAL, Emlia... [et al.]. Portugus: novas palavras: literatura, gramtica, redao. So Paulo FTD, 2000, 576 p. AZEVEDO, lvares de. Lira dos vintes anos. 3 ed.So Paulo: Martin Clarinet, 2008, 224 p. BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. So Paulo: Editora Cultrix, 1983, 223 p. BRITO, Teca Alencar de. Msica na Educao Infantil. So Paulo: Peirpolis, 2003, 204 p. CANDIDO, Antonio. O estudo analtico do poema. FFLCH-USP, s.d, 103 p. ENCORE 4.5.3. Editor de partituras. GVOX Interactive Music, 1993-2002. GOLDSTEIN, Norma. Versos, Sons e Ritmos. So Paulo: tica, 1989, 80 p. KIEFER, Bruno. Elementos da linguagem musical. 2 ed. Porto Alegre, Movimento, Braslia/ Instituto Nacional do Livro, 1973, 93 p. MED, Bohumil. Teoria da msica. 4 ed. rev. e ampl.Braslia, DF: Musimed, 1996, 420 p. PROENA, M. Cavalcanti. Ritmo e poesia. Rio de Janeiro: Simes, 1955, 116 p.

ISSN: 1984-8625 nmero 6 IFSP - Sertozinho S, Renato de. 211 levadas rtmicas: para violo e outros instrumentos de acompanhamento. So Paulo: Irmos Vilate, 2002, 67 p.

66

Вам также может понравиться