Вы находитесь на странице: 1из 20

ACIDOSE E ALCALOSE RESPIRATRIA

COMPONENTES: ADRIANA ARLETE GLEICE VIVIANA

ACIDOSE RESPIRATRIA
uma acidose (diminuio anormal do pH sanguneo) devido ventilao diminuda dos alvolos pulmonares, levando a uma concentrao aumentada de dixido de carbono arterial (PaCO2).

CAUSAS DA ACIDOSE RESPIRATRIA

Aguda

A acidose respiratria aguda ocorre quando ocorre uma insuficincia abrupta da ventilao.

Depresso do centro respiratrio central devido doena cerebral ou drogas. Obstruo de vias areas relacionada a asma. Exacerbao de doena pulmonar obstrutiva crnica (DPOC).

CAUSAS DA ACIDOSE RESPIRATRIA

Crnica

Parada cardiopulmonar; Pneumotrax, hidrotrax; Disteno abdominal aguda; Hipertermia maligna ICC.

SINAIS E SINTOMAS DA ACIDOSE RESPIRATRIA


Dispnia e tosse; Sudorese; Lipotmia (ou desmaio); Cianose( um sinal ou um sintoma marcado pela colorao azul arroxeada da pele); Arritmia; Taquicardia; Tremores; Convulses;

DIAGNSTICO DA ACIDOSE RESPIRATRIA

Gasometria(A gasometria consiste na leitura do pH e das presses parciais de O2 e CO2 em uma amostra de sangue)

Os parmetros mais comumente avaliados na gasometria arterial so: pH------------------------------------------------------ 7,34 a 7,45 pO2 (presso parcial de oxignio)------------ 75 a 100 mmHg pCO2 (presso parcial de gs carbnico)----- 32 a 45 mmHg HCO3 (necessrio para o equilbrio cido-bsico sanguneo) -----------------------------------------------------------20 a 26 mEq/L SatO2 Saturao de oxignio (arterial)------------. 95 A 98 %

DIAGNSTICO DA ACIDOSE RESPIRATRIA Raios X

Raio X de pneumotrax

DIAGNSTICO DA ACIDOSE RESPIRATRIA


Eletrlitos sricos ECG (Eletrocardiograma bioqumico

COMPENSAO DA ACIDOSE RESPIRATRIA


A acidose respiratria em geral um distrbio agudo que pode ser grave e rapidamente fatal. Casos de enfisema pulmonar e outras doenas crnicas do parnquima pulmonar, podem desenvolver graus leves de acidose respiratria crnica, cuja durao permite compensao relativamente eficaz. A reteno crnica de dixido de carbono, aumenta o teor de cido carbnico do organismo.

COMPENSAO DA ACIDOSE RESPIRATRIA

Os rins eliminam ons hidrognio e retm os ons bicarbonato, o que aumenta a reserva de bases e mantm o pH nos limites normais ou muito prximo deles. Infeces respiratrias podem descompensar estes pacientes levando-os a grandes aumentos da PCO2 e grandes quedas do pH resultando em acidose respiratria crnica agudizada.

TRATAMENTO DA ACIDOSE RESPIRATRIA


O tratamento da acidose respiratria depende da causa e da severidade do distrbio. Em geral, contudo, o tratamento consiste de medidas para estimular a ventilao pulmonar que vo desde o incentivo tosse e eliminao de secrees broncopulmonares at a entubao traqueal e ventilao mecnica.

ALCALOSE RESPIRATRIA
A alcalose respiratria uma situao em que o sangue alcalino devido a que a respirao rpida ou profunda tem como resultado uma baixa concentrao de anidrido carbnico no sangue.

CAUSAS DA ALCALOSE RESPIRATRIA


As causas de hiperventilao alveolar vistos na alcalose respiratria incluem:

Ansiedade, histeria e estresse; Mudana para reas de grande altitude, onde a presso atmosfrica do oxignio estimula uma ventilao aumentada; Pirexia na febre, o que estimula o centro respiratrio do tronco cerebral; Drogas, incluindo doxaprom e grandes doses de aspirina, o que tambm estimula o centro respiratrio;

CAUSAS DA ALCALOSE RESPIRATRIA

Causas do SNC, incluindo derrame, hemorragia subaracnide, meningite; Gravidez; Hipxia em doenas pulmonares, como na pneumonia; Sobredose de cafena e abuso de caf; Atividade sexual devido excitao; frequentemente produzida acidentalmente por mdicos (iatrogenia) durante um ventilao mecnica de pacientes.

SINTOMAS DA ALCALOSE RESPIRATRIA

A alcalose respiratria pode produzir ansiedade e uma sensao de formigueiro volta dos lbios e do rosto; Se a alcalose respiratria se agravar, pode causar espasmos musculares e o doente pode sentirse separado da realidade;

DIAGNSTICO DA ALCALOSE RESPIRATRIA


Geralmente pode-se chegar ao diagnstico de alcalose respiratria pela simples observao do doente e dialogando com ele. Quando o diagnstico no bvio, pode-se medir o valor do anidrido carbnico numa amostra de sangue arterial. Com frequncia o pH do sangue tambm elevado.

COMPENSAO DA ALCALOSE RESPIRATRIA


A alcalose respiratria um distrbio menos severo que a acidose respiratria. Freqentemente induzida por terapia respiratria que inclui ventilao mecnica. Quando o distrbio se prolonga, os rins diminuem a absoro de on bicarbonato do filtrado glomerular, promovendo maior eliminao pela urina, que se torna excessivamente alcalina.

TRATAMENTO DA ALCALOSE RESPIRATRIA


Em geral os quadros de alcalose respiratria so leves e de baixa gravidade. O tratamento em todos os casos consiste em remover a causa da hiperventilao. Nos casos mais severos pode ocorrer hipopotassemia, capaz de gerar arritmias cardacas, pela entrada rpida de potssio nas clulas em troca pelos ons hidrognio. Os casos mais freqentes de alcalose respiratria severa so secundrios ventilao mecnica prolongada; o tratamento consiste em ajustar os controles do aparelho adequando a ventilao s necessidades do paciente.

SOLUES TAMPO
Tampo
mistura de uma cido fraco e sua base conjugada, ou uma base fraca com seu cido conjugado.

Exemplos: cido actico / acetato de sdio Cloreto de amnio / amnia Solues tampo resistem a variaes no pH decorrentes da diluio ou da adio de cidos ou bases;

Qumicos empregam as solues tampo para manter o pH de solues sob nveis pr-determinados relativamente constantes

Вам также может понравиться