Вы находитесь на странице: 1из 6

QUESTO 1

Considerando o cenrio histrico do mundo contemporneo, julgue os itens seguintes. O Hamas uma organizao radical islmica dominada pelo fanatismo e usa mtodos terroristas. Seus lderes so proponentes do jihadismo, movimento cujo objetivo mais geral a guerra santa em nome do Isl e cujo objetivo mais especfico a criao do Estado de Israel.

Certo

Errado

QUESTO 2

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens subsequentes, considerando as mltiplas implicaes a respeito da questo ambiental no mundo contemporneo. O Protocolo de Kyoto foi ratificado por 163 pases, no entanto apenas 30 pases industrializados esto sujeitos s metas para a reduo da emisso de O Brasil ratificou o tratado, mas no teve de se comprometer com metas especficas

porque considerado pas em desenvolvimento.

Certo

Errado

QUESTO 3

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens subsequentes, considerando as mltiplas implicaes a respeito da questo ambiental no mundo contemporneo. Desenvolvimento sustentvel conceitualmente equivalente a crescimento econmico e, para ser alcanado, depende do reconhecimento de que os recursos naturais so ilimitados. O desenvolvimento sustentvel, portanto, representa uma nova forma de desenvolvimento econmico, que considera o meio ambiente.

Certo

Errado

QUESTO 4
Tendo o texto da questo anterior como referncia inicial, julgue os itens subsequentes, considerando as mltiplas implicaes a respeito da questo ambiental no mundo contemporneo. A drstica reduo das geleiras a maior evidncia das mudanas climticas geradas pelo aquecimento global provocado pelas imensas emisses de gases que intensificam o efeito estufa, como o dixido de carbono

Certo

Errado

QUESTO 5

Sobre a crise grega na Unio Europia, pode-se afirmar, EXCETO:

a) A crise grega fez com que surgisse, na Unio Europia, a idia da criao de um Fundo Monetrio Europeu.

b) Todo o incio da crise grega est relacionado s reivindicaes da populao grega que sempre foi contra insero do pas na Unio Europia.

c) O fato ocorrido com a Grcia colocou em evidncia as lacunas da unio monetria da Unio Europia.

d) O motivo da crise na Grcia est associado crise fiscal, seguida da revelao de um dficit pblico muito mais importante que o previsto.

e) A taxa de pobreza na Grcia de 20%, com um ndice de desemprego que atinge mais de 10%, e, alm de tudo, ainda esto sendo aplicadas medidas que incluem redues salariais em cargos pblicos e o aumento de idade para a aposentadoria.

QUESTO 6
Atualmente, um dos assuntos mais relevantes da educao nacional o ProUni - Programa Universidade para Todos. Sobre este programa, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa CORRETA:

I- A finalidade do ProUni conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduaes em instituies privadas de educao superior; II- Um dos requisitos para concorrer s bolsas do ProUni ter renda familiar de at trs salrios mnimos por pessoa;

III- Para concorrer a uma bolsa do ProUni, o candidato precisa fazer vestibular na instituio em que pretende se inscrever, devendo efetuar, inclusive, o pagamento de taxa.

a) Apenas a afirmativa I est correta.

b) Apenas a afirmativa II est correta.

c) Apenas a afirmativa III est correta.

d) Apenas as afirmativas I e II esto corretas.

e) Apenas as afirmativas II e III esto corretas.

QUESTO 7
A maioria das pessoas ainda acredita que a floresta amaznica o pulmo do planeta. Que, se ela desaparecer, o aquecimento global vai se acelerar de modo calamitoso. Quanto a isso, vale uma ressalva. Para merecer o ttulo de pulmo do planeta, a regio precisaria parar de envenenar a atmosfera com gases de efeito estufa. [...] Manaus abriga uma das experincias mais bem sucedidas de desenvolvimento sustentvel, a Zona Franca, que produz riquezas sem precisar destruir um s graveto da floresta. In: Veja Especial Amaznia, set./2009, p. 43. Tomando o texto como referncia inicial, assinale a alternativa correta.

a) No h relao entre um eventual desaparecimento da floresta amaznica e as alteraes climticas no planeta, razo pela qual falsa a afirmao de que aquela regio o "pulmo do planeta".

b) A rea comumente denominada Amaznia circunscreve-se regio Norte do Brasil.

c) A Amaznia o segundo bioma em rea do Brasil, sendo menor apenas que o cerrado.

d) Tendo sido criada na dcada de 1990, quando da introduo do modelo neoliberal no Brasil, a Zona Franca de Manaus especializou-se na produo de produtos industrializados de alto valor agregado, como eletroeletrnicos.

e) O envenenamento da atmosfera com gases de efeito estufa a que o texto se refere ocorre por meio das queimadas e do uso de grande nmero de usinas termeltricas, geralmente movidas a leo diesel.

QUESTO 8
Segundo documento da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), em 2010 o Brasil lidera o crescimento de exportaes de commodities. A OMC destacou que o Pas se tornou o quinto maior fornecedor, para a China, de produtos negociados por esses ttulos. Entre os produtos mais exportados para o mercado chins por meio desse tipo de negcio esto

a) algodo e tecidos.

b) caf e automveis.

c) minrio de ferro e soja.

d) ao e gasolina.

e) produtos ferrovirios e arroz.

QUESTO 9
Em abril de 2010, a entrada em atividade do vulco Eyjafjallajokull, na Islndia, provocou degelo das encostas nevadas da montanha e obrigou as autoridades a evacuar centenas de pessoas das cidades prximas pelo iminente risco de enchentes. As estradas ficaram alagadas e colocaram em risco as pontes dos rios daquele pas. Uma nuvem de cinzas vulcnicas ficou por vrios dias sobre boa parte da ilha e

a) foi responsvel por grande nmero de internaes de pessoas com problemas respiratrios nos pases do leste europeu.

b) provocou a morte de centenas de pessoas dos bairros pobres da capital do pas, Reykjavik.

c) causou o cancelamento de milhares de voos, principalmente com destino ao norte e ao centro da Europa.

d) as lavas soterraram o lago Kleifarvatn, um dos pontos tursticos mais visitados daquele pas.

e) prejudicou a economia do pas com a destruio das videiras ao norte do territrio.

QUESTO 10
Os brasileiros associam a corrupo poltica. Autor de uma pesquisa sobre corrupo, Fernando Filgueiras afirma que, no Brasil, "j existe mais ou menos uma opinio formada sobre corrupo. O brasileiro considera muito grave, mas, de alguma forma, est cansado de escndalos. Isso acontece em funo de haver um clima de impunidade".

FERREIRA, Victor. Revista poca, 19 out. 2009, p. 52. No Brasil, no mbito do Congresso Nacional, as irregularidades na poltica, incluindo suspeitas e denncias de corrupo, so investigadas mais diretamente por

a) Secretaria de Assuntos Estratgicos.

b) Comit Interministerial.

c) Comisso Parlamentar de Inqurito.

d) Conselho Tutelar.

e) Misso Diplomtica.

Вам также может понравиться