Вы находитесь на странице: 1из 65

LEI N 1.

904, DE 10 DE DEZEMBRO DE 1997

Dispe sobre o Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Pitangueiras.

ELISIO LEONE, Prefeito do Municpio de Pitangueiras, do Estado de So Paulo, no uso das atribuies que lhe so conferidas por Lei, faz saber que a Cmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:-

TTULO I

CAPTULO NICO

Das Disposies Preliminares

Artigo 1. - Esta Lei dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos da Administrao Direta, das Autarquias e das Fundaes Pblicas do Municpio de Pitangueiras, Estado de So Paulo. Artigo 2. Para efeitos deste Estatuto, servidor a pessoa legalmente investida em cargo pblico. Artigo 3. Cargo Pblico o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 1 - vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, nos termos dos incisos XVI e XVII, do artigo 37, da Constituio Federal, ressalvadas as excees previstas na alneas a, b e c, do inciso XVI, do citado dispositivo constitucional. 2 - Os cargos pblicos, acessveis a todos os brasileiros, so criados por Lei, com denominao prpria e vencimento pago pelos cofres pblicos, para provimento em carter efetivo ou em comisso.

Artigo 4. proibida a prestao de servios gratuitos, salvo os casos previstos em Lei, bem como atribuir ao servidor pblico encargos ou servios diversos daqueles inerentes ao seu cargo, exceto quando se tratar de funo ou direo, de designao especial e dos casos de readaptao. TTULO II

Do Provimento, Vacncia, Remoo, Redistribuio e Substituio

CAPTULO I

Do Provimento

SEO I

Disposies Gerais Artigo 5. So requisitos bsicos para investidura em cargo pblico: I II II IV V VI VII a nacionalidade brasileira; o gozo dos direitos polticos; a quitao com as organizaes militares e eleitorais; o nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo, a idade mnima de dezoito anos; aptido fsica e mental; estar previamente habilitado em concurso, ressalvado o preenchimento de cargo de livre provimento em comisso. 1 - As atribuies do cargo podem justificar a exigncia de outros requisitos estabelecidos em Lei. 2 - A Lei reservar percentual dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia e definir critrios de sua admisso.

Artigo 6. O provimento dos cargos pblicos far-se- mediante ato da autoridade competente de cada poder.

Artigo 7. A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse.

Artigo 8. So formas de provimento de cargo pblico: I II III IV V VI VII VIII IX nomeao; promoo; ascenso; transferncia; readaptao; reverso; aproveitamento; reintegrao; reconduo.

SEO II

Da Nomeao

Artigo 9. A nomeao far-se-: I em carter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira; II em comisso, para cargos de confiana, de livre nomeao e exonerao. Pargrafo nico: A designao por acesso, para funo de chefia e direo, recair, exclusivamente, em servidor de carreira, satisfeitos os requisitos de que trata o pargrafo nico do artigo 10.

Artigo 10. A nomeao para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, obedecidos a ordem de classificao e o prazo de sua validade. Pargrafo nico: Os demais requisitos para o ingresso e a evoluo do servidor na carreira, mediante promoo, ascenso e acesso, sero estabelecidos pela Lei que fixar as diretrizes do sistema de carreira na administrao pblica municipal e seus regulamentos.

SEO III

Da Promoo

Artigo 11 Promoo a passagem do servidor de um determinado grau para o imediatamente superior, da mesma classe.

1 - A promoo no constitui forma de provimento de cargo. 2 A promoo obedecer aos critrios de antigidade e merecimento, de acordo com o que dispuser a lei e regulamentos do plano de carreira. 3 - Os critrios e beneficirios relativos promoo constaro da leis e regulamentos do plano de carreira.

Seo IV

Da Ascenso

Artigo 12 Acesso a passagem do Servidor titular de cargo de provimento efetivo para outro cargo de classe imediatamente superior quela em que se encontra, dentro da respectiva carreira;

1 - O acesso depender de xito do Servidor em processo seletivo interno em que se apurar sua aptido para o desempenho de atribuies mais complexas e que justifiquem sua ascenso funcional, apurao essa circunscrita exclusivamente s atividades do cargo superior. 2 - havendo empate no processo seletivo interno, ter preferncia sucessivamente o Servidor que:

III -

contar mais tempo de servio pblico municipal; contar mais tempo de servio no seu cargo.

Artigo 13 O Servidor somente poder concorrer seleo a que se refere o artigo anterior, quando: Isatisfazer os requisitos necessrios ao preenchimento do cargo pblico de classe superior; II contar com mais de 02 (dois) anos de efetivo exerccio no seu cargo.

Seo V

Do Concurso Pblico

Artigo 14. O concurso pblico ser de provas ou de provas e ttulos, conforme dispuserem a Lei e o regulamento do respectivo plano de carreira. Artigo 15. O concurso pblico ter validade de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogada uma nica vez, por igual perodo. 1 - O prazo de validade do concurso e as condies de sua realizao sero fixados em edital, que ser publicado no jornal oficial do municpio e em jornal de grande circulao. 2 - No se abrir novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. SEO VI

Da Posse e do Exerccio

Artigo 16. A posse dar-se- pela assinatura do respectivo termo, no qual devero constar as atribuies, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que no podero ser alterados unilateralmente por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofcio previstos em Lei.

1 - A posse ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicao do ato de provimento; 2 - Em se tratando de servidor em licena ou afastado por qualquer outro motivo legal, o prazo ser contado do trmino do impedimento. 3 - A posse poder dar-se mediante procurao especfica. 4 - S haver posse nos casos de provimento de cargo por nomeao, acesso ou ascenso. 5 - No ato da posse, o servidor assinar declarao quanto ao exerccio ou no de outro cargo, emprego ou funo pblica, para efeito de acumulao de cargo, bem como apresentar declarao de bens. 6 - Ser tornado sem efeito o ato de provimento se a posse no ocorrer no prazo previsto no 1 deste artigo. 7 - O funcionrio investido em cargo cujo provimento, por disposio legal, dependa de fiana, no poder entrar em exerccio sem cumprir essa exigncia, contida em norma legal que discipline a matria.

Artigo 17. A posse em cargo pblico depender de prvia inspeo mdica oficial. Pargrafo nico: S poder ser empossado aquele que for julgado apto fsica e mentalmente para o exerccio do cargo.

Artigo 18. Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo. 1 - de 30 (trinta) dias o prazo para o servidor entrar em exerccio, contados a partir da data da posse. 2 - Ser exonerado o servidor empossado que no entrar em exerccio no prazo previsto no pargrafo anterior. 3 - autoridade competente do rgo ou entidade para onde for designado o servidor compete dar-lhe exerccio. Artigo 19. O incio, a suspenso, a interrupo e o reinicio do exerccio sero registrados no assentamento individual de cada servidor.

Pargrafo nico: Ao entrar em exerccio o servidor apresentar ao rgo competente os elementos necessrios ao seu atendimento individual. Artigo 20. A promoo ou ascenso no interrompem o tempo de exerccio, que contado no novo posicionamento na carreira a partir da data da publicao do ato que promover ou ascender o servidor. Artigo 21. O servidor transferido, removido, redistribudo ou requisitado, que deva ter exerccio em outra localidade, ter 03 (trs) dias de prazo para entrar em exerccio, includo nesse prazo o tempo necessrio ao deslocamento para novo local, desde que no se caracterize desvio de funo. Pargrafo nico: Na hiptese de o servidor encontrar-se afastado legalmente, o prazo a que se refere este artigo ser contado a partir do trmino do afastamento. Artigo 22. Os servidores cumpriro jornada de trabalho fixada em razo das atribuies pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a durao mxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mnimo e mximo de quatro, seis e oito horas dirias, respectivamente. 1 - O ocupante de cargo em comisso ou funo de confiana submetido ao regime de integral dedicao ao servio, podendo ser convocado sempre que houver interesse da administrao. 2 - O disposto neste artigo no se aplica durao de trabalho estabelecida em Leis especiais. Artigo 23. Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio por perodo de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptido e capacidade sero objeto de avaliao para o desempenho do cargo, observados os seguintes fatores: I II III IV V assiduidade; disciplina; capacidade de iniciativa; produtividade; responsabilidade;

1 - Quatro (04) meses antes de findo o perodo do estgio probatrio, ser submetida homologao da autoridade competente a avaliao do desempenho do servidor, realizada de acordo com o que dispuser a Lei ou o regulamento do sistema de carreira, sem prejuzo da continuidade de apurao dos fatores enumerados nos incisos I a V deste artigo. 2 - O servidor no aprovado no estgio probatrio ser exonerado ou, se estvel, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto nos incisos I e II, do art. 32.

3 - A ausncia de qualquer um dos fatores enumerados no caput deste artigo ensejar a exonerao sumria do servidor, independente do perodo cumprido do estgio probatrio, ressalvado o disposto no 2 deste artigo.

SEO VII

Da Estabilidade Artigo 24. O servidor habilitado em concurso pblico e empossado em cargo de provimento efetivo adquirir estabilidade no servio pblico ao completar 02 (dois) anos de efetivo exerccio. Artigo 25. O servidor estvel s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. SEO VIII

Da Transferncia

Artigo 26. Transferncia a passagem do servidor estvel de um cargo efetivo para outro de igual denominao, pertencente ao quadro de pessoal diverso, de rgo ou instituio do mesmo poder. 1 - A transferncia ocorrer a pedido do servidor ou de ofcio, atendido o interesse do servio, mediante o preenchimento da vaga.

2 - Ser admitida a transferncia de servidor ocupante de cargo de quadro em extino para igual situao em quadro de outro rgo ou entidade. SEO IX

Da Readaptao

Artigo 27. Readaptao a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica. 1 - Se julgado incapaz para o servio pblico, o readaptando ser aposentado. 2 - A readaptao ser efetivada em cargo de atribuies afins, respeitada a habilitao exigida. SEO X

Da Reverso

Artigo 28. Reverso o retorno atividade de servidor aposentado por invalidez, quando, por junta mdica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria. Artigo 29. A reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao. Pargrafo nico: Encontrando-se provido o cargo, o servidor exercer suas atribuies como excedentes, at a ocorrncia de vaga.

Artigo 30. No poder reverter o aposentado que j tiver completado 70 (setenta) anos de idade.

SEO XI

Da Reintegrao

Artigo 31. Reintegrao a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante da sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

1 - Na hiptese do cargo ser extinto, o servidor ficar em disponibilidade, observado o disposto no art. 34 e seguintes.

2 - Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao ou aproveitado em outro cargo ou, ainda, posto em disponibilidade.

SEO XII

Da Reconduo

Artigo 32. Reconduo o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado e decorrer de: I II inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo; reintegrao do anterior ocupante.

Artigo 33. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor ser aproveitado em outro, observado o disposto no artigo 37.

SEO XIII

Da Disponibilidade e do Reaproveitamento

Artigo 34. Disponibilidade o afastamento temporrio do servidor efetivo ou estvel em virtude da extino do cargo ou da declarao de sua desnecessidade.

10

Pargrafo nico: Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor ficar em disponibilidade remunerada.

Artigo 35. Qualquer alterao de vencimento concedida, em carter geral, ao servidor em atividade, ser extensiva, na mesma poca e proporo, ao provento do disponvel.

Artigo 36. O perodo relativo disponibilidade ser considerado como de efetivo exerccio para efeito de aposentadoria.

Artigo 37. O retorno atividade, do servidor em disponibilidade, far-se mediante aproveitamento obrigatrio em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado.

Artigo 38. A Seo de Recursos Humanos indicar o imediato aproveitamento do servidor em disponibilidade em vaga que vier a ocorrer na administrao pblica municipal.

Pargrafo nico: Caber ao Poder competente o ato que determinar o imediato aproveitamento do servidor em disponibilidade.

Artigo 39. Ser tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade se o servidor no entrar em exerccio no prazo legal, salvo doena comprovada por junta mdica oficial.

CAPTULO II

Da Vacncia

Artigo 40. A vacncia do cargo pblico decorrer de: I II III IV exonerao; demisso; promoo; ascenso;

11

V VI VII VIII IX

transferncia; readaptao; aposentadoria; posse em outro cargo inacumulvel; falecimento.

Artigo 41. A exonerao de cargo efetivo dar-se- a pedido do servidor, ou de ofcio. Pargrafo nico: A exonerao de ofcio dar-se-: I quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio; II quando, tendo tomado posse, o servidor no entrar em exerccio no prazo estabelecido. Artigo 42. A exonerao de cargo em comisso dar-se-:

I II

a juzo da autoridade competente; a pedido do prprio servidor.

Artigo 43. O afastamento do servidor de funo de direo e chefia dar-se-:

I II

a pedido; mediante dispensa, nos casos de:

a) promoo; b) por falta de exao no exerccio de suas atribuies, segundo o resultado do processo de avaliao, conforme estabelecido em Lei e regulamento; c) afastamento de que trata o artigo 96.

CAPTULO III

Da Remoo e da Redistribuio

SEO I

12

Da Remoo

Artigo 44. Remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana da sede.

Pargrafo nico: Dar-se- a remoo, a pedido, para outra localidade, independente de vaga, para acompanhar cnjuge ou companheiro, por motivo de sade do servidor cnjuge, companheiro ou dependente, condicionado comprovao por junta mdica.

SEO II

Da Redistribuio

Artigo 45. Redistribuio o deslocamento do servidor, com o respectivo cargo, para o quadro de pessoal de outro rgo ou entidade do mesmo Poder, observados a vinculao entre os graus de complexidade e responsabilidade, a correlao das atribuies, a equivalncia entre os vencimentos e o interesse da Administrao, com prvia apreciao da Seo de Recursos Humanos.

1 - A redistribuio dar-se- exclusivamente para ajustamento de quadros de pessoal s necessidades dos servios, inclusive nos casos de reorganizao, extino ou criao de rgo ou entidade.

2 - Nos casos de extino de rgo ou entidade, os servidores estveis que no puderem ser redistribudos, na forma deste artigo, sero colocados em disponibilidade, at seu aproveitamento na forma do art. 37.

CAPTULO IV

13

Da Substituio

Artigo 46. Os servidores investidos em funo de direo ou chefia, sero substitudos automaticamente pelos seus sucessores na graduao do Plano de Cargos e Carreira, nos perodos de seus afastamentos ou impedimentos.

1 - O substituto far jus gratificao pelo exerccio da funo de chefia, paga na proporo dos dias de efetiva substituio.

2 - A substituio no gerar direito do substituto incorporar ao seu vencimento a diferena entre a sua remunerao e a do substitudo.

TTULO III

Dos Direitos e Vantagens

CAPTULO I Do Vencimento e da Remunerao

Artigo 47. Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em Lei. Pargrafo nico: Nenhum servidor receber, a ttulo de vencimento, importncia inferior ao salrio mnimo. Artigo 48. Remunerao o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em Lei. 1 - A remunerao de servidor, investido em funo, ser paga na forma prevista no artigo 63, deste Estatuto. 2 - O servidor investido em cargo em comisso de rgo ou entidade diversa de sua lotao receber a remunerao de acordo com o estabelecido no 1, do artigo 95. 3 - O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de carter permanente, irredutvel.

14

4 - assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuies iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas natureza ou ao local de trabalho. Artigo 49. Nenhum servidor poder perceber, mensalmente, a ttulo de remunerao, importncia superior soma dos valores percebidos como remunerao, em espcie, a qualquer ttulo, no mbito dos respectivos Poderes, pelos Diretores de Departamentos Municipais. Pargrafo nico: Excluem-se do teto de remunerao as vantagens previstas nos incisos II a VII do artigo 62. Artigo 50. A menor remunerao atribuda aos cargos de carreira no ser inferior a 1/15 (um quinze avos) do teto de remunerao fixado no artigo anterior, respeitadas as disposies do pargrafo nico do artigo 47. Artigo 51. O servidor perder: I II a remunerao dos dias em que faltar ao servio; a parcela de remunerao diria, proporcional aos atrasos, ausncias e sadas antecipadas, iguais ou superiores a 15 (quinze) minutos. Artigo 52. Salvo por imposio legal ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento. (alterado pela Lei
2203/2002)

Pargrafo nico: Mediante autorizao do servidor, poder haver consignao em folha de pagamento a favor do Sindicato dos Servidores Municipais, referentes aos convnios por este firmados com terceiros, limitados a 50% (cinqenta por cento) do vencimento bsico. (revogado
pela Lei 2203/2002)

Artigo 52 Nenhum desconto incidir sobre a remunerao do servidor, exceto: I por imposio legal ou mandato judicial; II mediante prvia e expressa autorizao do mesmo, por escrito, nos casos em que houver consignao em folha de pagamento: a) a favor do sindicato dos Servidores Municipais, referentes a convnios por este firmado com terceiros, limitados a 50 % (cinqenta por cento) do vencimento bsico;

15

b) mediante convnio firmado entre a Prefeitura Municipal de

Pitangueiras e Instituies Financeiras a fim de liberao de linhas de crdito para o servidor pblico municipal, limitados neste caso os descontos, tambm a 50 % (cinqenta por cento) do vencimento bsico. (redao dada pela Lei n. 2203/2002) Artigo 53. As reposies e indenizaes ao errio sero descontadas em parcelas mensais no excedentes dcima parte da remunerao ou provento, em valores atualizados. (alterado Lei 2.458 04.07.06)
Artigo 53 As reposies devidas pelos servidores Fazenda Municipal, em razo de recebimentos indevidos por errada interpretao ou aplicao de norma legal por parte da Administrao, desde que recebidos de boa f, independentemente de t-la pleiteado ou no, podero ser restitudas parceladamente, no podendo exceder a razo de 1/20 (um vinte avos) do vencimento do referido servidor, sendo vedada a aplicao de juros de mora e correo monetria.

Artigo 54. O servidor em dbito com o errio, que for demitido, exonerado, ou que tiver a sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, ter o prazo de 60 (sessenta) dias para quitar o dbito. (revogado Lei 2.458 04.07.06) Pargrafo nico: A no quitao do dbito no prazo previsto implicar a sua inscrio em dvida ativa. Artigo 55. O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, seqestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultante de deciso judicial. CAPTULO II

Das Vantagens

Artigo 56. Alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: I II III IV dirias; gratificaes; adicionais; ajuda de custo.

1 - As dirias no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

16

2 - As gratificaes e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condies indicados em Lei.

Artigo 57. As vantagens pecunirias no sero computadas, nem acumuladas, para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos pecunirios ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento.

SEO I

Dirias

Artigo 58. Constitui diria o pagamento antecipado de gastos com viagens ou deslocamentos fora do municpio. Artigo 59. O valor da diria, assim como as condies para a sua concesso, sero estabelecidos por Decreto. Artigo 60. O servidor que a servio se afastar da sede, em carter eventual ou transitrio, para outro ponto fora do municpio, far jus a passagem e dirias para cobrir as despesas de pousada, alimentao e locomoo urbana. 1 - A diria ser concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento no exigir pernoite fora da sede. 2. Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigncia permanente do cargo, o servidor no far jus as dirias.

Artigo 61. O servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de 05 (cinco) dias.

Pargrafo nico: Na hiptese se o servidor retornar sede em prazo menor do que o previsto para seu afastamento, restituir as dirias recebidas em excesso, no prazo previsto no caput deste artigo.

SEO II

17

Das Gratificaes e Adicionais

Artigo 62. Alm do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, sero deferidos aos servidores as seguintes gratificaes e adicionais: I gratificao pelo exerccio de funo de direo e chefia; II gratificao natalina; III adicional por tempo de servio; IV adicional pelo exerccio de atividades insalubres, perigosas ou penosas; V adicional pela prestao de servio extraordinrio; VI adicional noturno; VII adicional de frias; VIII outros, relativos ao local ou natureza do trabalho. IX O Servidor com mais de 05 (cinco) anos de efetivo exerccio, que tenha exercido ou venha a exercer a qualquer ttulo, cargo ou funo que lhe proporcione remunerao superior do cargo que seja titular, ou funo para a qual foi admitido, incorporar um dcimo dessa diferena, por ano, at o limite de dez dcimos. (includo pelo Art. 128 da Lei 2.489/06)

SUBSEO I

Da Gratificao pelo Exerccio de Funo de Direo e Chefia

Artigo 63. A gratificao de funo ser devida ao servidor que for designado para atender, temporariamente, encargo de direo ou chefia que no justifique a criao de cargo. 1 - Os percentuais de gratificao sero estabelecidos por lei; 2 - A vantagem somente ser devida enquanto perdurar o efetivo desempenho das atribuies que justificarem a concesso da gratificao.

SUBSEO II

Da Gratificao Natalina

18

Artigo 64. A gratificao natalina corresponde a 1/12 (um doze avos) da remunerao a que o servidor fizer jus no ms de dezembro, por ms de exerccio no respectivo ano. 1 - A frao igual ou superior a 15 (quinze) dias ser considerada como ms integral. 2 - A gratificao natalina ser paga at o dia 20 (vinte) do ms de dezembro de cada ano.

Artigo 65. O servidor exonerado perceber sua gratificao natalina, proporcionalmente aos meses de exerccio, calculada sobre a remunerao do ms da exonerao.

Artigo 66. A gratificao natalina no ser considerada para clculo de qualquer vantagem pecuniria.

SUBSEO III

Do Adicional por Tempo de Servio

Artigo 67. Ao servidor ser concedido adicional por tempo de servio, incidente sobre o vencimento de que trata o artigo 47: a) por quinqunio de efetivo servio pblico municipal, adicional de 5% (cinco por cento) at 31 de dezembro de 1.997; b) por anunio de efetivo servio pblico municipal, adicional de 1% (um por cento) por ano de servio pblico efetivo, a partir de 1 de janeiro de 1.998. 1 - Em caso de afastamento do cargo titular, para ocupar outra designao, o adicional ser calculado sobre o cargo designado.

2 - O pagamento do adicional ser automtico, ao completar o perodo, controlado pela Seo de Recursos Humanos.

19

Artigo 68. O servidor que completar vinte anos no servio pblico municipal perceber a sexta parte de sua remunerao, qual se incorporar automaticamente, para todos os efeitos. SUBSEO IV

Dos Adicionais de Insalubridade, Periculosidade ou

Atividades Penosas

Artigo 69. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substncias txicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo. 1 - O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade dever optar por um deles. 2 - O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminao das condies ou dos riscos que deram causa a sua concesso. Artigo 70. Haver permanente controle de atividades de servidores em operaes ou locais considerados penosos, insalubres e perigosos, atravs da CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes, a ser criada no prazo de 01 (um) ano, a partir da vigncia desta Lei, em conformidade com o que dispe a Legislao Federal pertinente. Pargrafo nico: A servidora gestante ou lactente ser afastada, enquanto durar a gestao e a lactao, das operaes e locais previstos neste artigo, exercendo suas atividades em local salubre e em servio no penoso e no perigoso. Artigo 71. Na concesso dos adicionais de atividades penosas, de insalubridade e de periculosidade, sero observadas as situaes estabelecidas em legislao especfica. 1 - Os locais de trabalho e os servidores que operam com Raio X ou substncias radioativas sero mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiao ionizante no ultrapassem o nvel mximo previsto na legislao prpria.

20

2 - Os servidores a que se refere o pargrafo anterior sero submetidos a exames mdicos a cada 06 (seis) meses. (REVOGADO LEI 2.364 230305)

SUBSEO V

Do Adicional por Servio Extraordinrio e de Adicional Noturno

Artigo 72. O servio extraordinrio ser remunerado com acrscimo de 50% (cinqenta por cento) em relao hora normal de trabalho e 100% (cem por cento) nos domingos e feriados.

Artigo 73. Somente ser permitido servio extraordinrio para atender a situaes excepcionais e temporrias, respeitado o limite mximo de 02 (duas) horas por jornada.

Artigo 74. O servio noturno, prestado em horrio compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 05 (cinco) horas do dia seguinte, ter o valor-hora acrescido de 20% (vinte por cento), computando-se cada hora como 52.30 (cinqenta e dois minutos e trinta segundos).

Pargrafo nico: Em se tratando de servio extraordinrio, o acrscimo de que trata este artigo incidir sobre a remunerao prevista no artigo 71.

SUBSEO VI

Do Adicional de Frias

21

Artigo 75. Independentemente de solicitao, ser pago ao servidor, por ocasio das frias, um adicional correspondente a 1/3 (um tero) da remunerao do perodo das frias. Pargrafo nico: No caso de o servidor exercer funo de chefia, ou ocupar cargo em comisso, a respectiva vantagem ser considerada no clculo do adicional de que trata este artigo. SUBSEO VII

Gratificao relativa ao local e natureza do trabalho

Pela participao em rgo de Deliberao Coletiva ou Banca Examinadora

Artigo 76. Ao Servidor Pblico designado para participar em rgo de Deliberao Coletiva ou como Membro de Banca Examinadora e/ou Comisso de Concurso Pblico, ser concedida gratificao definida em lei municipal. De Nvel Universitrio Artigo 77. - O Servidor titular de cargo de provimento efetivo para o qual exigido nvel universitrio far jus gratificao definida na lei e regulamento do Plano de Carreira Da Ajuda de Custo Artigo 78. A ajuda de custo destina-se a cobrir despesas de viagem e instalao do servidor, que for designado para exercer seu cargo fora do municpio. Pargrafo nico A concesso de ajuda de custo depender de lei municipal que defina o seu valor e a forma de conced-la. Da Quebra de Caixa Artigo 79. A quebra de caixa ser concedida ao Tesoureiro, no exerccio do cargo, em valores fixados em lei municipal.

22

CAPTULO III

Das Frias

Artigo 80. O servidor far jus a 30 (trinta) dias consecutivos de frias, que podem ser acumuladas at o mximo de 02 (dois) perodos aquisitivos, no caso de necessidade de servio, ressalvadas as hipteses em que haja legislao especfica.

1 - Para o primeiro perodo aquisitivo de frias sero exigidos 12 (doze) meses de exerccio. 2 - vedado levar conta de frias qualquer falta ao servio. 3 - O servidor exonerado de cargo efetivo ou em comisso, perceber indenizao relativa ao perodo das frias a que tiver direito e ao incompleto, na proporo de um doze avos por ms de efetivo exerccio, ou frao superior a quatorze dias. 4 - A indenizao ser calculada com base na remunerao do ms em que for publicado o ato exoneratrio. 5 - Em casos excepcionais, a pedido do servidor, as frias podero ser concedidas em at dois perodos, sendo que nenhum deles poder ser inferior a 10 (dez) dias. 6 - A pedido do servidor, at 1/3 (um tero) do perodo das frias poder ser convertido em pecnia, desde que haja disponibilidade financeira e cujo pagamento ser objeto de programao pela Seo de Recursos Humanos. 7 - As frias somente podero ser interrompidas por motivo de calamidade pblica, comoo interna, convocao para jri, servio militar ou eleitoral ou por motivo de superior interesse pblico.

CAPTULO IV

Das Licenas

SEO I

23

Disposies Gerais

Artigo 81. Conceder-se-, ao servidor, licena: I por motivo de doena do prprio servidor, ou em pessoa da famlia; II por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro; III por licena compulsria; IV para servio militar; V para atividade poltica; VI prmio por assiduidade; VII para tratar de interesses particulares; VIII para desempenho de mandato classista. IX - especial 1 - A licena prevista no inciso I ser precedida de exame por mdico ou junta mdica oficial.

2 - O servidor no poder permanecer em licena da mesma espcie por perodo superior a 24 (vinte e quatro) meses, salvo nos casos dos incisos II, III, IV e VIII. 3 - vedado o exerccio de atividade remunerada durante o perodo da licena prevista no inciso I deste artigo.

Artigo 82. A licena concedida dentro de 60 (sessenta) dias do trmino de outra da mesma espcie ser considerada como prorrogao.

SEO II

Da Licena por Motivo de Doena em Pessoa da Famlia

Artigo 83. Poder ser concedida ao servidor por motivo de doena do cnjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consangneo ou afim at o segundo grau civil, mediante comprovao por junta mdica oficial.

24

1 - A licena somente ser deferida se a assistncia direta do servidor for indispensvel e no puder ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo.

2 - A licena ser concedida sem prejuzo da remunerao do cargo efetivo, at 30 (trinta) dias, e excedendo este prazo, mediante parecer de junta mdica, sem remunerao. 3 - A licena por motivo de doena em pessoa da famlia, no poder exceder 02 (dois) anos.

SEO III

Da Licena Compulsria

Artigo 84. O servidor que for considerado, a juzo da autoridade sanitria competente, suspeito de ser portador de doena contagiosa transmissvel, ser afastado do servio pblico. 1 - Resultando positiva a suspeita, o servidor ser licenciado para tratamento de sade, incluindo na licena os dias em que esteve afastado. 2 - No sendo procedente a suspeita, o servidor dever reassumir imediatamente o seu cargo, considerando-se como de efetivo exerccio, para todos os efeitos legais, o perodo de afastamento.

SEO IV

Da Licena por Motivo de Afastamento do Cnjuge

Artigo 85. Poder ser concedida ao servidor para acompanhar cnjuge ou companheiro que for deslocado para fora do municpio, na condio de Servidor Pblico Civil ou Militar designado para prestar servios ou para exerccio de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. Pargrafo nico: - A licena ser concedida, sem remunerao, mediante pedido devidamente instrudo e comprovado e viger pelo

25

tempo que durar a designao ou companheiro deslocado.

o mandato eletivo do cnjuge ou

SEO V

Da Licena para o Servio Militar

Artigo 86. Ao servidor convocado para o servio militar ser concedida licena na forma e condies previstas na legislao especfica. Pargrafo nico: Concludo o servio militar, o servidor ter at 30 (trinta) dias sem remunerao para reassumir o exerccio do cargo.

SEO VI

Da Licena para Atividade Poltica

Artigo 87. O servidor ter direito licena, sem remunerao, durante o perodo que mediar entre a sua escolha em conveno partidria, como candidato a cargo eletivo, e a vspera do registro de sua candidatura perante a Justia Eleitoral. 1 - O servidor, candidato a cargo eletivo na localidade onde desempenha suas funes e que exera cargo de direo, chefia, assessoramento, arrecadao ou fiscalizao, dele ser afastado, a partir do dia imediato ao do registro de sua candidatura perante a Justia Eleitoral, at o 15 (dcimo quinto) dia seguinte ao do pleito. 2 - A partir do registro da candidatura e at o 15 (dcimo quinto) dia seguinte ao dia da eleio, o servidor far jus a licena como se em efetivo exerccio estivesse, com a remunerao de que trata o artigo 48.

SEO VII

Da Licena Prmio por Assiduidade

26

Artigo 88. Aps cada quinqunio ininterrupto de exerccio, o servidor far jus a 03 (trs) meses de licena prmio, a ttulo de prmio por assiduidade, com a remunerao do cargo. 1 - Os perodos de licena prmio j adquiridos e no gozados pelo servidor que se aposentar ou vier a falecer, sero convertidos em pecnia, nesse ltimo caso em favor de seus beneficirios da penso. 2 - A licena prmio no gozada ou no recebida em pecnia, poder ser contada em dobro para efeito de aposentadoria e disponibilidade, mediante requerimento dirigido a Seo de Recursos Humanos. (revogado
Lei 2.489/06)

3 - A licena prmio com as vantagens do cargo em comisso, somente ser concedida ao servidor que a venha exercendo, no perodo aquisitivo, por mais de dois anos. 4 - Somente o tempo de servio, prestado ao municpio, ser contado para efeito de licena prmio. 5 - A licena prmio a que se refere o presente artigo poder ser gozada no todo ou em parte pelo funcionrio ou paga no todo ou em parte em pecnia, a critrio da administrao, observando o artigo 91 e seu 1. 6- No ter direito Licena Prmio por assiduidade o Servidor Pblico que, dentro do perodo aquisitivo houver: Isuspenso II nmero perodo do III liberdade, por faltado servio, injustificadamente, em superior a 01 (um) dia ao ano, no qinqnio. sofrer condenao com pena privativa de sentena definitiva. ao sofrido punio disciplinar de advertncia ou

Artigo 89. Suspende a contagem do tempo de servio, para efeito de apurao do quinqunio, a ocorrncia de:

I licena por motivo de sade, por perodo superior a 120 (cento e vinte) dias, excetuando licena gestante; II por motivo de doena em pessoa da famlia, por prazo superior a 30 (trinta) dias; III licena para atividade poltica;

27

IV pena privativa de liberdade por flagrante, priso preventiva ou temporria.

Pargrafo nico: para efeito deste artigo, suspenso a cessao temporria de computao do tempo, sobrestando-o a contar do incio de determinado ato jurdico administrativo e reiniciando-se a sua contagem a partir da cessao do mesmo.

Artigo 90. Interrompe a contagem do tempo de servio, para efeito de apurao do quinqunio: I licena para tratamento da prpria sade, pela somatria dos dias, quando superiores a 120 (cento e vinte) dias consecutivos; II licena por motivo de doena em pessoa da famlia sem remunerao; III licena para tratar de interesses particulares; Pargrafo nico: Interrupo, para os efeitos deste artigo a soluo de continuidade na contagem do tempo, fazendo findar seus efeitos a contar de determinado ato jurdico administrativo, para dar incio a nova contagem a partir da cessao do referido ato. Artigo 91. O nmero de servidores em gozo simultneo de licena prmio no poder ser superior a 1/3 (um tero) da lotao da respectiva unidade administrativa, rgo ou entidade.

1 - A autoridade competente, tendo em vista o interesse da Administrao, devidamente fundamentado, decidir quanto data de seu incio e sua concesso por inteiro ou parceladamente, o que dever ocorrer dentro do prazo de 12 (doze) meses. 2 - O Servidor dever aguardar em exerccio a concesso da Licena.

SEO VIII

Da Licena para Tratar de Interesses Particulares

28

Artigo 92. A critrio da Administrao, poder ser concedida ao servidor estvel licena para o trato de assuntos particulares, pelo prazo de at 02 (dois) anos consecutivos, sem remunerao. 1 - A licena somente poder ser interrompida por determinao do Prefeito Municipal, a qualquer tempo, no interesse do servio, vedada qualquer interrupo a pedido do servidor. 2 - No se conceder nova licena antes de decorridos 02 (dois) anos do trmino da anterior. 3 - No se conceder a licena a servidores nomeados, removidos, redistribudos ou transferidos, antes de completarem 02 (dois) anos de exerccio. 4 - O Servidor dever aguardar em exerccio a concesso da Licena.

SEO IX

Da Licena para Desempenho de Mandato Classista

Artigo 93. assegurado ao servidor o direito a licena para o desempenho do mandato em sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profisso, conforme dispuser a Lei Orgnica do Municpio. SEO X

Da Licena Especial

Artigo 94. O Servidor designado para misso, estudo, ou competio esportiva oficial, em outro municpio, ou no exterior, ter direito Licena Especial. Pargrafo nico Os critrios para a concesso da Licena e o seu valor sero definidos em lei municipal especfica CAPTULO V

29

Dos Afastamentos

SEO I

Do Afastamento para Servir a outro rgo ou Entidade

Artigo 95. O servidor poder ser cedido para ter exerccio em outro rgo ou entidade, nas seguintes hipteses: I II para exerccio de cargo em comisso; em casos previstos em Leis especficas.

1 - Na hiptese do inciso I, sendo a cesso para rgo ou entidades das Unidades da Federao, o nus da remunerao ser do rgo ou entidade cessionria, mantido o nus para o cedente nos demais casos. 2 - Na hiptese de o servidor, cedido a empresa pblica ou sociedade de economia mista, nos termos das respectivas normas, optar pela remunerao do cargo efetivo, a entidade cessionria efetuar reembolso das despesas realizadas pelo rgo ou entidade de origem. 3 - A cesso far-se- mediante Portaria publicada no Jornal Oficial do Municpio. SEO II

Do Afastamento para Exerccio de Mandato Eletivo

Artigo 96. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposies: I tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo, com prejuzo da respectiva remunerao; II investido no mandato de Prefeito, ser afastado do cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao;

30

III investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horrios, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo, e, no havendo compatibilidade, ser aplicada a norma do inciso anterior; IV em qualquer caso que exija o afastamento para o exerccio de mandato eletivo, seu tempo de servio ser contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento; V para efeito de benefcio previdencirio, no caso de afastamento, os valores sero determinados como se no exerccio estivesse. 1 - No caso de afastamento do cargo, o servidor contribuir para a seguridade social como se em exerccio estivesse. 2 - O servidor investido em mandato eletivo ou classista no poder ser removido ou redistribudo, de ofcio, para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.

SEO III

Do Afastamento para Estudos de Interesse da Administrao

Artigo 97. O servidor no poder ausentar-se do Municpio, para estudo de interesse da Administrao, sem autorizao do Chefe do Poder Executivo. 1 - A ausncia no exceder a 04 (quatro) anos e, findo o estudo, somente aps decorrido igual perodo ser permitida nova ausncia. 2 - Ao servidor beneficiado pelo disposto neste artigo no ser concedida exonerao ou licena para tratar de interesse particular antes de decorrido perodo igual ao do afastamento, ressalvada a hiptese de ressarcimento da despesa havida com seu afastamento. 3 - O servidor poder participar de congressos, simpsios ou promoes similares, no Pas ou estrangeiro, desde que versem sobre temas ou assuntos referentes aos interesses de sua atuao profissional, mediante autorizao do Chefe do Poder Executivo.

31

CAPTULO VI

Das Concesses

Artigo 98. Sem qualquer prejuzo, poder o servidor ausentar-se do servio: I por 01 (um) dia, para doao de sangue; II por 08 (oito) dias consecutivos em razo de casamento; III por 06 (seis) dias, por falecimento do cnjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmos; IV por 01 (um) dia, por falecimento de colateral consagunio ou afim at o segundo grau civil; Artigo 99. Ser concedido horrio especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre horrio escolar e o da repartio, sem prejuzo do exerccio do cargo. Pargrafo nico: Para efeito do disposto neste artigo, ser exigida a compensao de horrio na repartio, respeitada a durao semanal do trabalho. CAPTULO VII

Do Tempo de Servio

Artigo 100. contado para todos os efeitos o tempo de servio pblico prestado ao Municpio de Pitangueiras. 1 - A apurao do tempo de servio ser feita em dias, que sero convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. 2 - O cmputo de tempo de servio pblico, medida que flui, somente ser feito no momento em que dele necessitar o servidor para a comprovao de direitos assegurados em Lei. 3 - A contagem de tempo de servio pblico reger-se- pela Lei em vigor ocasio em que o servio haja sido prestado.

32

Artigo 101. Alm das ausncias ao servio previsto no artigo 102, so considerados como efetivo exerccio os afastamentos em virtude de: I frias; II exerccio de cargo em comisso ou equivalente; III participao em programa de treinamento regularmente institudo; IV desempenho de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, exceto para promoo por merecimento; V jri e outros servios obrigatrios por Lei; VI misso ou estudo, quando autorizado o afastamento; VII licena: a) gestante, adotante e paternidade; b) para tratamento da prpria sade, at 02 (dois) anos; c) para desempenho de mandato classista, exceto para efeito de promoo por merecimento; d) por motivo de acidente em servio ou doena profissional; e) prmio por assiduidade; f) por convocao para servio militar; VII deslocamento para a nova sede de que trata o artigo 21; IX participao em competio desportiva municipal, estadual ou nacional. Artigo 102. Contar-se- apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade: I o tempo de servio pblico prestado aos Estados, outros Municpios e Unio. II a licena para tratamento de sade de pessoa da famlia do servidor, com remunerao; III a licena para atividade poltica, no caso do artigo 87, 2; IV o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, anterior ao ingresso no servio pblico municipal; V o tempo de servio em atividade privada urbana ou rural, vinculada Previdncia Social; VI o tempo de servio relativo ao Servio Militar. 1 - Ser contado em dobro o tempo de servio prestado s Foras Armadas em tempo de guerra.

2 - vedada a contagem cumulativa de tempo de servio prestado concomitantemente em mais de um cargo ou funo de rgo ou entidade dos Poderes da Unio, Estados e Municpios, autarquias,

33

fundaes pblicas, sociedades de economia mista, empresas pblicas e privadas. (revogado Lei 2.489/06)

CAPTULO VIII

Das Faltas Artigo 103. Nenhum Servidor poder faltar ao servio sem causa justificada.

1 - Considera-se causa justificada o fato que, por sua natureza, ou circunstncia , principalmente pela conseqncia no mbito familiar, possa constituir escusa do no comparecimento ao servio. 2 - A justificativa de faltas, em nmero nunca superior a 12 (doze) por ano, dever ser requerida, ao chefe imediato, no primeiro dia til posterior falta, mediante comprovao do alegado. 3 - As faltas justificadas no sero, em hiptese alguma, abonadas.

CAPTULO IX
Do Direito de Petio

Artigo 104. assegurado ao servidor, por si ou por procurador especialmente constitudo, o direito de requerer aos Poderes Pblicos, em defesa de seu direito ou interesse legtimo. 1 - O requerimento ser dirigido autoridade competente para decidilo e encaminhado por intermdio daquele a que estiver imediatamente subordinado o requerente. 2 - Cabe o pedido de reconsiderao autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira deciso, no podendo ser renovado.

34

3 - O requerimento e o pedido de reconsiderao de que tratam os pargrafos anteriores, devero ser despachados no prazo de 15 (quinze) dias e decididos dentro de 30 (trinta) dias. Artigo 105. Caber recurso: I II do indeferimento do pedido de reconsiderao; das decises sobre os recursos sucessivamente interpostos.

1 - O recurso ser dirigido autoridade imediatamente superior que tiver expedido ato ou proferido a deciso e, sucessivamente, em escala ascendente, s demais autoridades. 2 - O recurso ser encaminhado por intermdio da autoridade a que estiver imediatamente subordinado o requerente. 3 - O prazo para interposio de pedido de reconsiderao ou de recurso de 30 (trinta) dias, a contar da publicao ou da cincia, pelo interessado, da deciso recorrida.

Artigo 106. O recurso e o pedido de reconsiderao no tero efeito suspensivo, salvo nos casos previstos em Lei.

Pargrafo nico: Em caso de provimento do pedido de reconsiderao ou do recurso, os efeitos da deciso retroagiro data do ato impugnado. Artigo 107. O direito de requerer prescreve: I em 05 (cinco) anos, quanto aos atos de demisso e de cassao de aposentadoria ou disponibilidade ou que afetem interesse patrimonial e crditos resultantes das relaes de trabalho; II em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em Lei. 1 - O prazo de prescrio ser contado da data da publicao do ato impugnado ou da data da cincia pelo interessado, quando o ato no for publicado. 2 - O pedido de reconsiderao e o recurso, quando cabveis, interrompem a prescrio.

35

Artigo 108. A prescrio de ordem pblica, no podendo ser relevada pela administrao. Artigo 109. Para o exerccio do direito de petio, assegurada vista do processo ou documento, na repartio, ao servidor ou a procurador por ele constitudo. Artigo 110. A administrao dever rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade. Artigo 111. So fatais e improrrogveis os prazos estabelecidos neste Captulo, salvo motivo de fora maior.

TTULO IV Da Seguridade Social do Servidor

CAPTULO I Disposies Gerais

Artigo 112. O Municpio manter Plano de Seguridade Social para o servidor e sua famlia, a ser estabelecido em Lei. Pargrafo nico: O servidor ocupante de cargo em comisso que no seja, simultaneamente ocupante do cargo ou emprego efetivo na Administrao Pblica, ter direito aos benefcios do Plano de Seguridade Social.

Artigo 113. O Plano de Seguridade Social visa dar cobertura aos riscos a que esto sujeitos o servidor e sua famlia, e compreende um conjunto de benefcios e aes que atendam s seguintes finalidades:

garantir meios de subsistncia nos eventos de doena, I invalidez, velhice, acidente em servio, inatividade, falecimento e recluso; II proteo maternidade, adoo e paternidade; III assistncia sade.

36

Pargrafo nico: Os benefcios sero concedidos nos termos e condies definidos em regulamento, observadas as disposies desta Lei. Artigo 114. Os benefcios do Plano de Seguridade Social do Servidor compreendem: I quanto ao servidor: a) b) c) d) e) f) g) h) aposentadoria; auxlio natalidade; salrio famlia; licena para tratamento de sade; licena gestante, adotante, e licena paternidade; licena por acidente em servio; assistncia sade; garantia de condies individuais e ambientes de trabalho satisfatrias;

II

quanto ao dependente: a) b) c) d) penso vitalcia e temporria; auxlio funeral; auxlio recluso; assistncia sade.

Pargrafo nico: O recebimento indevido de benefcios havidos por fraude, dolo ou m f, implicar devoluo ao errio do total auferido, sem prejuzo da ao penal cabvel. CAPTULO II

Dos Benefcios

SEO I Da Aposentadoria

Artigo 115. O servidor ser aposentado:

37

I por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, especificada em Lei, e proporcionais nos demais casos; II compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio; III voluntariamente, observados os limites de idade fixados na Constituio Federal ou em Emenda Constitucional futura, combinando idade mnima de 60 (sessenta) anos e 35 (trinta e cinco) anos de servio para homem e idade mnima de 55 (cinqenta e cinco) anos e 30 (trinta) anos de servios para mulher. 1 - Considerem-se doenas graves, contagiosas ou incurveis, a que se refere o inciso I deste artigo, tuberculose ativa, alienao mental, esclerose mltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no servio pblico, hansenase, cardiopatia grave, doena de Parkinson, paralisia irreversvel e incapacitante, espondiolartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avanados do mal de Paget (ostete deformante), Sndrome de Imunodeficincia Adquirida AIDS, e outras que a Lei indicar, com base na medicina especializada. 2 - Nos casos de exerccio de atividades consideradas insalubres ou perigosas, a aposentadoria de que trata o inciso III, observar o disposto em Lei especfica. Artigo 116. A aposentadoria compulsria ser automtica, e declarada por ato, com vigncia a partir do dia imediato aquele em que o servidor atingir a idade limite de permanncia no servio ativo. Artigo 117.- A aposentadoria voluntria ou por invalidez vigorar a partir da data da publicao do respectivo ato. 1 - A aposentadoria por invalidez ser precedida de licena para tratamento de sade, por perodo no excedente a 24 (vinte e quatro) meses. 2 - Expirado o perodo de licena e no estando em condies de reassumir o cargo ou de ser readaptado, o servidor ser aposentado. 3 - O lapso de tempo compreendido entre o trmino da licena e a publicao do ato da aposentadoria ser considerado como de prorrogao da licena.

38

Artigo 118. O provento da aposentadoria ser calculado com observncia do disposto no 3, do artigo 48, e revisto na mesma data e proporo, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade. Pargrafo nico: So estendidos aos inativos quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria. Artigo 119. O servidor aposentado com provento proporcional ao tempo de servio, se acometido de qualquer das molstias especificadas no artigo 115, 1, passar a receber provento integral. Artigo 120. Quando a aposentadoria por invalidez for proporcional ao tempo de servio, o provento no ser inferior a 1/3 (um tero) da remunerao da atividade. Artigo 121. O servidor com mais de 05 (cinco) anos de efetivo exerccio, que tenha exercido ou venha exercer, a qualquer ttulo, cargo ou funo que lhe proporcione remunerao superior do cargo de que seja titular, ou funo para a qual foi admitido, incorporar um dcimo dessa diferena, por ano, at o limite de dez dcimos. Artigo 122. A comprovao do tempo de servio prestado a rgos pblicos, entidades privadas e rurais, dever ser feita por meio de anotaes e registro em carteira de trabalho e previdncia social, certido ou documento equivalente, expedido por rgo pblico federal, estadual, municipal, empresas pblicas, autrquicas e fundacionais. Pargrafo nico: O servidor que no possuir o tempo de servio prestado a empresas privadas e rurais, conforme o prescrito, dever apresentar, para efeito de contagem de tempo de servio, certido de tempo de servio expedido pelo Instituto de Previdncia Oficial ou equivalente. Artigo 123. Ao servidor aposentado ser paga a gratificao natalina, em valor equivalente ao respectivo provento. SEO II

Do Auxlio Natalidade

39

Artigo 124. O auxlio natalidade devido servidora por motivo de nascimento de filho e adoo legal, em quantia equivalente ao menor vencimento do servio pblico inclusive no caso de natimorto. 1 - Na hiptese de parto mltiplo, o valor ser acrescido de 50% (cinqenta por cento) por nascituro. 2 - O auxlio natalidade ser pago ao cnjuge ou companheiro servidor pblico, quando a parturiente no for servidora.

SEO III

Do Salrio Famlia

Artigo 125.- O salrio famlia devido ao servidor, ativo ou inativo, por dependente econmico. Pargrafo nico: Consideram-se dependentes econmicos, para efeito de percepo do salrio famlia: I sob II com at 14 (catorze) anos de idade: filhos, enteados e menor guarda judicial; sem limite de idade se invlido;

Artigo 126. No se configura a dependncia econmica quando o dependente do beneficirio do salrio famlia perceber rendimento do trabalho ou de qualquer outra fonte, inclusive penso ou provento da aposentadoria, em valor igual ou superior ao salrio mnimo. Artigo 127. Quando pai e me forem servidores pblicos e viverem em comum, o salrio famlia ser pago a um deles; quando separados, ser pago a um e outro, de acordo com a distribuio dos dependentes. Pargrafo nico: Ao pai e me equiparam-se o padrasto, a madrasta e, na falta destes, os representantes legais dos incapazes. Artigo 128. O salrio famlia no est sujeito a qualquer tributo, nem servir de base para qualquer contribuio, inclusive para a Previdncia Social. Pargrafo nico: O valor do salrio famlia ser calculado com percentual de 4% (quatro por cento) do salrio piso vigente no municpio, por dependente.

40

Artigo 129. O salrio famlia ser pago mesmo nos casos em que o servidor deixar de perceber temporariamente, vencimento ou provento. Artigo 130. Ser cassado o salrio famlia, quando: verificada a falsidade ou inexatido de declarao de I dependncia; II o dependente deixar de viver s expensas do servidor, passar a exercer atividade lucrativa ou vier a dispor de economia prpria; III falecer o dependente; IV comprovadamente, o servidor descuidar da guarda e sustento dos dependentes. 1 - A inexatido ou falsidade de declarao de dependncia acarretar a restituio do salrio famlia indevidamente recebido, sem prejuzo da penalidade cabvel; 2 - Ressalvado o disposto no pargrafo anterior, a suspenso ou reduo relativa a cada dependente ocorrer no ms seguinte ao ato ou fato que a determinar. 3 - O servidor, sob pena disciplinar, ser obrigado a comunicar Seo de Recursos Humanos, dentro de 15 (quinze) dias, toda e qualquer alterao que possa acarretar a supresso ou reduo do salrio famlia.

SEO IV

Da Licena para Tratamento de Sade

Artigo 131. Ser concedida ao servidor licena para tratamento de sade, a pedido ou de ofcio, com base em percia mdica, sem prejuzo da remunerao a que fizer jus. Artigo 132. Para licena de at 30 (trinta) dias, a inspeo ser feita por mdico do setor de assistncia do rgo de pessoal e, se por prazo superior, por junta mdica oficial. 1 - Sempre que necessrio, a inspeo mdica ser realizada na residncia do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde se encontrar internado.

41

2 - Inexistindo mdico do rgo ou entidade no local onde se encontra o servidor, ser aceito atestado passado por mdico particular. 3 - No caso do pargrafo anterior, o atestado s produzir efeitos depois de homologado pelo setor mdico do respectivo rgo ou entidade. Artigo 133. Findo o prazo da licena, o servidor ser submetido a nova inspeo mdica, que concluir pela volta ao servio, pela prorrogao da licena ou pela aposentadoria. 1 - O atestado e o laudo da junta mdica no se referiro ao nome ou natureza da doena, salvo quando se tratar de leses produzidas por acidente em servio, doena profissional ou qualquer das doenas especificadas neste Estatuto. 2 - Considerado apto em exame mdico, o Servidor reassumir imediatamente o exerccio do cargo, sob pena de serem consideradas como faltas injustificadas os dias de ausncia. Artigo 134. O servidor que apresentar indcios de leses orgnicas ou funcionais ser submetido a inspeo mdica.

SEO V

Da Licena Gestante, Adotante e da Licena Paternidade

Artigo 135. Ser concedida licena a servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuzo da remunerao. 1 - A licena poder ter incio no primeiro dia do nono ms de gestao, salvo antecipao por prescrio mdica. 2 - No caso de nascimento prematuro, a licena ter incio a partir do parto. 3 - No caso de natimorto, decorrido 40 (quarenta) dias do evento, a servidora ser submetida a exame mdico, e se julgada apta, reassumir o exerccio. 4 - No caso de aborto atestado por mdico oficial, a servidora ter direito a 20 (vinte) dias de repouso remunerado.

42

Artigo 136. Pelo nascimento ou adoo de filhos, o servidor ter direito licena paternidade de 05 (cinco) dias consecutivos. Artigo 137. Para amamentar o prprio filho, at a idade de seis meses, a servidora lactante ter direito, durante a jornada de trabalho, a uma hora de descanso, que poder ser parcelada em dois perodos de meia hora. Artigo 138. servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criana de at 01 (um) ano de idade, sero concedidos 120 (cento e vinte) dias de licena remunerada. Pargrafo nico: No caso de adoo ou guarda judicial de criana com mais de 01 (um) ano de idade, o prazo de que trata este artigo ser de 30 (trinta) dias.

SEO VI

Da Licena por Acidente em Servio

Artigo 139. Ser licenciado, com remunerao integral, o servidor acidentado em servio. Artigo 140. Configura acidente em servio o dano fsico ou mental, sofrido pelo servidor, que se relaciona, mediata ou imediatamente, com as atribuies do cargo exercido. Pargrafo nico: Equipara-se ao acidente em servio o dano: I decorrente de agresso sofrida e no provocada pelo servidor no exerccio do cargo; II sofrida no percurso da residncia para o trabalho e viceversa; III sofrida pelo servidor, mesmo quando fora de sua sede de exerccio, e de horrio til, desde que esteja participando de cursos, simpsios ou outros de interesse da Municipalidade e que tenha, para tanto, sido formalmente indicado ou nomeado. Artigo 141. O servidor acidentado em servio, que necessite de tratamento especializado, poder ser tratado em instituio privada, conta de recursos pblicos, quando o Servio Pblico de Sade no

43

dispuser dos meios necessrios ao tratamento especializado, indicado por Junta Mdica. Pargrafo nico: O tratamento recomendado por junta mdica oficial constitui medida de exceo e somente ser admissvel quando inexistirem meios e recursos adequados em instituio pblica. Artigo 142. A prova do acidente ser feita no prazo de 10 (dez) dias, prorrogvel quando as circunstncias o exigirem.

SEO VII

Da Penso

Artigo 143. Por morte do servidor, os dependentes fazem jus a uma penso mensal de valor correspondente a 80% ( oitenta por cento) da respectiva remunerao ou provento, a partir da data do bito, observado o limite estabelecido no artigo 49. Pargrafo nico O valor mnimo da penso no poder ser inferior ao valor do vencimento do Piso da Prefeitura Municipal de Pitangueiras. Artigo 144. As penses distinguem-se, quanto natureza, em vitalcias e temporrias. 1 - A penso vitalcia composta de cota ou cotas permanentes, que somente se extinguem ou revertem com a morte de seus beneficirios. 2 - A penso temporria composta de cota ou cotas que podem se extinguir ou reverter por motivo de morte, cessao de invalidez ou maioridade do beneficirio. Artigo 145. So beneficirios das penses: I vitalcia: a) cnjuge; b) a pessoa desquitada, separada judicialmente ou divorciada, com percepo de penso alimentcia; c) o companheiro ou companheira designado que comprove unio estvel como entidade familiar; d) a me e o pai que comprovem dependncia econmica do servidor;

44

e) a pessoa designada, maior de 60 (sessenta) anos e a pessoa portadora de deficincia, que vivam sob a dependncia econmica do servidor. II temporria: a) os filhos ou enteados, at 21 (vinte e um) anos de idade ou, se invlidos, enquanto durar a invalidez; b) o menor, sob guarda ou tutela, at 21 (vinte e um) anos de idade; c) o irmo, at 21 (vinte e um) anos, ou se invlido, enquanto durar a invalidez, que comprovem a dependncia econmica do servidor; d) a pessoa designada que viva na dependncia econmica do servidor, at 21 (vinte e um) anos ou, se invlida, enquanto durar a invalidez.

1 - A concesso de penso vitalcia aos beneficirios de que tratam as alneas a e c, do inciso I deste artigo, exclui desse direito os demais beneficirios referidos nas alneas d e e. 2 - A concesso da penso temporria aos beneficirios de que tratam as alneas a e b, do inciso II deste artigo, exclui desse direito os demais beneficirios referidos nas alneas c e d. Artigo 146. A penso ser concedida na proporo de 80% ( oitenta por cento) sobre o vencimento, do cargo ativo, ao titular da penso vitalcia, exceto se existirem beneficirios da penso temporria. 1 - Ocorrendo habilitao de vrios titulares penso vitalcia, o seu valor ser distribudo em partes iguais entre os beneficirios habilitados. 2 - Ocorrendo habilitao s penses vitalcia e temporria, metade do valor caber ao titular ou titulares da penso vitalcia, sendo a outra metade rateada em partes iguais, entre os titulares da penso temporria. 3 - Ocorrendo habilitao somente penso temporria, o valor integral da penso ser rateada, em partes iguais, entre os que se habilitarem. Artigo 147. A penso poder ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo to somente as prestaes exigveis h mais de 05 (cinco) anos.

45

Pargrafo nico: Concedida a penso, qualquer prova posterior ou habilitao tardia que implique excluso de beneficirios ou reduo de penso, s produzir efeitos a partir da data em que forem oferecidas. Artigo 148. No faz jus penso o beneficirio condenado pela prtica de crime doloso de que tenha resultado a morte do servidor. Artigo 149. Ser concedida penso provisria por morte presumida do servidor, nos seguintes casos: I declarao de ausncia, pela autoridade judiciria competente; II desaparecimento em desabamento, inundao, incndio ou acidente no caracterizado como em servio; III desaparecimento no desempenho das atribuies do cargo ou em misso de segurana. (revogado Lei 2.489/06) Pargrafo nico: A penso provisria ser transformada em vitalcia ou temporria, conforme o caso, decorridos 05 (cinco) anos de sua vigncia, ressalvado o eventual reaparecimento do servidor, hiptese em que o benefcio ser automaticamente cancelado. Artigo 150. Acarreta perda da qualidade de beneficirio: (revogado
2.489/06) Lei

o seu falecimento; a anulao do casamento, quando a deciso ocorrer aps a concesso da penso do cnjuge; III a cessao de invalidez, em se tratando de beneficirio invalido; IV a maioridade de filho, irmo ou pessoa designada, aos 21 (vinte e um) anos de idade; V a acumulao de penso na forma do artigo 153; VI a renncia expressa. VII o casamento ou a unio estvel do cnjuge; Artigo 151. Por morte ou perda da qualidade de beneficirio, a respectiva cota reverter: (revogado Lei 2.489/06) da penso vitalcia, para os remanescentes desta penso ou I para os titulares da penso temporria, se no houver pensionista remanescente da penso vitalcia; II da penso temporria, para os co-beneficirios ou, na falta destes, para o beneficirio da penso vitalcia.

I II

46

Artigo 152. As penses sero automaticamente atualizadas na mesma data e na mesma proporo dos reajustes dos vencimentos dos servidores. (revogado Lei 2.489/06) Artigo 153. Ressalvado o direito de opo, vedada a percepo cumulativa de mais de uma penso. (revogado Lei 2.489/06)

SEO VIII

Do Auxlio Funeral

Artigo 154. O auxlio funeral devido famlia do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente aos servios funerrios apresentados, urna funerria e taxa municipal. (revogado Lei 2.489/06) 1 - Ao servidor que recebe at 05 (cinco) salrios mnimos ser concedido auxlio funeral aos filhos, de ambos os sexos, falecidos com at 21 (vinte e um) anos e sem limite de idade aos portadores de deficincia. 2 - O auxlio funeral ser pago, por meio de procedimento sumarssimo, pessoa da famlia que houver custeado o funeral. Artigo 155. Se o funeral for custeado por terceiro, este ser indenizado, observado o disposto no artigo anterior. (revogado Lei 2.489/06)

SEO IX

Do Auxlio Recluso

Artigo 156. famlia do servidor ativo devido o auxlio recluso, nos seguintes valores: I dois teros da remunerao, quando afastado por motivo de priso flagrante ou preventiva, determinada pela autoridade competente, enquanto perdurar a priso; II metade da remunerao, durante o afastamento, em virtude de condenao, por sentena definitiva, a pena que no determine a perda de cargo;

47

1 - Nos casos previstos no inciso I deste artigo, o servidor ter direito integralizao da remunerao, desde que absolvido. 2 - O pagamento do auxlio recluso cessar a partir do dia imediato aquele em que o servidor for posto em liberdade, ainda que condicional. (revogado Lei 2.489/06)

SEO X. DO AUXLIO ALIMENTAO Art. 156 -A. O Poder Executivo dispor sobre a concesso mensal do auxlioalimentao por dia trabalhado, aos servidores pblicos municipais civis, ativos, inativos e pensionistas, celestistas e estatutrios, da Administrao Pblica Municipal direta, autrquica e fundacional. 1. A concesso do auxlio-alimentao ser feita em pecnia e ter carter indenizatrio. 2. O servidor que acumule cargo ou emprego na forma da Constituio far jus percepo de um nico auxlio-alimentao, mediante opo. 3. O auxlio-alimentao no ser: a) incorporado ao vencimento, remunerao, provento ou penso; b) configurado como rendimento tributvel e nem sofrer incidncia de contribuio para o Plano de Seguridade Social do servidor pblico; c) caracterizado como salrio-utilidade ou prestao salarial in natura. 4. O auxlio-alimentao ser custeado com recursos do rgo ou entidade em que o servidor estiver em exerccio, ressalvado o direito de opo pelo rgo ou entidade de origem. 5. O auxlio-alimentao inacumulvel com outros de espcie semelhante, tais como auxlio para a cesta bsica ou vantagem pessoal originria de qualquer forma de auxlio ou benefcio alimentao. 6. Considerar-se- para o desconto do auxlio-alimentao, por dia no trabalhado, a proporcionalidade de 22 dias. 7. Para os efeitos deste artigo, considera-se como dia trabalhado a participao do servidor em programa de treinamento regularmente institudo, conferncias, congressos, treinamentos, ou outros eventos similares, sem deslocamento da sede. 8. As dirias sofrero desconto correspondente ao auxlio-alimentao a que fizer jus o servidor, exceto aquelas eventualmente pagas em finais de semana e feriados, observada a proporcionalidade prevista no 6.

48

9. O Poder Executivo Municipal, atravs de Decreto, instituir a cada perodo de 12 (doze) meses, o valor do presente benefcio, consignando dotaes para atendimento do mesmo nos respectivos oramentos anuais. 10. A critrio do Executivo, o benefcio poder deixar de ser institudo em relao toda a coletividade de servidores comissionados, como forma de conteno de gastos.
(includo Lei Complementar 2.307 24/03/2004)

CAPTULO III

Da Assistncia Sade

Artigo 157. A assistncia sade do servidor, ativo ou inativo, e de sua famlia, compreende assistncia mdica, hospitalar, odontolgica, psicolgica e farmacutica, prestada pelo Sistema nico de Sade, ou diretamente pelo rgo ou entidade ao qual estiver vinculado o servidor, ou ainda, mediante convnio firmado pelo Poder Pblico, com empresas privadas, atravs de plano coletivo de sade. Artigo 158. O Plano de Seguridade Social do servidor ser custeado com produto da arrecadao de contribuies sociais obrigatrias dos servidores pblicos municipais, bem como pelo Poder Pblico Municipal, em propores definidas em Lei. (revogado Lei 2.489/06)

TTULO V

Do Regime Disciplinar

CAPTULO I

Dos Deveres

49

Artigo 159. So deveres do servidor: I exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo; II ser leal s instituies a que servir; III observar as normas legais e regulamentares; IV cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; V atender com presteza: a) ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; b) expedio de certides requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situaes de interesse pessoal; c) s requisies para a defesa da Fazenda Pblica. levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo; VII zelar pela economia do material e a conservao do patrimnio pblico; VIII guardar sigilo sobre assunto da repartio; IX manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; X ser assduo e pontual ao servio; XI tratar com urbanidade as pessoas; XII representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder; XIII manter atualizados os dados de sua ficha funcional; XIV manter cooperao e solidariedade com os companheiros de trabalho; XV apresentar relatrios ou resumos de suas atividades, quando solicitadas por superior hierrquico; XVI sugerir providncias para melhoria ou aperfeioamento do servio Pargrafo nico: A representao de que trata o inciso XII ser encaminhada pela via hierrquica e apreciada pela autoridade superior aquela contra qual formulada, assegurando-se ao representado ampla defesa. VI

CAPTULO II

50

Das Proibies

Artigo 160. Ao servidor proibido:

I ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato; II retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio; III recusar f a documentos pblicos; IV opor resistncia injustificada ao andamento de documento e processo ou execuo de servio; V promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio; VI cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em Lei, o desempenho de atribuio que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado; VII coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associao profissional ou sindical, ou a partido poltico; VIII manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge, companheiro ou parente at o segundo grau civil; IX valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica; X participar de gerncia ou administrao de empresa privada, sociedade civil, ou exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, quotista ou comanditrio; XI atuar, como procurador ou intermedirio, junto as reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro; XII receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de atribuies; XIII aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro;

51

praticar usura sob qualquer de suas formas; proceder de forma desidiosa; utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares; XVII cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitrias; XVIII participar de gerncia ou administrao de pessoa jurdica de direito privado ou sociedade civil, ou ainda exercer comrcio, e nessa qualidade transacionar com o municpio; XIX deixar de comparecer ao servio, sem causa justificada; XX praticar atos de sabotagem contra o servio pblico; XXI transacionar com a administrao pblica direta ou indireta, atravs de contratos de natureza comercial, industrial ou de prestao de servios, com fins lucrativos, pessoalmente ou como representante de terceiros; XXII exercer ineficientemente suas funes; XXIII exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho. XXIV referir-se publicamente de modo depreciativo autoridades constitudas e aos atos da administrao. CAPTULO III

XIV XV XVI

Das Responsabilidades

Artigo 161. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. Artigo 162. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. 1 - A indenizao de prejuzo dolosamente causado ao errio somente ser liquidada na forma prevista do artigo 53, na falta de outros bens que assegurem a execuo do dbito pela via judicial.

52

2 - Tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor perante Procuradoria Municipal, em ao regressiva. 3 - A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida. 4 - O pagamento da indenizao a que ficar obrigado o servidor, no o eximir da pena disciplinar cabvel Artigo 163. A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes imputadas ao servidor, nessa qualidade. Artigo 164. A responsabilidade civil administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou funo. Artigo 165. As sanes civis, penais e administrativa podero cumularse sendo independentes entre si. Artigo 166. A responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria.

CAPTULO IV

Das Penalidades

Artigo 167. So penalidades disciplinares: I II III IV V VI advertncia; suspenso; demisso; cassao de aposentadoria ou disponibilidade; destituio de cargo em comisso; destituio de funo comissionada.

Artigo 168. Na aplicao das penalidades sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao cometida, os danos que dela provierem para servio pblico, as circunstncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais. Artigo 169. A advertncia ser aplicada por escrito, nos casos de violao de proibio constante no artigo 160, incisos I a VIII, e de

53

inobservncia de dever funcional previsto em Lei, regulamentao ou norma interna, que no justifique imposio de penalidade mais grave.

Artigo 170. A suspenso ser aplicada em caso de reincidncia das faltas punidas com advertncia e de violao das demais proibies que no tipifiquem infrao sujeita a penalidade de demisso, no podendo exceder de 90 (noventa) dias. Pargrafo nico: Ser punido com suspenso de at 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeo mdica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinao. Artigo 171. As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados, aps o decurso de 03 (trs) e 05 (cinco) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. Pargrafo nico: O cancelamento da penalidade no surtir efeitos retroativos. Artigo 172. A demisso ser aplicada nos seguintes casos: I II III IV V repartio; VI VII salvo em VIII IX do X patrimnio XI XII pblicas; XIII crime contra a administrao pblica; abandono do cargo; inassiduidade habitual; improbidade administrativa; incontinncia pblica e conduta escandalosa, na insubordinao grave em servio; ofensa fsica, em servio, a servidor ou a particular, legtima defesa prpria ou de outrem; aplicao irregular de dinheiro pblico; revelao de segredo do qual se apropriou em razo cargo; leso aos cofres pblicos e a dilapidao do municipal; corrupo; acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes transgresso dos incisos IX a XXIV do artigo 160.

Artigo 173. Verificada em processo disciplinar a acumulao proibida e provada a boa f, o servidor optar por um dos cargos, restituindo aos Cofres Pblicos a remunerao recebida pela acumulao proibida.

54

1 - Provada a m f, perder tambm o cargo que exercia h mais tempo e restituir o que tiver percebido indevidamente. 2 - Na hiptese do pargrafo anterior, sendo um dos cargos, emprego ou funo exercido em outro rgo ou entidade, a demisso lhe ser comunicada. Artigo 174. Ser cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punvel com a demisso. Artigo 175. A destituio de cargo em comisso, exercido por no ocupante de cargo efetivo, ser aplicada nos casos de infrao sujeita s penalidades de suspenso e de demisso.

Pargrafo nico: Constatada a hiptese de que trata este artigo, a exonerao efetuada nos termos do artigo 42, inciso I, ser convertida em destituio de cargo em comisso. Artigo 176. A demisso ou a destituio de cargo em comisso, nos casos dos incisos IV, VIII, X e XI do artigo 172, implicar a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, sem prejuzo da ao penal cabvel. Artigo 177. A demisso ou a destituio de cargo em comisso por infringncia do artigo 160, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo pblico municipal, pelo prazo de 05 (cinco) anos. Pargrafo nico: No poder retornar ao servio pblico municipal, o servidor que for demitido ou destitudo do cargo em comisso, por infringncia do artigo 172.

Artigo 178. Configura abandono de cargo a ausncia intencional do servidor ao servio por mais de 30 (trinta) dias consecutivos. Artigo 179. Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao servio, sem causa justificada, por 24 (vinte e quatro) dias, interpoladamente, durante o perodo de doze meses. Artigo 180. O ato de imposio da penalidade mencionar sempre o fundamento legal e a causa da sano disciplinar.

55

Artigo 181. As penalidades disciplinares sero aplicadas pelo Prefeito Municipal, aps regular processo, assegurado o contraditrio e a ampla defesa. Pargrafo nico O Prefeito Municipal poder delegar competncia aos diretores de departamento, por decreto, para a aplicao das penas de advertncia e suspenso. Artigo 182. A ao disciplinar prescrever: I em 05 (cinco) anos, quanto s infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso; II em 02 (dois) anos, quanto suspenso; III em 180 (cento e oitenta) dias, quanto advertncia. 1 - O prazo de prescrio comea a correr da data em que o fato se tornou conhecido. 2 - Os prazos de prescrio previstos na Lei penal aplicam-se s infraes disciplinares capituladas tambm como crime. 3 - A abertura de sindicncia ou a instaurao do processo disciplinar interrompe a prescrio, at a deciso final proferida por autoridade competente. 4 - Interrompido o curso da prescrio, o prazo comear a correr a partir do dia em que cessar a interrupo.

TTULO VI

CAPTULO NICO

Do Processo Administrativo Disciplinar

SEO I

Disposies Gerais

56

Artigo 183. A autoridade que tiver cincia da irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar, sendo assegurado ao servidor o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. 1 - As providncias para apurao tero incio a partir do conhecimento dos fatos e sero tomadas na unidade onde estes ocorrerem, devendo consistir, no mnimo, de um relatrio circunstanciado sobre o que se verificou. 2 - A averiguao preliminar de que trata o pargrafo anterior dever ser cometida a servidor ou comisso de servidores previamente designados para tal finalidade.

SEO II

Da Sindicncia

Artigo 184. A sindicncia a pea preliminar e informativa do processo administrativo disciplinar, devendo ser provida quando os fatos no estiverem definidos ou faltarem elementos indicativos da autoria da infrao. Artigo 185. A sindicncia no comporta o contraditrio, constitundo-se em procedimento de investigao e no de punio. Artigo 186. A sindicncia dever ser concluda no prazo de 30 (trinta) dias, que s poder ser prorrogado por um nico e igual perodo, mediante solicitao fundamentada.

Artigo 187. Da sindicncia instaurada pela Autoridade, poder resultar:

I arquivamento do processo, desde que os fatos no configurem evidentes infraes disciplinares; II instaurao de processo administrativo, quando a infrao e seu grau de apenamento o exigirem.

57

SEO III

Da Suspenso Preventiva

Artigo 188. O Prefeito, a Mesa da Cmara e os Diretores de Autarquias ou Fundaes Pblicas podero determinar a suspenso preventiva do servidor, por at 30 (trinta) dias prorrogveis por igual prazo, se houver comprovada necessidade de seu afastamento para a apurao de falta a ele imputada.

SEO IV

Do Processo Administrativo Disciplinar

Artigo 189. O processo administrativo disciplinar o instrumento destinado a apurar a materialidade de infrao cometida por servidor, por ao ou omisso no exerccio de suas atribuies, inerentes ao cargo, e ser instaurado por Portaria, pela autoridade competente, que dever conter o nome e qualificao pessoal e funcional do acusado, descrio sumria do fato ilcito. Pargrafo nico: obrigatrio a instaurao de processo administrativo quando a falta imputada, por sua natureza, possa determinar a pena de suspenso, demisso, cassao de aposentadoria ou invalidez. Artigo 190. O processo administrativo ser realizado por comisso composta de 03 (trs) servidores, de condio hierrquica igual ou superior a do indiciado, designada pela autoridade competente. 1 - No ato de designao da Comisso Processante, um de seus membros ser incumbido de, como Presidente, dirigir os trabalhos. 2 - O presidente da comisso designar um servidor, que poder ser um dos membros da comisso para secretariar seus trabalhos. Artigo 191. A autoridade processante, sempre que necessrio dedicar todo tempo aos trabalhos do processo, ficando os membros da comisso, em tal caso, dispensados dos servios normais da repartio. Artigo 192. O prazo para a concluso do processo administrativo ser de 60 (sessenta) dias, a contar da citao do servidor acusado,

58

prorrogveis por igual perodo, mediante autorizao de quem tenha determinado a sua instaurao. Pargrafo nico: Em caso de mais de um servidor acusado o prazo previsto neste artigo ser em dobro. SUBSEO NICA

Dos Atos e Termos Processuais

Artigo 193. O processo administrativo ser iniciado pela citao pessoal do servidor, tomando-se suas declaraes e oferecendo-se-lhe oportunidade para acompanhar todas as fases do processo. Pargrafo nico: Achando-se o servidor ausente do lugar, ser citado por via postal, em carta registrada, juntando-se ao processo administrativo o comprovante de registro, no sendo encontrado o servidor ou ignorando-se o seu paradeiro, a citao far-se- com prazo de 15 (quinze) dias, por edital, por trs vezes seguidas no Jornal Oficial do Municpio. Artigo 194. A autoridade processante realizar todas as diligncias necessrias ao esclarecimento dos fatos, recorrendo, quando necessrio, a tcnicos ou peritos. Artigo 195. As diligncias, depoimentos de testemunhas e esclarecimentos tcnicos ou periciais sero reduzidos a termo nos autos do processo administrativo. Artigo 196. Feita a citao sem que comparea o servidor, o processo administrativo prosseguir sua revelia. 1 - Ser dispensado o termo, no tocante manifestao de tcnico ou perito, se por este for elaborado laudo para ser juntado aos autos; 2 - Os depoimentos de testemunhas sero tomados em audincia, na presena do servidor que, para tanto, ser pessoal e regularmente intimado, ressalvando o disposto no caput deste artigo. Artigo 197. Se as irregularidades apuradas no processo administrativo constiturem crime, a autoridade processante encaminhar certides das suas peas necessrias ao rgo competente, para instaurao de inqurito policial.

59

Artigo 198. A autoridade processante assegurar ao servidor todos os meios adequados ampla defesa. 1 - O servidor poder constituir procurador para fazer sua defesa. 2 - Em caso de revelia, a autoridade processante designar, de ofcio, Procurador Municipal que se incumba da defesa do servidor. Artigo 199. Tomadas as declaraes do servidor ser-lhe- dado o prazo de 05 (cinco) dias, com vista do processo, para oferecer defesa prvia e requerer provas. Pargrafo nico: Havendo dois ou mais servidores, o prazo ser comum e de 10 (dez) dias, contados a partir das declaraes do ltimo deles. Artigo 200. Encerrada a instruo do processo, a autoridade processante abrir vista dos autos ao servidor ou a seu defensor, para que, no prazo de 08 (oito) dias, apresente suas razes finais para defesa. Pargrafo nico: O prazo ser comum e de 15 (quinze) dias, se forem dois ou mais servidores. Artigo 201. Apresentada ou no a defesa final, aps o decurso do prazo, a comisso apreciar todos os elementos do processo, apresentando relatrio fundamentado, no qual propor a absolvio ou a punio do servidor, indicando, neste caso, a pena cabvel bem como o seu embasamento legal. Pargrafo nico: O relatrio e todos os elementos dos autos sero remetidos autoridade que determinou a instaurao do processo, dentro de 10 (dez) dias contados do trmino do prazo para apresentao da defesa final. Artigo 202. A comisso ficar disposio da autoridade, at deciso final do processo, para prestar os esclarecimentos que forem necessrios. Artigo 203. Recebido o processo com o relatrio, a autoridade competente proferir a deciso, em 10 (dez) dias, por despacho motivado. Artigo 204. Da deciso final ser cabvel reviso prevista nesta Lei. Artigo 205. O servidor s poder ser exonerado a pedido ou aposentado voluntariamente, aps a concluso definitiva do processo

60

administrativo a que estiver respondendo, desde que reconhecida a sua inocncia. Artigo 206. Verificada a existncia de vcio insanvel, a autoridade julgadora declarar a nulidade total ou parcial do processo e ordenar a constituio de outra comisso para a instaurao de novo processo. Artigo 207. Quando a infrao disciplinar estiver capitulada como crime na Lei penal, o processo administrativo ser remetido ao Ministrio Pblico.

SEO V

Da Reviso do Processo

Artigo 208. O processo disciplinar poder ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando se aduzirem fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido ou a inadequao da penalidade aplicada. 1 - Em caso de falecimento, ausncia ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da famlia poder requerer a reviso do processo. 2 - No caso de incapacidade mental do servidor, a reviso ser requerida pelo respectivo curador. Artigo 209. No processo revisional, o nus da prova cabe ao requerente. Artigo 210. A simples alegao de injustia da penalidade no constitu fundamento para a reviso, que requer elementos novos, ainda no apreciados no processo originrio. Artigo 211. O requerimento de reviso do processo ser dirigido ao Prefeito Municipal ou Presidente da Cmara que, se autorizar a reviso, encaminhar o pedido ao dirigente do rgo ou entidade onde se originou o processo disciplinar. Pargrafo nico: Deferida a petio, a autoridade competente providenciar a constituio de comisso. Artigo 212. A reviso correr em apenso ao processo originrio.

61

Pargrafo nico: Na petio inicial, o requerente pedir dia e hora para a produo de provas e inquirio de testemunhas que arrolar. Artigo 213. A comisso revisora ter 60 (sessenta) dias para a concluso dos trabalhos. Pargrafo nico Estar impedida de funcionar no processo revisional a comisso processante que participou do processo disciplinar. Artigo 214. Aplicam-se aos trabalhos da comisso revisora, no que couber, as normas e procedimentos prprios da comisso do processo disciplinar. Artigo 215. O julgamento caber autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do artigo 181. Pargrafo nico: O prazo para julgamento ser de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poder determinar diligncias. Artigo 216. Julgada procedente a reviso, ser declarada sem efeito a penalidade aplicada, restabelecendo-se todos os direitos do servidor, exceto em relao destituio de cargo em comisso. 1 - A deciso do processo revisional dever ser fundamentada e publicada no rgo oficial do municpio. 2 - Da reviso do processo no poder resultar agravamento de penalidade.

TTULO VII

CAPTULO NICO

Das Disposies Gerais

Artigo 217. O dia do servidor pblico ser comemorado a 28 (vinte e oito) de outubro.

62

Artigo 218. Os prazos previstos nesta Lei sero contados em dias corridos, excluindo-se o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento, ficando prorrogado para o primeiro dia til seguinte, o prazo vencido em dia em que no haja expediente. Artigo 219. Por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, o servidor no poder ser privado de quaisquer dos seus direitos, sofrer discriminao em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres. Artigo 220. Ao servidor pblico civil assegurado, nos termos da Lei Orgnica do Municpio, o direito a livre associao sindical e os seguintes direitos, entre outros, dela decorrentes: a) de ser representado pelo sindicato; b) de inamovibilidade do dirigente sindical, at 02 (dois) anos aps o final do mandato, exceto se a pedido; c) descontar em folha, sem nus para a entidade sindical a que for filiado, o valor das mensalidades e contribuies definidas em assemblia geral da categoria. Artigo 221. Consideram-se da famlia do servidor, alm do cnjuge e filhos, quaisquer pessoas que vivam s suas expensas e constem do seu assentamento individual. Pargrafo nico: Equipara-se ao cnjuge a companheira companheiro, que comprove unio estvel como entidade familiar. ou

Artigo 222 So isentos de quaisquer recolhimentos os requerimentos, certides e outros papis que na ordem administrativa sejam do interesse do Servidor Pblico Municipal, ativo, inativo e pensionistas.

TTULO VIII

CAPTULO NICO

Das Disposies Transitrias e Finais

63

Artigo 1. Ficam submetidos ao regime jurdico institudo por esta Lei, na qualidade de servidores pblicos, os servidores dos Poderes Executivo e Legislativo. 1 - Os empregos ocupados pelos servidores estveis no includos no regime institudo por esta Lei tero seu enquadramento em quadro especial em extino, com a conseqente vacncia, ou serem aprovados em concurso pblico.

2 - Os ocupantes de empregos e cargos pblicos no estveis, tero seu enquadramento em outro quadro especial em extino, com a conseqente vacncia, ou serem aprovados em concurso pblico.

3 - Os empregos regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho CLT, legalmente ocupados na data da entrada em vigncia desta Lei, sero transformados em Cargos Pblicos de Provimento Efetivo e as relaes entre o Poder Pblico e seus ocupantes regidos por este Estatuto. Artigo 2. O tempo de servio prestado ao municpio como celetista, ser contado integralmente para efeito de quinqunio, anunio, sexta parte e aposentadoria, para os que forem aprovados em concurso pblico. Artigo 3. Para efeito do disposto no Ttulo IV, desta Lei, haver compensao financeira entre os sistemas de previdncia social, em que o servidor tenha contribudo. Artigo 4. As penses e aposentadorias estatutrias permanecero em folha de pagamento identificadas como pensionistas e inativos, respectivamente.

Artigo 5. O Poder Executivo baixar os regulamentos que se fizerem necessrios execuo deste Estatuto e adequ-lo to logo seja promulgada pelo Exmo. Sr. Presidente da Repblica a Reforma Administrativa Previdenciria, no mximo dentro de 20 ( vinte ) dias.

Artigo 6. Esta Lei viger na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio, especialmente a Lei Municipal n 1.511/92.

64

Pitangueiras, 10 de dezembro de 1997.

ELSIO LEONE Prefeito

Publicada, registrada e afixada na Secretaria da Prefeitura do Municpio de Pitangueiras na data supra.

Eliana R. Casadei Caroni Assessora Administrativa

65

Вам также может понравиться