Вы находитесь на странице: 1из 5

Ficha de avaliao de Histria

d ezembro de 2011

1. Observa a imagem e o grfico. Doc. 1 Doc. 2

1.1. Explica as razes da quebra demogrfica representada no doc. 2 1.2. Descreve os efeitos dessa quebra demogrfica na economia europeia. 2. L os documentos. Doc 3 Doc.4

Na era de mil trezentos e setenta e um (ano 1333 da era crist) foi to mau ano por todo o Portugal que andou o alqueire do trigo a XXI ceitis (moeda da poca), o alqueire do milho a XXII ceitis e o almude do vinho vermelho a XXIIII ceitis. Em este ano morreram muitas gentes de fome, quanta nunca os homens viram morrer por esta razo, e tantos foram os falecidos que foram soterrados nos adros das igrejas e fora dos adros e deitavam nas covas quatro a quatro e seis a seis. Livro da Noa de Santa Cruz de Coimbra (adaptado)

El-Rei nosso senhor (D. Fernando) considerando que por todas as partes do seu Reino h grande falta de trigo e cevada, e outros mantimentos () mandou que todos os que tivessem herdades suas fossem constrangidos para as lavrar e semear. E se o senhor das herdades as no pudesse lavrar, que as lavrasse por si as que mais aprouvesse e as outras fizesse lavrar por outrem ou desse a lavrador (). E quando os donos das herdades as no aproveitassem, nem dessem a aproveitar, a justia as entregasse a quem as lavrasse. E todos os que eram ou costumavam ser lavradores, que usassem de um ofcio que no fosse to proveitoso ao bem comum

como era o ofcio de lavrador, que fossem constrangidos a lavrar ().


Ferno Lopes, Crnica de D. Fernando (adaptado)

2.1. Refere, com base nos documentos 3 e 4, sinais da crise em Portugal. 2.2. Identifica, no doc. 4, as medidas rgias de combate crise. 3. L o documento. Doc. 5

Dois grandes males recebeu o reino com esta guerra que el-rei D. Fernando comeou com el-rei D. Henrique (de Castela), males que os povos depois de muito sentiram. O primeiro foi o grande gasto de ouro e prata que antigamente fora pelos reis de Portugal entesourado (). O segundo foi o gasto de grande multido de prata com a mudana de moedas, para satisfazer as grandes despesas dos soldos a pagar e outras coisas necessrias guerra. Por causa disto, as coisas subiram a tamanhos e to altos preos que el-rei foi depois obrigado a tabel-los.

Ferno Lopes, Crnica de D. Fernando (adaptado)

3.1. Identifica, com base no doc. 5, os problemas do reino nos finais do reinado de D. Fernando. 4. Observa a imagem e l o texto.

Doc. 6

Doc. 7

Juntos em Coimbra esses prelados e fidalgos que entendiam defender Portugal, a alguns procuradores de certas vilas e cidades do reino, comearam a falar do governo da terra e de quem a devia governar. Nisto, chegou-se o dia em que haviam de abrir as Cortes. - Ora, senhores disse aquele Doutor (Joo das Regras) -, pois que j est esclarecido aquilo em que tanto duvidveis, este Reino est de todo vago e posto nossa disposio para elegermos quem o defenda e governe. De toda a forma que, pelas coisas que at agora vimos, este D. Joo, Mestre de Avis, que tanto trabalhou e trabalha para honra deste Reino, apto e idneo e merece esta honra e estado de rei. E por acordo unnime de todos os grandes e comum povo responderam que promovesse o Mestre (de Avis) alta dignidade de Rei.
Ferno Lopes, Crnica de D. Joo I

4.1. Descreve o contexto poltico da morte do Conde Andeiro (doc. 6). 4.2. Refere a importncia poltica das Cortes de Coimbra de 1385.(doc. 7). 4.3. Comenta a frase: O triunfo da faco do Mestre de Avis abriu o poder a uma nova classe dirigente. 5. Observa a imagem. Doc.8

5.1. Refere a importncia poltica para Portugal do acontecimento retratado no doc.8.

6. L o documento 9 Doc.9 A Regncia de D. Pedro foi um movimento urbano, como a Revoluo de 1383-85 (). Na Regncia, as navegaes constituram a preocupao suprema, e a expanso de Marrocos foi relegada; no reinado que se lhe segue, a conquista marroquina constitui a preocupao suprema, e a explorao martima entregue iniciativa privada. () Com D. Afonso V o perodo ureo dos feitos militares alm estreito, o perodo morto das descobertas. As expedies martimas s prosseguem verdadeiramente quando em 1469 concedido o monoplio do resgate* da Guin ao rico comerciante de Lisboa Ferno Gomes: a realeza deixava aos mercadores a tarefa de devassar os mares; e durante seis anos continuam navegadores, ao cargo deste burgus, a explorao metdica da costa africana. Em 1475 expira o contrato, e o Prncipe D. Joo encarrega-se dos negcios ultramarinos; quando sobe ao trono entramos no apogeu da poltica comercial e martima, ao mesmo passo que a nobreza ferreamente abatida. Na convergncia das necessidades de expanso comercial para a burguesia e de expanso guerreira para a nobreza, reside a causa dos descobrimentos e conquistas. Mas, as necessidades convergentes de dilatao das duas classes separaram-se e, enquanto os mercadores pretendem chegar aos pontos vitais para o trfego comercial, nobreza deseja o alargamento territorial pela conquista de Marrocos. () Marcam-se, deste modo, duas grandes directrizes de expanso: a poltica de alargamento martima e comercial e a poltica de dilatao territorial guerreira, aquela relacionada com os interesses econmicos da burguesia, esta com os interesses polticofinanceiros da nobreza.
Godinho, V. M., A Economia dos Descobrimentos Henriquinos (adaptado)

*resgate comrcio 6.1.Identifica os grupos sociais interessados na Expanso referidos no texto (doc.9). 6.2.Explica o interesse de cada um desses grupos nessa iniciativa. 6.3.Identifica, a partir do texto, os rumos da Expanso quatrocentista Portuguesa. 7. L, atentamente, o seguinte documento:

Doc.10 A cidade de Ceuta foi cercada por grande nmero de mouros norte-africanos, auxiliados pelo rei de Granada. D. Joo I organizou rapidamente uma expedio de socorro, que foi comandada pelo Infante D. Henrique. Depois de quinze dias de luta encarniada, os sitiantes debandaram. Mas receiam-se novos ataques. Ceuta um baluarte isolado e vive em guerra permanente com as regies vizinhas. Saraiva, J. H. e Guerra, M. L. Dirio da Histria de Portugal. 7.1.Refere as razes econmicas que levaram os Portugueses conquista de Ceuta. 7.2.Comenta a afirmao de D. Pedro: Ceuta um sorvedouro de gentes e de dinheiro. 8. L os documentos 11 e 12. Doc.11 Chamamos-lhe Ilha da Madeira porque quando foi descoberta no havia palmo de terra que no estivesse cheio de rvores enormes, sendo necessrio aos primeiros que a quiseram habitar pr-lhe fogo. () abundante em guas de belssimas fontes. () O ar quente e temperado, de tal sorte que nunca faz frio. Cadamosto, Primeira Navegao (1463) Doc.12 O Infante D. Henrique, desejando conhecer se haveria ilhas ou terra firme nas regies afastadas do Oceano Ocidental, enviou navegadores. () Foram e viram terra a umas trezentas lguas a ocidente do Cabo Finisterra e viram que eram ilhas. Entraram na primeira, acharam-na desabitada e, percorrendo-a, viram muitos aores e muitas aves; e foram segunda, que agora chamada de S. Miguel, onde encontraram tambm aves e aores e, alm disso, muitas guas quentes naturais. Diogo Gomes, A Relao dos Descobrimentos da Guin e das Ilhas 8.1.A que se devia a importncia estratgica da Madeira e dos Aores? 8.2.Diz os nomes dos descobridores dos arquiplagos da Madeira e dos Aores. 8.3.Caracteriza os produtos explorados e o sistema de colonizao utilizado nas ilhas atlnticas.

Вам также может понравиться