Вы находитесь на странице: 1из 9

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE EXPOSIO A SANGUE E OUTROS MATERIAIS BIOLGICOS

Por que a exposio a lquidos biolgicos e materiais contaminados preocupa tanto os responsveis pelo controle de infeces em ambiente hospitalar?
Profissionais da rea da sade esto comumente expostos a diversos agentes infecciosos, como os vrus das hepatites B (HBV), hepatite C (HCV) e o HIV. Os principais meios de exposio so picadas acidentais de agulhas contaminadas, ferimentos com outros instrumentos contaminados, ou atravs do contato com os olhos, nariz, boca ou pele de sangue ou outro lquido biolgico. Acidentes com agulhas ocorrem freqentemente entre esses profissionais. Cerca de 600.000 picadas de agulha so registradas nos EUA todos os anos. Como esses eventos costumam ser pouco notificados, calcula-se que cerca de mais de 1.000.000 deles no cheguem a ser reconhecidos pelos rgos controladores norte-americanos todos os anos. Estima-se ainda que 1000 profissionais contraem doenas srias a cada ano nos EUA como resultado de acidentes com agulhas contaminadas. Cerca de 2% do total de acidentes ocorrem com agulhas contaminadas com o HIV.

Como posso prevenir acidentes ou pelo menos reduzir o risco de transmisso de doenas caso eles ocorram?
Todas as pessoas que trabalham em locais que prestam servio sade ou mesmo de cuidados de doentes em domiclio deveriam passar por avaliaes peridicas quanto "status vacinal", condies gerais de sade, teste de PPD e sorologias de rotina ( hepatites B e C, HIV, sarampo, caxumba, rubola etc ). O treinamento e a educao profissionais visando reduzir a exposio a agentes infecciosos elemento indispensvel e deve ser exigido dos administradores dos servios de sade, bem como dos cursos universitrios em reas correlatas. Conhecimentos sobre modos de transmisso das doenas ocupacionais, seus sintomas, risco de contgio e prevalncia na populao

atendida so um alerta para a importncia da preveno de acidentes em ambiente hospitalar. A vacinao para hepatite B est indicada para todo profissional da rea da sade, de preferncia antes do incio das atividades prticas. O CDC, rgo responsvel pelo controle e preveno de doenas infectocontagiosas nos EUA, publicou uma srie de recomendaes e precaues conhecidas como "Precaues Universais". Entre elas esto a seguintes: Todo sangue humano e certos lquidos corporais ( smen, lquidos com sangue visvel, secreo vaginal, lquor, lquido sinovial, peritoneal, pleural, pericrdico ou amnitico ) so considerados potencialmente infecciosos para hepatites B e C e infeco pelo HIV; As precaues geralmente no se aplicam a fezes, leite materno, secrees nasais, catarro, saliva, suor, lgrimas, urina e vmitos, exceto quando contenham sangue visvel; Luvas devem ser usadas quando se entra em contato com lquidos corporais, membranas mucosas, pele no intacta, para manuseio de instrumentos ou superfcies com sangue, ou para a realizao de puno venosa ou outros acessos vasculares; Mscaras e protetores oculares devem ser usados durante procedimentos que provavelmente geram gotas de sangue ou outros lquidos corporais, como puno ou disseco venosa profunda, aspirao de vias areas e entubao traqueal, endoscopias, broncoscopias e procedimentos dentrios;

Gorros e aventais devem ser usados em procedimentos com provvel ocorrncia de "espirros" de sangue, sendo que estes materiais devem ser removidos antes da sada do local de procedimento;

Mos e outras superfcies cutneas devem ser lavadas imediatamente se contaminadas com sangue ou outros lquidos biolgicos; As mos devem ser lavadas imediatamente aps a remoo das luvas, pois no h barreira 100% eficaz;

Agulhas no devem ser reencapadas, dobradas, ou manipuladas propositadamente, ou removidas das seringas; Aps o uso de agulhas e objetos cortantes, estes devem ser inutilizados imediatamente e coletados em recipientes resistentes, sempre localizados prximos ao local do procedimento;

Aps um contato com material contaminado, quais so meus riscos de adquirir uma doena infecciosa?
So vrios os fatores que determinam o risco de transmisso ocupacional de uma doena. A possibilidade de transmisso geralmente varia de acordo com o nmero de infectados na populao, a chance de infeco aps um nico contato e o tipo e nmero de contato ocorridos. Felizmente a maioria das exposies no resulta em infeco. O risco de transmisso aps um nico contato ir depender do patgeno envolvido, do tipo de exposio e gravidade do ferimento, quantidade de sangue no material contaminado e a quantidade de vrus presente no mesmo sangue. Hepatite B Indivduos com imunidade confirmada aps vacinao para hepatite B (antiHbsAg positivos) praticamente no apresentam risco de infeco pelo HBV. Para pessoas no imunes o risco de infeco aps uma nica exposio atravs de picada de agulha ou corte percutneo varia entre 6 e 30 % . Hepatite C No ultrapassa 2% o risco de transmisso do HCV aps um nico acidente com agulha ou outros objetos cortantes. O simples contato com pele ou mucosas tem um risco ainda menor. HIV Quando h um acidente com objetos corto-perfurantes, o risco mdio de infeco pelo HIV de 0,3%, caso no seja feita a quimioprofilaxia logo em seguida. Pacientes com carga viral alta ou AIDS avanada podem transmitir o vrus com mais freqncia.

O risco aps contato nico com olhos, nariz ou boca com sangue infectado estimado em 0,1%. O contato com leses de pele e o aumento do tempo de exposio ao material contaminado aumentam o risco de transmisso pelo contato de sangue com a pele.

Existem cuidados aps o acidente que diminuem o risco de transmisso?


A primeira medida que deve ser tomada aps a exposio a qualquer material contaminado a lavagem exaustiva do local com gua e sabo, exceto quando o local de contato for conjuntiva ocular, que deve ser irrigada intensamente com qualquer soluo estril ou gua corrente. Em caso de acidente com transfixao percutnea, deve-se deixar sangrar livremente. No se deve espremer a leso provocada pelo acidente. Caso a sorologia do paciente seja positiva para qualquer um dos agentes infecciosos (HCV, HBC ou HIV), a pessoa exposta deve manter por 6 meses as precaues para evitar a contaminao de outras pessoas, como no doar sangue, usar preservativos e evitar a gravidez, pois este o perodo necessrio para confirmao da doena. Amamentao tambm no recomendada nesse perodo.

Aps a exposio, o que se deve fazer se aparecerem os sintomas agudos da infeco?


As pessoas contaminadas com os vrus da hepatite B ou C podem desenvolver hepatite aguda algumas semanas aps o acidente, caracterizado por ictercia de pele e mucosas, perda do apetite, nuseas, vmitos, febre, dores abdominais e cansao. A infeco aguda pelo HIV pode causar febre, rash cutneo, dores musculares, cansao e adenomegalias, ocorrendo geralmente 2 a 4 semanas aps o contgio. Mas nem sempre esses sintomas aparecem na pessoa infectada. importante que qualquer sintoma seja percebido e comunicado rapidamente ao servio que est acompanhando o caso.

grande o nmero de profissionais infectados nesses acidentes?


Nos EUA, 800 profissionais de sade tornam-se infectados pelo HBV todos os anos. Cerca de 1% de todos os profissionais norte-americanos que trabalham em hospitais tem sorologia positiva para HCV. O CDC, rgo norte-americano responsvel pelo controle de doenas infectocontagiosas, j notificou 54 casos confirmados de contgio ocupacional pelo HIV. Outros 134 profissionais HIV positivos provavelmente se contaminaram em um acidente, mas, como no notificaram o acidente, no foram colocados dentro dessa estatstica.

Como possvel notificar um acidente?


A notificao da exposio a materiais possivelmente contaminados garante qualquer proteo legal pessoa exposta, tornando o servio onde ocorreu a exposio responsvel por qualquer prejuzo sade da pessoa caso venha a ser confirmada uma infeco. No Hospital So Paulo, a Comisso de Infeco Hospitalar (CIH) que faz as notificaes (ver endereo e telefone logo abaixo). A pessoa exposta pode notificar pessoalmente um acidente no CIH durante os dias teis no horrio comercial ou atravs de telemensagem (ver telefone e cdigo logo em seguida) que funciona 24 horas por dia, todos os dias.

Endereo da Comisso de Infeco Hospitalar : Rua Napoleo de Barros, 690, 2 andar, Vila Clementino, So Paulo

Telefone para contato: (11) 55764463 Telemensagem para notificao: 31784545 cdigo 185080

O que devo fazer para confirmar uma notificao?


Quando a notificao feita no prprio CIH, imediatamente feita a coleta de sangue do acidentado e do paciente-fonte transmissora e ento o resultado das sorologias para HBV, HCV e HIV estar pronto em 48 horas. Em perodo noturno ou durante os finais de semana, 3 ml de sangue devem ser colhidos de ambas as pessoas quando possvel e guardadas em refrigerador at serem entregues a CIH.

Ento atravs da notificao muitas pessoas acabam sabendo sem a autorizao do acidentado a respeito de seu acidente e de sua possvel infeco!?
No!!! No momento da notificao somente uma enfermeira experiente do CIH conversar com quem sofreu o acidente. A partir da, voc receber um cdigo confidencial para realizao de sorologias e acompanhamento. Qualquer resultado sorolgico impresso pelo cdigo, mantendo a sua privacidade.

Quais so as estatsticas de notificao de acidentes com objetos prfuro-cortantes contaminados no Hospital So Paulo?
De 1992 at outubro de 2000, haviam sido notificados 1914 acidentes desta espcie pelo CIH. Nenhum caso de HIV transmitido de maneira ocupacional havia sido confirmado at ento. Um caso de transmisso de hepatite B e outro de hepatite C estavam para ser confirmados.

Pesquisas do CIH comprovam que grande o nmero de acidentes subnotificados entre os profissionais da sade no Hospital So Paulo. O maior nmero de acidentes ocorre entre os cirurgies, auxiliares de enfermagem e pessoas pouco experientes, como alunos e residentes, por exemplo.

Existe tratamento ps-exposio que reduza o risco de transmisso?


A preveno ainda a nica maneira de reduzir o risco de transmisso do vrus da hepatite C. Imunoglobulinas contra o HCV no so eficazes. Caso a pessoa exposta no esteja imune ao vrus da hepatite B, ela pode ser vacinada ou revacinada a partir do momento imediatamente aps o acidente, o que reduz o risco de infeco, se ela responder a vacina. No entanto, o tratamento com imunoglobulina contra o HBV at 72 horas aps a exposio praticamente elimina o risco de infeco. Porm, esse tratamento s realizado aps a confirmao sorolgica da fonte expositora, cujo resultado fica pronto em 48 horas. O tratamento quimioprofiltico contra infeco pelo HIV reduz em 82% o risco de transmisso aps um acidente com material contaminado com o vrus. Ele tambm realizado quando no se pode confirmar a sorologia da fonte expositora. Este tratamento deve ser iniciado dentro de 48 horas aps o acidente e mantido por 28 dias. O atraso de at 2 semanas no incio da teraputica, ainda que no seja eficaz em reduzir o risco de transmisso, contribui para amenizar os sintomas agudos da infeco e retardar a evoluo para AIDS. O esquema utilizado pelo Hospital So Paulo atualmente, com a utilizao de 3 medicamentos (AZT, lamivudina e indinavir) o mais eficaz na profilaxia psexposio para a infeco pelo HIV.

E se alguns efeitos das medicaes forem prejudiciais sade?

Todas a drogas anti-retrovirais podem levar a efeitos colaterais como nuseas, vmitos, diarria, fraqueza e cefalia. Vale lembrar que o indinavir no deve ser usado em combinao com anti-histamnicos. Apesar disso, no se deve interromper arbitrariamente o esquema profiltico. O melhor comunicar o problema ao servio responsvel pelo acompanhamento, que poder ter outras solues para cada situao. Os esquemas profilticos para hepatite B e HIV podem ser utilizados durante a gravidez, sendo a monoterapia com AZT mais segura nesse caso.

Como feito o acompanhamento aps a notificao do acidente? A Comisso de Infeco Hospitalar tambm responsvel por esse acompanhamento. Geralmente ela colhe as sorologias em 3 momentos (logo em seguida e com 3 e 6 meses aps a notificao). S a ltima sorologia confirma se houve ou no infeco. No entanto, casos particulares podero necessitar de testes confirmatrios. O acompanhamento aps a confirmao da infeco tambm importante. Cerca de 6 a 10 % dos infectados pelo HBV sero carregadores desse vrus, podendo transmiti-lo para outras pessoas e desenvolver hepatite crnica ativa, cirrose e cncer de fgado. Hepatite crnica tambm ocorre em 80% dos infectados pelo vrus da hepatite C.

Onde outras perguntas sobre o assunto podem ser respondidas?

Em caso de dvidas a respeito de preveno de acidentes com materiais contaminados em ambiente hospitalar e quimioprofilaxia ps-exposio : www.aids.gov.br/assistncia/manual_exposio/ocupa.htm www.alertamdico.matrix.com.br/mat/bioagents.htm www.cdc.gov.htm www.ad.ic.ac.uk/occ_health/blood.htm

Respostas a questes a respeito de hepatites podem ser encontradas em: www.labhpardini.com.br/lab/imunologia/hepatite.htm www.epidemias.com.br/hepatite/hepatite_b.htm www.hivdent.org/infctl/cdchepc.htm

Mais informaes detalhadas sobre quimioprofilaxia ps-exposio ao HIV podem ser encontradas em: www.hivnewsline.com/issues/vol1issue4/note.html

Вам также может понравиться