Вы находитесь на странице: 1из 39

Ateno: As questes de nmeros 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

Do homicdio*

Cabe a vs, senhores, examinar em que caso justo privar da vida o vosso semelhante, vida que lhe foi dada por Deus. H quem diga que a guerra sempre tornou esses homicdios no s legtimos como tambm gloriosos. Todavia, como explicar que a guerra sempre tenha sido vista com horror pelos brmanes, tanto quanto o porco era execrado pelos rabes e pelos egpcios? Os primitivos aos quais foi dado o nome ridculo de quakers** fugiram da guerra e a detestaram por mais de um sculo, at o dia em que foram forados por seus irmos cristos de Londres a renunciar a essa prerrogativa, que os distinguia de quase todo o restante do mundo. Portanto, apesar de tudo, possvel abster-se de matar homens. Mas h cidados que vos bradam: um malvado furou-me um olho; um brbaro matou meu irmo; queremos vingana; quero um olho do agressor que me cegou; quero todo o sangue do assassino que apunhalou meu irmo; queremos que seja cumprida a antiga e universal lei de talio. No podereis acaso responder-lhes: Quando aquele que vos cegou tiver um olho a menos, vs tereis um olho a mais? Quando eu mandar supliciar aquele que matou vosso irmo, esse irmo ser ressuscitado? Esperai alguns dias; ento vossa justa dor ter perdido intensidade; no vos aborrecer ver com o olho que vos resta a vultosa soma de dinheiro que obrigarei o mutilador a vos dar; com ela vivereis vida agradvel, e alm disso ele ser vosso escravo durante alguns anos, desde que lhe seja permitido conservar seus dois olhos para melhor vos servir durante esse tempo. Quanto ao assassino do seu irmo, ser vosso escravo enquanto viver. Eu o tornarei til para sempre a vs, ao pblico e a si mesmo. assim que se faz na Rssia h quarenta anos. Os criminosos que ultrajaram a ptria so forados a servir ptria para sempre; seu suplcio uma lio contnua, e foi a partir de ento que aquela vasta regio do mundo deixou de ser brbara.

(Voltaire O preo da justia. So Paulo: Martins Fontes, 2001, pp. 15/16. Trad. de Ivone Castilho Benedetti)

* Excerto de texto escrito em 1777, pelo filsofo iluminista francs Voltaire (16941778). ** Quaker = associao religiosa inglesa do sc. XVI, defensora do pacifismo.

1. No segundo pargrafo, em sua argumentao contra a pena de morte, Voltaire refuta a tese segundo a qual

(A) a pena de morte sempre existiu entre os povos, sancionada pelos legisladores mais prestigiados. (B) as guerras demonstram que a execuo do inimigo uma prtica no apenas leg tima como tambm universal. (C) os quakers constituem um exemplo de que, surgindo a oportunidade, os medrosos tornam-se valentes. (D) os homic dios s podem ser evitados quando os responsveis por eles renunciam a suas prerrogativas. (E) a execuo de criminosos, justificvel durante uma guerra, torna-se inaceitvel em tempos de paz.

2. Atente para as seguintes afirmaes:

I. O caso dos quakers lembrado para exemplificar a mesma convico sustentada por outra coletividade, a dos brmanes. II. A pena de talio refutada por Voltaire porque ele, a par de consider-la eficaz, julga-a ileg tima e excessivamente cruel. III. O caso da Rssia serve a Voltaire para demonstrar que uma pena exemplar, cumprida em vida, tambm ndice de civilizao.

Em relao ao texto, est correto o que se afirma APENAS em:

(A) I. (B) II. (C) III. (D) I e III. (E) II e III.

3. Em relao ao quarto pargrafo, correto afirmar que Voltaire se vale do seguinte procedimento:

(A) formula perguntas retricas, supondo sempre que se deva responder a elas de modo afirmativo. (B) imagina os argumentos a que seus leitores poderiam recorrer contra os defensores da pena de talio. (C) enumera as razes pelas quais so imorais as vantagens advenientes da aplicao da pena de talio. (D) simula mostrar complacncia diante do criminoso, para com isso fustigar os defensores da pena de morte. (E) tipifica os delitos para os quais se providenciaro a tortura pblica e uma reparao pecuniria.

4. Considerando-se o contexto, mostra-se adequada compreenso do sentido de um segmento em:

(A) foram forados a renunciar a essa prerrogativa (2 pargrafo) = os quakers foram obrigados a desistir de qualquer intento blico. (B) possvel abster-se de matar homens (2 pargrafo) = no verdade que o instinto assassino deixe de prevalecer, em alguns casos. (C) que seja cumprida a antiga e universal lei de talio (3 pargrafo) = cumpra-se: olho por olho, dente por dente. (D) No podereis acaso responder-lhes (4 pargrafo) = sereis impedidos de lhes responder ao acaso. (E) seu suplcio uma lio contnua (5 pargrafo) = um mart rio que se infligem perpetuamente.

5. correto concluir da argumentao de Voltaire, tomando-se o conjunto do texto:

(A) Alm de ineficaz, a pena de morte impede uma reparao a quem de direito e impossibilita a aplicao de uma pena socialmente exemplar. (B) A pena de morte e a pena de talio so brbaras, ao contrariarem os des gnios divinos e os impulsos da natureza humana. (C) desprez vel a ideia da compensao pecuniria por direitos ofendidos, sendo justo promover a indenizao apenas pelo carter pedaggico da medida. (D) No h lio poss vel a se tirar da pena de talio, por isso os legisladores devem preocupar se com a reparao financeira que redima o criminoso. (E) Os brbaros adotam a pena de talio, que favorece os criminosos, ao invs de adotarem penas exemplares, que punem a sociedade.

6. As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na frase:

(A) Havendo quem vos pretendam convencer de que a pena de morte necessria, perguntem onde e quando ela j se provou indiscutivelmente eficaz. (B) Entre os cidados de todos os pa ses nunca deixaro de haver, por fora do nosso instinto de violncia, os que propugnam pela pena de morte. (C) Destaca-se, entre as qualidades de Voltaire, suas tiradas irnicas e seu humor ferino, armas de que se valia em suas pregaes de homem liberal. (D) Embora remontem aos hbitos das sociedades mais violentas do passado, a pena de talio ainda goza de prest gio entre cidados que se dizem civilizados. (E) Ope-se s ideias libertrias de Voltaire, um lcido pensador iluminista, a violncia das penas irracionais que se aplicam em nome da justia.

7. Est adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

(A) Os argumentos de que devemos nos agarrar devem se pautar nos limites da racionalidade e da justia. (B) Os casos histricos em que Voltaire recorre em seu texto ajudam-no a demonstrar de que a pena de morte ineficaz. (C) A pena de talio um recurso de cuja eficcia muitos defendem, ningum se abale em tentar demonstr-la. (D) Os castigos a que se submetem os criminosos devem corresponder gravidade de que se reveste o crime. (E) As ideias liberais, de cuja propagao Voltaire se lanou, estimulam legisladores em quem no falte o senso de justia.

8. Deve-se CORRIGIR, por deficincia estrutural, a redao deste livre comentrio sobre o texto:

(A) O tratamento de vs, que hoje nos soa to cerimonioso, ecoa uma poca em que se aliavam boa argumentao e boa retrica. (B) Voltaire no hesita em lembrar as vantagens reais da aplicao de penas que poupam a vida do criminoso para que pague pelo que fez. (C) Como sempre h quem defenda os castigos capitais, razo pela qual Voltaire buscou refut-los, atravs de alternativas mais confiveis. (D) Note-se a preocupao que tem esse iluminista francs em escalonar as penas de modo a que nelas se preserve adequada relao com o crime cometido. (E) Na refutao aos que defendem a pena de talio, Voltaire argumenta que o mal j causado no se sana com um ato idntico ao do criminoso.

9. Est adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) Os criminosos que tenham ultrajado a ptria seriam forados a servi-la pelo tempo que se julgava necessrio. (B) Os que vierem a ultrajar a ptria deveriam ser submetidos a um castigo que trouxera consigo uma clara lio.

(C) Ningum seria indiferente a uma vultosa soma que venha a receber como indenizao ao delito que o prejudique. (D) O prprio criminoso, se mantivesse alguma dose de decncia, possa tirar proveito da lio a que seja submetido. (E) Sempre houve povos que, por forte convico, evitaram a guerra, ainda quando fossem provocados.

10. Muitos se dizem a favor da pena de morte, mas mesmo os que mais ardorosamente defendem a pena de morte no so capazes de atribuir pena de morte o efeito de reparao do ato do criminoso que supostamente mereceria a pena de morte.

Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, respectivamente, por:

(A) a defendem - lhe atribuir - a mereceria. (B) a defendem - atribui-la - lhe mereceria. (C) defendem-na - atribui-la - merecer-lhe ia. (D) lhe defendem - lhe atribuir - mereceriam-na. (E) defendem-lhe - atribuir-lhe - a mereceria.

GABARITO: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. B D B C A E D C

9. E 10. A

Lei 9.784/99 (Achei importante algumas questes!! Ricky Lunardello)

1. No caso da matria do processo administrativo, no mbito da Administrao Federal, envolver assunto de interesse geral, pode-se abrir per odo de consulta pblica para manifestao

(A) de entidades e associaes legalmente organizadas, antes da deciso do pedido, mesmo que implique preju zo para a parte interessada. (B) das partes e de um representante do Poder Legisla-tivo, desde que no in cio do procedimento e antes do recebimento do pedido. (C) popular, antes ou aps a deciso do pedido, desde que este no tenha transitado em julgado. (D))) de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver preju zo para a parte interessada. (E) do Ministrio Pblico, at o trnsito em julgado da deciso do pedido, mesmo que implique preju zo para a parte interessada.

1. Um prazo em um processo administrativo sujeito Lei n 9.784/99, fixado em lei como de um ms, tem como seu dia do in cio 31 de janeiro. Considerandose que o ano em questo no bissexto, o diado vencimento ser

(A) 4 de maro. (B) 3 de maro. (C) 2 de maro. (D) 1 de maro.

(E)28 de fevereiro.

3. A comunicao dos atos do processo administrativo ser feita, de regra, por (A))) intimao mediante cincia no processo, por via postal com aviso de recebimento e por telegrama. (B) citao, publicada no Dirio Oficial da Unio, com antecedncia m nima de 10 dias. (C) intimao, feita por meio de oficial de justia, sempre com antecedncia m nima de 5 dias. (D) citao, feita por meio de oficial de justia, juntando-se cpia do mandado aos autos, no m nimo, 24 horas antes da prtica do ato. (E) intimao, publicada no Dirio Oficial da Unio, quando o interessado no for encontradopelo oficial de justia.

Gabarito:

1. 1. 2. 2. 3. 3.

D E A

Direito Constitucional (Ricky Lunardello)

(TRT4 - Analista Judicirio rea Judiciria 2006) 1. NO constitui princ pio fundamental do Brasil

(A) a soberania. (B) a cidadania. (C) a vedao ao asilo pol tico. (D) a dignidade da pessoa humana. (E) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

(Analista Judicirio rea Judiciria 11 Regio 2005) 2. Para a realizao de uma passeata em determinado local pblico objetivando reivindicar melhorias salariais, o sindicato responsvel pela manifestao pacifica necessita

(A) de autorizao da autoridade competente. (B) somente de prvio aviso autoridade competente. (C) demonstrar a convenincia da manifestao. (D) locar o espao pblico pelo preo estipulado pela municipalidade. (E) cadastrar os manifestantes aps a autorizao da autoridade competente.

3. Em matria de direitos fundamentais, a Constituio Federal assegura (A) ampla e irrestrita liberdade de exerc cio profissional e de associao. (B) a prestao de assistncia religiosa nas entidades de internao coletiva e nos estabelecimentos pblicos e privados de ensino. (C) aos litigantes em geral o contraditrio e a ampla defesa, sendo admiss veis, portanto, as provas obtidas por quaisquer meios. (D) o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao, por dano material, moral ou imagem. (E) a livre manifestao do pensamento, o anonimato e a inviolabilidade do sigilo das comunicaes telefnicas.

4. (Procurador de Manaus/2006) - Em tema de direitos e garantias fundamentais, correto afirmar: (A) O cidado autor de ao popular, ainda que de comprovada m-f, est isento de custas judiciais, arcando, nesse caso, apenas com o nus da sucumbncia. (B) Caber mandado de segurana, dentre outras hipteses, contra ilegalidade ou abuso de poder praticado por agente de pessoa jur dica no exerc cio de atribuies do Poder Pblico. (C) Conceder-se- mandato de injuno para a retificao de dado, quando no se prefira faz-lo, na ausncia de norma regulamentar, por processo sigiloso, judicial ou administrativo. (D) As organizaes sindicais em funcionamento h pelo menos seis meses, podero impetrar mandado de injuno, habeas data e mandato de segurana, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. (E) o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por partido pol tico com representao municipal, estadual ou nacional.

5. Assinale a opo correta: (A) O nascido dentro do territrio nacional, cujos pais, de nacionalidade austr aca, aqui estejam gozando de frias, considerado estrangeiro. (B) O filho de diplomatas japoneses, nascido no territrio brasileiro, cujos pais estejam a servio de seu pais de origem, considerado brasileiro nato. (C) Os estrangeiros residentes no Brasil h mais de dois anos podero pleitear a nacionalidade brasileira, independentemente de qualquer outro requisito. (D) Os nascidos fora do territrio nacional, de pai estrangeiro e de me brasileira a servio da Repblica Federativa do Brasil, so brasileiros natos. (E) Os nascidos no estrangeiro, de pais brasileiros, e que venham a residir no Brasil antes da maioridade, so considerados natos, desde que optem, at os vinte e um anos de idade, pela nacionalidade brasileira.

Gabarito:

1.C 2. B 3. D 4. B 5. D

INFORMTICA (Fernanda Gabrielle)

1.

(FCC/2004/TRF-4. Regio/Tcnico Judicirio) Para descarregar os

e-mails do servidor Web, o computador do usurio necessita normalmente do protocolo:

a) Outlook Express; b) MIME; c) FTP; d) POP; e) SMTP.

2 . (FCC/Contador Nossa Caixa/2011) O filtro SmartScreen um recurso dispon vel no Internet Explorer 8 para prevenir softwares malintencionados e malwares. Pode ser acessado no menu Segurana, no canto direito superior do navegador, ou na barra de menus, em

(A) Exibir. (B) Editar. (C) Favoritos.

(D) Arquivo. (E) Ferramentas.

3. (FCC/2005/Bacen/Analista) A system call kill, voltada para a gerncia de processos na maioria dos sistemas Unix: a) envia um sinal para um processo; b) aguarda at o trmino do processo-filho; c) permite definir um temporizador; d) cria um processo-filho idntico ao processo-pai; e) termina o processo corrente.

4. (FCC/2005/UFT/Assistente em Administrao) Em um sistema operacional Linux, o comando: a) mv serve para copiar um arquivo; b) who serve para verificar todos os administradores cadastrados no sistema; c) echo serve para exibir a diferena entre dois ou mais arquivos; d) vi serve para iniciar o editor de texto; e) mkdir serve para listar um diretrio.

5. (FCC/2010/TRE-AM/Tcnico Judicirio rea Administrativa) Dada uma tabela, inserida no Word, composta de 5 colunas e 5 linhas. Para que a primeira linha desta tabela seja uma nica clula, que conter o t tulo da tabela deve-se:

a) selecionar as clulas da primeira linha e mesclar clulas. b) selecionar a primeira clula da tabela e dividir a clula em 1 coluna e 1 linha.

c) posicionar o cursor na segunda linha e dividir a tabela. d) posicionar o cursor na primeira linha e inserir uma nova linha acima e) posicionar o cursor na primeira clula e expandir clula em linha.

GABARITO 1. 2. 3. 4. 5. D E E D A

Raciocnio Lgico (Ricky Lunardello)

Uma deduo uma sequncia de proposies em que algumas so premissas e as demais so concluses. Uma deduo denominada vlida quando tanto as premissas quanto as concluses so verdadeiras. Suponha que as seguintes premissas sejam verdadeiras.

I Se os processos estavam sobre a bandeja, ento o juiz os analisou. II O juiz estava lendo os processos em seu escritrio ou ele estava lendo os processos na sala de audincias. III Se o juiz estava lendo os processos em seu escritrio , ento os processos estavam sobre a mesa. IV O juiz no analisou os processos. V Se o juiz estava lendo os processos na sala de audincias, ento os processos estavam sobre a bandeja. A partir do texto e das informaes e premissas acima, correto afirmar que a proposio

6.Se o juiz no estava lendo os processos em seu escritrio, ento ele estava lendo os processos na sala de audincias uma concluso verdadeira.

7. Se os processos no estavam sobre a mesa, ento o juiz estava lendo os processos na sala de audincias no uma concluso verdadeira.

8. Os processos no estavam sobre bandeja uma concluso verdadeira.

9.Se o juiz analisou os processos, ento ele no esteve no escritrio uma concluso verdadeira.

Gabarito 1. 2. 3. 4. Certo Errado Certo Certo

1. (PF 2009) Considere as proposies A, B e C a seguir. A: Se Jane policial federal ou procuradora de justia, ento Jane foi aprovada em concurso pblico. B: Jane foi aprovada em concurso pblico. C: Jane policial federal ou procuradora de justia. Nesse caso, se A e B forem V, ento C tambm ser V. ( )

Gabarito: E

DIREITO ADMINISTRATIVO (Cludio Jnior)

(minha autoria: Atos) 1)Acerca dos atos administrativos,assinale a opo correta: a) Os atos ilegais devero ser revogados de oficio pela propria adm,por motivos de conveniencia e oportunidade b) a motivao em regra no e uma obrigao imposta ao administrador,mas se tal elemento for avocado,se torna elemento vinculado do ato,devendo este ser anulado se o referido elemento inexistir c) d) os atos revogados produziram efeitos ex tunc a anulao do ato administrativo so pode ocorrer por vias judiciarias

e) a anulao ocorre por motivos ilegais presentes no ato,e a revogao assim como a invalidao ocorre por motivos de conveniencia e oportunidade

alternativa correta letra B, a teoria dos motivos determinantes,segundo j.wilsom granjeiro,explica que a motivao e algo facultativo,mas se tal situao for motivada devera a motivao ser legal,pois se constatada nula a motivao tal ato se torna ilegal,devendo ser anulado

(fcc trt11 2012:atos) 2)Determinado administrador pblico desapropriou certo imvel residencial com o propsito de perseguir o expro- priado, seu inimigo pol tico. No obstante o v cio narrado, a Administrao Pblica decide convalidar o ato administrativo praticado (desapropriao) com efeitos retroativos. Sobre o fato, correto afirmar que:

a) Ser poss vel a convalidao, a fim de ser aproveitado o ato administrativo praticado, sanando-se, assim, o v cio existente.

b) No ser poss vel a convalidao, sendo ilegal o ato praticado, por conter v cio de finalidade. c) No ser poss vel a convalidao, sendo ilegal o ato praticado, por conter v cio de forma. d) Ser poss vel a convalidao, no entanto, ela dever ter efeitos ex nunc e, no, ex tunc. e) No ser poss vel a convalidao, sendo ilegal o ato praticado, por conter v cio de objeto. Alternativa correta letra B,visto que a convalidaao busca sanar vicio do ato,e tornalo legal desde seu nascimento,mas no referido ato no cabe,visto que o vicio foi a finalidade,que e um elemento vinculado do ato,pois a convalidao so pode ocorrer se o vicio for existente na competencia ou na forma

(Fcc tce-se 2011:atos) Os atos : a) discricionrios podero ser revogados ou invalidados pela Administrao Pblica, mas os atos vinculados dependero de deciso judicial para serem invalidados. b) vinculados podem ser revogados ou invalidados pela Administrao Pblica, mas os atos discricionrios dependero de deciso judicial para serem revogados. c) discricionrios podem ser revogados pela Administrao Publica e invalidados por esta ou por deciso judicial. d) vinculados podem ser revogados ou invalidados por deciso judicial. e) vinculados podem ser invalidados pela Administrao Publica, mas dependero de deciso judicial para serem revogados.

Letra correta C,os atos discricionarios devem ser revogados pela adm por motivos de conveniencia e oportunidade,e invalidados pelo judiciario

(minha autoria 8112/90) dentre as licensas e afatamentos destacados na lei 8112/90,assinale aquela que pode ser concedida ao servidor em estagio probatorio,exceto: a)licensa capacitao b)licensa para o servio militar

c)licensa por motivo de doena em pessoa da familia d)afastamento para mandato eletivo alternativa correta letra A,pois o servidor publico em estagio probatorio no faz jus de tal licensa

(fcc trt 11 2012)No que diz respeito s licenas, previstas na Lei n 8.112/1990, correto afirmar: a) Na licena para o servio militar, conclu do tal servio, o servidor ter at quarenta dias sem remunerao para reassumir o exerc cio do cargo. b) poss vel o exerc cio de atividade remunerada durante o per odo da licena por motivo de doena em pessoa da fam lia. c) A licena ao servidor para acompanhar cnjuge que foi deslocado para o exterior ser pelo prazo mximo de dois anos. d) A licena concedida dentro de sessenta dias do trmino de outra da mesma espcie ser considerada como prorrogao. e) A partir do registro da candidatura e at o dcimo dia seguinte ao da eleio, o servidor far jus licena para atividade pol tica, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo per odo de dois meses.

Alternativa correta letra d,vide 8112/90

(fcc 2010 trt 22)Estabelece a Lei 8.112/90, que a ao disciplinar prescrever, quanto s infraes punidas com advertncia, cassao de aposentadoria, suspenso e destituio de cargo em comisso, respectivamente, em:

a) 180 dias; 02 anos; 05 anos e 02 anos. b) 180 dias; 05 anos; 02 anos e 05 anos. c) 02 anos; 180 dias; 05 anos e 02 anos. d) 02 anos; 05 anos; 180 dias e 05 anos. e) 05 anos; 02 anos; 02 anos e 180 dias.

Alternativa correta letra b

(minha autoria)Se situam na administrao indireta: a)as OCIPS e OS s b) ministerio da previdencia c)empresas privadas d)instituies sociais e)as agencias executivas

alternativa correta letra E,pois as agencias executivas so autarquias especiais ou fundaes publicas,que celebrem contrato de gesto com o ministerio superior,alm de outros requisitos

Direito previdencirio

PREVIDENCIRIO

1 - Sobre a Seguridade Social e seus princ pios informativos, assinale a alternativa incorreta:

a) Seguridade Social um conjunto de princ pios e normas destinado a estabelecer um sistema de proteo social aos indiv duos contra contingncias que os impeam de prover as suas necessidades pessoais bsicas e de suas fam lias, integrado por iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, visando assegurar os direitos relativos sade, previdncia social e assistncia social.

b) O princ pio constitucional da universalidade da cobertura e do atendimento, que informa a organizao da Seguridade Social, corresponde ao ideal de que a todos ser sempre garantida igual cobertura diante da mesma contingncia ou circunstncia.

c) O princ pio da irredutibilidade do valor dos benef cios no tem por objetivo a preservao do respectivo poder aquisitivo dos beneficirios.

d) O princ pio da preexistncia do custeio em relao ao benef cio ou servio no admite exceo, nem mesmo nas prestaes da assistncia social, para cujo acesso no h necessidade segurado. de qualquer contribuio por parte do

e) O princ pio da tr plice forma de custeio estabelece a obrigao dos entes pblicos, empregados e empregadores perante a Seguridade Social.

2 Em conformidade com o disposto pela legislao previdenciria, marque a alternativa que contenha benef cios pagos diretamente pelo empregador ao empregado e que, posteriormente, so reembolsados fonte pagadora por meio de deduo do valor da contribuio previdenciria a ser recolhida:

a) aux lio-acidente e penso por morte;

b) salrio-fam lia e aux lio doena;

c) salrio-maternidade e aux lio-acidente;

d) salrio-fam lia e salrio-maternidade;

e) aposentadoria por invalidez e aux lio-acidente.

3 So meios de comprovao do exerc cio de atividade rural, exceto:

a) contrato individual de trabalho ou Carteira de Trabalho e Previdncia Social e contrato de arrendamento, parceria ou comodato rural.

b) declarao fundamentada de sindicato que represente o trabalhador rural ou, quando for o caso, de sindicato ou colnia de pescadores, desde que homologada pelo Instituto Nacional do Seguro Social INSS.

c) comprovante de cadastro do Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria INCRA, no caso de produtores em regime de economia familiar e bloco de notas do produtor rural.

d) notas fiscais de entrada de mercadorias, emitidas pela empresa adquirente da produo, com indicao do nome do segurado como vendedor e documentos fiscais relativos entrega de produo rural cooperativa agr cola, entreposto de pescado ou outros, com indicao do segurado como vendedor ou consignante.

e) Apresentao de documentao extempornea e contrato de parceria em nome de outrem.

4 - Configura-se como segurado Previdncia Social (RGPS), exceto:

obrigatrio

do Regime

Geral

de

a) O aposentado vinculado a Regime Prprio de Previdncia da Unio que exera atividade remunerada de taxista por conta prpria.

b) O brasileiro civil contratado para trabalhar para a Unio no exterior em organismo oficial internacional do qual o Brasil seja membro efetivo.

do c) A pessoa f sica que, participando ou no do risco econmico empreendimento, seja contratado para exercer cargo de direo, mantendo-se as regras inerentes relao de emprego.

d) O ocupante exclusivamente de cargo em comisso, de livre nomeao e exonerao, sem v nculo efetivo com a Unio, Estado-Membro, Distrito Federal ou Munic pio.

e) O s ndico de condom nio, quando no-remunerado

5. Juiz Substituto do TRT 13 Regio 2006 Organizado pelo Prprio TRT Ao tratar sobre benef cios previdencirios a Lei 8.213/91 estabelece que:

I. o salrio-fam lia ser devido, mensalmente, ao segurado empregado e ao segurado trabalhador avulso, exceto ao domstico e ao aposentado por invalidez ou por idade;

II. o salrio-maternidade para a trabalhadora avulsa, pago diretamente pela Previdncia Social, consistir em um valor correspondente mdia de sua remunerao dos ltimos seis meses;

III. a perda da audio, em qualquer grau, somente proporcionar a concesso do aux lio-acidente quando, alm do reconhecimento de

causalidade entre o trabalho e a doena, resultar, comprovadamente, na reduo ou perda da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia;

IV. o aposentado por invalidez que necessitar de assistncia permanente de outra pessoa ter o benef cio acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), devido ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite mximo legal;

a) nenhuma afirmativa est correta; b) apenas uma afirmativa est correta; c) apenas duas afirmativas esto corretas; d) apenas trs afirmativas esto corretas; e) todas as afirmativas esto corretas.

6. Juiz Substituto do TRT 9 Regio 2006 Organizado pelo Prprio TRT

Maria compareceu, no ms de abril de 2006, a uma das agncias da Previdncia Social e, aps aguardar por horas na fila, foi, enfim, atendida, quando apresentou servidora do INSS o seguinte relato: Moa sou analfabeta. Tenho 60 anos (nasci em 05.09.1945). Sempre trabalhei, desde pequena. Ajudava minha me em casa, isso lembro bem, trabalho desde que tinha 8 (oito) anos de idade. Depois dos 15 (quinze) anos de idade sa para trabalhar fora, como domstica. Fui registrada por 3 (trs)

anos apenas, isso entre os anos de 1998 a 2000. Nos ltimos 6 (seis) anos no mais trabalhei, porque no tenho mais sade, no tenho fora para trabalhar. Hoje vivo sozinha, estou doente e no tenho nenhuma renda. O mdico me disse que no posso mais trabalhar. Ento eu quero uma aposentadoria ou qualquer outra ajuda para que eu no morra de fome.

A partir desse relato hipottico, julgue as seguintes assertivas:

I. Maria no tem direito aposentadoria da Previdncia Social, pois no rene os requisitos m nimos exigidos para a aposentadoria por tempo de contribuio.

II. Maria tem direito aposentadoria por idade, j que conta com mais de 60 anos e contribuiu por 3(trs) anos para o sistema, satisfazendo, assim, os requisitos para essa prestao previdenciria.

III. Maria no tem direito a qualquer prestao da Previdncia Social porque, ao deixar de contribuir para o sistema nos ltimos 6(seis) anos, perdeu a condio de segurada.

IV. Maria tem direito aposentadoria por invalidez em razo de no possuir mais capacidade para o trabalho, pois esse benef cio no exige carncia. a) Somente as alternativas I, II e III esto corretas

b) Somente as alternativas I e II esto corretas c) Somente as alternativas I e III esto corretas d) Somente as alternativas II e III esto corretas e) Somente a alternativa II est correta

7. Juiz Substituto do TRT 9 Regio 2006 Organizado pelo Prprio TRT Assinala a alternativa incorreta: a) O valor da penso por morte de 100% do salrio-de-benef cio, pago ao conjunto de dependentes do(a) segurado(a), cuja renda ser dividida em partes iguais entre os beneficirios, inclusive os menores.

b) O trabalhador rural, que exerceu atividade em regime de economia familiar at a edio da Lei n. 8.213/91, tem direito aposentadoria por idade aos 55 e 60 anos de idade, para mulher e homem, respectivamente, no valor de um salrio m nimo, independentemente de contribuio ao Regime Previdencirio.

c) O aux lio-recluso e o salrio-fam lia so prestaes devidas aos dependentes do(a) segurado(a), pagos at o valor do teto do salrio-decontribuio da Previdncia Social.

d) O aux lio-doena benef cio por incapacidade, devido ao segurado empregado a partir do 16 dia de afastamento, devendo ser comprovada

a carncia de 12 (doze) contribuies, salvo por motivo de acidente de trabalho, quando no se exige carncia.

e) A Carteira de Trabalho e Previdncia Social prova plena de tempo de contribuio perante a Previdncia Social. Para per odo de trabalho informal, o segurado dever fazer a prova por meio de ao declaratria, justificao administrativa ou justificao judicial.

8. Juiz Substituto do TRT 22 Regio 2006 Organizado pelo Prprio TRT

No se inclui entre os benef cios devidos ao segurado do Regime Geral de Previdncia Social:

a) Aux lio-doena; b) Aux lio-recluso; c) Aux lio-acidente; d) Salrio-maternidade; e) Salrio-fam lia.

9. Juiz Federal do TRF 5 Regio 2009 CESPE

Acerca dos benef cios previdencirios, assinale a opo correta.

a) O valor da aposentadoria por invalidez de segurado que necessitar da assistncia permanente de outra pessoa ser acrescido de valor espec fico pago em parcela fixa, que no ser recalculada quando o benef cio que lhe deu origem for reajustado.

b) A aposentadoria por idade ser devida ao segurado que, cumprida a carncia exigida pela lei, completar 65 anos de idade, se homem, e 60, se mulher, reduzindo-se tal prazo em 5 anos para os professores que pretendam receber o referido benef cio e comprovem exclusivamente tempo de efetivo exerc cio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio.

c) O segurado em gozo de aux lio-doena e insuscet vel de recuperao para sua atividade habitual dever submeter-se a processo de reabilitao profissional para o exerc cio de outra atividade. No cessar esse benef cio at que seja dado como habilitado para o desempenho de nova atividade que lhe garanta a subsistncia ou, quando considerado no recupervel, for aposentado por invalidez.

d) A concesso da aposentadoria especial depender de comprovao, pelo segurado, perante o INSS, do tempo de trabalho exigido pela lei, ainda que de forma intermitente, em condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade f sica, durante o per odo m nimo fixado.

e) A penso por morte ser devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou no, a contar da data do requerimento do benef cio, no caso de morte presumida.

10. Advogado da Caixa Econmica Federal 2010 - CESPE

(CEF/Advogado/2010) Ainda a respeito dos planos de benef cios da previdncia social, assinale a opo correta. a) Trabalhador porturio segurado da previdncia social na condio de trabalhador avulso no faz jus ao benef cio denominado salrio-fam lia, independentemente de possuir ou no filhos menores.

b) Considere que Murilo estivesse em gozo de aux lio-doena quando foi condenado a trs anos de recluso pela prtica de crime e que, por causa disso, tenha sido recolhido a instituio carcerria em dezembro de 2009, onde permanece at os dias atuais. Nessa situao hipottica, os dependentes de Murilo tm direito percepo de aux liorecluso, o qual concedido nas mesmas condies da penso por morte.

c) Considere que Jonas recebia aux lio-acidente quando requereu sua aposentadoria por idade, j que os requisitos legais haviam sido preenchidos. Nessa situao, ante a permanncia do estado mrbido que culminou na concesso do aux lio-doena, Jonas faz jus ao recebimento dos dois benef cios previdencirios cumulativamente.

d) Considere que, quando faleceu, Alberto estava impugnando ao de reconhecimento de paternidade que tramitava contra ele e que, poca de seu falecimento, sua me era sua nica dependente declarada. Nessa situao, havendo a possibilidade de posterior habilitao de poss vel dependente, que importaria na excluso da me de Alberto dessa condio, a concesso da penso por morte poder ser protelada, a critrio da autoridade competente.

e) Segurado especial, na condio de trabalhador rural, faz jus percepo de aposentadoria especial, uma vez cumprido o per odo de carncia.

11. Questes Diversas CESPE - Adaptada

Julgue as seguintes proposies: I - O reajustamento das aposentadorias e penses ocorre anualmente na mesma data e pelo mesmo ndice do reajuste do salrio m nimo. II - A atual legislao previdenciria permite o recebimento cumulativo de duas aposentadorias, mas no permite o recebimento cumulativo de duas penses. III - No regime geral de previdncia social, permitido o cmputo do tempo de servio rural exercido anteriormente edio da Lei n. 8.213/1991, inclusive para efeito de carncia.

correto o que consta APENAS em

(A) I (B) II. (C) III. (D) II e III. (E) Nenhuma das afirmativas est correta.

12. Mdico-Perito da Previdncia Social 2006 Carlos Chagas

O salrio-maternidade

(A) indevido me adotiva quando a me biolgica tiver recebido o mesmo benef cio por ocasio do nascimento da criana. (B) devido por 90 (noventa) dias, quando a adoo referir-se criana com idade de um at quatro anos. (C) ser concedido em duplicidade, quando se tratar do nascimento de gmeos. (D) poder ser prorrogado por duas semanas nas situaes em que exista risco de vida para o feto, a criana ou a me. (E) ser pago juntamente com o aux lio-doena quando ocorrer incapacidade concomitante ao per odo de pagamento do benef cio.

13. Auditor-Fiscal da Receita Federal rea Tributria e Aduaneira 2005/2006 - ESAF

De acordo com a Lei n. 8.213/91, na parte relativa ao aux lio-doena, indique qual das opes est incorreta:

a) concedido diante da incapacidade permanente para o trabalho. b) um benef cio de carter continuado. c) a sua extino ocorre diante da recuperao da capacidade para o trabalho. d) em regra, possui prazo de carncia para a sua concesso. e) devido ao segurado.

Questo 14

Advogado da Caixa Econmica Federal 2010 - CESPE

No que se refere a acidente de trabalho, assinale a opo correta. a) Se um engenheiro designado por pessoa jur dica que o emprega para trabalhar na construo de usina hidreltrica na regio amaznica for contaminado por malria enquanto acompanha e supervisiona a realizao das obras da usina, exposto ao Sol e a insetos, no haver que se falar, nesse caso, em molstia profissional, j que a malria considerada doena endmica.

b) No caso de um empregado, em virtude de seu ambiente de trabalho

estressante, adquirir doena degenerativa, configura-se doena laboral, haja vista a enfermidade ter sido desencadeada pelo exerc cio do trabalho.

c) Considere que Csar, em virtude de fortes dores no corpo, no tenha comparecido ao trabalho em 15/1/2010, e que, no dia 18/1/2010, por continuar sentido dor, tenha procurado um mdico que diagnosticou enfermidade decorrente de intoxicao pelo uso de determinados produtos qu micos, manipulados em seu ambiente de trabalho. Nessa situao hipottica, considera-se como dia do acidente o dia 18/1/2010, data em que foi realizado o diagnstico.

d) Se trabalhador que exerce suas funes em laboratrio de anlises cl nicas, em virtude de acidente ocorrido durante a manipulao de alguns produtos qu micos, for acometido por urticria moderada, mas no for impedido de continuar suas atividades, inexistir, nesse caso, doena laboral, na forma da legislao pertinente.

e) Considere que Marta, com 59 anos de idade, tenha sido acometida, recentemente, por osteoporose e que as atividades por ela desempenhadas, em seu ambiente de trabalho, envolvam procedimentos de arquivo, o que torna necessrio que Marta eleve enormes caixas, com documentos e processos, para guard-las nas inmeras estantes existentes em seu departamento, fato que aumenta consideravelmente as suas dores. Nessa situao hipottica, considerando-se o agravamento da doena adquirida por Marta, a osteoporose considerada doena

profissional.

15. TJ - SC 25/07/2010 - TJ - SC - Assistente Social De acordo com a LOAS, "Considera-se incapaz de prover a manuteno da pessoa portadora de deficincia ou idosa a fam lia cuja renda mensal per capita seja inferior a (um quarto) do salrio m nimo". competente para propor ao Poder Executivo a alterao destes limites de renda. a) O Conselho Nacional do Idoso. b) O Conselho Nacional de Assistncia Social. c) O Conselho Municipal do Idoso. d) O Ministrio Pblico. e) O Juiz.

16. Conforme o art. 2, pargrafo nico, da LOAS, a assistncia social realiza-se de forma integrada s pol ticas setoriais, visando ao enfrentamento da pobreza, garantia dos m nimos sociais, ao provimento de condies para atender contingncias sociais e a) equidade social. b) universalizao dos direitos sociais. c) justia social. d) emancipao social. e) potencializao dos usurios dos servios.

GABARITO

1. B 2. D 3. E 4. E 5. C 6. C 7. C 8. B 9. C 10. A 11. E 12. D 13. A 14. D 15. B 16. B

(BPC ADAPTADA) 1) Para fins de identificao da pessoa com deficincia e do idoso e de comprovao da idade do idoso para o requerimento do beneficio de prestao continuada, dever o requerente apresentar um dos seguintes documentos,exceto:

a) certido de nascimento b) certido de casamento c) certificado de reservista d) carteira de identidade e) cadastro de pessoa fisica

alternativa correta letra E,visto que o cpf no no e documento exigido para o requerimento desse beneficio

(BPC ADAPTADA) 2) A renda mensal bruta familiar a soma dos rendimentos brutos auferidos mensalmente pelos membros da fam lia composta por:

a) benef cios de previdncia pblica ou privada, seguro-desemprego B)benef cios e aux lios assistenciais de natureza eventual e temporria C)valores oriundos de programas sociais de transferncia de renda D)remunerao da pessoa com deficincia na condio de aprendiz E)rendas de natureza eventual ou sazonal

Correta letra A,

(minha autoria) 3) so contados como tempo de contribuio:

a)o per odo em que o segurado esteve recebendo aux lio-doena ou aposentadoria por invalidez, entre per odos de atividade b)auxilio recluso c)salario famila d)o plano de incentivo a demio e)o BPC

CORRETA LETRA A,DEC3048 ART 60,INCISO III

(TRT 8R) 4)De acordo com a legislao, incorreto afirmar acerca do salrio- fam lia:

a) O salrio-fam lia o benef cio previdencirio pago pelo INSS em razo do dependente do trabalhador de baixa renda e ser devido, mensalmente, ao segurado empregado, exceto o domstico, e ao segurado trabalhador avulso. Nas situaes em que o pagamento do salrio no for mensal, o salrio fam lia ser pago juntamente com o ltimo pagamento relativo ao ms. b) No devido salrio-fam lia no per odo entre a suspenso do benef cio motivada pela falta de comprovao da freqncia escolar e o seu reativamento, salvo se provada a freqncia escolar regular no per odo. Se o segurado no apresentar o atestado de

vacinao obrigatria e a comprovao de freqncia escolar do equiparado, o benef cio do salrio-fam lia ser suspenso, at que a documentao seja apresentada. c) Se o pai e a me forem segurados avulsos, cada qual ter direito ao salrio-fam lia, desde que ambos preencham os requisitos legais, inclusive em relao aos mesmos dependentes, de forma concomitante. d) O salrio-fam lia um benef cio que decorre da existncia de prole de segurado e, por isso, no pode ser pago a terceiro. e) O direito ao salrio-fam lia cessar: por morte do filho ou equiparado, a contar do ms seguinte ao evento; quando o filho ou equiparado completar 14 anos de idade, salvo se invlido, a contar do ms seguinte ao da data do aniversrio; pela recuperao da capacidade do filho ou equiparado invlido, a contar do ms seguinte ao da cessao da incapacidade; e pelo desemprego do segurado

LETRA D,Art. 81. O salrio-fam lia ser devido, mensalmente, ao segurado empregado, exceto o domstico, e ao trabalhador avulso que tenham salrio-de-contribuio inferior ou igual a R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais), na proporo do respectivo nmero de filhos ou equiparados,COMO PODEMOS VER NO E UM BENEFICIO QUE E DESTINADO EXCLUSIVAMENTE PARA A PROLE

( ESAF 2009 ) 5 )Alm do pagamento das contribuies sociais, as empresas tem outras obrigaes para com o fisco. Antnio Jos, empresrio contribuinte individual, desejando cumprir com todas as suas obrigaes fiscais, pede ao contador que seja elaborada a folha de pagamento das remuneraes pagas ou creditadas por sua empresa. De acordo com a situao-problema apresentada acima e das obrigaes acessrias da empresa, correto afirmar que: a) a referida folha de pagamento pode ser feita com qualquer padro. b) a referida folha de pagamento deve incluir s os empregados da empresa. c) no h necessidade de elaborao de folha de pagamento, sendo necessrio somente os depsitos bancrios realizados no Livro de Caixa da empresa. d) a referida folha de pagamento deve incluir s os scios da empresa. e) a referida folha de pagamento deve incluir todas as remuneraes pagas ou creditadas a todos os segurados a servio da empresa.

LETRA E,DISPENSA COMENTARIOS

(TRT 23R) 6)A respeito da aposentadoria especial, assinale a alternativa CORRETA:

a) a aposentadoria especial ser devida ao segurado a partir do desligamento do emprego, independentemente da data do requerimento; b) o valor da renda mensal corresponder a 100% (cem por cento) do salrio- debenef cio, no podendo ser inferior ao salrio m nimo, nem superior ao limite mximo do salrio-de-contribuio; c) a concesso da aposentadoria especial depende de prova de trabalho em condies especais que prejudiquem a sade e a integridade f sica, ainda que ocasionais e intermitentes; d) o tempo de trabalho exercido em condies especiais no poder ser somado ao tempo de trabalho exercido em atividade comum; e) a aposentadoria especial ser devida ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade f sica, durante 35 (trinta e cinco) anos

LETRA B

7)Assinale a opo correta entre as assertivas abaixo relacionadas organizao e princ pios constitucionais da Seguridade Social.

a) Diversidade da base de financiamento objetivo da Seguridade Social. b) O valor dos benef cios pode ser diminu do gradativamente. c) Pode haver benef cios maiores para a populao urbana em detrimento da rural. d) A gesto da Seguridade Social ato privativo do Poder Pblico. e) Os servios previdencirios devem ser sempre o mesmo, independente do destinatrio

LETRA A CORRETA

8) A respeito das contribuies sociais, correto afirmar que:

a) a contribuio do empregador incide s sobre a folha de salrios. b) a contribuio da empresa pode ser feita em funo do tipo de produto que ela vende. c) o trabalhador no contribui para a Seguridade Social. d) os concursos de prognsticos no esto sujeitos incidncia de contribuies sociais. e) pode haver incidncia de contribuio social sobre a importao de bens do exterior

LETRA E CORRETA

(AFRFB 2009) 9) Maria Clara, empregada domstica com deficincia f sica, e Antnio Jos, empresrio dirigente de multinacional sediada no Brasil, desejam contribuir para o Regime Geral de Previdncia Social e com isso gozar de todos os benef cios e servios prestados pela Seguridade Social. De acordo com a situao-problema apresentada acima, correto afirmar que: a) Maria Clara e Antnio Jos podem participar da Assistncia Social. b) s Antnio Jos pode participar da Previdncia Social. c) s Antnio Jos pode participar de benef cios previdencirios. d) Maria Clara e Antnio Jos devem participar da previdencia social e) Maria Clara pode usufruir dos servios de Sade pblica em razo da sua deficincia f sica.

LETRA D

10) Assinale a alternativa INCORRETA: a) o salrio-maternidade devido segurada empregada urbana geral e pago diretamente pelo empregador, que ser ressarcido na forma lei. b) O salrio-maternidade devido segurada empregada domstica e pago diretamente pelo empregador domstico. c) O salrio-maternidade devido segurada especial e pago diretamente pela Previdncia Social. d) O salrio-maternidade devido trabalhador avulsa e pago pela Previdncia Social. e) Para a empregada domstico o salrio-maternidade ser pago em valor correspondente ao do seu ltimo salrio-de-contribuio.

LETRA B,POIS O SAL MATERNIDADE DA DOMESTICA E PAGO DIRETAMENTE PELO INSS

(MINHA AUTORIA) 11) So segurados obrigatorios,na qualidade de contribuinte individual:

a)o aprendiz b)o brasileiro civil que trabalha para a Unio no exterior, em organismos oficiais internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo se amparado por regime prprio de previdncia social c)o aposentado de qualquer regime previdencirio nomeado magistrado classista temporrio da Justia do Trabalho d) o bolsista e o estagirio que prestam servios a empresa, em desacordo com a Lei no 11.788 e)o trabalhador em alvarenga

CORRETA LETRA C (MINHA AUTORIA) 12) OS DEPENDENTES:

a)podem ser servidores publicos maiores de 32 anos b)so pessoas juridicas c)so podem ser pessoas fisicas d)podem ser pessoas juridicas e fisicas e)tero penso por morte,mesmo se o cidado no for segurado do rgps

LETRA C

Вам также может понравиться