Вы находитесь на странице: 1из 9

Manual do Zabbix 1.

8
1 Sobre
1.1 Introduo ao Zabbix
O que o Zabbix? Zabbix foi criado por Alexei Vladishev, e atualmente desenvolvido ativamente e suportado pela Zabbix SIA. Zabbix uma soluo open source de monitorao para empresas. Zabbix um software que monitora varios parametros de rede de computadores e sade e integridade de servidores. Zabbix usa um mecanismo de notificao flexvel tha permite os usurios configurarem alerta de e-mail baseado em praticamente qualquer evento. Isto permite uma rpida reao para problemas em servidores. Zabbix oferece Zabbix um software que monitora vrios parmetros de uma rede; a sade e a integridade dos servidores. Zabbix usa um mecanismo de notificao flexvel que permite aos usurios configurar e-mail alertas baseados em praticamente todos os eventos. Isto permite uma reao rpida aos problemas do servidor. Zabbix oferece relatrios e visualizao de dados com excelentes caractersticas baseado nos dados armazenados. Isso faz do Zabbix ideal para o planejamento de capacidade. Zabbix suporta polling e trapping. Todos os relatrios Zabbix e estatsticas, bem como os parmetros de configurao, so acessados atravs de uma ferramenta Web que o front-end do produto. Uma ferramenta web assegura que o status da rede e da sade dos servidores pode ser avaliado a partir de qualquer localizao. Devidamente configurado, Zabbix pode desempenhar um papel importante no controle da infra-estrutura de TI. Isto igualmente verdadeiro para as pequenas organizaes com poucos servidores e para as grandes empresas com muitos servidores. Zabbix gratuito. Zabbix desenvolvido e distribudo de acordo com a GPL General Public License verso 2. Isso significa que seu cdigo-fonte distribudo gratuitamente e est disponvel para o pblico em geral. O suporte comercial est disponvel e fornecido pela Zabbix Company. 1.1.1 O que faz Zabbix oferecer? Zabbix oferece:
y y y y y

Auto-descoberta de servidores e dispositivos de rede Monitorao distribuida com a administrao centralizada via WEB Suporte para mecanismo de pooling e trapping Aplicao-servidor compativel com Linux, Solaris, HP-UX, AIX, BSD Livre, Open BSD, Mac OS X Aplicao cliente de alta performance compativel com Linux, Solaris, HP-UX, AIX, BSD Livre, Open BSD, OS X, Tru64/OSF1, NT4.0, Windows 2000, Windows 2003, Windows XP, Windows Vista Monitoramento sem agente

y y y y y y

Autenticao segura de usurio Permisses flexiveis de usurio Interface baseada em web Notificao por e-mail flexivel de eventos predefinidos Visualizao em alto nvel dos recursos monitorados a nivel gerencial Auditoria

1.1.2 Porque usar Zabbix?


y y y y y y y y y y y y

A soluo Open Source Altamente eficiente para agentes baseado nas plataformas UNIX e WIN32 Baixa curva de aprendizado Retorno do investimento elevado. Downtimes so muito caros. Baixo custo do licensiamento Configurao muito simples Sistema de monitoramento centralizado. Todas as informaes (configurao, dados de desempenho) so armazenado em banco de dados relacional rvore de servio de alto nvel Instalao muito fcil Suporte para SNMP (V1, V2). Os dois com trapping e polling Capacidades de visualizao Desenvolvido com procedimento de limpeza

1.1.3 Usurios do Zabbix Muitas organizaes de diferentes dimenses ao redor do mundo confiam no Zabbix como uma plataforma de controlo principal.

1.2 Objetivos e Princpios


1.2.1 Objetivos principais do desenvolvimento Zabbix H vrios objetivos que o Zabbix est tentando alcanar:
y

Tornar-se uma reconhecida ferramenta de monitoramento

open source
y y

Criar um grupo de usurios Zabbix, o que ajuda a tornar o software ainda melhor Proporcionar uma alta qualidade de apoio comercial

1.2.2 Principais princpios do desenvolvimento Zabbix


y y y y y

Ser uma ferramenta amigavel Manter as coisas simples Usar o minimo de recursos possvel Rpida reao Documentar varios aspectos da aplicao

1.5 O que h de novo no Zabbix 1.8


Aps mais de um ano de trabalho o Zabbix 1.8 chegou com muitas funcionalidades novas, bem como melhorarias nas antigas. Voc pode conhecer as mudanas desta nova verso do Zabbix na seo seguinte. 1.5.1 Principais melhorias Com tantas mudanas, impossvel escolher as 3 principais melhorias. Por esta razo, sugere-se ler por completo, pois algumas menores melhorias podem ser muito importante para voc.
y y y

Melhoria de performance] * [[#suporte_a_unicode_completo|Suporte a Unicode Completo Barra de Relatorios Viso tcnica de API

1.5.2 Novas caracteristicas e melhorias ao Frontend Zabbix interface web a caracterstica que o diferencia de outras solues. Poderoso, contudo fcil de usar, GUI oficial fornecido com o pacote padro. Ele prov acesso discreto para usurios novatos e recursos de configurao de larga escala para as instalaes consideraveis. Sendo a parte mais visivel para os usurios, ns vamos iniciar a visualizao nas novas caractersticas e melhorias no Zabbix 1.8 para a interface web (frontend) 1.5.3 Relatrio em Barra J era fcil de usar os grficos simples do Zabbixque no requerem de qualquer configurao - isto provido para qualquer item numrico. Graficos customizados, junto com um conjunto de graficos simplificados, permitem verificar os dados dentro de um contexto. Zabbix 1.8 traz muito mais relatrios poderosos. A nova categoria de relatrio, Relatorio em Barra, permite olhar os dados de diferentes angulos. Quer olhar a temperatura semana de uma sala de servidores nos ltimos 2 meses? Quer comparar o processamento de um webserver no primeiro ms de cada quarter deste ano? Todas essas e mais possibilidades esto nessa nova opo.

1.5.4 Completo Suporte Unicode Enquanto as verses anteriores do Zabbix eram do tipo multi-linguagem amigavel, provendo vrios tradues do frontend, isto no era na verdade algo globa - a mais popular codificao, o Unicode, no era totalmente suportado. Zabbix 1.8 agora suporta totalmente o Unicode/UTF-8, permitindo uma customizao localizada ou multi-linguagem. 1.5.5 Navegao por perodo de tempo melhorado No Zabbix, um controle simples usado para selecionar o periodo de tempo exibido para vrias vizualizaes, incluindo graficos simples e customizados, dados originais, telas e monitoraes web. J melhorado na verso 1.6, o selecionador de perodo de tempo foi melhorado novamente na verso 1.8

Esta barra de rolagem permite seu arrasto e seu redimensionamento. Alem disso, os links do lado esquerdo permitem voc escolher algums periodos de tempos j prdefinidos e ainda mover o perodo para frente e para trs no tempo. As data do lado direito agora trabalham como links, mostrando um calendrio and permitindo especificar o tempo de incio e final do grfico

E quanto ao link dinmico/fixo no canto inferior e a direita? Ele pode ser usado para controlar se perodo de tempo mantido constante quando voc muda o inicio ou o fim do perodo do tempo. Alm das telas capturads, voc pode tambm ver o vdeo do uso do control do perodo de tempo em um grfico. 1.5.6 Grficos Melhorados Os grficos do Zabbix foram melhorados em muitas maneiras. Isso inclui tanto melhorias visuais e funcionais, como o seletor de perodo de tempo j mencionado. Por exemplo, informaes sobre valores mximos, mnimos e mdia. Os valores so apresentados de forma clara como uma tabela.

1.5.7 Cronograma em tabelas melhorados Os grficos do Zabbix - ou tabelas - normalmente exibiro o tempo no eixo x. E mesmo essa representao foi melhorado na nova verso. Comparando a verso 1.6 e 1.8:

Rtulos de eixos na verso 1.6.

Rtulos de eixos na verso 1.8. Como pode ser visto, os rtulos so agora mais fceis de ler. Ao invs de priorizar algum ponto arbitrrio no tempo, dependendo da escala do grfico, os pontos em tempo real como a mudana de um dia so priorizadas. s vezes, o Zabbix vai usar o rtulo mais legvel:

1.5.8 Suporte linhas graduais nos grficos Os grficos do Zabbix suportal vrios estilos de linhas, e a verso 1.8 tras um estilo a mais: a linha gradual. fcil de compreender como ele trabalha somente olhando este exemplo:

1.5.9 Fonte DejaVu usada pelos grficos A fonte DejaVu usada pelos grficos para uma boa visualizao do texto - e para as capacidades Unicode.

1.6 Edio de mapa melhorado


Mapas de rede suportados pelo Zabbix em ambiente monitorado podem ser colocado como uma imagem de fundo para fornecer viso geral para o usurio. Em verses anteriores, edio de mapas da rede no era fcil - necessitava colocar coordenadas de cada elemento do mapa manualmente. A edio de mapa no Zabbix 1.8 foi significativamente melhorado, adicionando suporte a arrastar e soltar itens, assim como exibio de detalhes o elemento selecionado em um pop-up.

Voc pode ver o vdeo de um mapa sendo editado. Alm de que o link dos mapas podem ter textos opicionais para mostrar uma informao arbitrria, como por exemplo, dados da largura de uma banda.

Mapa de fundo de tela CC-BY-SA Openstreetmap.

2 Instalao
2.1 Como adquirir o Zabbix

Verique no site do Zabbix as informaes sobre a verso atual e verifique as instrues de download. O Zabbix distribuide como um pacote-fonte, entretanto ele tambm incluido pr-compilado em algumas distribuies de Sistema Operacional.

Вам также может понравиться